Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Literatura Comparada, Volume: 25, Número: 49, Publicado: 2023
  • Introdução ao Dossiê Literatura, cultura e (des)globalização Dossiê

    Martins, Anderson Bastos; Lage, Victor Coutinho
  • Literatura, teoria e descolonização: uma poética de reorientação cultural enquanto estratégia de resistência Dossiê

    Walter, Roland

    Resumo em Português:

    RESUMO Este ensaio traça um mapa de geografia crítica interamericana de como literatura e teoria descolonizam as colonialidades de ser-estar. Ao partir da “experiência comum quebrada no tempo” - “a não história” (Glissant, 1992) - que faz com que os escritores deste continente busquem o continuum espacial e temporal, pergunta-se: qual o papel de(s)colonial da literatura/teoria no cenário das diversas crises contemporâneas? Que tipo de casa-lar textos literários representam em diversos contextos culturais das Américas, caracterizados por transculturação, translocação, violência e entre lugares locais e globais? Nesse processo, elaboram-se trilhas enquanto respostas tentativas dentro da área da literatura comparada e suas abordagens e metodologias analíticas interdisciplinares com o objetivo de problematizar a relação entre literatura e teoria e cultura e descolonização na interface entre colonialismo e colonialidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay traces a critical inter-American map of how literature and theory decolonize colonialities of being. By starting from what Édouard Glissant (1992) has theorized as our “common experience broken in time” - this “nonhistory” with pan-American writers in search of a temporal and spatial continuum, it is guided by the following questions: what is the decolonizing role of literature and theory in the contemporary scenario of interconnected crises? What types of home are represented in literary texts delineating diverse cultural contexts characterized by transculturation, translocation, violence and local and global in-betweenness? In the process, it elaborates trails qua tentative answers within the field of Comparative Literature and its theoretical approaches and interdisciplinary methodologies with the objective of problematizing the relation between literature/theory, culture, and decolonization at the colonialism-coloniality interface.
  • Em busca do mundo: literatura e cinema como dispositivos cosmotécnicos e aparelhos cosmopoéticos Dossiê

    Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Com base em uma incursão crítica por debates sobre literatura e cinema mundial, em que busco interrogar o conceito de mundo, este artigo elabora um argumento duplo, no qual está em jogo a questão da mundação, isto é, da configuração de mundos como partilhas do comum. Por um lado, trata-se de um argumento fundamentalmente teórico. Literatura e cinema operam como dispositivos cosmotécnicos sempre que trabalham no sentido de unificar ordem cósmica e ordem moral, inscrevendo o comum (que se define pela contingência e indeterminação) na ordem pretensamente necessária de um arquivo e determinando-o como comunidade. Quando perturbam a unificação de cosmos e moral, insinuando outras partilhas, literatura e cinema operam como aparelhos cosmopoéticos, que restituem ao comum a abertura inquietante de sua contingência e indeterminação. Por outro lado, trata-se de um argumento metodológico. O atlas, entendido como conjunto de mapas, tem sido reivindicado como ferramenta analítica em estudos de literatura mundial e cinema mundial, definindo um programa de pesquisa. Nessas abordagens, literatura e cinema tendem a ser identificados à sua operação como dispositivos cosmotécnicos. Para interrogar sua operação como aparelhos cosmopoéticos, é preciso suplementar o atlas como forma de arquivamento do mundo, experimentando com as possibilidades de uma linhagem associada ao atlas de imagens. Esse argumento duplo conduz à proposição de uma deriva de pesquisa (em vez de um programa): um atlas de cosmopoéticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on a critical foray through debates on world literature and world cinema in which I seek to interrogate the concept of world, this article elaborates a double argument, in which it is at stake the question of worlding, that is, the configuration of worlds as partitions of the common. On the one hand, it is a fundamentally theoretical argument. Literature and cinema operate as cosmotechnical dispositives whenever they work to unify cosmic order and moral order, inscribing the common (which is defined by contingency and indetermination) in the supposedly necessary order of an archive and determining it as community. When they disturb the unification of cosmos and morality, insinuating other partitions, literature and cinema operate as cosmopoetic apparatuses, which restitute the unsettling openness of the common’s contingency and indetermination. On the other hand, this is a methodological argument. The atlas, understood as a set of maps, has been claimed as an analytical tool in studies of world literature and world cinema. In these approaches, literature and cinema tend to be identified to their operation as cosmotechnical dispositives, defining a research program. To interrogate their operation as cosmopoetic apparatuses, it is necessary to supplement the atlas as a form of archiving the world by experimenting with the possibilities of a lineage associated with the atlas of images. This dual argument leads to the proposition of a research wander (instead of a program): an atlas of cosmopoetics.
  • O poder da comparação no Caribe: crioulização e transculturação em perspectiva Dossiê

