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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2023
  • O dizer como enquadre de guerra: masculinidades bélicas e letramentos pós-identitários no Brasil contemporâneo Artigo

    Urzêda-Freitas, Marco Túlio de

    Resumo em Português:

    Resumo: O meu objetivo, neste artigo, é compartilhar uma reflexão inicial sobre um grupo de performances sociodiscursivas às quais tenho me referido como masculinidades bélicas, reflexão construída a partir de um diálogo indisciplinar com diferentes áreas do saber. Tendo como base a leitura crítica de duas performances e atendo-me ao contexto sociopolítico brasileiro atual, argumento que as masculinidades bélicas se caracterizam pelo engajamento dos sujeitos em práticas necrodiscursivas que (re)produzem enquadres de guerra em diferentes espaços sociais. Desse modo, sugiro o trabalho com letramentos pós-identitários como forma de estranhar textualmente os repertórios mobilizados por masculinidades bélicas, a fim de construir sentidos, performances e enquadres que desafiem o paradigma e a retórica da guerra, no Brasil contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: My objective in this article is to share an opening reflection on a group of socio-discursive performances that I have termed bellicose masculinities, a reflection that is rooted in an indisciplinary dialogue with different areas of knowledge. Based on the critical reading of two performances and considering the current Brazilian socio-political context, I argue that bellicose masculinities are characterized by the subjects’ engagement in necrodiscursive practices that (re)produce frames of war in different social contexts. Therefore, I suggest the work with post-identity literacies as a way of textually queering the repertoires mobilized by bellicose masculinities, so that it becomes possible to produce meanings, performances, and frames that challenge the paradigm and the rhetoric of war in contemporary Brazil.
  • A dinâmica do autoconceito da fala de um aluno de EFL: percepções a partir de experiências auto-relatadas e dados de observação em sala de aula Article

    Diert-Boté, Irati

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo de caso explora a dinâmica do autoconceito da fala de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) de uma estudante universitária. O estudo enfoca os quadros de referência interno e externo do participante ( MERCER, 2011b) para analisar como seu autoconceito de fala de ILE foi construído ao longo de seus anos de ensino da língua inglesa, e como ele é reconstruído e desenvolvido no curso atual. Os resultados mostram que tal autoconceito origina-se de sistemas de crenças, emoções, características do aluno, contexto método de aprendizagem anterior da língua inglesa, experiências críticas e experiências de sucesso/fracasso usando a linguagem oral. Os resultados indicam que as experiências críticas positivas e as experiências percebidas de sucesso parecem influenciar positivamente as crenças de autoeficácia do aluno e as experiências emocionais sobre a tarefa oral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This case study explores the dynamics of the English as a Foreign Language (EFL) speaking self-concept of a female university student. The study focuses on the participant’s internal and external frames of reference ( MERCER, 2011b) to analyze how her EFL speaking self-concept has been constructed throughout her years of English language instruction, and how it is re-constructed and developed in the current course. Findings show that such self-concept originates from beliefs systems, emotions, learner characteristics, previous English language learning context/method, critical experiences and experiences of success/failure using the oral language. Results indicate that critical positive experiences and perceived experiences of success appear to influence positively the learner’s self-efficacy beliefs and emotional experiences about the oral task.
  • Contornos políticos da profissionalização em Português Língua Estrangeira na Região Metropolitana de Campinas: formação inicial e gestão democrática Artigo

    Santos, Daniel dos

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo deste trabalho é mapear o contexto profissional do professor de Português Língua Estrangeira na Região Metropolitana de Campinas (RMC), analisando os contornos geopolíticos que incidem na gestão democrática de um curso de formação inicial. Por meio de uma cartografia de caráter exploratório, seleciono e organizo agrupamentos de dados que consideram aspectos da demografia migratória na RMC, documentos oficiais e projetos pedagógicos de cursos, assim como outros conjuntos de dados recortados por meio de uma investigação de caráter bibliográfico. Tendo por base esses conjuntos de dados, procurei destacar movimentos potencialmente relevantes, em diálogo com a perspectiva da gestão democrática, os quais propiciassem uma visão de futuro ao docente em Português Língua Estrangeira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The aim of this paper is to investigate the professional context of Portuguese as a foreign language teachers at Região Metropolitana de Campinas (RMC) through an analysis of geopolitical outlines which concern on democratic management of an initial education undergraduate course. Based on an exploratory cartography, I intended to select and organize data groups considering migration demographic aspects at RMC, official documents and pedagogical projects as well as other data compilation through bibliographical research. By means of that database, I have proposed some potentially relevant movements concerning democratic management theories aiming to promote a forward-looking vision to Portuguese as a foreign language teachers.
  • Uma Proposta Inovadora para o Ensino de Gramática em Escolas Públicas Chilenas: de abordagens tradicionais à comunicativas Article

