Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 66, Publicado: 2022
  • CONTORNO DE LÍNGUA DE CRIANÇAS BRASILEIRAS COM DESVIO FONOLÓGICO: MEDIDAS DE DURAÇÃO E DESLOCAMENTO DA LÍNGUA Artigo Original

    OLIVEIRA, Aline Mara de; BERTI, Larissa Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo caracterizou as medidas de deslocamento e duração da língua no desvio fonológico na produção típica de crianças falantes do português brasileiro. As hipóteses são: (1) crianças com desvio fonológico caracterizam-se por uma duração maior que as crianças típicas; e (2) o deslocamento da língua é maior no desvio fonológico e nas produções típicas das crianças. Participaram cinco crianças com desvio fonológico e cinco com desenvolvimento típico de linguagem. O corpus consistiu em palavras contendo dois padrões silábicos: CCV e CV. As imagens foram capturadas simultaneamente pelo software Articulate Assistant Advanced (AAA). A hipótese 1 não foi confirmada e a 2 foi parcialmente confirmada. A duração é maior nas sílabas CCV. O deslocamento médio e posterior da língua é maior no desvio fonológico. As crianças com desvio fonológico parecem não coordenar os gestos da ponta da língua durante a produção de CCV (esperado para a produção do tepe), entretanto deslocam a região média e a região posterior da língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study characterized tongue displacement and duration measures in phonological disorder and typical children´s productions of Brazilian Portuguese speakers. The hypotheses are: (1) children with phonological disorder are characterized by longer duration than typical children; and (2) tongue displacement is greater in phonological disorder and typical children´s productions. Participants were five children diagnosed with phonological disorders (PD) and five typically developed (TD). The corpus consisted of three repetitions with two syllable patterns: CCV and CV. The images were captured simultaneously by the Articulate Assistant Advanced software. The hypothesis 1 was not confirmed and hypothesis 2 was partially confirmed. The durational measures demonstrated that the CCV syllables were significantly longer than the CV syllables in TD. The posterior and average tongue displacement is greater in phonological disorder. The children with phonological disorders do not seem to coordinate gestures of the tongue tip and dorsum during CCV production separately (expected for the production of tap), however they displaced the average and posterior region of the tongue.
  • A INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE MEMÓRIA DE TRABALHO NA GERAÇÃO DE INFERÊNCIAS E NA COMPREENSÃO LEITORA Artigo Original

    ROSCIOLI, Deise Caldart; TOMITCH, Lêda Maria Braga

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo investigar se existe uma relação entre a Capacidade de Memória de Trabalho de estudantes do Ensino Médio Técnico, a geração de inferências e a compreensão leitora em L2. Um grupo de 36 alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão participou deste estudo. Os participantes eram falantes pré-intermediários de inglês como L21. Os instrumentos utilizados neste estudo incluíram o Teste de Capacidade de Leitura (Reading Span Test); dois textos, sendo um narrativo e um expositivo; o Protocolo Pausa; e dois conjuntos de perguntas de compreensão (um para cada texto). Os dados coletados através do Teste de Capacidade de Leitura (Reading Span Test), as inferências geradas durante a leitura (categorizadas de acordo com o Modelo de Categorização de Inferências proposto por Narvaez, Broek e Ruiz (1999), bem como as respostas dos participantes às perguntas de compreensão foram analisadas e avaliadas tanto quantitativa quanto qualitativamente, sendo que os principais resultados mostram que a Capacidade de Memória de Trabalho se correlaciona positivamente com a compreensão leitora e também com inferências explicativas, que estão diretamente ligadas à compreensão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aimed at investigating whether there is a relationship between Technical High School Brazilian students’ Working Memory capacity, inference generation and reading comprehension in L2. A group of 36 students from the third year of the Technical High School Course participated in this study. Participants were pre-intermediate speakers of English as an L2. The instruments used in this study comprised a Reading Span Test (RST); two texts, being one narrative and one expository text; a Pause Protocol and two sets of comprehension questions (one for each text). Data from participants’ Reading Span Test, the inferences they generated during reading (categorized in accordance with Narvaez; Broek; Ruiz’ (1999) Inference Categorization Model), as well as their answers in the reading comprehension questions were analyzed both qualitatively and quantitatively, and the main results show that WMC positively correlates with reading comprehension, and also with explanatory inferences, which are strictly connected to reading comprehension.
  • COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO SOBRE DESEMPENHOS, UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS E CATEGORIAS INFERENCIAIS Artigo Original

    PEREIRA, Vera Wannmacher; BARETTA, Danielle; BORGES, Caroline Bernardes

    Resumo em Português:

    RESUMO Essa pesquisa teve como objetivo examinar a compreensão leitora de alunos do Ensino Fundamental II em suas relações com o nível de escolaridade e as tarefas propostas. Os sujeitos da pesquisa foram 62 alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da cidade de Porto Alegre (RS/Brasil). A coleta de dados foi realizada utilizando Questionário, Verdadeiro ou Falso e Múltipla Escolha, com correspondência das questões entre os conteúdos e as categorias inferenciais, e Cloze. Cada sujeito respondeu a uma tarefa apenas, sendo essa distribuição realizada aleatoriamente em cada turma de alunos. Os dados coletados foram organizados e tratados estatisticamente, possibilitando a obtenção dos seguintes resultados: com relação ao nível de escolaridade, diferença significativa no desempenho em compreensão leitora (p=0,007), indicando progressão dos escores à medida do avanço da escolaridade; com relação ao tipo de tarefa, diferença significativa (p=0,003), com a tarefa de Múltipla Escolha apresentando a maior média (4,43), a tarefa de Verdadeiro ou Falso a menor média (2,60) e as tarefas de Questionário e Cloze médias intermediárias (3,29 e 3,28, respectivamente); com relação à categoria inferencial, evolução da capacidade de realizar inferências com o aumento do nível de escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research had the goal to examine the reading comprehension of primary school students according to their level of education and the proposed tasks. The research subjects were 62 students from the 6th to the 8th year of Primary School II, from a public school in the city of Porto Alegre (RS / Brazil). Data collection was performed using Questionnaire, True or False and Multiple Choice. The questions had a correspondence with the contents, inferential categories, and Cloze. Each subject answered only one task. This distribution was carried out randomly in each class of students. The collected data were organized and treated statistically, thus enabling the following results: a significant difference in reading comprehension (p = 0.007) in regard to the level of education, indicating progression of scores as the schooling process goes on; a significant difference (p = 0.003) regarding the type of task, in which Multiple Choice task presented the highest average score (4.43), the True or False task showed the lowest average score (2.60) and the Quiz tasks and Cloze indicated intermediate averages (3.29 and 3.28, respectively); and a development on the ability to make inferences (relating to the inferential category) was seen as the educational level increases.
  • NOTAS SOBRE UMA POSSÍVEL TEORIA DA REVASCULARIZAÇÃO DISCURSIVA Artigo Original

    BARONAS, Roberto Leiser; LOURENÇO, Julia

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, com base nos trabalhos de Gayatri C. Spivak (2010 [1985]) acerca da possibilidade de os sujeitos subalternos falarem e serem ouvidos e de Marie-Anne Paveau (2019a, 2019b, 2020) no tocante à teoria da ressignificação discursiva, buscamos propor a categoria de revascularização discursiva. À luz desta categoria discursiva, cujo primeiro termo advém da medicina inicialmente, analisamos um pequeno conjunto de práticas discursivas engendradas por sujeitos em situação de vulnerabilidade social, que a partir de uma obstrução discursiva, de um problema, criam em suas redes sociais, percursos alternativos para a resolução/desobstrução de seus problemas. Os dados não são muito numerosos, mas a discussão empreendida a partir desses dados mostra-nos um caminho pertinente e relevante para essa categoria nos ajudar a refletir sobre a possibilidade de intervir e contribuir para a construção de uma sociedade mais decente (MARGALIT, 2007).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this text, based on the work of Gayatri C. Spivak (1988 [1985]) about the possibility for subordinate subjects to speak and be heard and in Marie-Anne Paveau (2019a, 2019b, 2020) regarding the theory of discursive resignification, we seek to propose the category of discursive revascularization. In the light of this discursive category, whose first term comes initially from medicine, we analyze a small set of discursive practices engendered by subjects in a social vulnerability situation, who, from a discursive obstruction, of a problem, create, in their social networks, alternative paths for to solve/desobstruct their problems. The data are not very numerous, but the discussion undertaken from these data shows us a pertinent and relevant path for this category to help us reflect on the possibility of intervening and contributing to the construction of a more decent society (MARGALIT, 1996).
  • NOSSO SALVADOR NÃO SERÁ UMA MULHER: COMENTÁRIOS POLÍTICOS EM UM CANAL OFICIAL DE UM TALK SHOW NO YOUTUBE Artigo Original

    LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo estudar a representação de quatro candidatos (dois homens e duas mulheres) nas últimas eleições presidenciais brasileiras em um corpus de comentários publicados online. Os comentários foram postados como parte da recepção de uma série de entrevistas veiculadas e transmitidas pelo canal oficial do YouTube por um programa de entrevistas entre aqueles com a melhor classificação em uma televisão pública brasileira. O referencial teórico é a gramática sistêmico-funcional. O software de raspagem de dados on-line coletou dados anonimamente. Todos os comentários foram processados usando o software para gerenciamento de corpora, e os resultados quantitativos foram plotados utilizando aplicativos específicos. Os resultados mostram que todos candidatos tendem a ser julgados por suas opções políticas (direita ou esquerda) e origem (região). Todavia as mulheres também são julgadas por sua aparência física, sendo submetidas a comentários sexistas e sexualizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at studying the representation of four candidates (two male and two female) in the last Brazilian Presidential elections in a corpus of comments posted online. The comments were posted as part of the reception of a series of interviews aired and broadcasted through official YouTube Channel by a top-rated talk show in a Brazilian Public Television. The theoretical framework lays on Systemic-Functional Grammar. Online Data scraping software collected data anonymously. All comments were processed using software for corpora management, and quantitative results were plotted using Gephi. The results show that male candidates tend to be judged by their political options and social-political origin. They represent political saviours or possible political menaces. Likewise, women are judged for their political and ideological affiliations. However, their physical appearance is continuously evaluated as they are subjected to sexist and sexualised comments.
  • A CO-EXTENSIVIDADE E ORGANIZAÇÃO LEXICAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA INTRODUÇÃO DESCRITIVA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL Artigo Original

    RODRIGUES, Júlia Santos Nunes; FIGUEREDO, Giacomo Patrocinio; OLIVEIRA, Francieli Silveria

