Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 23, Publicado: 2023
  • O QUE PERGUNTAS E O QUE INFERES: MEANDROS DE UM JULGAMENTO E TEORIA DA RELEVÂNCIA Artigo Original

    Ibaños, Ana Maria Tramunt; Silveira, Jane Rita Caetano da

    Resumo em Português:

    Resumo Tomando por base a teoria da relevância como um dos modelos teóricos da pragmática cognitiva, propomos neste artigo uma análise que visa a simular um processo interpretativo, aplicando alguns elementos teórico-analíticos apresentados pelos autores na obra Relevance, Communication and Cognition e em trabalhos subsequentes. O propósito do estudo é examinar, sob uma dada perspectiva, o modo como são gerados os processos inferenciais de compreensão a partir do questionamento de dois advogados, em posições contrárias, a uma mesma testemunha e a uma das pessoas acusadas no julgamento que envolve um casal de atores de cinema, ocorrido recentemente na Virgínia, Estados Unidos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Utilizando la teoría de la relevancia como uno de los modelos teóricos de la pragmática cognitiva, proponemos en este artículo un análisis que pretende simular un proceso interpretativo, aplicando algunos elementos teórico-analíticos presentados por los autores em su obra Relevance, Communication and Cognition, así como em artículos científicos posteriores. El propósito del estudio es examinar, desde una determinada perspectiva, la forma en que se generan procesos inferenciales de comprensión a partir del interrogatorio de dos abogados, en posiciones contrapuestas, a un mismo testigo e a uno dos acusados en el juicio de una pareja de actores de cine, que tuvo lugar recientemente en Virginia, Estados Unidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract By means of relevance theory, a cognitive approach to pragmatics, we propose in this paper an analysis that aims to simulate an interpretive process, applying some theoretical-analytical elements presented by the authors in their work Relevance, Communication and Cognition as well as subsequent papers. The purpose of the study is to examine, from a given perspective, the way in which inferential processes of understanding are generated from the questioning of two lawyers, in opposing positions, to the same witness and one of the defendants in the trial involving a couple of movie actors which took place recently in the State of Virginia, United States.
  • POSSÍVEIS OLHARES PARA A RELAÇÃO LINGUAGEM E(M) TRABALHO NA ATIVIDADE DE REVISÃO TEXTUAL Artigo Original

    Barbosa, Vanessa Fonseca

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem por objetivo principal analisar aspectos da dimensão axiológica emergentes no desenvolvimento da atividade de revisão de textos durante o trabalho de uma revisora na tese de sua cliente, a partir da análise de enunciados trocados via e-mail entre os sujeitos que foram investigados. Subsidiam as reflexões apresentadas os princípios epistemológicos da análise dialógica do discurso e da abordagem ergológica para tratar da atividade de trabalho do revisor. Assim, o artigo investiga de que modo as relações intersubjetivas se organizam e desenvolve reflexões que permitem mostrar a (in)tensa negociação de sentidos estabelecida na e por meio da linguagem, com a mobilização de vozes sociais em um processo recheado de valores e múltiplos tons axiológicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo principal de este trabajo es analizar aspectos de la dimensión axiológica emergente en el desarrollo de la actividad de revisión de textos durante el trabajo de una revisora en la tesis de su cliente, a través del análisis de enunciados intercambiados por correo electrónico entre los sujetos investigados. Para respaldar las reflexiones presentadas, se utilizan los principios epistemológicos del análisis dialógico del discurso y del enfoque ergológico para abordar la actividad laboral del revisor. De esta manera, el artículo investiga cómo se organizan las relaciones intersubjetivas y desarrolla reflexiones que permiten mostrar la (in)tensa negociación de significados establecida en y a través del lenguaje, con la movilización de voces sociales en un proceso lleno de valores y múltiples tonos axiológicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work has as main objective to analyze axiological dimensions emerging in the development of the text review activity during the work of a reviewer in the thesis of her client, based on the analysis of discourses exchanged via e-mail between the subjects that were investigated. The reflections presented support the epistemological principles of the dialogical analysis of the discourse on language and the ergological approach to deal with the reviewer's work activity. Thus, we investigated how intersubjective relationships are organized and developed reflections that allowed us to show the (in) tense negotiations of meanings established in and through language, which mobilize social voices in a process full of values ​​and multiple axiological tones.
  • A AUSÊNCIA DO CORPO NAS ATIVIDADES REMOTAS DE ENSINO: SENTIDO, SILÊNCIO E DISCURSO Artigo Original

    Marques, Juliene

    Resumo em Português:

    Resumo Com a pandemia ocasionada pela Covid-19, a relação estabelecida entre os sujeitos implicados no contexto escolar mudou, sendo observada como frequente a falta de participação ativa dos estudantes, que comumente não interagem e mantêm suas câmeras e microfones desligados nos encontros on-line. Partindo desse cenário, este artigo apresenta como objeto de análise seis recortes de entrevistas realizadas com discentes do Ensino Médio Integrado a Cursos Técnicos de Institutos Federais de estados distintos e objetiva analisar os efeitos de sentido engendrados pela ausência do corpo nas atividades remotas de ensino. Para tanto, traça-se um trajeto teórico-analítico apoiado na Análise de Discurso pecheuxtiana, que permite, como metodologia, interrogar a interpretação a fim da compreensão de seu funcionamento discursivo. Com a investigação, compreendeu-se que tanto o corpo quanto o silêncio de sua ausência suscitam efeitos de sentido que afetam a constituição da subjetividade, acentuando-se, sobretudo, o distanciamento afetivo no entremeio estudantil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con la pandemia ocasionada por el Covid-19, la relación establecida entre los sujetos implicados en el contexto escolar ha cambiado, observándose frecuentemente la falta de participación activa de los estudiantes, quienes comúnmente no interactúan y mantienen sus cámaras y micrófonos apagados en las reuniones en línea. A partir de este escenario, este artículo presenta como objeto de análisis seis fragmentos de entrevistas realizadas con estudiantes de Educación Secundaria Integrada a Cursos Técnicos de Institutos Federales de diferentes estados y tiene como objetivo analizar los efectos de sentido generados por la ausencia del cuerpo en las actividades de enseñanza a distancia. Para ello, se traza un camino teórico-analítico apoyado en el Análisis del Discurso pecheuxtiano, que permite, como metodología, cuestionar la interpretación con el fin de comprender su funcionamiento discursivo. A través de la investigación, se comprendió que tanto el cuerpo como el silencio de su ausencia suscitan efectos de sentido que afectan la constitución de la subjetividad, acentuándose, sobre todo, la distancia afectiva en el entorno estudiantil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The pandemic caused by Covid-19 changed the relationships established between the subjects involved in the school context. Students’ lack of active participation is often noted, as they commonly do not interact and keep their cameras and microphones turned off during online activities. Based on this scenario, this article has as its object of analysis six excerpts from interviews carried out with students from Integrated High School and Technical Courses from Federal Institutes in different states, and aims to analyze the meaning effects engendered by the absence of the body in remote education activities. Therefore, a theoretical-analytical path was traced based on Pêcheux’s Discourse Analysis, which allows, as a methodology, to interrogate the interpretation in order to understand its discursive functioning. With the investigation, it was understood that both the body and the silence of its absence give rise to meaning effects that impact the constitution of subjectivity, and that especially the affective distance in the student environment is accentuated.
  • O LUGAR DE FALA DO LEITOR NA REVISTA GLOBO RURAL (1985-2015) Artigo Original

    Ribeiro, Isadora Moreira; Doula, Sheila Maria

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo analisa o lugar de fala do leitor na revista Globo Rural, tomando como referência as teorias da comunicação que enfocam o papel ativo da recepção na circularidade do processo comunicacional. O corpus compõe-se de 1170 unidades textuais publicadas na seção de opinião de 30 edições da revista, abrangendo o intervalo de tempo entre 1985 e 2015. Com abordagem qualitativa, investiga-se o lugar de fala que se demarca discursivamente na interação entre público e revista, buscando associá-lo às posições de decodificação, quando assumidas pelos leitores. Depreende-se que o gênero textual e o formato editorial estabelecem uma inter-relação com os consumidores midiáticos e, embora a mediação pelo diálogo com um sujeito rural vislumbrado se evidencie, não é exclusiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio analiza el lugar de habla del lector en la revista Globo Rural, teniendo como referencia las teorías de la comunicación centralizadas en el papel activo de la recepción en la circularidad del proceso comunicativo. El corpus se compone de 1170 textos publicados en la sección de opinión de 30 ediciones de la revista, en el intervalo de tiempo entre 1985 y 2015. Con enfoque cualitativo, se investiga el lugar de habla que se define en la interacción entre público y revista, buscando asociarlo a las posiciones de decodificación, cuando asumidas por los lectores. Se deduce que el género textual y el formato editorial establecen una interrelación con los consumidores mediáticos y, aunque la mediación por el diálogo con un sujeto rural imaginado se evidencie, no es exclusiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to analyze reader's place of speech in the Globo Rural magazine. To do that, the communication theories that focus the active role of the reception in the circularity of the communicative process are used. The corpus consists of 1170 texts published in the opinion section of 30 editions of the magazine between 1985 and 2015. The study uses a qualitative approach to investigate the place of speech that is demarked in the interaction between the public and the magazine and aims to connect it to the decoding positions, when assumed by the readers. The results show that the textual genre and the editorial format establish an inter-relation with the media consumers and, although the mediation through dialogue with an imagined rural subject is evident, it is not exclusive.
  • QUANDO DIZER É PRODUZIR O OUTRO Artigo Original

    Gonçalves, Tatiana Jardim

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo dá continuidade ao debate sobre produção de subjetividade realizado em tese de doutorado da autora (GONÇALVES, 2019) cujo foco é a natureza empresarial da prática discursiva denominada motivacional no âmbito do fisiculturismo. Explicita, argumenta e demonstra como as práticas discursivas capturam os corpos e produzem subjetividades. Com isso, coloca em relevo o papel criador da linguagem e a solidificação de certos perfis de sujeito para manutenção de certas perspectivas de vida e de sociedade. Para realizar este percurso, respalda-se em Michel Foucault (2010, 2016), Suely Rolnik e Félix Guattari (2013), Grada Kilomba (2019), Dominique Maingueneau (1997, 2008) Bruno Deusdará e Décio Rocha (2018).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo continúa el debate sobre la producción de subjetividad realizado en la tesis doctoral de la autora (GONÇALVES, 2019), cuyo enfoque es la naturaleza empresarial de la práctica discursiva denominada motivacional en el ámbito del fisiculturismo. Se explicita, argumenta y demuestra cómo las prácticas discursivas capturan los cuerpos y producen subjetividades. Con esto, se destaca el papel creador del lenguaje y la solidificación de ciertos perfiles de sujeto para el mantenimiento de determinadas perspectivas de vida y sociedad. Para llevar a cabo este recorrido, se respalda en Michel Foucault (2010, 2016), Suely Rolnik y Félix Guattari (2013), Grada Kilomba (2019), Dominique Maingueneau (1997, 2008), Bruno Deusdará y Décio Rocha (2018).

