Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Psicologia & Sociedade, Volume: 35, Publicado: 2023
  • A VIDA ENSINA E O TEMPO TRAZ O TOM, MAS AINDA EXISTE GENTE QUE CANTA E QUE BRINCA: EDITORIA COMO RESISTÊNCIA POLÍTICA NAS MEMÓRIAS COMPARTILHADAS SOBRE A GESTÃO 2020-2023 Editorial

    Medrado, Benedito; Hüning, Simone Maria; Bernardes, Anita Guazelli; Lyra, Jorge; Souza, Laura Vilela e; Iñiguez-Rueda, Lupicinio; Lima, Maria Lucia Chaves; Cordeiro, Mariana Prioli; Brizola, Ana Lídia
  • DE UMA VIAGEM ESQUIZO À ESQUIZOANÁLISE: PASSEANDO PELA HISTÓRIA DA REVISTA PSICOLOGIA & SOCIEDADE Artigo

    Donhauser, Lucas José; Bonamigo, Irme Salete

    Resumo em Português:

    Resumo A revista Psicologia & Sociedade é o principal veículo de comunicação da ABRAPSO. Possui grande relevância em nível nacional e internacional, contribuindo para o debate e construção da Psicologia Social brasileira. A presente pesquisa tem por objetivo mapear a história da Psicologia & Sociedade, no período de 1986 até 2001, assim como a publicação de artigos relacionados à esquizoanálise. Como método, utiliza-se a cartografia, cunhada por Deleuze e Guattari, para a construção de um mapa em movimento na experimentação apoiada no real. O passeio esquizo permitiu narrar a história da revista, por meio da expressão de atores, afetos e memórias, dando visibilidade à luta pela construção da ABRAPSO e da revista. As publicações relacionadas à esquizoanálise emergiram a partir de 1987, por meio da citação dos autores, de obras e de conceitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La revista Psicologia & Sociedade es el principal vehículo de comunicación de ABRAPSO. Tiene gran relevancia a nivel nacional e internacional, contribuyendo para el debate y la construcción de la Psicología Social brasileña. Así, esta investigación tiene como objetivo mapear la historia de Psicologia & Sociedade, de 1986 a 2001, así como la publicación de artículos relacionados con el esquizoanálisis. Como método, la cartografía, acuñada por Deleuze y Guattari, se utiliza para construir un mapa en movimiento en la experimentación basada en la realidad. El paseo esquizo permitió narrar la historia de la revista, a través de la expresión de actores, afectos y memorias, dando visibilidad a la lucha por la construcción de ABRAPSO y de la revista. Las publicaciones relacionadas con el esquizoanálisis surgieron a partir de 1987, citando autores, trabajos y conceptos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The journal Psicologia & Sociedade is the main communication vehicle of ABRAPSO. It has great relevance at national and international level, contributing to the debate and construction of Brazilian Social Psychology. Thus, this research aims to map the history of Psicologia & Sociedade, from 1986 to 2001, as well as the publication of articles related to schizoanalysis. As a method, cartography, coined by Deleuze and Guattari, is used to build a moving map in experimentation based on reality. The schizo walk allowed narrating the history of the journal, through the expression of actors, affections, and memories, giving visibility to the struggle for the construction of ABRAPSO and its main journal. Publications related to schizoanalysis started in 1987, through the citation of authors, works and concepts.
  • LAVAGEM CEREBRAL: CIÊNCIA, MITO E PSEUDOCIÊNCIA DO CONTROLE PSICOLÓGICO Artigo

    Ferreira, Leonardo Borges; Bonfá-Araujo, Bruno; Iglesias, Fabio

    Resumo em Português:

    Resumo O interesse pela possibilidade de reconfigurar a mente humana foi recorrente na história da humanidade, sob diferentes formas aliadas principalmente à religião, à guerra e à política. Somente a partir de 1950, entretanto, é que psicólogos, psiquiatras e outros pesquisadores se dedicaram com maior profundidade ao tema, popularizado pelo termo genérico de lavagem cerebral. O objetivo deste artigo é revisar as bases teórico-conceituais e metodológicas desses esforços, assim como sua manifestação atualizada na psicologia social, quando se busca a modificação de atitudes, crenças e comportamentos. São analisados criticamente os usos da lavagem cerebral para gerar mudanças significativas por técnicas de pressões psicológicas e tortura física, os mitos de sua implementação e sua (ir)reversibilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El interés por la posibilidad de reconfigurar la mente humana ha sido recurrente en la historia de la humanidad, en diferentes formas, principalmente aliadas a la religión, la guerra y la política. Sin embargo, sólo después de 1950, psicólogos, psiquiatras y otros investigadores se dedicaron con mayor profundidad al tema, popularizado por el término genérico de lavado de cerebro. El objetivo de este artículo es revisar las bases teórico-conceptuales y metodológicas de estos esfuerzos, así como su manifestación actualizada en la psicología social, cuando se busca modificar actitudes, creencias y conductas. Se analizan críticamente los usos del lavado de cerebro para generar cambios significativos a través de técnicas de presión psicológica y tortura física, los mitos de su implementación y su (ir)reversibilidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The interest in the possibility of reconfiguring the human mind has been recurrent in the history of humanity, in different forms, mainly allied to religion, war, and politics. Only after 1950, however, did psychologists, psychiatrists, and other researchers dedicate themselves in greater depth to the topic, popularized by the generic term brainwashing. The aim of this paper is to review the theoretical-conceptual and methodological bases of these efforts, as well as their updated manifestation in social psychology, when one seeks to modify attitudes, beliefs, and behaviors. The uses of brainwashing to generate significant change through techniques of psychological pressure and physical torture, the myths of its implementation, and its (ir)reversibility, are critically analyzed.
  • SEXUALIDADES AMORDAÇADAS: A ATUALIDADE DOS FALATÓRIOS DE STELLA DO PATROCÍNIO Artigo

    Carvalho, Lina Ferrari de; Toneli, Maria Juracy Filgueiras; Gesser, Marivete

    Resumo em Português:

    Resumo No contexto atual de retrocessos no campo da saúde mental, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, os falatórios poéticos de Stella do Patrocínio ecoam como registros de um passado manicomial que insiste em retornar. O objetivo deste artigo é problematizar os falatórios de Stella do Patrocínio, contidos no seu livro póstumo “Reino dos bichos e dos animais é o meu nome” (2001), no que se refere às sexualidades. A partir de um diálogo interseccional, tais falatórios permitiram ver uma sexualidade associada a enquadramentos normativos de gênero, raça e classe e seus efeitos nos processos de subjetivação. Além disso, foi evidente a articulação entre a lógica asilar, a biopolítica e a eugenia com os saberes e práticas das ciências psis que tendem à tutela e normalização das sexualidades, principalmente de corpos como o de Stella. Portanto, Stella nos deixa importantes contribuições e questionamentos para o campo da psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el contexto actual de retrocesos en el campo de la salud mental, los derechos sexuales y los derechos reproductivos, las diatribas poéticas de Stella do Patrocínio resuenan como registros de un pasado asilo que insiste en volver. El objetivo de este artículo es discutir el discurso de Stella do Patrocínio, contenido en su libro póstumo “Reino dos bichos e dos animais é o meu nome” (2001), en relación a las sexualidades. A partir del diálogo interseccional, tales chismes permitieron vislumbrar una sexualidad asociada a marcos normativos de género, raza y clase y sus efectos en los procesos de subjetivación. Además, se evidenció la articulación entre la lógica del asilo, la biopolítica y la eugenesia con los saberes y prácticas de las ciencias psi que tienden a la protección y normalización de las sexualidades, principalmente de cuerpos como el de Stella. Por lo tanto, Stella nos deja importantes aportes e interrogantes para el campo de la psicología.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the current context of setbacks in the field of mental health, sexual rights and reproductive rights, Stella do Patrocínio’s poetic rants echo like records of an asylum past that insist on returning. The aims of this article is to problematize Stella do Patrocínio’s gabbles, contained in her posthumous book “Reino dos bichos e dos animais é o meu nome” (2001), with regard to sexualities. Based on an intersectional dialogue, such talks allowed us to see a sexuality associated with normative frameworks of gender, race and class and their effects on the processes of subjectivation. Furthermore, the articulation between asylum logic, biopolitics and eugenics with the knowledge and practices of the psi sciences that tend to the custody and normalization of sexualities, mainly on bodies like Stella’s, was evident. Therefore, Stella leaves us with important contributions and questions to the field of psychology.
  • O DEVIR VAGABUNDO(A) COMO RESISTÊNCIA AO TRABALHO NO SISTEMA CAPITALISTA Artigo

    Souza Junior, Orlando Amaro de Oliveira e; Mansano, Sonia Regina Vargas

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho é considerado uma dimensão basilar da vida humana que viabiliza práticas sociais de transformação da natureza, acesso ao consumo e preservação da ordem institucional. Cada uma dessas dimensões deixa entrever uma prática iminente que é tão antiga quanto o trabalho: o vagabundear. O objetivo deste estudo consistiu em compreender como a palavra vagabundo(a) foi linguisticamente definida, tendo suas práticas codificadas pela moral e submetida a legislações. Adotando uma metodologia interdisciplinar e teórica, que teve como norteadora a Psicologia Social, constatou-se como resultado um antagonismo historicamente construído entre trabalhar e vagabundear. Encontramos na arte uma aliada para problematizar esse antagonismo, uma vez que nela o tema é abordado diretamente, podendo ser praticado no cotidiano sem desqualificações. A pesquisa conclui que a avaliação moral sobre o vagabundear tende a interditar formas plurais de existência ao mesmo tempo em que difunde majoritariamente a forma capitalista produtivista de estar no mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo es una dimensión básica de la vida humana que posibilita prácticas sociales de transformación de la naturaleza, acceso al consumo y preservación del orden institucional. Estas dimensiones apuntan a una práctica inminente que es tan antigua como el trabajo: el merodeo. El objetivo de este estudio fue comprender cómo la palabra vagabundo fue definida lingüísticamente, con sus prácticas codificadas por la moral y sujetas a la legislación. Adoptando una metodología interdisciplinaria y teórica, con base en la Psicología Social, se verificó como resultado un antagonismo históricamente construido entre el trabajo y el deambular. Encontramos en el arte un aliado para problematizar este antagonismo, ya que en el arte el tema es abordado directamente, pudiendo ser practicado en la vida cotidiana sin descalificación. La investigación concluye que la valoración moral de la vagancia tiende a prohibir formas plurales de existencia al mismo tiempo que difunde mayoritariamente la forma capitalista productivista de estar el mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Work is considered a basic dimension of human life that enables social practices of nature transformation, access to consumption and preservation of the institutional order. Each of these dimensions hints at an imminent practice that is as old as work: loitering. The aim of this study was to understand how the word vagabond was linguistically defined, with its practices codified by morality and subjected to legislation. Adopting an interdisciplinary and theoretical methodology, which had Social Psychology, it was verified as a result a historically constructed antagonism between working and wandering. We find in art an ally to problematize this antagonism, since in the art the theme is addressed directly, and can be practiced in everyday life without disqualifications. The research concludes that the moral evaluation of vagrancy tends to prohibit plural forms of existence at the same time that it mostly spreads the productivist capitalist way of being in the world.
  • MULHERES AGRICULTORAS DO RIO GRANDE DO SUL: SUAS TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Artigo

    Ibarra, Ana Carolina Rodríguez; Pizzinato, Adolfo; Oliveira, Manoela Ziebell de

    Resumo em Português:

    Resumo A fim de analisar as narrativas biográficas de mulheres agricultoras sobre seu papel como trabalhadoras no contexto da agroecologia, desenvolveu-se um estudo qualitativo exploratório. A partir de uma abordagem etnográfica, foram realizadas observações de campo e entrevistas em uma feira agroecológica. Com a informação coletada foi realizada uma análise temática por meio de uma abordagem indutiva. Evidenciou-se que as agricultoras vivenciam desafios associados aos estereótipos de gênero, à dupla jornada de trabalho, à invisibilidade de seu trabalho e à dificuldade em ocupar cargos de gestão. Diante dos desafios cotidianos, essas mulheres implementam práticas de transformação, que geram rupturas com os papéis tradicionais de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con el fin de analizar las narrativas biográficas de las mujeres agricultoras sobre su papel como trabajadoras en el contexto de la agroecología, se desarrolló un estudio cualitativo exploratorio. A partir de un enfoque etnográfico, se realizaron observaciones de campo y entrevistas en una feria agroecológica. Con la información recolectada, se realizó un análisis temático con enfoque inductivo. Se evidenció que las mujeres agricultoras experimentan desafíos asociados a los estereotipos de género, la doble jornada laboral, la invisibilidad de su trabajo y la dificultad para ocupar puestos directivos. Frente a los desafíos cotidianos, estas mujeres implementan prácticas transformadoras que generan rupturas con los roles tradicionales de género.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to analyze the biographical narratives of women farmers about their role as workers in the context of agroecology, an exploratory qualitative study was developed. Based on an ethnographic approach, field observations and interviews were carried out at an agroecological fair. With the collected information, a thematic analysis was performed using an inductive approach. It was evident that female farmers experience challenges associated with gender stereotypes, double working hours, the invisibility of their work, and the difficulty in occupying management positions. Faced with everyday challenges, these women implement transformative practices that generate ruptures with traditional gender roles.
  • FRONTEIRAS ENTRE MORAR E HABITAR, COLETIVO E INDIVIDUAL: DESAFIOS DE (CON)VIVER EM MORADIA UNIVERSITÁRIA Artigo

    Jesus, Luciana Oliveira de; Schneider, Daniela Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo O convívio em moradia estudantil revela desafios nas relações entre seus moradores e destes com o espaço que, então, habitam. O objetivo deste artigo foi o de apresentar os principais desafios de ser morador nesse contexto, compreendendo as sociabilidades e as relações com o lugar. Este estudo constitui-se, a partir de uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa de intervenção participativa, com observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa apontaram a moradia como espaço que amplia a qualidade de vida e viabiliza laços de amizade, permitindo-lhes apropriar-se do lugar como lar. É na dimensão das sociabilidades que, comumente, encontram-se desafios como negociar rotinas, privacidade e organização do espaço e convivência com diferenças culturais, o que resulta situações de conflito. É relevante conhecer caminhos que contribuam para ações coletivas, formação de redes de apoio e mediações frente situações de vulnerabilidade e conflitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Vivir en viviendas para estudiantes revela desafíos en las relaciones entre sus residentes y entre ellos y el espacio que habitan. El objetivo de este artículo fue presentar los principales desafíos de ser residente en este contexto, comprendiendo las sociabilidades y las relaciones con el lugar. Este estudio se constituye, desde un enfoque cualitativo, en una investigación de intervención participativa, con observación participante y entrevistas semiestructuradas. Los sujetos de investigación señalaron que la vivienda como un espacio que potencia la calidad de vida y posibilita lazos de amistad, permitiéndoles apropiarse del lugar como hogar. Es en la dimensión de la sociabilidad donde comúnmente se encuentran desafíos, como las negociación de rutinas, la privacidad y la organización del espacio y la convivencia con las diferencias culturales, lo que resulta en situaciones de conflicto. Es importante conocer formas que contribuyan a acciones colectivas, formación de redes de apoyo y mediación en situaciones de vulnerabilidad y conflictos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Living in student housing reveals challenges in the relationships between residents, as well as their interactions with the space they inhabit. The aim of this article was to present the main challenges of being a resident in this context, understanding the sociability and relationships with the place. This study is constituted, from a qualitative approach, in a participatory intervention research, with participant observation and semi-structured interviews. The research subjects indicated housing as a space that enhances the quality of life and enables bonds of friendship, allowing them to appropriate the place as a home. It is in the dimension of sociability that challenges commonly found, such as negotiating routines, privacy and organization of space and coexistence with cultural differences, which results in situations of conflict. It is important to know ways that contribute to collective actions, formation of support networks, and mediation in situations of vulnerability and conflict.
  • ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA: AS MÚLTIPLAS FACES DO CUIDADO Artigo

    Coldibeli, Larissa Pimenta; Paiva, Fernando Santana de; Batista, Cássia Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a relação entre os itinerários terapêuticos de mulheres em situação de rua e os serviços de saúde e da assistência social. Utilizou-se como estratégia metodológica a etnografia multilocal, e como técnicas de construção dos dados, a observação participante e o diário de campo. Duas mulheres em situação de rua foram acompanhadas em suas trajetórias de busca por cuidados em saúde, e as observações foram feitas também na Casa de Passagem para mulheres, no Fórum da População em Situação de Rua, e junto ao Consultório na Rua. Os resultados apontam que os itinerários terapêuticos das mulheres se referem, principalmente, às possibilidades de produção de vida e apontam como os sentidos sobre o que é necessário precisam ser abarcados e compreendidos pelas redes de cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre la relación entre los itinerarios terapéuticos de mujeres en situación de calle y los servicios de salud y de asistencia social. Fue utilizada como estrategia metodológica la etnografía multilocal, y como técnicas de recolección de datos, la observación participante y el diario de campo. Se acompaño a dos mujeres en situación de calle en sus trayectorias de búsqueda de atención en salud, y las observaciones fueron realizadas en la Casa de Passagem (Centro de Rehabilitación) para mujeres, en el Fórum da População em Situação de Rua (Foro de la Población en Situación de Calle), y en el Consultório na Rua (Oficina en la Calle). Los resultados apuntan que los itinerarios terapéuticos de las mujeres se refieren, principalmente, a las posibilidades de producción de vida y apuntan cómo los significados sobre lo necesario deben ser abarcados y comprendidos por las redes de atención en salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to reflect on the relationship between the therapeutic itineraries of homeless women and health and social assistance services. Multilocal ethnography was used as a methodological strategy, and participant observation and field diary were used as data construction techniques. Two homeless women were accompanied in their search for health care, and observations were also made at the Casa de Passagem (Halfway House) for women, at the Fórum da População em Situação de Rua (Homeless Population Forum), and at the Consultório na Rua (Office on the street). The results point out that the women’s therapeutic itineraries refer, mainly, to the possibilities of life production and point out how the meanings of what is necessary must be embraced and understood by the care networks.
  • ARTE-TESTEMUNHO EM NAZARETH PACHECO Artigo

    Leite, Sandro; Kublikowski, Ida

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa aborda a obra de arte enquanto testemunho, à luz de falas e escritos da artista Nazareth Pacheco. O testemunho trata da questão biográfica e dá voz àquele que tem algo a dizer a partir de sua experiência de vida. Abrirmo-nos para os sentidos, que se expressam para além da comunicação verbal em criação artística, imprimem relevância ao presente escrito no âmbito da psicologia, ao buscar evidenciar que a expressão através das artes visuais, além de assumir contornos terapêuticos, permite reconstruir o conteúdo da experiência com o potencial de desafiar crenças e valores. O material coletado foi composto por entrevistas e a dissertação de mestrado da artista, submetidos a análise temática. Foram identificados quatro temas: enfrentamento, ideal de beleza, literalidade e transcendência. Conclui-se que, se dar voz ao sofrimento implica em elaborar a experiência vivida, a expressão artística pode se afigurar como importante estratégia terapêutica no campo da psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación aborda la obra de arte como un testimonio, a la luz de los discursos y escritos de la artista Nazareth Pacheco. El testimonio aborda el tema biográfico y da voz a quienes tienen algo que decir a partir de su experiencia de vida. Abrirnos a los sentidos, que se expresan más allá de la comunicación verbal en la creación artística; imprimen relevancia a la escritura actual en el campo de la psicología, al buscar mostrar que la expresión a través de las artes visuales, además de asumir contornos terapéuticos, nos permite reconstruir el contenido de la experiencia con el potencial de desafiar creencias y valores. El material recolectado consistió en entrevistas y en la disertación de maestría de la artista, sometidas a análisis temático. Se identificaron cuatro temas: confrontación, ideal de belleza, literalidad y transcendencia. Se concluye que, si dar voz al sufrimiento implica elaborar la experiencia vivida, la expresión artística puede representar una importante estrategia terapéutica en el campo de la psicología.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research addresses the work of art as a testimony, in the light of speeches and writings of the artist Nazareth Pacheco. The testimony deals with the biographical issue and gives voice to those who have something to say based on their life experience. Opening ourselves to the senses, which are expressed beyond verbal communication in artistic creation, imprint relevance to the present writing in the field of psychology, by seeking to show that expression through the visual arts, in addition to assume therapeutic contours, it allows us to reconstruct the content experience with the potential to challenge beliefs and values. The collected material consisted interviews and the master’s thesis of the artist, all submitted to thematic analysis. Four themes were identified: confrontation, ideal of beauty, literality, and transcendence. It is concluded that, if giving voice to suffering implies elaborating the lived experience, artistic expression may represent an important therapeutic strategy in the field of psychology.
  • PRÁTICAS COTIDIANAS CONSTITUINDO MÚLTIPLAS VERSÕES DA CRIANÇA COM COMPORTAMENTOS EXTERNALIZANTES: UM ESTUDO DE CASO Artigo

    Guimarães, André; Silva, Luís Augusto Vasconcelos da

    Resumo em Português:

    Resumo Visando compreender as múltiplas versões de realidade produzidas nas práticas cotidianas da rede relacional de uma criança à qual se referem problemas de comportamentos externalizantes, no campo da saúde mental, este artigo relata um estudo de caso, realizado em 2017, a partir das abordagens da Teoria Ator-Rede e das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano. O referente empírico da pesquisa é um menino com hipótese diagnóstica de TDAH e TOD, articulado com actantes humanos e não humanos em dimensões diversas de suas relações. Os resultados expõem as interatuações cotidianas, atravessadas por conflitos intergeracionais, produzindo realidades e sentidos heterogêneos, no trânsito entre ideias aparentemente antagônicas (angelical-diabólico/criança-adulto). A criança, com seus comportamentos diversos, tal qual os adultos, atua e é atuada em relações de poder, numa coprodução fluida de conflitos e entendimentos que expressam versões sempre incertas e localizadas do que seria “a criança com comportamentos externalizantes”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con el objetivo de comprender las múltiples versiones de la realidad que se producen en las prácticas cotidianas de la red relacional de un niño a la que se refieren los problemas de comportamiento externalizante, en el campo de la salud mental, este artículo relata un estudio de caso, realizado en 2017, a partir de los enfoques de la Teoría Actor-Red y Prácticas Discursivas y Producción de Sentidos en la Vida Cotidiana. El referente empírico de la investigación es un niño con hipótesis diagnóstica de TDAH y TND, articulado con actantes humanos y no humanos en diferentes dimensiones de sus relaciones. Los resultados exponen las interacciones cotidianas, atravesadas por conflictos intergeneracionales, produciendo realidades y significados heterogéneos, en el tránsito entre ideas aparentemente antagónicas (angelical-diabólica/niño-adulto). Los niños, con sus diferentes conductas, al igual que los adultos, actúan y son actuados en relaciones de poder, en una fluida coproducción de conflictos y entendimientos que expresan versiones siempre inciertas y localizadas de lo que sería “el niño con conductas externalizantes”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aiming to understand the multiple versions of reality produced in the daily practices of a child’s relational network to which externalizing behavior problems refer, in the field of mental health, this article reports a case study, carried out in 2017, based on the approaches of the Actor-Network and Discursive Practices and Production of Meanings in Everyday Life. The empirical referent of the research is a boy with a diagnostic hypothesis of ADHD and ODD, articulated with human and non-human actants in different dimensions of their relationships. The results expose everyday interactions, crossed by intergenerational conflicts, producing heterogeneous realities and meanings, in the transit between apparently antagonistic ideas (angelic-diabolical/child-adult). Children, with ir different behaviors, just like adults, acts and are acted upon in power relations, in a fluid co-production of conflicts and understandings that express always uncertain and localized versions of what would be “the child with externalizing behaviors”.
  • O PODER (NEURO)PSIQUIÁTRICO: A PSICOPATOLOGIZAÇÃO DO COTIDIANO NA ERA DO CÉREBRO Artigo

