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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2022
  • Indicadores para a Competência em Informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades Seção 1: Apontamentos E Tendências Teóricas Em Competência Em Informação

    Vitorino, Elizete Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Propósito: neste trabalho, nos dedicamos às virtudes, tendências e possibilidades disponíveis na literatura brasileira sobre a formulação de indicadores na área da Ciência da Informação aplicáveis à competência em informação. Estamos interessados em reconhecer, por meio de teorias e conceitos sobre indicadores sociais e de vulnerabilidade social, quais podem servir à avaliação da competência em informação. Material e métodos: pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e para a estruturação e análise dos dados bibliográficos e documentais, utiliza a redação descritiva, pela via da categorização. Resultados e conclusões: os primeiros resultados fornecem um mapeamento das virtudes e tendências disponíveis na literatura brasileira sobre indicadores na área da Ciência da Informação aplicáveis à competência em informação e apontam que indicadores de pobreza, insegurança alimentar e desenvolvimento humano (e de vulnerabilidade social) e indicadores ambientais, podem servir à avaliação da competência em informação. Também já se percebe que é pela via do acesso (a informações e serviços, por exemplo) que se pode empreender uma conexão útil à utilização de indicadores na avaliação da competência em informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: in this work, we focus on the virtues, trends, and possibilities available in the Brazilian literature on the formulation of indicators in the area of Information Science applicable to information literacy. We are interested in recognizing, through theories and concepts about social and social vulnerability indicators, which can serve to assess information literacy. Material and methods: research with a qualitative, bibliographic and documentary approach. The structuring and analysis of bibliographic and documentary data, it uses descriptive writing, through categorization. Results and conclusions: the first results provide a mapping of the virtues and trends in Brazilian literature. These indicators in the area of Information Science applicable to information competence. They point out that indicators of poverty, food insecurity and human development (and social vulnerability) and environmental indicators can serve to assess information competence. It is also already apparent that it is through access (to information and services, for example) that a valuable connection can be made to the use of indicators in the assessment of information literacy.
  • Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação Seção 1: Apontamentos E Tendências Teóricas Em Competência Em Informação

    Mata, Marta Leandro da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to bring reflections on how studies of information behavior and informational practices can contribute to the development of information literacy actions in formal, informal and non-formal information environments. With regard to methodological procedures, this study is characterized as exploratory and bibliographic research, of a qualitative nature. With regard to the analysis of the results, the selected documents were read and analyzed, carrying out the extraction and systematization of the possible relationships between the concepts of information behavior, informational practices and information competence, which culminated in the unfolding of a literature review, containing a discussion on the proposed theme. As a result, it is observed that user studies in their various approaches offer essential information to assist in the planning, implementation and realization of information literacy programs and/or actions in different places, consistent with the needs, characteristics and peculiarities of individuals. that are part of institutions and certain environments, considering formal, informal and non-formal education.
  • Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação Seção 1: Apontamentos E Tendências Teóricas Em Competência Em Informação

    Farias, Gabriela Belmont de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo abrange os conceitos da aprendizagem significativa de David Ausubel e a sua interferência na aprendizagem enquanto construção cognitiva, além de sua influência no campo da Competência em Informação. O método utilizado no presente estudo foi a pesquisa qualitativa explicativa, com visão interpretativa e crítica, das obras analisadas. A pesquisa oferece uma reflexão sobre o referencial teórico, a fim de trazer benefícios para a prática profissional em relação ao desenvolvimento da Competência em Informação. Dentre os resultados obtidos é possível evidenciar que, a ação e o programa de desenvolvimento de habilidades informacionais terão maior sucesso com a inserção dos elementos basilar da aprendizagem significativa. Conclui-se que, para Ausubel, o sujeito já tem uma história, sendo esta a base para uma aprendizagem significativa. O profissional deve estar atento ao fazer uma intervenção, levando em consideração a formação da estrutura cognitiva do indivíduo, trazendo importantes contribuições para diversas áreas do conhecimento, principalmente, para o campo da Competência em Informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article covers David Ausubel's concepts of meaningful learning and its interference in learning as a cognitive construction, in addition to its influence in the field of information literacy. The method used in this study was the explanatory qualitative research, with an interpretive and critical view, of the analyzed works. The research offers a reflection on the theoretical framework in order to bring benefits to professional practice in relation to the development of information literacy. Among the results obtained, it is possible to show that the action and program for the development of informational skills will have greater success with the inclusion of the basic elements of meaningful learning. It is concluded that, for Ausubel, the subject already has a history, which is the basis for significant learning. The professional must be attentive when intervening, taking into account the formation of the individual's cognitive structure, bringing important contributions to different areas of knowledge, especially in the field of information literacy.
  • Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação Seção 1: Apontamentos E Tendências Teóricas Em Competência Em Informação