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we continue the debate on subjectivity production carried out in my doctoral thesis (GONÇALVES, 2019), which focuses on the entrepreneurial nature of the discursive practice called motivational in the scope of bodybuilding. We explain, argue and demonstrate how discursive practices capture bodies and produce subjectivities. With this, we highlight the creative role of language and the solidification of certain subject profiles to maintain certain perspectives on life and society. To make this journey, we rely on Michel Foucault (2010,2016), Suely Rolnik and Félix Guattari (2013), Grada Kilomba (2019), Dominique Maingueneau (1997, 2008) Bruno Deusdará and Décio Rocha (2018).
  • “EM DEFESA DAS CRIANÇAS, DA FAMÍLIA E DOS VALORES CRISTÃOS”: ANÁLISE DO DISCURSO DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NA CÂMARA DOS DEPUTADOS Artigo Original

    Aragusuku, Henrique Araujo; Cordeiro, Mariana Prioli

    Resumo em Português:

    Resumo Ao longo da última década, presenciamos o avanço do conservadorismo político na esfera pública brasileira, impulsionado por uma diversidade de atores que passaram a influir sobre as agendas públicas e as instituições governamentais. O uso do termo “ideologia de gênero” está inserido neste contexto de difusão de ideias conservadoras. Trata-se de um discurso de reação ao avanço das demandas feministas e LGBTI+ nas instituições brasileiras. Neste artigo, busca-se analisar a presença do termo “ideologia de gênero” nas discussões legislativas da Câmara dos Deputados. Para esta análise, foram selecionados 19 pronunciamentos de deputados/as federais que utilizaram o termo “ideologia de gênero”, dispostos em três sessões legislativas. Procura-se compreender como este termo foi utilizado nas discussões, observando as representações, sentidos e temas associados; a estruturação retórica e argumentativa; o direcionamento estratégico; as identidades mobilizadas; as disputas ideológicas em jogo e seus resultados socioculturais e políticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A lo largo de la última década, hemos sido testigos del avance del conservadurismo político en el ámbito público brasileño, impulsado por una diversidad de actores que han comenzado a influir en las agendas públicas y las instituciones gubernamentales. El uso del término “ideología de género” está enmarcado en este contexto de difusión de ideas conservadoras. Se trata de un discurso de reacción al progreso de las demandas feministas y LGBTI+ en las instituciones brasileñas. En este artículo, buscamos analizar la presencia del término “ideología de género” en las discusiones legislativas de la Cámara de Diputados. Para llevar a cabo este análisis, hemos seleccionado 19 discursos de diputados federales que emplearon el término “ideología de género”, distribuidos en tres sesiones legislativas. Nuestra intención es comprender cómo se utilizó este término en las discusiones, examinando las representaciones, significados y temas asociados; la estructuración retórica y argumentativa; las orientaciones estratégicas; las identidades activadas; las disputas ideológicas en juego y sus consecuencias socioculturales y políticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over the last decade, we have witnessed the advancement of political conservatism in the Brazilian public sphere, driven by various actors who have been influencing public agendas and governmental institutions. The term “gender ideology” is present in this context of the diffusion of conservative ideas. It is a reaction discourse to the advancement of feminist and LGBTI+ movements in Brazilian institutions. In this article, we seek to analyze the presence of the term “gender ideology” in legislative discussions in the Chamber of Deputies. For this analysis, we selected 19 speeches of federal deputies who used “gender ideology” from three legislative sessions. We set out to comprehend how they used this term in the discussions, examining the representations, meanings, and associated themes; the rhetorical and argumentative structuring; the strategic directions; the mobilized identities; and the ideological disputes at stake and their sociocultural and political outcomes.
  • MESAS-REDONDAS SOBRE FUTEBOL NA TELEVISÃO: UMA ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO Artigo Original

    Khalil, Lucas Martins Gama

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo estuda o funcionamento discursivo de mesas-redondas sobre futebol em programas esportivos televisivos. O estudo parte da hipótese de que a legitimidade dos argumentos nesses debates depende, em grande parte, da encenação da imagem dos enunciadores (mediador e comentaristas) por meio da maneira como estes enunciam. Há desde os programas nos quais os comentaristas negam o “clubismo” em nome da “neutralidade” jornalística até programas em que comentaristas se apresentam ao público como “representantes” dos times. Tratando-se de uma pesquisa fundamentada na Análise do Discurso, o trabalho não objetiva prescrever os rumos “adequados” do debate futebolístico, mas verifica como determinados sentidos são validados nesses discursos. Recorrendo-se à teorização de Charaudeau relacionada ao ato de linguagem como encenação e buscando apoio em estudos de Maingueneau e Amossy quanto à noção de ethos, analisam-se os programas Jogo Aberto (Rede Bandeirantes) e Linha de Passe (ESPN Brasil).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo estudia el funcionamiento discursivo de las mesas redondas sobre fútbol en los programas deportivos televisivos. Se parte de la hipótesis de que, en estos debates, la legitimidad de los argumentos depende, en gran medida, de la escenificación de la imagen de los enunciadores (mediador y comentarista) a través de su forma de enunciación. Hay programas en los que los comentaristas niegan el “clubismo” en nombre de la “neutralidad” periodística a programas en los que los comentaristas se presentan al público como “representantes” de los equipos. Por tratarse de una investigación basada en el Análisis del Discurso, no pretende prescribir las direcciones “apropiadas” para el debate futbolístico, sino verificar cómo se validan ciertos significados en estos discursos. Apoyándonos en la teorización de Charaudeau en relación con el acto del lenguaje como representación y recurriendo a los estudios de Maingueneau y Amossy acerca de la noción de ethos, analizamos los programas “Jogo Aberto” (Rede Bandeirantes) y “Linha de Passe” (ESPN Brasil).

    Resumo em Inglês:

    Abstract We examine the discursive functioning of roundtable discussions about soccer within televised sports programs. The study begins with the hypothesis that the legitimacy of arguments in these debates depends, to a significant extent, on the staging of the enunciators’ image (mediator and commentators) through the way they enunciate. There are programs in which commentators disavow ‘clubism’ in favor of journalistic ‘neutrality,’ as well as programs in which commentators present themselves to the public as ‘representatives’ of the teams. As this research is grounded in Discourse Analysis, our aim is not to prescribe the ‘appropriate’ directions for soccer debates, but rather to verify how specific meanings are validated in these discourses. Drawing on Charaudeau’s theoretical framework related to language as staging and seeking support from Maingueneau’s and Amossy’s studies concerning the concept of ethos, we analyze the programs ‘Jogo Aberto’ (Rede Bandeirantes) and ‘Linha de Passe’ (ESPN Brasil).
  • Estratégias discursivas em torno das políticas de nacionalização na Argentina em 2008. Artigo Original

    Yañez, Manuel

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho busca analisar as estratégias discursivas ligadas à implementação de políticas de nacionalização desenvolvidas durante o ano de 2008 na Argentina. Especificamente, busca identificar os procedimentos que visam legitimar e gerar adesão a tais medidas presentes no discurso produzido pela ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner (2007-2015). Com esse objetivo, parte-se de conceitos inscritos nas teorias da análise do discurso - particularmente, do discurso político e em torno da questão do ethos -, em diálogo com o corpus selecionado. Nesse contexto, destacam-se um conjunto de estratégias empregadas que tinham como objetivo promover a credibilidade e legitimidade da locutora, visando subsequentemente obter aceitação e adesão às ações do governo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo busca analizar las estrategias discursivas ligadas a la implementación de políticas de nacionalización desarrolladas durante el año 2008 en Argentina. Específicamente, se centra en identificar los procedimientos tendientes a legitimar y generar adhesiones a dichas medidas presentes en el discurso producido por la ex presidenta Cristina Fernández de Kirchner (2007-2015). Con ese fin, se parte de conceptos inscriptos en las teorías del análisis del discurso -particularmente, del discurso político y en torno a la cuestión del ethos-, en diálogo con el corpus seleccionado. En ese marco, se destacan un conjunto de estrategias desplegadas que tuvieron como objetivo promover la credibilidad y legitimidad de la locutora, con el subsiguiente fin de lograr aceptación y adhesión a la actuación gubernamental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work seeks to analyze the discursive strategies linked to the implementation of nationalization policies developed during 2008 in Argentina. Specifically, it focuses on identifying the procedures that tend to legitimize and generate adherence to those measures present in the speech produced by former president Cristina Fernández de Kirchner (2007-2015). To this end, we start from concepts inscribed in the theories of discourse analysis -particularly, of political discourse and around the question of ethos-, in dialogue with the selected corpus. Within this framework, a set of deployed strategies stand out that aimed to promote the credibility and legitimacy of the broadcaster, with the subsequent aim of achieving acceptance and adherence to government action.
  • O sucesso da voz: sentidos midiáticos circulantes em sociedade Artigo Original

    Soares, Thiago Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa dizeres sobre vozes de sucesso no interior da mídia brasileira contemporânea. Mais precisamente, a partir do emprego do referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso, descreve e interpreta o processo de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados pelo discurso midiático que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal. Ante esse quadro, investiga-se, na constituição do discurso do sucesso, o que se diz da voz, como a voz é enunciada e as características no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no atual mundo midiático. Para tanto, conta-se com dois textos do jornal Folha de S. Paulo, um de 2011 e outro de 2012. A análise desses aponta para a existência de um discurso midiático que se estrutura a partir de efeitos em torno de vozes de sucesso construídas para sua disseminação e consumo no espaço social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza dichos sobre expresiones exitosas dentro de los medios de comunicación brasileños contemporáneos. Más precisamente, a partir del uso del referente teórico y metodológico del Análisis del Discurso, describimos e interpretamos el proceso de producción de significados en expresiones constituidas y formuladas por el discurso mediático que se ocupa manifiestamente de la voz de los sujetos cuyo éxito resulta de su interpretación vocal. En este marco, investigamos en la constitución del discurso del éxito lo que se dice, cómo se enuncia y el tratamiento dado a la voz de los que figuran en el mundo actual de los medios de comunicación. Para ello, tomamos dos textos del diario Folha de São Paulo, uno de 2011, otro de 2012. El análisis de este diario apunta para existencia de un discurso mediático estructurado segundo efectos en torno de voces exitosas construidas para su difusión y consumo en el espacio social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes sayings about successful voices within the contemporary Brazilian media. More precisely, using the theoretical and methodological framework of Discourse Analysis, we describe and interpret the process of producing meanings in sayings constituted and formulated by the media discourse that clearly deals with the voice of persons whose success results in principle from their vocal performance. In view of this situation, we investigated in the constitution of the discourse of success what is said of the voice, how it is enunciated and the treatment given to the voice of those who appear in today’s world of the media. To this, we have two texts from the newspaper Folha de S. Paulo, one from 2011, other from 2012. The analysis of these points to the existence of a media discourse that is structured based on effects around successful voices built for its dissemination and consumption in the social space.
  • MATÉRIA ESCURA DA METÁFORA: O QUE A METAFORICIDADE DIZ A RESPEITO DA MENTE Artigo Original

    Dienstbach, Dalby

    Resumo em Português:

    Resumo Em sentido lato, este trabalho explora a possibilidade do processamento consciente de metáforas. Especificamente, ele tem o objetivo de investigar em quais circunstâncias expressões metafóricas usadas no discurso podem ser desautomatizadas (Kyratzis, 2003) ‒ ou seja, podem ser reconhecidas como sendo metáforas ‒, bem como quais elementos (do discurso) seriam responsáveis por essa desautomatização. Lançando mão dos conceitos de metáfora conceptual (Lakoff; Johnson, 2002 [1980]) e de metaforicidade (Müller, 2008), este trabalho identifica e analisa a coocorrência e o funcionamento de recursos de metaforicidade (Müller, 2008) em exemplos concretos de uso de metáforas, no esforço de compreender e de explicar como esse uso poderia ser posto à luz da nossa consciência. Esta discussão mostra, em última análise, que diferentes elementos cotextuais ‒ tais como advérbios e conjunções particulares, além de imagens ‒ seriam capazes de viabilizar o reconhecimento de expressões metafóricas como sendo metáforas no discurso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En un sentido amplio, este trabajo explora la posibilidad del procesamiento consciente de metáforas. Específicamente, busca investigar bajo qué circunstancias las expresiones metafóricas utilizadas en el discurso pueden ser desautomatizadas (Kyratzis, 2003) ‒ es decir, pueden ser reconocidas como siendo metáforas ‒, así como qué elementos (del discurso) serían responsables de esta desautomatización. Utilizando los conceptos de metáfora conceptual (Lakoff; Johnson, 2002 [1980]) y de metaforicidad (Müller, 2008), este trabajo identifica y analiza la coocurrencia y el funcionamiento de recursos de metaforicidad (Müller, 2008) en ejemplos concretos de metáforas de uso, en un esfuerzo por comprender y explicar cómo este uso puede se quedar directamente accesible a la consciencia introspectiva. Esta discusión muestra que diferentes elementos co-textuales, como adverbios y conjunciones particulares, así como imágenes, pueden posibilitar el reconocimiento de expresiones metafóricas como metáforas en efecto en el discurso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Broadly speaking, this paper engages with research on the possibility of conscious metaphor processing. In particular, it aims to look into the events in which linguistic metaphors being used in discourse could be deautomatized (Kyratzis, 2003) ‒ i.e., in which they could be recognized as metaphors ‒, as well as to look into discursive components which would be able to afford such a deautomatization. Based on the notions of conceptual metaphor (Lakoff; Johnson, 2002 [1980]) and metaphoricity (Müller, 2008), this paper proceeds with identification and analysis of both the occurrence of activation devices of metaphoricity and their effects upon metaphor use, in an attempt to account for how such use could become directly accessible to introspective consciousness. Outcomes from this investigation suggest that some co-occurring textual elements, such as certain adverbs, conjunctions, and images, would be able to afford the recognition of linguistic metaphors as such in discourse.
  • O DOCUMENTÁRIO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS (MULTI)LETRAMENTOS Artigo Original

    Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Storto, Letícia Jovelina

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, analisa-se a abordagem do gênero documentário no Caderno do professor: orientações para produção do gênero documentário, das Olimpíadas da Língua Portuguesa, um concurso de produção textual vinculado ao programa Escrevendo o Futuro, coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O objetivo é verificar em que medida a proposta do Caderno, voltado à didatização do documentário, pode possibilitar o desenvolvimento de novos (multi)letramentos e, em caso positivo, quais são as estratégias mobilizadas para que isso aconteça. Para tanto, busca-se aporte teórico nos estudos dos letramentos, com ênfase nas discussões teórico-metodológicas sobre multiletramentos e novos (multi)letramentos. A análise mostra que o Caderno, mesmo não sendo sistematizado metodologicamente a partir de uma sequência didática, como os demais gêneros do concurso, dá suporte para que o professor possa desenvolver novos (multi)letramentos em seus alunos a partir da instrumentalização semiótica do documentário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, se analiza el enfoque del género documental en el “Caderno do professor: orientações para produção do gênero documentário” de las “Olimpíadas da Língua Portuguesa”, un concurso de producción textual vinculado al programa “Escrevendo o Futuro”, coordinado por el Centro de Estudios e Investigaciones en Educación, Cultura y Acción Comunitaria. El objetivo es evaluar hasta qué punto la propuesta del Caderno, orientada hacia la didactización del documental, puede permitir el desarrollo de nuevas competencias en (multi)alfabetización y, en caso afirmativo, cuáles son las estrategias movilizadas para que esto ocurra. Para ello, se busca apoyo teórico en los estudios de alfabetización, con énfasis en las discusiones teóricas y metodológicas sobre multialfabetización y nuevas competencias en (multi)alfabetización. El análisis muestra que el “Caderno”, aunque no esté sistematizado metodológicamente a partir de una secuencia didáctica, como los demás géneros del concurso, proporciona apoyo para que el profesor pueda desarrollar nuevas competencias en (multi)alfabetización en sus alumnos a través de la instrumentalización semiótica del documental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the approach of the genre documentary in the Professor’s notebook: guidelines for the production of the documentary genre, of the Portuguese Language Olympics, a textual production contest linked to the Writing the Future program, coordinated by the Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Center of Studies and Education Research, Culture and Communitarian Action). The objective is to verify in which way the proposal of the Notebook, aimed at the didacticization of the documentary, can possibly the development of new (multi)literacy in a positive case, in which the mobilized strategies work. Therefore, theoretical contribution is sought in the studies of literacy, with emphasis on the methodological-theoretical discussions about multiliteracy and new (multi)literacy. The analysis shows that the Notebook, even though not methodologically systematized from a didactic sequence, such as the other genres of the contest, gives support so that the professor can, from the semiotics instrumentalization of the documentary, develop new (multi)literacy with their students.
  • A RECEPÇÃO DE ESTÉTICA DA CRIAÇÃO VERBAL, DE MIKHAIL BAKHTIN, NO BRASIL: TRADIÇÃO E RUPTURA Artigo Original

    Pistori, Maria Helena Cruz; Brait, Beth

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é resultado parcial de um projeto maior que busca compreender a recepção e as particularidades assumidas pelo pensamento bakhtiniano no Brasil desde sua introdução, nos anos 1970, até os dias atuais. Para isso, analisa os textos que emolduram as traduções e (re)traduções brasileiras da obra bakhtiniana, examinando quais relações dialógicas (valorativas) podem ser observadas nesses textos-moldura: com quem dialogam e a quem se dirigem no momento de sua publicação. Este trabalho analisa a recepção brasileira aos ensaios de Estética da criação verbal, nas edições de 1992 e de 1997, na (re)tradução de 2003 e, ainda, nas publicações posteriores, 2016 e 2017. Os textos-moldura de cada uma dessas edições mostram como a recepção, inicialmente inserida na tradição e continuidade de um momento científico acadêmico europeu e internacional, ao longo de quatro décadas firma-se institucionalmente, revelando novos modos de ler e fazer circular a perspectiva dialógica do discurso no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es resultado parcial del proyecto “Discursos de resistencia: tradición y ruptura, el cual busca comprender la recepción y las particularidades asumidas por el pensamiento bajtiniano en Brasil, desde su introducción, en los años 1970, hasta los días actuales. Para ello, analiza los textos que enmarcan las traducciones y (re)traducciones brasileñas de la obra del Círculo, examinado cómo estos textos-marco, o paratextos, introducen la perspectiva dialógica, dialogan con la misma y a quién se dirigen en el momento de la publicación. En este trabajo, observamos la recepción brasileña a los ensayos de Estética de la creación verbal (Estética da criação verbal, en portugués), en las ediciones de 1992 y de 1997, en la (re)traducción de 2003 y, además, en las publicaciones posteriores (2016; 2017). Los textos-marco de cada una de dichas ediciones muestran cómo la recepción, que inicialmente se inserta en la tradición y continuidad de un momento científico académico europeo e internacional, a lo largo de cuatro décadas se afianza institucionalmente, revelando nuevos modos de leer y hacer circular la perspectiva dialógica del discurso en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the partial result of a bigger project that seeks to understand the reception and particularities assumed by Bakhtinian thought in Brazil since its introduction in the 1970s to the present day. For doing so, it analyzes the texts that frame the Brazilian translations and (re)translations of the Bakhtinian work, examining which dialogical (evaluative) relationships can be observed in these frame-texts: with whom they dialogue and to whom they are addressed at the time of their publication. This paper analyzes the Brazilian reception of the essays on Aesthetics of Verbal Creation, in the 1992 and 1997 editions, in the 2003 (re)translation, and also in subsequent publications, 2016 and 2017. The frame-texts of each of these editions show how reception, initially inserted in the tradition and continuity of a European and international academic scientific moment, has established itself institutionally over four decades, revealing new ways of reading and circulating the dialogical perspective of discourse in Brazil.
  • O IMAGINÁRIO SOBRE O OUTRO NOS ATOS INSTITUCIONAIS DO ESTADO MILITAR BRASILEIRO Artigo Original

    Oliveira, Ana Paula Santos de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste texto, busca-se compreender o funcionamento da representação discursiva do outro como comunista às vésperas do golpe de 1964 e sua reprodução nos cinco primeiros anos do período militar. Ancorado na Análise de Discurso pecheutiana, o gesto de interpretação se deu a partir de categorias como formação imaginária, memória discursiva e formação discursiva. O corpus de análise consistiu de dez sequências discursivas retiradas dos dezessete Atos Institucionais (AIs) publicados nesses anos. Observou-se nessas sequências que a imagem do outro como comunista constitui-se de uma rede de sentidos que, alimentada desde o começo do século XX, é ressignificada segundo interesses da classe hegemônica e atualizada em cada Ato Institucional à medida que aumentava a repressão estatal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este texto, el objetivo es comprender el funcionamiento de la representación discursiva del otro como comunista en vísperas del golpe de 1964 en Brasil y su reproducción a lo largo de los primeros cinco años del período militar. Fundamentado en el Análisis del Discurso de Pêcheux, el proceso interpretativo se llevó a cabo utilizando categorías como formación imaginaria, memoria discursiva y formación discursiva. El corpus de análisis consistió en diez secuencias discursivas extraídas de los diecisiete Actos Institucionales (AIs) publicados en estos años. Se observó en estas secuencias que la imagen del otro como comunista constituye una red de significados que, alimentada desde principios del siglo XX, se reinterpretó según los intereses de la clase hegemónica y se actualizó en cada Acto Institucional a medida que se intensificaba la represión estatal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this text, we aim to comprehend the functioning of the discursive representation of the other as a communist on the eve of the Brazilian 1964 coup and its reproduction throughout n the first five years of the military period. Anchored in Pêcheutian Discourse Analysis, we conduct the interpretive process using categories such as imaginary formation, discursive memory, and discursive formation. The corpus of analysis consisted of ten discursive sequences extracted from the seventeen Institutional Acts (AIs) published in these years. We observed in these sequences that the image of the other as a communist constitutes a network of meanings that, nurtured since the beginning of the 20th century, is reinterpreted according to the interests of the hegemonic class and updated in each Institutional Act as state repression intensified.
  • A PRIMAVERA DAS MULHERES: RECITAÇÃO DE MITOS E TRAJETOS DE MEMÓRIA EM CAPAS DE REVISTAS Artigo Original

    Gonzaga, Juliane de Araujo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa discursivamente as capas das revistas Época e Istoé publicadas em novembro de 2015, período de efervescência de manifestações de mulheres nas ruas das grandes cidades brasileiras. Objetiva-se compreender como os discursos dessas mídias fabricam o acontecimento Primavera das Mulheres na relação entre imagens e legendas, produzindo sentidos sobre o que é visto e lido. O arsenal-teórico se serve da interlocução entre o conceito de mito desenvolvido pela Semiologia de Roland Barthes e postulados da Análise de Discurso francesa acerca da imagem como operadora social de memória, uma vez que os discursos das mídias tensionam formas, significação e história. A análise demonstra que as capas apresentam procedimentos de conotação que deslocam significantes, atribuindo-lhes significados históricos. Assim, recitam mitos como o da “juventude que sonha com a revolução” e acionam, por analogia e associação a imagens anteriores, trajetos de memória que remontam ao acontecimento da Primavera Árabe.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analisa discursivamente portadas de las revistas Época e Istoé publicadas en noviembre de 2015, un período de efervescencia de manifestaciones de mujeres en las calles de las grandes ciudades brasileñas. El objetivo es comprender cómo los discursos de estos medios fabrican el acontecimiento Primavera de las Mujeres en la relación entre imágenes y subtítulos, produciendo significados sobre lo que se ve y lo que se lee. El arsenal teórico se basa en la interacción entre el concepto de mito desarrollado por la Semiología de Roland Barthes y los postulados del Análisis del Discurso francés sobre la imagen como operadora social de la memoria, ya que los discursos de los medios tensan formas, significados e historia. El análisis demuestra que las portadas presentan procedimientos de connotación que desplazan significantes, atribuyéndoles significados históricos. Así, recurren a mitos como el de “la juventud que sueña con la revolución” y activan, por analogía y asociación con imágenes anteriores, trayectorias de memoria que se remontan al evento de la Primavera Árabe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a discursive analysis of Época and Istoé magazine covers published in November 2015, an effervescent period of women’s protests in major Brazilian cities’ streets. We propose understanding how these media discourses constitute the Women’s Spring event in the correlation between images and captions, producing significance about what is seen and what is read. We establish the theoretical foundation on the interlocution between the concept of myth developed by Roland Barthes’ Semiology and postulates of French Discourse Analysis about the image as a social memory operator because the media discourses challenge forms, signification, and history. The analysis demonstrates that the magazine covers present connotation procedures that move significants, atributting then historical meanings. Thus, the magazine covers recite myths such as the “youth who dreams about revolution” and activate, by analogy and association to previous images, memory trajectories that date back to the event of Arab Spring.
  • O ENUNCIADO “LULA LIVRE” COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: UM OLHAR SOBRE A SOLTURA DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Artigo Original