    Rieumont, Ingrid Brioso

    Resumo em Português:

    RESUMO As Antilhas têm sido descritas como uma ponte entre o Norte e o Sul globais. No entanto, o estudo global das sociedades caribenhas, muitas vezes, tem sido dificultado pelos próprios elementos utilizados para descrevê-las. Assim, em resposta, vários conceitos têm sido propostos nas disciplinas de antropologia, linguística e literatura para dar sentido às experiências das sociedades caribenhas como resultado do encontro colonial. Este estudo compara dois “conceitos-ponte”, crioulização e transculturação, com base nas obras de Fernando Ortiz, Édouard Glissant, Jean Bernabé, Patrick Chamoiseau e Raphael Confiant. Consequentemente, ele lança luz sobre as definições desses conceitos e sobre as formas como os pensadores mencionados abordam os aspectos da temporalidade, interações culturais, particularização versus generalização e a violência do encontro colonial. O estudo também inclui uma discussão de conceitos relacionados, como aculturação, americanização e Antillanité. Finalmente, ele traz uma contribuição significativa para os estudos literários porque, ao conferir clareza a esses conceitos, contextualiza seu potencial explicativo, e as limitações na compreensão de fenômenos complexos que se desenrolaram na região do Caribe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Antilles have been described as a bridge between the Global North and South. However, the global study of the Caribbean societies has often been hindered by the very elements used to describe them. Thus, in response, several concepts have been proposed from anthropology, linguistics, and literature to make sense of Caribbean societies’ experiences as a result of the colonial encounter. This study compares two “bridge-concepts,” creolization and transculturation, based on the works of Fernando Ortiz, Édouard Glissant, Jean Bernabé, Patrick Chamoiseau, and Raphael Confiant. Consequently, it sheds light on the concepts’ definitions, and how they address the aspects of temporality, cultural interactions, particularization versus generalization, and the violence of the colonial encounter. By clarifying these concepts and terms like acculturation, Americanization, and Antillanité, the article makes a significant contribution to literary studies as it contextualizes the explanatory potential and limitations of these critical terms for understanding complex phenomena that unfolded in the Caribbean.
  • Global e desglobal na geopoesia quilombola kalunga: crítica polifônica em diálogo com a geocrítica Dossiê

    Medeiros, Ana Clara Magalhães de; Silva Junior, Augusto Rodrigues da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho sistematiza uma teoria da geopoesia enquanto proposta teórico-crítica que parte do eixo Sul Global, especificamente das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Com o objetivo de pensar dialogicamente a literatura erigida do cerrado brasileiro, tal formulação constrói-se coletivamente há mais de cinco anos no âmbito de um simpósio temático da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Voltados para a discussão de poéticas orais, escritas, encenadas e performadas por autores individuais e coletivos situados em aldeias e quilombos, tecemos caminhos comparativistas em um “brasil.br” (Bolle, 2004). Relacionando a geopoesia à geocrítica (Westphal, 2017), evidenciamos pontos de contato e de confronto entre as teorias para analisar versos quilombolas Kalunga (Goiás/ Tocantins). Problematizamos os conceitos de “globalização” e “desglobalização” (Hobsbawm, 2007) em movimento de combate aos processos coloniais/imperialistas de que, muitas vezes, revestiu-se a literatura e a crítica acadêmica. Analisando especificamente as formas literárias dos povos quilombolas Kalunga, relacionamos a experiência deste espaço geográfico e simbólico brasileiro à dinâmica histórico-cultural que marca todo o Atlântico Negro (Gilroy, 2017). Finalmente, propomos uma abordagem crítica polifônica (Bakhtin, 2006) que atualiza o legado bakhtiniano neste Novo Milênio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work systematizes a theory of geopoetry as a theoretical-critical proposal that rises from the Global South axis, specifically from the regions Center-West and North of Brazil. With the goal of thinking dialogically the cerratense literature, such formulation has been built collectively for more than five years within the scope of a thematic symposium of the Brazilian Association of Comparative Literature (Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC). Focused on the discussion of oral, written, staged, and performed poetics by individual and collective authors located in villages and quilombos, we compose comparativist ways in a “brasil.br” (Bolle, 2004). By relating the geopoetry to geocriticism (Westphal, 2017), we evidence contact and confrontation points between theories to analyze Kalunga quilombola verses (Goiás/ Tocantins). We problematize the concepts of “globalization” and “deglobalization” (Hobsbawm, 2007) in a movement to combat colonial/imperialist processes that, many times, covered literature and academic criticism. Analyzing specifically literary forms of the Kalunga people we relate the experience of this Brazilian geographic and symbolic space to the historical-cultural dynamics that marks the entire Black Atlantic (Gilroy 2017). Finally, we propose a polyphonic critical approach (Bakhtin, 2006) that updates the Bakhtinian legacy in this New Millennium.
  • As doenças do Brasil segundo Valter Hugo Mãe Dossiê

