Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 1984
  • COMO VEJO A ABEM Editorial

    Figueira, Fernando
  • MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL NA GRADUAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CENTROS DE SAÚDE Artigos Originais

    Teixeira, Carmen Fontes; Formigli, Vera Lúcia Almeida; Paim, Jairnilson Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Com o objetivo de analisar a experiência de implantação de uma proposta de ensino teórico-prática de Medicina Preventiva em Centros de Saúde de Salvador, elaborada conjuntamente pela Universidade e pela Secretaria de Saúde do Estado, procede-se à descrição das atividades desenvolvidas no período de 3 anos destacando-se as dificuldades superadas e os pontos problemáticos. Não obstante a melhoria na coordenação docente, no material didático, na receptividade dos alunos e na relação professor-aluno, permanece a falta de oportunidades reais para o exercício da prática em saúde coletiva, face às características atuais de administração e funcionamento dos Centros de Saúde. Nesse particular, os autores recomendam aprofundar a discussão sobre as práticas de saúde coletiva, iniciada pelos professores de Residência em Medicina Preventiva e Social e experimentar novas formas de treinamento nos serviços de saúde, oficiais ou não, e junto às organizações próprias da população, tendo em conta as mudanças favorecidas pela conjuntura em saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With the aim of presenting the experience of implementation of a proposal of theoretical-applied teaching of Preventive Medicine in Health Centers of Salvador (Bahia-Brazil), carried out joinlly by the University and the Health State Office, a description of activities performed in a period of 3 years is provided, emphasizing difficulties and problems met and solved. In spite of progresses in the course coordination, in teaching materials, in the student's receptiveness and in the teacher / student relationship, there still is a lack of real opportunities for the exercise of pratical tasks in “collective health”, given the current conditions of functioning and administration of the Health Centers. Particularly the authors reccommend a deeper discussion on the praxis of “collective health”, as starded by the teachers of the Residence Course in Social and Preventive Medicine, and trials of new forms of trainneeship into the health services (public or not) and with the proper community organizations, taking in account the changes fostered by the contemporary health conjuncture.
  • SUBSÍDIOS À ANÁLISE POLÍTICA DAS PROPOSTAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE Artigo Original

    Possas, Cristina de Albuquerque; Marques, Marília Bernardes

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente ensaio, a partir de uma análise da crise da política de saúde no País, de sua subordinação à Previdência Social e dos determinantes do padrão atual de intervenção do Estado no setor, examina a proposta de integração das ações de assistência médica prestadas pelos diversos organismos públicos (INAMPS, Secretarias Estaduais, Secretarias Municipais e Universidades), especialmente levantando questões relativas aos rumos da política de saúde em âmbito estadual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present paper examines the proposal for integration of health assistance actions rendered by different public organisms as INAMPS, State Health Secretariats, Municipality Secretariats and Universities through analysis of the countrie's health policy, its subordinated position in relation to Social Welfare and through analysis of the facts determinate the present standard of State intervention in the area. This, specially by raising questions in relation to the course of health policy on State level.
  • DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Artigo Original

    Suassuna, Italo

    Resumo em Português:

    Resumo: A implantação do sistema de pós-graduação, visando à obtenção de títulos de Mestre e Doutor em Medicina é apreciada, tendo em conta a sua possível significação como suporte para atividades de investigação. Os resultados quantitativamente favoráveis parecem contrariados pelos seguintes descaminhos perceptíveis: a) a imposição de um sistema fechado e exclusivista de pós-graduação, que despreza a competência previamente comprovada em pesquisa, e que se torna falho ou indiferente à seleção continuada dos mais aptos resultando mais na valorização da titulação acadêmica do que no bom treinamento; b) a inadequação sócio­cultural da estrutura da pós-graduação, que resulta da interpretação errônea do modelo visado, levando ao artificialismo e ao elitismo do sistema; c) a orientação e a interferência, cientificamente indesejáveis, das agências de planejamento, distribuição e administração de bolsas e fundos de pesquisa têm estimulado a perseguição de objetivos secundários, favorecendo o gigantismo ou a composição apenas formal dos projetos, antes que levando à avaliação de seus méritos científicos, sociais ou econômicos; d) a insuficiência e a inelasticidade dos mecanismos e da estrutura administrativa, nas universidades e outros órgãos executores são inadequados às exigências de investigação, em um meio carente e pouco estimulante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: An appraisal of the ordainment of graduate courses aiming at Master and Doctor degrees in Medicine in Brazil, is presented, taking into account their ascribed significance in support of medical research. The quantitative favourable results are counterbalanced by the main following piftalls: a) the enforcement of a closed and self-contained system of graduate studies, without regard to previous and proven competence in research, which is inefficient or insensitive to a continuous selection of “the best fit, leading to valorize titled, rather than well formed, non orthodox, trainees; b) the social and cultural inadequacy of the imported model, with a falacious adaptation of the graduate system, and consequent fictitiousness and elitism; c) the ruling, and scientifically undesirable, interference of agencies for planning, distribution and administration of research grants and funds, emphasizing irrelevant goals and favouring formal and gigantic aspects of projects, rather than their scientific, economic or social merits; d) the ineffectual and obsolescent administrative network at universities and effector institutions, lacking flexibility to the needs of research work in a destitute and unfavourable environment.
  • A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÊDICAS DA UNICAMP - ANÁLISE HISTÓRICA: 1965 - 1982 Artigo Original

    Nunes, Everardo Duarte

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa a organização curricular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, de 1965 a 1982. Através da recuperação de documentos - programas de ensino, relatórios, catálogos de cursos, o estudo situa as práticas e os conteúdos ministrados, assim como suas vinculações com as propostas educacionais preventivistas. Mostra a crescente incorporação de áreas de conhecimento e sua compartimentalização, a dicotomia entre a prática teórica do social e a prática médica: discute as atividades extra-murais e enfatiza o caráter básico das disciplinas que constituem o campo da medicina preventiva e social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyses the curriculum organization developed by the Department of Preventive and Social Medicine of the UNICAMP Medical Science School from 1965 until 1982. Gathering documents teaching programs, reports and catalogues or courses, the study points out the contents and practices as well as the links with the preventive educational aims. The study shows the progressive incorporation of several areas of knowledge without any linkage; the dicotomy between the social theoretical practice and the medical practice; discusses the extra-hospital activities and stresses the basic character of the preventive and social disciplines.
  • FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ: LIDERANÇA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Artigo Original

    Alves, Guilardo Martins
  • A UNIVERSIDADE E A CRISE Comunicações

    Pinotti, José Aristodemo
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Sobral, Dejano Tavares
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com