Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 1984
  • Ernani Editorial

    Barbosa, Frederico Simões
  • PÓS-GRADUAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESCRITA Artigos Originais

    Rivas, Carmen Navarro; Castro, Celia Lucia Monteiro de

    Resumo em Português:

    Resumo: Os cursos de pós-graduação, estabelecidos no País, a partir de 1965, na modalidade “stricto sensu” objetivam a formação do docente universitário, do pesquisador e do profissional de elevado nível de qualificação; nos três casos, o domínio do código escrito parece fundamental já que dissertações, teses, artigos, relatórios etc deverão ser escritos com relativa freqüência. Com essa finalidade foram analisadas 27 dissertações apresentadas por candidatos à matrícula em curso de mestrado, na área de saúde, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, sob os pontos de vista de conteúdo, pontuação, morfos­sintaxe e ortografia. Os resultados obtidos demonstram um fraco desempenho frente à “norma culta”, sugerindo os autores que a) seja elevado o nível de exigência na seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado; b) sejam oferecidos cursos de Português aos alunos dos cursos de pós-graduação “stricto sensu”; c) seja incentivada, nos conselhos editoriais de revistas científicas nacionais, a presença de revisores de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Since 1965 master and doctoral programmes were established in Brazil, aiming at the training of professors for Higher Education institutions, researchers and professionals of the highest level of competence; all these individuals need to have high level of mastery in writting since they must publish dissertations, thesis, scientific articles and multiple documents. In order to analyse mastery in writing 27 papers presented by candidates to a master course in the health area, located in the metropolitan region of Rio de Janeiro, were analysed in relation to content, pontuaction, morphosynthax and spelling. Results obtained were poor and to improve this situation the authors suggest: a) a higher degree of selection in master programmes; b) offer of Portuguese courses during master and doctoral studies; e) revision of articles sbmitted to scientific reviews by language experts.
  • A ABEM E A VISÃO À FRENTE: CARACTERÍSTICAS E LIMITES DE UM DISCURSO INSTITUCIONAL Artigo Original

    Veras, Renato P.

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta e discute a capa­ cidade de antecipação e de perspectiva de longo prazo da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), explicitando, porém, seus limites a partir de uma caracterização do horizonte ideológico e dos vínculos sociais dos membros mais atuantes da instituição. Pelos exemplos, delineia-se uma visão geral dos principais problemas da educação médica no Brasil em anos recentes, a partir do modo como se refletiram na ABEM, como foram discutidos (ou omitidos) nas reuniões anuais da instituição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article introduces and discusses ABEM's (Brazilian Association of Medical Education) capacity of prescience and establishing long term perspectives, turning clear, however, its limitations through characterization of the ideological horizon as well as through the social entailment of its most active members. A general view of the principal problems of medical education in Brazil in the recent years is being outlined on the basis of examples, by the way those problems became apparent at ABEM, by the way they were discussed (or omitted) in the institution's annual meetings.
  • CONTRA O USO DESUMANO DOS SERES HUMANOS: O COMPORTAMENTO ÉTICO DO PESQUISADOR Artigo Original

    Quadra, Antonio Augusto F.

    Resumo em Português:

    Resumo: A discussão dos principais dilemas éticos da prática médica e da pesquisa clínica deveria constituir-se em preocupação dos cursos de pós-graduação em Medici na, face à finalidade de formação de docentes e pesquisadores. A Deontologia não consta mais do conjunto de disciplinas curriculares obrigatórias e seu ensino parece bastante deficiente. O autor, adicionalmente, recomenda a revisão do atual Código de Ética Médica, por obsoleto, apresenta os pontos básicos para a pesquisa biomédica envolvendo seres humanos e sugere que, em nível de cada coordenação de curso de pós-graduação, haja uma comissão de avaliação ética dos projetos de tese.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The discussion over the main ethical dilemmas of the medicine practice and of the clinical research should represent a serious concern for the Medicine Post-Graduate Courses considering their purpose of preparing professors and researchers. The deontology is no longer part of the regular and obligatory curriculum and its teaching seems to be quite unsatisfactory. Additionaly, the author recommends the review of the current medical ethics code due to its obsolescence. He presents the basic points for the biomedical research involving human beings and suggests that for every post-graduation course coordination there be an ethical evaluation commission for the project.
  • AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO ACADÊMICO (UM ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO CURRICULAR COM OS RESULTADOS DE UM CONCURSO) Artigo Original