    Santos, Josalba Fabiana dos

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar As doenças do Brasil (2021), do escritor português Valter Hugo Mãe. O romance se desenvolve em torno dos Abaeté, etnia indígena ficcional. Em pleno período colonial, os Abaeté não vivem em paz, pois estão acossados pelos portugueses, que desejam usurpar suas terras e submeter seus corpos. Nossa análise se baseará na ecocrítica, corrente da Crítica Literária que estuda expressões artísticas que se ocupam do meio ambiente em todo o planeta, sem distinção de fronteiras. No entanto, a maior contribuição ao nosso trabalho advém de dois pensadores indígenas: Davi Kopenawa (2010) e Ailton Krenak (2019). Pretendemos considerar, ainda, alguns aspectos referentes à ética e à estética a partir das ideias de Murcho (2015) e Hermann (2005).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The objective of this work is to analyse As doenças do Brasil (2021), by the Portuguese writer Valter Hugo Mãe. The novel develops around the Abaeté, a fictional indigenous ethnic group. In the middle of the colonial period, the Abaeté do not live in peace, as they are harassed by the Portuguese, who want to usurp their lands and subject their bodies. Our analysis will be based on ecocriticism, a current of Literary Ccriticism that studies artistic expressions that deal with the environment throughout the planet, without distinction of borders. However, the greatest contribution to our work comes from two indigenous thinkers: Davi Kopenawa (2010) and Ailton Krenak (2019). We also intend to consider some aspects related to ethics and aesthetics from the ideas of Murcho (2015) and Hermann (2005).
  • Desbabelizar o mito: a língua em Babel, de Antonia Torreão Herrera, e o estrangeiro em Sinônimos, de Nadav Lapid Dossiê

    Andrade, Gabriela Lopes Vasconcellos de

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto versa sobre uma análise do livro Babel, de Antonia Torreão Herrera (2020), e do filme Sinônimos, de Nadav Lapid (2019), no intuito de repensar a língua e a globalização a partir do mito de Babel. Nesse sentido, baseado no pensamento sobre língua e tradução de Jacques Derrida, no conceito de linguajamento de Water Mignolo e na discussão de Michel Foucault sobre Dom Quixote (2012) em diálogo com o filme, busca-se esboçar a problemática da concepção de globalização em uma perspectiva decolonial que critica a lógica binária capital-colonial. Assim, o objetivo é pensar como a poesia de Antonia Torreão Herrera e a narrativa cinematográfica de Nadav Lapid tencionam a tirania da língua e a produção de marginalizações em um contexto global. Para isso, discute-se o conceito de desbabelizar, presente no texto mítico-filosófico-poético de Antonia Torreão Herrera, relacionado à ideia de desglobalização, baseado no pensamento de Pablo Solón, no intuito de repensar os binômios globalizar-babelizar e desglobalizar-desbabelizar. Dessa forma, a partir da interpretação do poema e do filme, foi possível delinear o potencial plástico e ambivalente da língua e da linguagem artística, que rompe com o binarismo tirânico da globalização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text deals with an analysis of the book Babel, by Antonia Torreão Herrera (2020), and the film Synonyms, by Nadav Lapid (2019), to rethink language and globalization from the myth of Babel. In this sense, based on Jacques Derrida’s thinking about language and translation, Water Mignolo’s concept of language and Michel Foucault’s discussion of Don Quixote (2012) in dialogue with the film, we seek to outline the problem of the concept of globalization in a decolonial perspective that criticizes the capital-colonial binary logic. Thus, the objective is to think about how Antonia Torreão Herrera’s poetry and Nadav Lapid’s cinematographic narrative intend the tyranny of language and the production of marginalizations in a global context. For this, we discuss the concept of debabelizing, present in the mythical-philosophical-poetic text of Antonia Torreão Herrera, related to the idea of deglobalization, based on the thought of Pablo Solón, in order to rethink the binomials, globalize-babelize, and deglobalize-debabelize. In this way, from the interpretation of the poem and the film, it was possible to delineate the plastic and ambivalent potential of language and artistic language that breaks with the tyrannical binarism of globalization.
  • Cecília Meireles e Gabriela Mistral como leitoras de Rabindranath Tagore: negociações de gênero entre América Latina e Índia Dossiê

