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Transcendendo a periferia: A política de educação intercultural multilingue na Colômbia

RESUMO:

Um dos principais atores na conceituação e implementação das políticas públicas de Educação Intercultural (EI) é o professor. EI, que inclui a etno-educação, refere-se à formação em contextos de diversidade cultural e interculturalidade. Este artigo reflexivo destaca o papel da formação de profesores e seu impacto na implementação da política multilíngue de EI na Colômbia, especialmente nas escolas etno-educacionais afro-colombianas, em sua maioria na periferia. Para tanto, os progressos, as estagnações, os retrocessos e os desafios do EI serão analisados usando a Teoria do Ecossistema de Bronfenbrenner (1977)BRONFENBRENNER, U. Toward an Experimental Ecology. American Psychologist, v. 32, n.7 p. 513-531, 1977. e a dimensão contextual proposta por Braun et al. (2011)BRAUN, A.; BALL, SJ; MAGUIRE, M.; HOSKINS, K. Taking context seriously: towards explaining policy enactments in the secondary school. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, Taylor & Francis, London, v. 32, n. 4, p. 585-596, 2011. Disponible en: < doi:10.1080/01596306.2011.601555> Acceso en: 20 de oct. de 2020.
doi:10.1080/01596306.2011.601555...
. Conclui-se que os professores colombianos são agentes-chave, cujas práticas trans periféricas têm sido propícias ao fortalecimento da identidade cultural, da autonomia, do projeto de vida global e da diversidade linguística das populações nativas.

PALAVRAS-CHAVE:
educação intercultural multilingual; etnoeducación; interculturalidad; etnoeducadores; formação profissional docente; grupos étnicos na Colômbia

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