    Marchant, Camila; Torrico, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Resumo O ensino de gramática tem sido considerado um tópico central, embora controverso, quando se trata de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. As visões sobre este debate gramatical sofreram mudanças consideráveis ao longo dos anos, que mudaram de métodos convencionais, baseados na formulação pura de estruturas gramaticais, para uma abordagem mais comunicativa para a aprendizagem de línguas. Este artigo não apenas busca revisar o papel do ensino de gramática nas escolas públicas do Chile e os fatores internos e externos que dificultam o alcance de um tipo de ensino mais progressivo, mas também pretende dar uma contribuição valiosa aos professores por meio de uma alternativa abordagem para maximizar a aprendizagem e o envolvimento do aluno quando a gramática está sendo abordada. Esta abordagem conhecida como Encounter-Clarify-Remember-Internalize e Fluently use (doravante ECRIF) é sugerida para servir como uma referência para professores interessados em redirecionar suas práticas de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Grammar instruction has been regarded as a pivotal, yet controversial topic when it comes to foreign language teaching and learning. Views on this grammar debate have undergone considerable changes throughout the years, which have shifted from conventional methods, based on pure formulation of grammar structures, towards a more communicative approach to language learning. This article not only seeks to review the role of grammar teaching in publicly funded schools in Chile and the internal and external factors that entail difficulties in achieving a more progressive type of instruction, but also it intends to make a valuable contribution to teachers via an alternative approach to maximizing student learning and engagement when grammar is being tackled. This approach known as Encounter-Clarify-Remember-Internalize and Fluently use (henceforth ECRIF) is intended to serve as a reference for teachers interested in redirecting their teaching practices.
  • Memes políticos, humor e eleições: o uso de memes como estratégia de propagação no Twitter Artigo

    Soares, Felipe Bonow; Volcan, Taiane

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como humor é utilizado como estratégia de propagação de mensagens políticas no Twitter. A discussão de literatura foca em estudos sobre câmaras de eco nas mídias sociais e no uso de humor e memes em contextos políticos. Para nossa análise, selecionamos dois tweets de Ciro Gomes, candidato nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, postados durante o período de campanha. O método utilizado foi a Análise de Discurso Mediada por Computador ( HERRING, 2004). Os nossos principais resultados são (1) que a característica de replicabilidade dos memes é fundamental na propagação das mensagens e (2) que o uso do humor é capaz de suavizar o discurso político, possibilitando maior circulação das mensagens.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to analyze how humor is used as a strategy to propagate political messages on Twitter. The literature discussion focuses on studies on echo chamber on social media and humor and memes in political contexts. We analyze two tweets from Ciro Gomes, a Brazilian presidential candidate in 2018, during the political campaign. Our method is Computer-Mediated Discourse Analysis. Our main results show that (1) memes replicability is essential for its propagation and (2) humor is used to soften political discourse, also helping to propagate messages.
  • A transfiguração da forma: uma história sem história, ou o ensaio semiótico clariciano Artigo

    Moreira, Fernando

    Resumo em Português:

    RESUMO: A partir dos estudos do discurso, analisamos a obra Água viva (1973), de Clarice Lispector, considerando o desvio estético-temático que ocorre na obra diante do embate com o código linguístico durante a enunciação. Apontamos estratégias enunciativas usadas no discurso para moldar e [re]formar a substância por meio do questionamento de formas e figuras sem, contudo, que haja o abandono destas ou daquelas. Observamos que o paroxismo da experiência transfiguradora no livro se constitui de uma miríade de instâncias atuando de modo a tornar o resultado dessa experiência iconoclasta, em consonância com o movimento modernista do período em que foi escrito e, ao mesmo tempo, destacando-se de maneira definitiva na literatura e no que tange aos estudos discursivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Based on discourse studies, we analyze the Água viva (1973), by Clarice Lispector, considering the aesthetic-thematic deviation that occurs due to the clash with the linguistic code during the enunciation. We observe enunciative strategies in the discourse to mold and [re]form the substance from the questioning of forms and figures without, however, abandoning these or those. The paroxysm of the transfiguring experience in the book is constituted by a myriad of instances acting in such a way as to make the result of this an iconoclastic experience, in line with the modernist movement of the period in which it was written and, at the same time, standing out in a definitive way in literature and in discourse studies.
  • Ensino-aprendizagem de inglês em contexto de privação de liberdade: efeito de suspensão Artigo

