Acessibilidade / Reportar erro
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 18, Número: 4, Publicado: 2023
  • Cultura, estudos literários e grande tempo Editorial

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz; Dugnani, Bruna Lopes; Stella, Paulo Rogério; Rosa, Carlos Gontijo
  • A ficção científica: o enunciador hiperperceptivo e a viagem do ponto de vista na referenciação Artigos

    Barbosa, Stener Carvalho Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO A ficção científica é um gênero literário que se espalhou mundo afora devido, entre outros motivos, à sua popularidade; as narrativas contêm personagens exóticos e intrigas fantásticas. É considerada, contudo, pelo círculo de eruditos e críticos, uma literatura “menor”, mas, para os linguistas do discurso, seus atributos “estéticos” ficam em segundo plano. A teoria dos pontos de vista (PDV), por exemplo, pode contribuir para uma melhor avaliação do gênero. O presente artigo tem como ambição estudar enunciativamente esse gênero literário. Em primeiro lugar, falaremos sobre estudos da narratologia, para marcar o lugar da ficção científica (ou fc) no universo das narrativas. Em segundo lugar, falaremos sobre as noções e notações da teoria PDV dentro do estudo narratológico para acionar uma análise dialógica do discurso literário. Em terceiro lugar, analisaremos um fragmento da narrativa Duna, de Frank Herbert, em sua versão para português brasileiro (2017). Ao final, propomos que os “superpoderes” dos personagens nesse gênero podem ser explicados linguisticamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Science fiction is a literary genre that has spread around the world due, among other reasons, to its popularity; narratives contain exotic characters and fantastic intrigue. It is considered by the circle of scholars and critics, however, a “minor” literature; for discourse linguists, its aesthetic attributes remain in the background. The theory of points of view (POV), for example, can contribute to a better assessment of the genre. This article aims to study this literary genre via enunciation. First, we talk about studies in narratology to delimit the place of science fiction (or sf) in the universe of narratives. Secondly, we talk about concepts and notations from POV theory within narratological studies to trigger a dialogical analysis of literary discourse. Thirdly, we analyze a fragment from Dune, by Frank Herbert, in its version into Brazilian Portuguese (2017). Finally, we propose that “superpowers” held by characters in this genre can be explained linguistically.
  • Organizações produtivas: a interação homem-máquina em Black Mirror Artigos

    Assumpção, Georgia de Souza; Santos, Carolina Maia dos; Andrade, Raquel Figueira Lopes Cançado; Henriques, Mayara Vieira; Castro, Alexandre de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise do discurso, principalmente a partir das contribuições de Mikhail Bakhtin. O método consistiu em três etapas que contaram com a colaboração de estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção, integrando ensino e pesquisa e desenvolvendo o senso crítico dos pesquisadores-iniciantes. Os resultados indicam que, nas organizações apresentadas na série Black Mirror, há uma transição do conceito de fatores humanos para fatores ciborgues, bem como o uso da interação homem-máquina para promover o controle social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The series Black Mirror, broadcast between 2011 and 2023 on Netflix, has become a media phenomenon and its episodes have shown ways of human-computer interaction. The series’ name refers to the fact that when a screen is turned off, it becomes a black mirror that reflects the user’s image. This paper1 aims to analyze the side effects of human-computer interaction in Black Mirror’s production organizations. This research used discourse analysis, mainly from Mikhail Bakhtin’s contributions. The method consisted of three stages that relied on the collaboration of Industrial Engineering students. The research included undergraduate and postgraduate students working collectively, since this procedure integrates teaching and research and helps beginners develop a critical sense. The results indicate that in Black Mirror organizations there is a transition from the concept of human factors to cyborg factors, as well as the use of human-computer interaction to promote social control.
  • Realismo grotesco e corpo grotesco em Bakhtin Artigos

