Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 33, Publicado: 2024
  • VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL Special Section

    Silva, Felicialle Pereira da; Alves, Beatriz Mendonça Morais; Silva, Darine Marie Rodrigues da; Frazão, Iracema da Silva; Brandão Neto, Waldemar; Pinto, Isla Daniela da Silva; Pereira, Emanuela Batista Ferreira e; Ventura, Carla Aparecida Arena

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Validar uma tecnologia educacional como recurso didático para o ensino de enfermagem em saúde mental. Método: Estudo metodológico, realizado através da concordância entre os juízes especialistas e do público-alvo, para a validação do conteúdo e avaliação da aparência de um jogo educacional. Participaram do estudo 11 juízes especialistas e 114 alunos de duas universidades. Para a validação, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: A avaliação do recurso didático-pedagógico atingiu um Índice de Validade de Conteúdo Global igual a 88,5%. Os itens 7 e 9 obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo Individual inferior a 78%. À vista disso, esses itens foram reavaliados e ajustados conforme as alterações sugeridas. Para os domínios avaliados referentes à aparência do jogo educacional, foram obtidos percentuais que estiveram entre 85,9% e 97,3%. Conclusão: As avaliações desencadearam adequações no conteúdo teórico-científico do jogo, tornando-o apto a ser empregado como recurso educacional da disciplina de saúde mental nos cursos de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: validar una tecnología educativa como recurso didáctico para la enseñanza de enfermería en salud mental. Método: estudio metodológico, realizado mediante acuerdo entre jueces expertos y el público objetivo, para validar el contenido y evaluar la apariencia de un juego educativo. En el estudio participaron 11 jueces expertos y 114 estudiantes de dos universidades. Para la validación se utilizó el Índice de Validez de Contenido. Resultados: la evaluación del recurso docente-pedagógico alcanzó un Índice Global de Validez de Contenido igual al 88,5%. Los ítems 7 y 9 obtuvieron un Índice de Validez de Contenido Individual inferior al 78%. Ante lo anterior, dichos ítems fueron reevaluados y ajustados de acuerdo a los cambios sugeridos. Para los dominios evaluados respecto a la apariencia del juego educativo se obtuvieron porcentajes que estuvieron entre 85,9% y 97,3%. Conclusión: las evaluaciones provocaron ajustes en el contenido teórico-científico del juego, haciéndolo apto para su uso como recurso educativo para la disciplina de salud mental en cursos de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to validate an educational technology as a teaching resource for teaching mental health nursing. Method: this is a methodological study, carried out through agreement among expert judges and the target audience, for content validity and appearance assessment of an educational game. A total of 11 expert judges and 114 students from two universities participated in the study. For validity, the Content Validity Index was used. Results: the teaching-pedagogical resource assessment reached an overall Content Validity Index equal to 88.5%. Items 7 and 9 obtained an Individual Content Validity Index of less than 78%. In view of this, these items were reassessed and adjusted according to suggested changes. For the domains assessed regarding educational game appearance, percentages were obtained that were between 85.9% and 97.3%. Conclusion: the assessments triggered adjustments to the game’s theoretical-scientific content, making it capable of being used as an educational resource for the mental health discipline in nursing courses.
  • MOBILE GAME: TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA CUIDADOS DOMICILIARES DO PACIENTE SUBMETIDO AO TRANSPLANTE HEPÁTICO Seção Especial

    Knihs, Neide da Silva; Silva, Ariadne Matzembacher da; Grespi, Letícia de Oliveira; Magalhães, Aline Lima Pestana; Paim, Sibele Maria Schuantes; Moraes, Pedro Henrique Braga; Martins, Marisa da Silva; Treviso, Patricia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: desenvolver e validar jogo educativo capaz de subsidiar ações de educação em saúde ao paciente submetido ao transplante hepático. Método: estudo de produto tecnológico, sustentado no referencial doDesign Centrado no Usuário, realizado em hospital de referência em transplante hepático. Participantes foram pacientes submetidos ao transplante hepático, enfermeiros e profissionais da tecnologia da informação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e questionário, utilizando as normas brasileiras para avaliação da usabilidade. A análise dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo, com base no modelo de cálculo para a escala de System Usability Scale. Resultados: participaram 17 pacientes, dos quais, sete enfermeiros e quatro profissionais da tecnologia da informação. O jogo é formado por cinco caminhos com os principais cuidados a serem desenvolvidos em domicílio. Cada caminho apresenta etapas a serem seguidas com suas regras. Quanto à validação, a média geral foi de 1,38. A avaliação da usabilidade pelos pacientes teve média de 80 pontos, já pelos profissionais foi acima de 75%. Conclusão: considera-se que a referida ferramenta está apta para ser usada na prática pelos usuários. Ainda, essa foi ajustada para atender às necessidades dos pacientes submetidos ao transplante hepático para apoiar e gerenciar os cuidados em domicílio.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: desarrollar y validar un juego educativo capaz de apoyar acciones de educación en salud para pacientes sometidos a trasplante de hígado. Método: estudio de un producto tecnológico, basado en el marco del Diseño Centrado en el Usuario, realizado en un hospital de referencia para trasplante hepático. Los participantes fueron pacientes sometidos a trasplante de hígado, enfermeras y profesionales de tecnologías de la información. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas y cuestionario, utilizando estándares brasileños para la evaluación de la usabilidad. El análisis de los datos ocurrió a través del análisis de contenido, basado en el modelo de cálculo de la System Usability Scale. Resultados: participaron 17 pacientes, entre ellos siete enfermeras y cuatro profesionales de tecnologías de la información. El juego se compone de cinco recorridos cuyo cuidado principal se realizará en casa. Cada camino presenta pasos a seguir con sus reglas. En cuanto a la validación, la media general fue de 1,38. La valoración de la usabilidad por parte de los pacientes tuvo una media de 80 puntos, mientras que la de los profesionales superó el 75%. Conclusión: se considera que la herramienta antes mencionada es susceptible de ser utilizada en la práctica por los usuarios. Además, esto se ajustó para satisfacer las necesidades de los pacientes sometidos a trasplante de hígado para apoyar y gestionar la atención domiciliaria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to develop and validate an educational game capable of supporting health education actions for patients undergoing liver transplantation. Method: this is a study of a technological product, based on the User-Centered Design framework, carried out in a reference hospital for liver transplantation. Participants were patients undergoing liver transplantation, nurses and information technology professionals. Data collection took place through semi-structured interviews and a questionnaire, using Brazilian standards for usability assessment. Data analysis occurred through content analysis, based on the calculation model for the System Usability Scale. Results: seventeen patients participated, including seven nurses and four information technology professionals. The game is made up of five paths with the main care to be carried out at home. Each path presents steps to be followed with its rules. As for validation, the overall mean was 1.38. Usability assessment by patients had a mean of 80 points, while by professionals it was above 75%. Conclusion: it is considered that the aforementioned tool is capable of being used in practice by users. Furthermore, this was adjusted to meet the needs of patients undergoing liver transplantation to support and manage home care.
  • EFEITO DO PROGRAMA DE TRANSIÇÃO NO AUTOCUIDADO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO Seção Especial

    Tinoco, Juliana de Melo Vellozo Pereira; Padua, Bruna Lins Rocha de; Souza, Beatriz Paiva e Silva de; Guimarães, Tereza Cristina Felippe; Mesquita, Evandro Tinoco; Cavalcanti, Ana Carla Dantas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o efeito do cuidado de transição no autocuidado, qualidade de vida e conhecimento da doença de pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca. Método: ensaio clínico randomizado cego com 74 pacientes com insuficiência cardíaca em dois hospitais quaternários do Rio de Janeiro-RJ, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2020. O grupo intervenção recebeu cuidados de transição com gerenciamento educativo por enfermeira, à beira do leito, desde a admissão até a alta hospitalar e consulta telefônica por 30 dias após a alta. O grupo controle recebeu acompanhamento usual. Os desfechos primários incluíram habilidades de manutenção, manejo e confiança no autocuidado, e os desfechos secundários, qualidade de vida e conhecimento da doença. Ambos foram avaliados por questionários validados para uso no Brasil. Os dados foram analisados pelo ANOVA de medidas repetidas. Resultados: o grupo intervenção apresentou maiores escores para manutenção (74,3 vs44,2; p<0,001) e confiança do autocuidado (79,3 vs56,4; p<0,001) e conhecimento da doença (41,3 vs27,5; p<0,001) e menores escores de qualidade de vida (42,1 vs64,5; p<0,001) em 30 dias após a alta. Conclusão: o cuidado de transição foi efetivo na melhora da qualidade de vida, conhecimento da doença, manutenção e confiança no autocuidado. Estudo registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, sob o número RBR-2dpc6b.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar el efecto de los cuidados transicionales sobre el autocuidado, la calidad de vida e y el conocimiento de la enfermedad de pacientes hospitalizados con insuficiencia cardíaca. Método: ensayo clínico aleatorio ciego con 74 pacientes con insuficiencia cardíaca en dos hospitales cuaternarios de Río de Janeiro-RJ entre diciembre de 2017 y febrero de 2020. El grupo de intervención recibió cuidados de transición con manejo educativo por parte de una enfermera al lado de la cama desde el ingreso hasta el alta hospitalaria y Consulta telefónica durante 30 días después del alta. El grupo de control recibió el seguimiento habitual. Los resultados primarios incluyeron habilidades de mantenimiento, gestión y confianza en el autocuidado, y los resultados secundarios incluyeron calidad de vida y conocimiento de la enfermedad. Ambos fueron evaluados mediante cuestionarios validados para su uso en Brasil. Los datos fueron analizados mediante ANOVA de medidas repetidas. Resultados: el grupo de intervención tuvo puntuaciones más altas en mantenimiento (74,3 vs 44,2; p<0,001) y confianza en el autocuidado (79,3 vs 56,4; p<0,001) y conocimiento de la enfermedad (41,3 vs 27,5; p<0,001)y puntuaciones de calidad de vida más bajas (42,1 frente a 64,5; p<0,001) 30 días después del alta. Conclusión: la atención de transición fue eficaz para mejorar la calidad de vida, el conocimiento de la enfermedad, el mantenimiento y la confianza en el autocuidado. Estudio inscrito en el Registro Brasileño de Ensayos Clínicos, con el número RBR-2dpc6b.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: analyze the effect of transitional care on self-care, quality of life and knowledge of disease of patients admitted with heart failure. Method: this is a blind randomized clinical trial with 74 patients with heart failure in two quaternary hospitals in Rio de Janeiro-RJ between December 2017 and February 2020. The intervention group received transitional care with educational management by a nurse at the bedside from admission until hospital discharge and telephone consultation for 30 days after discharge. The control group received usual follow-up. The primary outcomes included maintenance skills, management and confidence in self-care, and the secondary outcomes included quality of life and knowledge of disease. Both were assessed using questionnaires validated for use in Brazil. Data were analyzed by repeated measures ANOVA. Results: the intervention group had higher scores for maintenance (74.3 vs 44.2; p<0.001) and self-care confidence (79.3 vs 56.4; p<0.001) and knowledge of disease (41.3 vs 27.5; p<0.001) and lower quality of life scores (42.1 vs 64.5; p<0.001) 30 days after discharge. Conclusion: transitional care was effective in improving quality of life, knowledge of disease, maintenance and confidence in self-care. This study was registered in the Brazilian Clinical Trials Registry, under RBR-2dpc6b.
  • EFETIVIDADE DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM FORMATO DE VÍDEO SOBRE BANHO DOMICILIAR DO RECÉM-NASCIDO A TERMO Seção Especial

