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Efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação do profissional de saúde: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Analisar o efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação de profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, que atendem adultos hospitalizados.

Método

Revisão Sistemática realizada de outubro/2020 a março/2021, nas bases PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science e LILACS. Incluídos estudos observacionais e intervencionais, relacionando o efeito do Cuidado Centrado no Paciente na satisfação dos profissionais. As ferramentas Cochrane Collaboration Tool e Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument avaliaram a qualidade metodológica dos estudos.

Resultados

O efeito do cuidado centrado no paciente na satisfação profissional não foi identificado em fonoaudiólogos ou odontólogos. Nove artigos selecionados o relacionam aos enfermeiros. Os preditores de satisfação apontaram para fatores relacionados às relações interpessoais, cuidados para o paciente e organização no trabalho.

Conclusão

O modelo do Cuidado Centrado no Paciente pode constituir estratégia facilitadora para a satisfação no trabalho do enfermeiro. Contudo a atual literatura científica ainda necessita de mais estudos para fortalecer a evidência existente.

Palavras-chave
Assistência centrada no paciente; Satisfação no emprego; Pessoal de saúde; Enfermeiras e enfermeiros; Audiologistas; Odontólogos

ABSTRACT

Objective

To analyze the effect of the Patient-Centered Care model on the satisfaction of health professionals, nurses, speech therapists or dentists, who care for hospitalized adults.

Method

Systematic Review conducted from October/2020 to March/2021 at PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science and LILACS databases. Observational and interventional studies were included, relating the effect of Patient-Centered Care on the satisfaction of professionals. The Cochrane Collaboration Tool and Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument tools assessed the methodological quality of the studies.

Results

The effect of patient-centered care on job satisfaction was not identified in speech therapists or dentists. Nine selected articles relate it to nurses. Predictors of satisfaction pointed to factors related to interpersonal relationships, patient care and work organization.

Conclusion

The Patient-Centered Care model can be a facilitating strategy for nurses’ job satisfaction. However, the current scientific literature still needs further studies to strengthen existing evidence.

Keywords
Patient-centered care; Job satisfaction; Health personnel; Nurses; Audiologists; Dentists

RESUMEN

Objetivo

Analizar el efecto del modelo de Atención Centrada en el Paciente sobre la satisfacción de los profesionales de la salud enfermeras, audiólogos o dentistas, que atienden a adultos hospitalizados.

Método

Revisión sistemática realizada de octubre/2020 a marzo/2021, en las bases de datos PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science y LILACS. Se incluyeron estudios observacionales e intervencionistas, relacionando el efecto de la Atención Centrada en el Paciente sobre la satisfacción profesional. La Herramienta de colaboración Cochrane y el Instrumento de Revisión y Metanálisis de Estadísticas evaluaron la calidad metodológica de los estudios.

Resultados

El efecto de la atención centrada en el paciente sobre la satisfacción profesional no se identificó en audiólogos ni en dentistas. Nueve artículos seleccionados lo relacionan con las enfermeras. Los predictores de satisfacción apuntaron a factores relacionados con las relaciones interpersonales, la atención al paciente y la organización del trabajo.

Conclusión

El modelo de Atención Centrada en el Paciente puede ser una estrategia facilitadora para la satisfacción de las enfermeras en el trabajo. Sin embargo, la literatura científica actual aún necesita más estudios para fortalecer la evidencia existente.

Palabras clave
Atención dirigida al paciente; Satisfacción en el trabajo; Personal de salud; Enfermeras y enfermeros; Audiólogos; Odontólogos

INTRODUÇÃO

Formulações expressas no Relatório Crossing the Quality Chasm: A new health system for the 21st Century, do Institute of Medicine, em 2001, se referem ao modelo de Cuidado Centrado no Paciente (CCP), como um cuidado “respeitoso e responsivo às preferências, necessidades e valores individuais do paciente, garantindo que os valores do paciente guiem todas as decisões clínicas”11. Institute of Medicine (US) Committee on Quality of Health Care in America. Crossing the quality chasm: a new health system for the 21st century. Washington, DC: National Academies Press (US); 2001. doi: http://doi.org/10.17226/10027.
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. Com base em tal premissa, estudos apontam que esse modelo deve pressupor a parceria entre profissionais de saúde, pacientes e suas famílias, configurando-se como uma estratégia complexa, coletiva e imprescindível para o cuidado centrado no paciente, com vistas à qualidade do cuidado em saúde22. Balint E. The possibilities of patient-centered medicine. J R Coll Gen Pract. 1969 [cited 2021 Nov 12];17(82):269-76. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2236836/pdf/jroyalcgprac00372-0009.pdf .
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-66. Bokhour BG, Fix GM, Mueller NM, Barker AM, Lavela SL, Hill JN, et al. How can healthcare organizations implement patient-centered care? examining a large-scale cultural transformation. BMC Health Serv Res. 2018;18(1):168. doi: http://doi.org/10.1186/s12913-018-2949-5.
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).

