Acessibilidade / Reportar erro
Revista Gaúcha de Enfermagem, Volume: 43, Número: spe, Publicado: 2022
  • Translação do conhecimento e avanços nas práticas de saúde e de enfermagem Editorial

    Rabelo-Silva, Eneida Rejane; Mantovani, Vanessa Monteiro; Saffi, Marco Aurélio Lumertz
  • Inovação tecnológica à bolsa de colostomia: estudo quase-experimental Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Reis, Bianca Leal; Brandão, Euzeli da Silva; Lanzillotti, Regina Serrão; Cavalcanti, Ana Carla Dantas; Silva, Liliane Faria da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão de (des)conforto da pessoa colostomizada. Método Estudo quase-experimental, com grupo único, mediante pré e pós-teste, realizado de junho a setembro/2020 com 33 colostomizados de um centro municipal de reabilitação do Rio de Janeiro, Brasil. Analisou-se o padrão de (des)conforto mediante a lógica fuzzy, considerando os atributos de limpeza da bolsa, eliminação de gases e controle do odor. Resultados Ao analisar a dificuldade apresentada em cada atributo antes (T0) e após intervenção (T1), constatou-se redução em relação a “limpeza da bolsa” para 17 (56,7%) participantes; no “controle do odor”, para 24 (80,0%) e “retirada de gases” para 16 (53,3%) participantes. Mediante cruzamento dos três atributos nos dois momentos, 21 (69,9%) participantes indicaram redução do (des)conforto em T1. Conclusão Constatou-se redução no padrão de desconforto com o uso da bolsa com válvula de irrigação comparado à bolsa de colostomia tradicional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Verificar el efecto de la bolsa con válvula de irrigación sobre elpatrón de (in)comodidad de la persona colostomizada. Método Estudio cuasi-experimental, con un solo grupo, a través de pre y post-test, realizado de junio a septiembre/2020 con 33 pacientes de colostomía de un centro de rehabilitación municipal de Río de Janeiro, Brasil. El patrón de (des)confort se analizó mediante fuzzylogic, considerando los atributos de limpieza de bolsas, eliminación de gases y control de olores. Resultados Al analizar la dificultad presentada en cada atributo antes (T0) y después de la intervención (T1), se observó una reducción en relación a “limpiar la bolsa” para 17 (56,7%) participantes; en “control de olores”, para 24 (80,0%) y “eliminación de gases” para 16 (53,3%) participantes. Al cruzar los tres atributos en los dos momentos, 21 (69,9%) participantes indicaron una reducción de la (des)comodidad en T1. Conclusión Hubo una reducción en el patrón de malestar con el uso de la bolsa con válvula de irrigación en comparación con la bolsa de colostomía tradicional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To verify the effect of the bag with irrigation valve on the pattern of (dis)comfort of the colostomy person. Method Quasi-experimental study, with a single group, through pre and post-test, carried out from June to September/2020 with 33 colostomized patients from a municipal rehabilitation center in Rio de Janeiro, Brazil. The pattern of (dis)comfort was analyzed using fuzzy logic, considering the attributes of bag cleaning, gas elimination and odor control. Results When analyzing the difficulty presented in each attribute before (T0) and after intervention (T1), a reduction was observed in relation to “bag cleaning” for 17 (56.7%) participants, in “odor control”, for 24 (80.0%) and “gas removal” for 16 (53.3%) participants. By crossing the three attributes at the two moments, 21 (69.9%) participants indicated a reduction in (dis)comfort at T1. Conclusion There was a reduction in the pattern of discomfort with the use of the bag with irrigation valve compared to the traditional colostomy bag.
  • Adaptação transcultural e validação da Hamilton Early Warning Score para o Brasil Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Vilaça, Luana Vilela e; Bernardinelli, Fabiana Cristina Pires; Correa, Allana dos Reis; Ohl, Rosali Isabel Barduchi; Barichello, Elizabeth; Chavaglia, Suzel Regina Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Adaptar transculturalmente e validar, para a língua portuguesa, a Hamilton Early Warning Score para detectar a deterioração clínica em serviços de emergência. Método Estudo metodológico compreendendo as etapas de tradução, síntese, retrotradução, comitê de especialistas (n=13), pré-teste, envio e análise das propriedades de medidas em uma amostra composta por 188 pacientes. Comparou-se a Canadian Acute Scale Triage com a Hamilton Early Warning Score. Foram utilizados o Coeficiente Kappa Ponderado, Coeficiente de Correlação Intraclasse e de Pearson, Regressão Logística Binária e a Área Sob a Curva Receiver Operating Characteristic para a análise dos dados. Resultados A Hamilton Early Warning Score apresentou confiabilidade excelente, ou seja, α=0,924 (p<0,001). A validade de construto identificou correlação forte e negativa r=-0,75 e a preditiva apresentou um odds ratio de 1,63, IC 95% (1,358-1,918) (p<0,001). Conclusão A Hamilton Early Warning Score em português é válida e confiável para reconhecer pacientes em condição de deterioração clínica em serviços de emergência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Adaptar y validar transculturalmente, para portugués, el Hamilton Early Warning Score para detectar el deterioro clínico en los servicios de emergencia. Método Estudio metodológico que comprende las etapas de traducción, síntesis, retrotraducción, comité de expertos (n=13), pretest, envío y análisis de las propiedades de medición en una muestra de 188 pacientes. Se comparó la Canadian Acute Scale Triage con la Hamilton Early Warning Score. Para el análisis de datos se utilizaron el Coeficiente Kappa Ponderado, el Coeficiente de Correlación Intraclase y de Pearson, la Regresión Logística Binaria y el Área Bajo la Curva Característica de Operación del Receptor. Resultados El Hamilton Early Warning Score mostró excelente confiabilidad, α=0,924 (p<0,001). La validez de constructo identificó una correlación fuerte y negativa r=-0,75 y la predictiva presentó un odds ratio de 1,63, IC 95% (1.358-1.918) (p<0,001). Conclusión: El Hamilton Early Warning Score en portugués es válido y confiable para reconocer pacientes en deterioro clínico en servicios de emergencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Cross-culturally adapt and validate, for Portuguese, the Hamilton Early Warning Score to detect clinical deterioration in emergency services. Method Methodological study comprising the stages of translation, synthesis, back translation, expert committee (n=13), pre-test, submission, and analysis of the measurement properties in a sample of 188 patients. The Canadian Acute Scale Triage was compared with the Hamilton Early Warning Score. The Weighted Kappa Coefficient, Intraclass and Pearson Correlation Coefficient, Binary Logistic Regression and the Area Under the Receiver Operating Characteristic Curve were used for data analysis. Results The Hamilton Early Warning Score showed excellent reliability, α=0.924 (p<0.001). The construct validity identified a strong and negative correlation r=-0.75 and the predictive one presented an odds ratio of 1.63, 95% CI (1.358-1.918) (p<0.001). Conclusion The Hamilton Early Warning Score in Portuguese is valid and reliable to recognize patients in a condition of clinical deterioration in emergency services.
  • Cultura de segurança do paciente em centro de material e esterilização: percepções de enfermeiros Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Yamamoto, Sara Satie; Moura, Gisela Maria Schebella Souto de; Costa, Diovane Ghignatti da; Magalhães, Ana Maria Müller de; Bronzatti, Jeane Aparecida Gonzales

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Conhecer percepções de enfermeiros com experiência em Centro de Material e Esterilização sobre cultura de segurança. Métodos Estudo qualitativo, desenvolvido com 12 enfermeiras de hospitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil, com dados coletados em março de 2021 por meio de entrevistas on-line. Procedeu-se a análise de conteúdo de Bardin, com apoio do software IRaMuTeQ. Resultados Interpretações foram classificadas considerando os seguintes aspectos: cuidado indireto do Centro de Material e Esterilização (27,16%), baixa visibilidade do Centro de Material e Esterilização para a segurança do paciente (26,92%), dificuldade de comunicação interna (30,69%) e dificuldades no aprendizado com erros e cultura justa (15,23%). Conclusões Percepções sobre cultura de segurança estão relacionadas com o controle de qualidade dos processos e prevenção de infecções, entretanto, houve percepções sobre baixo reconhecimento e desvalorização destes processos. As subculturas comunicação, aprendizado com erros e cultura justa demonstraram-se fragilizadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Conocer las percepciones de enfermeras con experiencia en Centros de Materiales y Esterilización sobre la cultura de seguridad. Métodos Estudio cualitativo desarrollado con 12 enfermeras de hospitales de las regiones Sur y Sudeste de Brasil, con datos recolectados en marzo de 2021 a través de entrevistas en línea. El análisis de contenido de Bardin se realizó con apoyo del software IRaMuTeQ. Resultados Las interpretaciones se clasificaron considerando los siguientes aspectos: atención indirecta provista por los Centros de Materiales y Esterilización (27,16%), escasa visibilidad de los Centros de Materiales y Esterilización para la seguridad del paciente (26,92%), dificultad en la comunicación interna (30,69%) y dificultad en aprender de los errores y cultura justa (15,23%). Conclusiones Las percepciones sobre la cultura de seguridad están relacionadas con el control de calidad de los procesos y la prevención de infecciones; sin embargo, hubo percepciones sobre su escaso reconocimiento y sobre su desvalorización. Las subculturas de comunicación, aprendizaje de los errores y cultura justa demostraron ser frágiles.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To know the perceptions of nurses with experience in Central Sterile Supply Departments about the safety culture. Methods A qualitative study developed with 12 nurses from hospitals in the South and Southeast Brazilian regions, with data collected in March 2021 through online interviews. Bardin's content analysis was performed with the support of the IRaMuTeQ software. Results The interpretations were classified considering the following aspects: indirect care provided by Central Sterile Supply Departments (27.16%), low visibility of Central Sterile Supply Departments for patient safety (26.92%), difficulty in internal communication (30.69%) and difficulties learning from errors and fair culture (15.23%). Conclusions The perceptions about the safety culture are related to the quality control of processes and to infection prevention; however, there were perceptions about its low recognition and devaluation. The communication, learning from errors and fair culture subcultures proved to be weak.