    Angel, Camila de Oliveira; Amaral, Augusto Jobim do

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa pretende demonstrar como, em decorrência das alianças entre a psiquiatria e neurociências, emerge uma realidade social em que o diagnóstico psiquiátrico é extremamente disseminado, abarcando um número cada vez maior de pessoas e de situações. Logo, questiona-se como a reformulação do poder psiquiátrico, embasada na explicação cerebralista dos transtornos mentais, auxilia a expansão dos processos de psicopatologização do cotidiano. A hipótese é que o próprio saber-poder médico-psiquiátrico vem contribuindo para sua amplificação, confirmando-se como umas das práticas mais sensíveis em termos biopolíticos na atualidade. Nesse sentido, aplicando-se a técnica de pesquisa da documentação indireta e o método dedutivo, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho crítico e interdisciplinar. Testada a hipótese principal, concluiu-se, ao final, que a patologização generalista do sofrimento psíquico corresponde a um novo reducionismo biológico, o qual cria um novo modelo de controle social, embasado, agora, na chamada neuropsiquiatria.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación pretende demostrar cómo de las alianzas entre la psiquiatría y las neurociencias emerge una realidad social en la que el diagnóstico psiquiátrico está extremadamente difundido, abarcando un número creciente de personas y situaciones. Por tanto, cuestiona cómo la reformulación del poder psiquiátrico, a partir de la explicación cerebralista de los trastornos mentales, ayuda a la ampliación de los procesos cotidianos de psicopatologización. La hipótesis es que el propio saber-poder médico-psiquiátrico viene contribuyendo a su amplificación, confirmándose como una de las prácticas más sensibles hoy en día en términos biopolíticos. En este sentido, aplicando la técnica de investigación de la documentación indirecta y el método deductivo, se realizó una revisión bibliográfica crítica e interdisciplinaria. Una vez contrastada la hipótesis principal, concluye, finalmente, que la patologización generalista del sufrimiento psíquico corresponde a un nuevo reduccionismo biológico, que crea un nuevo modelo de control social, ahora basado en la denominada neuropsiquiatría.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to demonstrate how a social reality emerges from the alliances between psychiatry and neurosciences in which psychiatric diagnosis is extremely disseminated, encompassing an ever-increasing number of people and situations. Therefore, it questions how the reformulation of psychiatric power, based on the cerebralist explanation of mental disorders, helps the expansion of everyday psychopathologization processes. The hypothesis is that medical-psychiatric knowledge-power itself has been contributing to its amplification, confirming itself as one of the most sensitive practices today in biopolitical terms. In this sense, applying the research technique of indirect documentation and the deductive method, a critical and interdisciplinary bibliographical review was carried out. Having tested the main hypothesis, it concludes, in the end, that the generalist pathologization of psychic suffering corresponds to a new biological reductionism, which creates a new model of social control, now based on the so-called neuropsychiatry.
  • TRANSFOBIA, LINCHAMENTO VIRTUAL E O PENSAMENTO ANTIDEMOCRÁTICO NO TWITTER Artigo

    Meira, Jamylle de Sousa; Antunes, Deborah Christina; Oliveira, Inês Falcão Nogueira de

    Resumo em Português:

    Resumo Analisamos um episódio no Twitter de linchamento virtual de um homem trans pela sua participação em campanha publicitária do Dia dos Pais em 2020. Os comentários foram analisados a partir do primado do objeto, fundamentado na Teoria Crítica, nos Estudos sobre a Personalidade Autoritária e em A Dialética do Esclarecimento. Das 461 postagens selecionadas, derivamos 7 categorias: 1. Conservador religioso; 2. Elementos projetivos; 3. Elementos de destrutividade; 4. Preocupação com o sexo; 5. Humor e ironia; 6. Base político-econômica; 7. Defesa da empresa e/ou de Thammy. Pretendemos contribuir científica e criticamente com a compreensão sobre o que fundamenta as relações contemporâneas, em especial no ambiente virtual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Analizamos un episodio del linchamiento virtual por su participación en una campaña publicitaria del Día del Padre en 2020. Los comentarios fueron analizados a partir de primacía del objeto, con base en la Teoría Crítica, en los Estudios sobre la Personalidad Autoritaria y en La Dialéctica de la Ilustración. De las 461 publicaciones seleccionadas, derivamos 7 categorías: 1. Conservador religioso; 2. Elementos proyectivos; 3. Elementos de destructividad; 4. Preocupación por el sexo; 5. Humor e ironía; 6. Base político-económica; 7. Defensa de la empresa y/o Thammy. Pretendemos contribuir científicamente y críticamente a la comprensión lo que subyace las relaciones contemporáneas, especialmente en el torno virtual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyzed an episode on Twitter of the virtual lynching of a trans man for his participation in a Father’s Day advertising campaign in 2020. The comments were analyzed based on the primacy of the object, underpinned on Critical Theory, in Studies on the Authoritarian Personality and on The Dialectics of Enlightenment. From the 461 posts, we derived 7 categories: 1 Religious Conservative; 2. Projective elements; 3. Elements of destructiveness; 4. Preoccupation sex; 5. Humor and irony; 6. Political-economic base; 7. Defense of the company and/ or Thammy. We intend to contribute scientifically and critically to the understanding of what underlies contemporary relationships, especially in virtual environment.
  • GOVERNAR A SEXUALIDADE: ANÁLISE DA DISCUSSÃO DE UM PROJETO DE LEI NO CHILE Artículo

    Yáñez-Urbina, Cristopher; Leiva, Verónica López; Serrano, Francisco Tirado

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa os diferentes posicionamentos e versões sobre a sexualidade de crianças e jovens na discussão em torno do Projeto de Lei que estabelece Normas Gerais para a Educação sobre Afetividade, Sexualidade e Gênero para Estabelecimentos de Ensino Reconhecidos pelo Estado entre março de 2019 e outubro de 2020 no Chile. Foi realizado um estudo qualitativo com um corpus textual composto pelas transcrições literais das sete sessões de audiência em que o projeto foi debatido. Os resultados revelam cinco categorias: Liberalismo e desregulamentação, Desenvolvimento do ciclo de vida, Disputas culturais, Defesa da família, e Participação como ação. Discute-se como os diferentes posicionamentos se articulam a partir da configuração de uma forma de governar as populações através de um direcionamento estratégico em idades iniciais como um mecanismo de preparação para a idade adulta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza los distintos posicionamientos y versiones sobre la sexualidad de de niños, niñas y jóvenes en la discusión en torno al del Proyecto de Ley que Establece Normas Generales en Materia de Educación sobre Afectividad, Sexualidad y Género para los Establecimientos Educacionales Reconocidos por el Estado entre marzo del 2019 y octubre del 2020 en Chile. Se realizó un estudio cualitativo con un corpus textual conformado por las transcripciones literales de las siete sesiones de audiencia en donde debatió el proyecto. Los resultados dan cuenta de cinco categorías: Liberalismo y desregulación, Desarrollo del ciclo vital, Disputa culturalista, Defensa de la familia, y Participación como acción. Se discute cómo los distintos posicionamientos se articulan desde la configuración de un modo de gobierno de las poblaciones por medio de la focalización estratégica en edades tempranas como mecanismo de preparación hacia la vida adulta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the different positions and versions on the sexuality of boys, girls, and young people in the discussion around the Bill that establishes General Standards on Education on Affectivity, Sexuality and Gender for Educational Establishments Recognized by the State between March 2019 and October 2020 in Chile. A qualitative study was conducted with a textual corpus made up of the verbatim transcripts of the seven hearing sessions where the project was debated. The results show five categories: Liberalism and deregulation, Life cycle development, Culturalist dispute, Defense of the family, and Participation as action. It is discussed how the different positions are articulated from the configuration of a way of governing populations through the strategic focus on early ages as a mechanism of preparation for adult life.
  • TRATAMENTO PARA MULHERES QUE USAM DROGAS: UMA CRÍTICA SOB A PERSPECTIVA DO FEMINISMO DECOLONIAL Artigo

    Pinheiro, Caliandra Machado; Nunes, Mônica

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo realiza revisão sistemática sobre o tratamento para o uso de drogas por mulheres e aponta lacunas nessa literatura a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Foram coletados trabalhos escritos em inglês, português e espanhol publicados entre os anos de 2010 e 2019. Os resultados apontam para a influência dos estigmas sociais, de atitudes julgadoras dos profissionais e da família e a importância de considerar as necessidades sociais e de saúde através de um cuidado singularizado. No entanto, poucos trabalhos sinalizam o fato de que essas mulheres vivem em sociedades sexistas e para o modo como gênero, raça e classe influenciam nos usos de drogas e no tratamento. Por fim, destacamos contribuições do feminismo decolonial para a leitura do fenômeno do uso de drogas e como essa articulação pode fundamentar uma atenção psicossocial nos moldes de uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial feminista e antirracista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo realiza una revisión sistemática sobre el tratamiento del consumo de drogas por parte de mujeres y señala vacíos en esta literatura desde una perspectiva feminista descolonial. Se recogieron artículos escritos en inglés, portugués y español publicados entre 2010 y 2019. Los resultados apuntan a la influencia de los estigmas sociales, las actitudes críticas de los profesionales y familiares y la importancia de considerar las necesidades sociales y de salud a través de una atención singular. Sin embargo, pocos estudios señalan el hecho de que estas mujeres viven en sociedades sexistas y cómo el género, la raza y la clase influyen en el uso y el tratamiento de las drogas. Finalmente, destacamos los aportes del feminismo descolonial a la lectura del fenómeno del consumo de drogas y cómo esta articulación puede apoyar la atención psicosocial en la línea de una Reforma Psiquiátrica Anti-asilo feminista y antirracista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article performs a systematic review on treatment for drug use by women and points out gaps in this literature from a decolonial feminist perspective. Papers written in English, Portuguese and Spanish published between the years 2010 and 2019 were collected. The results point to the influence of social stigmas, judgmental attitudes of professionals and family and the importance of considering social and health needs through a personalized care. However, few studies will point to the fact that these women live in sexist societies and how gender, race and class influence drug use and treatment. Finally, we highlight contributions from decolonial feminism to the reading of the phenomenon of drug use and how this articulation can support psychosocial care along the lines of a feminist and anti-racist Anti-asylum Psychiatric Reform.
  • ESCRUTÍNIO PÚBLICO DA VIDA PRIVADA: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DA SITUAÇÃO DE RUA DISCUTIDA ON-LINE Artigo

    Viana, Juliana Bach; Machado, Mônica

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa, de cunho etnográfico e embasada pelas premissas da Antropologia Digital, investigou as marcas da cultura que atravessam o debate sobre a situação de rua mediado pelas tecnologias digitais em uma página de Facebook. A página analisada, intitulada Rio Invisível, publica relatos de pessoas em situação de rua, usando o tom testemunhal. A etapa de observação participante contemplou a leitura de todas as publicações (posts e comentários) entre setembro de 2014 e março de 2020. Participaram do estudo o grupo realizador da página e 27 pessoas que costumavam comentar os posts. A pesquisa corrobora a noção de que o digital é permeado por ambiguidades pois observa-se, por um lado, um movimento de mudança de pensamento e atitude quanto à situação de rua e, por outro, o reforço de visões reducionistas ligadas à sensação de passar a conhecer alguém por meio de histórias publicadas na internet.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación, de carácter etnográfico y basada en las premisas de la Antropología Digital, investigó las marcas de la cultura que permean el debate sobre la situación de calle mediado por las tecnologías digitales en una página de Facebook. La página analizada, titulada Rio Invisível, publica relatos de personas en situación de calle, en un tono testimonial. La etapa de observación participante incluyó la lectura de todas las publicaciones (posts y comentarios) entre septiembre de 2014 y marzo de 2020. El grupo que creó la página y 27 personas que comentaban periódicamente los posts participaron del estudio. La investigación corrobora la noción de que el mundo digital está permeado por ambigüedades ya que, por un lado, se observa un cambio de pensamiento y actitud hacia la situación de la calle y, por otro, el refuerzo de visiones reduccionistas vinculadas al sentimiento de conocer a alguien a través de las historias publicadas en internet.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research, of an ethnographic nature and based on the premises of Digital Anthropology, investigated the marks of culture that permeate the debate about homelessness mediated by digital technologies on a Facebook page. The analyzed page, named Rio Invisível, publishes reports of homeless people, using a testimonial tone. The participant observation stage included reading all publications (posts and comments) between September 2014 and March 2020. The group that created the page and 27 people who regularly commented on the posts participated in the study. The research corroborates the notion that the digital world is permeated by ambiguities since, on the one hand, there is a change in thinking and attitude towards homelessness and, on the other hand, the reinforcement of reductionist views linked to the feeling of knowing someone through stories published on the internet.
  • LINHAS, ALINHAVOS E DESCOSTURAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PERFORMANCE/EXPOSIÇÃO Artigo