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo por finalidade identificar princípios de organização do léxico segundo a Abordagem sistêmico-funcional (HALLIDAY; MCINTOSH ; STREVENS, 1964; MARTIN, 1992; HALLIDAY, 2002; FIGUEREDO, 2011), subsidiada por metodologia da Linguística de Corpus, o presente artigo explica dois processos de transformação pelos quais o léxico se integra aos sistemas da língua, quando relacionado ao eixo paradigmático nos estratos gramatical e do registro por meio da co-extensividade. Tem-se aqui como motivação o fato de que as concepções acerca do léxico modular – modelado como preenchimento de estruturas gramaticais – ou léxico contíguo – modelado como a gramática delicada – necessitam de maior elaboração quanto aos processos internos relativos à dimensão do léxico, bem como às relações do léxico, para além da gramática, com o discurso e o contexto. Neste artigo, especificamente, investigam-se os processos de transformação da gramática e do registro, incluindo principalmente o desenvolvimento de protocolos para análise de processos internos do léxico, assim como a caracterização de como itens lexicais são demandados por um determinado registro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims at identifying principles of lexis organization under a Functional Approach HALLIDAY; MCINTOSH; STREVENS, 1964 MARTIN, 1992 HALLIDAY, 2002 FIGUEREDO, 2011 based on corpus evidence. Problems with the modular and delicacy approaches to lexis – i.e., lexis as filling for grammatical structures or most delicate grammar – motivate the paper as they need further elaboration to describe the internal processes of lexis as a dimension of language, as well as lexis relations to discourse and context. The paper goes on to explain transformation processes integrating lexis and language systems, as lexis is co-extensive to the system in the grammar and register strata. Transformation processes of grammar and register are investigated and lead to the development of protocols of processes internal to lexis. Results show how the protocols can reliably account for the generation of lexical items to a given register. This, in turn, sheds light on lexis internal organization.
  • A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: DOS DOCUMENTOS OFICIAIS AOS ASPECTOS FORMATIVOS Artigo Original

    LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO A iniciação científica, tradicionalmente implementada no ensino superior, tem-se feito presente também no nível médio de ensino. Com base nessa realidade, objetivamos analisar, comparativamente, a iniciação científica nesses dois contextos, quanto a seus princípios e diretrizes, preconizados em documentos oficiais, e a aspectos formativos nas práticas educativas. Para isso, selecionamos, dos dois níveis de ensino, documentos oficiais que tratam dessa política de educação científica, assim como relatórios finais de projetos de iniciação científica da área de Linguística e Literatura. Tais dados são analisados a partir de reflexões sobre educação pela pesquisa e de estudos sobre letramento e letramento acadêmico, mediante abordagem qualitativo-interpretativista. As análises indicam que os documentos oficiais, em ambos os contextos, se fundamentam em concepções semelhantes, principalmente a pesquisa como princípio pedagógico, mas há diferenças de investimento, significativamente maior na educação superior. Os relatórios, por sua vez, sugerem a realização de atividades/rotinas parecidas no processo de construção e socialização do conhecimento científico, materializadas em textos que evidenciam conhecimentos e dificuldades que independem do nível de ensino. Na situação por nós investigada, portanto, há mais semelhanças do que diferenças entre a iniciação científica no ensino médio e superior, principalmente quanto aos aspectos formativos, apesar de desenvolver-se em ambientes diferentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Undergraduate research projects, traditionally implemented in higher education, have also been present at high school level. Based on this reality, we aim at analyzing, comparatively, undergraduate research projects in these two contexts regarding their principles and guidelines recommended in official documents and training aspects in educational practices. In this sense, for both levels of education, we have selected official documents dealing with this science education policy, as well as final reports on undergraduate research projects in the area of Linguistics and Literature. The data were analyzed based on reflections about education through research and studies concerning literacy and academic literacy, using a qualitative-interpretative approach. The analyses indicate that the official documents, in both contexts, are based on similar conceptions, mainly the research as pedagogical principle, but there are investment differences which are significantly bigger in higher education. The reports, in turn, suggest the conduction of similar activities/routines in the process of construction and socialization of scientific knowledge, materialized in texts that demonstrate knowledge and difficulties that are independent of the education level. Therefore, in the situation we investigated, there are more similarities than differences between undergraduate research programs in both high school and higher education, especially when it comes to training aspects, although the projects develop in different settings.
  • O TECNODISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: RELAÇÕES RETÓRICAS E DESLINEARIZAÇÃO EM HIPERLIGAÇÕES DE NOTÍCIAS DIGITAIS Artigo Original

    GLÜCK, Eduardo Paré; IRACET, Êrica Ehlers; GIERING, Maria Eduarda

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento retórico-discursivo de hiperligações constitutivas de notícias digitais de divulgação científica publicadas nas revistas on-line Galileu e Superinteressante, a partir de noções postuladas nos quadros da Análise do Discurso Digital (ADD), de M-A. Paveau, e da Rhetorical Structure Theory (RST), desenvolvida por W. Mann e S. Thompson. Para tanto, examinam-se as hiperligações segundo a categoria tecnodiscursiva da deslinearização (ADD), bem como a partir das relações retóricas (RST) que emergem entre o texto de origem e o de destino por meio da hiperligação. As análises evidenciam que o produtor textual opta por deslinearizar, por meio das hiperligações, os fios sintagmático, enunciativo e discursivo de seu texto, de uma forma marcadamente visual, para exercer efeitos retóricos no escrileitor, como, por exemplo: trazer credibilidade para a informação científica divulgada, aumentar a capacidade de compreensão da informação, detalhar a informação e, em última análise, induzir a leitura de outros textos veiculados na mesma revista. É importante, contudo, apontar o fato de que a concretização desses efeitos depende diretamente do escrileitor, que optará por acionar, ou não, o hiperlink por meio de um enunciado gestual: o clique.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to analyze the rhetorical-discursive behavior of hyperlinks constitutive of digital news of scientific dissemination published in the online magazines Galileu and Superinteressante, based on notions postulated in the framework of Digital Discourse Analysis (DDA), by M-A. Paveau, and of the Rhetorical Structure Theory (RST), developed by W. Mann and S. Thompson. Towards that, we examine the hyperlinks according to the technodiscursive category of nonlinear reading (ADD), as well as to the rhetorical relations (RST) that emerge between the source and the target text by means of the hyperlink. The analyses show that the textual producer chooses to non-linearize, by means of hyperlinks, the syntagmatic, enunciative and discursive threads of his/her text, in a markedly visual way, in order to cause rhetorical effects on the writer, such as: to bring credibility to the scientific information disseminated, to increase the ability to understand information, to detail the information and, ultimately, to induce the reading of other texts published in the same magazine. It is important, however, to point to the fact that the achievement of those effects depends directly on the readwriter, who will choose to activate, or not, the hyperlink by means of a gestural statement: the click.
  • FENÔMENOS MORFOSSINTÁTICOS VARIÁVEIS: AVALIAÇÃO E ENSINO Artigo Original

    CAMPOS, Letícia Fionda; VIEIRA, Silvia Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa a analisar como os professores e os falantes da Língua Portuguesa em geral avaliam estruturas morfossintáticas variáveis e qual estatuto cada uma delas recebe (estereótipo, marcador ou indicador). O corpus é constituído por uma redação corrigida por dez professores e outros dez falantes cariocas. A investigação fundamenta-se, sobretudo, nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968; LABOV, 1972) e objetiva (i) definir o estatuto atribuído a certas estruturas morfossintáticas; (ii) verificar se essas estruturas são ou não estigmatizadas, descrevendo o que os indivíduos cultos tomam como norma-padrão e (iii) estabelecer uma relação entre o problema da avaliação e o ensino de Língua Portuguesa. A partir da análise realizada, verificou-se que, no âmbito do estabelecimento da norma-padrão, não há compatibilidade absoluta entre as escolhas dos participantes e o que se propõe usualmente como norma gramatical; em outras palavras, os participantes, professores ou não, usam, para corrigir a redação, critérios particulares em sua idealização de padrão linguístico (norma-padrão), e não apenas o que se divulga em manuais tradicionais (norma gramatical). Com base em tais resultados, o artigo propõe que, em contexto escolar, sejam consideradas as variedades cultas como ponto de partida para o estabelecimento da norma-padrão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT LABOV, 1972
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E A APROPRIAÇÃO DOS GÊNEROS DO MÉTIER DOCENTE Artigo Original

    BRASILEIRO, Ada Magaly Matias; PIMENTA, Viviane Raposo

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Immersed in the themes of language and teacher and professor qualification, based on the theoretical frameworks of Literacy Studies and the theory of discourse genres, in dialogue with studies on identity (Cultural Studies), in this paper, we seek to conduct an inventory of the discourse genres that constitute the higher education professor metier and to reflect on its importance as artifacts that are part of the professor’s work and which, consequently, also constitute himself/herself. Research on the identity and training/qualification of the professor led to the understanding that, depending on the institution and the institutional and socio-cultural contexts in which these professors are inserted, they have increasing and different demands which also affect the identity of these professionals. The study reveals that such demands are associated with scientific-pedagogical, political-administrative and personal competencies, necessary for the performance of the numerous activities related to teaching, research, extension and university management, all of which are intertwined with language and they inform us about the need to insert this professional in those literacy events and practices.
  • OS DISCURSOS SOBRE O VEGANISMO EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO DA FILOSOFIA NO BRASIL E NA FRANÇA Artigo Original

    SARDÁ, Daniela Nienkötter

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo estudamos comparativamente os discursos de duas revistas de divulgação da filosofia, uma brasileira e outra francesa. Buscamos, assim, responder às duas questões formuladas no nosso projeto de pós-doutorado sobre os discursos das revistas de divulgação da filosofia no Brasil e na França, a saber: “Como a filosofia é apresentada nas revistas brasileiras e francesas?” e “O que se pretende com a divulgação da filosofia no Brasil e na França?”. Para tanto, selecionamos dois artigos sobre o tema do veganismo na revista brasileira Filosofia Ciência & Vida e na revista francesa Philosophie Magazine, ambos publicados em 2018. A metodologia empregada nas análises é a análise de discursos comparativa, conforme ela vem sendo trabalhada no Brasil numa perspectiva bakhtiniana. Dessa forma, analisamos como as entonações valorativas, mediante as escolhas lexicais feitas pelos autores dos enunciados brasileiro e francês, contribuem para uma argumentação favorável ou não ao veganismo. A análise das relações dialógicas e dos modos de transmissão do discurso alheio, por sua vez, permitem-nos observar como se dá o diálogo entre diferentes esferas da atividade humana em ambas as revistas, contribuindo para a elucidação do papel da divulgação da filosofia nas revistas brasileira e francesa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we compare the discourses of two philosophy popularisation magazines, one Brazilian and the other French. By doing so, we seek to answer two questions formulated in our postdoctoral project on the discourses of philosophy popularisation magazines in Brazil and France, namely: “How is philosophy presented in Brazilian and French magazines?” and “What is intended with philosophy popularisation in Brazil and France?”. To this end, we selected two articles on the topic of veganism in the Brazilian magazine Filosofia Ciência & Vida and in the French magazine Philosophie Magazine, both published in 2018. The methodology used in the analyses is the comparative discourse analysis, as it has been worked on in Brazil from a Bakhtinian perspective. Thus, we analyse how the evaluative intonations, through the lexical choices made by the authors of the Brazilian and French utterances, contribute to a favourable or not argumentation to veganism. The analysis of dialogic relationships and the forms of transmitting the alien discourse allow us to observe how the dialogue between different spheres of human activity takes place in both magazines, contributing to the elucidation of the role of philosophy popularisation in Brazilian and French magazines.
  • PROCESSOS DE DESSUBJETIVAÇÃO DE SUJEITOS NEGROS DO MARABAIXO Artigo Original