    Carmo, Andreia Nascimento; Santos, Janete Silva dos

    Resumo em Português:

    Resumo Discute-se neste artigo de que forma a libertação do então ex-presidente Lula, em 2019, constitui-se como acontecimento discursivo. Para tanto, ancoramo-nos no aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso francesa de orientação pecheuxtiana, mobilizando alguns dos dispositivos que compõem essa perspectiva: condições de produção, memória discursiva, formação discursiva, formação ideológica e posição-sujeito. Analisa-se, assim, o modo como esse acontecimento histórico é discursivizado e produz efeitos de sentido, levando-se em conta possíveis elaborações parafrásticas e polissêmicas do enunciado “Lula Livre”. Considerando-se os diferentes modos de significação desse acontecimento/enunciado, dada a posição-sujeito que o enuncia ou que por ele é interpelada, aponta-se como o dizível é “regulado” pelas condições ideológicas de produção do discurso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza cómo la liberación del entonces expresidente Lula en 2019 constituye un evento discursivo. Para ello, nos anclamos en el aporte teórico-metodológico del Análisis del Discurso francés con orientación pecheuxtiana, movilizando algunos de los dispositivos que componen esta perspectiva: condiciones de producción, memoria discursiva, formación discursiva, formación ideológica y posición del sujeto. Por lo tanto, analizamos la forma en que este acontecimiento histórico es discursivizado y produce efectos de significado, teniendo en cuenta posibles elaboraciones parafrásticas y polisémicas del enunciado “Lula Livre”. Considerando los diferentes modos de significado de este evento/enunciado, dada la posición del sujeto que lo enuncia o es desafiado por él, señalamos cómo lo que es decible está “regulado” por las condiciones ideológicas de producción del habla.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores how the release of the then-former president Lula in 2019 constitutes a discursive event. So, we anchor ourselves in the theoretical-methodological contribution of French Discourse Analysis with a Pecheuxtian orientation, mobilizing some of the devices that make up this perspective: conditions of production, discursive memory, discursive formation, ideological formation, and subject position. We therefore analyze the way in which this historical event is discursivized and produces effects of meaning, taking into account possible paraphrastic and polysemic elaborations of the utterance “Lula Livre”. Considering the different modes of meaning of this event/utterance, given the subject position that utters it or is challenged by it, we point out how what is sayable is “regulated” by the ideological conditions of speech production.
  • QUEM PODE FALAR NO CENÁRIO POLÍTICO? DISCURSOS DISCRIMINATÓRIOS SOBRE A VOZ E A FALA PÚBLICA FEMININAS Artigo Original

    Braga, Amanda; Piovezani, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo trata da longa duração histórica dos discursos discriminatórios que visam a calar e/ou a menosprezar a voz e a fala pública femininas. Valendo-se de pressupostos e procedimentos metodológicos da Análise do discurso francesa, examinam-se enunciados da Grécia e da Roma antigas e do Brasil contemporâneo, formulados em gêneros discursivos diversos, que materializam um conjunto de ideias, crenças e representações a propósito das supostas incapacidades femininas para o desempenho oratório no espaço público. No que concerne à contemporaneidade, analisam-se enunciados que tematizam a voz e a fala pública femininas no cenário político, mais precisamente com respeito à ex-presidenta Dilma Rousseff e à deputada federal Tabata Amaral. Demonstra-se que, a despeito das profundas transformações históricas nas condições de produção dos discursos, a discriminação da fala e da voz femininas consolidou-se de tal modo que continua a se perpetuar em nossos dias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo aborda la larga duración histórica de los discursos discriminatorios que buscan silenciar y/o menospreciar la voz y la expresión pública de las mujeres. Utilizando supuestos y procedimientos metodológicos del Análisis del Discurso francés, se examinan enunciados de la antigua Grecia, Roma y la contemporánea Brasil, y se formulan en géneros discursivos variados. Estos enunciados materializan un conjunto de ideas, creencias y representaciones acerca de las presuntas limitaciones de las mujeres para el discurso público en el espacio público. En lo que respecta a la contemporaneidad, se analizan enunciados que tratan sobre la voz y la expresión pública de las mujeres en el ámbito político, específicamente aquellos relacionados con la expresidenta Dilma Rousseff y la diputada federal Tabata Amaral. Se demuestra que, a pesar de las profundas transformaciones históricas en las condiciones de producción de los discursos, la discriminación hacia la voz y la expresión pública de las mujeres se ha consolidado de tal manera que continúa perpetuándose en nuestros días.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the long-standing history of silencing and belittling women’s voices and public speech through discriminatory discourses. Using assumptions and methodological procedures of the French Discourse Analysis, we examine utterances from ancient Greece and Rome, from modern Europe and contemporary Brazil, coming from different fields of knowledge and formulated in different discursive genres, which materialize a set of ideas, beliefs, and representations about the supposed female incapacities for public performance in public space. Regarding contemporary times, we analyze utterances that focus on female voice and public speech in the political scenario, more precisely, utterances that concern former president Dilma Rousseff and federal deputy Tabata Amaral. We demonstrate that, despite the profound historical changes in the conditions of discourse production, the discrimination of female speech has become so consistent that it continues to perpetuate itself today.
  • O DISCURSO TEATRAL: REFLEXÕES BAKHTINIANAS Artigo Original

    Gonçalves, Jean Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio, vinculado ao projeto de pesquisa O Discurso Teatral em perspectiva dialógica: potencialidades, urgências, demandas (UFPR/CNPq), tem como objetivo apresentar reflexões sobre o discurso teatral a partir de uma abordagem dialógica, cuja principal ancoragem teórica se constitui pelos escritos de Bakhtin e o Círculo. Para isso, questiona-se o discurso teatral e, nessa mirada, como analisá-lo. Atravessam o texto discussões relacionadas a uma noção de discurso teatral que, ao mesmo tempo, extrapola o espaço da mise-en-scène e o campo da produção do espetáculo, abrigando projetos discursivos que contenham elementos de teatralidade, estejam eles relacionados ou não ao universo cênico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo, vinculado al proyecto de investigación El discurso teatral en perspectiva dialógica: potencialidades, urgencias, demandas (UFPR/CNPq), tiene como objetivo presentar reflexiones sobre el discurso teatral desde un enfoque dialógico, que tiene su principal fundamento teórico en los escritos de Bakhtin y su Círculo. Para lograrlo, se cuestiona el discurso teatral y, en esta perspectiva, cómo analizarlo. De esta manera, el texto aborda discusiones relacionadas con una noción de discurso teatral que, al mismo tiempo, va más allá del espacio de la mise-en-scène y del campo de la producción del espectáculo, albergando proyectos discursivos que contengan elementos de teatralidad, ya estén relacionados o no con el universo escénico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay, linked to the research project Theatrical Discourse in a dialogic perspective: potentialities, urgencies, demands (UFPR/ CNPq), aims to present reflections on theatrical discourse from a dialogical approach - primarily grounded in the writings of Bakhtin and his Circle. So, we question the theatrical discourse and, from this perspective, how to analyze it. Accordingly, we delves into discussions related to a notion of theatrical discourse that simultaneously goes beyond the space of mise-en-scène and the realm of production of the performance, encompassing discursive projects that contain elements of theatricality, whether they are related to the theatrical universe or not.
  • SENTIDOS DE BRASIL E BRASILEIRO EM MATERIAL DIDÁTICO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Artigo Original

    Nascimento, Mariana Ruiz; Brito, Cristiane Carvalho de Paula

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa discutir e identificar representações discursivas sobre o Brasil e os brasileiros construídas em um livro de Português como Língua Estrangeira (PLE). Com base nos estudos trans/indisciplinares em Linguística Aplicada e em teorias discursivas de linguagem, parte-se da hipótese de que o livro didático analisado silencia as múltiplas e possíveis identidades do brasileiro; e que, quando retratadas, são tidas como estagnadas. Na análise, foram identificadas cinco representações, sintetizadas nos seguintes enunciados: (a) o brasileiro é “gente boa”; (b) Brasil: o país das praias, futebol e fio dental; (c) o brasileiro é engraçado; (d) Brasil, um país exótico; e (e) o brasileiro é romântico. Essas representações se inscrevem em discursos de colonialidade que corroboram imagens totalizantes sobre língua-cultura e identidade brasileiras. A análise aponta a necessidade de problematizar, nos processos de ensino-aprendizagem de línguas, sentidos homogêneos e universalizantes que (re)produzem preconceitos, estereótipos e reforçam relações desiguais de poder.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir e identificar las representaciones discursivas sobre Brasil y los brasileños en un libro de texto de Portugués como Lengua Extranjera. Basándose en estudios trans/interdisciplinarios en Lingüística Aplicada y teorías discursivas del lenguaje, la hipótesis es que el libro de texto analizado silencia las múltiples y posibles identidades de los brasileños, y cuando se representan, parecen estar estancadas. En el análisis, se identificaron las siguientes representaciones: (a) Los brasileños son “personas amables”; (b) Brasil es el país de las playas, del fútbol y de los bikinis de fio dental; (c) Los brasileños son divertidos; (d) Brasil, un país exótico; y (e) Los brasileños son románticos. Estas representaciones se inscriben en discursos de colonialidad que corroboran imágenes totalizadoras sobre el lenguaje, la cultura y la identidad brasileña. El análisis señala, por lo tanto, la necesidad de problematizar, en los procesos de enseñanza-aprendizaje de las lenguas, significados homogéneos y universalizantes que (re)producen prejuicios, estereotipos y refuerzan relaciones de poder desiguales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to discuss and identify discursive representations about Brazil and Brazilians from a textbook of Portuguese as a Foreign Language. Based on trans/indisciplinary studies in Applied Linguistics and discursive theories of language, the hypothesis is that the analyzed textbook silences the multiple and possible identities of Brazilians; and, when depicted, they seem to be stagnant. In the analysis, the following representations were identified: (a) Brazilians are “nice people”; (b) Brazil: the country of beaches, football and fio dental bikinis; (c) Brazilians are funny; (d) Brazil, an exotic country; and (e) Brazilians are romantic. These representations are inscribed in discourses of coloniality that corroborate totalizing images about the Brazilian language, culture and identity. The analysis points, therefore, to the need to problematize, in the teaching-learning processes of languages, homogeneous and universalizing meanings that (re)produce prejudices, stereotypes and reinforce unequal power relations.
  • “NO NAMORO FOI AQUELA ILUSÃO”: ANÁLISE DE NARRATIVAS DE MULHERES POBRES VÍTIMAS DE RELACIONAMENTOS VIOLENTOS Artigo Original