    Corrêa, Bianca da Silva Ornellas; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Silva, Maria da Anunciação; Goulart, Maithê de Carvalho e Lemos; Campos, Brenda Lucas; Silva, Liliane Faria da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a efetividade de uma tecnologia educacional em formato de vídeo no conhecimento de familiares cuidadores sobre banho domiciliar do recém-nascido a termo. Método: estudo quantitativo com delineamento quase-experimental, de grupo único, do tipo antes e depois, realizado entre fevereiro e junho de 2023, no Alojamento Conjunto de um hospital municipal da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi composta por três etapas (pré-teste, intervenção e pós-teste) e utilizou-se para análise o teste de McNemar para comparar a proporção de acertos antes e após a intervenção. Adotou-se p<0,05. Resultados: participaram 107 familiares, sendo 86 mulheres (80,4%). Verificou-se aumento de 36,5% no total de respostas corretas no pós-teste após o uso da tecnologia educacional. A maioria das questões apresentou aumento no número de acertos (n=16; 88,9%), sendo mais da metade com diferença estaticamente significativa entre o pré-teste e o pós-teste. Destacaram-se as questões sobre utilização de marcas variadas de produtos de higiene, uso de talco, cuidados com o coto umbilical e o tipo de banho mais indicado, bem como temperatura e duração do banho. Conclusão: o vídeo educativo “Como dar o banho do recém-nascido em casa” se mostrou efetivo no aumento do conhecimento sobre o banho domiciliar do recém-nascido a termo. Assim, pode-se utilizar o vídeo avaliado sobre o tema como uma tecnologia educacional em saúde com as famílias, a fim de promover um cuidado mais seguro ao recém-nascido.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: evaluar la efectividad de una tecnología educativa en formato video en el conocimiento de los cuidadores familiares sobre el baño domiciliario de recién nacidos a término. Métodos: estudio cuantitativo con diseño cuasiexperimental, de grupo único, tipo antes y después, realizado entre febrero y junio de 2023, en la Sala de Alojamiento Conjunto de un hospital municipal del litoral del Estado de Río de Janeiro. La recolección de datos constó de tres etapas (pretest, intervención y postest), con utilización de la prueba de McNemar para comparar la proporción de respuestas correctas antes y después de la intervención. Se adoptó p<0,05. Resultados: participaron 107 familiares, de los cuales 86 eran mujeres (80,4%). Hubo un aumento del 36,5% en el número total de respuestas correctas en la prueba posterior después del uso de tecnología educativa. La mayoría de las preguntas mostraron un aumento en el número de respuestas correctas (n=16; 88,9%), y más de la mitad mostró una diferencia estadísticamente significativa entre la prueba previa y la prueba posterior. Se destacaron preguntas sobre el uso de diferentes marcas de productos de higiene, uso de talco, cuidados del muñón umbilical y el tipo de baño más recomendado, así como la temperatura y duración del baño. Conclusión: el video educativo “Cómo bañar a un recién nacido en casa” demostró ser eficaz para aumentar el conocimiento sobre el baño de recién nacidos a término en casa. Así, el video evaluado sobre el tema puede ser utilizado como tecnología educativa en salud con los familiares, para promover una atención más segura al recién nacido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: evaluating the effectiveness of an educational technology in video format on the knowledge of family caregivers about home bathing of term newborns. Method: a quantitative study with a quasi-experimental, single-group, before-and-after design, carried out between February and June 2023, in the Rooming-in Unit of a municipal hospital located in the coastal lowlands of Rio de Janeiro State. Data collection consisted of three stages (pre-test, intervention, and post-test). McNemar's test was used to compare the proportion of correct answers before and after the intervention. The p<0.5 was used. Results: 107 family members took part, 86 of them women (80.4%). There was a 36.5% increase in the total number of correct answers in the post-test after the use of educational technology. Most of the questions showed an increase in the number of correct answers (n=16; 88.9%), with more than half showing a statistically significant difference between the pre-test and post-test. The questions on the use of different brands of hygiene products, the use of talcum powder, care of the umbilical cord stump, and the most suitable type of bath, as well as the temperature and duration of the bath, stood out. Conclusion: The educational video “How to bathe a newborn baby at home” proved to be effective in increasing knowledge about home bathing of term newborns. Thus, the video evaluated on the subject can be used as an educational health technology with families to promote safer care for newborns.
  • EXPERIÊNCIAS DAS PARTURIENTES DE ALTO RISCO COM O USO DAS TECNOLOGIAS NÃO INVASIVAS DE CUIDADO Artigo Original

    Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo; Ares, Lana Priscila Meneses; Prata, Juliana Amaral; Progianti, Jane Márcia; Lopes, Gabriela Cristine Cavalcante; Silva, Gabrielle Borges da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar as experiências das parturientes de alto risco com o uso das tecnologias não invasivas de cuidado de enfermagem durante o trabalho de parto. Método: pesquisa qualitativa e descritiva, com vinte puérperas de alto risco internadas em uma maternidade terciária do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados de abril a julho de 2019, através de entrevistas semiestruturadas, submetidos à análise de conteúdo temática e analisados à luz da Teoria dos Cuidados de Kristen Swanson. Resultados: as experiências revelaram que os processos da teoria se associaram ao uso das tecnologias não invasivas de cuidado pelas enfermeiras. “Manter a crença”, “conhecer” e “estar com” se conformaram com as seguintes tecnologias: incentivo à autoconfiança; compreensão da experiência vivida; formação de vínculo; e construção da relação de apoio e ajuda com a parturiente. Os processos “fazer por” e “possibilitar” contemplaram outras tecnologias que promoveram conforto e facilitaram a experiência como: incentivo à participação ativa e respiração consciente; estímulo aos posicionamentos verticalizados e movimentos pélvicos; envolvimento do acompanhante nos cuidados; uso de recursos, como água morna, bola suíça e óleos essenciais; e aplicação de massagens. Conclusão: as parturientes percebem que o uso das tecnologias não invasivas de cuidado pelas enfermeiras conforma experiências de bem-estar no trabalho de parto, expressas em sentimentos de segurança, acolhimento, respeito, valorização, apoio e conforto. Ressalta-se a importância de investimentos na atuação das enfermeiras na assistência às gestações de alto risco, pois essas tecnologias proporcionam cuidados respeitosos e satisfação das mulheres com o parto.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar las experiencias de parturientas de alto riesgo con el uso de tecnologías de atención de enfermería no invasivas durante el parto. Método: investigación cualitativa y descriptiva, con veinte puérperas de alto riesgo ingresadas en una maternidad de tercer nivel del estado de Río de Janeiro, Brasil. Los datos fueron recolectados de abril a julio de 2019 a través de entrevistas semiestructuradas, sometidos a análisis de contenido temático y analizados a la luz de la Teoría del Cuidado de Kristen Swanson. Resultados: los experimentos revelaron que los procesos teóricos estaban asociados con el uso de tecnologías de atención no invasivas por parte de las enfermeras. “Mantener la creencia”, “saber” y “estar con” se componían de las siguientes tecnologías: fomentar la confianza en uno mismo; comprender la experiencia vivida; formación de enlaces; y construir una relación de apoyo y ayuda con la parturienta. Los procesos de “hacer por” y “habilitar” incluyeron otras tecnologías que promovieron la comodidad y facilitaron la experiencia, tales como: fomentar la participación activa y la respiración consciente; estimulación de posiciones verticales y movimientos pélvicos; participación del acompañante en el cuidado; aprovechamiento de recursos, como agua tibia, pelotas suizas y aceites esenciales; y aplicando masajes. Conclusión: las parturientas se dan cuenta de que el uso de tecnologías de atención no invasivas por parte de las enfermeras da forma a experiencias de bienestar durante el parto, expresadas en sentimientos de seguridad, aceptación, respeto, aprecio, apoyo y comodidad. Se destaca la importancia de invertir en la labor de enfermería en la asistencia a embarazos de alto riesgo, ya que estas tecnologías brindan un cuidado respetuoso y la satisfacción de las mujeres con el parto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze high-risk parturient women’s experiences with the use of non-invasive nursing care technologies during labor. Method: this is qualitative and descriptive research, with twenty high-risk postpartum women admitted to a tertiary maternity hospital in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Data were collected from April to July 2019 through semi-structured interviews, subjected to thematic content analysis and analyzed in light of Kristen Swanson’s Theory of Caring. Results: the experiments revealed that theory processes were associated with the use of non-invasive care technologies by nurses. “Maintaining belief”, “knowing” and “being with” were made up of the following technologies: encouraging self-confidence; understanding the lived experience; bond formation; and creating a supportive and helpful relationship with parturient women. The “doing for” and “enabling” processes included other technologies that promoted comfort and facilitated the experience such as: encouraging active participation and conscious breathing; stimulation of vertical positions and pelvic movements; companion involvement in care; using resources, such as warm water, Swiss balls and essential oils; and applying massages. Conclusion: parturient women realize that the use of non-invasive care technologies by nurses shapes experiences of well-being during labor, expressed in feelings of safety, acceptance, respect, appreciation, support and comfort. The importance of investing in nurses’ work in assisting high-risk pregnancies is highlighted, as these technologies provide respectful care and women’s satisfaction with childbirth.
  • IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA ADESÃO À IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Artigo Original