    TARTAGLIA, Ednaldo

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, objetivou-se pôr em visibilidade os processos de dessubjetivação de sujeitos negros amazônicos em acontecimentos envolvendo exercícios de poder a partir do período denominado de Era Vargas. Esses acontecimentos envolveram os sujeitos negros do Marabaixo de Macapá, estado do Amapá, Brasil. O Marabaixo é, na atualidade, o maior conjunto de práticas festivas e religiosas afro-amapaense em devoção aos santos da Igreja Católica. Utilizou-se como referencial teórico a análise discursiva de linha foucaultiana e foram mobilizados os termos conceituais de dessubjetivação (FOUCAULT, 2010; DELEUZE, 1988; AGAMBEN, 2005; MILANEZ, 2013), acontecimento e poder (FOUCAULT, 2015a, 2013, 2005) aplicados a materialidades discursivas diversas, como textos científicos, reportagem televisiva, cantiga popular e imagens. A análise sinalizou que o processo de dessubjetivação deu-se por um exercício de poder pelas forças do Estado e também da Igreja. Isso, entretanto, resultou em exercícios de resistência pelos sujeitos negros amazônicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this work, the aim was to demonstrate the processes of desubjectivation of black Amazonian subjects in events involving power exercises from the period called Vargas Era. These cases involved the black subjects of Marabaixo from Macapá, in Amapá State, Brazil. The Marabaixo is, nowadays, the largest set of Afro-American religious and festive practices in devotion to the saints of the Catholic Church. Discursive analysis of the Foucault’s perspective was used as a theoretical reference, and the conceptual terms of desubjectivation (FOUCAULT, 2000b; DELEUZE, 1988; AGAMBEN, 2009; MILANEZ, 2013), event and power (FOUCAULT, 1998, 1983, 1972) applied to various discursive materialities, such as scientific texts, television reports, popular songs and images were mobilized. The study indicated the development of desubjectivation occurred due to an exercise of power by the forces of the state and also the church. This resulted, however, in resistance by the black Amazonian subjects.
  • REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA ESCOLA RURAL Artigo Original

    ANTONELLA, Kiahra; SILVA, Wagner Rodrigues; BRITO, Cristiane Carvalho de Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa investiga representações discursivas sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP), em uma escola rural na Região Norte do Brasil. Assumimos uma abordagem transdisciplinar da Linguística Aplicada e utilizamos pressupostos teóricos da educação científica e de teorias discursivas da linguagem. Tais pressupostos informam a abordagem qualitativa da análise linguística realizada. Os dados da investigação são constituídos a partir de uma entrevista semiestruturada, realizada antes de uma intervenção pedagógica no âmbito do projeto de pesquisa ConGraEduC (CNPq 441194/2019-2). Para este artigo científico, foram consideradas as respostas apresentadas por estudantes da educação básica a oito perguntas de um roteiro com quinze questionamentos. Nas análises das respostas, consideramos o imbricamento entre o intra e o interdiscurso, de forma a entrever a memória mobilizada pelos participantes ao enunciarem sobre o ensino da LP e, em especial, da gramática. Os resultados sugerem que a gramática é representada tanto por um silenciamento quanto pelo discurso da normatividade, pois os alunos afirmam desconhecê-la e concebem a língua como um mero conjunto de regras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research investigates discursive representations about the teaching of the Portuguese Language (PL), in a rural school in the Northern Region of Brazil. We take a transdisciplinary approach to Applied Linguistics and use theoretical assumptions of scientific education and discursive theories of language. Such assumptions inform the qualitative approach of the linguistic analysis carried out. The research data are constituted from a semi-structured interview, carried out before a pedagogical intervention within the scope of the research project ConGraEduC (CNPq 441194/2019-2). For this paper, we considered the answers presented by students from basic education to eight out of fifteen questions in a script. For the analysis of the answers, we considered the interweaving between the intra and interdiscourse, in order to investigate the memory evoked by the participants when enunciating about PL and, especially, about grammar. Results suggest that grammar is represented both by a silencing and by the discourse of normativity once students claim not to know it and conceive language as a mere set of rules.
  • RÓTICOS EM CODA EXTERNA DE VERBOS NO INFINITIVO NO PORTUGUÊS CAIPIRA PAULISTA Artigo Original

    FIGUEIREDO JUNIOR, Selmo Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Com aporte teórico-metodológico da Dialetologia Pluridimensional (RADTKE; THUN, 1996; THUN, 2000, 2005 etc.), este artigo documenta e analisa a variação em coda externa de desinência infinitiva seguida por pausa no berço da cultura caipira paulista, na região chamada Médio Tietê. Com aplicação do Questionário Fonético-Fonológico do Atlas Linguístico do Brasil (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001), os dados foram coletados in loco por Figueiredo Jr. (2019) em dez localidades: Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Sorocaba, Itu, Porto Feliz, Tietê, Capivari e Piracicaba. Os inquiridos, totalizando 80, eram equitativamente mulheres e homens, jovens (18–36) e velhos (≥ 55), com baixa escolaridade (desde analfabetos até secundaristas incompletos) e alta (a partir de estudos superiores incompletos). As variantes documentadas são: aproximante retroflexa ([ɻ]), tepe alveolar ([ɾ]), apagamento fonético ([Ø]) e vibrante alveolar ([r]). A análise baseia-se em estatística descritiva e cartas dialetológicas pluridimensionais, de que um conjunto relevante de conclusões decorre, entre as quais, de uma perspectiva ampla, a variável linguística estudada é saturada sobretudo pela aproximante retroflexa e, de uma perspectiva correlacional, o fator externo de influência no estabelecimento da prevalência da aproximante retroflexa não é, segundo evidências, nem diastrática, nem diagenérica e nem diatópica, mas sim diageracional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Within the framework of Pluridimensional Dialectology (RADTKE; THUN, 1996; THUN, 2000, 2005 etc.), this study presents both a record and an analysis of variants in final syllable coda of the infinitive ending followed by a break, as they are currently spoken in the Médio Tietê region, the birthplace of São Paulo state’s “Caipira” culture. The data were collected by Figueiredo Jr. (2019) in ten localities in the region: Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Sorocaba, Itu, Porto Feliz, Tietê, Capivari, and Piracicaba. The methodological instrument applied is the Phonetic-Phonological Questionnaire made by “Atlas Linguístico do Brasil” (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001). Eighty informants partook in the research, evenly women and men, young (18–36) and old (≥ 55) individuals, and with low and high education. The variants collected are: retroflex approximant ([ɻ]), alveolar tap ([ɾ]), phonetic zero ([Ø]), and alveolar trill ([r]). The analysis is based on descriptive statistics and pluridimensional dialectological cartography, from which a set of relevant conclusions is drawn. One of them is that the retroflex approximant occurs as the most frequent variant from a broad perspective and, from a correlational viewpoint, another one is that, according to evidence, the external factor influencing the prevalence of the retroflex approximant is not diastratic, nor diasexual, nor diatopic, but rather diagenerational.
  • OS PARALELISMOS DAS LÍNGUAS EM CONTATO: AS RELAÇÕES INTERLINGUÍSTICAS DO SPANGLISH E DO PORTUNHOL Artigo Original

    TUGUES RODRÍGUEZ, Cristian; NADIN, Odair Luiz; GIMÉNEZ-FOLQUÉS, David

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho tem como objetivo estudar e argumentar uma possível relação existente entre as línguas em contato a partir de um enfoque comparativo entre o Spanglish dos Estados Unidos da América e o portunhol, principalmente na tríplice fronteira Paraguai, Argentina e Brasil. Assim, a partir dessa hipótese, se estudarão e observarão os diferentes recursos e mecanismos linguísticos de cada uma das duas modalidades e as possíveis relações interlinguísticas entre ambas, ou seja, quais processos predominam em cada uma e em que situações aparecem. Já que não existe uma gramática estabelecida sobre ambas as variedades (ENGHELS; VAN BELLEGHEM; VANDE CASTEELE, 2020), nos centraremos, especificamente, em observar a aparição e o funcionamento dos empréstimos léxicos (OTHEGUY, 2009) e as mudanças de código (MONTES-ALCALÁ, 2005; HAMMINK, 2000) no portunhol, baseando a pesquisa nos principais recursos extraídos do Spanglish na classificação de Tugues Rodríguez (2019). Dessa forma, para poder comparar e observar a correlação linguística das duas modalidades híbridas, pretendemos criar um corpus selecionando amostras da obra literária em portunhol Era uma vez en la Fronteira Selvagem (2019) do escritor brasileiro-paraguaio Douglas Diegues. O corpus a ser analisado servirá à coleta de todas aquelas amostras em portunhol e entender melhor todos os recursos e comparar essas amostras com os fundamentos teóricos do Spanglish . Por fim, os resultados da pesquisa responderão quais práticas linguísticas se encontram nas duas modalidades, quais recursos se consideram mais legítimos e argumentará a existência de um continuum de similitude entre o espanhol/português e o inglês/espanhol.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present work aims to study and analyse the possible relationship in the language-contact sphere based upon a comparative focus between Spanglish, in the United States of America, and Portunhol, mainly in the border comprising Paraguay, Argentina and Brazil. Thus, based on this hypothesis, we will study and observe the different linguistic resources and mechanisms of each of the two varieties and the possible interlinguistic relations between them, or, in other words, which processes predominate in each one and in which situations they appear. Since there is no established grammar on both varieties (ENGHELS; VAN BELLEGHEM; VANDE CASTEELE, 2020), we will focus specifically on observing the appearance and functioning of lexical loans (OTHEGUY, 2009) and code-switching (MONTES-ALCALÁ, 2005; HAMMINK, 2000) in Portunhol, basing the research on the main resources extracted from the Spanglish linguistic classification in Tugues (2019). As a result, so as to compare and observe the linguistic correlation of the two languages, we intend to create a corpus by selecting samples from the literary work in Portunhol called Era uma vez en la Fronteira Selvagem (2019) by the Brazilian-Paraguayan writer Douglas Diegues. This corpus will provide us with all those samples in Portunhol to a better understanding of all the resources and compare these samples with the theoretical foundations of Spanglish. Finally, the results of this research will give us the answers to know which linguistic practices in the two modalities are more recurrent, which resources are considered more legitimate and, more importantly, they will prove the existence of a continuum of similarity between Spanish/ Portuguese and English/Spanish.
  • [DAR UMA N-ADA SPREP]: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONAL Artigo Original

