Acessibilidade / Reportar erro

Alfabetização digital de mulheres para a inclusão digital e a agenda 2030: uma comparação entre as políticas de inclusão pública digital em Moçambique e Espanha

RESUMO

O presente estudo analisou e comparou as políticas públicas de inclusão digital em Moçambique e Espanha com vista a identificar estratégias e ações que busquem garantir a inclusão digital das mulheres e o alcance dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS4 y 0DS5). Para o alcance dos objetivos do estudo, os dados foram analisados de forma qualitativa, na qual, através do método descritivo, bibliográfico e documental, identificou-se as estratégias, ações e inações que os países em estudo estão a desenvolver para que as mulheres adquiram competências para fazer face a era digital e para a diminuição das brechas digitais de género. Os dados encontrados fizeram constatar que ao se comparar as políticas públicas de inclusão digital em Moçambique e Espanha, se encontra que as políticas moçambicanas apresentam uma fraca integração das mulheres, na medida que não mostram dentro do seu escopo, ações claras para a inclusão digital das mulheres. Então, isto leva a concluir que Moçambique, em comparação a Espanha, se encontra distante de cumprir os ODS4 e os ODS5 e os respetivos planos regionais referentes à inclusão digital.

Palavras-chave:
Competências digitais; Mulheres; Políticas públicas; Moçambique; Espanha

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br