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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2022
  • Frida Sofía, crônica de um mito da mídia no México Articles

    Jiménez-Yañez, César

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a construção noticiosa de “Frida Sofia”, a menina inexistente que se tornou o símbolo da esperança pelo terremoto que atingiu a Cidade do México em 19 de setembro de 2017. A análise se concentra na cobertura que a Televisa fez desse caso através de seus noticiários; o desenvolvimento do trabalho jornalístico e o papel dos meios de comunicação. A pesquisa foi realizada a partir da resenha documental, audiovisual e jornalística desta notícia disponível. Conclui-se que os meios de comunicação estruturam a agenda noticiosa para modificar posicionamentos e comportamentos frente à agenda social; neste caso, eles chamaram a atenção de um país inteiro com o fantasma de uma garota e seu resgate, construindo um mito midiático.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo analiza la construcción noticiosa de “Frida Sofía”, la inexistente niña que se convirtió en el símbolo de la esperanza del terremoto que afectó a la Ciudad de México el pasado 19 de septiembre de 2017. El análisis se centra en la cobertura que realizó Televisa a través de sus noticieros de este caso; el desarrollo de la labor periodística y el rol de los medios. La investigación se llevó a cabo con base a la revisión documental, audiovisual y hemerográfica disponible de esta noticia. Se concluye que los medios masivos de comunicación estructuran la agenda noticiosa para modificar posturas y conductas respecto a la agenda social; en este caso captaron la atención de todo un país en el fantasma de una niña y su rescate, construyendo un mito mediático.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the construction in the news of Frida Sofía, the non-existent girl who became the symbol of hope of the earthquake that hit Mexico City on September 19, 2017. The analysis focuses on the coverage carried out by Televisa’s news; the development of the journalistic work and the role of the media around the case. The investigation is based on the review of the documental, audiovisual and journalistic available material about this news. It concludes that the mass media structures the news agenda in order to modify postures and behaviors regarding the social agenda; in this case, they captured the attention of an entire country with the ghost of a girl and her rescue, building a media myth.
  • Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD no cenário digital Articles

    Almeida, Siderly do Carmo Dahle de; Soares, Tania Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse artigo, teve por objetivo refletir sobre os impactos advindos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018 e da redação dada pela Lei nº 13.853, de 8 de julho de 2019, no contexto do cenário nacional, na era digital. Apresenta inicialmente os impactos advindos com a definição de dados pessoais, dados sensíveis e de pessoa jurídica de direito privado ou público e/ou de pessoa natural, sua aplicação e tratamento considerados pelas instituições e empresas como moeda de troca de significativas transações no mercado mundial. Define seu papel junto a empresas e o poder público, que se desdobram em obrigações, submetidos a sansões e fiscalização. Traz uma abordagem metodológica, a documental, ao compreender a finalidade de regulamentar a utilização, proteção, sigilo e tratamentos de dados na aplicação da LGPD.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aimed to reflect on the impacts arising from the General Law on Protection of Personal Data (LGPD) - Law No. 13,709 of August 14, 2018 and the wording given by Law No. 13,853, of July 8, 2019, in the context the national scene, in the digital age. It initially presents the impacts arising from the definition of personal data, sensitive data and from legal entities under private or public law and / or natural persons, their application and treatment considered by institutions and companies as a bargaining chip for significant transactions in the world market. It defines its role with companies and public authorities, which are divided into obligations, subject to sanctions and inspection. It brings a methodological approach, the documentary one, by understanding the purpose of regulating the use, protection, confidentiality and data processing in the application of the LGPD.
  • Periódicos de acesso aberto da Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise dos modelos de negócios adotados Articles