    Ogushi, Milena Mayuri Pellegrino; Zanella, Andréa Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo É objetivo deste artigo analisar o processo de criação de Fernanda Yamamoto e sua equipe, tendo como foco a criação da performance/exposição para a primeira edição presencial pós-pandemia do evento de moda São Paulo Fashion Week, ocorrida em novembro de 2021. Apoiadas nas contribuições de Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin, Cecília Salles e Suely Rolnik, entre outros/as, as discussões propõem compreender a prática artística e as manualidades como possibilidade de instaurar caminhos de reinvenção dos elementos da vida, de si mesmo e do mundo. Conclui-se que os modos de criar instituídos pela artista e sua equipe constituem o ateliê como espaço em que é possível visibilizar as tensões próprias do sistema capitalista ao mesmo tempo em que forjam desvios potencializadores, expressando modos outros de produção da realidade e da subjetividade na contemporaneidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es analizar el proceso de creación de Fernanda Yamamoto y su equipo, centrándose en la creación de la actuación/exposición para la primera edición presencial pospandemia del evento de moda São Paulo Fashion Week, que tuvo lugar en noviembre de 2021. Con aportes de Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin, Cecília Salles y Suely Rolnik, entre otros, los debates proponen entender la práctica artística y la artesanía como una posibilidad para establecer formas de reinventar los elementos de la vida, de uno mismo y del mundo. Se concluye que las formas de creación establecidas por la artista y su equipo constituyen el estudio como un espacio en el que es posible visibilizar las tensiones del sistema capitalista al mismo tiempo que forjan desviaciones potenciadoras, expresando otros modos de producción de realidad y subjetividad en la contemporaneidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to analyze the creation process of Fernanda Yamamoto and her team, focusing on the creation of the performance/exhibition for the first post-pandemic in-person edition of the fashion event São Paulo Fashion Week, which took place in November 2021. Supported by the contributions from Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin, Cecília Salles and Suely Rolnik, among others, the discussions propose to understand the artistic practice and handicrafts as a possibility to establish ways of reinventing the elements of life, the self and the world. It is concluded that the ways of creating established by the artist and her team constitute the studio as a space in which it is possible to make visible the tensions of the capitalist system at the same time that they forge potentiating deviations, expressing other modes of production of reality and subjectivity in contemporaneity.
  • PSICOLOGIA SOCIAL E ANTIRRACISMO: ARTE-FATOS CIENTÍFICOS DESDE CAOS-MUNDO Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Lyra, Jorge; Alves, Míriam Cristiane; Sant'Anna Junior, Ademiel de; Sousa, Gioconda; Silva, Juliana Keila Jeremias da; Prates, Maíne Alves; Albuquerque, Wellington

    Resumo em Português:

    Resumo No presente manuscrito narramos em ficção experiências e questionamentos disruptivos que saboreamos com nossas corpas no processo de invenção e criação desse dossiê, que escuta e compartilha uma gama de possibilidades de “usos” do conceito de poder e de modos de subjetivação, seja na compreensão/vivência das relações raciais, na produção de estratégias de cuidado e de modos de existência de pessoas e comunidades negras, seja no enfrentamento ao racismo e às violências produzidas pela branquitude e pelos variados processos de atualização da lógica colonial. Caos-mundo é a encruzilhada, é a voz de criação, que protagoniza e fia conceitos diante de questionamentos sobre a Psicologia Social e do modo como tem trombado com a luta antirracista. Desde arte-fatos científicos, apresentamos o conjunto de artigos que constituem esse dossiê.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este manuscrito narramos en ficción experiencias y preguntas disruptivas que saboreamos con nuestros cuerpos en el proceso de invención y creación de este dossier, que escucha y comparte un abanico de posibles "usos" del concepto de poder y modos de subjetivación, ya sea en la comprensión/vivencia de las relaciones raciales, en la producción de estrategias de cuidado y modos de existencia para las personas y comunidades negras, ya sea en la lucha contra el racismo y la violencia producida por la blanquitud y los variados procesos de actualización de las lógicas coloniales. Caos-mundo es la encrucijada, es la voz de la creación, que lidera y hila conceptos ante los interrogantes sobre la psicología social y su forma de chocar con la lucha antirracista. A partir de arte-factos científicos, presentamos el conjunto de artículos que componen este dossier.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this manuscript we narrate in fiction disruptive experiences and questions that we savored with our bodies in the process of invention and creation this dossier, which listens to and shares a range of possible "uses" of the concept of power and modes of subjectivation, in the understanding/experience of racial relations, in the production of care strategies and ways of existence for black people and communities, whether in confronting racism and the violence produced by whiteness and the varied processes of updating colonial logic. Chaos-world is the crossroads, it is the voice of creation, which leads and spins concepts in the face of questions about Social Psychology and the way it has collided with the anti-racist struggle. From scientific art-facts, we present the set of articles that constitute this dossier.
  • O MAL-ESTAR COLONIAL: RACISMO, INDIVÍDUO E SUBJETIVAÇÃO NA SOCIABILIDADE CONTEMPORÂNEA Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Faustino, Deivison Mendes; Rosa, Miriam Debieux

    Resumo em Português:

    Resumo Em que consiste a sociogenia apresentada por Frantz Fanon e quais as suas implicações para a compreensão dos modos de subjetivação em uma sociabilidade marcada pelo racismo e a desumanização? Este estudo estabelece um diálogo entre escritos de Sigmund Freud e Fanon para propor que a experiência colonial imprime um tipo particular de estranhamento, aqui nomeado como mal-estar colonial. O sofrimento sociopolítico resultante do racismo antinegro contemporâneo se expressa a partir de um duplo mal estar. Soma-se, ao mal-estar relativo ao desassossego dos indivíduos diante do preço a pagar pela pertença e segurança no laço social, a recusa do reconhecimento de sua pertença e do seu direito de usufruto do pacto social, travestido de pacto civilizatório. Este estudo, baseado na gênese social e política do sofrimento humano na sociabilidade colonial, considera que a perspectiva clínico-política implicada se alia à análise sociológica para atentar às dimensões singulares e universais do sujeito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen ¿En qué consiste la sociogenia presentada por Frantz Fanon y cuáles son sus implicaciones para comprender los modos de subjetivación en una sociabilidad marcada por el racismo y la deshumanización? Este estudio establece un diálogo entre los escritos de Sigmund Freud y Fanon para proponer que la experiencia colonial imprime un tipo particular de extrañamiento, aquí denominado malestar colonial. El sufrimiento sociopolítico resultante del racismo antinegro contemporáneo se expresa a través de un doble malestar. Al malestar relacionado con la inquietud de los individuos ante el precio a pagar por la pertenencia y la seguridad en el vínculo social se suma la negativa a reconocer su pertenencia y su derecho a disfrutar del pacto social, disfrazado de pacto civilizador. Este estudio, basado en la génesis social y política del sufrimiento humano en la sociabilidad colonial, considera que la perspectiva clínico-política involucrada se combina con el análisis sociológico para a las dimensiones singulares y universales del sujeto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What does the sociogeny presented by Frantz Fanon consist of and what are its implications for understanding the modes of subjectivation in a sociability marked by racism and dehumanization? This study establishes a dialogue between the writings of Sigmund Freud and Fanon to propose that the colonial experience imprints a particular type of estrangement, here named as colonial malaise. The sociopolitical suffering resulting from contemporary anti-black racism is expressed through a double discomfort. Added to the discomfort related to the uneasiness of individuals regarding the price to pay for belonging and security in the social bond is the refusal to recognize their belonging and their right to enjoy the social pact, disguised as a civilizing pact. This study, based on the social and political genesis of human suffering in colonial sociability, considers that the clinical-political perspective involved is combined with sociological analysis to address both singular and universal dimensions of the subject.
  • DISPOSITIVO DE RACIALIDADE E SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO NEGRA: ALGUMAS REFLEXÕES POLÍTICAS E PSICANALÍTICAS Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Silva, Ana Carolina Barros; Carneiro, Sueli

    Resumo em Português:

    Resumo Neste texto pretendemos refletir, por meio do entrelaçamento entre o conceito de dispositivo de racialidade (Carneiro, 2023) - como elemento estruturante do campo social - e a constituição do sujeito - tal como formulada na teoria lacaniana - sobre a formação da subjetividade brasileira e, mais especificamente, a produção de adoecimento e sofrimento psíquico da população negra. Ao lado disso, intentaremos apontar o conceito de ética radical da escuta (Silva, 2019) e o conceito de cuidado de si (na perspectiva de Carneiro, 2023, a partir de Foucault, 2002) como ferramentas e estratégias de enfrentamento às dores subjetivas produzidas pelo racismo e pela desigualdade socioeconômica. Por essa via, pretendemos sublinhar a importância de se pensar a política pública de saúde mental levando em consideração a centralidade da questão racial, de gênero, de classe e de território na organização social do Brasil e na produção de subjetividade, de sofrimentos, mas também de alternativas e soluções.

    Resumo em Espanhol:

    Resumén En este texto pretendemos reflexionar, a través del entrelazamiento entre el concepto de dispositivo de racialidad (Carneiro, 2023) - como elemento estructurante del campo social - y la constitución del sujeto - tal como lo formula la teoría lacaniana - sobre la formación del brasileño subjetividad y, más específicamente, la producción de enfermedad y sufrimiento psicológico entre la población negra. Paralelamente, intentaremos señalar el concepto de ética radical de la escucha (Silva, 2019) y el concepto de autocuidado (desde la perspectiva de Carneiro [2023], basado en Foucault [2002]) como herramientas y estrategias para afrontamiento del dolor sentimientos subjetivos producidos por el racismo y la desigualdad socioeconómica. De esta manera, pretendemos resaltar la importancia de pensar la política pública de salud mental teniendo en cuenta la centralidad de las cuestiones raciales, de género, de clase y territoriales en la organización social de Brasil y en la producción de subjetividad, de sufrimiento, pero también de alternativas y soluciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through the concept of racial device (Carneiro, 2023), - as a structuring element of the social field - and the constitution of the subject - as formulated in Lacanian theory - we intend to reflect in this text on the formation of Brazilian subjectivity and, more specifically, on the production of illness and psychological suffering among the black population. In parallel, we will try to point out the concept of the radical ethics of listening (Silva, 2019) and the concept of self-care (from the perspective of Carneiro, 2023, based on Foucault, 2002) as tools and strategies for coping with the subjective feelings produced by racism and socio-economic inequality. In this way, we intend to highlight the importance of thinking about public mental health policies in light of the centrality of issues of race, gender, class, and territory in the social organization of Brazil and in the production of subjectivity, suffering, but also alternatives and solutions.
  • CONTRIBUIÇÕES DE VIRGÍNIA LEONE BICUDO E NEUSA SANTOS SOUZA PARA UMA PSICOLOGIA BRASILEIRA ANTIRRACISTA Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Navasconi, Paulo Vitor Palma; Moscheta, Murilo dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições teóricas de Virgínia Leone Bicudo e Neusa Santos Souza para o campo da Psicologia Social, bem como refletir sobre o modo como uma política de circulação dos conhecimentos científicos age de modo a resistir a essas contribuições. Metodologicamente, este artigo se orienta a partir de uma meta-análise qualitativa. Os resultados apontam que desnaturalizar a não-presença da população negra nos espaços de produção de conhecimento, trazer à tona suas produções intelectuais e, ainda, suas experiências enquanto sujeitos ativos da história, é urgente para a transformação desse cenário e, sobretudo, para uma democratização efetiva das universidades e do conhecimento. Por isso, conclui-se que as produções de Bicudo e Souza podem ser um recurso para se pensar sobre a emergência da construção de uma Psicologia Social Antirracista, rompendo com as matrizes colonialistas e as lógicas maniqueístas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir los aportes teóricos de Virgínia Leone Bicudo y Neusa Santos Souza al campo de la Psicología Social, así como reflexionar sobre cómo una política de circulación del conocimiento científico actúa para resistir a esos aportes. Metodológicamente, este artículo se guía por un metanálisis cualitativo. Los resultados indican que es urgente desnaturalizar la no presencia de la población negra en los espacios de producción de conocimiento, sacar a la luz sus producciones intelectuales y, también, sus experiencias como sujetos activos de la historia, para la transformación de este escenario y, sobre todo, a una democratización efectiva de las universidades y del conocimiento. Por lo tanto, se concluye que las producciones de Bicudo y Souza pueden ser un recurso para pensar el surgimiento de la construcción de una Psicología Social Antirracista, rompiendo con matrices colonialistas y las lógicas maniqueas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to discuss the theoretical contributions of Virgínia Leone Bicudo and Neusa Santos Souza to the field of Social Psychology, as well as to reflect on how a certain scientific knowledge circulation policy acts in order to resist these contributions. Methodologically, this article is guided by a qualitative meta-analysis. The results indicate that it is urgent to denaturalize the non-presence of the black population in spaces of knowledge production, to bring to light their intellectual productions and, also, their experiences as active subjects of history, in order to transform this scenario and, above all, to an effective democratization of universities and knowledge. Therefore, it is concluded that Bicudo and Souza's productions can be a resource to think about the emergence of the construction of an Anti-racist Social Psychology, breaking with colonialist matrices and Manichean logic.
  • VOZES CAROLINAS: UM OLHAR INTERSECCIONAL SOBRE MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Neves, Tatiana de Souza Santos; Oliveira, Geovana Dara Pereira de; Macêdo, Stefanie de Almeida; Lima, Aluísio Ferreira de