  • Round multiprofissional com checklist: associação com a melhoria na segurança do paciente em terapia intensiva Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Maran, Edilaine; Matsuda, Laura Misue; Magalhães, Ana Maria Muller de; Marcon, Sonia Silva; Oliveira, João Lucas Campos de; Cavalcanti, Alexandre Biasi; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Reis, Gislene Aparecida Xavier dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação entre round multiprofissional com uso de checklist e práticas de segurança do paciente por profissionais de saúde de uma unidade de terapia intensiva. Método Estudo de método misto, delineado pela abordagem sequencial explanatória, realizado em um hospital do sul do Brasil. Os dados quantitativos foram analisados por meio de regressão de Poisson e os dados qualitativos, pela análise de conteúdo. Fez-se a análise integrada por meio da combinação explicada/conectada. Resultados No período pós-implementação dos rounds com uso sistemático de checklist houve melhora significativa da profilaxia de tromboembolia venosa, sedação leve, redução dos dias de uso de ventilação mecânica, cateter venoso central e de sonda vesical de demora. Conclusão O round multiprofissional com uso sistemático de checklist, associado com a melhoria nas práticas de segurança do paciente, foi considerado como uma estratégia que assegura melhores cuidados em terapia intensiva e favorece a satisfação no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Verificar la asociación entre una ronda multiprofesional con el uso de listas de verificación y prácticas de seguridad del paciente por profesionales de la salud en una unidad de cuidados intensivos. Método Estudio de método mixto, delineado por el enfoque explicativo secuencial, realizado en un hospital del sur de Brasil. Los datos cuantitativos se analizaron mediante regresión de Poisson, y los datos cualitativos, mediante análisis de contenido. El análisis integrado se realizo através de la combinación explicada/conectada. Resultados En el período de post-implementación de las rondas con uso sistemático del checklist, hubo una mejora significativa en la profilaxis del tromboembolismo venoso, sedación leve, reducción de los días de uso de ventilación mecánica, catéter venoso central y catéter urinario permanente. Conclusión La ronda multiprofesional con el uso sistemático de la lista de verificación, asociada a la mejora en las prácticas de seguridad del paciente, fue considerada como una estrategia que asegura una mejor atención en cuidados intensivos y favorece la satisfacción laboral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To verify the association between a multiprofessional round with the use of checklists and patient safety practices by health professionals in an intensive care unit. Method Mixed-method study, delineated by the sequential explanatory approach, conducted in a hospital in southern Brazil. Quantitative data were analyzed using Poisson regression, and qualitative data, using content analysis. The integrated analysis was performed through the explained/connected combination. Results In the post-implementation period of the rounds with systematic use of the checklist, there was a significant improvement in the prophylaxis of venous thromboembolism, light sedation, reduction in the days of use of mechanical ventilation, central venous catheter and indwelling urinary catheter. Conclusion The multiprofessional round with the systematic use of checklist, associated with the improvement in patient safety practices, was considered as a strategy that ensures better care in intensive care and favors job satisfaction.
  • Parada cardiorrespiratória obstétrica: construção e validação de instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Silva, Samuel Melo de Andrade; Silva, Fabiana Laranjeira da; Grimaldi, Monaliza Ribeiro Mariano; Barros, Lívia Moreira; Sá, Guilherme Guarino de Moura; Galindo Neto, Nelson Miguel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Construir e validar instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem sobre parada cardiorrespiratória obstétrica. Métodos Estudo metodológico composto pela construção do instrumento, validação de conteúdo por 23 especialistas e validação da consistência interna com 74 profissionais da enfermagem e 99 estudantes de enfermagem. Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 90%, verificada a partir do Índice de Validação de Conteúdo, Razão de Validade de Conteúdo e teste binomial. O alpha de Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna e o valor superior a 0,6 classificado como aceitável. Resultados O instrumento foi composto por16 questões de múltipla escolha, dos 16 itens avaliados, oito possuíram concordância de 100% e seis 95%. A menor razão de validade de conteúdo foi de 0,82 e o alpha de Cronbach foi de 0,694. Conclusões O instrumento foi construído e validado, recomendando-se sua utilização para avaliação do conhecimento em parada cardiorrespiratória obstétrica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Construir y validar un instrumento para evaluar el conocimiento de enfermería sobre parada cardiorrespiratoria obstétrica. Métodos Estudio metodológico que comprendió la construcción del instrumento, validación de contenido por 23 especialistas en parada cardiorrespiratoria obstétrica y validación de la consistencia interna con 74 profesionales de enfermería y 99 estudiantes de enfermería. Se consideraron válidos los ítems con una concordancia mínima del 90%, verificados a partir del Índice de Validación de Contenido, Índice de Validez de Contenido y prueba binomial. Se utilizó el alfa de Cronbach para verificar la consistencia interna. Resultados El instrumento constó de 16 preguntas de opción múltiple. De los 16 ítems evaluados, ocho tuvieron 100% de acuerdo por los expertos y seis 95%. La razón de validez de contenido más baja fue de 0,82 y el alfa de Cronbach fue de 0,694. Conclusiones El instrumento fue construido y validado, para que tenga un uso viable en la práctica de docentes e investigadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To build and validate an instrument to assess nursing knowledge about obstetric cardiopulmonary arrest. Methods A methodological study consisting of the construction of the instrument, content validation by 23 experts and validation of internal consistency with 74 nursing professionals and 99 nursing students. Items with a minimum agreement of 90%, verified from the Content Validation Index, Content Validity Ratio and binomial test were considered valid. Cronbach’s alpha was used to verify internal consistencyand a value greater than 0.6 was classified as acceptable. Results The instrument consisted of 16 multiple-choice questions, from the 16 items evaluated, eight had 100% agreement by the experts and six had 95%. The lowest content validity ratio was 0.82 and Cronbach’s alpha was 0.694. Conclusions The instrument was constructed and validated, and its use is recommended to assess knowledge in obstetric cardiopulmonary arrest.
  • Efetividade do co-debriefieng para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida: estudo piloto randomizado Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Nascimento, Juliana da Silva Garcia; Nascimento, Kleiton Gonçalves do; Alves, Mateus Goulart; Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins; Regino, Daniela da Silva Garcia; Dalri, Maria Celia Barcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar a efetividade entre co-debriefing com debriefing com facilitador no desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de enfermagem no atendimento simulado da parada cardiorrespiratória. Método Estudo-piloto randomizado, realizado em uma universidade de Minas Gerais, Brasil, em agosto de 2021 com 17 estudantes, para comparar o debriefing com um facilitador (controle n=8) e com o co-debriefing (intervenção n=9). Utilizaram-se pré e pós-teste, Exame Clínico Objetivo Estruturado e escalas para avaliar as habilidades comportamentais. Adotaram-se testes de comparação não paramétricos Wilcoxon e Mann-whitney para análise. Resultados O grupo intervenção obteve desempenho superior ao controle para o conhecimento sobre o suporte básico de vida (controle=17,00±2,39 e intervenção=19,22 ± 0,66, p=0,021) e habilidades psicomotoras (controle=8,12±0,13 e intervenção=8,50 ± 0,001, p<0,001). Não houve diferenças significativas para as habilidades comportamentais. Conclusão O co-debriefing parece ser mais efetivo do que o debriefing como um facilitador para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Comparar la efectividad del co-debriefing con el debriefing con facilitador en el desarrollo de competencias clínicas en estudiantes de enfermería en el cuidado simulado de parada cardiaca. Método Estudio piloto aleatorizado, realizado en una universidad de Minas Gerais, Brasil, en agosto de 2021, con 17 estudiantes, para comparar el debriefing con un facilitador (control n=8) con el co-debriefing (intervención n=9). Se utilizaron pruebas previas y posteriores, examen clínico objetivo estructurado y escalas para evaluar las habilidades conductuales. Para el análisis se utilizaron las pruebas de comparación no paramétrica de Wilcoxon y Mann-whitney. Resultados El grupo intervención se desempeñó mejor que el control en conocimientos sobre soporte vital básico (control=17,00±2,39 e intervención=19,22 ± 0,66, p=0,021) y psicomotricidad (control=8, 12±0,13 e intervención=8,50 ± 0,001, p <0,001). No hubo diferencias significativas para las habilidades conductuales. Conclusión El co-debriefing parece ser más efectivo que el debriefing con un facilitador para desarrollar habilidades clínicas en soporte vital básico en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To compare the effectiveness of co-debriefing with debriefing with a facilitator in the development of clinical competences in nursing students in the simulated care of cardiac arrest. Method Randomized pilot study, carried out at a university in Minas Gerais, Brazil, in August 2021, with 17 students, to compare debriefing with a facilitator (control n=8) with co-debriefing (intervention n=9). Pre- and post-test, Objective Structured Clinical Examination and scales were used to assess behavioral skills. Wilcoxon and Mann-Whitney nonparametric comparison tests were used for analysis. Results The intervention group performed better than the control for knowledge about basic life support (control=17.00±2.39 and intervention=19.22 ± 0.66, p=0.021) and psychomotor skills (control=8.12±0.13 and intervention=8.50 ± 0.001, p<0.001). There were no significant differences for behavioral skills. Conclusion Co-debriefing appears to be more effective than debriefing with a facilitator to develop clinical skills in basic life support in nursing.