    Lima, Fábio Fernando; Bastos, Liliana Cabral

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo do quadro teórico oferecido pela Análise da Narrativa, este trabalho analisa narrativas de histórias de vida de mulheres pobres que vivenciaram relacionamentos conjugais violentos, descrevendo como essas mulheres operam discursivamente com determinados aspectos normativos estabelecidos socialmente, atrelados aos atravessamentos de “gênero”, “raça” e “classe social”. Observa-se também como os atravessamentos se articulam com elementos e sistemas sociais contemporâneos - o amor romântico, a religiosidade, o valor do trabalho, a meritocracia. Nesse caminho, sobretudo nas “avaliações” das narrativas analisadas, observamos determinadas normas instituídas de gênero concorrendo com novos elementos - tais como a agência das narradoras - caracterizados por estabelecer fissuras sobre aspectos normativos, ratificando a posição assumida por Butler (2014), segundo a qual, embora a categoria “gênero” faça referência ao mecanismo pelo qual as noções de masculino e feminino são produzidas e naturalizadas, também coloca esses aspectos em questão, produzindo transformações nas convenções sociais generificadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Partiendo del marco teórico proporcionado por el Análisis Narrativo, este trabajo examina las narrativas de historias de vida de mujeres pobres que experimentaron relaciones conyugales violentas, describiendo cómo estas mujeres operan discursivamente con ciertos aspectos normativos socialmente establecidos relacionados con las intersecciones de “género”, “raza” y “clase social”. También observamos cómo estas intersecciones se entrelazan con elementos y sistemas sociales contemporáneos, como el amor romántico, la religiosidad, el valor del trabajo y la meritocracia. En este camino, especialmente en las “evaluaciones” de las narrativas analizadas, observamos que ciertas normas de género establecidas compiten con nuevos elementos, como la agencia de las narradoras, que se caracterizan por abrir fisuras en aspectos normativos, ratificando la posición asumida por Butler (2014), según la cual, aunque la categoría “género” se refiere al mecanismo mediante el cual se producen y naturalizan las nociones de masculinidad y feminidad, también cuestiona estos aspectos, generando cambios en las convenciones sociales relacionadas con el género.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the theoretical framework offered by the Narrative Analysis, this work seeks to analyze narratives of the life histories of poor women who have experienced violent marital relationships, describing the ways in which these women operate discursively with certain normative aspects socially established, linked to “gender” crossings, “race” and “social class”. We also observe how such crossings are articulated with contemporary social elements and systems, such as romantic love, religiosity, the value of work, meritocracy. In this way, especially in the “evaluations” of the narratives analyzed, we observe certain gender-based norms competing with new elements - such as the narrators' agency - characterized by establishing cracks on normative aspects, ratifying the position taken by Butler (2014) according which, although the category “gender” refers to the mechanism by which the notions of masculine and feminine are produced and naturalized, also puts these aspects in question, producing transformations in the generalized social conventions.
  • AUTORIA DE MULHERES E DESIGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR Artigo Original

    Ruano-Ibarra, Elizabeth del Socorro; Resende, Viviane de Melo

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, toma-se como dado discursivo a ementa e a bibliografia obrigatória de planos de ensino superior, visando contribuir ao debate sobre assimetrias de gênero na divulgação de conhecimento científico. A abordagem se insere nos estudos críticos discursivos de práticas institucionalizadas, cotidianas e naturalizadas que reafirmam desigualdades sociais no campo acadêmico. A proposta teórico-metodológica baseia-se nos conceitos de androcentrismo, despatriarcalização, paridade de gênero e pensamento latino-americano. Considerando o conceito básico de gênero situado, utilizam-se as categorias analíticas de léxico, interdiscursividade e intertextualidade. Como resultado, mapeiam-se formas de manutenção da primazia masculina e da sub-representação de mulheres, além de subordinações do gênero acadêmico ao burocrático.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo toma como dato discursivo el plan de studios y la bibliografía obligatoria de un plan de asignatura universitaria buscando contribuir con el debate sobre la asimetría de género en la divulgación de conocimiento científico. La propuesta se localiza en los estudios críticos discursivos de prácticas institucionalizadas, cotidianas y naturalizadas reafirmadoras de desigualdades sociales en el campo académico. El desarrollo teórico-metodológico se basa en los conceptos de androcentrismo, despatriarcalización, paridad de género y pensamiento latino americano. Considerando el concepto de género situado, se utilizan las categorías analíticas de léxico, interdiscursividad e intertextualidad. Como resultando se mapearon las formas de manutención de la primacía masculina e de subrepresentación de las mujeres, además la subordinación del género académico al burocrático.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we take syllabus and the required bibliography from a higher education curriculum as our corpus of discourse data. We aim to contribute to the discussion about asymmetries of gender in the divulgation of scientific knowledge. Our approach falls within the scope of critical discourse studies of institutionalized daily practices, which are naturalized and reassure social inequality in the academic field. We base our theoretical-methodological proposal on the concepts of androcentrism, depatriarchization, gender equality, and Latin American thought. Because of the situated genre concept, we apply analytical categories of lexicon, interdiscursivity, and intertextuality. Our analysis indicates forms of men authorship primacy and underrepresentation of women, besides subordination of the academic gender to the bureaucratic.
  • LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E LITERATURAS: ANÁLISE DISCURSIVA DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO PNLD 2020 Artigo Original

    Nascimento, Débora Ventura Klayn

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda o cenário de livros didáticos no Brasil, marcado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O foco de análise recai no edital de convocação do PNLD 2020. Apoiado em pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), o objetivo do texto é traçar um histórico do PNLD e apresentar uma discussão acerca do mercado de livros didáticos no Brasil. A análise do edital de convocação do PNLD 2020 se dá em cotejo com recentes pesquisas sobre desafios e perspectivas quanto ao ensino de línguas em livros didáticos, entre as quais destacam-se as de Silva e Pereira (2018), Paim (2018) e Amorim (2017). Os resultados apontam para avanços em aspectos como o cuidado quanto a representações estereotipadas e respeito à legislação e aos documentos oficiais. Contudo, os desafios ainda se mostram presentes, sobretudo no espaço destinado às literaturas negras e indígenas e ao posicionamento discente crítico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda el panorama de los libros de texto en Brasil, marcado por el Programa Nacional del Libro y el Material Didáctico (PNLD). El enfoque de análisis se centra en la convocatoria del PNLD 2020. Basado en los presupuestos del Análisis Dialógico del Discurso (ADD), el objetivo del texto es trazar una historia del PNLD y presentar una discusión sobre el mercado de libros de texto en Brasil. El análisis de la convocatoria del PNLD 2020 se lleva a cabo en comparación con investigaciones recientes sobre desafíos y perspectivas en la enseñanza de idiomas en libros de texto, entre las que se destacan las de Silva y Pereira (2018), Paim (2018) y Amorim (2017). Los resultados indican avances en aspectos como la atención a representaciones estereotipadas y el respeto a leyes y documentos oficiales. Sin embargo, los desafíos siguen siendo evidentes, especialmente en lo que respecta a la inclusión de literatura negra e indígena y la promoción de la posición crítica del estudiante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article provides an overview of the scenario of textbooks in Brazil, marked by the National Book and Teaching Material Program (PNLD). The analysis focus is on the PNLD 2020 call notice and on the advances and challenges regarding Portuguese and literatures textbooks. Supported by Dialogic Discourse Analysis (ADD) assumptions, the text traces a history of PNLD and presents a discussion about the textbook market in Brazil. The analysis of the PNLD 2020 call notice is in comparison with recent research on challenges and perspectives regarding the teaching of languages ​​in textbooks, among which Silva and Pereira (2018), Paim (2018) and Amorim (2017). The results point to advances in aspects such as care regarding stereotyped representations and respect for legislation and official documents. The challenges are still present, especially in the space that the materials allocate to black and indigenous literatures and to critical student positioning.
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE CONTOS E RECONTOS: POSSIBILIDADES DISCURSIVAS (DES)ENVOLVENTES Artigo Original

    Bortolozo, Célia Regina Fialho; Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, ancorado na Teoria Histórico-Cultural, visa explorar práticas pedagógicas na Educação Infantil para revelar desafios e potencialidades do trabalho com literatura para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O material empírico de uma turma de pré-escola pública do interior paulista foi produzido em planejamento colaborativo entre professora e pesquisadora, com atividades relacionadas à alfabetização. O artigo recorta para análise interações discursivas que se deram em torno do trabalho com um conto clássico da literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho. Contrastando duas atividades, mostra a importância da recorrência de trabalho com um mesmo conto para que as crianças memorizem trechos, diálogos, partes que mais lhes interessam, dentre outras possibilidades; isso lhes dará suporte para a criação imaginativa. Alerta-se para dificuldades ainda enfrentadas em esclarecer aos pais e famílias a importância de trabalhos com a literatura, superando argumentos prioritariamente relacionados ao ensinamento de valores e desenvolvimento moral das crianças.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Anclada en la Teoría Histórico-Cultural, esta investigación tiene como objetivo explorar prácticas pedagógicas en Educación Infantil para revelar desafíos y potencialidades del trabajo con la literatura para el desarrollo del lenguaje oral y escrito. Participa una clase de preescolar público del interior de São Paulo. El material empírico se produjo en una planificación colaborativa entre docente e investigadora, con actividades relacionadas con la lectoescritura. En este artículo, cortamos para el análisis las interacciones discursivas que tuvieron lugar en torno a la obra con un cuento clásico de la literatura infantil: Caperucita Roja. Contrastando dos actividades, mostramos la importancia de la recurrencia del trabajo con el mismo cuento para que los niños memoricen fragmentos, diálogos, partes que más les interesen, entre otras posibilidades; esto los apoyará en la creación imaginativa. Alertamos sobre las dificultades que aún enfrentamos para aclarar a los padres y familias la importancia del trabajo con la literatura, superando argumentos principalmente relacionados con la enseñanza de valores y el desarrollo moral de los niños.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, anchored in Historical-Cultural Theory, aims to explore pedagogical practices in Early Childhood Education to reveal the challenges and potential of working with literature for the development of oral and written language. The empirical material from a public preschool class in the interior of São Paulo was produced in collaborative planning between teacher and researcher, with activities related to literacy. The article analyzes discursive interactions that took place around the work with a classic tale from children's literature: Little Red Riding Hood. Contrasting two activities, it shows the importance of repeating work with the same story so that children can memorize excerpts, dialogues, parts that interest them most, among other possibilities; this will give them support for imaginative creation. We are aware of the difficulties still faced in clarifying to parents and families the importance of working with literature, overcoming arguments primarily related to teaching children values and moral development.
  • A MATERNIDADE E SUA REPRESENTAÇÃO ONÍRICA NA POESIA DE ADRIENNE RICH Artigo Original

    Kempinska, Olga

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo busca compreender a especificidade do discurso acerca da maternidade elaborado nos ensaios e na poesia de Adrienne Rich no momento de sua afirmação feminista. De fato, estabelecendo uma continuidade com a tradição da dicção revoltada e democrática de Walt Whitman, Rich, que até hoje é pouco lida no Brasil, utiliza em seu discurso a enumeração e a narratividade buscando encenar com coragem a dor e a ambivalência relacionadas à experiência da maternidade. A violência da escrita e o uso da linguagem onírica, que enfrentam a tradição órfica patriarcal associada ao fonocentrismo tornam a poesia de Rich condizente com as propostas da desconstrução em seus aspectos subversivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca comprender la especificidad del discurso sobre la maternidad desarrollado en los ensayos y la poesía de Adrienne Rich en el momento de su afirmación feminista. De hecho, estableciendo una continuidad con la tradición de la expresión rebelde y democrática de Walt Whitman, Rich, quien aún es poco leída en Brasil, utiliza en su discurso la enumeración y la narración en un intento de escenificar con valentía el dolor y la ambivalencia relacionados con la experiencia de la maternidad. La violencia de la escritura y el uso del lenguaje onírico, que desafían la tradición órfica patriarcal asociada al fonocentrismo, hacen que la poesía de Rich sea congruente con las propuestas de la deconstrucción en sus aspectos subversivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper seeks to understand the specificity of the discourse about the motherhood elaborated in the essays and the poetry by Adrienne Rich at the time of her feminist affirmation. Effectively, in establishing a continuity with Walt Whitman's tradition of rebel and democratic diction, Rich, to this day rarely read in Brazil, uses in her discourse the enumeration and the narrative mode to represent courageously the pain and the ambivalence related to the experience of motherhood. The violence of writing as well as the use of oneiric language that face the orphic patriarchal tradition linked to phonocentrism make the poetry by Rich conform to the theory of deconstruction in its subversive aspects.
  • O DISCURSO PUBLICITÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE PELO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE Artigo Original