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho tem como objetivo discutir a importância da inclusão de autoras negras em produções da Psicologia Social e da Teoria Crítica, enquanto um estudo de produção de memória e ciência. Colocamos em cena Carolina Maria de Jesus e as poetas do slam narrando um Brasil a partir das margens, de resistência contra o epistemicídio e oposição a ideias pré-concebidas sobre a nossa história. Para a construção da narrativa, em diálogo com os diários de Carolina e com as poesias das mulheres do slam, estão autores da Teoria Crítica, da Psicologia Social e do Feminismo Negro. Fazemos uso da interseccionalidade como uma lente de análise das experiências narradas pelas autoras, compreendendo o entrecruzamento entre raça, classe, gênero e outras opressões como aspectos que constituem não apenas as singularidades que se mostram em suas histórias de vida, mas também os elementos que as fazem orbitar enquanto uma identidade coletiva brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resúmen El trabajo tiene como objetivo discutir la importancia de la inclusión de autoras negras en las producciones de Psicología Social y Teoría Crítica, como trabajo de producción de memoria y ciencia. Pusimos en escena a Carolina María de Jesús y las poetas del slam narrando un Brasil desde los márgenes, de resistencia al epistemicidio y oposición a las ideas preconcebidas sobre nuestra historia. Para la construcción de la narrativa, en diálogo con los diarios de Carolina y la poesía de las mujeres del slam, se cuenta con autoras de la Teoría Crítica, la Psicología Social y el Feminismo Negro. Usamos la interseccionalidad como lente de análisis de las experiencias narradas por los autores, entendiendo la intersección entre raza, clase, género y otras opresiones como aspectos que constituyen no solo las singularidades que se muestran en sus historias de vida, sino también en los elementos que orbitan. como identidad colectiva brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The work aims to discuss the importance of including black women in productions of Social Psychology and Critical Theory, as a study of production of memory and science. We put Carolina Maria de Jesus and Slam poets on stage narrating a Brazil from the margins, of resistance against epistemicide and of opposition to preconceived ideas about our history. In dialogue with Carolina's diaries and the Slam women, authors from Critical Theory, Social Psychology, and Black Feminism build the narrative. We use intersectionality as a lens for analyzing the experiences narrated by the authors, understanding the intersection between race, class, gender, and other oppressions as aspects that constitute not only the singularities that are shown in their life stories but also in the elements that orbit as a Brazilian collective identity.
  • ESTILIZAÇÕES MARGINAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE COLONIALIDADE E PROBLEMAS CLÍNICOS DO TRABALHO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Oliveira, Tatiane; Amador, Fernanda Spanier

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo trata do tema da colonialidade e das Clínicas do Trabalho a partir de uma pesquisa realizada junto a professoras da rede pública de educação básica. Aborda-se a questão desde uma perspectiva da Clínica da Atividade, indicando a proposição de um conceito-ferramenta que chamamos de Estilizações Marginais, o qual indica um processo experimentado por pessoas negras em seu ofício em virtude da operação de estratégias da branquitude. Defende-se, neste estudo, a aposta em uma Clínica Antirracista do Trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda el tema de la Colonialidad y las Clínicas del Trabajo a partir de una investigación realizada con profesores de la red pública de enseñanza básica. La cuestión es abordada desde la perspectiva de la Clínica de la Actividad, indicando la proposición de una herramienta-concepto que denominamos Estilizaciones Marginales, que indica un proceso vivido por las personas negras en su profesión debido a la operación de estrategias de blancura. Defendemos la apuesta por una Clínica del Trabajo Antirracista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article deals with the theme of coloniality and the Work Clinics from a research conducted with teachers of the public basic education system. The issue is approached from the perspective of the Activity Clinic, indicating the proposition of a concept-tool that we call Marginal Stylizations, which indicates a process experienced by black people in their craft due to the operation of whiteness strategies. With this study, we defend the bet on an Antiracist Work Clinic.
  • A SOCIOGENIA FANONIANA E A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UMA APOSTA CLÍNICA POLÍTICA E NEGRA Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Lima, Fátima; Oliveira, Luiza Rodrigues de; Santos, Abrahão de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Em 2020, recebíamos, no Brasil, a tradução do livro Écrits sur l´aliénation et la liberté de Frantz Fanon que, aliado a outras obras como Pele negra, máscaras brancas e Os condenados da terra, apresentava a sociogenia como condição imprescindível para compreensão das vidas negras em sua relação com o sofrimento físico e psíquico e a possibilidade de um fazer clínico que não se pautasse apenas na dimensão filogenética e ontogenética dos estados mentais e físicos. Partindo da sociogenia fanoniana como princípio e método, este artigo objetiva refletir sobre a possibilidade de construção de um processo de formação em Psicologia que tome a dimensão sociogênica como espaço vital para que o cuidado possa ser pensado em relação às comunidades negras nos diferentes contextos brasileiros. Defendemos a necessidade urgente de a formação e a práxis em Psicologia assumirem a discussão da sociogênese fanoniana como imprescindível.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En 2020 recibimos la traducción brasileña del libro Écrits sur l´aliénation et la liberté, de Frantz Fanon. Combinado con otras obras como Piel negra, máscaras blancas y Los condenados de la tierra, el libro presenta la sociogenia como condición esencial para comprender las vidas negras en su relación con el sufrimiento físico y psíquico y la posibilidad de una práctica clínica que no se basa únicamente en la dimensión filogenética y ontogenética de los estados físicos y mentales. A partir de la sociogenia fanoniana como principio y método, este artículo tiene como objetivo principal reflexionar sobre las posibilidades de construir un proceso de formación en Psicología que aborde la dimensión sociogénica como un espacio vital para pensar el cuidado en relación con las comunidades negras en diferentes contextos brasileños. Defendemos la urgente necesidad de formación y praxis en Psicología para asumir como imprescindible la discusión de la sociogénesis fanoniana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 2020, we received the Brazilian translation of the book Écrits sur l´aliénation et la liberté (Alienation and freedom), by Frantz Fanon. Combined with other works such as Black skin, white masks and The wretched of the earth, the book presents sociogeny as an essential condition for understanding black lives in their relationship with physical and psychological suffering and the possibility of a clinical practice that is not based solely on the phylogenetic and ontogenetic dimension mental and physical states. Starting from Fanonian sociogeny as a principle and method, this paper aims to reflect on the possibility of building a training process in Psychology that takes the sociogenic dimension as a vital space so that care can be thought of in relation to black communities in different Brazilian contexts. We defend the urgent need for training and praxis in Psychology to assume the discussion of Fanonian sociogenesis as essential.
  • BRANCO NO PRETO: REVERBERAÇÕES DA BRANQUITUDE NA PSIQUE NEGRA Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Hilário, Leomir Cardoso; Lima, Sophia Helena Rito

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho busca analisar os efeitos do denominado “pacto narcísico” da branquitude sobre a psique dos indivíduos de cor. Esse acordo, em suma, é caracterizado por um contrato não verbal entre corpos brancos para manutenção de seus privilégios. O objetivo deste estudo é investigar as reverberações desse pacto em corpos negros, principalmente no que se refere a suas emoções e afetos, a partir de dados bibliográficos e de experiências clínicas. Constituir-se como negro em um universo que preza pelo ideal da brancura significa experimentar um “não lugar”, que resulta em danos psíquicos à comunidade negra. Desse modo, apostamos na decolonização da psicologia como ferramenta para criar novas formas de ser e de estar no mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo busca analizar los efectos del denominado “pacto narcisista” de la blanquitud en la psique de las personas de color. Este acuerdo, en suma, se caracteriza por un contrato no verbal entre cuerpos blancos para mantener sus privilegios. El objetivo de este estudio es investigar las reverberaciones de este pacto en los cuerpos negros, especialmente en lo que respecta a sus emociones y afectos, a partir de datos bibliográficos y experiencias clínicas. Constituirse como negro en un universo que valora el ideal de la blancura significa experimentar un “no lugar”, lo que resulta en daños psíquicos a la comunidad negra. De eta manera, apostamos por descolonizar la psicología como herramienta para crear nuevas maneras de ser y estar en el mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the effects of the so-called “narcissistic pact” of whiteness on the psyche of individuals of color. This agreement, in short, is characterized by a nonverbal contract between white bodies to maintain their privileges. This objective of this study is to investigate the reverberations of this pact on black bodies, especially with regard to their emotions and affections, based on bibliographical data and clinical experiences. Constituting oneself as black in a universe that values the ideal of whiteness means experiencing a “non-place”, which results in psychic damage to the black community. Therefore, we are committed to decolonizing psychology as a tool to create new ways of being in the world.
  • CORP(O)RALIDADE COMO METODOLOGIA: COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS ENTRE ESCREVIVÊNCIA E FILOSOFIA UBUNTU Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Santos, Hebert Silva dos; Santos, Loíse Lorena do Nascimento; Quadros, Laura Cristina de Toledo; Tsallis, Alexandra Cleopatre