  • Avaliação fisiológica de prematuros na pesagem tradicional e humanizada: estudo quase-experimental Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Araújo, Bárbara Bertolossi Marta de; Monteiro, Letícia Gomes; Soares, Juliana Mello Duarte; Brito, Flávia dos Santos Barbosa; Silva, Laura Johanson da; Nunes, Michelle Darezzo Rodrigues; Marta, Cristiano Bertolossi; Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Descrever e comparar os sinais fisiológicos apresentados pelos prematuros na pesagem tradicional e humanizada. Método: Estudo quase-experimental crossover, com amostra de 30 prematuros randomicamente assinalados e alocados no grupo controle (tradicional) e no grupo intervenção (humanizada),no período de março de 2019 a março de 2020, com a coleta de dados gerais, sinais vitais antes e depois dos procedimentos. As análises estatísticas incluíram descrição de frequências relativas e absolutas, medida de tendência central e de dispersão. Resultados: Os prematuros apresentaram menos aumento na frequência cardíaca (53,3%) e respiratória (43%) na verificação da pesagem humanizada do que na tradicional, com 83,3% dos neonatos e 80%,respectivamente. Conclusão: Observou-se que a forma humanizada proporcionou menos instabilidade fisiológica, principalmente nas frequências cardíaca e respiratória, tornando-se necessário estimular discussões sobre a humanização da assistência e realizar essa prática de forma rotineira nas unidades de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Describir y comparar los signos fisiológicos que presentan los recién nacidos prematuros en pesaje tradicional y humanizado. Método Estudio cuasi-experimental crossover, con una muestra de 30 prematuros asignados al azar y asignados al grupo control (tradicional) y al grupo intervención (humanizado), desde marzo 2019 hasta marzo 2020, con la recolección de datos generales, signos vitales antes y después de los procedimientos. Los análisis estadísticos incluyeron descripción de frecuencias relativas y absolutas, medida de tendencia central y dispersión. Resultados Los prematuros mostraron menor aumento de la frecuencia cardiaca (53,3%) y respiratoria (43%) en pesaje humanizada que, en la forma tradicional, con un 83,3% de neonatos y un 80%, respectivamente. Conclusión Se observó que la forma humanizada proporcionó menos inestabilidad fisiológica, especialmente en las frecuencias cardíaca y respiratoria, siendo necesario estimular discusiones sobre la humanización del cuidado y realizar esa práctica de forma rutinaria en las unidades de salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To describe and compare the physiological signs presented by premature infants in traditional and humanized weighing. Method A quasi-experimental crossover study, with a sample of 30 premature infants randomly assigned and allocated to the control group (traditional) and the intervention group (humanized), from March 2019 to March 2020, with the collection of general data, vital signs before and after the procedures. Statistical analyses included description of relative and absolute frequencies, measure of central tendency and dispersion. Results Premature infants showed less increase in heart rate (53.3%) and respiratory rate (43%) in the verification of humanized weighing than in the traditional way, with 83.3% of neonates and 80%, respectively. Conclusion It was observed that the humanized form provided less physiological instability, especially in heart and respiratory rates, making it necessary to encourage discussions about the humanization of care and perform this practice routinely in health units.
  • Validação de manual para complementar a transição de cuidados na alta da terapia intensiva Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Zucchetti, Martina; Severo, Isis Marques; Echer, Isabel Cristina; Borba, Daniela dos Santos Marona; Nectoux, Carmen Lucia Silva; Azzolin, Karina de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Desenvolver e validar um manual interprofissional de transferência de cuidados ao paciente adulto crítico. Método Estudo metodológico, realizado de janeiro a setembro/2019. O conteúdo do manual foi elencado pela equipe multiprofissional de um Centro Terapia Intensiva adulto, do Sul do Brasil. Na validação pelos profissionais, foi calculado o índice de validade de conteúdo (IVC) das questões de avaliação. Posteriormente, amostra de 30 pacientes/cuidadores avaliou o produto, sendo calculada a média aritmética das questões. Resultados O manual aborda informações importantes e orientações de transição do cuidado, para pacientes e cuidadores, desde a admissão na terapia intensiva até a alta para unidade de internação. O IVC dos profissionais variou de 0,9 a 1. A média aritmética, de 17 pacientes e 13 cuidadores foi 3,8. Considerações finais O manual validado poderá ser utilizado como material complementar de educação em saúde e qualificar a transição de cuidados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Desarrollar y validar un manual interprofesional para la transferencia del cuidado al paciente adulto crítico. Método Estudio metodológico, realizado de enero a septiembre/2019. El contenido del manual fue listado por el equipo multidisciplinario de un Centro de Cuidados Intensivos de adultos, en el Sur de Brasil. En la validación por los profesionales se calculó el índice de validez de contenido (IVC) de las preguntas de evaluación. Posteriormente, una muestra de 30 pacientes/cuidadores evaluó el producto, y se calculó la media aritmética de las preguntas. Resultados El manual aborda información importante y orientaciones de transición asistencial para pacientes y cuidadores desde el ingreso a los cuidados intensivos hasta el alta a la unidad de hospitalización. El CVI de los profesionales varió de 0,9 a 1. La media aritmética de 17 pacientes y 13 cuidadores fue de 3,8. Consideraciones finales El manual validado puede ser utilizado como material complementario para la educación en salud y la calificación de la transición de cuidados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To develop and validate an interprofessional manual for the transfer of care to critically ill adult patients. Method Methodological study, conducted from January to September 2019. The content of the manual was listed by the multidisciplinary team of an adult Intensive Care Unit, in southern Brazil. In the validation by the professionals, the content validity index (CVI) of the evaluation questions was calculated. Subsequently, a sample of 30 patients/caregivers evaluated the product, and the arithmetic mean of the questions was calculated. Results The manual addresses important information and care transition guidance for patients and caregivers, from admission to the intensive care to discharge to the inpatient unit. The professionals’ CVI ranged from 0.9 to 1. The arithmetic mean of 17 patients and 13 caregivers was 3.8. Final considerations The validated manual can be used as a complementary material for health education and qualify the transition of care.
  • Ultrassonografia à beira do leito para localização da sonda nasoenteral: concordância entre enfermeiro e médico Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Ferraboli, Silvia Fatima; Beghetto, Mariur Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a concordância entre enfermeiroe médico na determinação da localizaçãoda sonda enteral por ultrassonografia e descrever as dificuldades encontradas pelo enfermeiro na execução da técnica. Método Estudo transversal, realizado em 2021, incluindo pacientes críticos após a inserção dasondaenteral, avaliados de modo independente por enfermeiro e médico, utilizando ultrassonografia à beira do leito. A sonda foi considerada adequadamente posicionada quando visualizada em posição infradiafragmática na topografia do estômago. Resultados Nos 30 pares de avaliações houve concordância quase perfeita (k = 0,93; IC95%: 0,65 - 0,99). Em apenas um caso houve dúvida do enfermeiro sobre o posicionamento. As dificuldades relatadas foram:distensão abdominal (n=2), interposição de gás (n=3) e movimentação do paciente durante o exame (n=2). Conclusão Um enfermeiro capacitadoobteve resultados semelhantes aos encontrados por um médico na identificação do posicionamento da sondaenteral por meio de ultrassonografia, sugerindo tratar-se de uma técnica reprodutível e segura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Evaluar la concordancia entre enfermero y médico en la verificación del posicionamiento de la sonda nasoenteral por ultrasonido y describir las dificultades enfrentadas por el enfermero en la realización de la técnica. Método Estudio transversal, realizado en el 2021, incluyendo pacientes críticos después de la inserción de la sonda nasoenteral, que fueron evaluados de manera independiente por enfermero y médico, utilizando ultrasonido al lado de la cama. La sonda fue considerada correctamente posicionada cuando visualizada en posición infradiafragmatica en la topografía del abdomen. Resultado En los 30 pares de evaluaciones hubo concordancia casi perfecta (k = 0,93; IC95%: 0,65 - 0,99). En apenas un caso hubo duda de la enfermera acerca del posicionamiento. Fueron relatadas algunas dificultades: distensión abdominal (n=2), interposición de gases (n-3) y movimiento del paciente durante el examen (n=2). Conclusión Un enfermero capacitadoobtuve resultados muy semejantes a los obtenidos por un médico en la identificación del posicionamiento de la sonda nasoenteral por medio de ultrasonido, sugiriendo tratarse de una técnica reproducible y segura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To evaluate the agreement between nurse and physician in verifying the positioning of the nasogastric tube by ultrasonography and describe the difficulties faced by nurse in performing the technique. Method Cross-sectional study conducted in 2021, including critical patients after nasogastric tube insertion who were independently evaluated by a nurse and physician, using bedside ultrasonography. The tube was considered adequately positioned when viewed in infradiaphragmatic location in the topography of the stomach. Results In the 30 peer evaluations there was almost perfect agreement (k = 0.93; 95%CI: 0.65 - 0.99). In only one case the nurse was uncertain about the positioning. Some difficulties were reported: abdominal distention (n=2), gas interposition (n=3) and patient movement during the exam (n=2). Conclusion A trained nurse obtained very similar results to those found by a physician in identifying the nasogastric tube placement by means of ultrasonography, suggesting a reproducible and safe technique.
