Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Literatura Comparada, Volume: 25, Número: 50, Publicado: 2023
  • Apresentação: sobre vivências de Eneida Maria de Souza Apresentação

    Lopes, Cássia; Yerro, Jorge Hernán; Lima, Rachel Esteves
  • Macunaíma e outros heróis, ontem e hoje Dossiê

    Cardoso, Marília Rothier

    Resumo em Português:

    Resumo O resgate recente, por parte de Eneida Maria de Souza, das viagens de pesquisa de Mário de Andrade no contexto do modernismo permite o contraponto crítico com a divulgação atual da arte de integrantes de espaços periféricos: indígenas e afrodescendentes. A avaliação das ideias de Mário e de sua produção literária, divulgada como mediadora entre a riqueza da cultura popular e a vanguarda erudita, contribui para a recepção adequada dos textos, imagens e performances dos novos participantes da cena artística brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The recent reappraisal by Eneida Maria de Souza of Mário de Andrade’s research travels, in the context of modernism, allows for a critical counterpoint with the current dissemination of art from peripheral spaces: indigenous and afro-descendant. The evaluation of Mário’s ideas and literary production, presented as a mediator between the richness of popular culture and the erudite vanguard, contributes to the proper reception of texts, images, and performances by new participants in the Brazilian artistic scene.
  • Pelos caminhos borgianos de Eneida Maria de Souza Dossiê

    Lopes, Cassia Dolores Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio aproxima o nome de Eneida Maria de Souza ao de Jorge Luis Borges com o propósito de evidenciar a presença do escritor argentino na trajetória da autora mineira, em um jogo de duplos que afirma o projeto teórico-crítico de Eneida de Souza. Para tanto, este texto faz uma leitura de um livro, O século de Borges, e dois artigos dessa autora, “Biografar é metaforizar o real” e “Madame Bovary somos nós”. Como forma de construção argumentativa, será usada a imagem do Aleph como prisma imagético através do qual se pode atravessar o vasto campo crítico e ensaístico de Eneida de Souza, não só pelo modo como se apropriava de detalhes vividos, de pequenos acontecimentos e conseguia fazer grandes conexões interpretativas e ficções teóricas. Também se propõe a estabelecer relações entre dois personagens Funes, el memorioso e Santiago, o primeiro extraído de um conto de Jorge Luis Borges e o segundo do filme-documentário de João Moreira Salles, numa problematização sobre o campo da memória, desenvolvido por Eneida Maria de Souza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present essay connects the name of Eneida Maria de Souza to Jorge Luis Borges while focusing on evidence of the presence of the Argentinean writer in her history, in a game of doubles that affirms the theoretical-critical project made by Eneida de Souza. For the previously mentioned reason, the text analyzes a book, The Borges’ century, and two articles, “Biographing is metaphorizing the real” and “Madame Bovary is us”, written by the Brazilian author. As a form of argumentative construction, the image of Aleph shall be used as an imagetic prism that can be used to pass through the vast critical and essayistic field of Eneida de Souza because of the way that she appropriated details of her life, of small incidents, and was able to create interpretative connections and theoretical fictions. It also aims to establish a relation between two characters: Funes, el memorioso and Santiago, the first coming from a short story written by Jorge Luis Borges and the second, from a documentary by João Moreira Salles, discussing the field of memory, which was developed by Eneida Maria de Souza.
  • Eneida - entre livros, artes, amigos, viagens: viver Dossiê

