Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2023
  • Transperiferias: uma proposta para pesquisas socialmente engajadas Introdução

    Maia, Junot de Oliveira; Windle, Joel Austin; Jorge, Miriam Lúcia dos Santos
  • Afrontando a necropolítica no Brasil: recursos linguísticos arrojados e artivismo como formas de sobreviver Dossiê Temático

    Maia, Junot de Oliveira; Silva, Daniel do Nascimento e

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo tem raízes na etnografia que nós, dois pesquisadores em Linguística Aplicada, realizamos há mais de 10 anos no Complexo do Alemão carioca. Territórios periféricos como esse são marcados por uma necropolítica imposta pelo Estado brasileiro, que violenta e executa, principalmente, a população negra predominante nessas áreas. A regulação da violência no Brasil, contudo, não é exclusividade do Estado, pois o “mundo do crime”, mesmo fragmentado, também é agente relevante nessa dinâmica. Em meio ao fogo cruzado que se estabelece entre o Estado e os outros agentes dessa gestão armada, moradores de favelas constroem formas criativas de afrontar as violências, inclusive letais, que lhes são destinadas. Aqui, exploramos os fogos digitais, o registro ativista papo reto e o artivismo como estratégias dos moradores de favela para sobreviver e construir futuros mais justos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper draws from the ethnography that we, two researchers in Applied Linguistics, have carried out for a decade in the Complexo do Alemão favelas, in Rio de Janeiro. Favelas are inhabited by a mostly Black population, who are disproportionately affected by Brazil’s notorious necropolitics. Further, the monopoly of violence in Brazil is not exclusive to the State, as the “world of crime”, even if fragmented, is also a relevant agent in this dynamic. The sociology of violence posits that the crossfire between the State and other armed agents stifle residents’ political demands. Yet we engage with some residents who speak up and create innovative ways to confront the violence that is aimed at them. In this paper, we explore digital rockets, the papo reto activist register and artivism as modes of surviving enacted by favela residents in their pursuit of more equitable futures.
  • Poetry Slam invade escolas de periferias paulistanas: eventos e práticas de letramentos literários no VIII Slam Interescolar de São Paulo Dossiê Temático

    Neves, Cynthia Agra de Brito; Santos, Sóstenes Renan de Jesus Carvalho; Holanda, Maria Fabiana Medeiros de

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo se propõe a descrever algumas cenas performadas por estudantes de escolas públicas paulistas, sobretudo das periferias, no VIII Slam Interescolar de São Paulo, visando discutir e analisar práticas de letramentos literários. Esse evento poético foi observado in loco pelos autores deste artigo, em específico, a performance poética da estudante do ensino fundamental II, Manoella de Souza, da Escola Estadual Dona Luiza Macuco. Os autores desta pesquisa assumem a perspectiva dos letramentos literários (Amorim; Domingues; Klayn; Silva, 2022; Neves, 2021a), dos letramentos de reexistência (Souza, 2011; Duboc; Menezes De Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) e dos letramentos críticos (Monte-Mór, 2015, 2019) em defesa do Poetry Slam como ato político-poético-performático de jovens da periferia paulistana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper aims to describe some scenes performed by students from São Paulo public schools, especially from the peripheries, at the VIII Inter-School Slams of São Paulo, to discuss and analyze literary literacies practices. This poetic event was observed on site by the authors of this paper, specifically the poetic performance of elementary school student Manoella de Souza, from the state school called Dona Luiza Macuco. The authors of this research take the perspective of literary literacies (Amorim; Domingues; Klayn; Silva, 2022; Neves, 2021a), literacies of reexistence (Souza, 2011; Duboc; Menezes De Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) and critical literacies (Monte-Mór, 2015, 2019) in defense of Poetry Slam as a political-poetic-performative act by young people from the outskirts of São Paulo.
  • Graffiti na cultura hip-hop: relações entre linguagem, identidade e espaço urbano na perspectiva transperiférica e indisciplinar da Linguística Aplicada Dossiê Temático

