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A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial * 1 A pesquisa está inserida no Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA-UFSC) ( https://nela.cce.ufsc.br/) e no Grupo de Estudos em Linguagem e Dialogismo (GELID-UFSC) ( https://gelidufsc.wixsite.com/gelid/inicio).

The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training

Resumo:

Este artigo busca promover reflexões sobre a prática de análise linguística (PAL), um dos eixos articuladores do ensino de língua portuguesa no Brasil ( BRASIL, 1998BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: Ministério de Educação, 1998., 2019BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 4 fev. 2021.
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), na formação docente inicial de professores de língua, com vistas a responder axiologicamente aos documentos político-educacionais brasileiros e aos estudos contemporâneos que ratificam o trabalho com as práticas de linguagem na educação básica alinhado a uma abordagem social e histórica sob o matiz das interações. Em termos teóricos, ancoramo-nos nos estudos dialógicos da linguagem ( BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014BAKHTIN; M.; (VOLOCHÍNOV., V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.; BAKHTIN, 2011BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.; VOLOCHÍNOV 2013VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.; MEDVIÉDEV, 2012MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.) e, em termos metodológicos, empreendemos uma análise documental ( BARDIN, 2011BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.; BOWEN, 2009BOWEN, G. A. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, Bingley, v. 9, n. 2, p. 27-40, 2009. DOI: 10.3316/QRJ0902027.
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; CELLARD, 2008CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295316.) ante o universo de dados composto pelo currículo dos cursos de licenciatura em letras das universidades estaduais do Paraná, Brasil. Os resultados enunciam uma presença pouco representativa da PAL como “prática de linguagem” ( GERALDI, 2011GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.) e evidenciam a necessidade

Palavras-Chave:
ensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística

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