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Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2024
  • Presença da cosmovisão religiosa na construção discursiva de mundo Editorial

    Francelino, Pedro Farias; Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz; Lopes-Dugnani, Bruna; Stella, Paulo Rogério; Rosa, Carlos Gontijo
  • Notas dialógicas sobre as origens da ambivalência do conceito de inferno na cultura ocidental: a simultaneidade sagrado-prosaico Artigos

    Magalhães, Anderson Salvaterra; Mattos, Carlos Eduardo de Araújo de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, o objetivo é identificar as condições verboideológicas pelas quais valores judaico-cristãos em tensão na conceituação de inferno se instalam como memória coletiva ocidental mesmo fora do segmento religioso e, assim, emolduram uma cosmovisão. Teoricamente, a discussão se fundamenta preponderantemente numa leitura dialógica (Círculo BMV) da noção halbwachiana de memória coletiva e numa abordagem sociocognitivista de polissemia. Metodologicamente, vale-se da apocrificidade como recurso de levantamento de textos-fonte para rastreamento do percurso conceitual constitutivo da semiose de inferno em diálogo com textos canônicos. O artigo demonstra que inferno, ao comprimir o trânsito entre culturas e fazer permear valores cristãos em outros campos da criação ideológica, ativa um domínio moral-causal que, a um só tempo, faz deferência a esses valores e nega-lhes os princípios religiosos tornando o sagrado e sublime também prosaico. A ambivalência sagrado/prosaico que se dá não alternativamente, mas simultaneamente, como próprio da tensão dialógica, configura estrutura coletiva de memória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to identify the verbal-ideological conditions in which Judeo-Christin values in tension in the conceptualization of hell are installed as Western collective memory even out of the religious segment and, this way, frame a cosmovision. Theoretically, the discussion is preponderantly based on a dialogic reading (BMV Circle) of the Halbwachian notion of collective memory and on a socio-cognitivist approach to polysemy. Methodologically, apocrificity is used as a resource to trace de conceptual path constituting the semiosis of hell in dialog with canonical texts. The paper demonstrates that hell, by compressing the transit between cultures and by permeating Christian values in other fields of ideological creation, activates a moral-causal domain that, at the same time, defers to these values and denies their religious principles, making the sacred and sublime also prosaic. The sacred/prosaic ambivalence that occurs not alternatively, but simultaneously, as typical of the dialogic tension, frames a collective structure of memory.
  • O evangelho de Mateus e a história da leitura em edições bíblicas brasileiras Artigos

    Leonel, João

    Resumo em Português:

    RESUMO O evangelho de Mateus é um dos mais queridos e estudados evangelhos do cristianismo, possuindo uma rica história de recepção. Este artigo estuda sua leitura no Brasil a partir de intertítulos selecionados em duas versões bíblicas. A pesquisa procura identificar como o evangelho tem sido recebido por editores e leitores brasileiros e como intertítulos editoriais podem fornecer indícios de tal recepção. Para tanto, são utilizados como referenciais teóricos a história da leitura e a história do livro segundo as obras de Roger Chartier (2001, 2002, 2022), Robert Darnton (2010), Lucien Febvre e Henri-Jean Martin (2017), Gerard Genette (2009) e D. F. Mckenzie (2018).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The gospel of Matthew is one of the most beloved and studied gospels in Christianity, having a rich history of reception. The purpose of this paper is to article study its reading in Brazil from selected intertitles in two biblical versions. The research aims to identify how the gospel has been received by Brazilian editors and readers and how editorial intertitles can provide evidence of such reception. In order to achieve such objective, the history of reading and the history of the book are used as references, based on theories by Roger Chartier (2001, 2002, 2022), Robert Darnton (2010), Lucien Febvre and Henri-Jean Martin (2017), Gerard Genette (1997) and D.F. McKenzie (2018).
  • Presença de São Tomás de Aquino na construção da narrativa medieval sobre o dinheiro Artigos

    Prado, Thiago Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Limitando-se à ordenação moral do comércio defendida por Aquino, afirma-se que, como efeito inverso de estancar a interpretação, a Suma teológica tanto motivou a alimentação do imaginário cristão em narrativas como A divina comédia, de Dante Alighieri, de modo a ampliar a reflexão sobre as categorias dos pecadores pelo dinheiro, como também forneceu subsídios para a construção de antimodelos em parte das narrativas emolduradas da obra Contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, recheada de tipos avarentos, simoníacos e fraudadores. Este artigo objetiva apresentar as instruções de Aquino a respeito dos usos do dinheiro, cotejando, em alguns momentos, com textos literários. Para isso, passagens bíblicas, comentadores da Bíblia de tradição católica e textos de economistas são trazidos à medida que o texto da Suma teológica é analisado. Teóricos do pensamento cristão, como Agostinho e Boécio, e do pensamento econômico, como Molina e Robbins, são utilizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As a reverse effect of constraining interpretation and limiting itself to the moral ordering of commerce defended by Aquinas, the Summa Theologica both motivated the enrichment of the Christian imaginary in narratives like Dante Alighieri’s Divine Comedy and Geoffrey Chaucer’s work, The Canterbury Tales. In the case of the Divine Comedy, it expanded the reflection on the categories of sinners related to money, and as regards The Canterbury Tales, it provided support for the construction of anti-models in some of the framed narrative types of misers, simoniacs, and fraudsters. This article aims to present Aquinas’ instructions regarding the uses of money, juxtaposing, at times, with literary texts. For this purpose, biblical passages, commentators of the Catholic tradition Bible, and texts from economists are brought in as the Summa Theologica is analyzed. Theoretical thinkers of Christian thought, such as Augustine and Boethius, and economic thought, such as Molina and Robbins, have been used.
  • Mito e religião na tríplice fronteira Roraima, Guiana e Venezuela: o Areruya e o entre-lugar Artigos