  • Validação de checklist para utilização em cirurgia cardíaca segura Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Thomé, Alba Regina Cartaxo Sampaio; Bernardo, Thaís Honório Lins; Sarmento, Patrícia de Albuquerque; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Fedocci, Elizabete Melo Montanari

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Construir e validar um instrumento no formato checklist para utilização em cirurgia cardíaca segura. Método Pesquisa metodológica realizada nas seguintes etapas: revisão da literatura; construção dos itens e validação de conteúdo por especialistas em duas etapas, a nível regional com 9 e nacional com 14 juízes. Para análise dos dados, aplicou-se a taxa de concordância por item construído. Resultados A construção da versão 1 resultou em 49 itens, a versão 2 apresentou 46 itens, e a versão final 41 itens distribuídos em Sign in (1 a 27), Time out (28 a 32) e Sign out (33 a 41). Na versão final, todos os itens foram validados com concordância superior a 80%. Conclusão O checklist foi construído e validado quanto ao conteúdo, composto por 41 itens,e poderá ser utilizado na área de cirurgia cardíaca para a implementação de assistência segura aos pacientes submetidos a esses procedimentos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Construya y valide un instrumento en formato de lista de verificación para su uso en cirugía cardíaca segura. Método Investigación metodológica realizada en las siguientes etapas: revisión de la literatura; construcción nacional de ítems y validación de contenido por expertos en dos etapas, a nivel regional 9 y con 41 jueces. Para el análisis de datos, se determinó la tasa de concordancia por ítem construido. Resultados La construcción de la versión 1 resultó en 49 ítems, la versión 2 presentó 46 ítems y la versión final 41 ítems distribuidos en Sign in (1 a 27), Time out (28 a 32) y Sign out (33 a 41). Todos los ítems obtuvieron una concordancia superior al 80%, considerados validados. Conclusión La lista de verificación fue construida y validada en cuanto al contenido, consta de 41 ítems y puede ser utilizada en el área de cirugía cardíaca para la implementación de cuidados seguros para pacientes sometidos a estos procedimientos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Build and validate an instrument in checklist format for use in safe cardiac surgery. Method Methodological research carried out in the following stages: literature review; national construction of items and content validation by experts in two stages, at regional level 9 and with 41 judges. For data analysis, the agreement rate per constructed item was determined. Results The construction of version 1 resulted in 49 items, version 2 presented 46 items, and the final version 41 items distributed in Sign in (1 to 27), Time out (28 to 32) and Sign out (33 to 41). All items obtained agreement greater than 80%, considering validated. Conclusion The checklist was built and validated in terms of content, consisting of 41 items, and can be used in the area of cardiac surgery for the implementation of safe care for patients undergoing these procedures.
  • Gestão de riscos: implantação de protocolo clínico de prevenção e manejo de quedas pediátricas Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Rebouças, Geisa Fonseca; Primo, Cândida Caniçali; Freitas, Paula de Souza Silva; Nunes, Elisabete Maria Garcia Teles; Quitério, Margarida Maria de Sousa Lourenço; Lima, Eliane de Fátima Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o processo de elaboração e implantação de um protocolo de prevenção e manejo de quedas pediátricas. Método Pesquisa-ação desenvolvida em um hospital público do Sudeste do Brasil, com 10 membros da equipe multidisciplinar dos setores de pediatria, maternidade, terapia intensiva neonatal, e do núcleo de segurança do paciente. Para elaborar o protocolo realizou-se revisão de literatura, três encontros com o grupo e duas rodadas de correção online. Foi realizado treinamento online para todos os profissionais e, depois, iniciado o uso do protocolo nos setores. Resultados Implementado protocolo de prevenção de quedas pediátricas. Definiu-se a escala Humpty Dumpty Falls Scale para avaliação do risco e foram elaborados materiais educativos. Conclusão O processo foi realizado de forma coletiva e participativa. O protocolo e os materiais educativos orientam e padronizam as condutas baseadas nas melhores evidências e envolvem usuários, familiares e profissionais na gestão do risco de queda.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Describir el proceso de elaboración e implementación de un protocolo para la prevención y manejo de caídas pediátricas. Método Investigación-acción desarrollada en un hospital público del Sureste de Brasil, con 10 integrantes del equipo multidisciplinario de los sectores de pediatría, maternidad, cuidados intensivos neonatales y centro de seguridad del paciente. Para la elaboración del protocolo se realizó una revisión bibliográfica, tres encuentros con el grupo y dos rondas de corrección online. Se realizó capacitación en línea para todos los profesionales y luego se inició el uso del protocolo en los sectores. Resultados Se implementó un protocolo de prevención de caídas pediátricas. Se desarrollaron materiales educativos y se definió la escala Humpty Dumpty Falls Scale para evaluar el riesgo de caídas. Conclusión El proceso se llevó a cabo de manera colectiva y participativa. El protocolo y los materiales educativos guían y estandarizan el comportamiento en base a la mejor evidencia e involucran a los usuarios, familiares y profesionales en el manejo del riesgo de caídas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To describe the process of elaboration and implementation of a protocol for the prevention and management of pediatric falls. Method This was an actionresearch developed at a public hospital in Southeast Brazil with 10 members of the multidisciplinary team from the pediatrics, maternity, neonatal intensive care sectors, and the patient safety center. To elaborate the protocol, literature review, three meetings with the group, and two rounds ofonline correction were carried out. Online training was carried out for all professionals and then the use of the protocol was started at the sectors. Results A pediatric fall prevention protocol was implemented. Educational materials were developed and the Humpty Dumpty Falls Scale was chosen to assess the risk of falling. Conclusion The process was conducted in a collective and participatory way. The protocol and the educational materials guide and standardize behavior based on the best evidence and involve users, family members and professionals in the management of the risk of falling.
  • Glicose e reflexoterapia para alívio da dor durante punção arterial em neonatos: um protocolo Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Costa, Thatiane Monick de Souza; Fernandes, Thatiane Evelyn de Lima; Silva, Silmara de Oliveira; Queiroz, Cintia Galvão; Rocha, Mayara Araújo; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Dantas, Rodrigo Assis Neves; Dantas, Daniele Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar um protocolo de estudo para comparar a glicose e reflexoterapia no alívio da dor em terapia intensiva neonatal durante a punção arterial. Método Protocolo de ensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego, será realizado em 30recém-nascidos internados em terapia intensiva neonatal de uma maternidade escola que apresentem indicação de coleta de sangue por punção arterial. Serão distribuídos aleatoriamente em grupo controle (glicose 25%) ou grupo intervenção (reflexoterapia podal). O desfecho primário será escores de dor neonatal durante e após a punção arterial. Os desfechos secundários serão o tempo de choro e variação nos sinais vitais dos neonatos durante e após o procedimento da punção arterial. Número do registro RBR-639bff. Discussão Os resultados deste ensaio fornecerão novos conhecimentos sobre a intervenção mais adequada para o alívio da dor neonatal durante procedimentos dolorosos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Presentar un protocolo de estudio para comparar glucosa y reflexología en el alivio del dolor en cuidados intensivos neonatales durante la punción arterial. Método Protocolo de ensayo clínico aleatorizado, controlado, doble ciego, en 30 recién nacidos en cuidados intensivos neonatales en la maternidad de un hospital escuela, que necesiten extracción de sangre por punción arterial. Serán asignados aleatoriamente a un grupo control (25% de glucosa) o a un grupo de intervención (reflexología podal). El resultado primario serán los escores de dolor neonatal durante y después de la punción arterial. Los resultados secundarios serán el tiempo de llanto y la variación en los signos vitales de los recién nacidos durante y después del procedimiento de punción arterial. Número de registro RBR-639bff. Discusión Los resultados de este ensayo proporcionarán nuevos conocimientos sobre la intervención más adecuada para el alivio del dolor neonatal durante los procedimientos dolorosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To present a study protocol to compare glucose and reflexology in pain relief in neonate intensive care during arterial punctures. Methods A randomized, controlled, double-blind clinical trial protocol will be carried out at a teaching hospital maternity, with30 newborns admitted to neonate intensive care who are to undergo blood collection by arterial puncture. They will be randomly assigned to a control group (25% glucose) or an intervention group (foot reflexology). The primary outcome will be neonate pain scores during and after arterial puncture. Secondary outcomes will be crying time and variation in neonates' vital signs during and after the arterial puncture procedure. Registration number RBR-639bff. Discussion The results of this trial will provide new insights into the most appropriate intervention for the relief of neonate pain during painful procedures.
  • Hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico: validação de conteúdo e usabilidade Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Soares, Francisco Mayron Morais; Mesquita, Kirley Kethellen Batista; Mendes, Igor Cordeiro; Nunes, Rodrigo da Silva; Araújo Filho, João de Deus de; Fonseca, Luciana Mara Monti; Torres, Gilson Vasconcelos; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Validar o conteúdo e usabilidade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Métodos Estudo metodológico, desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico, realizado em cinco etapas. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo a System Usability Scale e o teste binomial. Resultados No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,96 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. Conclusão: A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Validar el contenido y la utilidad de la hipermedia educativa sobre el acolchado y la clasificación del riesgo obstétrico. Métodos Estudio metodológico, desarrollo del modelo de diseño instruccional básico, realizado en cinco etapas. Participaron 22 jueces para validar el contenido y la usabilidad. Para el análisis se utilizó el Índice de Validez de Contenido, la Escala de Usabilidad del Sistema y la prueba binomial. Resultados En el contenido se obtuvo un Índice de Validez de Contenido de 0,96 y para la usabilidad se obtuvo un 91,9. En la evaluación global, todos los requisitos obtuvieron un 0,98 de índice. Conclusión La hipermedia educativa desarrollada presenta evidencia de validez y se constituye como recurso innovador para el proceso de enseñanza y aprendizaje en Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To validate the content and usability of educational hypermedia about embracement and obstetric risk classification. Methods Methodological study, development by the basic instructional design model, conducted in five stages. Twenty-two judges participated to validate the content and usability. For the analysis, the Content Validity Index, the System Usability Scale, and the binomial test were used. Results In the content it was obtained a Content Validity Index of 0.96 and for and usability it was obtained 91.9. In the overall evaluation, all requirements obtained an index of 0.98. Conclusion The educational hypermedia developed presents evidence of validity and constitutes an innovative resource for the teaching and learning process in Nursing.