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora a Corp(O)ralidade como metodologia científica decolonial, ligada à filosofia Ubuntu e a escrevivência de Conceição Evaristo. Baseado na experiência do autor principal, em oficinas de dança afro no COART - UERJ, em 2019, e nas aulas on-line de Eliete Miranda durante a pandemia de covid-19 em 2020-2021. O trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação de mestrado (2020-2022), que reflete a construção de uma metodologia decolonial. A Corp(O)ralidade enfatiza a oralidade na dança afro, transmitindo os saberes ancestrais dos Orixás. A Teoria Ator-Rede é a metodologia, uma vez que valoriza todos na construção do conhecimento. O conceito Ubuntu destaca coletividade e solidariedade, conectando-nos aos outros. A Escrevivência de Conceição Evaristo compreende a oralidade negra e valoriza o conhecimento das mulheres negras. A pesquisa busca trazer a Corp(O)ralidade enquanto uma metodologia decolonial, que une os entendimentos da filosofia Ubuntu e a oralidade da escrevivência, ambos presentes da dança afro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explora la “Corp(O)ralidade” como metodología científica decolonial, vinculada a la filosofía Ubuntu y la “escrevivência” de Conceição Evaristo. Basado en talleres de danza afro en COART - UERJ en 2019 y clases en línea de Eliete Miranda durante la pandemia de covid-19 en 2020-2021. Resulta de una investigación de tesis de maestría (2020-2022) que refleja la construcción de una metodología decolonial. “Corp(O)ralidade” enfatiza la oralidad en la danza afro, transmitiendo conocimientos ancestrales de los Orixás. La Teoría Actor-Red es la metodología, valorando a todos en la construcción del conocimiento. El concepto Ubuntu destaca la colectividad y la solidaridad. La “escrevivência” de Conceição Evaristo comprende la oralidad negra y valora el conocimiento de las mujeres negras. La investigación presenta “Corp(O)ralidade” como metodología decolonial que une la filosofía Ubuntu y la oralidad de la “escrevivência”, presentes en la danza afro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores "Corp(O)ralidade" as a decolonial scientific methodology. "Corpo" means "body" in Portuguese, therefore the concept unites body and orality in a word-juggling. It is based on the main author's experience in Afro dance workshops at COART - UERJ in 2019 and online classes with Eliete Miranda during the covid-19 pandemic in 2020-2021. The work is the result of a Master's thesis research (2020-2022) that reflects on the construction of a decolonial methodology. "Corp(O)ralidade" emphasizes orality in Afro dance, transmitting ancestral knowledge of the Orixás. Actor-Network Theory is the methodology, valuing everyone in the construction of knowledge. The concept of Ubuntu highlights collectivity and solidarity, connecting us to others. Conceição Evaristo's "Escrevivência" encompasses black orality and values the knowledge of black women. The research aims to present "Corp(O)ralidade" as a decolonial methodology that combines the understanding of Ubuntu philosophy and the orality of "escrevivência", both present in Afro dance.
  • RACISMO DE ESTADO COMO FRONTEIRA DE ACESSO À COMUNIDADE Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Franzosi, Emilia; Maheirie, Kátia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva problematizar a ausência majoritária de homens negros nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Analisamos um discurso acerca dos usuários do serviço, proveniente de entrevistas realizadas para uma pesquisa mais ampla produzida com trabalhadoras/es do serviço em uma cidade do sul do país. O olhar aqui se pautou na análise do discurso de Laclau e Mouffe (2015), localizando articulações discursivas que inscrevem identidades sociais e produzem a relação sensível do sujeito com o mundo, disputando espaço no campo conflitivo do social. Como resultados da pesquisa, percebemos o racismo como produtor de uma fronteira sensível na relação da equipe com homens da comunidade, de forma que estes corpos são assumidos como perigosos e ameaçadores, afastando-os da leitura que os assume como sujeitos em vulnerabilidade social e como corpo ao qual a política pública de assistência social se destina.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo problematizar la ausencia mayoritaria de hombres negros en Centro de Referencia de Asistencia Social - CRAS. Analizamos un discurso sobre los usuarios del servicio, a partir de entrevistas realizadas para una investigación más amplia realizada a trabajadores del servicio en una ciudad del sur del país. La mirada se basó en el análisis del discurso de Laclau y Mouffe, ubicando articulaciones discursivas que inscriben identidades sociales y producen la relación sensible del sujeto con el mundo, disputando espacios en el campo conflictivo de lo social. Como resultado, percibimos el racismo como una frontera sensible en la relación del equipo con los hombres de la comunidad, en la que se asume que estos cuerpos son peligrosos y amenazantes, alejándolos de la lectura que los asume como sujetos en vulnerabilidad social y como el cuerpo a que se dirige la política pública de asistencia social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to problematize the majority absence of Black men in the Centro de Referência da Assistência Social - CRAS [Reference Center for Social Assistance]. We analyze a discourse about service users from interviews conducted for a broader research produced with service workers in a city in the south of Brazil. The perspective was based on Laclau and Mouffe's discourse analysis, locating discursive articulations that inscribe social identities and produce the subject's sensitive relationship with the world, disputing space in the conflictive social field. As a result, we perceive racism as a producer of a sensitive frontier in the team's relationship with men in the community, in a way that these bodies are assumed to be dangerous and threatening, moving them away from the reading that assumes them as subjects in social vulnerability and as a person for whom the public policy of social assistance is intended.
  • PERSPECTIVAS INDÍGENAS ANTIRRACISTAS SOBRE O ETNOGENOCÍDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O REFLORESTAMENTO DO IMAGINÁRIO Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Longhini, Geni Daniela Núñez

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa as especificidades do racismo anti-indígena e sua relação com os marcos temporais da colonização. Em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, elenca eixos do apagamento das identidades indígenas (etnogenocídio). São eles, a exigência de habitação em terra demarcada; a língua indígena; a aparência estereotipada e as noções de “descendente” e “pardo”. Foram lidos 37 Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura Indígena da Mata Atlântica, da Universidade Federal de Santa Catarina, de autoria de acadêmicos guarani. Os argumentos centrais destes trabalhos foram enfatizados, sobretudo os relativos à identidade indígena guarani e à branquitude. Através da Plataforma Scielo, foi realizada análise dos artigos sobre branquitude, publicados entre 2018 e 2022. Nela foi constatado um apagamento das questões indígenas. Nos trabalhos guarani foram apontadas as especificidades do racismo anti-indígena, congregadas na categoria etnogenocídio. A pesquisa conclui apontando a importância das cosmogonias indígenas e suas temporalidades como meios de reflorestar o imaginário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza las especificidades del racismo antiindígena y su relación con los hitos temporales de la colonización. En un enfoque cualitativo y bibliográfico, enumera ejes de borradura de las identidades indígenas (etnogenocidio). Ellos son: el requisito de vivienda en terrenos demarcados; la lengua indígena; la apariencia estereotipada y las nociones de “descendiente” y “moreno”. Fueron leídos 37 Trabajos Finales de la Carrera Indígena de la Mata Atlántica, de la Universidad Federal de Santa Catarina, escritos por académicos guaraníes. Se enfatizaron los argumentos centrales de estas obras, especialmente los relativos a la identidad indígena guaraní y la blanquitud. A través de la Plataforma Scielo se realizó un análisis de artículos sobre la blanquitud, publicados entre 2018 y 2022. La investigación reveló una eliminación de las cuestiones indígenas. En las obras guaraníes se destacaron las especificidades del racismo antiindígena, agrupadas en la categoría de etnogenocidio. La investigación concluye señalando la importancia de las cosmogonías indígenas y sus temporalidades como medios de reforestación del imaginario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research paper analyzes the specificity of anti-indigenous racism and its relationship with the temporal milestones of colonization. In a qualitative and bibliographical approach, it lists axes of erasure of indigenous identities (ethnogenocide). They are: the requirement for living on demarcated land; the indigenous language; the stereotypical appearance and the notions of “descendant” and “brown”. 37 Final Papers from the Atlantic Forest Indigenous Degree Course, from the Federal University of Santa Catarina, authored by Guarani academics, were read. The central arguments of these works were emphasized, especially those relating to Guarani indigenous identity and whiteness. Through the Scielo Platform, an analysis of articles on whiteness, published between 2018 and 2022, was carried out. It revealed an erasure of indigenous issues. In Guarani works, the specificity of anti-indigenous racism were highlighted, grouped under the ethnogenocide category. The research conclusion points out the importance of indigenous cosmogonies and their temporalities as means of reforesting the imagination.
  • PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RACIALIZAR E DESNORTEAR Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    David, Emiliano de Camargo; Vicentin, Maria Cristina Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo O debate sobre os efeitos psicossociais do racismo ganha crescente presença no campo da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Consideramos que a manicomialização no Brasil tem ancoragem na colonialidade, configurando o manicolonial: a vinculação do significante negro à loucura. Visando investigar movimentos críticos, acompanhamos, de 2019 a 2021, na perspectiva metodológica da pesquisa cartográfica, dois coletivos antirracistas na Rede de Atenção Psicossocial do Município de São Paulo - Kilombrasa e Café Preto. O material colhido, em uma participação-observante das atividades; entrevistas e rodas de conversa com os profissionais, foi trabalhado na forma de fragmentos narrativos. A prioridade da experiência relacional, como racialização - enegrecer - e como experiência diaspórica - desnortear -, produz efeitos antirracistas e um resgate da radicalidade ético-política libertária da Luta Antimanicomial. Todavia, dessa vez, radicalizada como antimanicolonialidade: ressignificação do louco e do negro em um vaivém no Atlântico negro, em um pensamento da travessia contrário ao pensamento fixo, característico da manicolonialidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El debate sobre los efectos psicosociales del racismo ha crecido en el campo de la Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Consideramos que la manicomialización en Brasil está anclada en la colonialidad, configurando el manicolonial: la vinculación del significante Negro a la locura. Con el objetivo de investigar movimientos críticos, acompañamos, de 2019 a 2021, en la perspectiva metodológica de la pesquisa cartográfica, dos colectivos antirracistas en la Red de Atención Psicosocial del Município de São Paulo - Kilombrasa y Café Preto. El material recogido, en participación-observante de las actividades; entrevistas y charlas con los profesionales, fue trabajado en forma de fragmentos narrativos. La prioridad de la experiencia relacional, como racialización (enegrecer) y como experiencia diaspórica (desnortar), produce efectos antirracistas y un rescate de la radicalidad ético-política libertária de la Lucha Antimanicomial. Sin embargo, de esta vez, radicalizada como antimanicolonialidad: resignificación del loco y del negro en un vaivém en el atlántico negro, en un pensamiento del cruce contrario al del pensamiento fijo, característico de la manicolonialidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The debate on the psychological consequences of racism is becoming more prominent in the field of Anti-Asylum Psychiatric Reform. We consider institutionalization in Brazil to be rooted in coloniality, defining manicolonial as a tie between the black signifier and madness. Aiming to investigate critical movements, from the methodological perspective of cartographic research, we followed two anti-racist collectives in the Psychosocial Care Network of the Municipality of São Paulo - Kilombrasa and Café Preto - between 2019 and 2021. The information gathered through observative participation of activities, interviews, and conversation circles with professionals was transformed into narrative fragments. The prioritization of relational experience as racialization - blackening - and diasporic experience - disorienting the north - produces anti-racist effects and a rescue of the liberatory ethical-political radicality of the Anti-Asylum Fight. This time, however, radicalized as antimanicoloniality: re-signification of the insane and the black in a black Atlantic passage, a crossing idea opposed to the fixed thought characteristic of manicoloniality.
  • ESTADO, RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: DILEMAS NO CAPITALISMO Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Laurentino, Thiago; Almeida, Janaiky; Fernandes, Isabel

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma discussão materialista-histórica a respeito das contradições entre o Estado e as políticas de ação afirmativa no modo de produção capitalista. Para tanto, consideramos as dinâmicas reais e concretas entre o capital, os movimentos sociais, as conjunturas políticas e econômicas, que interferem na ação do Estado, bem como o entendimento das relações sociais de classe e raça como centrais para uma análise da formação social brasileira, sem a qual não conseguimos ter melhor compreensão do tempo presente. Apresentamos brevemente algumas formulações da tradição marxista a respeito do Estado e das Relações Raciais e discutimos acerca de alguns dilemas que envolvem as políticas de ação afirmativa no Brasil, uma vez que se revelam enquanto conquista da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que possibilitam a manutenção da ordem do Capital.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo desarrollar una discusión materialista histórica sobre las contradicciones entre el Estado y las Políticas de Acción Afirmativa en el modo de producción capitalista. Consideramos las dinámicas reales y concretas entre el capital, los movimientos sociales, las coyunturas políticas y económicas, que interfieren en la acción del Estado, así como la comprensión de las relaciones sociales de classe y raza como centrales para un análisis del contexto social brasileño, sin la cual no podemos tener una mejor comprensión del tiempo presente. Presentamos brevemente algunas formulaciones de la tradición marxista sobre el Estado y las Relaciones Raciales y discutimos algunos dilemas que envuelven las Políticas de Acción Afirmativa en Brasil, ya que se revelan como una conquista de la clase obrera, al mismo tiempo que posibilitan el mantenimiento de la misma. el orden del Capital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to develop a historical materialist discussion about the contradictions between State and Affirmative Action policies in the capitalist mode of production. For this purpose, we consider the real and concrete dynamics between capital, social movements, political and economic conjunctures, that they interfere in the State's action, in addition to theories about social relations of class and race, which are central to an analysis of Brazilian social formation, without which we cannot have a better understanding of the present time. We briefly present some formulations of the Marxist tradition regarding State and racial relations and discuss some dilemmas that involve Affirmative Action policies in Brazil, considering that they are conquests of the working class, at the same time that they make it possible to maintain the order of Capital.
  • O LUGAR DAS PRÁTICAS ARTÍSTICO-CULTURAIS NA CONSTITUIÇÃO DA NEGRITUDE PARA NEGROS/AS DE PELE CLARA Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Pereira, Carolina da Silva; Schucman, Lia Vainer

