Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 22, Número: 4, Publicado: 2022
  • Entrevista com Vilson J. Leffa Interview

    Costa, Alan Ricardo; Beviláqua, André Firpo; Fialho, Vanessa Ribas
  • Políticas linguísticas públicas para as línguas estrangeiras no Brasil e no Uruguai: uma fotografia das leis nacionais na primeira década do século XXI Articles

    Cáceres, Glenda Heller

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este texto aborda as políticas linguísticas públicas educacionais sobre a oferta de línguas estrangeiras no Brasil e no Uruguai na primeira década do século XXI. O objetivo é problematizar a interpretação de leis nacionais, a partir das três unidades escolhidas para o desenvolvimento de um estudo comparado, a saber: lugar, tempo e políticas. O trabalho é meritório por sustentar uma valoração situada dos elementos mais significativos da comparação e por mostrar a complexidade da proposição e da compreensão dessas políticas. Notabiliza-se, mediante as análises, que nas leis que dispõem sobre línguas estrangeiras na educação dos dois países, o vínculo sul-sul não teve uma posição destacada no período selecionado, mas apenas consentida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This text approaches public educational language policies regarding the provision of foreign languages in Brazil and in Uruguay in the first decade of the 21st century. It aims to discuss the interpretation of national laws, from the three units chosen for the development of a comparative study, namely: place, time, and policies. The study is meritorious for supporting a situated valuation of the most significant elements of the comparison, and for showing the complexity of the proposal and of the understanding of these policies. The analyses show that in the laws that provide for foreign languages in education in both countries, the south-south connection did not have a prominent position in the selected period, only a consensual one.
  • A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial Articles

    Raupp, Eliane Santos; Pereira, Rodrigo Acosta

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo busca promover reflexões sobre a prática de análise linguística (PAL), um dos eixos articuladores do ensino de língua portuguesa no Brasil ( BRASIL, 1998, 2019), na formação docente inicial de professores de língua, com vistas a responder axiologicamente aos documentos político-educacionais brasileiros e aos estudos contemporâneos que ratificam o trabalho com as práticas de linguagem na educação básica alinhado a uma abordagem social e histórica sob o matiz das interações. Em termos teóricos, ancoramo-nos nos estudos dialógicos da linguagem ( BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV 2013; MEDVIÉDEV, 2012) e, em termos metodológicos, empreendemos uma análise documental ( BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) ante o universo de dados composto pelo currículo dos cursos de licenciatura em letras das universidades estaduais do Paraná, Brasil. Os resultados enunciam uma presença pouco representativa da PAL como “prática de linguagem” ( GERALDI, 2011) e evidenciam a necessidade

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper seeks to promote reflections on the practice of linguistic analysis (PLA), one of the articulating axes of Portuguese Language Teaching in Brazil ( BRASIL, 1998, 2019), in the initial training of language teachers. With that, it aims to respond axiologically to the Brazilian political-educational documents and contemporary studies that ratify the work with language practices aligned with a sociohistorical approach under the hue of interactions in basic education. To this end, data obtained from the curriculum of Language and Literature teaching courses of the state universities of Paraná-PR underwent documentary analysis ( BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) in the light of the dialogic studies of language ( BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013; MEDVIÉDEV, 2012). The results indicate that PLA is not very representative as a “language practice” ( GERALDI, 2011), highlighting the need for continued reflection on the matter.
  • O sorriso (enigma) de Mona Lisa: mulheres e sociedades em embate Articles