    Leite, Francisco Benedito

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesse artigo, discutiremos os conceitos bakhtinianos de realismo grotesco e corpo grotesco a partir de diferentes aspectos, a começar pelas abordagens sincrônicas feitas pelos linguistas e semióticos contemporâneos nossos, mas também pela abordagem que o próprio Bakhtin fez desses conceitos desde a pré-história deles, isto é, enquanto o pensador russo elaborava-os em sua tese de doutorado, no contexto da União Soviética na primeira metade do século XX. Depois disso, discutiremos o significado de ambos os conceitos no interior da obra A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais e, por fim, examinaremos algumas manifestações do grotesco em obras literárias e de artes plásticas do judaísmo antigo e do cristianismo antigo e medieval, as quais foram direta ou indiretamente citadas ou aludidas por Bakhtin.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we will discuss the Bakhtinian concepts of Grotesque realism and grotesque body from various perspectives. We will begin by exploring the synchronic approaches taken by contemporary linguists and semioticians. Additionally, we will delve into Bakhtin’s own treatment of these concepts, tracing their origins to his doctoral thesis during the early 20th century within the context of the Soviet Union. Subsequently, we will examine the significance of both concepts within the work Rabelais and His World, Finally, we will scrutinize some instances of the Grotesque in literary and visual arts from Ancient Judaism and early in Medieval Christianity, which were either directly or indirectly referenced by Bakhtin.
  • O cronotopo de Paris na poesia da primeira onda de emigrantes russos: um estudo de caso dos poemas de Irina Knorring Artigos

    Shchukina, Daria; Aouini, Dorra

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe o uso do conceito de cronotopo para analisar a obra literária de emigrantes russos da primeira onda na França. O artigo se concentra na representação artística de mundo da comunidade de emigrantes russos em Paris, ao explorar os poemas de Irina Knorring, uma representante da jovem geração da primeira onda de emigrantes russos. Nesses poemas, a figura do emigrante russo assume uma posição central. Ao examiná-los, esta pesquisa identifica os motivos e as imagens recorrentes, dotados de sentidos espaciais e temporais, e discute aspectos específicos do cronotopo de Paris. Em seus poemas, Knorring explora não só o mundo interior e as particularidades dos indivíduos, mas também reflete sobre os acontecimentos da vida e sobre o destino comum dos refugiados russos no exílio. Nas obras da poeta, o cronotopo serve como um elemento indispensável, estabelecendo uma unidade espacial e temporal coesa, que permite aos leitores perceberem a imagem dos emigrantes russos na Europa (Paris) pelos olhos do andarilho russo. A análise cronotópica presente no artigo oferece uma representação espacial e temporal abrangente da trajetória de vida de emigrantes russos em Paris, abarcando tanto as experiências individuais, quanto o contexto mais amplo da emigração russa como um todo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article proposes to use the concept of chronotope in analyzing the literary works of first-wave Russian emigrants in France. It focuses on the artistic representation of the world within the Russian émigrés community in Paris by exploring the poems of Irina Knorring, a representative of the younger generation of first-wave Russian emigrants. In these poems, the figure of the Russian emigrant assumes a central position. By examining them, this research identifies recurring motifs and images with spatial and temporal meanings and discusses the specific features of the chronotope of Paris. In her poems, Knorring not only delves into the inner world and uniqueness of individuals but also reflects upon the collective experiences and shared destiny of Russians in exile. The chronotope in the poet’s works serves as an indispensable element, establishing a cohesive spatial and temporal unity that enables readers to perceive the image of Russian emigrants in Europe (specifically Paris) through the perspective of a Russian vagabond. The chronotopic analysis presented in this article offers a comprehensive spatial and temporal representation of the life trajectory of Russian émigrés in Paris, encompassing both their individual experiences and the broader context of Russian emigration as a whole.
  • O processo de criação de João Anzanello Carrascoza: diálogos com Bakhtin Artigos