    Oliveira, Derli Machado

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, analisa-se o anúncio #reinventeofuturo do banco Bradesco, veiculado em abril de 2020, com o objetivo de investigar o discurso publicitário em tempos de pandemia da Covid-19 à luz do Sistema de Avaliatividade desenvolvido por Martin e White (2005). Constatou-se que os traços semânticos de avaliatividade mapeados no anúncio estão predominantemente na região semântica da ‘ética’ (Julgamento - Estima Social), que se refere à avaliação do comportamento humano com base em normas e convenções sociais, configurando forte tendência do discurso publicitário em tempos de pandemia em agregar carga semântica de avaliação positiva, em que a representação das instituições se dá pela construção de uma imagem altruísta por meio de práticas solidárias e mensagens de autoconfiança.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo analizamos el anuncio #reinventeofuturo del banco Bradesco, que fue publicado en abril de 2020, con el objetivo de investigar el discurso publicitario en tiempos de pandemia de Covid-19 a la luz del Sistema de la valoración desarrollado por Martin y White (2005). Se encontró que los rasgos semánticos de evaluabilidad mapeados en el anuncio se encuentran predominantemente en la región semántica de la 'ética' (Juicio - Estima Social), que se refiere a la evaluación del comportamiento humano en base a normas y convenciones sociales, configurando fuerte tendencia el discurso publicitario en tiempos de pandemia tiene carga semántica de valoración positiva, cuya representación de las instituciones se da a través de la construcción de una imagen altruista a través de prácticas solidarias y mensajes de autoconfianza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the advertisement #reinventeofuturo published by Bradesco bank in april 2020, with the aim of investigating the publicity discourse in times of Covid-19 pandemic in the light of the appraisal system developed by Martin and White (2005). It was verified that the semantic traits of evaluability mapped in the advertisement are predominantly in the semantic region of 'ethics' (Judgment - Social Esteem), which refers to the evaluation of human behavior based on social norms and conventions, configuring strong trend the publicity discourse in times of pandemic in adding semantic load of positive evaluation, whose representation of the institutions occurs through the construction of an altruistic image through practices of solidarity and messages of self-confidence.
  • ANÁLISE DIALÓGICA DA CARTILHA INFANTIL “CORONAVÍRUS - VAMOS NOS PROTEGER”: TENSÕES ENTRE DISCURSOS CIENTÍFICO-PREVENTIVOS E POLÍTICO-GOVERNAMENTAIS Artigo Original

    Fuza, Ângela Francine; Polato, Adriana Delmira Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva analisar o entrelaçamento valorativo de discursos na constituição da “Cartilha para crianças: Coronavírus - vamos nos proteger”, do Ministério da Saúde, a partir de relações dialógicas tensas entre orientações preventivas para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e outros discursos político-governamentais. Balizam a discussão os estudos dialógicos da linguagem, à luz dos escritos de Bakhtin e o Círculo, e pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso (ADD). Os resultados apontam que, em suas dimensões sócio-histórica, cultural, ideológica e verbo-visual, a confluência semântico-axiológica entre o já dito e o porvir na Cartilha engendra um discurso político-governamental legitimado por refrações híbridas das esferas ideológicas pública, científica e cotidiana, num todo valorativo do qual emergem discursos de acessibilidade dos cidadãos à orientação e à assistência médica pelo SUS/governo; eufemização das consequências da doença; negação de sua gravidade; negação da perduração do status pandêmico; proteção familiar e governamental à criança e ao idoso, dentre outros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo objetiva analizar como diferentes discursos se entretejen de modo valorativo en la constitución de la “Cartilha para crianças: Coronavírus - vamos nos proteger”, del Ministerio de la Salud, a partir de relaciones dialógicas tensas entre la tematización discursiva de orientaciones preventivas para enfrentamiento de la pandemia de Covid-19 y otros discursos político-gubernamentales. Los estudios dialógicos del lenguaje, a la luz de las escrituras del Círculo de Bajtín y de investigaciones contemporáneas en Análisis Dialógico del Discurso (ADD), balizan la discusión. Los resultados apuntan que, en sus dimensiones socio-históricas, culturales, ideológicas y verbo-visuales, la confluencia semántico-axiológica entre lo dicho y el porvenir en la Cartilha engendra un discurso político-gubernamental legitimado por refracciones híbridas de las esferas ideológicas público-científico-cotidianas, en un todo valorativo del cual emergen discursos de accesibilidad de los ciudadanos hacia la orientación y hacia la asistencia médica a través de SUS/gobierno; eufemización de las consecuencias de la enfermedad; negación de su gravedad; negación de la perduración de su status pandémico; protección familiar y gubernamental a los niños y a los ancianos, entre otros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze how different discourses are valuatively intertwined in the constitution of the “Cartilha para crianças: Coronavírus - vamos nos proteger” of the Ministry of Health, based on tense dialogical relationships between the discursive thematization of preventive guidelines for coping with the Covid-19 pandemic and other political government discourses. Dialogical studies of language, in the light of Bakhtin Circle´s writings and contemporary research in Dialogical Discourse Analysis (DDA), have guided the discussion. The results show that, in its socio-historical, cultural, ideological and verbal-visual dimensions, the semantic-axiological confluence between what has already been said and what is to come in the Cartilha engenders political-governmental discourse legitimated by hybrid refractions of the public-scientific-everyday ideological spheres, in a valued whole from which citizens' accessibility discourses emerge into guidance and into medical care by the SUS/government; euphemization of the consequences of the disease; denial of its seriousness; denial of the permanence of its pandemic status; family and governmental protection for children and for the elderly, among others.
  • PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE GÊNERO: UMA VISÃO DIACRÔNICA Artigo Original

    Nunes, Valfrido da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Investiga-se neste artigo como a categoria gênero é abordada em dissertações e teses da área de Linguística. O estudo fundamenta-se principalmente na sociorretórica (Bazerman, 2015; Bhatia, 1993; Miller, 2009; Swales, 1990), na teoria dialógica (Bakhtin, 2003; Bakhtin; Volochinov, 2009) e nos estudos textuais (Marcuschi, 2008; 2010). Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, baseada na análise documental de um corpus constituído por resumos e introduções das teses e dissertações de Linguística defendidas na Universidade Federal de Alagoas entre 1991 e 2017. A análise indica que os trabalhos investigados focam gêneros diversos, em distintas esferas discursivas, concentrando-se entre descrição do gênero e sua aplicação pedagógica; que são predominantemente filiados aos estudos textuais ou à linguística aplicada; e que Bakhtin e Marcuschi são dois consensos teóricos nas análises empreendidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga cómo se aborda la categoría de género en disertaciones y tesis del área de Lingüística. El estudio se basa principalmente en la sociorretórica (Bazerman, 2015; Bhatia, 1993; Miller, 2009; Swales, 1990), la teoría dialógica (Bajtín, 2003; Bajtín; Volóshinov, 2009) y estudios textuales (Marcuschi, 2008; 2010). Se trata de una investigación cuantitativa-cualitativa, basada en el análisis documental de un corpus compuesto por resúmenes e introducciones de tesis y disertaciones en Lingüística defendidas en la Universidad Federal de Alagoas, Brasil, entre 1991 y 2017. El análisis indica que los trabajos investigados se centran en géneros diversos, en diferentes ámbitos discursivos, centrados en la descripción del género y su aplicación pedagógica; que están predominantemente afiliados a estudios textuales o lingüística aplicada; y que Bajtín y Marcuschi son dos consensos teóricos en los análisis realizados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates how the genre category is approached in dissertations and theses in the area of ​​Linguistics. The study is mainly based on socio-rhetorical (Bazerman, 2015; Bhatia, 1993; Miller, 2009; Swales, 1990), dialogic theory (Bakhtin, 2003; Bakhtin; Volochinov, 2009) and textual studies (Marcuschi, 2008; 2010). This is quantitative-qualitative research, based on documentary analysis of a corpus consisting of abstracts and introductions of Linguistics theses and dissertations defended at the Federal University of Alagoas, Brazil, between 1991 and 2017. The analysis indicates that the works investigated focus on genres diverse, in different discursive spheres, focusing on the description of the genre and its pedagogical application; which are predominantly affiliated with textual studies or applied linguistics; and that Bakhtin and Marcuschi are two theoretical consensuses in the analyzes undertaken.
  • DOS DISCURSOS DA/NA MÍDIA: UM PERCURSO COM MICHEL PÊCHEUX Artigo Original

    Dela-Silva, Silmara; Carneiro, Ceres Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo empreende um gesto de leitura do modo como a mídia e os discursos que nela são formulados e circulam comparecem nas reflexões teórico-analíticas propostas por Michel Pêcheux, na teorização da análise de discurso. Especificamente, volta-se a dois pontos: a) o modo como os discursos da/na mídia são mobilizados em textos de Pêcheux e outros pesquisadores a ele relacionados, em suas produções no cenário francês, entre o final da década de 1960 e início dos anos de 1980; b) o modo como essas reflexões que perpassam a obra pecheutiana encontram ressonância a partir da reterritorialização da análise de discurso no Brasil, resultando em análises de corpora diversos e teorizações acerca dos discursos jornalístico, publicitário e digital.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo emprende un gesto de lectura del modo en que los medios y los discursos que en ellos se formulan y circulan aparecen en las reflexiones teórico-analíticas propuestas por Michel Pêcheux, en la teorización del análisis del discurso. En concreto, aborda dos puntos: a) la forma en que los discursos mediáticos se movilizan en los textos de Pêcheux y otros investigadores afines a él, en sus producciones en la escena francesa, entre finales de los años 1960 y principios de los años 1980; b) la forma en que estas reflexiones que permean el trabajo pecheutiano encuentran resonancia a través de la reterritorialización del análisis del discurso en Brasil, resultando en análisis de diversos corpus y teorizaciones sobre los discursos periodísticos, publicitarios y digitales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyse the way in which the media and the discourses that are formulated and circulate in it appear in the theoretical-analytical reflections proposed by Michel Pêcheux, in the theory of discourse analysis. Specifically, it considered two points: a) the way in which media discourses are mobilized in texts by Pêcheux and other researchers related to him, in their productions on the French scene, between the late 1960s and early 1980s; b) the way in which these reflections that permeate the Pecheutian work found resonance from the reterritorialization of discourse analysis in Brazil, resulting in analysis of diverse corpora and theorizations about the journalistic, advertising and digital discourse.
  • ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM USO NA SEÇÃO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS DE ARTIGOS EM LINGUÍSTICA Artigo Original

    Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira; Bezerra, Benedito Gomes; Pimentel, Renato Lira