    Paula, Luciane de; Sant’ana, Carolina Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo analisa como a mulher é semiotizada no filme O sorriso de Mona Lisa (2003), com o objetivo de pensar sobre como o embate entre tradição e revolução reflete e refrata valores sociais sobre o que significa ser mulher. Centrado nas protagonistas, este estudo se volta às vozes sociais tradicional e subversiva em embate. A relevância se justifica pela reflexão acerca da movimentação valorativa interna-externa que constitui os sujeitos-mulheres e as sociedades no grande tempo da cultura. O filme é analisado em sua unidade verbivocovisual. A fundamentação teórica bakhtiniana embasa a análise em seu movimento metodológico materialista histórico-dialético- dialógico, com a utilização, principalmente, dos conceitos de diálogo, ideologia e vozes sociais. Para analisar questões relativas ao feminismo, serão utilizados os estudos de Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks e Ribeiro. Os resultados revelam como a pressão social sobre a mulher a afeta e impacta a sociedade. O sorriso de Mona Lisa semiotiza movimentos históricos e culturais em ressurgência na contemporaneidade, e é urgente refletir sobre isso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article analyses how the woman is semiotized in the movie Mona Lisa Smile (2003), aiming to think about how the conflict between tradition and revolution reflects and refracts social values of what it means to be a woman. Centered on the protagonists, this study focuses on traditional and subversive social voices in conflict. The reflection on the internal-external valuation movement that constitutes subjects-women and societies in the great time of culture justifies its relevance. It analyzes the film in its verbivocovisual unity. The Bakhtinian theoretical foundation supports the analysis in its dialectical-dialogical-historical materialist methodological movement, using mainly the concepts of dialogue, ideology, and social voices. To analyze issues related to feminism, studies from Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks, and Ribeiro will be used. The results reveal how the social pressure on women affects them and impacts society. Mona Lisa Smile semiotizes historical and cultural movements in resurgence in the contemporaneity and reflecting on this is urgent.
  • O caso da intervenção instrucional na aprendizagem das formas simples do espanhol como conhecimento explícito Articles

    Dutra, Eduardo de Oliveira; Moraes, Gisele Benck de; Duarte Filho, Paulo Fernando Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste estudo, examinamos os benefícios da intervenção instrucional na aprendizagem dos clíticos acusativos de terceira pessoa, formas simples, como conhecimento explícito a partir da análise do desempenho dos participantes em dois testes: Teste de Conhecimento Metalinguístico (TCM) e Teste de Produção Escrita (TPE). Esses instrumentos fizeram parte dos pré-testes, pós-testes imediatos e pós- testes postergados. Integraram a pesquisa treze estudantes de um curso de Letras de uma universidade privada. Para fins de tratamento estatístico, foram realizados o teste de Shapiro-Wilk, o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e o teste de comparação de Wilcoxon. A intervenção instrucional contou com uma série de estratégias pedagógicas, a saber: instrução explícita indutiva e dedutiva, de natureza isolada, práticas controladas e análise contrastiva entre o português brasileiro e o espanhol em relação às opções de retomada do sintagma complemento em ambas as línguas. Os resultados apontaram que a intervenção instrucional ocasionou benefícios na aprendizagem das formas simples como conhecimento explícito. Além disso, os discentes apresentaram, após a administração da intervenção instrucional, melhora no seu desempenho tanto no TPE quanto no TCM.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this study, we examine the benefits of instructional intervention in learning third person accusative clitics, simple forms, as explicit knowledge by analyzing the performance of participants in two tests: Metalinguistic Knowledge Test (MKT) and Written Production Test (WPT). Such instruments were part of pre-testing, immediate testing, and later testing. Thirteen students at a Languages course at a private university were the subjects of this study. Shapiro-Wilk test, Kruskal-Wallis non-parametric test, and Wilcoxon comparison test were carried out as statistical treatment. The instructional intervention counted on several pedagogical strategies, namely: inductive and deductive explicit instruction, of isolated nature, controlled practices, and contrastive analysis between Brazilian Portuguese and Spanish concerning the options for retrieving the complement syntagma in both languages. Results showed instructional intervention brought benefits in learning simple forms as explicit knowledge. Moreover, after instructional intervention the learners showed improved performance at both WPT and MKT.
  • A reprodução de falares pelas novelas brasileiras: se faz rir, não nos representa Articles

    Oliveira, Eliane Vitorino de Moura

    Resumo em Português:

