Acessibilidade / Reportar erro

Glicose e reflexoterapia para alívio da dor durante punção arterial em neonatos: um protocolo

RESUMO

Objetivo

Apresentar um protocolo de estudo para comparar a glicose e reflexoterapia no alívio da dor em terapia intensiva neonatal durante a punção arterial.

Método

Protocolo de ensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego, será realizado em 30recém-nascidos internados em terapia intensiva neonatal de uma maternidade escola que apresentem indicação de coleta de sangue por punção arterial. Serão distribuídos aleatoriamente em grupo controle (glicose 25%) ou grupo intervenção (reflexoterapia podal). O desfecho primário será escores de dor neonatal durante e após a punção arterial. Os desfechos secundários serão o tempo de choro e variação nos sinais vitais dos neonatos durante e após o procedimento da punção arterial. Número do registro RBR-639bff.

Discussão

Os resultados deste ensaio fornecerão novos conhecimentos sobre a intervenção mais adequada para o alívio da dor neonatal durante procedimentos dolorosos.

Palavras-chave
Glucose; Reflexoterapia; Manejo da dor; Recém-nascido; Punções

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br