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Efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação do profissional de saúde: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Analisar o efeito do modelo de Cuidado Centrado no Paciente na satisfação de profissionais de saúde enfermeiros, fonoaudiólogos ou odontólogos, que atendem adultos hospitalizados.

Método

Revisão Sistemática realizada de outubro/2020 a março/2021, nas bases PubMed/Medline, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, Web of Science e LILACS. Incluídos estudos observacionais e intervencionais, relacionando o efeito do Cuidado Centrado no Paciente na satisfação dos profissionais. As ferramentas Cochrane Collaboration Tool e Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument avaliaram a qualidade metodológica dos estudos.

Resultados

O efeito do cuidado centrado no paciente na satisfação profissional não foi identificado em fonoaudiólogos ou odontólogos. Nove artigos selecionados o relacionam aos enfermeiros. Os preditores de satisfação apontaram para fatores relacionados às relações interpessoais, cuidados para o paciente e organização no trabalho.

Conclusão

O modelo do Cuidado Centrado no Paciente pode constituir estratégia facilitadora para a satisfação no trabalho do enfermeiro. Contudo a atual literatura científica ainda necessita de mais estudos para fortalecer a evidência existente.

Palavras-chave
Assistência centrada no paciente; Satisfação no emprego; Pessoal de saúde; Enfermeiras e enfermeiros; Audiologistas; Odontólogos

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