Destaca-se que a qualidade do cuidado atrelada à centralidade no paciente, é apontada desde seus primeiros relatos em meados de 1960, como fator essencial para o alcance da satisfação do paciente e critério de qualidade dos serviços de saúde, sendo uma estratégia a ser incorporada em políticas públicas condizentes com as diversificadas realidades e contextos22. Balint E. The possibilities of patient-centered medicine. J R Coll Gen Pract. 1969 [cited 2021 Nov 12];17(82):269-76. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2236836/pdf/jroyalcgprac00372-0009.pdf .
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Nessa direção, o CCP, contrapondo tendências assentadas em hospitalocentrismo, fragmentação e sistemas de saúde focados em interesses econômicos, está comprometido com atitudes empáticas e relações confiáveis entre o profissional da saúde e o paciente, que confiram a ambos a condição de partícipe de sua saúde e de sua existência77. Burton CD, Entwistle VA, Elliott AM, Krucien N, Porteous T, Ryan M. The value of different aspects of person-centred care: a series of discrete choice experiments in people with long-term conditions. BMJ Open. 2017;7(4):e015689. doi: http://doi.org/10.1136/bmjopen-2016-015689.
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-1010. World Health Organization. Continuity and coordination of care: a practice brief to support implementation of the WHO Framework on integrated people-centred health services [Internet]. Geneva: WHO ; 2018 [cited 2021 Nov 12]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/274628/9789241514033-eng.pdf?ua=1 .
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.

A satisfação profissional, por sua vez, associada ao modelo de cuidado, constitui um importante aspecto que também deve ser considerado e que pode ser concebida como um estado emocional que é manifesto a partir de uma avaliação subjetiva do trabalhador sobre seu trabalho ou acerca da realização de seus valores por meio dele1111. Marqueze EC, Moreno CRC. Satisfação no trabalho - uma breve revisão. Rev Bras Saúde Ocup. 2005;30(112):69-79. doi: https://doi.org/10.1590/S0303-76572005000200007.
https://doi.org/10.1590/S0303-7657200500...
-1313. Melo MB, Barbosa MA, Souza PR. Job satisfaction of nursing staff: integrative review. Rev Latinoam Enferm. 2011;19(4):1047-55. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000400026.
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. A avaliação deste aspecto revela o quanto as atividades laborais podem ser prejudiciais ou benéficas ao bem-estar do indivíduo, podendo ser alterados de acordo com as condições gerais de trabalho ofertadas1313. Melo MB, Barbosa MA, Souza PR. Job satisfaction of nursing staff: integrative review. Rev Latinoam Enferm. 2011;19(4):1047-55. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000400026.
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.

Estudos apontam que a satisfação profissional tem sido associada ao aumento na qualidade do atendimento e maior satisfação do paciente, além disto, o modelo de cuidado assistencial utilizado pode influenciar a satisfação da equipe1414. Aiken LH, Clarke SP, Sloane DM, Sochalski J, Silber JH. Hospital nurse staffing and patient mortality, nurse burnout, and job dissatisfaction. J Am Med Assoc. 2002;288(16):1987-93. doi: http://doi.org/10.1001/jama.288.16.1987.
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,1515. Tzeng HM, Ketefian S, Redman RW. Relationship of nurses’ assessment of organizational culture, job satisfaction, and patient satisfaction with nursing care. Int J Nurs Stud. 2002;39(1):79-84. doi: http://doi.org/10.1016/s0020-7489(00)00121-8.
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. No modelo de CCP, a satisfação do profissional e do paciente encontram-se intrinsecamente articulados, a melhora na comunicação pode proporcionar ao profissional de saúde uma melhor compreensão da perspectiva do paciente, promovendo o envolvimento deste na tomada de decisão, e influenciando a satisfação1616. Kwame A, Petrucka PM. A literature-based study of patient-centered care and communication in nurse-patient interactions: barriers, facilitators, and the way forward. BMC Nurs. 2021;20(1):158. doi: http://doi.org/10.1186/s12912-021-00684-2.
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,1717. Jayadevappa R. Patient centered care - a conceptual model and review of the state of the art. Open Health Serv Policy J. 2011;4(1):15-25. doi: http://doi.org/10.2174/1874924001104010015.
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. Isso por sua vez, tende se firmar como um diferenciador organizacional, bem como propulsor de melhorias no cuidado e na gestão em saúde1818. Paranhos DGAM, Oliveira AAS. O modelo de cuidado centrado no paciente sob a perspectiva do paciente idoso. Cad Ibero-Amer Dir Sanit. 2018;7(2):95-109. doi: https://doi.org/10.17566/ciads.v7i2.485.
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).

Revisões realizadas sobre satisfação no trabalho de profissionais de saúde, de modo geral, demonstram que são inúmeros os preditores de satisfação dentro do ambiente de trabalho, especialmente relacionadas aos profissionais de saúde inseridos no contexto do ambiente hospitalar1313. Melo MB, Barbosa MA, Souza PR. Job satisfaction of nursing staff: integrative review. Rev Latinoam Enferm. 2011;19(4):1047-55. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000400026.
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,1919. Utriainen K, Kyngäs H. Hospital nurses’ job satisfaction: a literature review. J Nurs Manag. 2009;17(8):1002-10. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2009.01028.x.
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. Estes podem estar relacionados a três categorias: Relações interpessoais (envolvem as relações com colegas de trabalho, sensação de união, interação e comunicação, trabalho em equipe, clima social e ética, suporte por pares); Cuidados para o paciente (envolvem o significado do cuidado, a oportunidade para o atendimento ao paciente de alta qualidade e as boas conexões humanas com os pacientes); Organização do trabalho (envolvem a relação trabalho-família, a liderança solidária, o ambiente de trabalho, a carga de trabalho gerenciável, o sistema da prática profissional, salários e benefícios, a variedade de trabalho, a autonomia e o profissionalismo e desenvolvimento profissional)(1919. Utriainen K, Kyngäs H. Hospital nurses’ job satisfaction: a literature review. J Nurs Manag. 2009;17(8):1002-10. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2009.01028.x.
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.