    Jansen, José Manoel; Bevilacqua, Fernando; Bensoussan, Eddy

    Resumo em Português:

    Resumo: Faz-se estudo comparativo entre o comportamento de alunos frente a um concurso para treinamento no CTI e o seu desempenho ao longo dos primeiros quatro anos do curso médico. A análise matemática da correlação demonstra que os alunos que alcançaram as notas mais elevadas no concurso correspondem aos que melhor desempenho tiveram no curso médico e vice-versa. Demonstrou-se, por outro lado, uma “complacência” na avaliação curricular mais evidente entre alunos que obtiveram as notas mais insuficientes no concurso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The authors report a comparative study between a test for admission for an Intensive Care Center and the academic performance of students during the first four years of the medical undergraduate course. Mathematical analysis demonstrated that best students performances on the admission tests had a significant correlation with performance during the medical course and vice-versa. In addition, the authors suggest that “compliant” evaluation procedures at medical school were more significant among students with insufficient under-graduate academic performance.
  • UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ÉTICA NAS FACULDADES DE MEDICINA Artigo Original

    Coura, J. Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: O ensino da ética, quando se faz nas escolas médicas brasileiras, é em geral feito de forma superficial e deslocado da prática nas Disciplinas de Medicina Legal e Deontologia. Sugere-se no presente trabalho uma adaptação curricular na qual o ensino da ética seja feito em duas fases: a primeira no ciclo pré-clinico, na disciplina de Farmacologia, e a segunda no ciclo clínico, em disciplina de Introdução à Medicina, com um conteúdo de propedêutica e outra de ética médica. Em etapas posteriores, o ensino da ética médica deveria ser feito através de seminários nos Departamentos de Clínica Médica, Cirurgia, Medicina Preventiva, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Medicina Legal. No internato e residência, esse ensino deveria ser predominantemente exemplar e doutrinário, de acordo com os casos clínicos estudados, enquanto na pós-graduação ele deveria ser vinculado à disciplina de Metodologia Científica, com um forte conteúdo ético, moral e filosófico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Formal teaching of ethics in Brazilian Medical Schools is generally superficial, and is executed beyond medical practice, in the discipline of Legal Medicine. This paper suggests a curriculum adaptation in Medical Schools is the sense of teaching ethics in two phases: the first, pre-clinic, in the discipline of Pharmacology, and the second in the clinical practice as an introduction to medical work. Teaching of ethics during the medical course should be carried out in the form of seminaries in the departments of Internal Medicine, Surgery, Preventive Medicine, Obstetrics and Gynaecology, Psychiatry and Legal Medicine. During medical residency ethics should be taught according to observed clinical cases while during pos graduation ethics should be included as an important moral and philosophical component in the discipline of Scientific Methodology.
  • PLANEJAMENTO DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR (2.ª parte) Atualização

    Ferreira, Itala

    Resumo em Português:

    Resumo O planejamento de ensino, em nível de disciplina, decorre do planejamento curricular, referindo-se à ação docente. Comporta três modalidades: plano de curso, de unidade e de aula. O plano, em si mesmo, é um esquema de trabalho, e como tal, só adquire vida se, junto à indispensável coerência interna, à existência de recursos e eficiência administrativa da Escola, se aliar a personalidade do professor que lhe transmite o dinamismo necessário durante o ato da execução.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Teaching planning at discipline level depends upon curriculum planning and is referred to teacher action. It is composed by three segments: the planning of the discipline as a whole, unity planning and lesson planning. Planning itself is only a working scheme and, as such, only becomes alive if allied to teacher personality that gives to the plan the necessary dinamism in the execution act; on the other hand the plan needs internal coherence, teaching resources and school administrative efficiency.
  • QUANTIDADE x QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE MÉDICOS NO BRASIL Comunicações

    Mello, Horácio Kneese de
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Barbosa, Frederico Simões
  • UMA FALHA NA FORMAÇÃO DO MÉDICO GENERALISTA Carta Do Leitor

    Leitão, R.E. de Araujo
  • CARTA-RESPOSTA Carta Do Leitor

    Rigatto, Mario
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com