    Oliveira, Ana Vitória Nunes de; Farias, Maria Giovanna Guedes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo objetiva investigar os modelos de negócios praticados por periódicos científicos de acesso aberto das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, indexados no Directory of Open Access Journals (DOAJ). Utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa, um estudo de cunho exploratório, com o emprego do método documental. Os dados foram coletados no DOAJ, recuperando as revistas da Biblioteconomia e Ciência da Informação que estão indexadas no filtro “Bibliography. Library science. Information resources”, seguida de visita ao site de cada uma delas, a fim de identificar características descritivas. Fez-se uso da análise de conteúdo para analisar os dados coletados a partir do estabelecimento de categorias. Como resultados, foi verificado que a maioria dos periódicos recuperados no filtro não cobram Taxa de Processamento de Artigos (APCs), dos que cobram, considerável parcela utiliza o modelo de negócio ‘Taxas de Publicação’ com políticas de descontos e/ou isenções de taxas, além disso os modelos de negócios ainda são pouco praticados por revistas das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui-se que esta temática possui diferentes perspectivas a serem consideradas acerca da sustentabilidade financeira de uma revista, com vantagens e desvantagens, principalmente no que concerne aos autores de artigos a serem submetidos em periódicos que utilizam APCs.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigates the business models practiced by open access scientific journals in the area of Library and Information Science, indexed in the Directory of Open Access Journals (DOAJ). We did an exploratory study of the theme, combining quantitative and qualitative approaches, and applying the documentary method. The data were collected in the DOAJ, retrieving the journals of Library and Information Science that are indexed in the filter "Bibliography. Library science. Information resources", followed by a visit to each journal's website to identify descriptive characteristics. Content analysis was used to evaluate and categorize the data collected. As a result, it was verified that most of the journals retrieved in the filter do not charge Article Processing Charges (APCs), and that of those that do, a considerable portion use the 'Publishing Rates' business model with discount policies and/or fee exemptions. It is concluded that this theme has different perspectives when considering the financial sustainability of a journal, with advantages and disadvantages, mainly regarding the authors of articles to be submitted in journals that use APCs.
  • Usabilidade dos Repositórios Institucionais de Universidades e Politécnicos: a perspectiva dos Professores e Investigadores em Portugal Articles

    Ramos, Cecília; Rockembach, Moisés; Jerónimo, Pedro

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo visa demonstrar a importância atribuída aos Repositórios Institucionais (RI), a usabilidade e o conhecimento das suas políticas, pelos professores/investigadores, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Portugal, numa comparação entre Universidades e Politécnicos. O estudo foi efetivado mediante a aplicação de um inquérito, utilizando-se, para o efeito, a plataforma Google Forms. As respostas apuradas permitiram conhecer que a maioria dos inquiridos atribui importância ao RI (Repositório Institucional) (77,0%). Contudo, 2,1% afirmam pouca utilização e 29,7% não publicam/utilizam no/o RI. Sendo apontados como principais motivos a falta de tempo (38,9%), duplicação de tarefas (25,0%) e falta de conhecimento sobre as Políticas de Depósito dos Editores (20,5%). No que respeita à Política de Depósito Documental da Instituição, 62,4% desconhecem a sua existência e 35,0% dos respondentes demonstram cumpri-la integralmente e com facilidade. O artigo é o documento mais partilhado no RI (62,8%), com uma média anual de depósitos individuais de 1-5 documentos e 29,9 % dos participantes recorrem ao arquivo para efetivar a partilha das suas produções científicas. O estudo permite concluir que é nas Universidades que os investigadores demonstram estar menos familiarizados com as dinâmicas dos repositórios e publicam menos nos mesmos. São estes que sugerem mais comunicação e normas diversas, que suscitem uma maior utilização dos RI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to demonstrate the importance given to Institutional Repositories (IR), the usability and knowledge of their policies, by teachers/researchers of public Higher Education Institutions (HEIs) in Portugal, in a comparison between Universities and Polytechnics. The study was carried out through the application of a survey, using the Google Forms platform. The answers revealed that the majority of respondents attach importance to the RI (Institutional Repository) (77.0%). However, 2.1% claim little use and 29.7% do not publish it in the RI and do not use the RI. The main reasons mentioned were lack of time (38.9%), duplication of tasks (25.0%) and lack of knowledge about Editors' Deposit Policies (20.5%). With regard to the Institution's Documentary Deposit Policy, 62.4% are unaware of its existence and 35.0% of respondents demonstrate that they comply fully and easily. The article is the most shared document in RI (62.8%), with an annual average of individual deposits of 1-5 documents and 29.9% of the participants use the archive to share their scientific productions. The study allows us to conclude that it is at universities that researchers are less familiar with the dynamics of repositories, they publish less in them. These are the ones that suggest more communication and diverse norms, which encourage greater use of IR.
  • Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA) Articles