Tendo em vista o exposto e devido a associação entre satisfação, tanto do paciente quanto profissional, e o modelo de cuidado assistencial adotado, o presente estudo propôs-se a analisar o efeito do modelo de CCP na satisfação de profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, que atendem adultos hospitalizados.

MÉTODOS

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada conforme Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA)2020. Moher D, Liberati A, Tetzlaff A, Altman J, Douglas G; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097.
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,2121. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372:n71. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n71.
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, de outubro de 2020 a março de 2021. O protocolo foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO), sob CRD 42020203086.

Estudos que atenderam aos critérios estabelecidos através do uso do acrômio ‘PICOS’2222. Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions version 6.2 (updated February 2021) [Internet]. Cochrane; 2021 [cited 2021 Nov 12]. Available from: https://www.training.cochrane.org/handbook .
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(Patient/Intervention/Comparison/Outcomes/Study), foram considerados elegíveis para esta revisão sistemática: P (participantes) = profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos que atendem adultos hospitalizados; I (Intervenção/exposição) = intervenção assistencial baseada no modelo de CCP; C (comparação) = não houve critérios de comparação; O (resultado) = satisfação profissional; S (desenho do estudo) = transversal, coorte, caso-controle e ensaio clínico randomizado ou não randomizado. Estudos qualitativos que respondiam a pergunta de pesquisa estabelecida foram considerados para inclusão, contudo, apesar de auxiliar na melhor compreensão da complexidade do fenômeno estudado2323. Noyes J, Booth A, Cargo M, Flemming K, Harden A, Harris J, et al. Chapter 21: qualitative evidence. In: Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions version 6.3 (updated February 2022) [Internet]. Cochrane; 2022 [cited 2022 Apr 29]. Available from: https://www.training.cochrane.org/handbook .
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, por não mensurar o tamanho de efeito, os resultados observados nestes estudos foram descritos separadamente. Da mesma forma, para facilitar a visualização da forma de análise do estudo incluído, esta informação foi extraída do estudo e tabulada.

Uma vez estabelecidos os critérios, a seguinte questão foi estruturada: Qual o efeito do modelo de CCP na satisfação no trabalho dos profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, que atendem adultos hospitalizados?

A amostra foi composta por estudos cujos profissionais eram enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, submetidos ao modelo de CCP, quando no atendimento de adultos hospitalizados (entre 19 e 59 anos). Os estudos incluídos avaliaram o efeito do CCP na satisfação profissional, por questionários e entrevistas direcionadas a estes profissionais. Não houve restrição quanto ao sexo, etnia, idioma de estudo ou ano de publicação.

Foram excluídos estudos em que a amostra teve o atendimento voltado para: gestantes, idosos, veteranos de guerra, pacientes psiquiátricos e crianças; Estudos em adultos não-hospitalizados e/ou atendidos em Unidades de Emergência e Pronto Atendimento; Estudos que não avaliaram o efeito do CCP na satisfação profissional; Estudos que não envolveram profissionais de saúde nas áreas de enfermagem, fonoaudiologia ou odontologia; Resenhas, resumos científicos, opiniões, cartas ao editor, relatórios, estudo de caso ou séries de casos.

Combinações de palavras e truncamentos apropriados foram selecionados e ajustados especificamente para cada base de dados eletrônica: PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). O material Suplementar 1, com a estratégia de busca utilizada em cada base de dados, está disponível na plataforma Open Science framework (DOI 10.17605/OSF.IO/D4ZNX). Além disso, a pesquisa foi também conduzida levando em consideração a literatura cinzenta, por meio do Google Scholar, Proquest e Open Grey.

Uma busca manual das referências do estudo incluídas foi realizada e um software apropriado foi utilizado para gerenciar e remover as referências duplicadas (EndNote X9®, Thomsom Reuters, Filadélfia, PA, EUA). Ambas as pesquisas, em base de dados eletrônica e literatura cinzenta, foram realizadas em outubro de 2020 e atualizadas em março de 2021.

A seleção foi realizada em duas fases, com os revisores atuando de forma independente. Na primeira, dois revisores fizeram a seleção dos artigos avaliando os títulos e resumos de todas as referências. Na segunda fase, os mesmos revisores realizaram a leitura dos artigos selecionados na íntegra. Em caso de desacordo, um terceiro revisor foi envolvido na decisão final.

Os dados extraídos dos estudos incluídos consistiram em: características do estudo (autores, ano, local e objetivos do estudo), abordagem metodológica utilizada no desenho, características da população (profissionais de saúde), características de avaliação (instrumento utilizado para mensuração da satisfação), características dos resultados (preditores da satisfação e principais resultados) e conclusões. Em caso de dados ausentes ou incompletos no artigo, foram feitas tentativas de contato com os autores a fim de adquirir informações consideradas pertinentes e que não foram publicadas. Um especialista na área foi consultado no intuito de sugerir alguma publicação relevante que pudesse ser julgada de acordo com os critérios de elegibilidade definidos, para inclusão/exclusão da revisão.