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo compreender o processo de identificação e pertencimento racial de pessoas negras de pele clara mediante análise das expressões artístico-culturais e os efeitos subjetivos para sua racialização. Optamos por analisar aqui as expressões artístico-culturais trazidas pelos/as participantes e os efeitos subjetivos no constituir-se como negro/a. A imersão em práticas artístico-culturais, expressas por meio de múltiplas dimensões da linguagem pelo corpo performático, pode impulsionar a identidade negra positiva, construindo imagens identificatórias que estimulam outras narrativas sobre si, seu corpo e sua negritude. Dentre as expressões artístico-culturais trazidas pelos/as participantes destacam-se o Sopapo poético, o slam e o rap, que são formas de aquilombamento por meio de escrevivências, dos corpoemas, das oralituras e das atrevivências. Podemos concluir que as produções estéticas de negritude são fundamentais para o processo de tornar-se negro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo comprender el proceso de identificación y pertenencia racial de personas negras de piel clara mediante el análisis de expresiones artístico-culturales y los efectos subjetivos en su racialización. Optamos por analizar aquí las expresiones artístico-culturales aportadas por los/as participantes y los efectos subjetivos en la construcción de su identidad como negro/a. La inmersión en prácticas artístico-culturales, expresadas a través de múltiples dimensiones del lenguaje en el cuerpo performativo, puede impulsar una identidad negra positiva, construyendo imágenes identificatorias que estimulan otras narrativas sobre uno mismo, su cuerpo y su negritud. Entre las expresiones artístico-culturales aportadas por los/as participantes, destacan el Sopapo poético, el slam y el rap, que son formas de comunidad a través de la escrevivencias, los corpoemas, la oralidad y las experiencias audaces. Podemos concluir que las producciones estéticas de la negritud son fundamentales para el proceso de convertirse en negro/a.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to understand the process of racial identification and belonging of light-skinned Black individuals through the analysis of artistic-cultural expressions and their subjective effects on their racialization. We chose to examine here the artistic-cultural expressions brought by the participants and the subjective effects on their self-identification as Black. Immersion in artistic-cultural practices, expressed through multiple dimensions of language in the performative body, can promote positive Black identity by constructing identifying images that stimulate other narratives about oneself, one's body, and one's blackness. Among the artistic-cultural expressions brought by the participants, the poetic Sopapo, Slam, and rap stand out as forms of aquilombamento through escrevivências, corpoemas, oralitura, and atrevivências. We can conclude that the aesthetic productions of blackness are essential to the process of becoming Black.
  • “HOJE EU SEI”: EXPERIÊNCIAS RACIALIZADAS COM DOCENTES E PESQUISADORES DA PSICOLOGIA SOCIAL Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Figueiredo, Emanuelle; Kind, Luciana

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo tivemos como objetivo investigar experiências racializadas com docentes e/ou pesquisadoras/es que atuam ou atuaram com Psicologia Social. O enfoque metodológico foi colaborativo com o apoio de elementos da pesquisa narrativa, o que implica um tipo de relação de pesquisa em que as pessoas entrevistadas e a pesquisadora se tornam cocontadoras de histórias em busca de compreender como construíram a experiência racial. Foram realizadas 15 entrevistas narrativas sem restrições de gênero, raça/etnia, idade, com o objetivo de alcançar maior diversidade de histórias. A análise dialógico-performativa foi utilizada como ferramenta para interpretação do material empírico das entrevistas. As experiências narradas são racializadas, entretanto, existem nuances, que se relacionam à singularidade da vida das/os participantes. As narrativas expuseram que aspectos como território, classe, gênero, idade refletem na experiência com a raça. A mestiçagem ainda é um território em construção, ambíguo, mas com potencial de expansão para além da binaridade negro/branco.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio tuvimos como objetivo investigar experiencias racializadas con profesoras e investigadoras que trabajan o han trabajado con Psicología Social. El enfoque metodológico fue colaborativo, apoyado en elementos de investigación narrativa, o que implica un tipo de relación de investigación en la que las personas entrevistadas y el investigador se convierten en co-narradores de historias. Se realizaron quince entrevistas narrativas sin restricción de género, raza/etnia, edad, para lograr una mayor diversidad de relatos. Se utilizó como herramienta de interpretación del material empírico de las entrevistas el análisis dialógico-performativo. Las experiencias narradas son racializadas, sin embargo, existen matices, que se relacionan con la singularidad de la vida de los participantes. Las narrativas expusieron que aspectos como el territorio, la clase, el género, la edad reflexionan sobre la experiencia con la raza. El mestizaje es todavía un territorio ambiguo en construcción, pero con el potencial de expandirse más allá del binario blanco/negro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study we aimed to investigate racialized experiences with professors and/or researchers who work or have worked with Social Psychology. The methodological approach was collaborative, supported by elements of narrative research, which implies a type of research relationship in which the people interviewed and the researcher become co-tellers of stories, seeking to understand how they built the racial experience. Fifteen narrative interviews were carried out with no restriction on gender, race/ethnicity, age, to achieve greater diversity of stories. Dialogic-performative analysis was used as a tool for interpreting the empirical material of the interviews. The narrated experiences are racialized, however, there are nuances, which are related to the singularity of the participants' life. The narratives exposed that aspects such as territory, class, gender, age reflect on the experience with race. Moreover, miscegenation is an ambiguous territory under construction, but with the potential to expand beyond the black/white binary.
  • SABERES-FAZERES FEMINISTAS DECOLONIAIS NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES SUBJETIVAS, EPISTÊMICAS E POLÍTICAS DE INTELECTUAIS NEGRAS Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Castro, Ricardo Dias de; Mayorga, Claudia

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa intencionou compreender como, a partir dos relatos narrativos (auto)biográficos de três docentes negras do ensino superior público, implodem-se saberes e fazeres que decolonizam o conhecimento, a ciência e a sociedade no âmbito da UFMG. Tomou-se a experiência dessas sujeitas como analisadores das inúmeras contradições que se apresentam em uma universidade pública de histórico moderno/colonial. O que tem sido capaz de movimentar rupturas epistêmicas e políticas na reinvenção de um novo mundo que já se mostra possível apesar das armadilhas da colonialidade. Nessa direção, as estratégias de combate à colonização do ser, do saber e da sociedade são um processo constante de mobilizações e alterações dessas experiências. É, apenas e unicamente, por meio dessa ferida aberta, que essas intelectuais inventam outros horizontes na produção do conhecimento, da ciência e da própria sociedade em sua versão mais justa rumo à experiência-ciência feminista, antirracista e decolonial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación pretendió comprender cómo, a partir de los relatos (auto)biográficos de tres profesores negros de educación superior pública, se implosionan saberes y acciones que descolonizan el saber, la ciencia y la sociedad en el ámbito de la UFMG. Se tomó la experiencia de estos sujetos como analizadores de las innumerables contradicciones que se presentan en una universidad pública de historia moderna/colonial. Lo que ha podido mover rupturas epistémicas y políticas en la reinvención de un mundo nuevo que ya es posible a pesar de las trampas de la colonialidad. En esa dirección, las estrategias para combatir la colonización del ser, el saber y la sociedad son un proceso constante de movilización y alteración de estas experiencias. Es, única y exclusivamente, a través de esta herida abierta, que estos intelectuales inventan otros caminos en la producción del conocimiento, la ciencia y la sociedad misma en su versión más justa hacia la experiencia-ciencia feminista, antirracista y decolonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research intended to understand how knowings and doings that decolonize knowledge, science and society in the scope of the UFMG are imploded, from the (auto)biographical narrative reports of three black teachers of public higher education. The experience of these teachers was taken as analyzers of the innumerable contradictions that appear in a public university of modern/colonial history. This has been able to move epistemic and political ruptures in the reinvention of a new world that is already possible despite the traps of coloniality. In this direction, the strategies to combat the colonization of the being, of knowledge and of society are a constant process of mobilization and alteration of these experiences. Only and solely, it is through this open wound that these intellectuals invent other paths in the production of knowledge, science and society itself in its fairest version towards feminist, anti-racist and decolonial experience-science.
  • RECONHECIMENTO FACIAL: TECNOLOGIA, RACISMO E CONSTRUÇÃO DE MUNDOS POSSÍVEIS Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Santos, Lucas Gabriel de Matos; Costa, Arthur Barbosa da; David, Jessica da Silva; Pedro, Rosa Maria Leite Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Racismo e tecnologia são importantes mediadores societários, hierarquizando grupos e reproduzindo privilégios e exclusões. Podem, contudo, inviabilizar denúncias de desigualdades, seja pelo “mito da democracia racial” ou pela ideia de neutralidade da tecnologia. Discutiremos a eficácia da articulação entre racismo e tecnologia por conta de uma dupla opacidade: negação do racismo e a negação política da tecnologia. Trazemos o reconhecimento facial como aparato sociotécnico que, articulado aos corpos negros e a realidades brasileiras, ora produz invisibilidades, ora reacentua visibilidades. A pesquisa teórica reúne conceitos do pensamento social brasileiro, versando sobre relações raciais e criminologia marginal, bem como autores do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que nos auxiliam a explicitar a não neutralidade da tecnologia e a politização da gestão algorítmica. Concluímos pela necessária ampliação das vozes dissonantes que denunciam o racismo na produção de técnicas pretensamente neutras, numa proposição cosmopolítica, de modo a poder “decidir com” as pessoas que são reconhecidas ou invisibilizadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El racismo y la tecnología son importantes mediadores sociales, jerarquizan grupos, reproducen privilegios y exclusiones. Sin embargo, pueden hacer inviable denunciar las desigualdades, ya sea por el "mito de la democracia racial" o por la “neutralidad de la tecnología”. Discutiremos la efectividad de la articulación entre racismo y tecnología debido a una doble opacidad: la negación del racismo y la negación política de la tecnología. Presentamos el reconocimiento facial como un aparato sociotécnico que, articulado con los cuerpos negros y las realidades brasileñas, a veces produce invisibilidades y as veces vuelve a enfatizar las visibilidades. La investigación teórica reúne conceptos del pensamiento social brasileño que abordan las relaciones raciales y la criminología marginal, así como autores del campo de la ciencia, tecnología y sociedad (CTS), que nos ayudan a explicar la no neutralidad de la tecnología y la politización de la gestión algorítmica. Concluimos por la necesaria amplificación de voces disonantes que denuncian el racismo en la producción de técnicas supuestamente neutrales, una propuesta cosmopolítica, para poder “decidir con” las personas reconocidas o invisibilizadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Racism and technology are important societal mediators, hierarchizing groups and reproducing privileges and exclusions. They can, however, make reports of inequalities unfeasible, due to the "myth of racial democracy" or the idea of technology neutrality. We discuss the effectiveness of the articulation between racism and technology due to a double opacity: denial of racism and political denial of technology. We bring facial recognition as a sociotechnical apparatus that, articulated with black bodies and Brazilian realities, sometimes produces invisibilities, sometimes re-emphasizes visibilities. The theoretical research brings together concepts from Brazilian social thought, dealing with racial relations and marginal criminology, as well as authors from the field of Science, Technology and Society (STS), who help us to explain the non-neutrality of technology and the politicization of algorithmic management. We conclude by the necessary amplification of dissonant voices that denounce racism in the production of supposedly neutral techniques, in a cosmopolitical proposition, in order to be able to “decide with” the people who are recognized or made invisible.
  • POR UMA CRIMINOLOGIA ANTIRRACISTA: CHACINAS POLICIAIS COMO PERSISTÊNCIA E REINVENÇÕES DO CONTROLE RACIAL BRASILEIRO Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Silva, Johnny Clayton Fonseca da; Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo tem como objetivo explorar as persistências e reinvenções de um saber-poder que, através do racismo criminológico, vem operando pela estatização da morte da juventude negra e favelada. Neste sentido, o artigo analisa como o “medo branco” tem sido um histórico operador político que busca legitimar o controle racial no Brasil desde a abolição formal da escravatura, através de políticas criminais e urbanas. Com o objetivo de destacar a persistência do racismo criminológico, busca-se intercalar discussões sobre a necropolítica nas atuais racionalidades da segurança pública e o colonialismo presente nas chacinas policiais em territórios favelados e periféricos. Discute-se, assim, a necessidade de uma criminologia antirracista com a convocação da Psicologia Social a assumir seu irrecusável compromisso ético-político do antirracismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tiene como objetivo explorar la persistencia y las reinvenciones de un poder-conocimiento que, a través del racismo criminológico, ha operado mediante la nacionalización de la muerte de la juventud negra y chabolista. En este sentido, el artículo analiza cómo el ”miedo blanco” ha sido un operador político histórico que busca legitimar el control racial en Brasil desde la abolición formal de la esclavitud, a través de políticas criminales y urbanas. Con el propósito de resaltar la persistencia del racismo criminológico, se busca intercalar discusiones sobre la necropolítica en las racionalidades actuales de la seguridad pública y el colonialismo presente en las masacres policiales en territorios chabolistas y periféricos. Así, se discute la necesidad de una criminología antirracista con el llamado a que la Psicología Social asuma su irrefutable compromiso ético-político con el antirracismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aims to explore the persistence and reinventions of a knowledge-power that, through criminological racism, has been operating towards the nationalization of the death of black and slum youth. In this sense, the article analyzes how ”white fear” has been a historical political operator that seeks to legitimize racial control in Brazil since the formal abolition of slavery, through criminal and urban policies. With the purpose of highlighting the persistence of criminological racism, we seek to insert discussions about necropolitics in current rationalities of public security and the colonialism present in police massacres in slum and peripheral territories. Therefore, the need for an anti-racist criminology is discussed with the call for Social Psychology to assume its irrefutable ethical-political commitment to anti-racism.
  • PROBLEMATIZAÇÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS À BRANQUITUDE COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA PSICOLOGIA SOCIAL Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Ramos, Carolina Nunes; Paulon, Simone Mainieri