    Caminha, Giulia Soster

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo aborda a importância do graffiti na cultura hip-hop e sua relação com a linguagem, identidade e o espaço urbano. Embora seja uma forma de expressão artística importante, o graffiti é frequentemente visto como um ato de vandalismo que causa desconforto nos sujeitos que enxergam o mundo pela ótica do capitalismo neoliberal. O texto argumenta que esse estigma é uma forma de perpetuar discursos que promovem a segregação e marginalização de indivíduos com base em raça, gênero e classe social. Essa pesquisa qualitativa adotará uma perspectiva crítica para compreender fenômenos linguísticos, como ressaltado na abordagem do bricoleur ( Denzin; Lincoln, 2006) do pesquisador a fim de transitar por campos de conhecimento distintos e confluentes. Por meio de entrevistas conduzidas com os participantes dessa pesquisa, é possível perceber que o graffiti é considerado um produto de uma disputa linguística nas paisagens urbanas e também um apontamento nos estudos sobre novos letramentos ( Mattos, 2011). O artigo discute como o graffiti pode representar uma forma de reexistência ( Souza, 2009; 2011) no paradigma transperiférico ( Windle et al., 2020 ), encontrando também apoio na perspectiva da linguística aplicada indisciplinar ( Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article addresses the importance of graffiti in hip-hop culture and its relationship with language, identity, and urban space. Although it is an important form of artistic expression, graffiti is often perceived as an act of vandalism that discomforts individuals who view the world through the lens of neoliberal capitalism. The text argues that this stigma is a way to perpetuate discourses and marginalization of individuals based on race, gender, and social class. This qualitative research will adopt a critical perspective to understand linguistic phenomena, as highlighted in the researcher’s bricoleur approach ( Denzin; Lincoln, 2006), in order to navigate through distinct and converging fields of knowledge. Through interviews conducted with the participants in this study, it is possible to perceive that graffiti is considered a product of a linguistic dispute in urban landscapes and also a focal point in studies of new literacies ( Mattos, 2011). The article discusses how graffiti can represent a form of re-existence ( Souza, 2009; 2011) in the transperipheral paradigm ( Windle et al., 2020 ), also finding support in the perspective of undisciplinary applied linguistics ( Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006).
  • Negras guerreiras: o lugar da memória na performance insurgente de uma artista de periferia Dossiê Temático

    Oliveira, Bruno Coutinho de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO: Partindo de uma postura transdisciplinar e transperiférica sobre a produção e circulação de conhecimento, esse texto busca, a partir da obra musical de uma artista negra, independente e periférica, refletir sobre o papel da memória como instrumento tático de resistência e ressignificação do povo negro – mais especificamente da mulher negra – na sociedade brasileira. Tendo como perspectivas teóricas e analíticas autoras como Leda Martins (2003) e Lélia Gonzalez (1984), procuro mostrar como a música, por meio da interpretação, da letra e do gênero sonoro, possibilita a mobilização dessa memória por meio de performances periféricas insurgentes diante de lógicas de opressão marcadas pelo racismo e o sexismo. Essas performances constroem-se dentro de um cronotopo periférico em contraposição a cronopolítica racista. Por fim, o texto reflete sobre como o resultado dessa dinâmica possibilita a construção de saberes dentro de uma agenda socialmente engajada de pesquisa e de produção de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Starting from a transdisciplinary and transperipheral stance on the production and circulation of knowledge, this text seeks to reflect on the role of memory as a tactical instrument of resistance and resignification of black people – more specifically black women – in Brazilian society, based on the musical work of a black, independent and peripheral artist. Taking as theoretical and analytical perspectives authors such as Leda Martins (2003) and Lélia Gonzalez (1984), I try to show how music, through interpretation, lyrics and sound genre, makes it possible to mobilise this memory through insurgent peripheral performances in the face of logics of oppression marked by racism and sexism. These performances are constructed within a peripheral chronotope in opposition to racist chronopolitics. Finally, the text reflects on how the result of this dynamic enables the construction of knowledge within a socially engaged agenda of research and knowledge production.
  • Memórias de um sarau periférico: sobrevivência e esperança dos fazeres culturais e de pesquisa na Baixada Fluminense Dossiê Temático