Para avaliação do risco de viés foi empregada a ferramenta Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument (MAStARI)2424. The Joanna Briggs Institute.The Joanna Briggs Institute reviewers’ manual [Internet]. Australia: The Joanna Briggs Institute; 2014 [cited 2022 Apr 29]. Available from: https://nursing.lsuhsc.edu/JBI/docs/ReviewersManuals/Economic.pdf .
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, que apresenta 9 domínios para avaliação da qualidade metodológica dos estudos. Tal análise caracteriza o risco de viés como “alto”, quando o percentual de “sim” for inferior a 49%; caso esse percentual esteja entre 50 e 69% o estudo é “moderado” e, se maior de 70%, a investigação tem “baixo” risco de viés. Na ausência de dados que permitiam adequado julgamento o domínio foi julgado como “não claro”.

Para os estudos de intervenção a ferramenta 'Cochrane Collaboration Tool for Assessing the Risk of Bias’2525. Higgins JPT, Altman DG, Gøtzsche PC, Jüni P, Moher D , Oxman AD, et al. The Cochrane Collaboration’s tool for assessing risk of bias in randomised trials. BMJ. 2011;343(7829):d5928. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.d5928.
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) foi utilizada. Esta ferramenta apresenta seis domínios: (1) geração de sequência aleatória, (2) ocultação de alocação, (3) cegamento do participante e profissional, (4) cegamento do avaliador de resultados, (5) resultados incompletos e (6) relato seletivo dos desfechos. O julgamento do risco de viés relacionado a cada um dos domínios foi baseado em informações extraídas dos estudos, e categorizadas como ‘alto risco’ ou ‘baixo risco’ de viés. Da mesma forma, na inexistência de detalhes suficientes relatados no estudo, o risco de viés foi julgado como ‘incerto’.

RESULTADOS

Um total de 1414 artigos foram recuperados durante a busca final nas bases de dados, após a remoção dos duplicados, 1102 artigos foram eleitos. Após a leitura de títulos e resumos (fase 1), 47 artigos foram selecionados para leitura integral (fase 2), dos quais 38 foram excluídos, resultando em 9 artigos incluídos para síntese qualitativa. O material Suplementar 2, com a lista de estudos excluídos na fase 2, com os respectivos motivos de exclusão, está disponível na plataforma Open Science framework (DOI 10.17605/OSF.IO/D4ZNX). A descrição do número de referências incluídas/excluídas em cada etapa pode ser visualizada na figura 1.

Figura 1 -
Diagrama de fluxo de critérios de pesquisa e seleção de literatura(21). Curitiba, Paraná, Brasil, 2021

Não foram encontrados artigos que relacionassem o CCP à satisfação profissional de fonoaudiólogos ou odontólogos. Dessa forma, apenas estudos relacionados à satisfação no trabalho do enfermeiro compuseram esta revisão sistemática. Nenhum artigo adicional foi incluído depois da pesquisa manual em lista de referências, literatura cinzenta ou consulta com especialista. Todos os artigos incluídos na revisão estavam em Inglês e foram publicados entre 1994 e 2020, nos seguintes países: Austrália2626. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003.
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, Suécia2727. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816.
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, Arábia Saudita2828. Alhalal E, Alrashidi LM, Alanazi AN. Predictors of patient‐centered care provision among nurses in acute care setting. J Nurs Manag. 2020;28(6):1400-9. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.13100.
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, Holanda2929. Boumans NPG, Landeweerd JA, Visser M. Differentiated practice, patient-oriented care and quality of work in a hospital in the Netherlands. Scand J Caring Sci. 2004;18(1):37-48. doi: https://doi.org/10.1111/j.1471-6712.2004.00253.x.
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, Malásia3030. Chan CMH, Ahmad WAW, Yusof MM, Ho GF, Krupat E. Patient-centredness, job satisfaction and psychological distress: a brief survey comparing oncology nurses and doctors. Asian Pacific J Cancer Prev. 2015;16(16):6895-8. doi: http://doi.org/10.7314/apjcp.2015.16.16.6895.
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, EUA3131. Bethel S, Rider J. Evaluating nursing practice satisfaction at what cost? Nurs Manage. 1994; 25(9):41-8. ,3232. Jones RA, Dougherty M, Martin S. Program evaluation of a unit reengineered for patient-focused care. Holist Nurs Pract. 1997;11(3):31-46. doi: http://doi.org/10.1097/00004650-199704000-00007.
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, Suíça3333. Roulin MJ, Boul’ch MF, Merlani P. Staff satisfaction between 2 models of care for the chronically critically ill. J Crit Care. 2012;27(4):426.e1-8. doi: http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.019.
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e Canadá3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126.
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. O tamanho da amostra de participantes dos estudos variou de 92626. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003.
http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07....
a 2552828. Alhalal E, Alrashidi LM, Alanazi AN. Predictors of patient‐centered care provision among nurses in acute care setting. J Nurs Manag. 2020;28(6):1400-9. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.13100.
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, entre 212828. Alhalal E, Alrashidi LM, Alanazi AN. Predictors of patient‐centered care provision among nurses in acute care setting. J Nurs Manag. 2020;28(6):1400-9. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.13100.
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e 652727. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816.
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anos, sendo a maior parte da amostra dos estudos incluídos composta por mulheres2727. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816.
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,3030. Chan CMH, Ahmad WAW, Yusof MM, Ho GF, Krupat E. Patient-centredness, job satisfaction and psychological distress: a brief survey comparing oncology nurses and doctors. Asian Pacific J Cancer Prev. 2015;16(16):6895-8. doi: http://doi.org/10.7314/apjcp.2015.16.16.6895.
http://doi.org/10.7314/apjcp.2015.16.16....
,3232. Jones RA, Dougherty M, Martin S. Program evaluation of a unit reengineered for patient-focused care. Holist Nurs Pract. 1997;11(3):31-46. doi: http://doi.org/10.1097/00004650-199704000-00007.
http://doi.org/10.1097/00004650-19970400...
.