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho examina, à luz da análise de movimentos proposta por Swales (1990), as estratégias retóricas mobilizadas na seção de considerações finais de artigos da área de Linguística. Para este estudo, de natureza exploratória, foram selecionados dez artigos publicados em periódicos brasileiros, cujas seções conclusivas foram submetidas à análise de movimentos e passos retóricos, com base no modelo apresentado por Cotos, Huffman e Link (2015). Os resultados indicam estratégias recorrentes de retomada dos objetivos, métodos, resultados, contribuições e implicações da pesquisa, além de eventuais sugestões de novos estudos. Entretanto, a retomada de objetivos ou métodos como forma de iniciar a seção constitui um dos pontos mais visíveis em que os textos se afastam do modelo de análise, ratificando a flexibilidade inerente ao gênero, nos limites das convenções estabelecidas pela comunidade acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo examina, a la luz del análisis de movidas propuesto por Swales (1990), las estrategias retóricas movilizadas en la sección de consideraciones finales de artículos del área de Lingüística. Para el estudio, de carácter exploratorio, se seleccionaron 10 artículos publicados en periódicos brasileños, cuyas secciones finales fueron sometidas al análisis de movidas y pasos retóricos, a partir del modelo presentado por Cotos, Huffman y Link (2015). Los resultados indican estrategias recurrentes para retomar los objetivos, métodos, resultados, contribuciones e implicaciones de la investigación, además de posibles sugerencias para nuevos estudios. Sin embargo, la retoma de objetivos o métodos como forma de iniciar la sección constituye uno de los puntos más visibles en los que los textos se alejan del modelo de análisis, ratificando la flexibilidad inherente al género, dentro de los límites de las convenciones establecidas por la comunidad académica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to examine, under the light of the move analysis proposed by Swales (1990), the rhetorical strategies mobilized in the conclusion section of articles in the field of Linguistics. For the study, of an exploratory character, ten articles published in Brazilian journals were selected, whose conclusive sections were submitted to the analysis of rhetorical movements and steps, based on the model presented by Cotos, Huffman and Link (2015). As a result, recurrent strategies for resuming the objectives, methods, results, contributions, and implications of the research were found, along with possible suggestions for new studies. However, the resumption of objectives or methods as a way of starting the section constitutes one of the most visible points at which the texts move away from the analysis model, ratifying the flexibility inherent to the genre, within the limits of the established conventions of the academic community.
  • INTERAÇÃO FICTIVA EM DISCURSO DIRETO: COMO E POR QUE LÍDERES RELIGIOSOS CONVENCEM MULTIDÕES Artigo Original

    Silva, Jaime Ulisses da; Rocha, Luiz Fernando Matos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga por que os adeptos de certas religiões são, por vezes, tomados por uma sensação mística de que padres, pastores e líderes espíritas estão pregando direta e particularmente para seus “corações e mentes” durante missas, cultos e palestras. Sustenta-se que o uso da Interação Fictiva (IF), especificamente em Discurso Direto Fictivo (DDFic), tem papel crucial na tentativa de provocar essa sensação. Entende-se a IF como o fenômeno do uso do Frame de Conversa para estruturar pensamento, gramática e discurso (Pascual, 2014). De metodologia qualitativo-interpretativa e agregando aspectos cognitivos e interacionais, o trabalho resulta no achado de que a Interação Fictiva, como estratégia argumentativa, viabiliza deiticamente acesso a um espaço conceptual genérico, pronto para ser preenchido e instanciado pela audiência. Demonstra-se, ainda, como o DDFic oportuniza projeções dos fiéis em si mesmos e a consequente sensação de que o orador adivinha o que eles pensam/sentem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga por qué los seguidores de ciertas religiones a veces se sienten abrumados por la sensación mística de que sacerdotes, pastores y líderes espirituales están predicando directa y particularmente a sus “corazones y mentes” durante misas, servicios y conferencias. Se argumenta que el uso de Interacción Fictiva (IF), específicamente en Discurso Directo Fictivo (DDFic), juega un papel crucial al intentar provocar esta sensación. Se entiende por IF el fenómeno de utilizar el Marco de Conversación para estructurar el pensamiento, la gramática y el discurso (Pascual, 2014). Utilizando una metodología cualitativa-interpretativa y agregando aspectos cognitivos e interaccionales, el trabajo resulta en el hallazgo de que la Interacción Fictiva, como estrategia argumentativa, permite deícticamente el acceso a un espacio conceptual genérico, listo para ser llenado e instanciado por la audiencia. También se demuestra cómo el DDFic permite proyecciones de los fieles sobre sí mismos y la consiguiente sensación de que el hablante adivina lo que piensa/siente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates why adherents of certain religions are sometimes overcome by a mystical sensation that priests, pastors and spiritual leaders are preaching directly and particularly to their “hearts and minds” during masses, services and lectures? It is argued that the use of Fictive Interaction (IF), specifically in Fictive Direct Speech (FDS), plays a crucial role in trying to provoke this sensation. IF is understood as the phenomenon of using the Conversation Frame to structure thought, grammar and discourse (Pascual, 2014). From a qualitative-interpretative methodology and aggregating cognitive and interactional aspects, this work results in the finding that Fictive Interaction, as an argumentative strategy, deitically enables access to a generic conceptual space, ready to be filled and instantiated by the audience. It also demonstrates how FDS provides for projections of the believers in themselves and the consequent sense that the speaker guesses what they think/feel.
  • O papel das fake news e insultos verbais na estratégia antipolítica da extrema direita brasileira Artigo Original

    Gonçalves, Carlos Henrique Bem; Morais, Argus Romero Abreu de

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo da perspectiva de discurso polêmico (Amossy, 2017), neste artigo temos dois objetivos: primeiro, analisar as Fake News como estratégia de desinformação da extrema direita brasileira; segundo, investigar a ressignificação dos insultos verbais como tática de resistência subalterna. Por meio da Linguística Queer (Borba, 2015), sugerimos a distinção conceitual entre “estratégias” e “táticas” (Certeau, 2007) e a “ressignificação subalterna” como solução para o “Paradoxo da Tolerância” (Popper, 1974). Além disso, utilizamos as cadeias semânticas (Morais, 2018) para formalizar a “arquitetura da desinformação” e a “arquitetura da informação”. Nossa análise baseia-se em algumas declarações de bolsonaristas em entrevistas e na Comissão do Senado Federal e em cinco tweets publicados na conta oficial do ex-Deputado Federal Jean Wyllys no Twitter. Concluímos que as expressões linguísticas que reiteram situações de violência simbólica são o fundamento primário para legitimar a violência física e estrutural contra grupos LGBT. A despeito disso, o conflito polêmico indica a posibilidade de emergência tática de novos sujeitos políticos e sociais, antes subalternizados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Partiendo de la perspectiva del discurso polémico (Amossy, 2017), en este artículo tenemos dos objetivos: analizar las Fake News como estrategia de desinformación utilizada por la extrema derecha brasileña e investigar la resignificación de los insultos verbales como táctica de resistencia subalterna. A través de la Lingüística Queer (Borba, 2015), sugerimos la distinción conceptual entre “estrategias” y “tácticas” (Certeau, 2007) y la “resignificación subalterna” como solución a la “Paradoja de la Tolerancia” (Popper, 1974). Además, utilizamos cadenas semánticas (Morais, 2018) para formalizar la “arquitectura de la desinformación” y la “arquitectura de la información”. Nuestro análisis se basa en algunas declaraciones de seguidores de Bolsonaro en entrevistas y en el Comité del Senado Federal, así como en cinco tuits publicados en la cuenta oficial de Twitter del ex diputado federal Jean Wyllys. Concluimos que las expresiones lingüísticas que reiteran situaciones de violencia simbólica son el fundamento primario para legitimar la violencia física y estructural contra las personas LGBT. A pesar de eso, el choque polémico indica la posibilidad de una emergencia táctica de nuevos sujetos políticos y sociales que antes estaban subordinados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper, which is based on the polemical discourse perspective (Amossy, 2017), has two objectives, namely analyzing Fake News as a disinformation strategy used by the Brazilian Far Right, and investigating the resignification of verbal insults as a subaltern resistance tactic. Through Queer Linguistics (Borba, 2015), we suggest the conceptual distinction between “strategies” and “tactics” (Certeau, 2007), as well as “subaltern resignification” as a solution for the “Paradox of Tolerance” (Popper, 1974). Furthermore, we use semantic chains (Morais, 2018) to formalize the “architecture of disinformation” and the “architecture of information.” Our analysis is based on a few statements given by Bolsonarists in interviews, in the Federal Senate Committee and five tweets posted on former Federal Deputy Jean Wyllys’ official Twitter account. We conclude that linguistic expressions that reiterate situations of symbolic violence are the primary foundation for legitimizing physical and structural violence against LGBT people. Despite this fact, the controversial clash indicates the possibility of a tactical emergence of new political and social subjects who were previously subordinate.
  • “CHEGA DE [...] MI-MI-MI”: O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DA EXPRESSÃO E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NO TWITTER Artigo Original

    Pasinatto, Rubiamara; Oliveira, Lisiane Alcaria de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo analisa-se, à luz da Análise de Discurso de linha francesa, o funcionamento discursivo do termo “mi-mi-mi”. O estudo toma como corpus dois recortes da rede social Twitter, nos quais é possível verificar que a expressão “mi-mi-mi” e os enunciados com quais estabelece relação são utilizados como forma de ironizar, menosprezar, envergonhar e calar minorias, evidenciando saberes que delineiam a Formação Discursiva de Extrema Direita, tais como o racismo e a misoginia. De maneira geral, observou-se que, ao manifestarem tais sentidos, os discursos analisados expressam visões que convergem para a ideia de que existe um grupo que deve prevalecer sobre os outros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza, a la luz del Análisis del Discurso francés, el funcionamiento discursivo del término “mi-mi-mi”. El estudio toma como corpus dos extractos de la red social Twitter, en los que se puede comprobar que la expresión “mi-mi-mi” y las afirmaciones con las que establece relación son utilizadas como forma de burla, menosprecio, avergonzar y silenciar a las minorías, evidenciando saberes que delinean la Formación Discursiva de la Extrema Derecha, como el racismo y la misoginia. En general, se observó que al expresar tales significados, los discursos analizados expresan visiones que convergen a la idea de que hay un grupo que debe prevalecer sobre los demás.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes, in the light of French Discourse Analysis, the discursive functioning of the term “mi-mi-mi”. The study takes as a corpus two excerpts from the social network Twitter, in which it is possible to verify that the expression “mi-mi-mi” and the statements with which it establishes a relationship are used as a way of mocking, belittling, embarrassing and silencing minorities, evidencing knowledge that delineate the Extreme Right Discursive Formation, such as racism and misogyny. In general, it was observed that when expressing such meanings, the analyzed discourses express views that converge to the idea that there is a group that must prevail over the others.
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E LETRAMENTOS LITERÁRIOS: REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE Artigo Original