    Lopes, Adriana Carvalho; Vale, Janaina Coutinho Tavares

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo busca refletir sobre uma produção cultural periférica específica, idealizada por uma das autoras deste texto e realizada na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro. Situadas em um campo de estudos interdisciplinar, que conjuga debates da linguística aplicada, da antropologia e da educação, trazemos performances narrativas da juventude periférica construídas por um “nós” autoetnográfico. Argumentamos que tais performances projetam cronotopos em fluxos, que desafiam as dicotomias (centrais em discursos hegemônicos) e apontam para práticas de sobrevivência e de esperança, por meio das quais essa juventude reinventa o território onde vive, a si própria, e reimagina futuros mais justos e democráticos para os espaços urbanos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article aims to reflect on a specific peripheral cultural production, idealised by one of the authors of this text and realised in Baixada Fluminense, a metropolitan region of Rio de Janeiro. Situated in an interdisciplinary field of study that combines debates on applied linguistics, anthropology and education, we present performances narrative of peripheral youth constructed by an autoethnographic “we”. We argue that these performances project chronotopes in flux, which challenge dichotomies (central to hegemonic discourses) and point to practices of survival and hope through which these young people reinvent the territory where they live, themselves and project more just and democratic futures for urban spaces.
  • Transcendendo a periferia: A política de educação intercultural multilingue na Colômbia Dossier Temático

    Montes-Pérez, Surjey del Carmen; Rosado-Mendinueta, Nayibe

    Resumo em Português:

    RESUMO: Um dos principais atores na conceituação e implementação das políticas públicas de Educação Intercultural (EI) é o professor. EI, que inclui a etno-educação, refere-se à formação em contextos de diversidade cultural e interculturalidade. Este artigo reflexivo destaca o papel da formação de profesores e seu impacto na implementação da política multilíngue de EI na Colômbia, especialmente nas escolas etno-educacionais afro-colombianas, em sua maioria na periferia. Para tanto, os progressos, as estagnações, os retrocessos e os desafios do EI serão analisados usando a Teoria do Ecossistema de Bronfenbrenner (1977) e a dimensão contextual proposta por Braun et al. (2011). Conclui-se que os professores colombianos são agentes-chave, cujas práticas trans periféricas têm sido propícias ao fortalecimento da identidade cultural, da autonomia, do projeto de vida global e da diversidade linguística das populações nativas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Uno de los actores principales en la conceptualización e implementación de las políticas públicas de Educación Intercultural (EI) es el docente. La EI, que incluye la etnoeducación, se refiere a la formación en contextos de diversidad cultural e interculturalidad. Este artículo de reflexión resalta el rol de la formación docente y su impacto en la implementación de la política de EI multilingüe en Colombia, especialmente en las escuelas etnoeducativas afrocolombianas, mayormente en la periferia. Para ello, se analizarán los avances, estancamientos, retrocesos y desafíos de la EI, desde la Teoría de los Ecosistemas de Bronfenbrenner (1977) y la dimensión contextual planteada por Braun et al. (2011). Se concluye que maestras y maestros colombianos son agentes clave cuyas prácticas transperiféricas han propendido por el fortalecimiento de la identidad cultural, la autonomía, el proyecto global de vida y la diversidad lingüística de las poblaciones originarias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: One of the main actors in the conceptualization and implementation of Intercultural Education (IE) public policies is the teacher. IE, which includes ethnoeducation, refers to education in contexts of cultural diversity and interculturality. This reflection article highlights the role of teacher education and its impact on the implementation of multilingual IE policy in Colombia, especially in Afro-Colombian ethno-educational schools, mostly in the periphery. To this end, the advances, stagnations, setbacks and challenges of IE will be analyzed from Bronfenbrenner’s Ecosystem Theory (1977) and the contextual dimension proposed by Braun et al. (2011). It is concluded that Colombian teachers are key agents whose transperipheral practices have favored the strengthening of cultural identity, autonomy, the global life project and the linguistic diversity of native populations.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com