Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 23, Número: 4, Publicado: 2023
  • Uso de língua étnica e identidade étnica de estudantes universitários na Malásia Article

    Ting, Su-Hie; Abidin, Nurzatul Shazreena Zainol

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente estudo examina até que ponto o uso da língua étnica é influenciado pela força da identidade étnica entre estudantes universitários na Malásia. No estudo, 100 estudantes universitários de origens étnicas malásia, chinesa, indiana e indígena preencheram um questionário sobre o uso da língua em seis domínios, e sua identidade étnica foi medida usando a escala Multigroup Ethnic Identity Measure (MEIM). O inglês e o malaio dominaram os meios de comunicação de massa e os domínios da educação, e nas interações intergrupais e formais, mas as línguas étnicas foram usadas principalmente com a família, amigos e para práticas religiosas. Os resultados mostraram um nível moderado de uso da língua étnica entre os participantes malásios (58.37%) e chineses (59.21%), e um nível mais baixo entre os participantes indígenas (49.55%) e indianos (42.11%). Todos os quatro grupos étnicos detinham uma identidade étnica positiva. Existe uma significativa relação positiva entre a extensão do uso da língua étnica e a força da identidade étnica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The study examined the extent to which ethnic language use is influenced by strength of ethnic identity among university students in Malaysia. In the study, 100 university students from Malay, Chinese, Indian, and Indigenous ethnic backgrounds filled in a questionnaire on language use in six domains, and their ethnic identity was measured using Multigroup Ethnic Identity Measure (MEIM). English and Malay dominated in the mass media and education domains, and in intergroup and formal interactions, but ethnic languages were mainly used with family, friends and for religious practices. The results showed a moderate level of ethnic language use among the Malay (58.37%) and Chinese participants (59.21%), and a lower level among the Indigenous (49.55%) and Indian participants (42.11%). All four ethnic groups showed a positive ethnic identity. There is a significant positive relationship between the extent of ethnic language use and the strength of ethnic identity.
  • A transposição didática da coesão referencial na Base Nacional Comum Curricular Artigo

    Bispo, Marcos

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise da transposição didática da coesão referencial na BNCC, de modo a fornecer uma compreensão desse objeto no contexto da pedagogia das competências e da concepção de linguagem postulada no documento, bem como dos aspectos psicolinguísticos e psicopedagógicos que tais concepções de educação e de linguagem ensejam. A análise assumiu os seguintes pressupostos teórico-metodológicos: a) a transposição didática é um processo epistemológico, político e técnico realizado pelas didáticas específicas das disciplinas em diálogo constante com as disciplinas científicas e as políticas educacionais; b) a concepção de competência adotada no documento impõe que se adote uma perspectiva de linguagem como ação e de sujeitos como atores que agem de modo situado, fazendo com que sua autonomia seja compreendida como relativa; c) na pedagogia das competências, que orienta o projeto educativo da BNCC, o currículo se estrutura a partir da noção de práticas sociais de referência, em torno das quais são selecionados os gêneros textuais e as habilidades de linguagem, estas distribuídas nos quatro eixos estruturantes da Língua Portuguesa: Leitura, Oralidade, Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos; d) a pedagogia das competências demanda uma nova teoria dos conteúdos baseada nas teorias psicológicas do desenvolvimento humano. Diante desse conjunto de pressupostos, concluiu-se que a opção da BNCC por apresentar os conteúdos sob o rótulo genérico de habilidades dificulta a visualização dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados à coesão referencial e abre um importante campo de pesquisas acerca da transposição didática desse objeto de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article aims to present an analysis of the didactic transposition of referential cohesion in the BNCC, in order to provide an understanding of this object in the context of the pedagogy of competences and the conception of language postulated in the document, as well as the psycholinguistic and psychopedagogical aspects that such conceptions of education and language present. The analysis assumed the following theoretical-methodological assumptions: a) didactic transposition is an epistemological, political and technical process carried out by the specific didactics of disciplines in constant dialogue with scientific disciplines and educational policies; b) the concept of competence adopted in the document imposes the adoption of a perspective of language as action and of subjects as actors who act in a situated way, making their autonomy understood as relative; c) in the pedagogy of competences, which guides the educational project of BNCC, the curriculum is structured from the notion of reference social practices, around which textual genres and language skills are selected, distributed in the four structural axes of the Portuguese Language: reading, orality, linguistic/semiotic analysis and textual production; d) the pedagogy of competences demands a new theory of contents based on psychological theories of human development. Given this set of assumptions, it was concluded that BNCC’s option to present the contents under the generic label of skills makes it difficult to visualize the conceptual, procedural and attitudinal contents related to referential cohesion and opens up an important field of research on the didactic transposition of this object of knowledge.
  • Cursos a distância de formação inicial de professores de língua inglesa: Uma análise censitária Artigo