  • Construção e validação de um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recém-nascido Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Silva, Maria Paula Custódio; Rocha, Nylze Helena Guillarducci; Fonseca, Luciana Mara Monti; Ruiz, Mariana Torreglosa; Stacciarini, Thaís Santos Guerra; Contim, Divanice

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Construir e validar um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recém-nascido. Método Pesquisa metodológica, de produção tecnológica, desenvolvida nas fases: pré-produção, produção e pós-produção no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2022, validado por enfermeiros doutores,profissionais da área da comunicação social, equipe de enfermagem, puérperas e familiares. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar concordância entre juízes e público-alvo e Alfa de Cronbrach a confiabilidade dos itens. Resultados O vídeo tem oito minutos e 34 segundos e foi organizado emantes, durante e após o banho. Roteiro/script e storyboard avaliados quanto ao objetivo, conteúdo, relevância, ambiente, linguagem verbal e inclusão de tópicos e vídeo quanto a funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimento, todos alcançaram índices iguais ou maiores a 0,80. Conclusão O vídeo apresenta potencial tecnológico para ser utilizado durante ações de educação emsaúde e práticas de educação permanente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Construir y validar un video educativo sobre el baño de inmersión del recién nacido. Método Pesquisa metodológica, de produção tecnológica, desenvolvida nas fases: pré-produção, produção e pós-produção no período de diciembre de 2020 a febrero de 2022, validado por enfermeiros doutores, profissionais da area da comunicação social, equipe de enfermagem, puérperas and familiares. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar concordância e Alfa de Cronbrach a confiabilidade. Resultados El video tiene una duración de ocho minutos y 34 segundos y está organizado en antes, durante y después de la ducha. El guion/guion y storyboard fueron evaluados en cuanto al objetivo, contenido, pertinencia, entorno, lenguaje verbal e inclusión de temas y el video en cuanto a funcionalidad, usabilidad, eficiencia, técnica audiovisual, entorno y procedimiento, todos los cuales alcanzaron índices iguales o superiores de 0,80. Conclusión O vídeo que presenta potencial tecnológico para ser utilizado durante acciones de educación en salud y prácticas de educación permanente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To build and validate an educational video about the immersion bath of the newborn. Method Methodological research, of technological production, developed in the phases: pre-production, production and post-production in the period from December 2020 to February 2022, validated by nurse practitioners, professionals in the area of social communication, nursing team, puerperal women and family members. The Content Validity Index was used to assess consistency and Cronbrach's Alpha reliability. Results The video is eight minutes and 34 seconds long and was organized into before, during and after the shower. The script/script and storyboard were evaluated regarding the objective, content, relevance, environment, verbal language and inclusion of topics and the video regarding functionality, usability, efficiency, audiovisual technique, environment and procedure, all of which achieved indices equal to or greater than 0,80. Conclusion The video has technological potential to be used during health education actions and in continuing education practices.
  • Sobrecarga e sintomas psicológicos em cuidadores informais de idosos na pandemia da COVID-19 Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Silva, Giuliana Duarte de Oliveira da; Martins, Gabriela; Rocha, Luana Aparecida da; Machado, Mariane Teixeira; Pott Junior, Henrique; Gratão, Aline Cristina Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar sobrecarga e sintomas psicológicos dos cuidadores informais de idosos durante a pandemia da COVID-19. Método Estudo transversal com 50 cuidadores do Ambulatório de Gerontologia do interior de São Paulo, avaliados em 2021 via teleconsulta pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e Entrevista de Sobrecarga de Zarit. A Regressão multivariada de Poisson foi aplicada nos escores dos dois instrumentos em função do conjunto de características dos participantes. Resultados Destacaram-se os sintomas psicológicos nos cuidadores com maior tempo em exercício (p=0,01; p=0,001) e que viviam no mesmo ambiente que o idoso (p=0,04; p=0,02). A sobrecarga associou-se com sua idade (p<0,001) e morar junto ao idoso (p=0,001). Conclusão Urgem intervenções atenuantes dos sintomas psicológicos e de sobrecarga nos cuidadores com idade avançada, que residem junto ao idoso e desempenham a função há maior tempo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Evaluar sobrecarga y los síntomas psicológicos de cuidadores informales de ancianos durante la pandemia de COVID-19. Método Estudio transversal con 50 cuidadores del Ambulatorio de Gerontología del interior de São Paulo, evaluados en 2021 mediante teleconsulta por la Escala de Ansiedad y Depresión Hospitalaria y Entrevista de Sobrecarga de Zarit. Se aplicó la Regresión multivariada de Poisson a las puntuaciones de los dos instrumentos en función de las características de los participantes. Resultados Los síntomas psicológicos destacaron en cuidadores con mayor tiempo de ejercicio (p=0,01; p=0,001) y que vivían en mismo ambiente que lo anciano (p=0,04; p=0,02). La sobrecarga asoció con edad (p<0,001) y convivencia con ancianos (p=0,001). Conclusión Existe una necesidad de intervenciones de mitigación de los síntomas psicológicos y sobrecarga en cuidadores mayores, que viven con ancianos y realizan la función por más tiempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To evaluate the burden and psychological symptoms of informal caregivers of the elderly during the COVID-19 pandemic. Method Cross-sectional study with 50 caregivers from the Gerontology Outpatient Clinic in the interior of São Paulo, evaluated in 2021 via teleconsultation by the Hospital Anxiety and Depression Scale and the Zarit-Brief Burden Interview. Poisson’s multivariate regression was applied to the two instruments scores according to the set of characteristics of the participants. Results Psychological symptoms were highlighted in caregivers with longer time in exercise (p=0.01; p=0.001) and who lived in the same environment with the elderly (p=0.04; p=0.02). Burden was associated with age (p<0.001) and living with the elderly (p=0.001). Conclusion There is a need for interventions that attenuate psychological symptoms and burden in older caregivers, who live with the elderly and have been working for a longer time.
  • Autoconfiança e conhecimento na liderança em atendimento crítico: simulação com a técnica “olhos vendados” Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Meneghesso, Izabela; Marcatto, Isadora Freitas; Wada, Beatriz Fernandes; Guermandi, Maísa; Girão, Fernanda Berchelli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Verificar as contribuições do uso da técnica de “olhos vendados” na autoconfiança e conhecimento de estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente crítico em cenários clínicos simulados. Método: Estudo quase-experimental com 25 estudantes do curso de enfermagem de uma Universidade Federal do interior de São Paulo entre novembro e dezembro de 2021. Os participantes responderam à Escala Self-confidence Scale e ao Checklist de Conhecimento, Habilidades e Atitudes em Reanimação Cardiorrespiratória, pré e pós-intervenção. Realizou-se a análise descritiva do checklist e o teste de Wilcoxon para avaliar o checklist e Self-confidence Scale. Resultados: Média de 4,04 acertos adicionais na amostra analisada, através da diferença de acertos entre os dois momentos. Um total de 80% da amostra demonstrou um aumento no conhecimento. Conclusão: Os estudantes em papéis de liderança após a simulação clínica com a técnica “olhos vendados”, apresentaram um aumento de conhecimento e autoconfiança durante a assistência nos cenários críticos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Verificar las contribuciones del uso de la técnica de “ojos vendados” en la autoconfianza y el conocimiento de los estudiantes de enfermería en el cuidado de pacientes críticos en escenarios clínicos simulados. Método: Estudio cuasiexperimental con 25estudiantes de enfermería de una Universidad Federal del interior de São Paulo entre noviembre y diciembre de 2021. Los participantes respondieron a la "Escala de autoconfianza" y a la Lista de Comprobación de Conocimientos, Habilidades y Actitudes en RCP, antes y después de la intervención. Se realizó un análisis descriptivo de la lista de comprobación y una prueba de Wilcoxon para evaluar la lista de comprobación y la escala de autoconfianza. Resultados: Media de 4,04 aciertos adicionales en la muestra analizada, a través de la diferencia de aciertos entre los dos momentos. El 80% de la muestra demostró un aumento de conocimientos. Conclusión: Los estudiantes en funciones de liderazgo tras la simulación clínica con la técnica de “ojos vendados” mostraron un aumento de los conocimientos y de la confianza en sí mismos durante la asistencia en escenarios críticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To verify the contributions of using the “blindfolded” technique on nursing students' self-confidence and knowledge in critical patient care in simulated clinical scenarios. Method: A quasi-experimental study conducted with 25 nursing students from a Federal University in the inland of São Paulo between November and December 2021. The participants answered the “Self-confidence Scale” and the Checklist of CPR Knowledge, Skills and Attitudes, before and after the intervention. A descriptive analysis of the checklist was performed and the Wilcoxon test was used to evaluate the checklist and the “Self-confidence Scale”. Results: There was a mean of 4.04 additional correct answers in the sample analyzed, based on the difference in the number of correct answers between both moments. A total of 80% of the sample showed an increase in knowledge. Conclusion: After the clinical simulation with the “blindfolded” technique, the students in leadership roles presented an increase in knowledge and self-confidence during the assistance provided in critical scenarios.