    Doyle, Andréa; Brisola, Anna Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo é um diálogo entre duas pesquisas de doutorado em torno do conceito competência crítica em informação. Trata-se de um estudo comparativo que tem por objetivo destacar, por um lado, as características teóricas e os resultados de cada pesquisa e, por outro, suas interseções. A análise indica que ambas fazem movimentos de mergulho em teorias críticas enquanto abordam lateralmente campos vizinhos, sendo uma voltada para a análise de práticas de ensino críticas e a outra para uma discussão teórico-epistemológica, tornando-se bastante complementares. Os resultados apontam diferenças epistemológicas entre Competência em Informação (CoInfo) e Competência Crítica em Informação (CCI), além de trazer relatos de práticas de ensino consideradas críticas a partir do olhar feminista. Conclui com uma visão convergente, embora oriunda de processos e resultados distintos, de que a competência crítica em informação é um instrumento útil para preparar pessoas para lidar com os imensos desafios informacionais do nosso tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is a dialogue between two doctoral researches on the concept of critical information competence. This is a comparative study that aims to highlight, on the one hand, the theoretical characteristics and results of each research and, on the other, their intersections. The analysis indicates that both are diving into critical theories while laterally approaching neighboring fields, one focused on the analysis of critical teaching practices and the other on a theoretical-epistemological discussion, becoming quite complementary. The results point to epistemological differences between Information Literacy (IL) and Critical Information Literacy (CIL), in addition to bringing reports of teaching practices considered critical from the feminist point of view. It concludes with a convergent standing point, although arising from different processes and results, that critical information literacy is a useful tool to prepare people to deal with the immense informational challenges of our time.
  • Competência em informação às pessoas transgênero: conjecturando diálogos insurgentes frente ao CIStema Seção 1: Apontamentos E Tendências Teóricas Em Competência Em Informação

    Righetto, Guilherme Goulart

    Resumo em Português:

    RESUMO Busca-se aqui apresentar o movimento social e científico da competência em informação além da elitização acadêmica e restrita às instituições de ensino: trata-se do despertar dessa “metacompetência” como ferramenta efetiva na construção cidadã dos socialmente vulneráveis - subalternizados, excluídos, menosprezados. Trata-se de estudo qualitativo, com proveniência bibliográfica, onde buscamos traçar alguns pressupostos de diálogos insurgentes dessa competência como forma de apoio para com as pessoas transgênero (ou apenas pessoas trans) ou seja, aquelas que perpassam a dicotomia homem/masculino e mulher/feminino e não se identificam com as atribuições biológicas de nascença. Daí, entende-se que a ausência de desenvolvimento da competência em informação é uma forma de autoritarismo e repressão social. Seu viés empirista pode e deve se tornar um poderoso aliado no desenvolvimento da cidadania das minorias sociais. Diante disso, assinalamos que são primordiais e emergentes a discussão e o entendimento da igualdade das identidades de gênero, pois diante dos avanços tecnológicos e informacionais, a competência em informação é potencialmente capaz de apoiar o desenvolvimento das pessoas que mais precisam dela. Como resultados, reiteramos que é necessário vislumbrar além das tecnologias e das “bolhas” em que ela se desenvolve, buscando de fato alargar seus saberes e fazeres - e por isso, consideramos que a competência em informação não pode se limitar à biblioteca e ao bibliotecário, como mencionado na discussão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim here is to present the social and scientific movement of information literacy beyond academic elitization and restricted to educational institutions: it is about the awakening of this “metaliteracy” as an effective tool in the civic construction of the socially vulnerable - subordinated, excluded, despised. This is a qualitative study, with bibliographic provenance, in which we seek to trace some assumptions of insurgent dialogues of this literacy as a form of support for transgender people (or just trans people), that is, those who permeate the male/male and female/ female and do not identify with the biological attributions of birth. Hence, it is understood that the lack of development of such literacy is a form of authoritarianism and social repression. Its empiricist bias can and should become a powerful ally in the development of citizenship for social minorities. Therefore, we point out that the discussion and understanding of the equality of gender identities are essential and emerging, as, given technological and informational advances, information literacy is potentially capable of supporting the development of the people who need it most. As a result, we reiterate that it is necessary to look beyond the technologies and the “bubbles” in which it develops, in fact seeking to broaden its knowledge and practices - and therefore, we consider that information literacy cannot be limited to the library and the librarian, as mentioned in the thread.
  • Justiça social e população negra: um olhar teórico-crítico para Competência em Informação Seção 1: Apontamentos E Tendências Teóricas Em Competência Em Informação

    Silva, Franciéle Carneiro Garcês da; Garcez, Dirnéle Carneiro; Fevrier, Priscila Rufino; Alves, Ana Paula Meneses

    Resumo em Português:

    RESUMO Quais os enfoques na produção científica do campo biblioteconômico-informacional vinculam a competência em informação e a justiça social para população negra? Esta é a problemática que este artigo visa responder, e para o qual o objetivo geral está em refletir sobre a justiça social e a população negra, sob a lente teórica da Competência em Informação. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico e documental, que possui como base artigos, livros, capítulos de livros e outros recursos informacionais coletados na literatura científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). A reflexão teórica está estruturada pela discussão sobre competência em informação para uma ação social, promoveu uma cartografia das discussões sobre capitalismo, globalização e capitalismo racial enquanto instrumentos de injustiça às pessoas negras e outras não-brancas, e, por fim, trouxe quatro estratégias que compõem a teoria da justiça social para pessoas negras, a partir do olhar para competência em informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT What approaches in scientific production in the librarianship-informational field link information competence and social justice for the black population? This is the problem that this article aims to answer, and for which the general objective is to reflect on social justice and the black population, under the theoretical lens of Information Competence. This work is a theoretical, bibliographic and documentary study, which is based on articles, books, book chapters and other information resources collected in the scientific literature in Librarianship and Information Science (LIS). The theoretical reflection is structured by the discussion about information literacy for social action, promoted a cartography of the discussions about capitalism, globalization and racial capitalism as instruments of injustice to black and other non-white people, and, finally, brought four strategies that compose the theory of social justice for black people, from the point of view of information literacy.
  • Competência Arquivística e Inteligência Arquivística como vertentes da Competência em Informação no horizonte da Arquivologia contemporânea Seção 1: Apontamentos E Tendências Teóricas Em Competência Em Informação