    Salles, Cecília

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem o propósito de refletir sobre o processo de escritura de João Anzanello Carrascoza, a partir do conceito de criação como rede, ampliado pelo pensamento bakhtiniano sobre a multiplicidade de vozes. São estudados os arquivos do escritor, sob a perspectiva das práticas comunicativas, com ênfase no dialogismo dos sujeitos em comunidade, travando diálogos de naturezas diversas. São apresentadas algumas questões que movem seu projeto literário, as materialidades da construção de suas obras e a diluição de fronteiras entre processo e obra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to reflect on João Anzanello Carrascoza’s writing process, based on the concept of creation as network and expanded with Bakthin’s discussions on polyphony. The writer’s files are studied from the perspective of communicative practices, with emphasis on the dialogism of subjects in community, who engage in dialogues of different natures. We present questions that move the author’s literary project, the materialities of the construction of his work and the dilution of boundaries between process and work.
  • A articulação de contextos curriculares e o uso de tecnologias digitais na construção de uma plataforma de Ciência Aberta Artigos

    Cardoso, Elizabeth; Navas, Diana; Lucas, Fábio Roberto; Silva, Maurício Pedro da

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo1 relata uma experiência inacabada de pesquisa aplicada à docência, envolvendo articulação de diferentes disciplinas e contextos curriculares dentro de um programa de pós-graduação em literatura e crítica literária. Por meio do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e tecnologias digitais de informação e comunicação, buscamos pôr alguns dilemas constitutivos dos estudos literários em diálogo com noções e práticas da ciência aberta. Ao longo desse processo, formulamos as bases para construir uma plataforma digital que reunisse a produção das atividades de pesquisa desenvolvidas no contexto das disciplinas e a tornasse acessível para públicos e territórios socioculturais com os quais elas conversam. Promovendo o impacto social das pesquisas do programa, essa iniciativa suscita, enfim, um questionamento acerca dos modos de articulação entre contextos acadêmicos e sociais heterogêneos, tanto no interior da sala de aula conectada a outros ambientes quanto nas produções científicas abertas, acessíveis para diferentes públicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article1 reports an ongoing experience involving the application of research to teaching that articulates various disciplines and curricular contexts within a Post-graduate Program in Literature and Literary Criticism. Through the use of active teaching-learning methodologies and digital information and communication technologies, we seek to put some core dilemmas of literary studies into dialogue with notions and practices of open science. Throughout this process, we laid the groundwork for a digital platform that would bring together the results of research developed in the context of these various disciplines and make them readily available to their respective audiences and sociocultural territories. By raising awareness concerning the social impact of the program’s research, this report should prompt reflection on how to foster articulation between heterogeneous academic and social contexts, both within the classroom connected to other environments and in open scientific productions, accessible to different audiences.
  • Poesia e acervos orais na urdidura dos poemas de Batata cozida, mingau de cará, de Eloí Bocheco Artigos

    Grazioli, Fabiano Tadeu

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste estudo, a poesia oral é observada enquanto manifestação estética e a atenção se volta aos poemas que rememoram a infância cuja inspiração é o acervo oral. Apresentam-se coordenadas que favorecem a observação das propriedades poéticas e criativas do referido gênero poético, a partir das quais são analisados poemas da obra Batata cozida, mingau de cará (2006), de Eloí Bocheco. Desse modo, pode-se afirmar que a poética para a infância compreendida pela proposta da escritora permite ao pequeno leitor transitar, na mesma criação, pelo conhecido, isto é, pelos elementos da poesia oral quase sempre recuperados da tradição popular; e pelo que ele conhece na mesma oportunidade: o poema de autoria declarada, que pressupõe um trabalho urdido basicamente na escrita. Além disso, tais poemas podem ser compreendidos como variação dos poemas da tradição oral, que se renovam no limiar entre a oralidade e a escrita, num jogo lúdico com os dois códigos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study observes oral poetry as an aesthetic manifestation and attention, especially to poems that recall childhood in which the inspiration is the oral collection. Coordinates favor following the poetic and creative properties of the aforementioned poetic genre, from which verses from the book Batata cozida, mingau de cará [Cooked Potato, Yam Porridge], written by Eloí Bocheco (2006), are analyzed. Thus, it can be said that the poetics for childhood understood by the writer’s proposal allows the little reader to transit, in the same creation, through the known, that is, throughout the elements of oral poetry almost always recovered from the popular tradition; and for what he knows at the same opportunity: the poem of declared authorship, which presupposes a work woven basically in writing. In addition, such verses can be understood as a variation of the oral tradition, renewed on the threshold between orality and writing, in a playful game with both codes.
  • O termo competência nos documentos oficiais que normatizam a atuação de Tilsp: da hierarquização à especialização Artigos