Dos nove artigos incluídos, dois deles utilizavam a abordagem qualitativa de pesquisa2626. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003.
http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07....
,2727. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816.
https://doi.org/10.1111/jonm.12816...
, cinco a abordagem quantitativa2828. Alhalal E, Alrashidi LM, Alanazi AN. Predictors of patient‐centered care provision among nurses in acute care setting. J Nurs Manag. 2020;28(6):1400-9. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.13100.
https://doi.org/10.1111/jonm.13100...
-3232. Jones RA, Dougherty M, Martin S. Program evaluation of a unit reengineered for patient-focused care. Holist Nurs Pract. 1997;11(3):31-46. doi: http://doi.org/10.1097/00004650-199704000-00007.
http://doi.org/10.1097/00004650-19970400...
e dois a abordagem mista, ou seja, qualitativa e quantitativa3333. Roulin MJ, Boul’ch MF, Merlani P. Staff satisfaction between 2 models of care for the chronically critically ill. J Crit Care. 2012;27(4):426.e1-8. doi: http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.019.
http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.01...
,3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126.
https://doi.org/10.1177/0894318407303126...
. Destes nove artigos selecionados, cinco foram classificados em estudos intervencionais2929. Boumans NPG, Landeweerd JA, Visser M. Differentiated practice, patient-oriented care and quality of work in a hospital in the Netherlands. Scand J Caring Sci. 2004;18(1):37-48. doi: https://doi.org/10.1111/j.1471-6712.2004.00253.x.
https://doi.org/10.1111/j.1471-6712.2004...
,3131. Bethel S, Rider J. Evaluating nursing practice satisfaction at what cost? Nurs Manage. 1994; 25(9):41-8. -3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126.
https://doi.org/10.1177/0894318407303126...
, em que o CCP foi abordado como um modelo de assistência implementado em diversificadas especialidades dentro do ambiente hospitalar, onde o desfecho satisfação profissional foi avaliado.

Os domínios avaliados e os respectivos julgamentos na avaliação do risco de viés para cada delineamento de estudo podem ser visualizados na figura 2. Entre os 4 estudos observacionais incluídos, 3 apresentaram um baixo risco de viés (Figura 2 e Material Suplementar 3a) e 1 apresentou alto risco de viés. Dentro dos estudos de intervenção, 1 apresentou um baixo risco de viés, 3 com risco de viés moderado e 1 apresentou alto risco de viés (Figura 3 e Material Suplementar 3b). O material suplementar 3, com a avaliação do risco de viés para cada delineamento incluído, pode ser acessado através da plataforma Open Science Framework (DOI 10.17605/OSF.IO/D4ZNX).

Os principais fatores preditores da satisfação profissional apontados pelos artigos incluídos(26-34) foram: o prazer, a qualidade do cuidado, a identificação organizacional, as recompensas materiais (salário e benefícios), a eficácia administrativa geral, a organização do trabalho, o desempenho e desenvolvimento pessoal, as oportunidades de crescimento (planos de carreira), a eficácia da comunicação, as relações interpessoais e o trabalho em equipe, o contato com os pacientes, o comprometimento, o ambiente físico e segurança, o ambiente de aprendizagem nas práticas de trabalho, a sobrecarga, o prestígio, as recompensas pessoais e outros itens considerados gerais, conforme pode ser visualizado no Quadro 1.

Figura 2 -
Estudos transversais avaliados de outubro de 2020 a março de 2021 utilizando-se MAStARI (Ferramentas de avaliação crítica do Meta-Análise de Avaliação e Revisão de Estatísticas). Curitiba, Paraná, Brasil, 2021

Figura 3 -
Ferramenta de Cochrane para avaliar o risco de viés em ensaios controlados randomizados em estudos incluídos de outubro de 2020 e março de 2021. Curitiba, Paraná, Brasil, 2021

Tais preditores foram identificados mediante a utilização de instrumentos que avaliaram a satisfação profissional, dos quais foi possível observar uma tendência de fatores relacionados à aspectos organizacionais, com apontamentos importantes que relacionam a satisfação profissional ao modelo de CCP. Por outro lado, um estudo demonstrou diminuição na satisfação profissional quando expostos ao modelo de CCP, contudo, esta diminuição estava ligada a domínios voltados para administração, política e liderança (Quadro 1).