    Voltan, Pamela; Roscani, Alessandra Nazareth Cainé Pereira; Santiago, Flávia Cristina Dario Sanduchi; Silva, Juliany Lino Gomes; Vilas-Boas, Vanessa Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar o impacto de estratégias educacionais digitais na adesão dos profissionais de enfermagem à identificação do paciente, assim como a aceitação destas estratégias por parte dos profissionais. Método: estudo piloto de pré e pós-intervenção desenvolvido em um hospital de ensino público de uma cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil, realizado entre março e setembro do ano de 2022, em três fases: 1) pré-intervenção - auditorias da pulseira de identificação à beira-leito, elaboração e planejamento das estratégias educacionais; 2) intervenção - treinamento online de curta duração oferecido aos profissionais de enfermagem; 3) pós-intervenção - repetição de auditorias. Para análise comparativa entre as fases, foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher com nível de significância de 5%. Resultados: foram auditados 166 leitos com alta taxa de adesão ao uso de pulseira de identificação, de acordo com as normas, e a presença de placas de identificação (> 80%) tanto no período pré quanto pós-intervenção, com aumento significativo dos pacientes que identificaram que os profissionais conferiam a pulseira (p=0,0410) durante a assistência. Os participantes avaliaram positivamente as estratégias utilizadas, embora tenha sido registrada baixa adesão ao treinamento. Conclusão: houve um impacto positivo na adesão à identificação do paciente, porém estratégias gerenciais e motivacionais serão necessárias para viabilizar ações futuras de implementação do treinamento online.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: verificar el impacto de las estrategias educativas digitales en la adherencia de los profesionales de enfermería a la identificación de pacientes, así como la aceptación de estas estrategias por parte de los profesionales. Método: estudio piloto pre y posintervención desarrollado en un hospital público docente de una ciudad del interior del estado de São Paulo, Brasil, realizado entre marzo y septiembre de 2022, en tres fases: 1) preintervención - auditorías del brazalete de identificación a pie de cama, elaboración y planificación de estrategias educativas; 2) intervención - formación en línea de corta duración ofrecida a profesionales de enfermería; 3) posintervención - repetición de auditorías. Para el análisis comparativo entre fases, se utilizó la prueba chi-cuadrado de Pearson y la prueba exacta de Fisher con un nivel de significancia del 5%. Resultados: 166 camas fueron auditadas con un alto índice de adherencia al uso de brazaletes de identificación, de acuerdo con las normas, y la presencia de placas de identificación (> 80%) tanto en el período pre como posintervención, con un aumento significativo en pacientes que identificaron que los profesionales revisaban la pulsera (p=0,0410) durante la asistencia. Los participantes evaluaron positivamente las estrategias utilizadas, aunque se registró baja adherencia al entrenamiento. Conclusión: hubo un impacto positivo en la adherencia a la identificación de pacientes, pero serán necesarias estrategias de gestión y motivación que permitan acciones futuras para implementar la capacitación en línea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify the impact of digital educational strategies on nursing professionals’ adherence to patient identification as well as the acceptance of these strategies by professionals. Method: this is a pre and post-intervention pilot study developed in a public teaching hospital in a city in the countryside of the state of São Paulo, Brazil, carried out between March and September 2022, in three phases: 1) pre-intervention - audits of identification wristband at the bedside, elaboration and planning of educational strategies; 2) intervention - short-term online training offered to nursing professionals; 3) post-intervention - repeat audits. For comparative analysis between phases, Pearson’s chi-square test and Fisher’s exact test were used with a significance level of 5%. Results: a total of 166 beds were audited with a high rate of adherence to the use of identification wristbands, in accordance with standards, and the presence of identification plates (> 80%) both in the pre- and post-intervention period, with a significant increase in patients who identified that professionals checked wristband (p=0.0410) during care. Participants positively assessed the strategies used, although low adherence to training was recorded. Conclusion: there was a positive impact on adherence to patient identification, but management and motivational strategies will be necessary to enable future actions to implement online training.
  • DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE SERIOUS GAME PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO Artigo Original

    Nascimento, Kleiton Gonçalves do; Nascimento, Juliana da Silva Garcia; Raponi, Maria Beatriz Guimarães; Pires, Patrícia da Silva; Fonseca, Luciana Mara Monti; Barbosa, Maria Helena

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: desenvolver e validar serious game para o ensino-aprendizagem referente à prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Método: estudo metodológico conduzido por etapas: desenvolvimento e validação do conteúdo do jogo, baseados na simulação virtual (preparação, participação e debriefing) e desafios; desenvolvimento do jogo, seguindo as etapas de conceito, pré-produção, protótipo, produção e pós-produção; e, validação da usabilidade, por meio do instrumento Heuristic Evaluation for Digital Educational Games. Para avaliação do conteúdo e usabilidade do jogo, contou-se com 12 enfermeiros e 08 especialistas em jogos digitais. Resultados: o script do serious game conteve três períodos sequenciais pré, intra e pós-operatório, com enfoque em intervenções de enfermagem voltadas para prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Obteve-se um Coeficiente de Validade de Conteúdo acima de 0,80 para o conteúdo do jogo. Referente à avaliação da jogabilidade pelas heurísticas avaliadas, todas as afirmativas presentes no script do jogo foram consideradas adequadas e houve a implementação de ajustes no que se refere ao feedback, ao acesso ao referencial teórico sobre prevenção de infecção de sítio cirúrgico, à inclusão de imagens no material de estudo e ao direcionamento do jogador à sessão de debriefing. Conclusão: o serious game desenvolvido foi considerado válido e potencial ferramenta pedagógica na área de enfermagem para aprendizagem da prevenção de infecção de sítio cirúrgico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: desarrollar y validar el serious game para la enseñanza-aprendizaje sobre la prevención de infecciones del sitio quirúrgico. Método: estudio metodológico realizado por etapas: desarrollo y validación del contenido del juego, basado en simulación virtual (preparación, participación y debriefing) y desafíos; desarrollo de juegos, siguiendo las etapas de concepto, preproducción, prototipo, producción y postproducción; y validación de usabilidad mediante el instrumento Heuristic Evaluation for Digital Educational Games. Para evaluar el contenido y usabilidad del juego participaron 12 enfermeros y 08 expertos en juegos digitales. Resultados: el guión del serious game contenía tres períodos pre, intra y postoperatorios secuenciales, centrándose en intervenciones de enfermería destinadas a prevenir infecciones del sitio quirúrgico. Se obtuvo un Coeficiente de Validez de Contenido superior a 0,80 para el contenido del juego. En cuanto a la evaluación de la jugabilidad mediante las heurísticas evaluadas, todas las afirmaciones presentes en el guión del juego fueron consideradas adecuadas y se implementaron ajustes en cuanto a retroalimentación, acceso al marco teórico sobre prevención de infecciones del sitio quirúrgico, inclusión de imágenes en el material de estudio y orientación del jugador en la sesión de debriefing. Conclusión: el serious game desarrollado se consideró válido y potencial herramienta pedagógica en el área de enfermería para aprender a prevenir infecciones del sitio quirúrgico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop and validate serious game for teaching-learning regarding surgical site infection prevention. Method: This is a methodological study conducted in stages: game content development and validity based on virtual simulation (preparation, participation and debriefing) and challenges; game development, following the concept, pre-production, prototype, production and post-production stages; and usability validity, using an instrument called Heuristic Evaluation for Digital Educational Games. To assess the game content and usability, 12 nurses and 08 experts in digital games were involved. Results: The serious game script contained three sequential pre-, intra- and post-operative periods, focusing on nursing interventions aimed at preventing surgical site infections. A Content Validity Coefficient above 0.80 was obtained for game content. Regarding gameplay assessment using the assessed heuristics, all statements present in game script were considered adequate, and adjustments were implemented regarding feedback, access to the theoretical framework on preventing surgical site infections, the inclusion of images in the study material and directing players to the debriefing session. Conclusion: The serious game developed was considered valid and a potential pedagogical tool in nursing for learning how to prevent surgical site infections.
  • SINTOMAS DEPRESSIVOS E FATORES ASSOCIADOS EM GESTANTES ASSISTIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Artigo Original