    Menezes, Roniere

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto visa trazer aos leitores um pouco da imagem de Eneida em sua relação com a arte, principalmente a música popular. Serão abordadas algumas passagens vividas por mim e a professora e amiga, ressaltando nossas idas a teatros, shows, cinemas, apresentações artísticas diversas e viagens. Meu interesse é apresentar alguns traços biográficos da intelectual que, apesar de ser muito firme em suas posições acadêmicas e muito dedicada aos seus estudos teórico-críticos - incluindo aqueles ligados à crítica cultural -, nunca abandonou a fruição da leitura literária, o prazer trazido pela experiência estética e o desejo de se reunir com amigos, amigas e familiares. Ela nunca deixou de lado o interesse em desvendar o mundo ladeada por companheiros e companheiras de viagem. Esse aspecto, mais ligado ao lado pessoal da autora, certamente enriqueceu seu olhar para os textos que avaliava, para os projetos que desenvolvia. Por outro lado, a formação intelectual da ensaísta contribuiu para que ela melhor desfrutasse e entendesse o universo artístico-cultural. Eneida trazia a marca da transdisciplinaridade em seu modo de viver e atuar profissionalmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text aims to bring readers a little of Eneida's image in her relationship with art, especially popular music. Some passages experienced by me and my teacher and friend will be discussed, highlighting our visits to theaters, shows, cinemas, various artistic presentations, and trips. My interest is to present some biographical traits of the intellectual who, despite being very firm in her academic positions and very dedicated to theoretical-conceptual studies - including those linked to cultural criticism -, never abandoned the enjoyment of literary reading, the pleasure brought by aesthetic experience and the desire to get together with friends and family. She never left aside her interest in discovering the world flanked by traveling companions. This aspect, more linked to the author's personal side, certainly enriched her perspective on the texts she evaluated, on the projects she developed. On the other hand, the essayist's intellectual training contributed to her better enjoyment and understanding of the artistic-cultural universe. Eneida brought the mark of transdisciplinarity in her way of living and acting professionally.
  • A vida do texto e o leitor comum Dossiê

    Andrade, Ana Luiza

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta homenagem a Eneida de Souza busca abrir uma janela de seu livro sobre biografia e arquivo para ligar os escritos de Osman Lins às ideias de estetizar o pacto do escritor com o destino literário e com a autobiografia ficcional. Dessa forma, a morte anunciada pela ficção transforma o sujeito em personagem e o texto passa a ter vida a partir do gesto do escritor. Em Os gestos (1957), tanto o quarto quanto a moldura de uma janela enquadram simbolicamente o espaço íntimo do gesto que se amplia e se transforma na passagem ao mundo exterior, na busca alargada do corpo/casa que se escreve através da memória. Em Domingo de Páscoa (2013), assim como em seus últimos textos (1978), destaca-se esse gesto da morada originária ao se cruzar no análogo espaço dentro/fora da janela através do quarto do doente. A leitura teórico-crítica autobiográfica busca assim atualizar o gesto poético para o leitor comum e para o sentido de doença.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This homage to Eneida de Souza tries to open a window within her book on biography and archives so that it may connect Osman Lins’s writings to the ideas of anesthetizing the writer’s pact with literary destination and fictional autobiography. While death, announced by fiction, can change the subject into a character, the text is brought to life through the writer’s gesture. In Os gestos, the room, as well as the window frame, are then symbolic passageways to the exterior world in the expanded search of the body/house which are written through memory. In Domingo de Páscoa (2013), as well as in his last writings (1978), there is this original sheltering gesture while it is being crossed by an analogous space turned inside out, as seen by a patient’s sickroom perspective. Thus, this theoretical/critical autobiographical reading seeks to update both the poetical gesture to the common reader and to the feeling of sickness.
  • Eneida Maria de Souza: uma influência sem angústia Dossiê

    Nunes, Sandra Regina Chaves

    Resumo em Português:

    RESUMO Toda grafia da vida aflora aqueles que ficaram grafados em nós. Este ensaio retoma uma trajetória teórica influenciada por uma das grandes críticas literárias brasileiras: Eneida Maria de Souza. As leituras de Crítica Cult- principalmente do artigo “Notas sobre a crítica biográfica” - e de “Pedro Nava: o risco da memória”, entre outros artigos de autoria da intelectual mineira, transcorreram por outros textos que dialogam com a literatura e a história. Em um breve trajeto teórico-biográfico, reflete-se sobre o esfumaçamento dos limites entre gêneros textuais e a convergência entre construções teóricas de diferentes áreas do conhecimento, assim como sobre a marca deixada por “poetas-críticos fortes”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Every spelling of life touches those who have been written in us. This essay resumes a theoretical trajectory influenced by one of the great Brazilian literary critics: Eneida Maria de Souza. The readings of Crítica Cult - mainly the article “Notes on biographical criticism” - and “Pedro Nava: the risk of memory”, among other articles authored by the intellectual from Minas Gerais, took place through other texts that dialogue with literature and history. In a brief theoretical-biographical journey, it reflects on the blurring of the boundaries between textual genres and the convergence between theoretical constructions from different areas of knowledge, as well as on the mark left by “strong poet-critics”.
  • Entre modernismos e descolonialidades: desafios para uma teorização outra Dossiê