    RESUMO: Conhecendo a abrangência da televisão para a disseminação de informações, entretenimento e ideologias, este trabalho investiga a caracterização das falas de personagens de duas obras da teledramaturgia brasileira, O Sétimo Guardião ( 2018) e Verdades Secretas ( 2015), buscando (re)conhecer se a representação pode encaminhar os telespectadores a uma avaliação negativa desses personagens devido à sua forma de se expressar pela fala, ou se a representação legitima os falares como marcas de identidade. Os estudos da sociolinguística fundamentam as análises, sobretudo teóricos como Labov ( 2008), Pagotto ( 2004), Bortoni-Ricardo ( 2009, 2011) e Bagno ( 2015). Por meio de uma pesquisa qualitativa que utilizou como método a proposta de Bortoni-Ricardo ( 2009), em que se alocam os falantes analisados em pontos de linhas imaginárias de acordo com sua expressão linguística, em especial na alocação dos falantes no “contínuo de urbanização”, foi possível concluir que uma das narrativas televisivas se mostra repleta de traços caricaturais, oportunizando avaliações negativas enquanto a outra traz representatividade por apresentar as identidades representadas com fidedignidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Knowing the scope of television for the dissemination of information, entertainment, and ideologies, this paper investigates the characterization of two characters’ speech features from two Brazilian soap opera works: O Sétimo Guardião ( 2018), and Verdades Secretas ( 2015), seeking to recognize if the representation can lead viewers to a negative evaluation of characters based on how they express themselves by speaking, or if the representation legitimizes speech as mark of identity. We based the analyses on the Sociolinguistics studies, especially those of Labov ( 2008), Pagotto ( 2004), Bortoni-Ricardo ( 2009, 2011), and Bagno ( 2015). By using qualitative research following the method proposed by Bortoni-Ricardo ( 2009), in which the analyzed speakers are allocated in points of imaginary lines according to their linguistic expression, especially in the “urbanization continuum”, we could conclude that one of the television narratives brings caricature traits, providing opportunities for negative evaluations, whereas the other brings out representation since it reliably shows the represented identities.
  • A linguística aplicada alinhada ao materialismo histórico e dialético: Uma reflexão (inflexão?) sobre as bases epistemológicas assumidas pelo campo Articles

    Pedralli, Rosângela; Thessing, Aline Francieli; Chraim, Amanda Machado

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo busca, a partir de uma breve retomada histórica do processo de constituição da Linguística Aplicada (LA) como campo autônomo, promover uma reflexão sobre as bases epistemológicas assumidas pela LA, compreendendo que tanto a constituição do campo quanto a definição de seu objeto prioritário de pesquisa se dão em um movimento de negação e aproximação a determinadas vertentes epistemológicas e que tal movimento, por seu caráter histórico, não ocorre livre de contradições. Nessa direção, a partir de uma discussão crítica dessa constituição histórica, buscamos problematizar que todo compromisso com o conhecimento da realidade – natural ou social – é movido por “visões sociais de mundo” (LÖWY, 1987), que podem ser pró-manutenção ou pró-transformação do status quo e, portanto, uma posição ética. Nosso convite é para a assunção de uma postura científica fundada na análise objetiva da prática social e, por isso, transformadora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this article, based on a brief historical review of the constitution of Applied Linguistics (AL) as an autonomous field, we aim at promoting a reflection on the epistemological bases assumed by AL, understanding that both the constitution of the field and the definition of its priority research object occur in a movement of negation and approximation to certain epistemological strands and that this movement, due to its historical character, does not occur free of contradictions. In this direction, from a critical discussion of this historical constitution, we bring the problematization that every commitment to knowledge of reality – natural or social – is driven by “social worldviews” (LÖWY, 1987) that can be pro-maintenance or pro- transformation of the status quo and, thus, can be an ethical position. Our invitation is for the assumption of a scientific stance grounded in the objective analysis of social practice and, therefore, transformative.
  • Relações epistêmicas e construção conjunta de conhecimento na fala-em- interação de sala de aula Articles

    Frank, Ingrid; Stein, Fabiola; Salimen, Paola Guimaraens; Garcez, Pedro de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este trabalho tem como objetivo revisitar aspectos centrais na literatura de fala-em-interação de sala de aula, atualizando-os à recente discussão que investiga relações epistêmicas no plano interacional. Parte-se das análises de Garcez (2006, 2012) sobre fala-em-interação de sala de aula para verificar em que medida a investigação mais atual de questões epistêmicas traz à tona novas contribuições para esses estudos. A discussão inclui também reflexões que partem da análise de como perguntas emergem na interação de pesquisadores num laboratório de tecnologia ( FRANK, 2015). Conclui-se que o olhar para a orientação dos participantes para os territórios de conhecimento no plano interacional não só coloca em foco questões relevantes para a discussão das assimetrias de conhecimento em sala de aula, como também instiga a busca pela descrição de organizações epistêmicas, em sala de aula, distintas do tradicional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This work aims to revisit key aspects in the literature that investigates classroom talk-in-interaction, updating them to the recent discussion that investigates epistemic relations in the interactional field. We depart from Garcez’s (2006, 2012) analysis of classroom talk-in-interaction to verify to what extent the current investigation of epistemic issues brings up new perspectives for these studies. The discussion also draws on reflections from the analysis of how questions emerge in the interaction of researchers at a technology laboratory ( FRANK, 2015). We conclude that paying attention to participants’ orientation to territories of knowledge in the interactional field brings into focus relevant issues to the discussion of knowledge asymmetries in the classroom and raises interest in searching for descriptions of non- traditional epistemic organizations in the classroom.
  • Um estudo etno-estilístico de narrativas míticas de candomblés Quetu baianos Articles