    Caldeira, Daniela Marcia Rodrigues; Lima, Cássio de Almeida; Monção, Rafael Ataíde; Santos, Viviane Maia; Pinho, Lucineia de; Silva, Rosângela Ramos Veloso; Silveira, Marise Fagundes; Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a prevalência e os fatores associados aos sintomas depressivos em gestantes assistidas na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e analítico, realizado em Montes Claros, norte do estado de Minas Gerais - Brasil. A variável dependente (sintomas depressivos) e as variáveis independentes (características sociodemográficas, apoio social, características obstétricas, sexualidade e condições de saúde) foram coletadas por meio de questionário e escalas validadas. A coleta ocorreu entre outubro de 2018 e novembro de 2019. Realizaram-se análises descritivas, bivariada e múltipla mediante Regressão Logística Multinomial. Resultados: avaliou-se amostra de 1279 gestantes. As prevalências estimadas de sintomas depressivos moderados e graves foram de 16,2% e 25,2%, respectivamente. Baixo apoio social (p<0,001), baixo desempenho sexual (p=0,002) e elevado nível de estresse percebido (p<0,001) foram fatores associados aos sintomas depressivos moderados. Primeiro trimestre gestacional (p=0,006), baixo apoio social (p<0,001), baixo desempenho sexual (p<0,001) e elevado nível de estresse percebido (p<0,001) foram fatores associados aos sintomas depressivos graves. Conclusão: as prevalências de sintomas depressivos moderados e graves em gestantes assistidas na Atenção Primária à Saúde foram consideráveis. Fatores relativos ao apoio social, ao trimestre gestacional (primeiro trimestre), à sexualidade e ao estresse percebido apresentaram associação a esses sintomas. Nesse cenário, fazem-se necessários o cuidado ampliado às gestantes e a promoção da saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar la prevalencia y factores asociados a síntomas depresivos en gestantes atendidas en Atención Primaria de Salud. Método: se trata de un estudio epidemiológico, transversal y analítico, realizado en Montes Claros, norte del estado de Minas Gerais - Brasil. La variable dependiente (síntomas depresivos) y las variables independientes (características sociodemográficas, apoyo social, características obstétricas, sexualidad y condiciones de salud) se recogieron mediante un cuestionario y escalas validadas. La recolección se realizó entre octubre de 2018 y noviembre de 2019. Se realizaron análisis descriptivos, bivariados y múltiples mediante Regresión Logística Multinomial. Resultados: se evaluó una muestra de 1279 gestantes. Las prevalencias estimadas de síntomas depresivos moderados y graves fueron del 16,2% y el 25,2%, respectivamente. El bajo apoyo social (p<0,001), el bajo rendimiento sexual (p=0,002) y el alto nivel de estrés percibido (p<0,001) fueron factores asociados con síntomas depresivos moderados. El primer trimestre del embarazo (p=0,006), el bajo apoyo social (p<0,001), el bajo rendimiento sexual (p<0,001) y el alto nivel de estrés percibido (p<0,001) fueron factores asociados con síntomas depresivos severos. Conclusión: la prevalencia de síntomas depresivos moderados y graves en gestantes atendidas en Atención Primaria de Salud fue considerable. Factores relacionados con el apoyo social, el trimestre gestacional (primer trimestre), la sexualidad y el estrés percibido se asociaron con estos síntomas. En este escenario, es necesaria una mayor atención a las mujeres embarazadas y la promoción de la salud mental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the prevalence and factors associated with depressive symptoms in pregnant women attended in primary healthcare. Method: this is an epidemiological, cross-sectional and analytical study conducted in Montes Claros, in the north of the state of Minas Gerais, Brazil. The dependent variable (depressive symptoms) and independent variables (sociodemographic characteristics, social support, obstetric characteristics, sexuality and health conditions) were collected through a questionnaire and validated scales. The collection took place between October 2018 and November 2019. Descriptive, bivariate and multiple analyzes were performed through multinomial logistics regression. Results: a sample of 1,279 pregnant women was evaluated. The estimated prevalence of moderate and serious depressive symptoms was 16.2% and 25.2%, respectively. Low social support (p<0.001), low sexual performance (p = 0.002) and a high level of perceived stress (p<0.001) were factors associated with moderate depressive symptoms. First gestational trimester (p = 0.006), low social support (p<0.001), low sexual performance (p<0.001) and a high level of perceived stress (p<0.001) were factors associated with serious depressive symptoms. Conclusion: the prevalence of moderate and serious depressive symptoms in pregnant women attended in primary healthcare was considerable. Factors related to social support, gestational quarter (first quarter), sexuality and perceived stress showed association with these symptoms. Caution and the promotion of mental health is necessary for pregnant women in this scenario.
  • CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM BANCO DE ITENS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO DE RISCO Artigo Original

    Barreto, Márcio Adriano Fernandes; Negreiros, Francisca Diana da Silva; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Sampaio, Helena Alves de Carvalho; Moreira, Thereza Maria Magalhães

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: construir um banco de itens para mensuração da automedicação de risco e realizar sua validação de conteúdo. Método: estudo metodológico realizado no período de maio a outubro 2022, com duas fases: 1) elaboração do banco de itens, à luz do letramento em medicamentos e Teoria do Comportamento Planejado, a partir de revisão de escopo e 2) validação de conteúdo, por vinte e dois especialistas da saúde. Calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo, Content Validity Ratio, teste exato binomial para amostras pequenas e coeficiente de correlação intraclasse. Resultados: a elaboração dos itens do constructo Automedicação de Risco foi fundamentada na ampla revisão de publicações nacionais e internacionais solidificadas na área da saúde. As definições foram aprovadas pelos juízes, com seus respectivos domínios. Na primeira versão, o banco continha 136 itens; foram realizadas duas rodadas de análises com juízes, que resultaram na remoção de 87 itens. A versão final apresentou 49 itens, distribuídos em três domínios: Letramento em medicamentos, Intenção do comportamento e Comportamento. O Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,89, com confiabilidade excelente (0,964). Houve discordância significativa na atribuição da pontuação entre os juízes (p>0,05) em alguns itens. Conclusão: o banco de itens apresenta conteúdo satisfatório. Recomenda-se passar por análise semântica e posterior validação da estrutura interna.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: construir un banco de ítems para medir el riesgo de automedicación y evaluar su validez de contenido. Método: estudio metodológico realizado de mayo a octubre de 2022, con dos fases: 1) elaboración del banco de ítems a la luz de la alfabetización en medicamentos y la Teoría del Comportamiento Planificado a partir de una revisión del alcance; y 2) validez de contenido por veintidós expertos en salud. Se calcularon el Índice de Validez de Contenido, el Content Validity Ratio, la prueba exacta binomial para muestras pequeñas y el coeficiente de correlación intraclase. Resultados: la elaboración de los ítems del constructo Automedicación de Riesgo se basó en una amplia revisión de publicaciones nacionales e internacionales solidificadas en el área de la salud. Las definiciones fueron aprobadas por los jueces, con sus respectivos dominios. En la primera versión, el banco contenía 136 artículos. Se realizaron dos rondas de análisis con jueces, que resultaron en la eliminación de 87 ítems. La versión final presentó 49 ítems, distribuidos en tres dominios: alfabetización en medicina; Intención del comportamiento; y Comportamiento. El Índice de Validez de Contenido total fue de 0,89, con excelente confiabilidad (0,964). Hubo desacuerdo significativo en la atribución de puntuaciones entre los jueces (p>0,05) en algunos ítems. Conclusión: el banco de artículos tiene un contenido satisfactorio. Se recomienda someterse a un análisis semántico y posterior validez de la estructura interna.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to construct an item bank to measure risk self-medication and assess its content validity. Method: this is a methodological study carried out from May to October 2022, with two phases: 1) item bank elaboration in the light of medication literacy and Theory of Planned Behavior based on a scoping review; and 2) content validity by twenty-two health experts. The Content Validity Index, Content Validity Ratio, binomial exact test for small samples and intraclass correlation coefficient were calculated. Results: Risk Self-Medication construct item elaboration was based on a broad review of solidified national and international publications in the health area. The definitions were approved by judges, with their respective domains. In the first version, the bank contained 136 items. Two rounds of analysis were carried out with judges, which resulted in the removal of 87 items. The final version presented 49 items, distributed across three domains: Medication literacy; Behavioral intention; and Behavior. The total Content Validity Index was 0.89, with excellent reliability (0.964). There was significant disagreement in the attribution of scores among judges (p>0.05) in some items. Conclusion: the item bank has satisfactory content. It is recommended to undergo semantic analysis and subsequent structure validity.
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SOLIDÃO EM PESSOAS SEPTUAGENÁRIAS E EM IDOSOS Original Article

    Marcelo, Elsa María Gómez; Huarcaya, Sofía Sabina Lavado; Ferreira, Márcia de Assunção