    Gasparini, Nathalia Luísa Giraud; Carnin, Anderson

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, discute-se a formação para o ensino de literatura a partir de uma análise discursiva de interações entre dois licenciandos em formação inicial no contexto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão. A partir do interacionismo sociodiscursivo e dos estudos sobre letramentos literários, são interpretadas as representações do agir docente em relação a oficinas realizadas com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental. A análise permite afirmar que os licenciandos estão se apropriando de pré-construídos socialmente disponíveis e passam por processos de tomada de consciência em relação a modelos de agir que privilegiam a comunicação discursiva e as dimensões estéticas e éticas da interação entre os estudantes do Ensino Fundamental e o texto literário. Observa-se que esse tipo de análise durante a formação inicial de professores pode auxiliar na compreensão de como licenciandos constroem discursivamente seus saberes profissionais na atribuição de sentidos ao trabalho docente no ensino de Literatura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, discutimos la formación para la enseñanza de literatura a partir de un análisis discursivo de las interacciones entre dos estudiantes de licenciatura en formación inicial en el contexto de un proyecto de enseñanza, investigación y extensión. Basándonos en el interaccionismo sociodiscursivo y en los estudios sobre literacidad literaria, interpretamos las representaciones de la actuación docente en relación con los talleres realizados con estudiantes de una escuela de Educación Primaria. El análisis nos permite afirmar que los estudiantes de licenciatura están apropiándose de preconstrucciones socialmente disponibles y atraviesan procesos de toma de conciencia en relación con modelos de actuación que privilegian la comunicación discursiva y las dimensiones estéticas y éticas de la interacción entre los estudiantes de Educación Primaria y el texto literario. Observamos que este tipo de análisis durante la formación inicial de profesores puede ayudar a comprender cómo los estudiantes de licenciatura construyen discursivamente sus conocimientos profesionales al atribuir significados al trabajo docente en la enseñanza de literatura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we explore the topic of teacher education focused on teaching literature through a discursive analysis of interactions between two prospective teachers (undergraduate students) in a teaching, research, and extension project. Drawing on Sociodiscursive Interactionism and studies on literary literacies/literature literacy, we interpret the representations of teaching act concerning reading workshops conducted with students in a primary school. The analysis allows us to affirm that the participants are appropriating socially available pre-constructed knowledge and undergoing processes of awareness-raising regarding models of action that prioritize discursive communication and the aesthetic and ethical dimensions of interaction between primary school students and literary texts. We observe that this type of analysis during initial teacher education can help understand how prospective teachers discursively construct their professional knowledge in assigning meaning to teaching literature.
  • TOPICALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Artigo Original

    Hanisch, Cleide Vilanova

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, ancorado teoricamente na Gramática Textual-Interativa, tem por objetivo discutir a regularidade de uma unidade da língua no âmbito da organização textual, além de colaborar na reflexão acerca de novas possibilidades no que tange ao ensino e à aprendizagem da escrita. Para tal, analisa a Topicalidade em seus dois níveis de funcionamento - a organização intertópica e a organização intratópica -, procurando verificar se tal processo é sistemático ou se é variável. A metodologia adotada presume o tópico discursivo como categoria de análise e investiga 47 produções escritas de estudantes do ensino superior. Essa investigação possibilita entender como se organizam os elementos de natureza essencialmente textual e sustentar que o texto se configura como uma unidade bastante sistemática, visto que apresenta uma organização própria, fundada em princípios constituintes particulares.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo, fundamentado teóricamente en la Gramática Textual-Interactiva, tiene como objetivo discutir la regularidad de una unidad del lenguaje en el ámbito de la organización textual, así como contribuir a la reflexión sobre nuevas posibilidades en relación con la enseñanza y aprendizaje de la escritura. Para ello, analiza la Topicalidad en sus dos niveles de funcionamiento, la organización intertópica y la organización intratópica, con el propósito de verificar si dicho proceso es sistemático o variable. La metodología adoptada presume el tópico discursivo como categoría de análisis e investiga 47 producciones escritas de estudiantes de educación superior. Esta investigación permite comprender cómo se organizan los elementos de naturaleza esencialmente textual y sostener que el texto se configura como una unidad bastante sistemática, ya que presenta una organización propia basada en principios constituyentes particulares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, theoretically anchored in Textual-Interactive Grammar, aims to discuss the regularity of a language unit within the scope of textual organization, in addition to collaborating in reflection on new possibilities regarding the teaching and learning of writing. To this end, it analyzes Topicality at its two levels of functioning - the intertopic organization and the intratopic organization, seeking to verify whether this process is systematic or whether it is variable. The adopted methodology assumes the discursive topic as an analysis category and investigates 47 written productions by higher education students. This investigation makes it possible to understand how elements of an essentially textual nature are organized and to maintain that the text is configured as a very systematic unit, as it presents its own organization, based on particular constituent principles.
  • O DESAFIO DA PLURISSEMIOTICIDADE PARA A LINGUÍSTICA TEXTUAL Ensaio

    Pinheiro, Clemilton Lopes; Cassiano, Héberton Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, toma-se como questão o aparato teórico e a instrumentalização analítica mobilizados pela Linguística Textual para tratar do texto que conjuga elementos verbais e não verbais (texto plurissemiótico). Considera-se que as pesquisas do campo podem recorrer tanto ao aparato próprio, projetado para o texto verbal, ou a outros aparatos, como a Gramática do Design Visual, projetado para os textos não verbais. O objetivo é, portanto, verificar a decisão teórica de pesquisadores quanto à análise de textos plurissemióticos e o alcance desta decisão. Realiza-se a metanálise de cinco microanálises extraídas de trabalhos da Linguística Textual sobre referenciação no texto plurissemiótico. A análise conduziu a pensar que o texto plurissemiótico, embora guarde traços formais e funcionais em comum com um texto exclusivamente verbal e um texto exclusivamente imagético, tem uma ordem própria de funcionamento. Para dar conta desse funcionamento, defende-se o desenvolvimento de um aparato próprio.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este ensayo, se aborda la cuestión del marco teórico y la instrumentación analítica utilizada por la Lingüística Textual para abordar el texto que combina elementos verbales y no verbales (texto plurisemiótico). Se considera que las investigaciones en este campo pueden recurrir tanto al marco teórico diseñado para el texto verbal como a otros marcos, como la Gramática del Diseño Visual, diseñada para los textos no verbales. Por lo tanto, el objetivo es verificar la decisión teórica de los investigadores en cuanto al análisis de textos plurisemióticos y la amplitud de esta decisión. Se realiza una metanálisis de cinco microanálisis extraídos de trabajos de Lingüística Textual sobre la referencia en el texto plurisemiótico. El análisis lleva a la conclusión de que el texto plurisemiótico, aunque comparte rasgos formales y funcionales comunes con un texto exclusivamente verbal y un texto exclusivamente imagético, tiene un orden de funcionamiento propio. Para abordar este funcionamiento, se aboga por el desarrollo de un marco teórico propio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work, we focus on theoretical approach and analytical instrumentalization mobilized by Textual Linguistics to analyze the text that conjugates verbal and non-verbal elements (plurisemiotic text). We consider that research in the field can use either its own approach, designed for verbal text, or to other one, such as the Grammar of Visual Design, designed for non-verbal texts. Our goal is, therefore, to check the theoretical decision of researchers regarding the analysis of plurisemiotic texts and the scope of this decision. We carried out a meta-analysis of five micro-analyses extracted from Textual Linguistics papers on referencing in the plurisemiotic text. This analysis led us to think that the plurisemiotic text text has its own order, although it keeps formal and functional traits in common with an exclusively verbal text and an exclusively imagetic text. At laste we argue the development of a specific theoretical and methodological approach to plurisemiotic text.
  • BODENLOS EM CONVERSAÇÃO: NARRATIVA ENTRE DISCURSOS E DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS Ensaio

    Silva, Míriam Cristina Carlos; Iuama, Tadeu Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo O convite ao encontro com a palavra-princípio Eu-Tu, feito por Martin Buber, figura como horizonte ético no pensamento de Vilém Flusser. A partir de conceitos defendidos pelo ensaísta tcheco-brasileiro, tais como conversação, discurso e diálogo, o presente ensaio visa interpretar a produção textual do próprio autor - aqui, especificamente na autobiografia Bodenlos. Como aporte metodológico, pela própria natureza da pesquisa, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e, condizente com o referencial teórico, privilegia a interpretação no lugar de instrumentos analíticos. Como resultados, indica a manifestação da definição de comunicação proposta por Flusser - a relação entre diálogos e discursos - nas narrativas produzidas pelo próprio autor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La invitación al encuentro con la palabra-principio Yo-Tú, realizada por Martin Buber, figura como horizonte ético en el pensamiento de Vilém Flusser. A partir de conceptos defendidos por el ensayista checo-brasileño, como la conversación, el discurso y el diálogo, este ensayo tiene como objetivo interpretar la producción textual del propio autor, específicamente en su autobiografía Bodenlos. Como contribución metodológica, dada la naturaleza de la investigación, se utiliza la investigación bibliográfica y, de acuerdo con el marco teórico de referencia, privilegia la interpretación en lugar de instrumentos analíticos. Como resultado, se señala la manifestación de la definición de comunicación propuesta por Flusser, es decir, la relación entre diálogos y discursos, en las narrativas producidas por el propio autor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Martin Buber’s invitation to the meeting with the I-Thou principle, is an ethical horizon in Vilém Flusser’s thinking. Based on concepts defended by the Czech-Brazilian essayist, such as conversation, discourse and dialogue, this paper aims to interpret the author’s own textual production - here, specifically in the autobiography Bodenlos. As a methodological contribution, by the very nature of the research, it uses bibliographic research and, consistent with the theoretical framework, privileges interpretation in place of analytical instruments. As results, it indicates the manifestation of the definition of communication proposed by Flusser - the relationship between dialogues and discourses - in the narratives produced by the author himself.
  • LETRAMENTO CRÍTICO EM PRINCÍPIOS: AUSÊNCIA, PRESENÇA E TRANSGRESSÃO Ensaio

    Arruda, Débora Liberato

    Resumo em Português:

    Resumo Neste texto, problematiza-se letramento crítico e narrativas de verdade(s) por que são atravessadas as interações em determinadas culturas. Apresentam-se, como recurso didático-metodológico para o trabalho com o letramento, três princípios: princípio da ausência de verdade, princípio da presença de verdade e princípio da transgressão crítica. Cada um desses princípios é desenvolvido com base nas concepções de discurso, razão, crítica, práxis, interseccionalidade, transgressão. No ensaio, discutem-se as categorias de real, simbólico e imaginário, oriundas dos estudos psicanalíticos, bem como as de verdade categórica, enunciados discursivos e multiculturalidades. Com base nos processos de inferência e compreensão - estratégico, flexível, interativo e inferencial, propõe-se o letramento crítico como uma prática contra-hegemônica de inclusão de multiplicidade de discursos, que levem em conta os contextos culturais e linguisticamente diversos, a fim de haver uma mudança epistêmica e metodológica de análise crítica dos fatos para que se gere uma ação concreta, uma práxis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este texto, se problematiza el letramiento crítico y las narrativas de verdad por las cuales están atravesadas las interacciones en determinadas culturas. Se presentan tres principios como recursos didáctico-metodológicos para trabajar con el letramiento: el principio de la ausencia de verdad, el principio de la presencia de verdad y el principio de la transgresión crítica. Cada uno de ellos se desarrolla con base en las concepciones de discurso, razón, crítica, praxis, interseccionalidades y transgresión. En el ensayo, se discuten las categorías de real, simbólico e imaginario, provenientes de los estudios psicoanalíticos, así como las de verdad categórica, enunciados discursivos y multiculturalidades. Con base en los procesos de inferencia y comprensión, estratégicos, flexibles, interactivos e inferenciales, se propone el letramiento crítico como una práctica contrahegemónica para incluir una multiplicidad de discursos, teniendo en cuenta los contextos culturales y lingüísticamente diversos, con el fin de lograr un cambio epistémico y metodológico en el análisis crítico de los hechos, generando así una acción concreta, una praxis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this text, I problematize critical literacy and the narratives of truth(s) through which people define the interactions in certain cultures. As a didactic-methodological resource for literacy instruction, I suggest the principle of truth absence, the principle of truth presence, and the principle of critical transgression. Each of those three principles is developed based on the conceptions of discourse, reason, criticism, praxis, intersectionality, and transgression. Throughout the text, I discuss the categories derived from psychoanalytic studies of real, symbolic, and imaginary, as well as those of categorical truth, discursive statements, and multiculturalities. Based on the strategic, flexible, interactive, and inferential processes of inference and understanding, I propose critical literacy as a counter-hegemonic practice of inclusion of a multiplicity of discourses, which take into account culturally and linguistically diverse contexts, to establish an epistemic and methodological change of the critical analysis of the facts in order to generate a concrete action, a praxis.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br