  • Construção de instrumento de avaliação da transição segura do paciente na alta hospitalar Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Acosta, Aline Marques; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Marques, Giselda Quintana; Zucatti, Paula Buchs; Silveira, Cristhiane de Souza; Oelke, Nelly Donszelmann

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Construir e validar o conteúdo de um instrumento de avaliação da qualidade da transição do cuidado e da segurança do paciente na alta hospitalar na perspectiva de enfermeiros. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido no Sul do Brasil entre abril de 2019 e janeiro de 2022, em três etapas: revisão integrativa e entrevistas semiestruturadas com seis enfermeiros para construção do instrumento; validação de conteúdo por comitê de 14 especialistas; e pré-teste com 20 enfermeiros. Empregou-se Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,80. Resultados: Desenvolvido instrumento com 37 itens organizados em seis domínios: estrutura; planejamento de alta; orientações sobre cuidados; encaminhamento para continuidade de cuidados; cultura de segurança, e resultado da transição do cuidado. O Índice de Validade de Conteúdo geral foi 0,93. Conclusões: o instrumento apresentou validação de conteúdo e contribui para a compreensão da transição do cuidado no contexto nacional, propondo mudanças para qualificar e fortalecer a segurança do paciente na alta hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Construir y validar el contenido de un instrumento de evaluación de la calidad de la transición de la atención y la seguridad del paciente en alta hospitalaria desde la perspectiva de los enfermeros. Métodos: Estudio metodológico, desarrollado en el sur de Brasil entre abril de 2019 y enero de 2022, en tres etapas: revisión integradora y entrevistas semiestructuradas con seis enfermeras para construir el instrumento; validación de contenido por un comité de 14 expertos; y pre-test con 20 enfermeras. Se empleó un Índice de Validez del Contenido superior a 0,80. Resultados: Instrumento desarrollado con 37 ítems organizados en seis dominios: estructura; planificación del alta; pautas de atención; derivación a la continuidad asistencial; cultura de seguridad, y resultado de la transición asistencial. El Índice de Validez de Conocimiento general fue de 0,93. Conclusiones: El instrumento presentó un valor de contenido y contribuyó a la comprensión de la transición del cuidado en el contexto nacional, proponiendo cambios para calificar y fortalecer la seguridad del paciente en el hospital de alta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop and validate the content of a measurement instrument to assess the quality of care transitions and patient safety at hospital discharge from the nurses' perspective. Methods: A methodological study developed in southern Brazil between April 2019 and January 2022, in three stages: integrative review and semi-structured interviews with six nurses for construction of the instrument; content validation with a committee of 14 experts; and a pre-test with 20 nurses. A Content Validity Index above 0.80 was employed. Results: A measurement instrument with 37 items organized into six domains was developed, as follows: structure; discharge planning; care education; referral for continuity of care; safety culture, and care transitions results. The general Content Validity Index reached 0.93. Conclusions: The measurement instrument presented content validation and will contribute to understanding transitional care in the Brazilian context, proposing changes to qualify and strengthen patient safety at hospital discharge.
  • Construção e validação de conteúdo de vídeos educativos para crianças hipertensas em tempos de COVID-19 Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Coelho, Letícia Cristina Pereira; Emidio, Zípora Hadassa Ferreiro; Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy; Sudré, Mayara Rocha Siqueira; Veiga, Eugenia Velludo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Construir e validar dois vídeos educativos para crianças hipertensas acerca de sua doença e das medidas de enfrentamento da COVID-19. Métodos: Estudo metodológico composto por cinco etapas: 1) Análise/Planejamento; 2) Modelagem; 3) Implementação; 4) Avaliação/Manutenção e 5) Distribuição. Dois vídeos educativos foram validados quanto ao seu conteúdo por um comitê de oito peritos. O estudo foi realizado em uma Universidade pública do interior do estado de São Paulo, no período de agosto de 2020 a março de 2022. O Índice de Validade de Conteúdo foi aplicado para mensurar a concordância dos itens do instrumento de validação. Resultados: Roteiro/storyboard obtiveram Índice de Validade de Conteúdo = 1 no quesito audiovisual/conteúdo. Os vídeos educativos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo = 0,99 no quesito audiovisual/conteúdo. Conclusões: Os vídeos educativos foram produzidos e mostraram-se válidos quanto ao conteúdo, com potencial para promover o conhecimento de crianças hipertensas no contexto da COVID-19.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Construir y validar dos videos educativos para niños hipertensos sobre su enfermedad y medidas para enfrentar el COVID-19. Métodos: Estudio metodológico compuesto por cinco pasos: 1) Análisis/Planificación; 2) Modelado; 3) Implementación; 4) Evaluación/Mantenimiento y 5) Distribución. Dos videos educativos fueron validados por su contenido por un comité de ocho expertos. El estudio se realizó en una universidad pública del interior del estado de São Paulo, de agosto de 2020 a marzo de 2022. Se aplicó el Índice de Validez de Contenido para medir la concordancia de los ítems del instrumento de validación. Resultados: Guión/storyboard obtuvo Índice de Validez de Contenido = 1 en la categoría audiovisual/contenido. Los videos educativos obtuvieron Índice de Validez de Contenido = 0,99 en la categoría audiovisual/contenido. Conclusiones: Los videos educativos fueron producidos y demostraron ser válidos en cuanto al contenido, con potencial para promover el conocimiento de los niños hipertensos en el contexto de la COVID-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To build and validate two educational videos for hypertensive children about their disease and measures to cope with COVID-19. Methods: Methodological study composed of five stages: 1) Analysis/Planning; 2) Modeling; 3) Implementation; 4) Evaluation/Maintenance and 5) Distribution. A committee of eight experts validated two educational videos for their content. The study was conducted at a public university in the interior of the state of São Paulo, from August 2020 to March 2022. The Content Validity Index was applied to measure the agreement of the items of the validation instrument. Results: Script/storyboard obtained Content Validity Index = 1 in the audiovisual/content category. The educational videos obtained Content Validity Index = 0.99 in the audiovisual/content category. Conclusions: The educational videos were produced and proved to be valid in terms of content, with the potential to promote the knowledge of hypertensive children in the context of COVID-19.
  • Validação de história em quadrinhos sobre prevenção e primeiros socorros às queimaduras para adultos Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Milhorini, Carolina Rodrigues; Montezeli, Juliana Helena; Gastaldi, Andréia Bendine; Ribeiro, Renata Perfeito; Costa, Daniel Kin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Elaborar e validar uma História em Quadrinhos para a população adulta sobre prevenção e primeiros socorros para queimaduras. Método: Pesquisa aplicada, quantitativa, conduzida em hospital universitário, norteada pela Teoria Social Cognitiva. Elaborou-se uma História em Quadrinhos, seguida de Validação de Conteúdo com 12especialistas e Validação Semântica com 30 adultos. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e Suitability Assessment of Materials para coleta dos dados e a análise deu-se por Índice de Validação de Conteúdo, com mínimo de 0,8. Resultados: A versão final possui dez páginas, na modalidade impressa e virtual. O índice global de concordância foi 0,963 em conteúdo e 0,987 em semântica. As adequações principais foram na linguagem e layout da capa. Conclusão: Os níveis de concordância foram satisfatórios, determinando a validade da História em Quadrinhos, configurando-a como recurso simples e acessível para a educação em saúde sobre queimaduras para adultos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Desarrollar y validar un Comics para población adulta sobre prevención y primeros auxilios para quemaduras. Método: Investigación aplicada, cuantitativa, realizada en un hospital universitario, guiada por la Teoría Social Cognitiva. Se elaboró un Cómic, seguido de Validación de Contenido con 12 expertos y Validación Semántica con 30 adultos. Para la recolección de datos se utilizó el Instrumento de Validación de Contenido Educativo en Saludy Suitability Assessment of Materials y el análisis se realizó por Índice de Validación de Contenido, con un mínimo de 0,8. Resultados: La versión final tiene diez páginas, en forma impresa y virtual La tasa de acuerdo global fue de 0,963 en contenido y 0,987 en semántica. Los principales ajustes fueron en el lenguaje y el diseño de la portada. Conclusión: Los niveles de acuerdo fueron satisfactorios, determinando la validez de la Historieta, configurando la como un recurso sencillo y accesible para la educación en salud sobre quemaduras para adultos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop and validate a comic book for the adult population about prevention and first aid for burns. Method: Applied quantitative research conducted at a university hospital, guided by the Social Cognitive Theory. A comic book was developed, followed by Content Validation with 12 experts and Semantic Validation with 30 adults. The Educational Content Validation Instrument in Health and Suitability Assessment of Materials were used for data collection and the analysis was carried out by Content Validity Index, with a minimum of 0.8. Results: The final version has ten pages, both printed and virtual form. The overall agreement rate was 0.963 in content and 0.987 in semantics. The main adjustments were in the language and layout of the cover. Conclusion: The levels of agreement were satisfactory, determining the validity of the Comic Book, configuring it as a simple and accessible resource for health education about burns for adults.