    Ferreira, Thaís Guedes; Casarin, Helen de Castro Silva; Almeida, Cátia Candida de

    Resumo em Português:

    RESUMO O impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas dos respondentes e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas e que ele está adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Estudos complementares ampliados podem aferir a adequação e indicar possíveis necessidades de novas adequações e ou complementações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The impact of school libraries on student learning has not been systematically verified due to the lack of adequate tools, particularly in the national context. This study aims to adequate the instrument used in the Student Learning through Ohio School Libraries research of the Center for International Scholarship in School Libraries to the Brazilian reality about its content, structure of the questions, the level of complexity and language. After adjustments and translation of the questionnaire into Portuguese, validated by three judges, it was applied to three classes of a Brazilian elementary school. We analyzed the responses regarding the purpose of the questions and checked the records observing the children´s attitude during the application. Based on the results, a new version of the questionnaire was elaborated and applied to classes of 4th and 5th year of elementary school. The results showed that most of the doubts and problems related to the questions in the first version of the questionnaire were resolved and it was adequate to the current Brazilian reality, especially concerning the content. Large-complementary studies can check his adequacy and the possible need for other adjustments.
  • Liderança feminina na gestão de bibliotecas universitárias de Santa Catarina Articles

    Spudeit, Daniela; Pinto, Marli Dias de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO A liderança é uma das competências essenciais para a gestão no mundo corporativo atual. Para compreender o que as mulheres pensam sobre liderança no processo de gestão de uma biblioteca universitária foi realizada pesquisa sobre as características imprescindíveis para liderar e descritos os desafios e aprendizagens de liderança na visão das pesquisadas. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória, com abordagem qualitativa, efetivada por levantamento bibliográfico em bases de dados; a coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas com nove profissionais que ocuparam/ocupam cargo de direção geral das bibliotecas universitárias da administração pública, entre 2008 e 2018. No tratamento de dados utilizou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006). Conclui-se que ser líder é inspirar pessoas, promover um engajamento, ambiente harmonioso e colaborativo para que a equipe trabalhe de forma integrada, em que é preciso desenvolver competências como comunicação, relacionamento interpessoal, otimismo, flexibilidade, empatia, inteligência emocional e mediação de conflitos. Na visão das entrevistadas alguns desafios são: ter conhecimento sobre processos, pessoas e o funcionamento da universidade; ter habilidade em lidar com egos, bem como com comportamentos de resistência e desmotivação na equipe; e, ainda, perceber as potencialidades e fragilidades de cada profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Leadership is one of the essential skills for management in the corporate world today. To understand what women, think about leadership in the management process of a university library, a survey was carried out on essential resources to lead and, finally, it describes the challenges and leadership apprentices in the research view. Methodologically, this is exploratory research, with a qualitative approach, carried out by bibliographic survey in databases, a data collection detected through interviews with nine professionals who occupy and occupy the general management of university libraries of public administration (UFSC and UDESC), from 2008 to 2018. No data processing used the thematic analysis by Braun and Clarke (2006). Conclude that being a leader is inspiring people, promoting an involvement, harmonious and collaborative environment for the work team in an integrated way. To do this, you need to develop skills such as communication, interpersonal relationships, optimism, flexibility, empathy, emotional intelligence and conflict mediation. Anyway, the challenges are very much in the view of the interviewees, who point out knowledge about processes, people and the functioning of the university, skills in dealing with egos, such as resistance and demotivation in the team, who know how to perceive the strengths and weaknesses of each professional.
  • Uma revisão sistemática sobre ontologia da confiança Articles