    DAVEL, Alzira da Penha Costa; PAIVA, Maria da Conceição de

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base nos pressupostos dos Modelos Baseados no Uso (MBU), em especial, da Gramática de Construções Cognitiva, examinamos, neste artigo, o padrão construcional [DAR UMA N-ADA SPrep] e discutimos sua relação com a construção bitransitiva. A partir de dados diacrônicos e sincrônicos, coletados na base digital do Corpus do Português (DAVIES; FERREIRA, 2006), buscamos evidências para o processo de construcionalização do padrão denominal e sua expansão no português moderno/contemporâneo. Partimos da hipótese de que a construção denominal [DAR UMA N-ADA SPrep] licencia dois subesquemas distintos de acordo com as características do nome base e de que é sancionada por um esquema mais abstrato [DAR UMA N-ADA (SPrep)] que sanciona também a construção deverbal V-DA. As evidências diacrônicas e a análise das propriedades morfossintáticas, semânticas e discursivas de instâncias coletadas em sites e blogs forneceram argumentos favoráveis à postulação de dois subesquemas ligados a um padrão mais geral [DAR UMA N-ADA SPrep]: um subesquema com nominalizações resultantes de nomes de instrumentos e outro resultante de nomes de partes do corpo. Além disso, constatamos uma relação de herança parcial entre a construção denominal e a construção bitransitiva de transferência de posse, principalmente daquelas formadas por nominalizações que tomam como base nomes de instrumentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the assumptions of the Usage-Based Models, in particular, the Cognitive Construction Grammar, in this paper we examine the constructional pattern [dar uma N-ada PP] and discuss its relationship with the ditransitive construction. From the analysis of diachronic and synchronic data, collected from the database of Corpus do Português (DAVIES; FERREIRA, 2006), we sought evidence for the constructionalization process of the nominal pattern and its expansion into modern/contemporary Portuguese. We assume that the denominal construction [dar uma N-ada PP] licenses two different subschemas according to the characteristics of its nominal base, and that this construction is sanctioned by a more abstract schema, namely [dar uma X-(a)da (PP)], which also sanctions the verbal base construction V-da. The diachronic evidence as well as the analysis of the morphosyntactic, semantic and discursive properties of instances collected on websites and blogs provided arguments in favor of the postulation of two subschemas linked to a more general pattern [dar uma N-ada PP]: one subschema with nominalizations resulting from names of instruments and another subschema resulting from names of body parts. In addition, we found a partial inheritance relationship between the denominal construction and the transfer ditransitive construction, mainly those formed by nominalizations that are based on names of instruments.
  • WILHELM VON HUMBOLDT: PARALELOS COM O CÍRCULO DE BAKHTIN E CONTRIBUIÇÃO PARA A QUESTÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA Artigo Original

    GLUSHKOVA, Maria; DOMINGUES, Taciane

    Resumo em Português:

    RESUMO Wilhelm von Humboldt foi um teórico de peso na formação da linguística europeia e da russa. Seu pensamento influenciou amplamente a Escola de São Petersburgo, matriz do Círculo de Bakhtin. Não à toa, conceitos centrais para Mikhail Bakhtin e Valentin Volóchinov dialogam com o pensamento do teórico alemão. Neste artigo, expressamos essa relação através do paralelo entre os conceitos humboldtianos “visões de mundo” e “dualismo”, por um lado, e os aplicados por Bakhtin e Volóchinov “ideologia do cotidiano” e “dialogismo”, por outro. Nosso intuito é facilitar a recepção das ideias de Humboldt pelo público brasileiro, já familiarizado com o Círculo de Bakhtin. Após a exposição teórica, elencaremos excertos de duas conversas com especialistas russos e brasileiros da linguística, educação e ciência sobre a preservação da diversidade linguística, para demonstrar que a concepção de Humboldt sobre a mesma como sendo uma riqueza intelectual está presente nas falas desses especialistas – inclusive, dos brasileiros. Pretendemos, com o artigo, deixar apontada a importância de o Brasil receber mais ampla e aprofundadamente as ideias de Humboldt.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Wilhelm von Humboldt was an important theorist in the formation of European and Russian linguistics. His thinking largely influenced the St. Petersburg School, the headquarters of the Bakhtin Circle. No wonder, Mikhail Bakhtin and Valentin Voloshinov central concepts dialogue with the thinking of the German theorist. In this article, we show this relationship through the parallel between the Humboldtian concepts ‘worldviews’ and ‘dualism’,on the one hand, and those applied by Bakhtin and Voloshinov – ‘behavioral ideology’ and ‘dialogism’, on the other. Our aim is to facilitate the reception of Humboldt’s ideas by the Brazilian public, already familiar with the Bakhtin Circle. After the theoretical presentation, we will quote the content of two conversations on the preservation of linguistic diversity to demonstrate that Humboldt’s conception of it as an intellectual wealth is presented in the speeches of both Russian and Brazilian specialists in the fields of Linguistics, Education and Sciences. We intend, with the article, to highlight the importance for Brazil receiving and deeper understanding Humboldt’s ideas.
  • ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE USO DE DICIONÁRIOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS Artigo Original

    MOREIRA, Bruna Elisa da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda, no contexto dos estilos de aprendizagem, como as preferências sensoriais podem orientar estratégias de uso de dicionários. Para a contextualização teórica, parte-se da literatura que investiga as quatro áreas primordiais de preferências sensoriais: visual, auditiva, cinestésica e tátil. O objetivo do trabalho é articular as características das preferências sensoriais e de suas estratégias de aprendizagem a diretrizes explícitas que otimizem o uso de dicionários no ensino de português tanto como língua materna (PLM) quanto como língua não materna (PLNM). Busca-se, assim, superar o consenso sobre a função e o uso dos dicionários atestado na literatura sobre o tema. O trabalho observa que aprendizes e professores podem sair do que se denomina ‘zona de conforto estilística’ e diversificar estratégias ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta como resultados diretrizes de uso de dicionários que contemplam a escolha da modalidade da obra (impressa, eletrônica, online ), a indicação de buscas mais consistentes com cada preferência e a sugestão de obras a serem adotadas. Além disso, o artigo aponta mais uma possibilidade de uso do Roteiro para avaliação de dicionários como forma de documentar quais obras lexicográficas seriam mais consistentes com os objetivos de ensino de vocabulário e com os estilos de aprendizagem dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses, within the domain of learning styles, how so-called sensory preferences can guide strategies of dictionary use. It is based on previous literature that investigates sensory preferences, such as visual, auditory, kinesthetic, and tactile. The aim of the paper is to associate the main features of sensory preferences and their most common learning strategies to explicit guidelines that optimize dictionary use in teaching Portuguese for native or non-native speakers. The paper seeks to go beyond the consensus on the function and use of dictionaries, as attested in previous work, and argues that students and teachers should work outside their own ‘stylistic comfort zone’ and diversify strategies throughout the teaching and learning process. As a result, the paper presents guidelines for dictionary use that cover the choice of different formats (printed, electronic, and online dictionaries), searching methods that are consistent with each preference, and dictionary recommendations. In addition, the paper also highlights further applications of the Roadmap for evaluating dictionaries as an instrument to document lexicographic works that would be more consistent with certain aims of vocabulary and students’ learning styles.
  • VOZES E OLHARES DE MIGRANTES BRASILEIROS NA EUROPA Artigo Original

    LARA, Glaucia Muniz Proença; BRAIT, Beth

    Resumo em Português:

    RESUMO Apesar da migração, cada vez maior, de brasileiros para a Europa, pouco espaço tem sido dado para que tais indivíduos textualizem suas experiências de vida, uma vez que eles são, em geral, representados por “porta-vozes” oficiais (especialistas, agentes governamentais, entre outros) ou reduzidos a números e estatísticas. Na contramão dessa tendência, o presente artigo tem como objetivo examinar e comparar, à luz da Análise do Discurso Francesa (ADF), com incursões na Análise Dialógica do Discurso (ADD), três narrativas de vida de migrantes brasileiros que vivem ou viveram na França e/ou em Portugal e/ou na Inglaterra, a fim de apreender as representações (de si, dos outros, do mundo) que eles constroem no/por meio do seu dizer. Considerando que cada sujeito é único e seu relato, singular, os resultados obtidos revelam diferenças na forma de contar e avaliar a experiência migratória, mas permitem também apreender aspectos comuns, tais como a definição do Brasil pela falta: falta de oportunidades, falta de qualidade de vida, falta de uma situação política favorável, o que leva os sujeitos ao deslocamento e faz da Europa um “porto seguro” para eles, inviabilizando um projeto de retorno.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Despite the increasing migration of Brazilians to Europe, little space has been given for these individuals to textualize their life experiences, since they are, in general, represented by official “spokespersons” (experts and government agents, among others) or reduced to numbers and statistics. Against this trend, this paper aims to examine and compare in the light of French Discourse Analysis, with incursions in Dialogical Discourse Analysis, three life stories produced by Brazilian migrants that live or have lived in France and/or in Portugal and/or in England, so as to find out their discursive representations (of themselves, of the others, of the world). Since each individual is unique and their story is particular, the results reveal differences in the way of telling and evaluating the migratory experience, but they also allow us to apprehend shared aspects, such as the definition of Brazil as a lack: lack of opportunities, lack of life quality, lack of a favorable political situation, which leads people to displacement and turns Europe into a “safe harbor” for them, making a return project impracticable.
  • DA FALSA HARMONIA À FALA FRANCA: AS AGRESSÕES VERBAIS EM CAMPANHAS ELEITORAIS PRESIDENCIAIS Artigo Original

    SARGENTINI, Vanice; REIS, Geovana Chiari

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo, partindo dos pressupostos teóricos dos estudos do discurso, sob uma perspectiva foucaultiana, visa investigar o funcionamento e a possível intensificação da agressão verbal nas duas últimas campanhas eleitorais presidenciais ocorridas no Brasil nos anos de 2014 e de 2018, consideradas muito violentas pela percepção dos brasileiros. Para tal, ampara-se no conceito de acontecimento discursivo, que está estreitamente ligado às condições de emergência, uma vez que os enunciados são produzidos a partir de um regime de enunciabilidade. Esses enunciados estão inescapavelmente inscritos nos quadros históricos e sociais de sua constituição, a partir dos quais são examinados, considerando suas formulações e formas de circulação. Resultados indicam que, com base nos excertos analisados, extraídos de debates televisivos das campanhas eleitorais de 2014 e de 2018, a construção discursiva de uma falsa harmonia tende a expressar um equilíbrio nas relações polêmicas próprias do discurso político, em especial em situação de campanha eleitoral. A fala franca, por sua vez, sob a máscara da autenticidade, e, por extensão, do ser-verdadeiro, atua como uma estratégia do discurso político reveladora do discurso autoritário, vindo a obliterar a possibilidade de um jogo político pautado em trocas argumentativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Relying on the theoretical framework of Discourse Analysis, under a Foucauldian perspective, this paper aims at investigating the mechanics and the possible intensification of verbal aggression in the last two Brazilian presidential electoral campaigns, in 2014 and 2018, which were considered utterly violent in the perception of the Brazilian people. In order to do so, we have relied on the concept of discursive event, which is closely related to the conditions of emergence of discourses once the statements are produced within a system of enunciability. These statements are inescapably inscribed within historical and social frameworks of its constitution, analyzed thereof, considering their formulation and circulation forms. The results indicate that, according to the analyzed excerpts - extracted from the broadcast debates of the 2014 and 2018 electoral campaigns -, the discursive construction of a false harmony tends to express a balance in polemic relations that are particular to the political discourse, especially in scenarios of electoral campaigns. The frank speech, in turn, under the mask of authenticity, - and, by extension, of the true-self - acts as a strategy of a political discourse, obliterating the possibility of a political game based on argumentative trades, which reveals its authoritarianism.
  • CONSOANTES RÓTICAS DUPLAS EM CONTEXTO INTERVOCÁLICO: ESTUDO DA POSSIBILIDADE DE GEMINAÇÃO NA ÉPOCA ARCAICA DO PORTUGUÊS Artigo Original