    Nolasco, Edgar Cézar

    Resumo em Português:

    RESUMO A ideia basilar deste ensaio resume-se, grosso modo, em comparar uma perspectiva teórica modernista (moderna) com uma perspectiva de ordem descolonial ou fronteiriça. Considerando, a priori, que em tal relação de proposição pode haver aproximação que não seja exclusivamente de contrastes entre ambas as perspectivas, vamos procurar estabelecer uma discussão declinada em uma teorização de base descolonial ou fronteiriça que, a seu modo, além de pontuar suas diferenças em sua visada teórica, também pontue as especificidades de uma discussão teórica presa aos postulados de um olhar que priorize os modernismos. Para alcançar o cerne da discussão proposta aqui vamos nos valer, a princípio, de duas abordagens específicas, ou pontos de vistas teóricos diferentes entre si. Refiro-me aos textos “Teorizar é metaforizar”, de Eneida Maria de Souza, presente em seu recente livro Narrativas impuras (2021), e “Desafios decoloniais hoje” (2017), de Walter Mignolo. Além desses dois textos, será de valia para a proposta o livro Fisiologia da composição (2020), de Silviano Santiago, e meu texto intitulado “Podemos fazer teori(a)zação da fronteira-sul”, entre outros que se fizerem necessários no decorrer da reflexão aqui proposta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The basic idea of this essay is basically to compare a modernist (modern) theoretical perspective with a decolonial or frontier perspective. Considering, a priori, that in such relation of proposition there may be a proximity which is not exclusively made of contrasts between both perspectives, we will seek to establish a discussion tending to a decolonial or frontier-based theorization that, in its way, in addition to punctuating its differences in its theoretical aim, also points out the specificities of a theoretical discussion attached to postulates of a point of view that prioritizes modernism. To reach the core of the discussion proposed here, we will use, at first, two specific approaches, or different theoretical points of view. I refer to the texts “Teorizar é metaforizar” (Theorizing equals metaphorizing), by Eneida Maria de Souza, included in her recent book Narrativas impuras (Impure narratives) (2021), and “Desafios decoloniais hoje” (Decolonial challenges today) (2017), by Walter Mignolo. In addition to these two texts, the book Filosofia da Composição (Physiology of composition) (2020), by Silviano Santiago, and my own text, entitled “Podemos fazer teori(a)zação da fronteira-sul” (Can one turn the southern frontier into theory/theorization?) will be of value to the proposal, among others that are necessary during the reflection proposed here.
  • Eneida Maria de Souza: uma visitante-presente na UFSJ Dossiê

    Assunção, Antônio Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, gostaria de registrar minha experiência e convívio com a professora Eneida durante sua estada na UFSJ, mais especificamente no Programa de Pós-Graduação em Letras. Falar da experiência e da sua importância da perspectiva de minha formação como linguista e de minhas inquietações diante da minha atuação, um linguista, em uma linha de pesquisa cujo foco seria a questão da cultura e dos estudos culturais em um programa de pós-graduação em letras. Este texto pretende ser um testemunho da importância da trajetória da professora Eneida, falando de seu trabalho tanto como parceira na construção e consolidação de um programa e como orientadora de um professor de linguística em um estágio pós-doutoral e, assim, marcar a sua importância para minha formação ainda na minha maturidade e para minha atuação nas minhas pesquisas e trabalhos de orientação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this text, I would like to register my experience and interaction with Professor Eneida during her stay at UFSJ, more specifically in the Postgraduate Program in Literature. I aim to talk about this experience and its importance from the perspective of my training as a linguist and my concerns about my work, a linguist, in a line of research that focuses on the issue of culture and cultural studies in a postgraduate program in Portuguese. This text aims to be a testimony on the importance of the intellectual trajectory of Professor Eneida Maria de Souza, highlighting her work both as a partner in the construction and consolidation of the program and as an advisor to a linguist professor in a post-doctoral internship and, thus, highlighting her importance for my training, my maturity, and also my performance in my research and guidance work.
  • Eneida Souza: um ato crítico para universidade pública Dossiê