    Resumo em Português:

    Resumo Desafiadas a pensar como a branquitude se coloca como categoria de análise para a psicologia social, duas pesquisadoras brancas tomam como pergunta disparadora de pesquisa: De que forma a branquitude se constitui como modo de subjetivação? A fim deslocar quaisquer supostas neutralidade e universalidade, ainda presentes no campo da psicologia social, o objetivo do estudo foi o de produzir efeitos de visibilidade nos processos de subjetivação racistas contemporâneos. O percurso cartográfico foi movimentado pelo recurso à produção de narrativas poéticas, a partir de vivências desde um lugar racializado das pesquisadoras. Esta estratégia metodológica buscou problematizar a branquitude engendrada às tecnologias de subjetivação. Ao final, o estudo destaca a universalidade, a invisibilidade e os pactos narcísicos entre as dimensões do racismo, que sinalizam a urgência de refletirmos acerca destas posições para a invenção de práticas antirracistas a comporem o porvir da psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desafiado a pensar sobre cómo la blanquitud es una categoría de análisis para la psicología social, un par de investigadoras blancas formulan la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo se constituye la blanquitud como modo de subjetivación? Para desplazar cualquier supuesta neutralidad y universalidad, aún presente en el campo de la psicología social, el objetivo del estudio fue producir efectos de visibilidad en los procesos de subjetivación racistas contemporáneos. El recorrido cartográfico fue impulsado por el uso de la producción de narrativas poéticas, basadas en las experiencias de los investigadores desde un lugar racializado. Esta estrategia metodológica buscó problematizar la blanquitud engendrada por las tecnologías de subjetivación. Al final, el estudio destaca la universalidad, la invisibilidad y los pactos narcisistas entre las dimensiones del racismo, que señalan la urgencia de reflexionar sobre estas posiciones para la invención de prácticas antirracistas que formen el futuro de la psicología.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Challenged to think about how whiteness is a category of analysis for social psychology, two white researchers take the following research question as the trigger: How whiteness is constituted as a mode of subjectivation? In order to displace any supposed neutrality and universality, still present in the field of social psychology, the aim of the study was to produce visibility effects in contemporary racist subjectivation processes. The cartographic journey was driven by the use of the production of poetic narratives, based on the researchers' experiences from a racialized place. This methodological strategy sought to problematize the whiteness engendered by subjectivation technologies. In the end, the study highlights the universality, invisibility, and narcissistic pacts between the dimensions of racism, which signal the urgency of reflecting on these positions for the invention of anti-racist practices to form the future of psychology.
  • RACISMO E SAÚDE MENTAL: UMA CARTOGRAFIA DO TRABALHO COM FAMÍLIAS Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Lima, Tulíola Almeida de Souza; Romagnoli, Roberta Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é um desdobramento da tese de doutorado que trata das relações e processos de subjetivação entre equipes técnicas e famílias na rede de saúde mental. Neste contexto, o trabalho aborda forças conservadoras e possibilidades de resistência ao poder. O racismo está presente no cotidiano de pessoas que convivem com situações de sofrimento mental, mas poucas vezes esse marcador social é abordado nos serviços, caracterizando o silenciamento de experiências vividas. A metodologia utilizada foi a cartografia, incluindo pesquisa de campo, permitindo rastreamento de processos e considerando o posicionamento político de quem pesquisa, com orientação para práticas comprometidas com transformações sociais. A análise dos dados produzidos associa perspectiva interseccional sobre as demandas em saúde mental à esquizoanálise, buscando a construções de saída dos impasses entre familiares e equipes. Concluímos que sustentando indagações sobre modos de nos relacionar e revisitar nossa história, podemos construir práticas coletivas antirracistas na saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es fruto de una tesis doctoral que aborda las relaciones y los procesos de subjetivación entre los equipos técnicos y las familias en la red de salud mental. Aborda las fuerzas conservadoras y las posibilidades de resistencia al poder. El racismo está presente en el cotidiano de las personas que viven con sufrimiento mental, pero ese marcador social raramente es abordado en los servicios, caracterizando el silenciamiento de las experiencias vividas. La metodología utilizada fue la cartografía, incluyendo la investigación de campo, permitiendo rastrear procesos y teniendo en cuenta el posicionamiento político hacia prácticas comprometidas con la transformación social. El análisis de los datos asocia perspectiva interseccional de las demandas de salud mental con el esquizoanálisis, con búsquedas de salidas a los impasses entre familiares y equipos. Concluimos que apoyando preguntas sobre los modos de relacionarnos y revisitando nuestra historia, podemos construir prácticas colectivas antirracistas en salud mental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is an offshoot of a doctoral thesis that deals with the relationships and processes of subjectivation between technical teams and families in the mental health network. In this context, it deals with conservative forces and possibilities of resistance to power. Racism is present in the daily lives of people who live with situations of mental suffering, but this social marker is rarely addressed in the services, characterizing the silencing of lived experiences. Cartography was the methodology used, including field research, which allows processes to be traced and takes into account the political positioning of the researcher towards practices committed to social transformation. The analysis of the data produced associates an intersectional perspective on mental health demands with schizoanalysis, seeking ways out of the impasse between family members and teams. We conclude that by supporting questions about ways of relating and revisiting our history, we can build anti-racist collective practices in mental health.
  • QUANTAS SOLIDÕES HABITAM A CORPA DE UMA TRAVESTI NEGRA E GORDA? Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Nascimento, Letícia Carolina Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é resultado de uma cartografia de si a partir de minhas experivivências como travesti negra e gorda no processo de compreender as diversas formas de solidão que atravessam minha subjetividade, desde a solidão estética, pensada por meio da ausência de representatividade, à solidão afetiva, decorrente do esvaziamento das possibilidades relacionais, mediante uma perspectiva romântica e além. Neste sentido, objetivo analisar os efeitos da colonialidade na produção de solidões e violências em minhas experivivências, enquanto apresento o Afrotranscentramento como uma possibilidade de cura às feridas coloniais. Metodologicamente, a cartografia possibilita mergulhar de forma encarnada em minhas experivivências, desenhando um mapa das afecções que povoam em mim na relação com as solidões. As experivivências afrotranscentradas provocam a clínica psi a romper com o pacto narcísico da branquitude cisheteronormativa. Nesta medida, o afrotranscentramento é um ébo de cura à carga colonial da solidão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es resultado de una cartografía de mí misma a partir de mis experiencias como travesti negra y gorda en el proceso de comprensión de las diversas formas de soledad que atraviesan mi subjetividad, desde la soledad estética, pensada a través de la ausencia de representación, hasta la soledad afectiva, resultante del vaciado de posibilidades relacionales, por medio de una perspectiva romántica y más allá. En este sentido, pretendo analizar los efectos de la colonialidad en la producción de soledad y violencia en mis experiencias, al tiempo que presento la afrotranscentración como una posibilidad de sanar las heridas coloniales. Metodológicamente, la cartografía permite profundizar de manera corporeizada en mis vivencias, trazando un mapa de los afectos que me habitan en mi relación con la soledad. Las experiencias afrotrascéntricas provocan que la clínica psi rompa con el pacto narcisista de la blanquitud cisheteronormativa. En este sentido, la afrotrascentración es una cura para la carga colonial de la soledad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the result of a cartography of myself based on my experiences as a black and fat transvestite in the process of understanding the various forms of loneliness that cross my subjectivity, from aesthetic loneliness, thought through the absence of representation, to affective loneliness, resulting from the emptying of relational possibilities, through a romantic perspective and beyond. In this sense, I intend to analyze the effects of coloniality in the production of loneliness and violence in my experiences, while I present Afrotranscentration as a possibility of healing colonial wounds. Methodologically, cartography makes it possible to delve in an embodied way into my experiences, drawing a map of the affections that inhabit me in relation to loneliness. Afro-transcendent experiences provoke the psi clinic to break with the narcissistic pact of cisheteronormative whiteness. To this extent, Afrotranscentration is a cure for the colonial burden of loneliness.
  • DESCORTINANDO E AMPLIANDO HORIZONTES: AÇÕES AFIRMATIVAS E ANTIRRACISMO COMO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL Dossiê Psicologia Social E Antirracismo: Compromisso Social E Político Por Um Outro Brasil

    Ribeiro, Matilde

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, busca-se descortinar o processo de implementação das Ações Afirmativas e de Antirracismo como estratégias de inclusão educacional. A tratativa da intersecção raça-gênero-classe social é propícia para os descortinamentos do racismo, do machismo, da LGBTfobia e das desigualdades, e também para indicar formas de superá-los. Nesse exercício, ao observar as pessoas, os coletivos, as instituições e a sociedade em movimento, é importante reconhecer os diálogos e as negociações entre o ativismo negro e as instituições estatais. Porém, a vivência não ocorre apenas a partir de entendimentos, pois é também um campo de conflito e tensionamento. O artigo divide-se em cinco tópicos: Desigualdade, racismo e o grito por justiça; Lutas cotidianas, um caminho para as conquistas históricas; Ações afirmativas e Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Com oportunidades, mesmo frente a dificuldades, as mudanças acontecem; Descortinar o vivido, como um exercício para modificar a vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Dar a conocer el proceso de implementación de Acciones Afirmativas, Antirracismo, e estrategias de inclusión en la educacion es el propósito de este artículo. Abordar la intersección raza-género-clase social conduce a descubrir el racismo, el machismo, la LGBTfobia y las desigualdades, así como formas de superarlas. En este ejercicio es importante observar en movimiento: las personas, los colectivos, las instituciones y la sociedad en su conjunto. Por tanto, es de relieve reconocer los diálogos y negociaciones entre el activismo negro y las instituciones estatales. Sin embargo, la experiencia no se produce sólo a partir de entendimientos, también es un campo de conflicto y tensión. El artículo contiene cinco partes: desigualdad, racismo y el grito de justicia; luchas cotidianas, caminos hacia las conquistas históricas; acciones y políticas afirmativas para promover la igualdad racial; dificultades, logros y desafíos para acceder a cuotas raciales y; develar lo vivido como un ejercicio para cambiar de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to uncover the process of implementation of Affirmative Actions and Anti-racism as educational inclusion strategies. The race-gender-social class intersection leads to uncovering racism, sexism, LGBTphobia and inequalities, as well as ways to overcome them. In this exercise it is important to recognize the dialogues and negotiations between Black activism and State institutions when observing people, groups, institutions and society as a whole in movement. However, the experience is not produced only from understandings, it is also a field of conflict and tension. The article contains five parts: Inequality, racism and the cry for justice; Daily struggles, a path towards historical conquests; Affirmative actions and Racial Equality Promotion Policies; Even with difficulties, with opportunities, changes happen; Uncovering the lived experience, as an exercise to change life.
  • ERRATA Errata

Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com