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar as representações sociais da solidão em idosos. Método: pesquisa exploratória e qualitativa, aplicando a Teoria das Representações Sociais, realizada em Lambayeque, Peru. Aplicou-se um questionário sociodemográfico, sendo realizadas entrevistas em profundidade usando um instrumento semiestruturado, com 32 idosos com idade acima dos setenta anos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Aplicou-se estatística simples e análise porcentual aos dados sociodemográficos. As entrevistas foram analisadas no software Alceste e submetidas à análise lexicográfica. Resultados: as representações negativas fazem referência a relações sociais fragilizadas ou diminuídas, com insuficiente apoio emocional, vulnerabilizando aos idosos. As positivas fazem referência a atividades prazerosas sem presença de outras pessoas, assumindo a solidão como adequada para a intimidade, para escutar o silencio, ter harmonia e paz, conectar-se internamente e viver uma vida agradável, valorar a vida e fortalecer a dimensão espiritual. Conclusão: há uma dialética na concepção da solidão: negativa quando se refere ao contexto social e às relações dos idosos com outras pessoas; e positiva quando representa uma oportunidade de abraçar a solidão e realizar atividades prazerosas sem depender de outros. É imprescindível fomentar esses aspectos positivos no cuidado dos idosos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar las representaciones sociales de la soledad en adultos mayores. Método: investigación exploratoria, cualitativa, aplicando la Teoría de las Representaciones Sociales, realizada en Lambayeque, Perú. Se aplicó cuestionario sociodemográfico y se realizó entrevista en profundidad empleando instrumento semiestructurado, con 32 adultos mayores de 70 años o más, 50% de cada sexo. Se aplicó estadística simple y análisis porcentual a los datos sociodemográficos. Las entrevistas fueron analizadas mediante el software Alceste, practicándoseles análisis lexicográfico. Resultados: las representaciones negativas hacen referencia a relaciones sociales frágiles o disminuidas, con apoyo emocional insuficiente, vulnerabilizando a los adultos mayores. Las positivas hacen referencia a actividades placenteras sin presencia de otras personas, asumiendo la soledad como adecuada para la intimidad, para oír el silencio, tener armonía y paz, para conectarse internamente y asumir una vida agradable, valorar la vida y fortalecer la dimensión espiritual. Conclusión: hay una dialéctica en la concepción de la soledad, que es negativa cuando se refiere al contexto social, a las relaciones del anciano con los demás; y positiva cuando representa una oportunidad de abrazar la soledad y realizar actividades placenteras sin depender de terceras personas. Es imprescindible fomentar tales aspectos positivos en el cuidado de las personas ancianas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the social representations of loneliness in older adults. Method: an exploratory and qualitative research study conducted in Lambayeque, Peru, by applying the Theory of Social Representations. A sociodemographic questionnaire was applied and in-depth interviews were conducted employing the semi-structured instrument with 32 older adults aged at least 70 years old, 50% belonging to each gender. Simple statistics and percentage analysis were applied to the sociodemographic data. The interviews were analyzed in the Alceste software program, subjecting them to lexicographic analysis. Results: the negative social representations refer to weak or impaired social relations with insufficient social support, thus vulnerabilizing older adults. The positive ones refer to pleasurable activities with no other people involved, assuming loneliness as adequate for intimacy, for listening to silence, for enjoying harmony and peace, for internal self-connection and for leading a pleasurable life, valuing it and strengthening the spiritual dimension. Conclusion: there is certain dialectics in the conception of loneliness: negative when it refers to the social context and to older adults' relationships with others; and positive when it represents an opportunity to embrace loneliness and perform pleasurable activities without depending on other people. It is indispensable to foster such positive aspects in the care provided to aged people.
  • CUIDADO DE ENFERMAGEM HUMANIZADO EM TERAPIA INTENSIVA EM ANGOLA: FACILIDADES E DIFICULDADES DESVELADAS Artigo Original

    Sili, Eurico Mateus; Nascimento, Eliane Regina Pereira do; Malfussi, Luciana Bihain Hagemann de; Vieira, Patrícia Madalena; Lazzari, Daniele Delacanal; Forster, Fernanda; Lohn, Arilene

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as facilidades e dificuldades dos profissionais de enfermagem no cuidado humanizado em terapia intensiva em Angola. Método: pesquisa descritiva, qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital geral de Huambo, Angola, África, com 15 profissionais de enfermagem, no ano de 2020, por meio de entrevista semiestruturada. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos dados; e para a organização, o software QualiquantiSoft. Resultados: emergiram dos depoimentos cinco ideias centrais: duas envolvendo as facilidades; e três, as dificuldades em oferecer um cuidado humanizado. As facilidades referem-se ao envolvimento da equipe multiprofissional no cuidado e às relações interpessoais da equipe de enfermagem. As dificuldades estão atreladas à falta de recursos materiais, equipamentos e insumos; recursos humanos escassos e pouco preparo especializado da equipe de enfermagem. Conclusão: na humanização dos cuidados de enfermagem, as facilidades estão relacionadas ao comportamento e relações profissionais, enquanto as dificuldades, na sua maioria, envolvem aspectos de gestão que não estão sob a governabilidade dos profissionais, requerendo atenção dos gestores da instituição.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir las facilidades y dificultades de los profesionales de enfermería en la atención humanizada en cuidados intensivos en Angola. Métodos: investigación descriptiva, cualitativa, realizada en la Unidad de Cuidados Intensivos de un hospital general de Huambo, Angola, África, con 15 profesionales de enfermería en 2020, mediante entrevistas semiestructuradas. Se utilizó el Discurso Sujeto Colectivo para el análisis de los datos y el software QualiquantiSoft para su organización. Resultados: de los enunciados se desprenden cinco ideas centrales: dos se refieren a las facilidades y tres a las dificultades para ofrecer cuidados humanizados. Las facilidades se refieren a la implicación del equipo multiprofesional en los cuidados y a las relaciones interpersonales del equipo de enfermería. Las dificultades están relacionadas con la falta de recursos materiales, equipos y suministros; los escasos recursos humanos; y la falta de formación especializada del equipo de enfermería. Conclusión: en la humanización de los cuidados de enfermería, las facilidades están relacionadas con el comportamiento y las relaciones profesionales, mientras que las dificultades involucran, en su mayoría, aspectos de gestión que no están bajo el control de los profesionales, requiriendo la atención de los gestores de la institución.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the aspects that facilitate and hinder the work of nursing professionals regarding the humanized care in an intensive care unit in Angola. Method: descriptive, qualitative research, conducted in an Intensive Care Unit of a general hospital in Huambo, Angola, Africa, with 15 nursing professionals, in 2020, through semi-structured interviews. The Collective Subject Discourse to analyze the data was used; and to organize the data, the QualiquantiSoft software was used. Results: five central ideas emerged from the statements: two involving the facilitating factors; and three involving the difficulties in providing humanized care. The facilitating factors refer to the involvement of the multidisciplinary healthcare team and the interpersonal relationships of the nursing team. The hindering factors are linked to the lack of material resources, equipment, and supplies; the scarcity of human resources; and the poor specialized skills of the nursing team. Conclusion: when referring to the humanization of nursing care, its facilitating factors are linked to behavior and professional relationships, while the difficulties, for the most part, involve management aspects that are not under the professionals’ responsibility, thus requiring attention from the managers of the institution.
  • VALIDAÇÃO DA SCALE FOR THE ENVIRONMENT EVALUATION OF PROFESSIONAL NURSING PRACTICE PARA O BRASIL Artigo Original

    Perondi, Alessandro Rodrigues; Trindade, Letícia de Lima; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Gomes, Jane Tavares; Menegaz, Jouhanna do Carmo; Santos, José Luís Guedes dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar a adaptação linguística, cultural e validação da Scale for the Environment Evaluation of Professional Nursing Practice (SEE - Nursing Practice) para o Brasil. Método: estudo metodológico utilizando uma amostra de 291 enfermeiros, atuantes em oito hospitais brasileiros. A coleta de dados ocorreu no período de julho a outubro de 2021. A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo coeficiente alfa de Cronbach e a validade da estruturação da escala por domínios foi avaliada pela Análise Factorial Exploratória com extração por componentes principais e rotação Varimax e medidas de adequação e de esfericidade. Resultados: na subescala da dimensão Estrutura uma solução de 6 fatores explicou 63,1% da variância total, ficando constituída por 40 itens, distribuídos em seis fatores. Na subescala da dimensão Processo, a análise factorial exploratória de cinco fatores, explicou 62% da variância total e ficou constituída por 33 itens. A análise factorial exploratória da subescala da dimensão Resultado apontou uma solução de dois fatores que explicaram 67,7% da variância total e constituída por 13 itens. As subescalas da SEE - Nursing Practice - Estrutura, Processo e Resultado obtiveram uma consistência interna de 0,956, 0,929 e 0,937, respectivamente. Conclusão: a versão brasileira da SEE - Nursing Practice é uma ferramenta válida e confiável utilizada para avaliar se os ambientes de prática profissional de enfermagem são promotores de qualidade de atendimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: realizar la adaptación lingüística y cultural y validar la escala Scale for the Environment Evaluation of Professional Nursing Practice (SEE - Nursing Practice) para Brasil. Método: estudio metodológico con una muestra de 291 enfermeros que trabajan en ocho hospitales de Brasil. La recolección de datos ocurrió de julio a octobre de 2021. La consistencia interna del instrumento se evaluó por medio del coeficiente alfa de Cronbach y la validez de la estructura de la escala por dominios se evaluó a través de Análisis Factorial Exploratorio con extracción por componentes principales y rotación Varimax, además de medidas de adecuación y esfericidad. Resultados: en la subescala de la dimensión Estructura, una solución de 6 factores explicó el 63,1% de la varianza total, con 40 ítems distribuidos en seis factores. En la subescala de la dimensión Proceso, el Análisis Factorial Exploratorio de cinco factores explicó el 62% de la varianza total y constó de 33 ítems. El Análisis Factorial Exploratorio de la subescala de la dimensión Resultado indicó una solución de dos factores que explicaron el 67,7% de la varianza total y estuvo compuesta por 13 ítems. Las subescalas de la escala SEE - Nursing Practice (Estructura, Proceso y Resultado) obtuvieron valores de consistencia interna de 0,956, 0,929 y 0,937, respectivamente. Conclusión: la versión brasileña de la escala SEE - Nursing Practice es una herramienta válida y confiable que se utiliza para evaluar se los ambientes de práctica profesional de la Enfermería promueven calidad de asistencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to perform the linguistic, cultural and validation adaptation of Scale for the Environment Evaluation of Professional Nursing Practice (SEE - Nursing Practice) for Brazil. Method: a methodological study with a sample of 291 nurses working in eight Brazilian hospitals. Data collection occurred from July to October 2021. Internal consistency of the instrument was evaluated by means of the Cronbach's alpha coefficient, and validity of the structure of the scale by domains was evaluated via exploratory factor analysis with extraction by principal components and Varimax rotation, as well as adequacy and measureability measures. Results: in the subscale of the Structure dimension, a 6-factor solution explained 63.1% of the total variance, consisting of 40 items, distributed in six factors. In the subscale of the Process dimension, the exploratory five-factor analysis explained 62% of the total variance and consisted of 33 items. The exploratory factor analysis of the Outcome dimension subscale indicated a two-factor solution that explained 67.7% of the total variance and consisted of 13 items. The subscales of SEE - Nursing Practice (Structure, Process and Outcome) obtained internal consistency values of 0.956, 0.929 and 0.937, respectively. Conclusion: the Brazilian version of SEE - Nursing Practice is a valid and reliable tool used to assess whether professional Nursing practice environments promote care quality.
  • AMBIENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FRENTE À COVID-19 Artigo Original