Quando considerado os dados incluídos de natureza qualitativa, os autores relatam que a satisfação esteve associada ao relacionamento com pacientes e familiares, e a visualização da evolução do paciente foi uma fonte de satisfação relevante. Fatores relacionados a insatisfação do profissional estavam atrelados à sobrecarga relacionadas ao cuidado3333. Roulin MJ, Boul’ch MF, Merlani P. Staff satisfaction between 2 models of care for the chronically critically ill. J Crit Care. 2012;27(4):426.e1-8. doi: http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.019.
http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.01...
, ameaçando tanto a satisfação no trabalho quanto a segurança do paciente2727. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816.
https://doi.org/10.1111/jonm.12816...
. A satisfação profissional da equipe apresentou relação com o redirecionamento do foco de cuidado centrado na tarefa, para a abordagem centrada no paciente2626. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003.
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, impactando o ambiente de trabalho e a qualidade do atendimento3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126.
https://doi.org/10.1177/0894318407303126...
.

Quadro 1-
Síntese de estudos incluídos na revisão sistemática entre outubro de 2020 e março de 2021. Curitiba, Paraná, Brasil, 2021

DISCUSSÃO

Fatores concernentes às relações interpessoais, cuidados para o paciente e organização do trabalho foram identificados nos estudos selecionados nesta revisão2626. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003.
http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07....
-3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126.
https://doi.org/10.1177/0894318407303126...
e relacionados como preditores à satisfação profissional dos enfermeiros frente a um modelo de CCP. Os estudos incluídos demonstraram aumento da satisfação, quando considerado aspectos relacionados ao paciente, contudo, não houve unanimidade na literatura científica quanto ao aumento da satisfação profissional quando considerado domínios relativos a questões administrativas.

Quando considerado os estudos com abordagem qualitativa, a satisfação profissional da equipe apresentou relação com o direcionamento do foco de cuidado centrado na tarefa, para a abordagem centrada no paciente, sendo a liderança e a supervisão vistas como aspectos colaborativos e melhoram o atendimento ao paciente e o trabalho em equipe2121. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372:n71. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n71.
https://doi.org/10.1136/bmj.n71...
. Nesse sentido, corroboram estudos1919. Utriainen K, Kyngäs H. Hospital nurses’ job satisfaction: a literature review. J Nurs Manag. 2009;17(8):1002-10. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2009.01028.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2009...
,3535. Adams A, Bond S. Hospital nurses’ job satisfaction, individual and organizational characteristics. J Adv Nurs. 2000;32(3):536-43. doi: https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.2000.01513.x.
https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.2000...
-3838. McLennan M. Nurses’ views on work enabling factors. J Nurs Adm. 2005;35(6):311-8. doi: http://doi.org/10.1097/00005110-200506000-00008.
http://doi.org/10.1097/00005110-20050600...
que revelam que as relações interpessoais são os fatores mais relevantes para a satisfação profissional. Sob outro aspecto, uma publicação que entrevistou enfermeiras recém formadas2727. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816.
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indica, em seus achados, a importância de um ambiente de trabalho sólido, capaz de aumentar a segurança do paciente e, em concomitância, a satisfação dos enfermeiros relacionada às suas intenções em permanecer no local de trabalho. Nessa perspectiva, ouvindo mais de 13 mil enfermeiras de Ontário e quase duas mil da Tailândia, autores afirmam que o comprometimento organizacional constitui um importante indicador na intenção de permanecer empregado, atrelado à satisfação geral no trabalho3939. Tourangeau AE, Cranley LA. Nurse intention to remain employed: understanding and strengthening determinants. J Adv Nurs. 2006;55(4):497-509. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2006.03934.x.
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,4040. Dechawatanapaisal D. Nurses’ turnover intention: the impact of leader-member exchange, organizational identification and job embeddedness. J Adv Nurs. 2018;74(6):1380-91. doi: https://doi.org/10.1111/jan.13552.
https://doi.org/10.1111/jan.13552...
).

Com respeito às relações interpessoais e organização do trabalho envolvendo aspectos interprofissionais e colaborativos, trabalho em equipe e suporte por pares, bem como fatores organizacionais, estudos apontam uma associação com à satisfação profissional, destacando que as práticas de liderança e supervisão são vistas como aspectos positivos2626. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003.
http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07....
,3232. Jones RA, Dougherty M, Martin S. Program evaluation of a unit reengineered for patient-focused care. Holist Nurs Pract. 1997;11(3):31-46. doi: http://doi.org/10.1097/00004650-199704000-00007.
http://doi.org/10.1097/00004650-19970400...
,3333. Roulin MJ, Boul’ch MF, Merlani P. Staff satisfaction between 2 models of care for the chronically critically ill. J Crit Care. 2012;27(4):426.e1-8. doi: http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.019.
http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.01...
. Um dos achados apontam para um redesenho organizacional, como satisfatório para pacientes, médicos e equipe, e acrescentam que os enfermeiros melhoraram suas percepções com relação aos médicos, e melhora na construção do trabalho em equipe3232. Jones RA, Dougherty M, Martin S. Program evaluation of a unit reengineered for patient-focused care. Holist Nurs Pract. 1997;11(3):31-46. doi: http://doi.org/10.1097/00004650-199704000-00007.
http://doi.org/10.1097/00004650-19970400...
. Além disso, outros estudos apontam que a implementação de um modelo de CCP pode ser capaz de melhorar o atendimento ao paciente, promovendo melhora no trabalho em equipe2626. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003.
http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07....
,3333. Roulin MJ, Boul’ch MF, Merlani P. Staff satisfaction between 2 models of care for the chronically critically ill. J Crit Care. 2012;27(4):426.e1-8. doi: http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.019.
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. Em concordância, investigações revelam que as relações interpessoais constituem os melhores preditores de satisfação no trabalho e demonstram que a interação com outras pessoas e as relações sociais e profissionais que se estabelecem nestes locais, constituem os fatores mais importantes na satisfação profissional, assim como produzir cuidados de alta qualidade ao paciente1919. Utriainen K, Kyngäs H. Hospital nurses’ job satisfaction: a literature review. J Nurs Manag. 2009;17(8):1002-10. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2009.01028.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2009...
,3535. Adams A, Bond S. Hospital nurses’ job satisfaction, individual and organizational characteristics. J Adv Nurs. 2000;32(3):536-43. doi: https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.2000.01513.x.
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-3838. McLennan M. Nurses’ views on work enabling factors. J Nurs Adm. 2005;35(6):311-8. doi: http://doi.org/10.1097/00005110-200506000-00008.
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.