    Salgado, Isa’ Lice da Mota Rodrigues; Cruz, Fernando William; Sousa, Renato Tarciso Barbosa de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo descreve as análises e os resultados de uma revisão sistemática realizada para elaborar uma síntese das principais abordagens já publicadas sobre ontologia da confiança e para identificar as tendências e oportunidades para novas pesquisas sobre o assunto. A metodologia adotada foi a Teoria da Meta Abordagem Analítica Consolidada (TEMAC), com inclusão de análises quantitativas e qualitativas em três etapas: planejamento e elaboração; apresentação e inter-relacionamento dos dados; e detalhamento, integração e validação de evidências. O resultado destaca cinco questões principais. A evolução histórica das investigações em ontologia da confiança coincide com as pesquisas em web semântica e o uso de modelagem ontológica para este domínio tem início em 2003; há predominância de autores da Ciência da Computação; a maioria das ontologias de confiança publicadas adotaram abordagem de modelagem computacional; e, por fim, a existência de um vazio teórico nas pesquisas sobre o tema no âmbito da Ciência da Informação, em especial que considerem a Teoria do Conceito. Foi possível concluir que é oportuno e pertinente realizar novas pesquisas sobre ontologia da confiança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article describes the analyzes and results of a systematic review carried out to elaborate a synthesis of the main approaches already published on trust ontology and to identify trends and opportunities for further research on the subject. The adopted methodology was the Consolidated Analytical Target Theory (TEMAC), with the inclusion of quantitative and qualitative analyzes in three stages: planning and elaboration; presentation and interrelation of data; and details, integration and validation of evidence. The result highlights five main issues. The historical evolution of investigations in ontology of trust coincides with research in the semantic web and the use of ontological modeling for this domain began in 2003; there is a predominance of Computer Science authors; most of the published trust ontologies have adopted a computational modeling approach; and, finally, the existence of a theoretical void in research on the topic within the scope of Information Science, especially considering the Theory of Concept. It was possible to conclude that it is opportune and pertinent to carry out new research on trust ontology.
  • Biblioteca Invisível: a biblioclastia na Guerra da Bósnia e Herzegovina (1992-1995) Articles

    Marques, Diana dos Santos; Araujo, Andre Vieira de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO As bibliotecas e os livros têm sido alvos constantes de ataques e de destruições ao longo da história, em especial em situações de tensionamentos sociais e culturais e de conflito armado. Não obstante, o fenômeno da biblioclastia, entendida a rigor como a destruição de livros e de bibliotecas, não costuma ser percebido como um gesto proposital. A compreensão do tema é necessária para a proteção do patrimônio bibliográfico tanto por profissionais da informação quanto por meio do estabelecimento de políticas para proteção dos bens culturais. O presente estudo apresenta alguns atos de biblioclastia sucedidos no contexto da Guerra da Bósnia e Herzegovina, ocorrida entre 1992 e 1995. Utiliza como metodologia a análise de bibliografia especializada nos campos da História do Livro e das Bibliotecas, Memória e Patrimônio Bibliográfico, a partir de Báez (2006), Battles (2003) e Polastron (2013) - o que evidencia a natureza bibliográfica e o caráter exploratório da pesquisa. Evidencia as relações entre memória, patrimônio bibliográfico e identidade. Define o termo de Biblioteca Invisível como uma metáfora para um acervo intocável por causa da destruição. Desmembra o conceito da Biblioclastia, o considerando recorrente e, como demonstrado neste estudo, proposital e sistemático. Descreve o contexto e as razões para o estopim da Guerra da Bósnia e Herzegovina. Conclui que as motivações para as práticas de biblioclastia ocorridas na Guerra da Bósnia e Herzegovina são quatro: o apagamento da memória, o renascimento histórico-cultural, a purificação étnica e a dominação. A biblioclastia se expressa de diversas formas, em diferentes territórios e em múltiplas temporalidades, portanto, perceber as suas motivações é fundamental à compressão das operações de memória e de preservação que determinam a manutenção e/ou destruição dos bens culturais no tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Libraries and books have been a constant target of attacks and destruction throughout history, especially in situations of social and cultural tension and armed conflict. Nevertheless, the phenomenon of biblioclasm, strictly understood as the destruction of books and libraries, is not usually perceived as a purposeful gesture. Understanding this theme is necessary for the protection of the bibliographic heritage both by information professionals and by establishing policies to protect cultural assets. The present study presents some acts of biblioclasm that took place in the context of the Bosnia and Herzegovina War, which occurred between the years of 1992 and 1995. It uses as methodology the analysis of specialized bibliography in the fields of History of Books and Libraries, Memory and Bibliographic Heritage (notably books, journalistic articles and documents), also from Báez (2006), Battles (2003) and Polastron (2013) - which highlights the bibliographic and exploratory nature of the research. It highlights the relationship between memory, bibliographic heritage and identity. It defines the term invisible library as a metaphor for an untouchable collection because of destruction. It dismembers the concept of biblioclasm, understanding it as recurrent and, as demonstrated in this study, purposeful and systematic. It describes the context and reasons for the outbreak of the Bosnia and Herzegovina War. It concludes that the motivations for the practices of biblioclasm that occurred in the War of Bosnia and Herzegovina are four: the erasure of memory, the historical-cultural revival, the ethnic purification and the domination. Biblioclasm is expressed in different ways, in different territories and in multiple temporalities, therefore, understanding its motivations is fundamental to the compression of memory and preservation practices that determine the maintenance and/or destruction of cultural goods over time.
  • Retenção do conhecimento organizacional: análise da literatura internacional Articles