    Furtado, Renata Lira; Cavalcante, Celineide Rodrigues; Santos, Felipe César Almeida dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar um panorama das discussões acerca da díade Arquivologia - Competência em Informação, partindo da estrutura teórico-conceitual “Dimensões conceituais para a inserção da Competência em Informação no cenário arquivístico brasileiro”. Trata-se de uma revisão bibliográfica que visa apresentar o escopo teórico e as discussões já estabelecidas sobre as temáticas, apontar perspectivas de pesquisas, bem como possibilidades para inserção de novos elementos teórico-práticos ao universo que vem se consolidando acerca da Competência em Informação e suas vertentes no contexto arquivístico. Tendo como base a estrutura proposta e visando ampliar o rol de relações em torno da díade Arquivologia - Competência em Informação, foram incluídos três elementos no eixo III - Arquivo, da dimensão 5 - Arquivologia: Usuários de arquivo, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística. Os elementos inseridos, especificamente, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, devem configurar como parte do referencial teórico-prático que compõe a linha 1 e ser inseridos, ainda que de forma transversal, na linha 2, respectivamente “Referencial teórico-prático arquivístico” e “Diretrizes curriculares, Projetos Pedagógicos e Preceitos da Competência em Informação”, ambos no eixo I - Arquivologia da Dimensão 5. Em pesquisas futuras será possível relacionar tais elementos com as demais dimensões que formam a referida estrutura conceitual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to present an overview of the discussions about the dyad Archival Science - Information Literacy, starting from the theoretical-conceptual framework "Conceptual dimensions for the insertion of Information Literacy in the Brazilian archival scenario". This is a literature review that aims to present the theoretical scope and the discussions already established on the themes, point out perspectives of research, as well as possibilities for insertion of new theoretical and practical elements to the universe that has been consolidating about Information Literacy and its aspects in the archival context. Based on the proposed structure and aiming to expand the list of relations around the dyad Archival Science - Information Literacy, three elements were included in axis III - Archive, of dimension 5 - Archival Science: Archive users, Archival Literacy and Archival Intelligence. The inserted elements, specifically Archival Literacy and Archival Intelligence, should configure as part of the theoretical-practical framework that makes up line 1 and be inserted, although in a transversal way in line 2, respectively "Archival theoretical-practical framework" and "Curricular guidelines, Pedagogical Projects and Precepts of Information Literacy", both in axis I - Archival Science of Dimension 5. In future research it will be possible to relate such elements with the other dimensions that make up the conceptual framework.
  • O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus Seção 2: Competência Em Informação Em Diferentes Contextos E Perspectivas De Aplicação

    Vilhena, Cláudia Maria Alves; Dias, Célia da Consolação

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda questões teóricas que circundam a temática competência em informação voltada para os profissionais de museus. São discutidos o museu, sua função social, profissionais de museus e a competência em informação. Tem por objetivo propor um modelo de competência em informação para os profissionais de museus, com base nos padrões indicadores de desempenho e resultados desejáveis propostos por Belluzzo (2007). Os procedimentos metodológicos foram construídos por meio de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. A aplicabilidade se deu por um questionário fechado para identificar e reconhecer a competência em informação dos profissionais de museus. Os achados da pesquisa indicaram que, para a aplicação de modelos de competência em informação, eles devem ser precedidos de um levantamento (diagnóstico) da situação de cada instituição frente ao uso da informação, bem como dos recursos informacionais disponíveis. A conclusão destacou que não existe um modelo único de competência em informação, fechado e inflexível a ser desenvolvido nos museus e na equipe de trabalhadores. Ao contrário, um modelo deve sempre atender às necessidades informacionais específicas de cada museu e de seus profissionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper addresses theoretical issues surrounding the thematic information literacy aimed at museum professionals. The museum, it social function, museum professionals and information literacy are discussed. Its objective is to propose an information literacy model for museum professionals, based on the standards, performance indicators and desirable results proposed by Belluzzo (2007). The methodological procedures were built through a literature review, of a qualitative nature. The applicability was based on a closed questionnaire, in order to identify and recognize the information literacy of museum professionals. The research findings indicated that, for the application of information literacy models, they must be preceded by a survey (diagnosis) of the situation of each institution regarding the use of information, as well as the informational resources available. The conclusion highlighted that there is no single, closed and inflexible information literacy model to be developed in museums and in the workforce. On the contrary, the model must always meet the specific informational needs of each museum and its professionals.
  • Competência em Informação, Escrita Científica e Educação do Cientista Seção 2: Competência Em Informação Em Diferentes Contextos E Perspectivas De Aplicação