    Viana, Vander; Gimenez, Telma

    Resumo em Português:

    RESUMO: A atual legislação educacional brasileira estabelece o ensino obrigatório da língua inglesa na educação básica, o que requer especial atenção à formação docente, um dos grandes desafios da educação brasileira. O presente estudo original analisa os microdados do Censo da Educação Superior 2019 em relação aos cursos de graduação de Letras com componente em língua inglesa (Letras+Inglês) ofertados na modalidade a distância, que tem expandido consideravelmente nos últimos anos. A investigação enfoca aspectos institucionais, distribuição geográfica de tais cursos, corpo discente e sua inclusão social. Entre outros resultados, o estudo revela (i) a oferta de cursos de graduação de Letras+Inglês na modalidade a distância de forma quase que exclusiva por instituições de ensino superior particulares, (ii) o grande número de alunos desvinculados na modalidade a distância, e (iii) a necessidade de promover a inclusão social nesses cursos. Sugere-se a criação de uma linha de pesquisa que permita o acompanhamento dos microdados anuais do Censo da Educação Superior no Brasil. Assim sendo, será possível contribuir de forma continuada para a proposição de políticas públicas educacionais, garantindo o acesso a uma educação de qualidade em Letras+Inglês para todos no país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The current Brazilian educational legal-doc establishes the mandatory teaching of the English language in basic education. This requires special attention to teacher education, one of the great challenges of Brazilian education. The present original study analyzes the data from the 2019 Census of Higher Education in relation to distance learning undergraduate courses in English Language/Literature, which have expanded considerably in recent years. The investigation focuses on institutional aspects, the geographic distribution of such courses, student body, and social inclusion. Among other findings, the study reveals (i) the offer of distance learning undergraduate courses in English Language/Literature almost exclusively by private higher education institutions, (ii) the large number of withdrawals in these distance learning courses, and (iii) the need to promote social inclusion in the same courses. It is suggested that the analysis of the annual data from the Census of Higher Education in Brazil should be established as a research focus. This way, it will be possible to contribute to the proposal of public educational policies on an ongoing basis, guaranteeing access to quality education in undergraduate courses in English Language/Literature for all in the country.
  • Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio Artigo

    Sá, Ana Paula dos Santos de

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo do artigo é verificar de que modo e em que medida livros didáticos de Português do ensino médio dão espaço à mediação de leituras subjetivas. Trata-se de uma investigação de viés documental e qualitativo, fundamentada em concepções dialógicas de leitura. O corpus é constituído por exercícios do eixo literário de coleções dos PNLDs 2015 e 2018, a partir das quais os dados foram mapeados, classificados e analisados. Os resultados apontam para a baixa incidência de questões de viés pessoal e para uma certa aleatoriedade na formulação dos enunciados das perguntas e dos gabaritos, que torna indistintas questões de viés objetivo e subjetivo. Conclui-se que, embora as coleções anunciem ao professor um alinhamento ao dialogismo, a abertura à expressão da pessoalidade do aluno apresenta inconsistências, pois há o predomínio de atividades que enfatizam um único modo de ler.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The purpose of this article is to verify how and to what extent high school Portuguese textbooks give space to the mediation of subjective readings. This is a documental and qualitative research, based on dialogical conceptions of reading. The corpus consists of exercises of the literature of collections of PNLDs 2015 and 2018, from which the data were mapped, classified and analyzed. The results point to the low incidence of personal type questions and to a certain lack of pattern in the formulation of the objective and subjective questions, which makes both kinds indistinct. We conclude that, although the collections announce to the teacher an alignment to dialogism, the work with students’ subjectiveness presents inconsistencies, because there is a predominance of activities that emphasize a single way of reading.
  • Experimento de aula com o objetivo de alterar a concepção de professores de língua japonesa sobre estereótipos e desenvolver a competência intercultural Artigo

    Melo, Wadison Nogueira

    Resumo em Português:

    RESUMO: Nesta pesquisa, realizamos um experimento de aula que teve como objetivo alterar a concepção dos professores sobre estereótipos que atuam no ensino de japonês. Realizamos aulas com o foco na concepção dos professores sobre estereótipos e analisamos as duas questões seguintes: “quais transformações foram vistas nos participantes das aulas?” e “como os participantes avaliam as aulas realizadas?”. As aulas foram planejadas com um apoio teórico-metodológico baseado no conceito de competência intercultural de Byram (1997, 2005, 2008, 2021). A partir da análise dos dados colhidos em discussões feitas nas aulas e em entrevistas feitas com os participantes, obtivemos os seguintes resultados: os participantes tiveram percepções relacionadas à variedade dos estereótipos, ao processo de formação destes; e a atitudes de estereotipagem; os participantes avaliaram a aula de forma positiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this research, the author carried out a classroom experiment aimed at reframing the understanding of Japanese language teaching stereotypes and analyzed the following two questions: “Which transformations were observed in the participants?” and “How do the participants evaluate these classes?”. The classes were designed on Byram’s (1997, 2005, 2008, 2021) theoretical and methodological assumptions of intercultural competence. By analyzing the data collected in in-class discussions and interviews with the participants, the author was able to draw the following conclusions: the participants became aware of a number of issues, including the variety of stereotypes, the process by which stereotypes are created and the attitudes related to perpetuating stereotypes. The author also found that the participants evaluated the classes positively.
  • Um estudo inter-regional sobre o reconhecimento da diversidade dialetal nos usos dos pretéritos espanhóis nos livros didáticos de espanhol L2 Article

    Cubo, Abraham Hernández

    Resumo em Português:

    RESUMO: Esta análise continua a examinar a constatação da variação dialetal em livros didáticos de espanhol L2 por Hernández Cubo (2019) e compara as novas conclusões com as do estudo precedente enfocando o mesmo aspecto linguístico: a diferença nos usos e âmbito semântico dos dois pretéritos – o Pretérito Perfeito Composto e o Pretérito Indefinido – nas macro-variantes peninsular e hispano-americana. Como o anterior estudo de Hernández Cubo (2019) examina apenas livros didáticos produzidos em Espanha, a presente investigação propõe uma comparação inter-regional, avaliando materiais de outras regiões do globo. Assim, este estudo amplia a investigação da variação linguística no ensino do espanhol L2 através de uma análise inter-regional, que revela que o reconhecimento da diversidade dialetal nos usos dos tempos mencionados não é prioritário para os autores desses livros. Livros escolares dos EUA, França, Alemanha e Itália apresentam certos níveis de reconhecimento, enquanto os do Brasil e do Reino Unido constituem os materiais mais sintonizados com a variação dialetal quanto ao tratamento dos pretéritos em espanhol.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This analysis continues the examination of the acknowledgement of dialectal variation in L2 Spanish textbooks initiated by Hernández Cubo (2019) and compares its findings with those from that previous study by focusing on the same linguistic aspect: the difference in the uses and semantic scopes of two past tenses – Pretérito Perfecto Compuesto and Pretérito Indefinido – in the Peninsular and Hispanic American macro-varieties. As the study by Hernández Cubo (2019) only examines textbooks produced in Spain, this investigation proposes a cross-regional comparison by evaluating materials from other world regions. Therefore, this research contributes to the investigation of language variation in L2 Spanish instruction by proposing a cross-regional analysis, which shows that the recognition of dialectal diversity within the uses of the aforementioned tenses is not a priority among textbook authors. Works from the USA, France, Germany and Italy present certain levels of dialectal acknowledgement, while the ones from Brazil and the UK constitute the most significantly dialectally sensitive materials regarding the treatment of Spanish past tenses.
  • Linguagem e Internacionalização no Ensino Superior Brasileiro: Da política à prática Article

    Souza, Ana Beatriz Barbosa de

    Resumo em Português:

    RESUMO: Internacionalização e Inglesamento (Englishization) são processos em andamento em muitas universidades brasileiras. Este artigo apresenta uma pesquisa etnográfica sobre processos de política linguística em desdobramento em uma universidade federal. Primeiramente, uma análise do plano de internacionalização desta universidade é apresentada. Esta análise documental é, então, acompanhada de uma interpretação das perspectivas de um grupo de atores sociais sobre como o plano está sendo implementado no contexto em que atuam. Concluo ressaltando a necessidade de criação de um maior engajamento entre gestores sêniores e os diversos membros da comunidade universitária para o desenvolvimento e a implementação de planos de internacionalização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Internationalization (in general) and Englishization (in particular) are processes currently at work in a number of Brazilian universities. This article provides an account of ethnographic research into language policy processes unfolding in one federal university. Firstly, an analysis of the university’s internationalization plan is presented. This documentary analysis is then accompanied by an interpretation of the perspectives of key social actors on how the policy has been implemented in their context. I conclude by highlighting the need for there to be wider engagement between senior management teams and university personnel on different scales relating to the development and implementation of internationalization plans.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com