    Tolentino, Eliana da Conceição

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, gostaríamos de registrar e refletir sobre a experiência e o aprendizado de uma vida com a professora Eneida Souza nos poucos anos de convívio no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Falar de seu empenho na consolidação do Programa seria um olhar sobre sua atuação institucional ou atentar para mais um legado de sua crítica? No Programa de Letras da UFSJ, Eneida, com seu cosmopolitismo e sua leitura, convidava à crítica e ao afeto em uma cidade do interior de Minas que teimava em construir uma pós-graduação. Falar da Eneida e de seu papel nesta construção da universidade pública é falar da Eneida crítica literária que nunca separou a crítica da vida, afirmando a urgência de unir estas duas pontas de seu fazer crítico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this text, we would like to register and reflect on the experience and learning of a lifetime with Professor Eneida Souza in our few years together in the Postgraduate Program in Literature at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). Would talking about her commitment to consolidating the Program be a look at her institutional performance or paying attention to yet another legacy of her criticism? In the UFSJ Literature Program, Eneida, with her cosmopolitanism and her reading, invited criticism and affection in a city in the interior of Minas Gerais that insisted on building a postgraduate course. Talking about Eneida and her role in this construction of the public university is talking about the literary critic Eneida, who never separated criticism from life, affirming the urgency of uniting these two ends of her critical work.
  • GEOLOGÍA DE LA PASIÓN: EL RETORNO A LA CAVERNA DE G.H. Varia

    freire, raúl rodríguez

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La pasión según G.H. es uno de los textos más comentados por la crítica especializada. Al tratarse de un texto clásico, esto es, un libro posible de ser leído por cada nueva generación desde nuevas entradas, el presente trabajo intenta una lectura de la obra de Clarice Lispector a partir de algunos conceptos pertenecientes a la geología. En primer lugar, se mostrará la importancia del mediodía como marco de la metamorfosis por la que atraviesa G.H., dado que es el mediodía el instante que produce la caverna donde tendrá lugar su transformación. Luego se abordará la significancia del tiempo profundo y su relación con la destitución, leída aquí como desedimentación, de la figura humana. En este punto, se abordará también la inversión del mito de la caverna de Platón por parte de G.H., inversión que representa una crítica radical del pensamiento metafísico y su linealidad. Finalmente, la lectura realizada llevará hacia la pregunta por la materialidad sobre la que se escribe el propio libro, esculpido, como si fuera una escultura, por las propias manos de G.H.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Passion according to G.H. is one of the texts most commented on by specialized critics. Since it is a classic text, that is, a book that can be read by each new generation from new entries, the present work attempts a reading of Clarice Lispector’s work from some concepts belonging to geology. First of all, it will be shown the importance of noon as the frame of the metamorphosis through which G.H. goes through, since noon is the instant that produces the cave where her transformation will take place. Then, the significance of deep time and its relation to the destitution, read here as desedimentation of the human figure, will be addressed. At this point, G.H.’s inversion of Plato’s cave myth, an inversion that represents a radical critique of metaphysical thought and its linearity, will also be addressed. Finally, the reading carried out will lead to the question of the materiality on which the very book one has been reading is written, sculpted, as if it were a sculpture, by G.H.’s own hands.
  • Ciência e moralidade vitorianas em o Médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson (1886) Varia