    Rodrigues, Rosana Ferrareto Lourenço

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação científica faz avançar o conhecimento enquanto promove a formação do ser humano. É um processo complexo e dinâmico, que demanda desenvolvimento integrado e interdisciplinar de habilidades e competências, pautado em valores, sentimentos e atitudes. Este é um relato de experiências de um laboratório extensionista de letramento técnico-científico, de um grupo de pesquisas em comunicação científica, em um Instituto Federal. A partir da articulação do trabalho de uma linguista cognitivista, de uma bibliotecária e de um cientista da computação, são desenvolvidas atividades pedagógicas e produzido material didático tecnológico para as aulas regulares e para cursos de extensão presenciais e online, fundamentados em um modelo conceptual que mescla a competência em informação e a escrita científica como processo de aprendizagem, e orienta a elaboração da pesquisa científica e a escrita de textos acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Scientific education provides the world with knowledge advancement while promoting human education. It is a complex and dynamic process that demands integrated and interdisciplinary development of skills and competences, based on values, feelings and attitudes. We report here the experiences of a technical-scientific literacy laboratory, in a research group in scientific communication, at a Federal Institute. By articulating the work of a cognitive linguist, a librarian and a computer scientist, pedagogical activities are developed and technological teaching material is produced for regular classes and for on-site and online extension courses, based on a conceptual model that blends information literacy and scientific writing as a learning process, and thus guides the development of scientific research and the writing of academic texts.
  • Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias Seção 2: Competência Em Informação Em Diferentes Contextos E Perspectivas De Aplicação

    Vianna, Bárbara Ieger; Caregnato, Sônia Elisa

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de Competência em Informação em uma universidade federal brasileira: o modelo Information Literate University - ILC, de Webber e Johnston e o modelo dos Niveles de Integración de ALFIN, de Uribe Tirado. O diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um Portal online de Competência em Informação no Sistema de Bibliotecas da UFSM. Apresenta histórico e preceitos norteadores da Competência em Informação no Brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. Os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. Constatou-se a importância fundamental da realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de Competência em Informação, quanto de programas mais abrangentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article reports the results of application of two conceptual models for institutional diagnosis of Information Literacy in a Brazilian federal university: the Information Literate University - ILC, by Webber and Johnston, and the model of Níveles de Integración de ALFIN, by Uribe Tirado. The diagnosis was a preliminary phase in formulating a strategy for implementing an online Information Literacy portal for the UFSM Library System. It presents the history and guiding principles of Information Literacy in Brazil as well as the role of academic libraries. The two models are detailed, the method of application is presented, and the results are contextualized. It verifies the importance of carrying out an institutional diagnosis for creating efficient strategies for the implementation of Information Literacy programs in academic Libraries, as it identifies the spheres of action in which to concentrate the work efforts of the librarians involved, the institutional partnerships that must be established, and the best areas in which to obtain and invest resources for the implementation of both isolated Information Literacy activities and broader programs.
  • Competência em Informação (CoInfo) como fator social de compreensão e inclusão ao mundo do trabalho sob as perspectivas de Guy Le Boterf e Christine Bruce: notas introdutórias, reflexões necessárias Seção 2: Competência Em Informação Em Diferentes Contextos E Perspectivas De Aplicação