    Paula, Andresa Gomes de; Gasparino, Renata Cristina; Bohomol, Elena

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o ambiente da prática profissional da enfermagem durante a pandemia da Covid-19. Método: estudo transversal, conduzido em uma amostra constituída pela equipe de enfermagem que atuava em um hospital universitário. Utilizou-se a escala Practice Environment Scale (versão brasileira) com 24 itens distribuídos em cinco subescalas. As análises foram realizadas no Statistical Package for the Social Sciences, versão 25, e aplicou-se significância estatística de 5% (p≤0,05). A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo alfa de Cronbach. Resultados: participaram da pesquisa 243 profissionais, sendo 62,1% técnicos e auxiliares de enfermagem e 37,9% enfermeiros. A média do escore para a Practice Environment Scale foi de 2,58 (desvio-padrão = 0,69) e os participantes consideraram três das cinco subescalas favoráveis: “Fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado” (média 2,58 e dp ± 0,73); “Habilidade, liderança e suporte dos coordenadores/supervisores de enfermagem aos enfermeiros/equipe de enfermagem” (média 2,74 e dp ± 0,82) e “Relações colegiais entre enfermeiros e médicos” (média 2,78 e dp ± 0,76). Os profissionais capacitados para o cuidado dos pacientes com COVID-19 tiveram percepção mais favorável em relação àqueles que não o foram. Conclusão: o ambiente de trabalho da enfermagem foi considerado misto, na pandemia, portanto, necessita de melhorias para que as condições de trabalho da enfermagem sejam as mais adequadas possíveis.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: evaluar el ambiente de la práctica profesional de la enfermería durante la pandemia del COVID-19. Método: estudio transversal, realizado en una muestra constituida por el equipo de enfermería que actuaba en un hospital universitario. Se utilizó la escalaPractice Environment Scale(versión brasileña) con 24 ítems distribuidos en cinco subescalas. Los análisis fueron realizados en elStatistical Package for the Social Sciences, versión 25, y se aplicó una significancia estadística de 5% (p≤0,05). La consistencia interna del instrumento fue evaluada con el Alfa de Cronbach. Resultados: participaron de la investigación 243 profesionales, siendo 62,1% técnicos y auxiliares de enfermería y 37,9% enfermeros. La media del puntaje para laPractice Environment Scalefue de 2,58 (Desviación Estándar = 0,69). Los participantes consideraron tres de las cinco subescalas favorables: “Fundamentos de enfermería orientados para la calidad del cuidado” (media 2,58 e DE ± 0,73); “Habilidad, liderazgo y soporte de los coordinadores/supervisores de enfermería a los enfermeros/equipo de enfermería” (media 2,74 y DE ± 0,82) y “Relaciones de compañerismo entre enfermeros y médicos” (media 2,78 y DE ± 0,76). Los profesionales capacitados para el cuidado de los pacientes con Covid-19 tuvieron una percepción más favorable en relación a aquellos que no lo fueron. Conclusión: el ambiente de trabajo de la enfermería fue considerado mixto, en la pandemia, por tanto, necesita de mejorías para que las condiciones de trabajo de la enfermería sean las más adecuadas posibles.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to assess the environment of nursing professional practice during the COVID-19 pandemic. Method: cross-sectional study addressing a sample comprising nursing workers from a university hospital. The Brazilian version of the Practice Environment Scale was used, with 24 items distributed into five subscales. The analyses were performed in Statistical Package for the Social Sciences, version 25; the statistical significance was set at 5% (p≤0.05), and the internal consistency was assessed with Cronbach’s alpha. Results: 243 workers participated in the study: 62.1% of nursing technicians and aides and 37.9% of nurses. The mean score on the Practice Environment Scale was 2.58 (standard deviation=0.69). Three of the five subscales were poorly assessed: “Nursing foundations for quality of care” (mean 2.58 and SD ± 0.73), “Nursing manager, ability, leadership, and support of nurses” (mean 2.74 and SD ± 0.82), and “Collegial nurse-physician relations” (mean 2.78 and SD ± 0.76). The perception of the professionals who received training to care for Covid-19 patients was more favorable than those who did not receive any training. Conclusion: The nursing work environment during the pandemic was considered mixed; therefore, improvements are required to make nursing working conditions as adequate as possible.
  • FATORES PREDITORES DE HOSPITALIZAÇÃO E ÓBITO EM IDOSOS COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO: UM ESTUDO LONGITUDINAL Artigo Original

    Barros, Regina de Souza; Teixeira, Gabriel Tourino Mafra; Pinto, Juliana Martins; Sampaio, Raphaela Xavier; Mendes, Felipe Augusto dos Santos; Garcia, Patrícia Azevedo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar fatores sociodemográficos, condições clínicas e parâmetros de sarcopenia preditores de hospitalização e óbito em idosos com comprometimento cognitivo. Método: estudo observacional longitudinal realizado com 170 idosos com comprometimento cognitivo avaliados entre 2019 e 2021. As variáveis preditoras foram características sociodemográficas, condições clínicas e parâmetros de sarcopenia. A sarcopenia foi operacionalizada por meio da força muscular de preensão palmar (dinamometria), da massa muscular (circunferência da panturrilha) e do teste Timed Up and Go. A ocorrência de hospitalização e óbito até um ano após a avaliação do idoso configuraram as variáveis preditas. Procedeu-se análises por estatística descritiva, testes t-student independente, U Mann Whitney, Qui-Quadrado e de regressão logística univariada. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo feminino (±77,57 anos), de baixa escolaridade, sedentários, 15,9% com sarcopenia e 13% com histórico de internação. Foi identificado que o nível de escolaridade teve efeito sobre a ocorrência de hospitalização (U=1423,5, p=0,027) e de óbito (U=647,0, p=0,025) no seguimento de um ano. Além disso, há associação do histórico de internação nos últimos 6 meses com a ocorrência de hospitalização [χ2(1)=4,729; p=0,030] e de óbito [χ2(1)=3,919; p=0,048] no seguimento de um ano. Identificou-se que o histórico de internação nos últimos 6 meses associou-se com a ocorrência de hospitalização em um ano de seguimento (OR=2,963; IC95% 1,076-8,165, p=0,036). Conclusão: o histórico de internação nos últimos seis meses está associado à ocorrência de hospitalização ao longo de um ano em idosos com comprometimento cognitivo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar factores sociodemográficos, condiciones clínicas y parámetros de sarcopenia que predicen la hospitalización y la muerte en personas mayores con deterioro cognitivo. Método: estudio observacional longitudinal realizado con 170 personas mayores con deterioro cognitivo evaluados entre 2019 y 2021. Las variables predictoras fueron las características sociodemográficas, las condiciones clínicas y los parámetros de sarcopenia. La sarcopenia se puso en práctica mediante la fuerza de los músculos de prensión manual (dinamometría), la masa muscular (circunferencia de la pantorrilla) y la prueba Timed Up and Go. La ocurrencia de hospitalización y muerte dentro del año posterior a la evaluación del anciano configuró las variables predichas. Los análisis se realizaron mediante estadística descriptiva las pruebas t de Student independiente, U de Mann-Whitney, chi-cuadrado y regresión logística univariada. Resultados: la mayoría de los participantes fueron del sexo femenino (±77,57 años), con bajo nivel educativo, sedentarios, el 15,9% con sarcopenia y el 13% con antecedentes de hospitalización. Se identificó que el nivel de escolaridad tuvo efecto en la ocurrencia de hospitalización (U=1.423,5, p=0,027) y muerte (U=647,0, p=0,025) al año de seguimiento. Además, existe asociación entre el antecedente de hospitalización en los últimos 6 meses y la ocurrencia de hospitalización [χ2(1)=4,729; p=0,030] y muerte [χ2(1)=3,919; p=0,048] al año de seguimiento. Se identificó que el antecedente de hospitalización en los últimos 6 meses se asoció con la ocurrencia de hospitalización en un año de seguimiento (OR=2,963; IC95% 1,076-8,165, p=0,036). Conclusión: un antecedente de hospitalización en los últimos seis meses se asocia con la ocurrencia de hospitalización mayor a un año en personas mayores con deterioro cognitivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify sociodemographic factors, clinical conditions and sarcopenia parameters that predict hospital admission and death in older adults with cognitive impairment. Method: this is a longitudinal observational study carried out with 170 older adults with cognitive impairment assessed between 2019 and 2021. Predictor variables were sociodemographic characteristics, clinical conditions and sarcopenia parameters. Sarcopenia was operationalized through handgrip muscle strength (dynamometry), muscle mass (calf circumference) and the Timed Up and Go test. Occurrence of hospital admission and death within one year after assessment of older adults were the predicted variables. Analyzes were carried out using descriptive statistics, independent Student’ t-test, Mann-Whitney U test, chi-square test and univariate logistic regression. Results: most participants were female (±77.57 years old), with low education, sedentary, 15.9% with sarcopenia and 13% with a history of hospital admission. It was identified that education level had an effect on occurrence of hospital admission (U=1,423.5, p=0.027) and death (U=647.0, p=0.025) within one-year follow-up. Furthermore, there is an association between history of hospital admission in the last 6 months and occurrence of hospital admission [χ2(1)=4.729; p=0.030] and death [χ2(1)=3.919; p=0.048] within one year follow-up. It was identified that history of hospital admission in the last 6 months was associated with occurrence of hospital admission within one-year follow-up (OR=2.963; 95%CI 1.076-8.165, p=0.036). Conclusion: history of hospital admission in the last six months is associated with occurrence of hospital admission over a year in older adults with cognitive impairment.
  • DESIGN DE UM INSTRUMENTO PARA MEDIR A CARGA DE TRABALHO DAS PARTEIRAS COM BASE NAS INTERVENÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM Original Article