    Reis, Valdeni da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação do efeito de suspensão, que estagna ações, posições discursivas e relações, no confuso espaço do ensino-aprendizagem do inglês, em uma unidade socioeducativa para adolescentes em conflito com a lei. Para tanto, serão analisados excertos de uma aula de inglês na unidade, além de trechos de entrevistas realizadas pelos participantes. A metodologia utilizada é a análise de discurso e mapeamento estrutural da aula. A análise aponta um movimento conflitante em torno do que pertence à ordem educacional e à ordem do encarceramento, delineando um espaço confuso para o ensino-aprendizagem da língua inglesa, dentro do qual emerge o efeito de suspensão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper aims at analyzing the formation of the Effect of Suspension which stagnates the actions, the discursive positions and the relationships within the confusing space of the teaching-learning of English in a juvenile detention center. In order to do so, excerpts from an English class and from some participants’ interviews are analyzed. The study is carried out under the discourse analysis research method and a structural mapping of the lesson. The analysis points out an intriguing conflict between meanings related to the educational issues and meanings related to the incarceration issues, outlining a confusing space for the English teaching-learning from which emerges the Effect of Suspension.
  • Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio Artigo

    Bigolin, Marcio; Reategui, Eliseo Berni; Santos, Míria Santanna dos; Almeida, Cleusa Albília de; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: To assist the writing process, a tool was developed using peer review, whose creation and implementation started from an initial survey of the criteria to be used in the review of texts. High school students were chosen as the target audience. The criteria required for the writing of the National High School Exam (ENEM) were used, classified according to the cognitive model of Reading for Evaluation. In the modeling and survey of these requirements, direct interviews were conducted with potential users, as well as validation with Portuguese teachers. After using the tool, a focus group was held with some of the students. The analysis of the data and the comparison of the initial and final essays allowed us to verify that the peer review process enabled the improvement of the students’ writing process.
  • Descripción de la interlengua escrita en español de estudiantes secundarios haitianos en una escuela de Santiago de Chile Artículo

    Vega, Gloria Macarena Toledo; Mena, Leonardo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo se enmarca en la Lingüística Aplicada a la enseñanza-aprendizaje de español como lengua extranjera (ELE)1 e investiga, mediante el análisis de errores de una muestra escrita, la interlengua en español de 36 estudiantes haitianos, en una escuela de Santiago de Chile. El análisis de errores permitió evidenciar que en los tres niveles estudiados (léxico, gramatical y textual) existen aspectos del español ya interiorizados en su interlengua. Los rasgos característicos de esta interlengua son: tendencia a la omisión de elementos, principalmente estructurales; preferencia por el uso de formas singulares; uso de lexemas con rasgos semánticos comunes no intercambiables; inconsistencia en la conjugación, con tendencia al uso del infinitivo en contextos inadecuados y la presencia de elementos propios del registro oral en la escritura. Las estrategias psicolingüísticas que explicarían dichos errores son de índole inter e intralingüística.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is framed in the studies of Applied Linguistics to the teaching-learning of Spanish as a foreign language (SFL) and investigates through the analysis of errors in a written sample the interlanguage in Spanish of 36 Haitian students, in a school in Santiago, Chile. The error analysis allows to show that in the three levels studied (lexical, grammatical and textual), there are aspects of Spanish which are already internalized in learners´ interlanguage. The characteristic features of this interlanguage are a tendency to omit elements, mainly structural; preference for the use of singular forms; use of lexemes with common non-interchangeable semantic features; inconsistency in conjugation, with a tendency to use the infinitive in inappropriate contexts; and the presence of elements of the oral record in writing. The psycholinguistic strategies that would explain these errors are of an inter- and intralinguistic nature.
  • Práticas e representações de letramento no gênero História em Quadrinhos produzido por alunos da licenciatura em Educação do Campo Article

    Santos, Milena dos; Silva, Cícero da

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisam-se as práticas e representações de letramento no gênero História em Quadrinhos produzido por alunos de uma Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa alicerça-se nas teorias do letramento, situando-se no campo aplicado da linguagem. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativo-interpretativista. O corpus é constituído de textos de seis exemplares do gênero História em Quadrinhos e trechos (transcritos) de três entrevistas realizadas com colaboradores da pesquisa. Por este gênero possuir uma união de sistemas de linguagens diferentes (verbal e não verbal), a pesquisa revelou traços do letramento que os acadêmicos possuem em suas experiências de vida. Sendo os colaboradores da pesquisa oriundos de comunidades distintas situadas no meio rural, eles apresentam práticas e representações de letramento diversas e peculiares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we analyze literacy practices and representations in the comic books genre produced by undergraduates taking the Rural Education degree. The research is based on literacy theories and is situated in the applied field of language. This is a participatory research, with a qualitative-interpretative approach. The corpus consists of texts from six examples of the comic books genre, and (transcribed) excepts from three interviews conducted with research collaborators. Because this genre has a union of different language systems (verbal and non-verbal), the research revealed traces of literacy that students have in their life experiences. As the research collaborators come from different communities located in rural areas, they present diverse and peculiar literacy practices and representations.
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