    Santos, Camila Araújo dos; Santos, Vanessa Cristina Bissoli dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo buscou traçar uma analogia entre o perfil profissional desejável de competências proposto por Le Boterf (2003) e a abordagem da aprendizagem informacional de Christine Bruce (2003, 2008) sob a perspectiva da Competência em Informação como fator social de compreensão e inclusão ao mundo do trabalho. A partir de pesquisa descritivo-exploratória de cunho bibliográfico, abordou-se discussões referentes à formação, à educação, à articulação, à integração e à mobilização de competências profissionais frente às demandas sociais do mundo do trabalho. Tratou-se da Competência em Informação e sua relação com o mundo do trabalho. Tais abordagens, quando postas em uma lógica transversal e de aprendizagem pela experiência, destacam o protagonismo e o empoderamento das ações do indivíduo em uma situação profissional. A transversalidade das competências desenvolvidas no âmbito da formação para o mundo do trabalho com a Competência em Informação articula, integra e mobiliza habilidades, atitudes, valores e conhecimentos novos com os existentes que sustentam a compreensão holística em termos culturais, sociais, políticos, econômicos e temporais da situação e das ações profissionais, a reflexão, a tomada de decisão e a resolução de problemas por parte do indivíduo a partir do aprendizado que ele adquire com suas experiências e com as de sua rede de contato.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article was to establish an analogy between the desirable professional profile of competences proposed by Le Boterf (2003) and the informed learning approach of Christine Bruce (2003, 2008) from the perspective of information literacy as a social factor of understanding and inclusion in the world of work. Based on a descriptive-exploratory bibliographical research, discussions were addressed regarding training, education, articulation, integration and mobilization of professional skills in view of the social demands of the world of work. It was about information literacy and its relationship with the world of work. Such approaches, when placed in a transversal logic and learning through experience, highlight the protagonism and empowerment of the individual's actions in a professional situation. The transversality of skills developed in the context of training for the world of work with information literacy articulates, integrates and mobilizes new skills, attitudes, values and knowledge with existing ones that support a holistic understanding in cultural, social, political, economic and temporal situations and professional actions, reflection, decision-making and problem solving by the individual based on the learning he acquires from his experiences and from his contact network.
  • Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais Seção 3: Olhares A Partir Do Viés Das Multicompetências

    Borges, Jussara; Belinaso, Juana; Soares, Érica Corrêa

    Resumo em Português:

    RESUMO Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chat entre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In 2020, an experience was conducted to promote infocommunication skills as an extension course offered at a distance by UFRGS through the Moodle platform, with the participation of professors from Brazil, Portugal and Spain. The content was developed over 13 weeks, with each class being composed of: one hypertext about the topic of the week; one video lesson; one chat between students, teacher and tutor; one activity; and complementary materials, such as articles, documentaries, reports and videos. Each hypertext, video lesson and activity was developed by the specialist teacher on the subject. Learning resources operationalize the concept, approach and method of promoting infocommunication skills. From this concrete experience, it can be concluded: 1) promoting infocommunication skills is a relevant topic for Librarianship and its professionals; 2) an approach must evolve from instrumental to critical awareness of information, from which subjects are encouraged to reflect on their context and practices with regard to information and communication; 3) despite the fact that studies in the scope of “competence in information” in Brazil have achieved a certain conceptual advance, there is a gap to be filled in the gap between theory and practice.
  • Alfabetização digital de mulheres para a inclusão digital e a agenda 2030: uma comparação entre as políticas de inclusão pública digital em Moçambique e Espanha Seção 3: Olhares A Partir Do Viés Das Multicompetências

