Acessibilidade / Reportar erro

Hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico: validação de conteúdo e usabilidade

RESUMO

Objetivo

Validar o conteúdo e usabilidade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico.

Métodos

Estudo metodológico, desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico, realizado em cinco etapas. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo a System Usability Scale e o teste binomial.

Resultados

No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,96 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. Conclusão: A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.

Palavras-chave
Complicações na gravidez; Educação em enfermagem; Tecnologia educacional; Estudo de validação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br