Com relação aos cuidados para o paciente, os achados apontam para preditores implícitos ao modelo, quando mencionam atendimento de qualidade e contato com pacientes, qualidade do cuidado e prestação de CCP, trabalho sem interrupções e tempo para realizar o cuidado2727. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816.
https://doi.org/10.1111/jonm.12816...
,2929. Boumans NPG, Landeweerd JA, Visser M. Differentiated practice, patient-oriented care and quality of work in a hospital in the Netherlands. Scand J Caring Sci. 2004;18(1):37-48. doi: https://doi.org/10.1111/j.1471-6712.2004.00253.x.
https://doi.org/10.1111/j.1471-6712.2004...
-3131. Bethel S, Rider J. Evaluating nursing practice satisfaction at what cost? Nurs Manage. 1994; 25(9):41-8. ,3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126.
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. Nesse sentido, importa salientar que o CCP constitui uma relação valiosa que deve ser estabelecida tanto em âmbito profissional quanto organizacional, com vistas à um cuidado respeitoso, considerando o paciente de forma individualizada, devendo ao profissional, o zelo por sua saúde e o auxílio para torná-lo partícipe do seu processo saúde-doença. Para tanto, a empatia, a atenção e a informação podem constituir alicerce para o estabelecimento de parceria, solidariedade e colaboração mútua para o alcance da qualidade do cuidado4141. Epstein RM, Fiscella K, Lesser CS, Stange KC. Why the nation needs a policy push on patient-centered health care. Health Aff. 2010;29(8):1489-95. doi: https://doi.org/10.1377/hlthaff.2009.0888.
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,4242. Levinson W, Lesser CS, Epstein RM. Developing physician communication skills for patient-centered care. Health Aff. 2010;29(7):1310-8. doi: https://doi.org/10.1377/hlthaff.2009.0450.
https://doi.org/10.1377/hlthaff.2009.045...
.

Quando na relação entre cuidados para o paciente e a organização do trabalho, as práticas de educação em serviço, direcionadas aos profissionais de saúde, são capazes de gerar melhores resultados de CCP, com vistas à satisfação no trabalho, além de reduzir o tempo de doença do paciente e a diminuição de horas extras e rotatividade3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126.
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, como também reportado em estudos anteriores1313. Melo MB, Barbosa MA, Souza PR. Job satisfaction of nursing staff: integrative review. Rev Latinoam Enferm. 2011;19(4):1047-55. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000400026.
https://doi.org/10.1590/S0104-1169201100...
,1919. Utriainen K, Kyngäs H. Hospital nurses’ job satisfaction: a literature review. J Nurs Manag. 2009;17(8):1002-10. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2009.01028.x.
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. Outros estudos apontam que um dos elementos essenciais para que o CCP possa ser efetivamente implementado se refere à educação em serviço. De acordo com estes estudos, programas de treinamento em enfermagem devem ser capazes de fornecer ferramentas para identificação de necessidades específicas de cada paciente, auxiliando no processo de decisão compartilhada, a fim de integrar o paciente ao tratamento1616. Kwame A, Petrucka PM. A literature-based study of patient-centered care and communication in nurse-patient interactions: barriers, facilitators, and the way forward. BMC Nurs. 2021;20(1):158. doi: http://doi.org/10.1186/s12912-021-00684-2.
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,4343. Merav BN, Ohad H. Patient-centered care in healthcare and its implementation in nursing. Int J Caring Sci. 2017 [cited 2022 Apr 29];10(1):596-600. Available from: http://www.internationaljournalofcaringsciences.org/docs/64_merav_review_10_1.pdf .
http://www.internationaljournalofcarings...
.