    Jöhnk, Marília

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo aborda a influência do escritor bengali Rabindranath Tagore na obra de duas escritoras latino-americanas que faziam parte do movimento Modernista: a chilena Gabriela Mistral, laureada com o Prêmio Nobel de Literatura (1945), e a brasileira Cecília Meireles. Por meio de análises textuais de Gabriela Mistral e Cecília Meireles, argumento que a contribuição de Rabindranath Tagore foi importante para a literatura de mulheres na América Latina no século XX. Ao analisar Gabriela Mistral e Cecília Meireles como escritoras e leitoras, o artigo questiona as distinções entre ambas as práticas culturais, além de mostrar que a América Latina vivenciou, bem antes dos estudos pós-coloniais, o desenvolvimento de uma poética que não somente criticou o paradigma patriarcal, mas também o eurocêntrico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article depicts the influence of the Bengali author Rabindranath Tagore on two Latin American women writers, both part of the Modernist movement: the Chilean Nobel laureate (1945) Gabriela Mistral, and the Brazilian Cecília Meireles. By examining the poetic reflections on Tagore and his influence on Mistral’s and Meireles’ prose and poetry, the article argues that the Tagore’s reception was important for women’s writing in 20th century Latin America. In analyzing Mistral and Cecília as writers and readers, I will question the differences between both cultural practices and show that Latin America became the hotspot for the development of a poetic that prior to the advent of postcolonial studies, criticized the patriarchal model, and the Eurocentric perspective of the cultural vanguard.
  • O tópos da neocracia: introdução & genealogia Dossiê

    Fernandes, Breno; Cardoso, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo introduz, no campo dos estudos literários, o tópos da neocracia. Com base na definição de tópos de Carl Meiner se busca, em primeiro lugar, definir o que é uma neocracia: construção ficcional de sociedades ou comunidades de crianças que se ordenam, se mantêm e se preservam sem a tutela de adultos, às vezes sem a colaboração dos adultos e outras vezes à revelia dos adultos. Em seguida, é proposta uma genealogia que aponta o contexto no qual o tópos parece ter surgido, e são comentados alguns romances que tanto servem de marcos iniciais de sua manifestação, já na passagem do século XIX para o século XX, quanto demonstram a presença do tópos no campo literário do século XXI. Ademais, são feitas reflexões acerca de como ocorreu o processo histórico que construiu as ideias ou as idealizações de adulto e de criança que prevalecem em nosso tempo - ambos os conceitos entendidos como identidades, mais do que como condições psicobiológicas do corpo. Argumenta-se que uma das funções ou intenções do tópos da neocracia é criticar tais idealizações, sobretudo no que diz respeito à representação da criança como ser humano marcado por faltas e por incapacidades que fariam dela inapta para viver em meio aos adultos e para tomar parte nas decisões que dizem respeito ao bem-estar coletivo. Portanto o tópos da neocracia se manifesta em textos fictícios, mas seus efeitos ultrapassariam a ficção, pois, ao gerar novas representações da criança, poderiam ajudar a deslocar as crianças da vida real, do isolamento físico e da marginalidade política em que se encontram contemporaneamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to insert the topos of neocracy within the literary studies. Based on Carl Meiner’s definition of topos, our initial goal is to define a neocracy: a fictional representation of a society or community formed only by children that live and survive without any adults’ guidance, sometimes without the collaboration of adults, and even despite adults’ desire that this kind of group exists. We first present the historical context in which this topos appears, then comment on novels that seem to be milestones regarding the first occurrences of neocracies (by the turn of the 19th century), and the perpetuation of the topos in 21st-century literature. Next, based on the historical process that built up the modern concepts of “adult” and “child,” we argue that both are identities rather than psychobiological conditions. Adult identity presupposes an idealization of what a child is. In turn, the topos of neocracy criticizes the hierarchy between both concepts. Such idealization generates a stereotype of children as beings marked by absences and inabilities. We defend that this kind of stereotype spreads the idea that children must be quarantined from the outside world until they grow up, as well as the certainty that children shall not take part in decisions concerning the common good. Therefore, literary texts presenting neocracies seem to offer new representations of children-one that may affect real life and help change children’s current status quo, i.e., their physical and political relative isolation in the societies they live.
  • Cinema, uma mídia antiga? Imagens lentas e narrativa lenta em Point Omega de Don Delillo Dossiê