    BARRETO, Débora Aparecida dos Reis Justo; MASSINI-CAGLIARI, Gladis

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo consiste em estudar os fenômenos fonológicos do português falado na etapa trovadoresca, investigando especificamente as consoantes róticas presentes em 250 poemas medievais galego-portugueses. Nosso propósito é o de verificar se, naquela época da língua, havia dois fonemas róticos em oposição, ou se, do ponto de vista fonológico, o som intervocálico geralmente representado por <rr> poderia ser interpretado como sendo uma variante geminada do usualmente grafado como <r>. A análise da amostragem foi feita a partir dos modelos fonológicos não-lineares. O método eleito se embasa na observação da possibilidade de variação na escrita das vibrantes, a fim de determinar as relações existentes entre letras e fonemas, e no estudo do comportamento fonológico de <rr> no interior da sílaba e do vocábulo. Os casos demonstraram que, entre vogais, a rótica dobrada preenche dois contextos temporais na organização interna da sílaba. Reconhecemos a existência de apenas um fonema rótico no PA, o r-fraco, que, foneticamente, apresenta duas variantes, uma simples, retratada nos cancioneiros por um ou dois grafemas (<r>/<rr>), e uma geminada, de representação dupla (<rr>).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to study the Phonology of the ancient Portuguese from the troubadour period, specifically investigating the rhotic consonants found in 250 poems in medieval Galician-Portuguese. Our goal is to verify whether there were two rhotic phonemes in opposition at that time or, from the phonological point of view, the sound represented by <rr> could be interpreted as a geminate variant from the one represented with <r>. The analysis is based on non-linear phonological models. The method is based on the observation of the possibility of variation in the trill spelling, in order to appoint the relations existing between letters and phonemes, and on the study of the behavior of <rr> within the syllable and the word. The cases showed evidences that among vowels the double rhotic fills two slots in the syllable internal organization. We acknowledge the existence of only one rhotic phoneme in Archaic Portuguese, the weak-r, which phonetically presents two variants, a simple one, represented by two graphemes (<r>/<rr>), and a geminate one, represented by the double rr (<rr>).
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRONÚNCIA EM CURSOS ELEMENTARES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Artigo Original

    HUBACK, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO este artigo tem como objetivo discutir aspectos teóricos e práticos referentes ao ensino de pronúncia em cursos elementares de português como língua estrangeira (PLE). Primeiramente, apresentam-se argumentos que justificam por que a aprendizagem da pronúncia é importante em aulas de PLE. Posteriormente, com base em diversas pesquisas científicas, listam-se aspectos relevantes da pronúncia do português brasileiro (PB) que poderiam ser apresentados aos alunos de PLE. Finalmente, realizamos uma análise sobre como seis livros didáticos de PLE apresentam informações sobre o sistema fonético-fonológico do PB. Observamos tanto os conteúdos teóricos quanto os exercícios práticos sobre esse tema. Concluímos que existe discrepância na forma como os materiais didáticos abordam esse tópico: alguns não apresentam nenhuma informação sobre fonética e fonologia, outros mencionam correspondências entre grafemas e fonemas, enquanto outros, mais completos, oferecem explicações e exercícios que podem auxiliar o aluno na produção e percepção dos sons do PB. A partir dessa conexão entre que aspectos devemos ensinar sobre a pronúncia do PB e como os livros didáticos abordam esse tópico, argumenta-se, finalmente, que o ensino de pronúncia é fundamental para a formação e o letramento mais amplo de alunos de PLE.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT this article discusses pronunciation in elementary courses of Portuguese as a second language. It is argued that pronunciation is a critical component of the language, and therefore should be taught in elementary classes. Based on empirical evidence from linguistic studies, we list some of the most important topics of the Brazilian Portuguese sound system that students should learn. Following that, we analyze six textbooks of Portuguese as a second language. We observe whether or not these materials teach pronunciation, as well as what kind of theoretical and practical components each textbook offers. We come to the conclusion that there is much difference in how textbooks discuss pronunciation: some of them do not provide any information on phonetics and phonology, whereas others present charts with correspondences between sounds and letters of the language, and others devote more time to theoretical explanation and exercises that can surely help students acquire more proficiency, both in speaking and understanding others. This connection between relevant aspects that must be taught in Portuguese as a second language and the comparison between textbooks allows us to argue that teaching pronunciation is a crucial component for our students’ literacy while learning Portuguese as a second language.
  • UM OLHAR PARA ALÉM DE REPRESENTAÇÕES CULTURAIS ESTÁVEIS EM ATIVIDADES TELECOLABORATIVAS Artigo Original

    SCHAEFER, Rodrigo; HEEMANN, Christiane

    Resumo em Português:

    RESUMO As representações culturais, para Risager (2007, p. 180), “transmitem imagens ou narrativas de cultura e de sociedade em contextos específicos”, permitindo às pessoas trocar ideias relativas a imagens pré-construídas sobre outras culturas. Na telecolaboração (que, para O'Dowd (2013, 2016), refere-se à utilização de tecnologias digitais no contexto de aulas de línguas estrangeiras geograficamente distantes), representações culturais emergem quando os indivíduos se encontram. Recorrendo a estudiosos como Byram (1997), Kramsch (1993, 2014), Risager (2007), Lopes e Freschi (2016) e O’Dowd (2019), este estudo qualitativo (PATTON, 1985) teve como objetivo discutir o modo pelo qual um olhar para além de representações culturais estáveis foi possível nas atividades telecolaborativas. Para a análise, foram incluídos dados de sessões de telecolaboração e de uma entrevista. Os excertos analisados representam três episódios interativos em que o seguinte tópico cultural foi discutido: “Programa Bolsa Família”. Os resultados revelaram que um olhar além das representações culturais estáveis foi possível através de mediação pedagógica, pois foram necessários questionamentos posteriores à sessão de telecolaboração para esse olhar. Pode-se afirmar que existe uma necessidade evidente para a discussão sobre representações culturais estáveis em atividades telecolaborativas, tendo em conta que tal discussão foi de suma importância em um olhar além de essencialismos culturais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Cultural representations, in Risager’s words (2007, p. 180), “convey images or narratives of culture and society in particular contexts”, enabling people to exchange ideas about preconstructed images related to other cultures. In telecollaboration (which is defined by O'Dowd (2013, 2016) as the use of digital technologies in the context of distant foreign language classes), cultural representations come into play when individuals meet. Drawing on scholars such as Byram (1997), Kramsch (1993, 2014), Risager (2007), Lopes and Freschi (2016) and O’Dowd (2019), this qualitative study (PATTON, 1985) aimed at discussing the way in which a glance beyond fixed cultural representations was made possible in telecollaborative activities. For the analysis, data from telecollaborative sessions and from an interview were included. The excerpts analyzed in this study represent three interactive episodes where the following cultural topic was discussed: “Programa Bolsa Família”. The outcomes showed that a look beyond fixed cultural representations was accomplished through pedagogical mediation, in the sense that questions subsequently to the telecollaborative session were needed for this look. It can be claimed that there is an evident need for the discussion about fixed cultural representations in telecollaborative activities, bearing in mind that such discussion was of paramount importance for a look beyond cultural essentialism.
  • INTERDISCURSO E MEMÓRIA: A METÁFORA E A METONÍMIA EM PÊCHEUX/HERBERT Artigo Original

    CATTELAN, João Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo da constatação de que, às vezes, os conceitos de interdiscurso e de memória são emaranhados tornando-se quase equivalentes e entendendo que recobrem funcionamentos discursivos distintos, pretendo refletir sobre a problemática, recorrendo aos conceitos de metáfora , de metonímia e de discurso transverso , como teorizados, sobretudo, por Michel Pêcheux (2011 [1984]), em Metáfora e Interdiscurso , e Thomas Herbert (PÊCHEUX, 1995a), em Observações para uma Teoria Geral das Ideologias. Tentarei sustentar a hipótese de que o interdiscurso se refere à metáfora , como deslocamento do pré-construído de uma região discursiva para outra, ao passo que a metonímia , como imposição de outro efeito a partir de uma “parte” do objeto discursivo, organiza, por meio do discurso transverso, outra rede de sentido e, por isso, outro eixo de memória. Para a construção do percurso, amparo-me nos casos de ‘toupeira’ e de ‘incêndio’ (retirados de Michel Pêcheux) e discuto o caso de ‘Deus’.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Since the concepts of interdiscourse and memory are sometimes overlapped and become almost equivalent and cover different discursive functions, I intend to examine the issue by using the concepts of metaphor, metonymy, and transversal discourse, as theorized mainly by Michel Pêcheux (2011 [1984]) in Metaphor and interdiscourse and Thomas Herbert in Remarks for a General Theory of Ideologies (PÊCHEUX, 1995a). The hypothesis is that interdiscourse refers to metaphor as displacement of the pre-constructed from one discursive region to another. Meanwhile, as metonymy is the imposition of another effect from a “part” of the discursive object, metonymy organizes another meaning-relation network through transversal discourse and, therefore, another axis of memory., I will take the cases of ‘mole’ and ‘fire’ (from Michel Pêcheux) as a basis for argumentation and discuss the case of ‘God’.
  • UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE TIPOS DE METÁFORAS E TAREFAS Artigo Original

    SIMAN, Josie Helen; SAMPAIO, Thiago Oliveira da Motta; GOMES-JR, Luiz Celso

    Resumo em Português:

    RESUMO Como as pessoas interpretam as metáforas? O objetivo deste artigo é reconhecer a complexidade das metáforas além do escopo de qualquer teoria específica das metáforas. Em vez de ignorar evidências contraditórias, propomos destacar e analisar regularidades e irregularidades em nossos dados, usando insights da ciência de sistemas complexos para orientar nossas discussões. Neste estudo exploratório, os participantes foram convidados a substituir um veículo de metáfora por uma palavra com uma palavra de significado semelhante e a explicar a motivação analógica da metáfora. Havia três tipos de metáforas: primárias, complexas e atributivas. Este é o primeiro estudo a comparar esses três tipos de metáforas em duas tarefas diferentes. Os resultados mostram como as metáforas se agrupam de acordo com seu tipo, mas não uniformemente. Nesta análise quantitativa e qualitativa, também mostramos que múltiplas fontes de experiências estão disponíveis durante a interpretação da metáfora. Em conclusão, destacamos que nenhuma teoria atual pode acomodar e prever todos os tipos de comportamento metafórico que diferentes pessoas apresentam em diferentes contextos, mas entendemos alguns dos principais vieses e fatores que estão envolvidos na interpretação da metáfora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT How do people interpret metaphors? The goal of this paper is to acknowledge metaphors’ complexity beyond the scope of any specific theory of metaphors. Instead of ignoring contradictory findings, we propose to highlight and analyze regularities and irregularities in our findings, using insights from complex systems science to guide our discussions. In this exploratory study, participants were asked to substitute a metaphor vehicle for a word with a similar meaning and to explain the analogical motivation of the metaphor. There were three types of metaphors: primary, complex, and predicative. This is the first study to compare these three types of metaphors across two different tasks. Results show how metaphors cluster according to its type, but not uniformly. In this quantitative and qualitative analysis, we also show that multiple sources of experiences are available during metaphor interpretation. In conclusion, we highlight that no current theory can accommodate and predict all types of metaphoric behavior different people display in different contexts, but we understand some of the major biases and factors that are involved in metaphor interpretation.
  • A CONCEPÇÃO DE TEMA NAS OBRAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN Artigo Original