    Albano, Adriana Helena de Oliveira; Silva Neto, João Paulino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo sobre a religião Areruya dos Ingarikó da aldeia Manalai, localizada no estado de Roraima, compara o discurso de dois mitos sobre a origem do atual Areruya. Um dos mitos foi transcrito por Audrey Butt Colson (1960) na década de 1950 e o outro pela antropóloga Maria Virgínia do Amaral (2019) entre 2014 e 2017. O objetivo da comparação entre os dois discursos foi apresentar as articulações de cada um para uma nova configuração cosmológica e social, a partir da chegada do colonizador. Para tanto, fizemos uso da ideia de entre-lugar oriunda dos estudos de Homi Bhabha (2001) - em O local da cultura -, porque ela permite utilizar o método de análise de textos como discurso sem fixar algum sentido intrínseco a eles, criando um espaço deslizante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article, about the Areruya religion of the Ingarikó people in the village of Manalai, located in the state of Roraima, Brazil, compares the discourse of two myths about the origin of the current Areruya. One of the myths was transcribed by Audrey Butt Colson (1960) in the 1950s, and the other by the anthropologist Maria Virgínia do Amaral (2019) between 2014 and 2017. The objective of comparing the two discourses was to present the articulations of each one for a new cosmological and social configuration, following the arrival of the colonizer. To achieve this, we used the idea of the “in-between” from the studies of Homi Bhabha (1994) in The Location of Culture because it allows for the use of text analysis as discourse without fixing any intrinsic meaning to them, creating a sliding space.
  • Figurações da ressurreição em O pai da menina morta, de Tiago Ferro Artigos

    Concato, Camila; Jeronimo, Thiago Cavalcante

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma leitura do romance O pai da menina morta, de Tiago Ferro, vinculada à temática da ressurreição cristã materializada no Evangelho segundo João. Os episódios bíblicos acerca da ressurreição de Lázaro e de Jesus Cristo são postos em diálogo com a narrativa do autor brasileiro, bem como os símbolos dessa temática condizentes ao pelicano e à própria celebração da Páscoa cristã, figuras pertencentes à ossatura da obra em exame. As análises postas em discussão promovem o entendimento de que Tiago Ferro, ao indicar o discurso religioso, refrata-o à constituição de sua voz narrativa, realocando-o ao nível secular, profano, próprio da condição humana. A fundamentação teórica que sustenta a leitura deste trabalho destaca-se nas contribuições de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, de Frederico Lourenço, de Northrop Frye, dentre outros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article proposes a reading of the novel O pai da menina morta [Dead Girl’s Father], by Tiago Ferro, linked to the theme of Christian resurrection materialized in the Gospel according to John. The biblical episodes about the resurrection of Lazarus and Jesus Christ are placed in dialogue with the narrative of the Brazilian author, as well as the symbolisms regarding the pelican and the celebration of Christian Easter, figures belonging to the structure of the work under examination. The analyses put in discussion promote the understanding that Tiago Ferro, when indicating the religious discourse, refracts it to the constitution of his narrative voice, relocating it to the secular, profane level, typical of the human condition. The theoretical foundation working as a support for the reading of this work stands out in the contributions of the Circle of Mikhail Bakhtin, Frederico Lourenço, Northrop Frye, among others.
  • “Metamorfoses decoloniais”: o inconsciente animista e transmutações como cosmovisão nas Literaturas Africanas Artigos

    Paradiso, Silvio Ruiz

    Resumo em Português:

    RESUMO “Metamorfose” é um termo inerente à realidade colonial, em que os paradigmas e concepções ontológicas e identitárias descortinam uma questão recorrente na literatura africana: Quem sou eu? A partir disso, este artigo objetiva analisar o fenômeno da metamorfose/transmutação como uma das características do texto real-animista, consequência estética advinda da concepção animista de ver o mundo. Para tanto, discutiremos como a presença do imaginário da religiosidade tradicional africana se traduz em recorrentes episódios insólitos - como a transmutação -, através da obra de escritores africanos, como o nigeriano Amós Tutuola, o angolano Décio Bettencourt e o moçambicano Mia Couto. Por fim, veremos que a presença deste fenômeno traduz não só um imaginário mítico, mas os devires homem e nação em sociedades fragmentadas identitariamente pelo colonialismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Metamorphosis is a term inherent to colonial reality in which ontological and identity paradigms and conceptions reveal a recurring question in African literature: Who am I? Based on this, this article aims to analyze the phenomenon of metamorphosis/transmutation as a characteristic of real-animist texts, which is an aesthetic consequence arising from the animistic conception of perceiving the world. We will discuss how the presence of the imaginary of traditional African religiosity translates into recurrent unusual episodes, such as transmutations, through the works of African writers such as Nigerian Amos Tutuola, Angolan Décio Bettencourt, and Mozambican Mia Couto. Finally, we will observe that the presence of this phenomenon translates not only into a mythical imaginary but also into becoming-individual and becoming-nation in societies fragmented identity-wise by colonialism.
  • Sobre incompatibilidade e estranhamento: o enunciado da cristofobia e suas escalas de sentido em charges online Artigos

    Falcão, Carolina Cavalcanti

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo proponho uma análise dialógica de cinco charges online tematizadas pelo termo cristofobia, que reverberam o discurso na ONU do ex-presidente do Brasil (2019-2022) em setembro de 2020. Nele o mandatário conclamava a comunidade internacional a combater a cristofobia. Nas charges, o sentido de perseguição a cristãos é tensionado, apresentando um quadro de antagonismo interdiscursivo entre posicionamentos cristãos e dos fanáticos seguidores do ex-presidente. Partindo da premissa de que a charge é um gênero discursivo privilegiado para compreender as ressonâncias dialógicas entre interlocutores e discursos, a cristofobia é trabalhada como enunciado que responde a escalas de sentido que se revelam na relação entre as enunciações observadas. Percebe-se nas charges um jogo discursivo de incompatibilidade e estranhamento que produz um Outro cristofóbico em oposição a um “nós minoritário” e perseguido, apresentado no discurso da ONU. Nesse arranjo enunciativo, ressalta-se uma percepção sobre intolerância religiosa como resultado da agenda política do alinhamento ideológico-religioso do ex-presidente do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I propose a dialogical analysis of five online cartoons which reverberate the discourse of the former president of Brazil (2019-2022) at the UN in September 2020, when he called the international community to combat Christphobia. Named after the same term, the cartoons present a framework of interdiscursive antagonism between Christian and the former President of Brazil’s fanatic followers’ positions. Assuming that cartoons are a privileged discursive genre for understanding the dialogical resonances between interlocutors and discourses, this work approaches Christphobia as a responsive utterance in terms of scales of meaning. From the analysis, one can see a discursive game of incompatibility and estrangement, that makes room to a Christophobic “Other” in opposition to a persecuted “minority us,” as once presented during the UN discourse. There is an emphasis on a perception of religious intolerance as a result of the political agenda of the former president of Brazil’s religious-ideological alignment.
  • Análise do gênero epístola bíblica à luz dos estudos linguísticos contemporâneos Artigos

    Silva, Abner Eslava da; Rodrigues, Willian Freitas; Kretzmann, Caroline; Nicola, Rosane de Mello Santo

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo busca verificar como a teoria de gêneros discursivos contemporâneos se comporta na análise de epístolas paulinas. Concebe-se o gênero carta em seu propósito comunicativo original, limitado a emissor e receptores, enquanto a epístola se refere à carta lida longe do contexto original, como literatura. O corpus da pesquisa, composto por I e II Coríntios, epístolas aceitas como de autoria de Paulo, é escolhido por estar voltado ao mesmo público, possibilitando a comparação de aspectos de contexto de produção nos escritos do apóstolo ao longo do tempo. São resultados de pesquisa: as cartas, ao se tornarem epístolas, com número de leitores ampliado, assumem novos sentidos; o gênero epístola, apesar das muitas modificações sofridas, mantém-se reconhecível pelo leitor atual devido à sua macroestrutura; o papel social e o propósito de comunicação do emissor resultam na alternância do uso de linguagem formal e informal e de variação de pessoas do discurso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to examine the behavior of contemporary speech genre theory in the analysis of Pauline epistles. The genre of letters is conceived within its original communicative purpose, limited to sender and receivers, whereas the epistle refers to the letter read outside of its original context, considered as literature. The research corpus is composed of the Corinthian epistles of the New Testament, which are accepted as authored by the Apostle Paul. They are selected due to their shared audience, enabling a comparison of production context aspects in the apostle’s writings over time. Research findings include: letters that acquire new meanings, when transformed into epistles with a broader readership; the epistle genre, despite undergoing significant modifications, remains recognizable to present-day readers due to its macrostructure; the social role and communicative intent of the sender that result in alternating usage of formal and informal language, as well as variations in discourse person.
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
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