Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 10, Número: 2, Publicado: 1986
  • ENSINO MÉDICO: BASES E DIRETRIZES PARA SUA REFORMULAÇÃO Documento

    Fraga, Clementina; Rosa, Alice Reis; Jatene, Adib Domingos; Carvalho, Adonis Reis Lira de; Silva, Cícero Adolpho da; Machado, Eduardo Marcondes; Silva, João José Cândido da; Junior, Lupércio de Souza Cortez; Machado, Sérgio Carlos Eduardo Pinto; Furtado, Tancredo Alves
  • O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DO MÉDICO GERAL Editorial

    Furtado, Tancredo
  • DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO Artigos Originais

    Sobral, Dejano Tavares

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho descreve as especificações de uma modalidade de ensino-aprendizagem em grupo pequeno, bem como uma avaliação dos processos da vivência e de seus efeitos nos participantes. O método baseia-se na interação estruturada de estudantes em torno de problemas ou questões, com supervisão docente intermitente de grupos em operação simultânea. Uma amostra de oitenta estudantes de Medicina foi acompanhada em duas vivências curriculares consecutivas do método, analisando-se as percepções dos participantes sobre o aprendizado cognitivo e de habilidades de processo e suas observações sobre o funcionamento do grupo e o desempenho de colegas no grupo. Os resultados revelam a atratividade do método para os estudantes, o incremento da produtividade na segunda vivência, e uma associação entre as pontuações do aprendizado pessoalmente significativo que os participantes alcançam e as medidas da utilidade atribuída e do desempenho observado no grupo. Os subsídios obtidos sugerem o potencial desse método para uma mudança proveitosa no ambiente de aprendizagem, sem sobrecarregar os recursos disponíveis.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This study describes the specifications and the process and outcome evaluation of a type of small group activity. This method features structured student interaction around problems or issues, with intermittent teacher supervision of concurrent groups. An 80-student sample of medical students was observed in two consecutive experiences with this method. Their observations of group activity and peer performance, and their perceptions of cognitive and process skills were analyzed. The findings reveal the attractiveness of the method for the students, an increase in productivity in the second experience, and an association between the personally meaningful learning that students may achieve in this course and both the observed performance in group work and the perceived usefulness of the group activity. These subsidies suggest a potential of this method for meaningful change in the learning environment with current available resources.
  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MÉDICA: INTERPRETAÇÃO DA PRAXIS Artigos Originais

    Santos, Jair de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor estabelece uma visão compreensiva da educação médica mediante uma abordagem filosófica. Situa as posições filosóficas fundamentais e, a seguir, as filosofias de educação delas derivadas. Analisa as origens filosóficas positivistas do Relatório Flexner. Coteja a praxis da atual educação médica com os princípios que caracterizam cada uma das correntes da Filosofia da Educação hodiernas, concluindo que tal praxis adota posição eclética e que o mais importante não é a predominância desta ou daquela corrente, mas, sim, que a educação médica seja humanista.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author establishes an understandable vision of medical education from a philosophical approach. He also establishes the basic philosophical positions of each school (Idealism, Realism, Pragmatism and Existencialism) and the philosophies of education which derive from them. He analyses the positivist philosophical origins of the Flexner Report and, after comparing the praxis of the current education with the principles which characterize each one of the modem philosophical schools of education, he concludes that the praxis adopts an ecletic position.
  • UMA EXPERIÊNCIA EM RECICLAGEM PEDIÁTRICA Artigos Originais

    Barros Filho, Antonio de Azevedo; Cenjor, Francisco Xavier; Mendes, Roberto Teixeira; Ribeiro, Antonio Fernando; Silva, Paulo Eduardo M. R. da; Collares, Edgard Ferro

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores apresentam uma experiência de educação continuada para profissionais lotados em Centros de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, cobrindo cerca de 80 municípios. Discutem a importância da Universidade procurar formas que possibilitem a atualização de profissionais da área da saúde. Descrevem como a experiência foi desenvolvida, ressaltando a importância de as escolas médicas procurarem entrosamento com os serviços públicos de atendimento à saúde.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors present an experience of up to date information about pediatrics to health centres professionals. The course was directed mainly to the health basic actions proposed by UNICEF and OMS. It is discussed the importance of University to look for means of actualizing health professionals. It is described how the program was developed, calling for the importance of Medical Scholls in working with public health services, and this kind of experience is proposed to other regions with similar conditions.
  • PRATICANDO E ENSINANDO MEDICINA NA COMUNIDADE: A ASSISTÊNCIA MÉDICA Artigos Originais

    Faleiros, José Justino; Piccini, Roberto Xavier; Gigante, Amilcar G.; Neutzling, Marilda Borges

