Acessibilidade / Reportar erro

A INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE MEMÓRIA DE TRABALHO NA GERAÇÃO DE INFERÊNCIAS E NA COMPREENSÃO LEITORA

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo investigar se existe uma relação entre a Capacidade de Memória de Trabalho de estudantes do Ensino Médio Técnico, a geração de inferências e a compreensão leitora em L2. Um grupo de 36 alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão participou deste estudo. Os participantes eram falantes pré-intermediários de inglês como L21 1 No presente estudo os termos segunda língua/ L2 e língua estrangeira/LE estão sendo utilizados de forma intercambiável. . Os instrumentos utilizados neste estudo incluíram o Teste de Capacidade de Leitura (Reading Span Test); dois textos, sendo um narrativo e um expositivo; o Protocolo Pausa; e dois conjuntos de perguntas de compreensão (um para cada texto). Os dados coletados através do Teste de Capacidade de Leitura (Reading Span Test), as inferências geradas durante a leitura (categorizadas de acordo com o Modelo de Categorização de Inferências proposto por Narvaez, Broek e Ruiz (1999), bem como as respostas dos participantes às perguntas de compreensão foram analisadas e avaliadas tanto quantitativa quanto qualitativamente, sendo que os principais resultados mostram que a Capacidade de Memória de Trabalho se correlaciona positivamente com a compreensão leitora e também com inferências explicativas, que estão diretamente ligadas à compreensão.

compreensão leitora; capacidade da memória de trabalho; geração de inferências

RESUMO

1 1 No presente estudo os termos segunda língua/ L2 e língua estrangeira/LE estão sendo utilizados de forma intercambiável.

compreensão leitora; capacidade da memória de trabalho; geração de inferências

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br