  • Implantação do modelo de manejo da sede na unidade de queimados norteada pelo knowledge translation Artigo Original - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Garcia, Aline Korki Arrabal; Conchon, Marilia Ferrari; Pierotti, Isadora; Nascimento, Leonel Alves do; Nakaya, Thammy Gonçalves; Santos, Robertha Pickina; Oliveira, Carla Brandão de; Fonseca, Ligia Fahl

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Implantar o Modelo de Manejo da Sede no pré-operatório mensurando a sua adoção, cobertura, aceitabilidade, viabilidade e fidelidade pela enfermagem em uma unidade de queimados. Método: Estudo de intervenção quase-experimental, pré e pós-teste. Amostra de 59 pacientes na pré-implantação e 40 pós-implantação e 36 profissionais de enfermagem participantes da implantação em um centro de queimados de agosto (2019) à março (2020). Análise estatística utilizou Mann-Whitney e Chi-quadrado. Resultados: Adoção do manejo variou de 0,0% para 72,5% pós-implantação. Cobertura da capacitação de 87,5% das enfermeiras e 87,9% dos técnicos de enfermagem. Houve aceitabilidade e viabilidade do manejo da sede pelos profissionais. Nos ciclos planejar-fazer-estudar-agir três dos quatro pilares do Modelo alcançaram as metas, evidenciando fidelidade. Conclusão: A implantação do Modelo de Manejo da Sede no pré-operatório teve aceitabilidade e viabilidade pela equipe de enfermagem, apresentando fidelidade pelo alcance das metas propostas, além da adoção da evidência na prática clínica após alta cobertura das capacitações dos profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Implementar el Modelo de Gestión de la Sed Preoperatoria, midiendo su adopción, cobertura, aceptabilidad, factibilidad y fidelidad por parte de enfermería en una unidad de quemados. Método: Estudio de intervención cuasi-experimental, pre- y post-test. Muestra de 59 pacientes en la pre-implementación y 40 en la post-implementación y 36 profesionales de enfermería participantes en la implementación en un centro de quemados desde agosto (2019) hasta marzo (2020). El análisis estadístico utilizó Mann-Whitney y Chi-cuadrado. Resultados: La adopción de la gestión osciló entre el 0,0% y el 72,5% después de la aplicación. La cobertura de la formación fue del 87,5% de los enfermeros y del 87,9% de los técnicos. Hubo aceptación y viabilidad de lagestión por parte de los profesionales. En los ciclos planear-hacer-estudiar-actuar tres de cuatro pilares del Modelo alcanzaron las metas, evidenciando fidelidad. Conclusión: La implantación del Modelo de Gestión de la Sed Preoperatoria fue aceptable y viable por el equipo de enfermería, demostrando fidelidad a la consecución de los objetivos propuestos, además de la adopción de evidencias en la práctica clínica tras alta cobertura de formación profesional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To implement the preoperative Thirst Management Model, measuring its adoption, coverage, acceptability, feasibility and fidelity by nursing in a burn unit. Method: Quasi-experimental, pre- and post-test intervention study. Sample of 59 patients at pre-implementation and 40 post-implementation and 36 nursing professionals participating in the implementation in a burn unit from August (2019) to March (2020). Statistical analysis used Mann-Whitney and Chi-square. Results: Adoption of management ranged from 0.0% to 72.5% post-implementation. The capacity coverage was 87.5% of nurses and 87.9% of nursing technicians. There was acceptability and feasibility of thirst management by professionals. In the plan-do-study-act cycles, three pillars of the Model reached the goals, showing fidelity. Conclusion: The implantation of the Preoperative Thirst Management Model had acceptability and feasibility by the nursing team, showing fidelity in achieving the proposed goals, in addition to the adoption of evidence in clinical practice after high coverage professional training.
  • Eficácia de estratégias educativas no envolvimento do paciente para a segurança no cuidado: revisão sistemática Revisão Sistemática - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Luiz, Raíssa Bianca; Estevam, Layara Oliveira; Raponi, Maria Beatriz Guimarães; Felix, Márcia Marques dos Santos; Barbosa, Maria Helena

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a eficácia de estratégias educativas no envolvimento do paciente adulto hospitalizado para a segurança no cuidado. Método Revisão sistemática realizada por meio da busca de estudos experimentais e quase-experimentais, publicados de janeiro/2010 a dezembro/2021, no PubMed®, Cochrane Library CENTRAL, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL e EMBASE. Resultados Foram incluídos doze estudos para envolver o paciente nas práticas seguras do cuidado, cinco (41,7%) experimentais e sete (58,3%) quase experimentais. Diferentes estratégias educativas foram adotadas nos artigos incluídos: orientações verbais, livretos, folhetos e folders (n=4; 33,3%); vídeos, e-book e aplicativos eletrônicos (n=5; 41,7%); pôster, folhetos e vídeo (n=3; 25%). Quatro estudos experimentais apresentaram alto risco de viés (80%) e todos quase-experimentais baixo risco de viés (100%). Conclusão O uso de estratégias educativas se demonstrou eficaz no envolvimento do paciente em práticas seguras do cuidado. Recomenda-se a condução de futuras pesquisas ao se considerar a heterogeneidade entre os estudos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Evaluar la efectividad de estrategias educativas en la participación de paciente adulto hospitalizado para la seguridad en el cuidado. Método Revisión sistemática realizada mediante la búsqueda de estudios experimentales y cuasiexperimentales publicados entre enero/2010 y diciembre/2021, en PubMed®, Cochrane Library CENTRAL, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL y EMBASE. Resultados Se incluyeron doce estudios para involucrar al paciente en prácticas de cuidado seguras, cinco (41,7%) experimentales y siete (58,3%) cuasi experimentales. Se adoptaron diferentes estrategias educativas en los artículos incluidas: guías verbales, cuadernillos, trípticos y carpetas (n=4; 33,3%); vídeos, e-books y aplicaciones electrónicas (n=5; 41,7%); cartel, folletos y video (n=3; 25%). Cuatro estudios experimentales tenían un alto riesgo de sesgo (80 %) y todos los estudios cuasiexperimentales tenían un bajo riesgo de sesgo (100 %). Conclusión: El uso de estrategias educativas demostró ser efectivo para involucrar al paciente en prácticas de cuidado seguras. Se recomienda investigación adicional al considerar la heterogeneidad entre los estudios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To evaluate the effectiveness of educational strategies in the involvement of hospitalized adult patient for safety in care. Method Systematic review carried out by searching for experimental and quasi-experimental studies, published from January/2010 to December/2021, in PubMed®, Cochrane Library CENTRAL, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL and EMBASE. Results Twelve studies were included to involve the patient in safe care practices, five (41.7%) experimental and seven (58.3%) quasi-experimental. Different educational strategies were adopted in the articles included: verbal guidance, books, leaflets and folders (n=4; 33.3%); videos, e-books and electronic applications (n=5; 41.7%); poster, leaflets and video (n=3; 25%). Four experimental studies had a high risk of bias (80%) and all quasi-experimental studies had a low risk of bias (100%). Conclusion The use of educational strategies proved to be effective in involving the patient in safe care practices. Considering the heterogeneity between studies, it is recommended carrying out future research.
  • Efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação do profissional de saúde: revisão sistemática Revisão Sistemática - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Ferla, Josiane Bernart da Silva; Araújo, Cristiano Miranda de; Stechman-Neto, José; Tonocchi, Rita de Cassia; Krüger, Simone Infingardi; Berberian, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação de profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, que atendem adultos hospitalizados. Método Revisão Sistemática realizada de outubro/2020 a março/2021, nas bases PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science e LILACS. Incluídos estudos observacionais e intervencionais, relacionando o efeito do Cuidado Centrado no Paciente na satisfação dos profissionais. As ferramentas Cochrane Collaboration Tool e Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument avaliaram a qualidade metodológica dos estudos. Resultados O efeito do cuidado centrado no paciente na satisfação profissional não foi identificado em fonoaudiólogos ou odontólogos. Nove artigos selecionados o relacionam aos enfermeiros. Os preditores de satisfação apontaram para fatores relacionados às relações interpessoais, cuidados para o paciente e organização no trabalho. Conclusão O modelo do Cuidado Centrado no Paciente pode constituir estratégia facilitadora para a satisfação no trabalho do enfermeiro. Contudo a atual literatura científica ainda necessita de mais estudos para fortalecer a evidência existente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Analizar el efecto del modelo de Atención Centrada en el Paciente sobre la satisfacción de los profesionales de la salud enfermeras, audiólogos o dentistas, que atienden a adultos hospitalizados. Método Revisión sistemática realizada de octubre/2020 a marzo/2021, en las bases de datos PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science y LILACS. Se incluyeron estudios observacionales e intervencionistas, relacionando el efecto de la Atención Centrada en el Paciente sobre la satisfacción profesional. La Herramienta de colaboración Cochrane y el Instrumento de Revisión y Metanálisis de Estadísticas evaluaron la calidad metodológica de los estudios. Resultados El efecto de la atención centrada en el paciente sobre la satisfacción profesional no se identificó en audiólogos ni en dentistas. Nueve artículos seleccionados lo relacionan con las enfermeras. Los predictores de satisfacción apuntaron a factores relacionados con las relaciones interpersonales, la atención al paciente y la organización del trabajo. Conclusión El modelo de Atención Centrada en el Paciente puede ser una estrategia facilitadora para la satisfacción de las enfermeras en el trabajo. Sin embargo, la literatura científica actual aún necesita más estudios para fortalecer la evidencia existente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To analyze the effect of the Patient-Centered Care model on the satisfaction of health professionals, nurses, speech therapists or dentists, who care for hospitalized adults. Method Systematic Review conducted from October/2020 to March/2021 at PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science and LILACS databases. Observational and interventional studies were included, relating the effect of Patient-Centered Care on the satisfaction of professionals. The Cochrane Collaboration Tool and Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument tools assessed the methodological quality of the studies. Results The effect of patient-centered care on job satisfaction was not identified in speech therapists or dentists. Nine selected articles relate it to nurses. Predictors of satisfaction pointed to factors related to interpersonal relationships, patient care and work organization. Conclusion The Patient-Centered Care model can be a facilitating strategy for nurses’ job satisfaction. However, the current scientific literature still needs further studies to strengthen existing evidence.