    Oliveira, Carlos Alberto Matias de; Stella, Paulo Rogério

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho propõe reflexões acerca de possíveis sentidos construídos na circulação de discursos que se referem ao sentido do termo ‘competência’, presente em documentos oficiais que normatizam a atuação dos Tilsp (Tradutores e Intérpretes de Libras e Português). Partimos do pressuposto de que os sentidos de uma palavra não são completamente estáticos, mas deslocam-se dependendo da situação concreta e dos interlocutores que a utilizam. Como metodologia, foram analisados excertos de documentos oficiais que normatizam a atuação dos Tilsp. Por meio do levantamento de possíveis interlocutores trazidos para os documentos, pudemos verificar que o sentido de ‘competência’ vagarosamente desloca-se à medida que os documentos são produzidos em seus respectivos tempos. Primeiramente, o uso do termo aponta para uma hierarquização, posteriormente, esse sentido sofre outro deslocamento para a construção e delimitação do campo de trabalho profissional dos Tilsp. Por fim, ‘competência’ se desloca para o mercado de trabalho na relação entre fornecedor e cliente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work proposes reflections on possible meanings constructed in the circulation of discourses that refer to the meaning of the term ‘competence,’ present in official documents that regulate the performance of Tilsp (Tradutores e Intérpretes de Libras e Português [Translators and Interpreters of Libras and Portuguese]). We start from the assumption that the meanings of a word are not completely static, but shift depending on the concrete situation and the interlocutors who use it. As a methodology, excerpts from official documents that regulate Tilsp’s activities were analyzed. By surveying possible interlocutors brought into the documents, we were able to verify that the meaning of ‘competence’ slowly shifts as the documents are produced in their respective times. Firstly, the use of the term points to a hierarchy, later, this meaning undergoes another shift towards the construction and delimitation of Tilsp’s professional work field. Finally, ‘competence’ moves to the labor market in the relationship between supplier and customer.
  • Mito e discurso mitológico nos estudos literários Artigos

    Zharylgapov, Zhansaya; Syzdykova, Bibi; Kaiyrbekova, Aida; Babashov, Azat; Shakirova, Katira

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi desenvolver uma compreensão da retrospectiva histórica do conceito de mito e do processo de transformação semântica deste termo na retrospectiva histórica, bem como estudar as características da combinação de diferentes camadas mitológicas e neomitológicas na literatura moderna. O artigo investigou o mito e o discurso mitológico nos estudos literários, constituiu as definições básicas do mito em diferentes estágios históricos do desenvolvimento social, estudou os fundamentos do neomito e sua realização artística no plano literário. Com base na prosa cazaque moderna, foram considerados o enredo, a composição, o motivo e os esquemas imagéticos construídos com base no uso de discursos mitológicos e neomitológicos. A ênfase foi colocada em possíveis fontes mitológicas e a questão do que o mito pode oferecer à literatura foi discutida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this study was to develop an understanding of the historical retrospective of the concept of myth and the process of semantic transformation of this term in historical retrospect, as well as to study the features of the combination of different mythological and neo-mythological layers in modern literature. The article investigated myth and mythological discourse in literary studies, formed the basic definitions of myth at different historical stages of social development, studied the foundations of neo-myth and its artistic realization in the literary plane. On the basis of modern Kazakh prose, the plot, composition, motif, and imagery schemes built on the use of mythological and neo-mythological discourses were considered. Emphasis was placed on possible mythological sources and the question of what myth can give to literature was discussed.
  • ERRATA Errata

LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com