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Indicadores para a Competência em Informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades1 1 Este trabalho contempla os resultados da fase inicial da pesquisa “Indicadores qualitativos para a competência em informação no Brasil sob o foco da vulnerabilidade social”, aprovada no CNPq para Bolsa Produtividade, Nível 2, e inclui dados do Projeto de Pesquisa submetido a Chamada CNPq 06/2019 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Processo: 308821/2019-0, Modalidade/Nível: PQ-2, com vigência para o período de 01/03/2020 a 28/02/2023, bem como os resultados iniciais do primeiro dos três objetivos anunciados na pesquisa: identificar, na literatura, tendências de formulação de parâmetros qualitativos na área da Ciência da Informação aplicáveis à competência em informação.

Indicators for Information Literacy in Brazil: virtues, trends and possibilities

RESUMO

Propósito:

neste trabalho, nos dedicamos às virtudes, tendências e possibilidades disponíveis na literatura brasileira sobre a formulação de indicadores na área da Ciência da Informação aplicáveis à competência em informação. Estamos interessados em reconhecer, por meio de teorias e conceitos sobre indicadores sociais e de vulnerabilidade social, quais podem servir à avaliação da competência em informação.

Material e métodos:

pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e para a estruturação e análise dos dados bibliográficos e documentais, utiliza a redação descritiva, pela via da categorização.

Resultados e conclusões:

os primeiros resultados fornecem um mapeamento das virtudes e tendências disponíveis na literatura brasileira sobre indicadores na área da Ciência da Informação aplicáveis à competência em informação e apontam que indicadores de pobreza, insegurança alimentar e desenvolvimento humano (e de vulnerabilidade social) e indicadores ambientais, podem servir à avaliação da competência em informação. Também já se percebe que é pela via do acesso (a informações e serviços, por exemplo) que se pode empreender uma conexão útil à utilização de indicadores na avaliação da competência em informação.

Palavras-chave:
competência em informação; competência em informação - Brasil; indicadores de competência em informação; vulnerabilidade social

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