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho, descreve-se a organização de uma clínica de atenção primária à saúde. Quatro programas foram planejados para atender às necessidades médicas de 2300 pessoas, realizando-se 3,4 contatos/ano per capita. Estes contatos, para fins operacionais, estão organizados em distintos programas: clínica da mulher; puericultura; hipertensão arterial sistêmica (HAS) e atendimento a doenças agudas, doenças crônicas, excetuada a HAS, e a pacientes terminais. As diferentes cargas de trabalho desses programas sugerem que os contatos iniciados por pacientes são o fulcro em que se baseiam as ações da atenção primária à saúde. Para operação destes programas, contamos com uma equipe de saúde constituída por médicos, nutricionista e auxiliares de saúde. Esta operação, não só proporcionou a organização de nossa clínica, como também nos permitiu iniciar duas outras atividades fundamentais da atenção médica: (a) avaliar a produção dos diferentes setores da clínica; (b) estimar a cobertura que ações específicas alcançam na população-alvo.

    Resumo em Inglês:

    Summary: A methodological approach to the organization of a primary care clinic is described. Four programmes were planned to meet universal needs on human populations through medical care. In order to meet medical needs of 2.300 persons we are performing 3,4 contacts "per capita" in an year. These contacts, for operational purposes, are organized as distincts programmes: woman's clinic; well-baby clinic; hypertension programme; illness care, including care of acute diseases, other crhonic diseases beyond hypertension and care of terminal patients. These date suggest that patients iniciated contacts are the striking feature of primary care. A health team made up of doctors, health visitors and nutricionist is responsible to run the above stated programmes. The operation of these programmes not only helped organize our clinic but also allowed us to settle two other imperative aims of medical care: to evaluate the output of different parts of our clinic; to estimate the coverage of some specific actions in the target population.
  • PRATICANDO E ENSINANDO MEDICINA NA COMUNIDADE: O ENSINO Artigos Originais

    Piccini, Roberto Xavier; Faleiros, José Justino; Gigante, Amilcar G.

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores descrevem uma experiência de ensino da Medicina em nível de atenção primária à saúde. Terceiranistas, internos e residentes recebem parte de seu treinamento neste nível da atenção médica. Esta é a oportunidade única no currículo médico que permite o aprendizado de aspetos importantes da complexa relação saúde-doença, como, por exemplo, prevenção em todos os níveis, doenças comuns, cuidado médico continuado, história natural das doenças, utilização de conhecimentos epidemiológicos na tomada de decisões. Analisam-se dificuldades e perspectivas do ensino de Medicina na comunidade.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors describe an experience of teaching medicine at primary care level, run by the Department of Social Medicine of UFPel. Undergraduate medical students and residents receive part of their training in this level of medical care. This is unique in the medical curriculum as it allows learning some important aspects of the complex relationship of health-disease in the community. These aspects include: prevention of disease at all levels, common diseases, continuity of medical care, natural history of disease, early and late stages of illness seen in hospital. Some difficulties and perspectives of teaching medicine at primary care level are discussed.
  • AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS Atualização

    Ferreira, Itala

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor relaciona estudos relativos a competências básicas no campo da educação médica, tanto no exterior, como no Brasil, para mostrar que existe consenso quanto à necessidade de definição de competências básicas para uma adequada avaliação do estudante de Medicina. Analisa instrumentos de medida apropriados para controle do processo de aprendizagem no que diz respeito ao domínio de uma competência - os denominados testes com referência a critério. Conclui, argumentando que a medida com referência a critério é meio para ajudar a resolver os problemas da medida do rendimento escolar e, como tal, permite constatar até que ponto o aluno se aproxima do domínio dos comportamentos necessários à sua profissionalização.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author discusses several studies on basic competencies in the field of medical education, in Brazil as well as in other countries, which show a consensus about the need of defining basic competencies for an adequate evaluation of the medical student. She analyzes appropriate measurement instruments for monitoring the learning process in relation to one single competence - the so-called criteria-related tests. She concludes that criteria-related measurements are only means to help solve the problem of measurement of performance at the school, and as such, to permit to verify to what extent the student has reached those behaviors needed for his performance as a professional.
  • FORMAÇÃO DO MÉDICO GERAL. A PROPOSTA DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO DISTRITO FEDERAL Comunicações

    Lisboa, Antonio Márcio
  • AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DO ENSINO - APRENDIZADO Comunicações

    Conrado, Clodoaldo
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Sobral, Dejano Tavares
  • CARTAS DO LEITOR Cartas Do Leitor

    Silva, Alcino Lázaro da
  • CARTAS DO LEITOR Cartas Do Leitor

    Salum, Nabyh
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com