Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de conteúdo de vídeos educativos para crianças hipertensas em tempos de COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar dois vídeos educativos para crianças hipertensas acerca de sua doença e das medidas de enfrentamento da COVID-19.

Métodos:

Estudo metodológico composto por cinco etapas: 1) Análise/Planejamento; 2) Modelagem; 3) Implementação; 4) Avaliação/Manutenção e 5) Distribuição. Dois vídeos educativos foram validados quanto ao seu conteúdo por um comitê de oito peritos. O estudo foi realizado em uma Universidade pública do interior do estado de São Paulo, no período de agosto de 2020 a março de 2022. O Índice de Validade de Conteúdo foi aplicado para mensurar a concordância dos itens do instrumento de validação.

Resultados:

Roteiro/storyboard obtiveram Índice de Validade de Conteúdo = 1 no quesito audiovisual/conteúdo. Os vídeos educativos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo = 0,99 no quesito audiovisual/conteúdo.

Conclusões:

Os vídeos educativos foram produzidos e mostraram-se válidos quanto ao conteúdo, com potencial para promover o conhecimento de crianças hipertensas no contexto da COVID-19.

Palavras-chaves:
Hipertensão; Educação em enfermagem; Materiais de ensino; Filme e vídeo educativo; Criança; Coronavírus

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br