    Mateus, Delfina Lázaro; Mangue, Manuel Valente; Ortiz-Repiso, Virginia

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo analisou e comparou as políticas públicas de inclusão digital em Moçambique e Espanha com vista a identificar estratégias e ações que busquem garantir a inclusão digital das mulheres e o alcance dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS4 y 0DS5). Para o alcance dos objetivos do estudo, os dados foram analisados de forma qualitativa, na qual, através do método descritivo, bibliográfico e documental, identificou-se as estratégias, ações e inações que os países em estudo estão a desenvolver para que as mulheres adquiram competências para fazer face a era digital e para a diminuição das brechas digitais de género. Os dados encontrados fizeram constatar que ao se comparar as políticas públicas de inclusão digital em Moçambique e Espanha, se encontra que as políticas moçambicanas apresentam uma fraca integração das mulheres, na medida que não mostram dentro do seu escopo, ações claras para a inclusão digital das mulheres. Então, isto leva a concluir que Moçambique, em comparação a Espanha, se encontra distante de cumprir os ODS4 e os ODS5 e os respetivos planos regionais referentes à inclusão digital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio analizó y comparó las políticas públicas de inclusión digital en Mozambique y España con el fin de identificar estrategias y acciones que busquen asegurar la inclusión digital de las mujeres y el logro de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS 4 y 0DS 5). Para lograr los objetivos del estudio, los datos fueron analizados de forma cualitativa. Además, se aplicó el método descriptivo, bibliográfico y documental para identificar las estrategias, acciones e inacciones que los países en estudio están desarrollando para que las mujeres adquieran competencias necesarias en la era digital y reducir las brechas género. Los datos encontrados mostraron que, al comparar las políticas públicas de inclusión digital en los dos países, se encuentra que las políticas mozambiqueñas muestran una débil integración de las mujeres, ya que no muestran, dentro de su estructura, acciones que faciliten la inclusión digital de las mujeres. Así, esto lleva a la conclusión de que Mozambique, en comparación con España, está lejos de cumplir con el ODS 4 y 5 y los respectivos planes regionales en materia de inclusión digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzed and compared public policies for digital inclusion in Mozambique and Spain to identify strategies and actions that seek to ensure the digital inclusion of women and the achievement of the Sustainable Development Goals (SDG 4 and SDG 5). In which the descriptive, bibliographic, and documentary method was used to identify the strategies, actions, and inactions that the countries under study are developing so that women acquire digital skills and reduce the gender digital divide. The data found showed that when comparing public policies for digital inclusion in Mozambique and Spain, it is found that Mozambican policies show a weak integration of women, as they do not show, within their scope, clear actions for the digital inclusion of women. So, this leads to the conclusion that Mozambique, compared to Spain, is far from complying with SDG4 and SDG5 and the respective regional plans regarding digital inclusion.
  • Uso de recursos educativos digitais por educadores das séries iniciais do ensino fundamental Seção 3: Olhares A Partir Do Viés Das Multicompetências

    Santos, Gislene Munhoz dos; Casarin, Helen de Castro Silva; Almeida, Cátia Cândida de; Lucas, Margarida

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de recursos educacionais digitais é uma exigência da contemporaneidade. Os professores do ensino básico precisam estar preparados para o uso adequado e emancipatório destes recursos. A partir do instrumento DigCompEdu Check-In, procurou-se verificar como os professores da rede municipal de ensino da cidade de Marília, interior de São Paulo, têm utilizado recursos digitais em atividades de ensino-aprendizagem, comparando-se com variáveis como sexo, idade e tempo de atuação. O instrumento foi aplicado a todos os professores da rede municipal de ensino. Houve um retorno de 1.348 questionários. Verificou-se que os professores têm utilizado a internet para buscar recursos e adotam como critério seleção a adequação do material a seus alunos. Quanto ao uso dos recursos digitais, eles se restringem a atividades mais simples, como elaboração de apresentações. Verificou-se que a maioria dos participantes se preocupa em proteger os dados e conteúdos sensíveis, mas ainda precisam aprimorar suas habilidades em relação a esta questão. Conclui-se que há necessidade de complementar a formação dos educadores da localidade onde foi desenvolvida a pesquisa e que os resultados devem informar a tomada de ações nesse sentido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The use of digital educational resources is a contemporary requirement. Basic education teachers need to be prepared for the proper and emancipatory use of these resources. This research verifies how teachers from the municipal education network in the countryside of São Paulo state in Brazil, have used digital resources in teaching-learning activities, comparing them with variables such as sex, age and time of acting using the DigCompEdu Check In. The instrument was applied to all teachers in the municipal education network. 1348 questionnaires were returned. It was found out that, in general, teachers have used the Internet to search for information and consider suitability to their students as a selection criterion. As for the use of digital resources, they are restricted to simpler activities, such as preparing presentations. It was also found out that most participants are concerned with protecting sensitive data and content, but they still should improve their skills in relation to this issue. It is concluded that there is a need to complement the training of educators in the location where the research was performed.
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