    Garcia, Lorena Gómez; Gil, Maria Fuensanta Hellín; Valcárcel, Maria Dolores Roldán; Llor, Ana Myriam Seva; Guerrero, Francisco Javier Navarro; Merino, Guadalupe Ruiz; Cano, Esperanza de la Iglesia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: elaborar uma escala qualitativa e quantitativa para mensuração de cargas de trabalho específicas para enfermeiras obstétrico-ginecológicas (parteiras) na unidade de parto e baseada na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). Método: trata-se de um estudo qualitativo misto por meio de grupos focais e quantitativo com medidas reais de tempos NIC, descritivo e transversal. De setembro de 2020 a maio de 2021, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, mapeamento, desenvolvimento de escala ad hoc e configuração de três grupos focais para chegar a um acordo sobre o desenho da escala. Além disso, foi realizada uma comparação da percepção subjetiva do tempo gasto na prestação de cuidados (NIC) durante o processo de parto pelos grupos focais com os tempos efetivamente medidos entre março e abril de 2021 em uma unidade de parto. Resultados: os dados qualitativos obtidos nos grupos focais foram analisados ​​e relacionados, concordando com a estrutura final do instrumento de medição ad hoc e a importância de ter este instrumento de medição representativo do seu trabalho, com linguagem padronizada e adaptada às reais demandas de saúde. Além disso, ao comparar os tempos de execução subjetivos e reais de cada uma das NIC, encontramos correlação significativa ao apresentar tempos médios de execução diferentes com variação de 13 minutos. Conclusão: as parteiras deste estudo determinaram a validade de construto do instrumento de medida para suas cargas de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: diseñar cualitativa y cuantitativa, una escala de medición de cargas de trabajo, específica para las enfermeras obstétrico-ginecológicas (matronas), dentro de la unidad de partos y basada en la Clasificación de Intervenciones de Enfermería (NIC). Método: estudio mixto cualitativo mediante grupos focales y cuantitativo con mediciones reales de tiempos NIC, descriptivo y transversal. Durante los meses de septiembre de 2020 a mayo de 2021, se realizó una extensa búsqueda bibliográfica, mapeo, elaboración ad hoc de la escala, y la configuración de tres grupos focales, para consensuar el diseño de la escala. Además, se ejecutó una comparativa sobre la percepción subjetiva del tiempo empleado en la prestación de cuidados (intervenciones NIC) durante el proceso de parto por parte de los grupos focales, con respecto a los tiempos medidos realmente entre marzo y abril del 2021 en una unidad de partos. Resultados: se analizaron y relacionaron los datos cualitativos obtenidos de los grupos focales, coincidiendo en la estructura final del instrumento ad hoc de medida, y en la importancia de tener este instrumento de medida representativo de su trabajo, con un leguaje estandarizado y adaptado a la demanda sanitaria real. Además, al comparar los tiempos subjetivos y reales de ejecución de cada una de las intervenciones NIC, encontramos una correlación significativa, al presentar distintos promedios de tiempos de ejecución con una variación de 13 minutos. Conclusión: las matronas de este estudio determinaron la validez del constructo del instrumento de medición para sus cargas de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to design a qualitative and quantitative scale for measuring specific workloads for obstetric-gynecological nurses (midwives) within the delivery unit and based on the Nursing Interventions Classification (NIC). Method: this is a mixed qualitative study through focus groups and quantitative with real measurements of NIC times, descriptive and cross-sectional. From September 2020 to May 2021, an extensive bibliographic search, mapping, ad hoc scale development and configuration of three focus groups were carried out to agree on scale design. Moreover, a comparison was carried out on the subjective perception of the time spent providing care (NIC) during the delivery process by focus groups with respect to times actually measured between March and April 2021 in a delivery unit. Results: the qualitative data obtained in focus groups were analyzed and related, agreeing on the ad hoc measuring instrument’s final structure and the importance of having this measuring instrument representative of their work, with standardized language adapted to real health demands. Furthermore, when comparing the subjective and real execution times of each of the NIC, we found a significant correlation when presenting different mean execution times with a variation of 13 minutes. Conclusion: the midwives in this study determined the measurement instrument construct validity for their workloads.
  • SÍNDROME METABÓLICA: VIVÊNCIAS EM RELAÇÃO AO CUIDADO COM A SAÚDE Artigo Original

    Lopes, Lucas Silveira Navarro; Marin, Maria José Sanches; Gimenez, Fabiana Veronez Martelato; Pio, Danielle Abdel Massih; Nardo, Luciana Rocha de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: interpretar as vivências de pessoas com síndrome metabólica no que se refere ao cuidado com a saúde. Método: pesquisa qualitativa utilizando como método a Teoria Fundamentada nos Dados e como referencial para análise o Interacionismo Simbólico. Foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município de Marília/SP, Brasil, com 24 entrevistas em três grupos amostrais (pacientes, familiares e profissionais da saúde), no período de nove de fevereiro de 2022 a 16 de janeiro de 2023. Resultados: identificaram-se 734 códigos que foram agrupados, chegando-se às categorias e subcategorias, tendo como fenômeno central “(Des) Cuidando da saúde”, que se caracteriza como processo dualista que perpassa tanto pelo descuidando quanto pelo cuidando. Os aspectos referentes ao descuidando da saúde incluem as categorias: “Considerando não ter problemas de saúde”; “Tendo dificuldades de compreensão e resistência para seguir os cuidados”; e “Faltando adesão ao tratamento”. No aspecto cuidando da saúde, encontram-se as categorias: “Compreendendo que possuem síndrome metabólica”; “Recebendo orientações”; e “Contando com apoio”. Conclusão: a vivência das pessoas com síndrome metabólica perpassa pelas esferas biológica, psicológica, social e espiritual, pois eles lidam com seus problemas de saúde de acordo com a interação social mantida consigo próprio e com as demais pessoas. Portanto, a comunicação significativa e o vínculo com a equipe de saúde são as principais ferramentas de adesão ao tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: interpretar las experiencias de las personas con síndrome metabólico en relación con la atención sanitaria. Método: investigación cualitativa utilizando la Teoría Fundamentada como método y el Interaccionismo Simbólico como referencia de análisis. Se realizó en una Unidad Básica de Salud de la ciudad de Marília/SP, Brasil, con 24 entrevistas en tres grupos muestra (pacientes, familiares y profesionales de la salud), del 9 de febrero de 2022 al 16 de enero de 2023. Resultados: se identificaron 734 códigos que se agruparon en categorías y subcategorías, siendo el fenómeno central el “(Des) Cuidado con la Salud”, que se caracteriza por ser un proceso dualista que abarca tanto el abandono como el cuidado. Los aspectos relacionados con el abandono de la salud incluyen las categorías: “Considerar no tener problemas de salud”; “Tener dificultades para comprender y resistirse a seguir los cuidados”; y “Falta de adherencia al tratamiento”. En el aspecto de cuidar su salud, existen las categorías: “Entendiendo que tienen síndrome metabólico”; “Recibir orientación”; y “Confiar en el apoyo”. Conclusión: la experiencia de las personas con síndrome metabólico permea los ámbitos biológico, psicológico, social y espiritual, ya que abordan sus problemas de salud de acuerdo con la interacción social que mantienen consigo mismos y con otras personas. Por lo tanto, la comunicación significativa y el vínculo con el equipo de salud son las principales herramientas para la adherencia al tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to interpret the experiences of people with metabolic syndrome in relation to healthcare. Method: this is qualitative research using Grounded Theory as a method and Symbolic Interactionism as a framework for analysis. It was carried out at a Basic Health Unit in the city of Marília/SP, Brazil, with 24 interviews in three sample groups (patients, family members and healthcare professionals), from February 9, 2022 to January 16, 2023. Results: a total of 734 codes were identified and grouped into categories and subcategories, with the central phenomenon being “(Not) Taking Care of Health”, which is characterized as a dualistic process that encompasses both neglect and care. Aspects relating to neglecting health include the categories: “Considering not having health problems”; “Having difficulties understanding and resisting following care”; and “Lack of adherence to treatment”. In the aspect of taking care of the health, there are the categories: “Understanding that they have metabolic syndrome”; “Receiving guidance”; and “Counting on support”. Conclusion: the experience of people with metabolic syndrome permeates the biological, psychological, social and spiritual spheres, as they deal with their health problems according to the social interaction maintained with themselves and other people. Therefore, meaningful communication and bonding with healthcare team are the main tools for adherence to treatment.
  • COMPORTAMENTOS PROXÊMICOS DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DURANTE O ATO TRANSFUSIONAL EM CLIENTES HOSPITALIZADOS Artigo Original

    Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Araújo, Sílvia Teresa Carvalho de; Azevedo, Albert Lengruber de; Ferreira, Priscila Brigolini Porfírio; Torres, Danelia Gómez; Pérez Júnior, Eugenio Fuentes; Bastos, Soraia do Socorro Furtado; Silva, Suely Francisco da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever os comportamentos proxêmicos de técnicos de enfermagem durante o ato transfusional em clientes hospitalizados. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, pautado em observação não participante, registrado em instrumento elaborado a partir da teoria do comportamento proxêmico. Participaram 18 técnicos de enfermagem de um hospital referência em hematologia e hemoterapia da Região Sudeste do Brasil, de abril a dezembro de 2022. A análise de dados priorizou o conteúdo temático. Resultados: destacaram-se o contato visual; o toque instrumental; o tom de voz normal e as distâncias íntima e pessoal. Estes, indicativos de acolhimento, atenção e vigilância técnica à realização do ato transfusional. Conclusão: há necessidade de despertar a consciência dos técnicos de enfermagem em relação aos comportamentos proxêmicos durante o acolhimento aos clientes. Isto é: ampliar a escuta, o vínculo, a efetiva convivência interpessoal e favorecer o alcance dos cuidados em saúde integral na hematologia e hemoterapia.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir los comportamientos proxémicos de técnicos de Enfermería durante transfusiones en clientes internados. Método: estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, basado en la observación no participante y registrado en un instrumento elaborado a partir de la Teoría del Comportamiento Proxémico. Los participantes fueron 18 técnicos de Enfermería de un hospital que es referencia en Hematología y Hemoterapia de la Región Sudeste de Brasil, entre abril y diciembre de 2022. En el análisis de los datos se priorizó el contenido temático. Resultados: se destacó lo siguiente: contacto visual; toque instrumental; tono de voz normal; y distancias íntima y personal; los cuales indican buen recibimiento, atención y vigilancia técnica al realizar las transfusiones. Conclusión: es necesario generar conciencia en los técnicos de Enfermería con respecto a los comportamientos proxémicos al recibir a los clientes. Eso implica: prestar más atención al escuchar y ampliar los vínculos y la convivencia interpersonal efectiva, además de favorecer el alcance de las medidas de atención en integrales en Hematología y Hemoterapia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe nursing technicians' proxemic behaviors during transfusions in hospitalized clients. Method: a qualitative, descriptive and exploratory study based on non-participant observation, recorded in an instrument prepared from the Theory of Proxemic Behavior. The participants were 18 nursing technicians from a reference hospital for Hematology and Hemotherapy in the Brazilian Southeast Region, from April to December 2022. Data analysis prioritized thematic content. Results: the following stood out: eye contact; instrumental touch; normal tone of voice; and intimate and personal distances. These indicate welcoming, attention and technical vigilance when carrying out the transfusions. Conclusion: there is a need to raise nursing technicians' awareness regarding proxemic behaviors when welcoming clients. That is: expanding listening, bonding and effective interpersonal coexistence, and favoring the reach of comprehensive health care in Hematology and Hemotherapy.
  • APLICATIVOS MÓVEIS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE: REVISÃO DE ESCOPO Revisão De Literatura

    Silva, Liliane de Lourdes Teixeira; Andrade, Alessandra Yuri Takehana de; Poveda, Vanessa de Brito

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: mapear a produção científica relacionada a aplicativos voltados para segurança do paciente. Método: revisão de escopo baseada no método proposto pelo JBI e nas recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses for Scoping Reviews. A busca ocorreu entre os meses de fevereiro e março de 2022 em seis bases de dados, literatura cinzenta e escritórios de registro de propriedade intelectual. A revisão foi realizada por pares. Resultados: foram analisados 28 estudos. As metas internacionais mais contempladas pelos softwares foram a prevenção de erros de medicação, cirurgia segura e comunicação eficiente. Os aplicativos usaram diferentes sistemas operacionais e descreveram em sua maioria o processo de seleção de conteúdo e arquitetura do software. O sistema de avaliação contou com uso de escalas de usabilidade, testes antes e depois e ensaios clínicos. Conclusão: a construção de aplicativos em saúde, em especial, os voltados para aplicação das metas de segurança do paciente é um amplo campo a ser explorado. Faz-se necessário fortalecer a qualidade das informações ofertadas e o envolvimento de uma equipe multiprofissional para seu desenvolvimento. Observam-se lacunas relativas aos desenhos metodológicos e carência quanto às legislações que regulamentam aspectos relacionados à qualidade e veracidade das informações ofertadas pelos softwares. Protocolo de pesquisa registrado no Open Science Framework (https://osf.io/8b9pz/)

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: mapear la producción científica relacionada con aplicaciones orientadas a la seguridad del paciente. Método: revisión de alcance basada en el método propuesto por JBI y en las recomendaciones previstas en Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses for Scoping Reviews. La búsqueda se realizó entre los meses de febrero y marzo de 2022 en seis bases de datos, literatura gris y oficinas de registro de propiedad intelectual. Se realizó la revisión por pares. Resultados: se analizaron 28 estudios. Los objetivos internacionales más contemplados por el software fueron la prevención de errores de medicación, cirugía segura y comunicación eficiente. Las aplicaciones utilizaron diferentes sistemas operativos y en su mayoría describieron el proceso de selección de contenido y la arquitectura del software. El sistema de evaluación incluyó el uso de escalas de usabilidad, antes y después de pruebas y ensayos clínicos. Conclusión: la construcción de aplicaciones de salud, especialmente aquellas destinadas a implementar objetivos de seguridad del paciente, es un campo amplio por explorar. Es necesario reforzar la calidad de la información ofrecida e implicar a un equipo multidisciplinario para su desarrollo. Se advierten lagunas en cuanto a diseños metodológico, como también la falta de legislación que regule aspectos relacionados con la calidad y veracidad de la información que ofrece el software. Protocolo de investigación registrado en el Open Science Framework (https://osf.io/8b9pz/)

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to map scientific production related to patient safety applications. Method: scoping review based on the method proposed by the JBI and the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses for Scoping Reviews. The search took place between February and March 2022 in six databases, gray literature and intellectual property registration offices. The review was conducted by peers. Results: a total of 28 studies were analyzed. The international goals most often covered by the software were the prevention of medication errors, safe surgery and efficient communication. The applications used different operating systems and mostly described the process of content selection and software architecture. The evaluation system used usability scales, before and after tests and clinical trials. Conclusion: the construction of healthcare applications, especially those aimed at implementing patient safety targets, is a broad field to be explored. It is necessary to strengthen the quality of the information offered and the involvement of a multi-professional team in its development. There are gaps in the methodological designs and a lack of legislation regulating aspects related to the quality and veracity of the information provided by the software. Research protocol registered in the Open Science Framework (https://osf.io/8b9pz/)
  • DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL “COLA NA PROFE!” PARA USO EM SALA DE AULA Relato De Experiência

    Soster, Cecilia Biasibetti; Jesus, Edna Ribeiro de; Rodrigues, Heluana Cavalcante; Silva, Marinalda Boneli da; Barcelos, Poliana Paz; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Bertoncello, Kátia Cilene Godinho; Lorenzini, Elisiane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: desenvolver um recurso didático para uso em sala de aula, envolvendo smartphones e centrado nos estudantes de enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica voltada aos docentes e discentes do curso de graduação e pós-graduação em Enfermagem. Estruturou-se o estudo a partir do modelo de projeto de produtos e serviços em saúde, que contempla: briefing, levantamento de dados, análise do problema, conceito, geração de alternativas, seleção da melhor alternativa, refino da solução, protótipo, testes, modificações e implementação. O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2022, por quatro doutorandas, uma mestranda e duas doutoras em Enfermagem, durante a disciplina de Tecnologias e Gestão na Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem de um programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Resultados: desenvolveu-se uma tecnologia educacional que auxilia na aprendizagem e na interação em sala de aula. O “Cola na Profe!” foi criado como uma estratégia didática e tecnológica. O objetivo é integrar os alunos e estimular a participação e atenção deles em sala, por meio do uso do smartphone no ambiente virtual de aprendizagem. Conclusão: o uso do recurso didático “Cola na Profe!” contribui com o processo de ensino-aprendizagem, vinculando o mundo virtual à sala de aula e contribuindo para a interação dos envolvidos, o que torna o estudante, protagonista do seu aprendizado.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: desarrollar un recurso didáctico para ser usado en salones de clase, con utilización de smartphones y centrado en estudiantes de Enfermería. Método: investigación aplicada de producción tecnológica dirigida a docentes y estudiantes de la carrera de grado y cursos de postgrado en Enfermería. El estudio se estructuró a partir del modelo de diseño de productos y servicios de salud, que contempla lo siguiente: briefing, sondeo de datos, análisis del problema, concepto, generación de opciones, selección de la mejor opción, refinamiento de la solución, prototipo, pruebas, modificaciones e implementación. El proyecto fue desarrollado en el segundo semestre de 2022 por cuatro estudiantes de Doctorado, un estudiante de Maestría y dos Doctoras en Enfermería, durante la disciplina académica de Tecnologías y Gestión en Educación y Trabajo en Salud y Enfermería de un programa de postgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina. Resultados: se desarrolló una tecnología educativa que asiste en el aprendizaje y en las interacciones en salones de clase. “Cola na Profe!” se creó como una estrategia didáctica y tecnológica. El objetivo es integrar a los alumnos y estimular su participación y atención en la clase recurriendo al uso de smartphones en el ambiente virtual de aprendizaje. Conclusión: utilizar el recurso didáctico “Cola na Profe!” contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje, vinculando el mundo virtual con el salón de clase y facilitando la interacción de todas las personas involucradas, lo que convierte a los alumnos en los protagonistas de su propio proceso de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to develop a teaching resource for use in the classroom, involving smartphones and focused on Nursing students. Method: this is an applied technological production research aimed at teachers and students of undergraduate and postgraduate Nursing courses. The study was structured based on the health product and service design model, which includes briefing, data collection, problem analysis, concept, generation of alternatives, selection of the best alternative, solution refinement, prototype, tests, modifications, and implementation. The project was developed in the second semester of 2022 by four doctoral students, a master’s student and two PhDs in Nursing, during the discipline of Technologies and Management in Education and Work in Health and Nursing of the Graduate Program in Nursing at the Federal University of Santa Catarina. Results: an educational technology was developed to assists in learning and interactions in the classroom. “Cola na Profe!” was created as a didactic and technological strategy. The objective was to integrate students and encourage their participation and attention in classes through the use of smartphones in the virtual learning environment. Conclusion: the use of the teaching resource “Cola na Profe!” contributes to the teaching-learning process, linking the virtual world to the classroom and contributing to the interaction of those involved, which makes students protagonists of their own learning.
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br