    Santini, Sylvano

    Resumo em Português:

    Resumo Na primeira seção deste artigo, apresento o conceito de cineficção que caracteriza a relação performativa entre literatura e cinema. Numa segunda parte, proponho uma análise cinematográfica de Point Omega (2010) de Don DeLillo para mostrar como o romance prolonga as imagens em câmera lenta de 24 Hour Psycho (1993) de Douglas Gordon. Esta análise retoma a noção de "remake" que Sébastien Rongier desenvolveu em seu livro Cinématière (2015), para aplicá-la às artes e à literatura que estabelece um diálogo com o cinema. Neste sentido, conceberei Point Omega como um remake de um remake. Agora, em vez de caraterizar o aspecto poético da lentidão na narrativa de DeLillo a partir de uma concepção literária da poesia (disposição das palavras na página, lirismo, etc.) como fazem alguns dos seus comentadores, proponho considerá-lo a partir das concepções poéticas do cinema desenvolvidas por Jean Epstein e Pier Paolo Pasolini.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article présente, dans une première partie, le concept de cinéfiction qui caractérise le rapport performatif de la littérature au cinéma. Il réalise, dans une deuxième partie, une analyse cinéfictionnelle dePoint Oméga (2010) de Don DeLillo dont la visée consiste à montrer comment le roman prolonge le ralenti des images de24 Hour Psycho de Douglas Gordon (1993). Cette analyse reprend la notion de « remake » que Sébastien Rongier a développée dans son ouvrageCinématière(2015) pour l’appliquer aux arts et à la littérature qui entretiennent un dialogue avec le cinéma. Je concevrai en ce sensPoint Oméga comme le remake d’un remake. Or, au lieu de caractériser l’aspect poétique de la lenteur dans le récit de DeLillo à partir d’une conception littéraire de la poésie (disposition des mots sur la page, lyrisme, etc.) comme le font certains de ses commentateurs, je propose de l’envisager à partir des conceptions poétiques du cinéma de Jean Epstein et de Pier Paolo Pasolini.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the first section of this paper, I present the concept of cinefiction which characterizes the performative relationship between literature and cinema. In a second part, I propose a cinematographic analysis of Don DeLillo'sPoint Omega (2010) to show how the novel extends the slow-motion images of Douglas Gordon's24 Hour Psycho(1993). This analysis takes up the notion of "remake" that Sébastien Rongier developed in his bookCinématière (2015), in order to apply it to arts and literature that maintain a dialogue with cinema. In this sense, I will conceivePoint Omega as a remake of a remake. Now, instead of characterizing the poetic aspect of slowness in DeLillo's narrative from a literary conception of poetry (arrangement of words on the page, lyricism, etc.) as some of his commentators do, I propose to consider it from the poetic conceptions of cinema developed by Jean Epstein and Pier Paolo Pasolini.
  • Interview mit Prof. Dr. Ottmar Ette Interview

    Ette, Ottmar; Cunha, Andrei dos Santos; Neumann, Gerson Roberto
  • Para além da Weltliteratur: a filologia inclusiva de Ottmar Ette Resenha

    Nascentes, Zama Caixeta
Associação Brasileira de Literatura Comparada Rua Barão de Jeremoabo, 147, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, BA, Brasil, CEP: 40170-115, Telefones: (+55 71) 3283-6207; (+55 71) 3283-6256, E-mail: abralic.revista@abralic.org.br - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: abralic.revista@abralic.org.br