    FUZA, Ângela Francine; RODRIGUES, Rosângela Hammes

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo da significação é uma das problemáticas mais complexas da Linguística, segundo os pressupostos de Bakhtin e do Círculo. Nesse ínterim, o tema, um dos conceitos-chave, embora não seja o mais estudado pelo Círculo, torna-se essencial para a compreensão da linguagem como ação concreta. Este artigo, de escopo bibliográfico, objetiva discutir, epistemológica e teoricamente, a concepção de tema e os conceitos a ele relacionados nos trabalhos do Círculo, especificamente, Bakhtin, Volochínov e Medviédev. Para tanto, o texto retoma as considerações a respeito do tema nas obras desses autores, a observar seu desdobramento, no decorrer dos anos. Os resultados apontam que há variações, nos textos, em relação ao conceito, o que possibilitou depreender algumas tendências em seu entendimento: (1) tema como o sentido total da enunciação, o acontecimento, a realidade e o momento no qual, axiologicamente, interagem conteúdo e forma; (2) tema como a relação entre significação e valoração do signo ideológico; e (3) tema como objeto da enunciação/do enunciado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study of meaning is one of the most complex problems in Linguistics, according to Bakhtin’s and his Circle’s assumptions. In the meantime, the theme, one of the key concepts, although not the most studied by the Circle, becomes essential for the understanding of language as a concrete action. This bibliographic article aims to discuss, epistemologically and theoretically, the concept of the theme as well as the concepts in the Circle’s works, specifically, Bakhtin’s, Volochínov’s and Medviédev’s. To this end, the text resumes the considerations about the theme in these authors’ works, to observe its deployment over the years. Results show that there are variations in the concept, which made it possible to understand some trends in their understanding: (1) theme as the total meaning of the utterance, the event, the reality and the moment in which content and form interact axiologically; (2) theme such as the relationship between meaning and value of the ideological sign; and (3) theme as the object of the utterance.
  • DO LIVRO À TESE DE BAKHTIN SOBRE RABELAIS (1930-1952): PROJETO, CONTEXTO, DESFECHO Artigo Original

    GRILLO, Sheila Vieira de Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO Recuperar parte do contexto de escrita do livro “A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais” (1965), compreendido entre 1930 e 1952, é a tarefa a que nos propomos neste artigo. Essa tarefa justifica-se por oferecer ao público brasileiro o conhecimento da relação estreita entre a teoria do romance e o trabalho sobre Rabelais, bem como das circunstâncias em que o texto foi escrito. A pesquisa de caráter historiográfico ancora-se em fontes primárias e secundárias e reconhece sua natureza inconclusa e provisória. Os resultados revelaram: a conexão estreita entre a teoria do romance elaborada nos anos 1930 e o livro sobre Rabelais; o fato de que “Problemas da criação de Dostoiévski” (BAKHTIN, 2000[1929]) entrou para a história da teoria literária soviética logo após sua publicação; a personalidade científica de Mikhail Bakhtin; a dimensão revolucionária da obra de François Rabelais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Recovering part of the context in which, Popular culture in the Middle Ages and in the Renaissance. The context of François Rabelais (1965), understood as being from between the years of 1930 to 1952, is the task we propose to undertake in this article. This endeavor is justified in that it offers the Brazilian public knowledge about the direct relationship between the theory of the novel and Bakhtin’s work on Rabelais, as well as the circumstances in which the text was written. The research, characterized as historiographic, is based on primary and secondary sources, and recognizes that it is inconclusive and provisory in nature. the direct connection between the theory of the novel, developed in the 1930s, and the book on Rabelais; the fact that Problems of Dostoevky’s Poetics (BAKHTIN, 1984 [1929]) entered the history of Soviet literary theory soon after its publication; Mikhail Bakhtin’s scientific personality; and the revolutionary dimension of François Rabelais’ work.
  • ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO - DESTAQUE PARA A ELISÃO - NO PORTUGUÊS ARCAICO Artigo Original

    CANGEMI, Ana Carolina

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivos principais o mapeamento e análise de processos de sândi vocálico externos nas cantigas religiosas portuguesas (Cantigas de Santa Maria) de Afonso X, o Sábio (século XIII). Os processos de sândi que ocorrem através da junção de palavras constituem elisão, ditongação, crase (MASSINI-CAGLIARI, 2005, para o português arcaico). Por meio deste trabalho e de um corpus não explorado (especialmente quanto aos temas linguísticos - SNOW, 1987; MASSINI-CAGLIARI, 2005), pretende-se contribuir para o alcance de um conhecimento mais profundo da história da prosódia portuguesa no período do seu reconhecimento como língua “independente” em relação ao latim.

    Resumo em Inglês:

    The main objectives of this study are the mapping and analysis of external vocalic sandhi processes in Portuguese religious songs (Cantigas de Santa Maria) by Alfonso X, the Wise (13th century). The sandhi processes that occur through the juxtaposition of words constitute elision, diphthongisation, crasis (MASSINI-CAGLIARI, 2005, for Old Portuguese). Through this work and an unexplored corpus (especially regarding linguistic themes - SNOW, 1987; MASSINI-CAGLIARI, 2005), we intend to contribute to the achievement of deeper knowledge of the history of Portuguese prosody in the period when it was recognised as an “independent” language from Latin.
  • SOBRE A SINTAXE DE CONSTRUÇÕES OUGHT-TO-BE COM E SEM ADDRESSEE ESPECÍFICO Artigo Original

    RECH, Núbia Ferreira; GUESSER, Simone

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como foco o deôntico ought-to-be , analisado a partir dos conceitos de obrigação discutidos em Castañeda (1970), Feldman (1986) e Hacquard (2006, 2010). A partir de testes de co-ocorrência de um modal ought-to-be com elementos que ocorrem na camada CP – em particular, com a expressão-wh por que e com elementos adverbiais –, constatamos que o ought-to-be é interpretado entre as posições altas de IntP e ModP. Mostramos também que um ought-to-be pode figurar em construções com ou sem addressee específico e que essa diferença se reflete na sintaxe. Nossa proposta é estender a análise de Portner, Pak e Zanuttini (2019), desenvolvida para partículas de estilo de fala do coreano, para o deôntico ought-to-be , postulando que esse deôntico, quando usado com um addressee específico, integra uma estrutura em que a categoria cP é projetada, o que permite que traços que expressam a relação falante-interlocutor, tais como o traço de status , sejam checados. Consequentemente, esse modal é restrito ao domínio matriz. Por outro lado, quando ele ocorre em uma sentença sem addressee específico, ele integra uma estrutura sem a projeção de cP, uma vez que ele não remete à relação falante-interlocutor. Nesse caso, o modal aparece em domínios matrizes e encaixados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper focuses on the (ought-to-be) deontic, which is analyzed from the concepts of obligation discussed in Castañeda (1970), Feldman (1986) and Hacquard (2006, 2010). From co-occurrence tests of an ought-to-be modal with other elements in the CP layer – in particular, with the wh-phrase por que ( why ) and with adverbial elements, it was found that ought-to-be is interpreted between the high projections IntP and ModP. It was also shown that an ought-to-be can be used in an utterance with or without a specific addressee and that this difference reflects in the syntax. The proposal is to extend the analysis by Portner, Pak and Zanuttini (2019), developed for Korean speech style particles, to the ought-to-be deontic, postulating that this deontic, when used with a specific addressee, integrates a structure in which the cP category is projected, which allows features that express the speaker-addressee relation, such as status, to be checked. Consequently, this modal is restricted to the matrix domain. When, however, it appears in an utterance without a specific addressee, it integrates a structure without the projection of cP, since it does not refer to the speaker-addressee relationship. In this case, it can appear in both the matrix and embedded domains.
  • TRADUÇÃO SEMIODISCURSIVA NO FILME PARANOID PARK: A TRILHA MUSICAL NÃO-ORIGINAL COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO Artigo Original

    JUNIOR, Edison Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo examina a utilização da trilha sonora musical não-original no filme Paranoid Park , que é a adaptação de um romance infanto-juvenil homônimo, analisando a música como ferramenta discursiva e, no caso da não-originalidade, elemento bricolado que se relaciona ao filme a partir de diferentes características, entre elas a melodia e a letra. Adotando o ponto de vista semiodiscursivo, que combina narratividade, discursividade e tensividade, as obras musicais serão vistas principalmente a partir de dois teóricos: Pietroforte e Zilberberg. Deste, abordaremos a noção discursivo-tensiva da retórica do acontecimento , que será importante para entendermos o regime discursivo do romance e do filme, e a construção do espaço interior do personagem. Daquele, discutiremos a tipologia de regimes de sentido do discurso musical, que prevê a música relacionada ao texto verbal e aos sons do mundo natural. Observaremos como canções e músicas não-originais ao texto fílmico são utilizadas como elementos retóricos contendo cargas semânticas verbo-sonora-musicais que são simbólicas e fazem parte de crenças e saberes sociais compartilhados; e são motivadas pela narrativa na qual foram inseridas, partilhando elementos semânticos com a imagem, apoiando construções semissimbólicas e a tradução dos percursos temáticos e figurativos construídos no texto literário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article examines the use of the non-original musical soundtrack in the film Paranoid Park , which is an adaptation of a homonymous novel, analyzing music as a discursive tool and, in the case of non-originality, a bricolated element related to the film through genre, melody and lyrics. Based on semiodiscourse theory, which combines narrativity, discourse and tensivity, the musical texts will be discussed from the point of view of two theorists: Pietroforte and Zilberberg. From the former, we will discuss the typology of musical discourse regimes, which understands the musical text as more or less related to the verbal language and natural sounds. From the latter, we will approach the discursive notion of the rhetoric of the event , which will be important to understand the discursive strategy of the novel and the film, and the construction of the character’s inner space. Departing from three genres played in the movie, we will observe how non-original songs and music are used as rhetorical devices that are symbolic and part of shared beliefs and knowledges of social groups; and motivated by the narrative in which they are inserted, sharing their semantic elements with the image, and supporting semi-symbolic operations.
  • ¿BINARIO O NO BINARIO? MORFOLOGÍA DE GÉNERO EN ESPAÑOL: DIFERENCIAS DEPENDIENTES DE LA TAREA Artigo Original

    ZUNINO, Gabriela Mariel; STETIE, Noelia Ayelén

    Resumo em Português:

    RESUMO Existem evidências empíricas em diferentes línguas sobre como a computação da morfologia de gênero durante o processamento psicolingüístico afeta a conformação das representações do sexo e gênero. Entretanto, não há evidências empíricas sobre o processamento de variantes morfológicas não-binárias em espanhol (-x ou -e) em contraste com a variante genérica masculina (-o). Para analisar este fenômeno, realizamos dois experimentos: uma tarefa de julgamento de aceitabilidade e uma tarefa de compreensão de orações para analisar o processamento online. Os resultados mostram diferenças dependentes das tarefas, ou seja, nos processos subjacentes envolvidos em cada uma delas. Nos julgamentos de aceitabilidade, que envolvem processos estratégicos mediados por crenças e normas linguísticas, o genérico masculino é mais aceitável para se referir a grupos mistos. Na tarefa de compreensão de orações, que investiga processos automáticos e representações implícitas, as formas não binárias provocaram consistentemente uma referência a grupos mistos e os tempos de resposta indicaram que estas variantes morfológicas não implicam um custo de processamento mais alto do que o genérico masculino

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Existe evidencia empírica en distintas lenguas sobre cómo la computación de la morfología de género durante el procesamiento psicolingüístico incide en la conformación de representaciones sexo-genéricas. Sin embargo, no existe evidencia empírica sobre el procesamiento de variantes morfológicas no binarias en español (-x o -e) en contraste con la variante de masculino genérico (-o). Para analizar este fenómeno, realizamos dos experimentos: una tarea de juicios de aceptabilidad y una de comprensión de oraciones para evaluar procesamiento online . Los resultados muestran diferencias dependientes de la tarea, es decir, de los procesos subyacentes que se ponen en juego en cada una. En los juicios de aceptabilidad, que involucran procesos estratégicos mediados por las creencias y la norma lingüística, el masculino genérico resulta más aceptable para referir a grupos mixtos. En la tarea de comprensión de oraciones, que indaga sobre procesos automáticos y representaciones implícitas, las formas no binarias provocaron consistentemente una referencia hacia grupos mixtos y los tiempos de respuesta indicaron que estas variantes morfológicas no conllevan un costo de procesamiento mayor que el masculino genérico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT there is empirical evidence in different languages on how the computation of gender morphology during psycholinguistic processing affects the conformation of sex-generic representations. However, there is no empirical evidence on the processing of non-binary morphological variants in Spanish (-x or -e) in contrast to the generic masculine variant (-o). To analyze this phenomenon, we conducted two experiments: an acceptability judgment task and a sentence comprehension task. The results show differences depending on the task. This means that the underlying processes put into play in each one generate different effects. In acceptability judgments, which involve strategic processes mediated by beliefs and the linguistic norm, the generic masculine is more acceptable to refer to mixed groups. In the sentence comprehension task, which inquires about automatic processes and implicit representations, the non-binary forms consistently elicited a reference to mixed groups. Furthermore, the response times indicated that these morphological variants do not entail a higher processing cost than the generic masculine.
  • EXPERIMENTO DIALÓGICO DE DOSTOIÉVSKI NO CINEMA: ENTRE A POLIFONIA E A POLIMORFIA Artigo Original

    MACHADO, Irene

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente ensaio indaga sobre as possibilidades de as obras de Dostoiévski serem traduzidas intersemioticamente pela linguagem audiovisual do cinema, respeitando-se o princípio dialógico criado pelo escritor e a noção de polimorfismo das recriações fílmicas. Para isso, contesta as adaptações baseadas num conteúdo temático simplificado em que a composição é reduzida ao monologismo característico de práticas herdadas das transposições de obras dostoievskianas para o teatro desde o século XIX. Baseadas no método de decupagem, tal simplificação elimina os conflitos psíquicos e a complexidade dialógico-discursiva do texto romanesco. Aproxima-se, assim, do cine-lubok, uma vertente do cinema russo do início do século XX que procurou levar a obra de Dostoiévski para grandes esferas da população por meio de um trabalho de linguagem concentrado no diálogo. A análise segue os fundamentos teóricos da tradução intersemiótica e do princípio dialógico para examinar duas versões fílmicas do romance O idiota e uma de Crime e castigo, acompanhando uma trajetória que se inicia no primeiro cinema russo, atravessa o período soviético e chega ao final do século XX. Como resultado, equaciona os procedimentos da linguagem audiovisual com os processos criativos que, no cinema, se aproximam das conquistas do experimento polifônico e da dialogia discursiva dos romances.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present essay investigates the possibility of translating Dostoevsky’s works intersemiotically to the audiovisual language of cinema, considering the dialogic principle created by that writer as well as the notion of polymorphism of filmic recreations. To that end, the article challenges the adaptations based on the thematic content, which reduces the author’s works to monologism, inherited from the transposition of Dostoevsky’s work to the theater in the 19th century and relied on the method of decoupage, thus eliminating the psychic conflict and the dialogic-discursive complexity of the novel. Hence, the essay approximates lubok films, a style of Russian cinema from the beginning of the 20th century that aimed to take Dostoevsky’s works to larger spheres of the population by working language with a focus on dialogues. The analysis follows the theoretical principles of intersemiotic translation in addition to the dialogic principle to investigate two filmic versions of The Idiot and one version of Crime and Punishment, in a trajectory that begins in the early Russian cinema, through the Soviet Union, and reaches the end of the 20th century. As a result, the procedures of audiovisual language are equated to the creative processes that, in cinema, approximate the conquests of the polyphonic experiment and the discursive dialogism of novels.
  • COMPREENSÃO IDIOMÁTICA MEDIADA COM RECURSOS IMAGÉTICOS: O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS Artigo Original

    SILVA NETTO, José William da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho sugere uma articulação teórica entre a compreensão de expressões idiomáticas (doravante EI), na perspectiva composicional de Glucksberg (1993), Cacciari e Levorato (1998), Vega-Moreno (2003), Gibbs e Colston (2007), dentre outros, e as representações conceituais da Gramática do Design Visual (doravante GDV), quais sejam, os processos classificatório, simbólico e analítico, de Kress e Van Leeuwen (2006). Adotam-se o ponto de vista pragmático e a noção de contexto, de Koch e Travaglia (2015) e Koch (2016), para melhor acomodar as apreciações acerca dos textos multimodais elencados, como as charges, os quadrinhos e os anúncios publicitários. A análise revelou que as representações conceituais, vistas desde a disposição das personagens no enquadramento, os valores socioculturais suscitados pelos atributos simbólicos, a mobilização de conhecimentos prévios e a percepção dos referentes textuais, para citar alguns, desempenham um papel crucial como estratégia de compreensão idiomática. Com efeito, este ensaio visa a expandir o escopo das investigações sobre EI para as análises de textos multimodais e, em uma esfera pedagógica, instruir investigações, tanto sobre os materiais didáticos em língua estrangeira e materna, como também objetiva auxiliar os professores de língua quanto às modalidades mais contextualizadas de ensinar as EI em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study comprises a theoretical articulation between idiom comprehension, from the compositional perspective by Glucksberg (1993), Cacciari and Levorato (1998), Vega-Moreno (2003), Gibbs and Colston (2007), among others, and the conceptual representations of the Grammar of Visual Design by Kress and Van Leeuwen (2006), namely, the classificational, symbolic and analytical processes. An examination of multimodal texts, such as cartoons, comics and advertisements, was carried out based on a pragmatic standpoint and on the notion of context indicated by Koch and Travaglia (2015) and Koch (2016). The analysis revealed that conceptual representations, seen from the characters’ arrangement in the frames, the sociocultural values fostered by the symbolic attributes, the mobilization of prior knowledge, and the perception of textual referents, to name a few, play a crucial role as a strategy for understanding idioms. This paper aims to expand the scope of investigations on idioms to the analysis of multimodal texts. At a pedagogical level, it also aims to instruct investigations on teaching materials in foreign and mother languages as well as to help language teachers tackle idioms in more contextualized ways in their classrooms.
  • ENSINO NA ERA DA PANDEMIA: TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS Artigo Original

    MORAES, Antonio Henrique Coutelo de; ALMEIDA, Matheus Lucas de

    Resumo em Português:

    RESUMO O mundo enfrenta o maior desafio do século XXI desde março de 2020, quando as Instituições de Ensino no Brasil tiveram que interromper suas atividades em sala de aula, adotando o isolamento produtivo e o ensino remoto. Nessa perspectiva, sentimo-nos compelidos a produzir este trabalho qualitativo, de caráter bibliográfico, com o objetivo de traçar reflexões sobre as tecnologias no ensino de inglês para alunos surdos na Era Pandêmica. Os dados mostram que o mundo está mudando e um número considerável de professores e alunos está enfrentando alguns desafios por conta disso, principalmente porque a realidade escolar teve que se deslocar para um espaço completamente diferente. Portanto, o sistema educacional público precisou se reinventar para possibilitar o compartilhamento do conhecimento por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação. Pensando nisso, descrevemos e indicamos possíveis usos para sete aplicativos e extensões, que permitem que alunos surdos aprendam por meio de atividades visuais contextualizadas. Concluindo, defendemos que o Brasil deve investir na pesquisa científica, no fortalecimento dos sistemas de ensino, nas ações de educação, na educação e formação continuada de professores e no desenvolvimento de políticas educacionais que atendam às novas demandas da educação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The world has been facing the greatest challenge of the 21st century since March 2020, when educational institutions in Brazil had to interrupt their classroom activities, adopting productive isolation and remote teaching. From this perspective, we felt compelled to produce this qualitative work, of a bibliographic character, to draw reflections on technologies in the teaching of English to deaf students in the Pandemic Era. Data show that the world has been changing and a considerable number of teachers and students are facing some challenges due to it, especially as the school reality had to move to a completely different space. Therefore, the public education system needed to reinvent itself to make it possible to share knowledge through digital information and communication technology. Bearing that in mind, we described and indicated possible uses for seven apps and extensions, which allow deaf students to learn through visual, contextualized activities. In conclusion, we advocate that Brazil must invest in scientific research, in strengthening education systems, in education measures, in continuing teacher education and training, and in the development of educational policies that address the new demands of education.
  • A GÊNESE DE VÍRGULAS EM HISTÓRIAS INVENTADAS POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS: IDENTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS A PARTIR DE INSCRIÇÕES GRÁFICAS E COMENTÁRIOS ESPONTÂNEOS Artigo Original