  • Massagem para alívio da dor em recém-nascidos submetidos a punção: revisão sistemática Revisão Sistemática - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Costa, Thatiane Monick de Souza; Oliveira, Eloysa dos Santos; Silva, Bruna Vilar Soares da; Melo, Evelin Beatriz Bezerra de; Carvalho, Fernanda Oliveira de; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Dantas, Rodrigo Assis Neves; Dantas, Daniele Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar na literatura científica os efeitos da massagem no alívio da dor em recém-nascidos submetidos a punção. Método Revisão sistemática com meta-análise realizada em outubro de 2020, utilizando as bases PubMed, Web of Science, CINAHL, Scopus, Cochrane e Gale. Incluíram-se estudos sem delimitação de recorte temporal, que utilizaram massagem como principal técnica para o alívio da dor neonatal durante a punção. Os dados foram extraídos através de formulários padronizados e a síntese dos resultados ocorreram de forma descritiva. Resultados Dos 12 estudos incluídos, a massagem foi eficaz no alívio da dor em 83,3% dos estudos. A meta-análise comparativa da massagem versus cuidados de rotina que avaliou duração do choro obteve resultado estatisticamente significativo (p = 0,0002; IC 95% -85,51 a -27,09). Conclusão A massagem contribui para o alívio da dor neonatal através da redução do escore de dor e redução do tempo de choro em recém-nascidos submetidos a punção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Analizar en la literatura científica los efectos del masaje en el alivio del dolor en recién nacidos sometidos a punción. Método Revisión sistemática con metanálisis realizada en octubre de 2020, utilizando las bases de datos PubMed, Web of Science, CINAHL, Scopus, Cochrane y Gale. Se incluyeron estudios sin corte temporal, que utilizaron el masaje como técnica principal para el alivio del dolor neonatal durante la punción. Los datos fueron extraídos mediante formularios estandarizados y la síntesis de los resultados ocurrió de forma descriptiva. Resultados De los 12 estudios incluidos, el masaje fue efectivo para aliviar el dolor en el 83,3% de los estudios. El metanálisis comparativo de masaje versus atención de rutina que evaluó la duración del llanto obtuvo un resultado estadísticamente significativo (p = 0,0002; IC del 95%: -85,51 a -27,09). Conclusión El masaje contribuye al alivio del dolor neonatal al reducir el puntaje de dolor y reducir el tiempo de llanto en recién nacidos sometidos a punción.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To analyze in the scientific literature the effects of massage on pain relief in newborns submitted to puncture. Method Systematic review with meta-analysis performed in October 2020, using PubMed, Web of Science, CINAHL, Scopus, Cochrane and Gale databases. Studies without time frame were included, which used massage as the main technique for relieving neonatal pain during puncture. Data were extracted using standardized forms and the synthesis of results occurred in a descriptive way. Results From the 12 studies included, massage was effective in pain relief in 83.3% of the studies. The comparative meta-analysis of massage versus routine care that assessed duration of crying obtained a statistically significant result (p = 0.0002; 95% CI -85.51 to -27.09). Conclusion Massage contributes to neonatal pain relief by reducing pain score and reducing crying time in newborns submitted to puncture.
  • O prebriefing na simulação clínica em enfermagem: revisão de escopo Revisão De Escopo - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Silva, Camila Cazissi da; Natarelli, Taison Regis Penariol; Domingues, Aline Natalia; Fonseca, Luciana Mara Monti; Melo, Luciana de Lione

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mapear o conceito e elementos estruturais da fase de prebriefing nas simulações clínicas em enfermagem. Método Scoping review com buscas, entre maio e junho de 2021, nas bases de dados Pub Med, Biblioteca Virtual em Saúde, EMBASE, CINAHL, SCOPUS e Web of Science, Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Scholar, nos idiomas português, espanhol e inglês, sem limite de tempo. Resultados Foram selecionados 24 estudos. Em 17 artigos (70,8%), os autores utilizaram a grafia prebriefing (em itálico e emendado), para se referir a etapa que antecede a simulação, incluindo atividades preparatórias e orientações. Foram descritos métodos alternativos para o prebriefing (práticas reflexivas, laboratórios, jogos e vídeos). Conclusão Não há consenso a respeito do conceito e dos elementos que compõem o prebriefing. Essa etapa da simulação contribui na satisfação, participação e segurança psicológica do participante, com melhores resultados de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Mapear el concepto y elementos estructurales de la fase prebriefing em simulaciones clínicas em enfermería. Método Scoping review con búsquedas entre mayo y junio de 2021 en las bases de datos PubMed/PMC, Virtual Health Library, EMBASE, CINAHL, SCOPUS, Web ofScience, Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones y Google Scholar, en portugués, español e inglés, sin límite de tiempo. Resultados Se seleccionaron 24 estudios. En 17 artículos (70,8%) los autores utilizaron la ortografía prebriefing (en cursiva y corregida) para referirse a la etapa que precede la simulación, incluyendo actividades preparatorias y orientaciones. Se describieron métodos alternativos para el prebriefing (prácticas reflexivas, laboratorios, juegos y videos). Conclusión No existe consenso en cuanto al concepto y elementos que componen el prebriefing. Esta etapa de la simulación contribuye a la satisfacción, participación y seguridad psicológica del participante, con mejores resultados de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To map the concept and structural elements of the prebriefing phase in clinical simulations in nursing. Method Scoping review with searches between May and June 2021 in the databases PubMed, Virtual Health Library, EMBASE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, CAPES Catalog of Theses and Dissertations, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and Google Scholar, in portuguese, spanish and english, without time limit. Results 24 studies were selected. In 17 articles (70.8%) the authors used the spelling prebriefing (in italics and amended), to refer to the stage that precedes the simulation, including preparatory activities and guidance. Alternative methods for prebriefing were described (reflective practices, laboratories, games and videos). Conclusion There is no consensus regarding the concept and elements that constitute the prebriefing. This simulation stage contributes to participant satisfaction, participation and psychological safety, with better learning outcomes.
  • Estratégias para promover a translação do conhecimento na atenção primária à saúde: revisão de escopo Revisão De Escopo - Translação Do Conhecimento E Avanços Nas Práticas De Saúde E De Enfermagem

    Schneider, Luana Roberta; Rodrigues Junior, Sinval Adalberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Mapear as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para promover a translação do conhecimento na Atenção Primária à Saúde e identificar barreiras e facilitadores para o uso de evidências científicas. Método: Scopingreview com busca no PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus, LILACS e literatura cinzenta, em abril de 2022, baseado nos termos “translational medical research”, “knowledge translation”,“primary health care”.Utilizou PRISMA-ScR para relato da revisão. Resultados: 56 estudos incluídos. Diversas estratégias foram identificadas e agrupadas em: material educacional, capacitação, websites, extensão educacional, redes de translação do conhecimento, facilitadores locais, feedback e promoção pública.Alta demanda por atendimentos e conteúdos sem informações práticas representaram barreiras, enquanto, avaliar o contexto, envolver as partes interessadas e presença de facilitadores locais facilitam a utilização de evidências. Conclusão: As estratégias mais utilizadas foram material educacional e capacitação. Superar as barreiras é essencial para minimizar a lacuna entre as evidências e prática.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Mapear las estrategias utilizadas por los profesionales de la salud para promover la traducción del conocimiento en la Atención Primaria de Salud e identificar barreras y facilitadores para el uso de la evidencia científica. Método: Scopingreview con búsqueda en PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus, LILACS y literatura gris, en abril de 2022, utilizando los términos “translational medical research”, “knowledge translation”, “primary health care”. PRISMA-ScR se utilizó para informar la revisión. Resultados: Se incluyeron 56 estudios. Se identificaron varias estrategias y se agruparon en: material educativo, capacitación, sitios web, extensión educativa, redes de traducción del conocimiento, facilitadores locales, retroalimentación y promoción pública. La alta demanda de servicios y contenidos sin información práctica representó barreras, mientras que la evaluación del contexto, la participación de todos los actores y la presencia de facilitadores locales facilitan el uso de la evidencia científica. Conclusión: Las estrategias más utilizadas fueron el material educativo y la capacitación. Superar las barreras es esencial para cerrar la brecha entre la evidencia y la práctica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To map the strategies used by health professionals to promote knowledge translation in Primary Health Care and to identify barriers and facilitators for the use of scientific evidence. Method: Scoping review with search in PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus, LILACS, and gray literature, in April 2022, using the terms “translational medical research”, “knowledge translation”, “primary health care”. The PRISMA-ScR was used to report the review. Results: 56 studies included. Several strategies were identified and grouped into: educational material, training, websites, educational outreach, knowledge translation networks, local facilitators, feedback and public promotion. High demand for services and content without practical information represented barriers, while assessing the context, involving stakeholders and the presence of local facilitators ease theuse of evidence. Conclusion: The most used strategies were educational material and training. Overcoming barriers is essential to bridging the gap between evidence and practice.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br