A síndrome de Burnout também esteve associada a modelos de atendimento, quando um estudo comparou níveis de CCP, satisfação no trabalho e sofrimento psíquico de médicos e enfermeiras em três escalas distintas. A Escala de Satisfação no Trabalho (JSS) revelou que as enfermeiras quando mais satisfeitas, conhecem menos de CCP que os médicos mais ansiosos e deprimidos, que apresentam menor satisfação com seu trabalho3030. Chan CMH, Ahmad WAW, Yusof MM, Ho GF, Krupat E. Patient-centredness, job satisfaction and psychological distress: a brief survey comparing oncology nurses and doctors. Asian Pacific J Cancer Prev. 2015;16(16):6895-8. doi: http://doi.org/10.7314/apjcp.2015.16.16.6895.
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. Em concordância com este estudo, uma outra pesquisa reportou que menor Burnout, maior compaixão, satisfação e empoderamento estrutural aumentam a prestação de CCP pelos enfermeiros2828. Alhalal E, Alrashidi LM, Alanazi AN. Predictors of patient‐centered care provision among nurses in acute care setting. J Nurs Manag. 2020;28(6):1400-9. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.13100.
https://doi.org/10.1111/jonm.13100...
. Neste mesmo sentido, as consequências da satisfação no trabalho também devem ser consideradas individual e profissionalmente, uma vez que é unânime a constatação de que os fatores psicossociais do trabalho interferem nos processos saúde-doença1111. Marqueze EC, Moreno CRC. Satisfação no trabalho - uma breve revisão. Rev Bras Saúde Ocup. 2005;30(112):69-79. doi: https://doi.org/10.1590/S0303-76572005000200007.
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. Outros três estudos apontam a associação entre satisfação no trabalho e Burnout, sendo a (in)satisfação uma preditora de seu desenvolvimento4444. Elias MA, Navarro VL. A relação entre o trabalho, a saúde e as condições de vida: negatividade e positividade no trabalho das profissionais de enfermagem de um hospital escola. Rev Latinoam Enferm. 2006;14(4):517-25. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000400008.
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-4646. Baba VV, Galperin BL, Lituchy TR. Occupational mental health: a study of work-related depression among nurses in the Caribbean. Int J Nurs Stud. 1999;36(2):163-9. doi: http://doi.org/10.1016/s0020-7489(99)00002-4.
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. A reestruturação organizacional, que envolve o empoderamento estrutural, bem como as estratégias relacionadas a isso, podem produzir efeitos deletérios na vida profissional do enfermeiro, o que pode culminar no aumento do estresse no trabalho e altos níveis de Burnout4747. Kalliath T, Morris R. Job satisfaction among nurses. J Nurs Adm. 2002;32(12):648-54. doi: http://doi.org/10.1097/00005110-200212000-00010.
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.

Fatores relacionados à insatisfação profissional também puderam ser identificados, e estavam atrelados à sobrecarga relacionada ao cuidado, impactando o ambiente de trabalho e a qualidade do atendimento3333. Roulin MJ, Boul’ch MF, Merlani P. Staff satisfaction between 2 models of care for the chronically critically ill. J Crit Care. 2012;27(4):426.e1-8. doi: http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.019.
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. Em um estudo que mediu aspectos do cuidado antes e depois de um piloto de redesenho de trabalho em duas unidades de atendimento ao paciente em um hospital3131. Bethel S, Rider J. Evaluating nursing practice satisfaction at what cost? Nurs Manage. 1994; 25(9):41-8. , apontam para uma diminuição na satisfação do enfermeiro quando considerada às subescalas administração e prazer. Nos atributos relacionados ao paciente e trabalho administrativo, tal diminuição não foi identificada.

Algumas limitações devem ser consideradas, tais como a presença de fatores de confusão que podem influenciar a avaliação da satisfação profissional. Os estudos incluídos apontam uma tendência para indicadores relacionados à natureza organizacional, em detrimento ao paciente ou ao modelo de atenção cuja centralidade do cuidado se dá sobre este sujeito. Neste caso, um dos principais pontos que devem ser levados em consideração é a impossibilidade de avaliar a satisfação nestes indivíduos relacionada ao modelo utilizado, na ausência completa dos diferentes fatores. Se as pesquisas fossem realizadas em um mesmo centro, randomizando os indivíduos entre CCP e não-CCP, todos estariam sujeitos aos mesmos preditores, alterando somente o modelo. Porém, nos estudos incluídos a maioria dos instrumentos de medida da satisfação, a consideravam dentro de um contexto generalizado e não direcionado ao modelo de CCP.

Espera-se que este estudo instigue a busca de mais evidências acerca dos benefícios que o CCP possa trazer, em diversificadas áreas que compõem o campo da saúde, com vistas à uma prática profissional mais integrada, colaborativa, respeitosa, e que busque, no diálogo e nas relações que se estabelecem entre profissionais e destes com os pacientes, a promoção da assistência de qualidade em saúde.

CONCLUSÕES

Conclui-se que o CCP, quando atrelado à preditores relacionados às relações interpessoais, cuidados para o paciente e organização no trabalho, pode constituir estratégia facilitadora para a satisfação no trabalho do enfermeiro. Contudo não há unanimidade na literatura científica sobre o efeito positivo do modelo de CCP na satisfação profissional quando considerados domínios voltados aos aspectos administrativos, sugerindo a necessidade de mais estudos para fortalecer a evidência existente.

Agradecimentos

Ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação, da Universidade Tuiuti do Paraná, pelo apoio para a realização desta pesquisa e para a publicação deste artigo.

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Editado por

Editor associado

João Lucas Campos de Oliveira

Editor-chefe

Maria da Graça Oliveira Crossetti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Nov 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    14 Nov 2021
  • Aceito
    02 Maio 2022
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