    CALIL, Eduardo; FELIPETO, Cristina; AMORIM, Kall Anne; BORÉ, Catherine

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa as ocorrências de vírgulas e as verbalizações espontâneas durante a produção textual de duas alunas francesas de 6 anos de idade. A partir da Genética Textual, dentro de uma abordagem linguístico-enunciativa, foram analisados seis manuscritos escolares e seus respectivos processos de escritura. O registro fílmico e multimodal desses processos preservou as condições ecológicas da sala de aula. Tomou-se como unidade de análise o diálogo entre as alunas, estabelecido durante a produção textual. As ocorrências de vírgula foram identificadas nos manuscritos escolares e relacionadas ao que essas alunas comentavam sobre essas marcas de pontuação. Os resultados mostram que a vírgula foi a pontuação mais usada, porém sua inscrição só ocorreu em três manuscritos. Quase todas as ocorrências foram “lembradas” após o término da história, acompanhadas por comentários indicando um entendimento “gráfico-espacial” para seu uso. Contudo, suas ocorrências no último manuscrito indicam o início de uma concepção “linguística”, quando a posição da vírgula concorreu com o ponto final, começando a delimitar unidades semânticas. Suas inscrições também passam a ser antecipadas pelas alunas. Essas duas concepções coabitam no mesmo manuscrito, sugerindo que a gênese da vírgula passa por um “uso híbrido” de suas funções.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes the occurrences of commas and the spontaneous verbalizations during the textual production of invented stories written by two 6-year-old students. Based on the field of study of Textual Genetics, within a linguistic-enunciative approach, six school manuscripts and their respective writing processes were analyzed. The filmic and multimodal recording of these processes preserved the ecological conditions of the classroom. The dialogue between the students, established during the textual production, was taken as a unit of analysis. The occurrences of commas were identified in the school manuscripts and related to what these students said (commented) about these punctuation marks. The results show that the comma was the most used punctuation mark, but its application occurred in only three manuscripts. Almost all occurrences were “remembered” after writing the invented story, complemented with comments indicating a “graphic-spatial” understanding for its use. However, their occurrences in the last manuscript produced indicate the beginning of a “linguistic” conception, when the position of the comma competes with the full stop, commencing to delimit semantic units. And its application is also anticipated by the students, which takes place during the linearization process. These two conceptions are correlated in the same manuscript, suggesting that the genesis of the comma goes through a “hybrid use” function.
  • SUBSÍDIOS PARA UM DICIONÁRIO DE TOPÔNIMOS: O REGISTRO DA MOTIVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS VERBETES Artigo Original

    TAVARES, Marilze; ISQUERDO, Aparecida Negri

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo fornecer contribuições para o tratamento lexicográfico de topônimos, com foco na produção de um dicionário de topônimos de Mato Grosso do Sul. Fundamenta-se, para tanto, em pressupostos teórico-metodológicos da Toponímia – Dick (1990a, 1990b, 1995, 2001, 2004), Dauzat (1947), Backheuser (1952) – e da Lexicografia – Biderman (1984), Krieger (2006), Porto Dapena (2002), Haensch e Omeñaca (2004). O corpus , constituído por 85 nomes de distritos subordinados aos 79 municípios do estado, foi extraído do Sistema de Dados do Projeto ATEMS. Entendendo-se que um dicionário de topônimos pode abrigar informações linguísticas e enciclopédicas para atender a um público diversificado, elegeu-se como foco principal deste artigo a discussão de itens que devem compor os verbetes dessa categoria de dicionário, particularmente os relativos a topônimos de acidentes humanos: a taxionomia (DICK, 1990b) e as causas denominativas (DICK, 1990a, 1990b). Entre os resultados, destaca-se que, no corpus examinado, em relação à taxionomia, sobressaem as de natureza antropocultural – especialmente as ligadas à religiosidade e à homenagem a pessoas; enquanto, em se tratando de causas denominativas, observa-se uma tendência significativa de translação toponímica (DICK, 2001), considerando-se que muitos dos topônimos dos distritos são também nomes de outros acidentes geográficos físicos ou humanos do mesmo município.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to provide contributions to the lexicographic treatment of toponyms, focusing on the production of a dictionary of toponyms for Mato Grosso do Sul. It is thus based on theoretical-methodological assumptions of Toponymy – Dick (1990a 1990b 1995 2001 2004) Dauzat (1947) Backheuser (1952) Biderman (1984) Krieger (2006) Porto Dapena (2002) Haensch and Omeñaca (2004). The corpus, made up of 85 names of districts subordinate to the 79 municipalities in the state, was extracted from the Data System of the ATEMS Project. Understanding that a dictionary of toponyms can contain linguistic and encyclopedic information to serve a diverse audience, the main focus of this article is the discussion of items that should make up the entries in this dictionary category, particularly those relating to human feature toponyms: taxonomy (DICK, 1990b) (DICK, 1990a) (1990b). The results highlighted that, among the taxonomy of the examined corpus, those of an anthropocultural nature stand out – especially those linked to religiosity and homage to people; while, when it comes to denominative causes, a significant trend of toponymic translation is seen (DICK, 2001), considering that many of the toponyms of the districts are also names of other physical or human geographic features in the same municipality.
  • ASPECTOS DISCURSIVOS E SOCIOIDEOLÓGICOS NO POEMA “PROMETEU”, DE GOETHE: UMA CONTRAPALAVRA À TRAGÉDIA GREGA Artigo Original

    SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; FRANCELINO, Pedro Farias; VALENTIM, Danielyson Yure de Queiroz

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo objetiva discutir aspectos discursivos e socioideológicos no poema Prometeu , de Goethe, na perspectiva dialógica da linguagem, observando como este se configura como uma contrapalavra à tragédia grega Prometeu . Para tanto, encontramos respaldo teórico-metodológico no pensamento de Bakhtin (2006a, 2006b [1979]; 2010 [1930-34]), Medviédev (2016a, 2016b [1928]), Volóchinov (2017 [1929]) e Benjamin (2018), os quais subsidiam a pesquisa. Por meio da abordagem dialógica delimitamos como lócus do estudo o poema intitulado Prometeu , de autoria de Goethe. A partir do instante em que compreendemos o poema goetheano como uma contrapalavra, é possível vislumbrar uma mudança de concepção na construção da personagem, resultante de interações discursivas entre Prometeu e Zeus. Além disso, há um processo de descontinuidade da narrativa mítica, uma vez que a perspectiva de Goethe revela diálogos com o sistema sociopolítico alemão entre os séculos XVIII e XIX. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo. Os resultados apontaram para o fato de que os pontos de vista de Goethe, em sua obra-enunciado (BAKHTIN, 2006d [1979]), diferenciam-se da perspectiva trágica visibilizada no Mito de Prometeu , em que o personagem se tornou escravo e teve castigo eterno.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to discuss discursive and socio-ideological aspects in Goethe’s poem Prometheus , from the dialogical perspective of language, observing how it is configured as a counterword to the Greek tragedy Prometheus . For in such a way, we find theoretical and methodological endorsement in the thought of Bakhtin (2006a, 2006b [1979]; 2010 [1930-34]), Medviédev (2016a, 2016b [1928]), Volóchinov (2017 [1929]) and Benjamin (2018), which subsidize the research. Using a dialogical approach, we delimited as locus of the study the poem entitled Prometheus , authored by Goethe. From the moment when we understand the poem by Goethe as a counterword, it is possible to glimpse a change of conception in the construction of the character, resulting of discursive interactions between Prometheus and Zeus. In addition, there is a process of discontinuance of the mythical narrative, since Goethe’s perspective reveals dialogues with the German sociopolitical system between the 18th and 19th centuries. It is, therefore, considered a research of qualitative and interpretative matrix. The results had pointed to the fact that the points of view of Goethe, in his work-statement (BAKHTIN, 2006d [1979]), differentiate of the tragic perspective visualized in the Myth of Prometheus , where the character has become a slave and had perpetual punishment.
  • TAREAS COMUNITARIAS COMO MODELO PARA EL DESARROLLO LINGÜÍSTICO DE ESTUDIANTES DE ESPAÑOL COMO LENGUA MATERNA Y LENGUA EXTRANJERA Artigo Original

    CALLEJA, E. Javier; QUACH, Brenda

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo expone una investigación llevada a cabo para estudiar el desarrollo lingüístico de estudiantes de lengua de idioma español. Se recurre a la metodología de aprendizaje por servicio a la comunidad (de ahora en adelante y por sus siglas en inglés, Service Learning, SL). Los estudiantes de español como lengua materna (de ahora en adelante y por sus siglas en inglés, Heritage Language Learners, HLLs) y los estudiantes de español como lengua extranjera (de ahora en adelante y por sus siglas en inglés, Foreign Language Learners, FLLs) participaron en un SL en el cual tradujeron materiales educativos y médicos en inglés al español. El primer objetivo era determinar si los SL inciden en el desarrollo del vocabulario y hasta qué punto el conocimiento previo de los estudiantes beneficia su desarrollo lingüístico. El segundo objetivo era observar la motivación intrínseca de los alumnos. Esta investigación incluye a ocho participantes FLLs y ocho participantes HLLs que fueron quienes, como parte de la tarea del curso de lengua de español, tradujeron los materiales. Se administraron dos exámenes diagnósticos con el fin de analizar los resultados. Un análisis cualitativo demuestra que la motivación intrínseca de los estudiantes experimentó cambios favorables. El análisis cuantitativo indica que el desarrollo del vocabulario se incrementa debido a las conexiones entre los conocimientos lingüísticos previos y los nuevos. Esta investigación concluye destacando los resultados obtenidos; dentro de estos se observan el desarrollo de la capacidad lingüística, del vocabulario, y del sentimiento de pertenencia a la comunidad hispanohablante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents an investigation carried out to study the linguistic development of students from a Spanish Language class. The community service learning (from now on, due to its initials in English, SL) methodology is used. The students of Spanish as heritage language learners (from now on, due to its initials in English, HLLs) and students of Spanish as a foreign language (from now on, due to its initials in English, FLLs) participated in SL in which they translated educational and medical materials from English into Spanish. The first objective was to determine whether SL affects vocabulary development and to what extent students’ prior knowledge benefits their linguistic development. The second objective was to observe the intrinsic motivation of the students. This research includes eight FLLs participants and eight HLLs participants who, as an assignment of the Spanish language course, translated the materials. Two diagnostic tests were administered in order to analyze the results. A qualitative analysis shows that the intrinsic motivation of the students underwent favorable changes. Quantitative analysis indicates that vocabulary development increases due to connections between previous and new language skills. This research concludes by highlighting the results; among the results it can be observed the development of the linguistic aptitude, of the vocabulary, and the sense of belonging to the Hispanics community from part of the students.
  • A “LENDA” É UMA NARRATIVA: ANÁLISE DA VALORAÇÃO EM UMA ABORDAGEM SOCIOSSEMIÓTICA DE GÊNERO Artigo Original

    MAGALHÃES, Celia M

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo objetiva identificar um texto reconhecido na cultura brasileira como “lenda”, publicado em um site de apoio didático a professores, enquanto gênero. A análise é informada por uma das abordagens sociossemióticas de gênero da Linguística Sistêmico-Funcional. Foram utilizados principalmente os aportes teóricos-metodológicos de Martin e Rose (2007, 2008) e Martin e White (2005) como base. Para identificar o gênero do texto analisado, o primeiro procedimento foi a segmentação da lenda em estágios1 e fases. O segundo procedimento foi a classificação de seus recursos valorativos, com base no Sistema da VALORAÇÃO. O terceiro procedimento foi a identificação de padrões de configurações de recursos valorativos de cada estágio do gênero. Os resultados mostram padrões de configuração de recursos valorativos no texto analisado compatíveis com os padrões definidos por Martin e Rose (2008) como característicos da narrativa, no âmbito da “família” das estórias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Martin and Rose (2007 2008 Martin and White (2005) Martin and Rose (2008)
  • OS NOMES PRÓPRIOS EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS Resenha

    SEIDE, Márcia Sipavicius; SAPARAS, Marcelo
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br