    Paiani, Flavia Renata Machado

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa como o escritor escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894) retrata a relação entre ciência e moral (secular ou religiosa) em sua novela de 1886, O médico e o monstro. Para tanto, analiso a escolha do cenário (Londres) e algumas características da ficção gótica tardo-vitoriana que constituem a estética negativa da qual são formados os personagens de Stevenson. Em seguida, analiso como uma estética negativa se justapõe a uma ordem científica e moralista em um contexto cultural em que o público leitor é obcecado por crimes. Ao final, discuto as teorias de filósofos e cientistas do século XIX, como Herbert Spencer (1820-1903), Cesare Lombroso (1835-1909) e Francis Galton (1822-1911), na tentativa de compreender a novela de Stevenson de um ponto de vista supostamente científico. Concluo que Hyde/Jekyll estava “destinado” ao fracasso, já que tanto a ciência quanto a moralidade do final da era vitoriana eram propensas a condenar os “inaptos”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes how Scottish writer Robert Louis Stevenson (1850-1894) depicts the relationship between science and morality (secular or religious) in his 1886 novella The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde. For this purpose, I analyze the setting choice (London) and some characteristics of late Victorian Gothic fiction that constitute the negative aesthetics of which Stevenson’s characters are formed. Then, I analyze how the negative aesthetic juxtaposes with an order that is both scientific and moralist in a cultural context in which the reading public is obsessed with crime. Eventually, I discuss the theories of 19th-century philosophers and scientists, such as Herbert Spencer (1820-1903), Cesare Lombroso (1835-1909), and Francis Galton (1822-1911), in an attempt to understand Stevenson’s novella from an allegedly scientific point of view. I conclude that Hyde/Jekyll was “destined” to fail since both late Victorian science and morality were prone to condemn the “unfit”.
  • Espelhos de palavras e lacunas da história: o gênero da biografia e a reconstrução do passado Varia

    Vecchi, Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO No artigo estuda-se um gênero como a biografia na perspectiva de mostrar limites e potenciais não só em termos literários, mas de construção de uma memória comum e pública de passados complexos. Nesse sentido, a biografia opera como um mediador significativo e multidirecional do passado. Isto ocorre a partir de uma subjetivização do contexto do biografado que mostra que em jogo, no pacto ficcional, não está só o seu retrato literário, mas também do próprio biógrafo, pela relação freudianamente complexa que une as duas figuras. O desvendamento destes mecanismos implicados é importante para um enfoque que só lateralmente remete para um exercício de reconstrução efetiva do passado e muito mais para a exposição de alguns de seus elementos úteis para uma melhor articulação de conceitos e ideias situados em contextos específicos. O caso examinado é a biografia que o intelectual italiano migrado para o Brasil, Antonio Piccarolo, muito ativo a partir da sua militância socialista, dedica a um “herói biográfico” do Risorgimento italiano, Tito Livio Zambeccari, Livio Zambeccari: apóstolo da liberdade na América e na Itália, de 1935, figura épica próxima de Garibaldi, que abre uma reflexão articulada sobre a formação da unidade da Itália. Nessa discussão o que emerge é a sombra do próprio biógrafo e do tempo em que constrói um retrato de papel da figura literária do biografado. O biógrafo, em suma, fala sempre também de si mesmo.

    Resumo em Italiano:

    ABSTRACT Nel presente articolo, si propone uno studio su un genere, la biografia, nella prospettiva di mostrarne limiti e potenzialità non soltanto sul piano letterario, ma anche nella della costruzione di una memoria comune e pubblica di passati complessi. La biografia infatti opera come un mediatore significativo e multidirezionale del passato a partire da una soggettivizzazione del contesto del biografato che mostra come in gioco non solo il suo ritratto letterario, ma anche quella del biografo, per il rapporto, freudianamente complesso, che unisce le due figure. Il riconoscimento di questi meccanismi implicati è importante per un approccio che anche solo lateralmente rinvia ad un esercizio di ricostruzione effettiva del passato, soprattutto alla esposizione di alcuni dei suoi elementi utili per una migliore articolazione di concetti ed idee situati in contesti specifici. Il caso in esame è quello della biografia che l’intellettuale italiano emigrato in Brasile, Antonio Piccarolo, molto attivo per la sua militanza socialista, dedica nel 1935 a un “eroe biografico” del Risorgimento italiano, Tito Livio Zambeccari, Livio Zambeccari: apóstolo da liberdade na América e na Itália, figura epica vicina a Garibaldi, che apre una densa riflessione sulla formazione della unità d’Italia. In questa discussione, ad emergere è l’ombra del biografo stesso e del tempo in cui mette a punto un ritratto del biografato. Il biografo parla, insomma, sempre anche di se stesso.
  • Notas para o enraizamento da Utopia na imaginação da política através da performance Varia

