Acessibilidade / Reportar erro

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SOLIDÃO EM PESSOAS SEPTUAGENÁRIAS E EM IDOSOS

RESUMO

Objetivo:

analisar as representações sociais da solidão em idosos.

Método:

pesquisa exploratória e qualitativa, aplicando a Teoria das Representações Sociais, realizada em Lambayeque, Peru. Aplicou-se um questionário sociodemográfico, sendo realizadas entrevistas em profundidade usando um instrumento semiestruturado, com 32 idosos com idade acima dos setenta anos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Aplicou-se estatística simples e análise porcentual aos dados sociodemográficos. As entrevistas foram analisadas no software Alceste e submetidas à análise lexicográfica.

Resultados:

as representações negativas fazem referência a relações sociais fragilizadas ou diminuídas, com insuficiente apoio emocional, vulnerabilizando aos idosos. As positivas fazem referência a atividades prazerosas sem presença de outras pessoas, assumindo a solidão como adequada para a intimidade, para escutar o silencio, ter harmonia e paz, conectar-se internamente e viver uma vida agradável, valorar a vida e fortalecer a dimensão espiritual.

Conclusão:

há uma dialética na concepção da solidão: negativa quando se refere ao contexto social e às relações dos idosos com outras pessoas; e positiva quando representa uma oportunidade de abraçar a solidão e realizar atividades prazerosas sem depender de outros. É imprescindível fomentar esses aspectos positivos no cuidado dos idosos.

DESCRITORES:
Idosos; Solidão; Representações sociais; Envelhecimento; Enfermagem; Cuidados de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br