    Rodrigues Júnior, Adail Sebastião

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo descreve e compara cinco versões de uma narrativa – itã – iorubá que fundamenta uma cerimônia importante nos candomblés da Bahia. Partindo de teorias sobre narrativas, da linguística antropológica e de textos escritos por ícones de candomblés baianos, sobretudo sacerdotes, o estudo demonstrou que as versões da narrativa analisada têm similaridades, mas igualmente diferenças, no que tange aos elementos da narrativa – eventos, trama, personagens, contexto, descrição e, especialmente, propósito. O artigo também considerou essas narrativas míticas como artefatos culturais, visto serem fontes importantes que justificam como cerimônias tradicionais do candomblé baiano são realizadas. Ao final, o artigo destacou que, além de ser um elemento para o escrutínio científico, essas narrativas míticas são vistas pelos devotos do candomblé como os fundamentos de seus ritos e crenças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to describe and compare five versions of one Yoruba written narrative – ìtàn – on which an important religious ceremony in Bahia’s candomblé is based. Stemming from narrative theory, linguistic anthropology, and texts from high candomblé priestess, the study has demonstrated that the narrative versions have similarities but also differences concerning core narrative elements, such as events, plot, characters, context, description and, mostly important, purposes. The study has also considered these mythical narratives as cultural artifacts due to their importance as sources that justify how traditional ceremonies in Bahia’s candomblé are conducted. In the end, the study has emphasized the fact that besides being an element for scientific scrutiny, the mythical narratives are especially seen by candomblé devotees as the basis for their rites and beliefs.
  • Indexicalidade, poder e metapragmáticas da viadagem: dispositivo gaydar Articles

    Neves Júnior, Mário Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo objetiva discutir o gaydar enquanto exercício de poder, tomando como base o conceito de dispositivo por Foucault (2014) e Agamben (2005). Não parto da premissa de que seja possível identificar a sexualidade dos sujeitos como Rule (2011) e Sulpizio et al. (2020 ). Ao contrário, investigo o gaydar como um dispositivo histórico utilizado para o exercício do poder, do saber. Para isso, analiso um comercial de uma companhia de seguro: Adão e Eva no paraíso. Primeiramente, relaciono o gaydar às concepções de performatividade de gênero e de sexualidade. Em seguida, discuto como o perfilamento linguístico ( BAUGH, 2003) e a indexicalidade ( SILVERSTEIN, 2003) atuam como técnicas de poder investidas por este dispositivo. Por fim, aponto como as metapragmáticas ( SIGNORINI, 2008) são relevantes para compreender o uso do gaydar ao analisar um comercial de seguros que culmina na apresentação de diversos dispositivos para seu domínio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article aims to discuss the gaydar as an exercise of power, based on the concept of apparatus by Foucault (2014) and Agamben (2005). I do not suppose that is possible to identify one’s sexuality like Rule (2011) e Sulpizio et al. (2020 ) do. On the contrary, I investigate the gaydar as a historical apparatus used to exert power, knowledge. To do so I analyse a commercial of an insurance company named Adam and Eve. Firstly, I relate gaydar to the performative conceptions of gender and sexuality. Secondly, I discuss how linguistic profiling ( BAUGH, 2003) and indexicality ( SILVERSTEIN, 2003) act as power techniques invested by this device. Finally, I point out how metapragmatics ( SIGNORINI, 2008) are relevant to understanding the use of gaydar when analyzing an insurance commercial ending with the presentation of several apparatus for its control.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com