    Arruda, Pablo Luiz de; Dutra, Ademar; Mussi, Clarissa Carneiro

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho foi selecionar um fragmento do conhecimento internacional sobre o tema retenção do conhecimento organizacional, e identificar as características desses estudos. Metodologicamente, esta pesquisa orienta-se por uma perspectiva construtivista, com abordagem qualitativa-quantitativa e com objetivos exploratório e descritivo. O Knowledge Development Process - Construtivist (Proknow-C) foi utilizado para a seleção de um Portfólio Bibliográfico alinhado ao tema de pesquisa e para a análise bibliométrica. Dentre os principais resultados, a rede de coautorias evidenciou pouca relação entre os 48 pesquisadores do tema. Porém, a rede de citações demonstrou referenciação constante e historicamente evolutiva entre os artigos. A maior parte das pesquisas teve como objetivo identificar ou apresentar aspectos da retenção do conhecimento organizacional. Os principais temas relacionados foram: gestão do conhecimento, gestão de pessoas e estrutura organizacional. As dimensões mais utilizadas foram: retenção do conhecimento, perda do conhecimento, sistemas de informação, memória organizacional, turnover, aposentadoria e transferência do conhecimento. Estados Unidos da América, Austrália e Canadá se destacaram como países sede das organizações onde ocorreram as pesquisas empíricas e também das instituições de pesquisa. Os resultados evidenciaram a dinâmica e as características das pesquisas sobre retenção do conhecimento organizacional, na amostra utilizada, e possibilitam a evolução do tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this work was to select an international knowledge fragment about the organizational knowledge retention theme, and to identify the characteristics of these studies. Methodologically, this research is guided by a constructivist perspective, with a qualitative-quantitative approach and with an exploratory and descriptive objectives. The Knowledge Development Process - Construtivist (Proknow-C) was used to select a Bibliographic Portfolio in line with the research theme and for bibliometric analysis. Among the main results, the co-authorship network demonstrated little relationship between the 48 researchers of the theme. However, the citation network showed constant and historically evolutionary referencing between articles. Most of the researches aimed to identify or present aspects of organizational knowledge retention. The main related topics were: knowledge management, human resources management and organizational structure. The most used dimensions were: knowledge retention, knowledge loss, information systems, organizational memory, turnover, retirement and knowledge transfer. United States of America, Australia and Canada stood out as host countries of organizations where empirical researches took place and also as headquarters of research institutions. The results showed the dynamics and characteristics of researches on organizational knowledge retention, in the sample used, and provide guidance for the evolution of the theme.
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