    Coelho, Rui Pina

    Resumo em Português:

    Resumo Pode-se facilmente argumentar que desde o desmerecimento do socialismo utópico do século XIX por Marx e Engels, caracterizando o utopismo como um “idealismo profunda e estruturalmente avesso ao político”, a utopia migrou para a ficção. Sem surpresa, Alain Badiou declarou a famosa “paixão pelo real” como o “principal traço subjetivo” do século XX. O (início) do século XXI também sucumbiu impotentemente à erupção do real. Mas os tempos que vivemos hoje parecem exigir outra coisa. Nas últimas duas décadas, o pensamento utópico parece ter ressurgido. A gravidade e a monumentalidade das questões que afligem o mundo hoje suscitam uma questão central para os artistas: face a uma catástrofe iminente, para que serve a imaginação utópica no fim dos tempos? Qual é o propósito dos empreendimentos artísticos em um mundo finito. A ficção utópica (ou distópica) lidou sempre com visões de um futuro ancorado em cenários possíveis ou impossíveis, ajudando o mundo a corrigir os seus erros, a melhorar, a transformar, a ameaçar com resultados terríveis ou a denunciar as desigualdades actuais. No entanto, se considerarmos que o mundo precisa de iniciar uma nova narrativa, as artes performativas podem ajudar-nos a expandir a imaginação, libertando o pensamento político dos constrangimentos do mundo real e abrindo-nos ao “sonho social”. Neste texto, pretendo combinar uma reflexão especulativa baseada em estudos utópicos e no teatro político, considerando que as artes performativas estão numa posição particularmente boa para intervir no “imaginário social”. Este enquadramento incita-nos a repensar as possibilidades do teatro político hoje e a sua ontologia, lutando pelo enraizamento da utopia (artística) no imaginário da política, confiando que a arte e o teatro poderão ajudar-nos a inventar cenários que hoje parecem impossíveis ou que ainda não conseguimos conceber.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One can easily argue that since Marx and Engels demise of nineteenth century Utopian socialism, characterizing Utopianism as an “idealism deeply and structurally averse to the Political”, utopia has migrated into fiction. With no surprise, Alain Badiou has famously declared the “passion for the real” as the twentieth century’s “major subjective trait”. The (early) twenty first century has also succumbed helplessly to the eruption of the real. But the times we live today seem to be claiming for something else. Over the past two decades utopian thinking seems to have resurfaced. The severity and monumentality of the issues that afflict the world today are inciting a central question for artists: in the face of an imminent catastrophe, what is the use of utopian imagination at the end of times? What is the purpose of artistic endeavours in a finite world. Utopian (or dystopian) fiction and has always dealt with the envisioning of a future anchored in possible or impossible scenarios, helping the world to correct its wrong doings, to improve, to transform, to threat with dreadful outcomes or to denounce present inequalities. However, if we consider that the world needs to start a new narrative, performing arts can help us to expand imagination, freeing political thinking from the constraints of the real world and wide open to “social dreaming”. In this paper, I aim to combine a speculative reflection grounded on utopian studies and in political theatre considering that performing arts are in a particularly good position to intervene in “social imaginary. This frame incites us to rethink the possibilities of political theatre today and its ontology, fighting for the rooting of (artistic) utopia in the imagination of politics, trusting that art and theatre will be able to help us to invent scenarios that today seem impossible or that we have not yet managed to conceive.
  • Entre peinture et musique : la répétition chez Clarice Lispector Varia

    Gama, Carolina Antonaci

    Resumo em Francês:

    Résumé Étant donné que l’œuvre de l’écrivaine Clarice Lispector est composée par des fragments de textes publiés un peu partout : ses romans sont construits à partir des extraits des récits, les récits sont des rééditions des chroniques de journal, les chroniques de journal forment un autre roman, etc., nous tenterons de démontrer avec cet article qu’une telle répétition, l’insistance à répéter les mêmes paroles, les mêmes idées, les mêmes personnages, finit par créer un style littéraire unique qui nous contraint, à force de répéter, à déciller les yeux et voir. Avec la répétition, nous parvenons à voir ce qui est toujours là, ce qui est toujours donné, évident, quotidien. Et puisque la répétition est mal acceptée en littérature, comme le souligne d’ailleurs Hélène Cixous, nous verrons que Lispector s’en sert de la peinture et de la musique pour soutenir son œuvre « répétitive » et nous dévoiler que la répétition littéraire, entre la peinture et la musique, peut fait émerger la chose « vraie » et nous conduire vers la préhistoire d’un futur.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering that the work of the writer Clarice Lispector is composed of fragments of texts published almost everywhere: her novels are constructed from extracts from the stories, the stories are reissues of newspaper columns, the newspaper columns form another novel, etc., we will try to demonstrate with this article that such repetition, the insistence on repeating the same words, the same ideas, the same characters, ends up creating a unique literary style which constrains us, by force, to repeat, to open your eyes and see. With repetition, we manage to see what is always there, what is always given, obvious, quotidian. And since repetition is poorly accepted in literature, as Hélène Cixous underlines, we will see that Lispector uses painting and music to support her “repetitive” work and reveal that literary repetition, between painting and music, can bring out the “true” thing and lead us towards the prehistory of a future.
  • Vozes do Sul: conversações pós-coloniais e decoloniais Varia

    Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simões

    Resumo em Português:

    Resumo Embora certo esforço crítico tenha se direcionado a aproximar os debates em torno dos Estudos Pós-coloniais e Decoloniais nos últimos dez anos, essas duas áreas permanecem como faces opostas ou diversas de um debate não raras vezes acalorado e irreconciliável. Sobretudo no início do século atual, após a publicação de Walter Mignolo (2000), Local Histories/Global Design, grande parte da crítica Pós-colonial se viu em rota de colisão com o discurso Decolonial. Da mesma forma, os principais autores do grupo Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade se tornaram críticos dos Estudos Pós-coloniais ao formularem as bases do pensamento Decolonial sob a concepção do “Giro Decolonial”, que exige o desligamento e rompimento com as estruturas ocidentais de pensamento sob as quais o Pós-colonialismo construiu suas respostas à literatura dos ex-impérios colonialistas. Nesse sentido, este texto pretente investigar o percurso teórico que culmina com o rompimento entre os estudos Decoloniais e Pós-Coloniais, e nosso objetivo é abrir questões que possam favorecer o diálogo entre os dois campos teóricos e, ainda, abrir possibilidades de audibilidade a um diálogo Sul-Sul a partir de uma nova compreensão de novas e antigas epistemologias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over the last ten years, although a certain amount of critical effort has gone into bringing the debates around Postcolonial and Decolonial Studies closer together, these two areas still remain on opposite or different sides of a debate that is often heated and irreconcilable. Particularly at the beginning of the current century, following the publication of Walter Mignolo's (2000) Local Histories/Global Designs, much of the postcolonial criticism found itself on a collision course with decolonial discourse. In the same way, the main authors of the Modernity/Coloniality/Decoloniality group became critics of Postcolonial Studies by formulating the bases of Decolonial thought under the concept of the “Decolonial Turn”, which demands a disconnection and break with the Western structures of thought, under which Postcolonialism built its responses to the literature of the former colonialist empires. In this sense, this text intends to investigate the theoretical path that culminates in the break between Decolonial and Postcolonial studies, and our aim is to open up questions that can favor dialogue between the two theoretical fields and also open up possibilities for a South-South dialogue based on a new understanding of the new and old epistemologies.
Associação Brasileira de Literatura Comparada Rua Barão de Jeremoabo, 147, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, BA, Brasil, CEP: 40170-115, Telefones: (+55 71) 3283-6207; (+55 71) 3283-6256, E-mail: abralic.revista@abralic.org.br - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: abralic.revista@abralic.org.br