Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 9, Número: 3, Publicado: 1985
  • O PAPEL DA ESCOLA MÉDICA NAS AÇÕES INTEGRADAS DE SAÚDE Editorial

    Cardoso, Alberto Eduardo Cox
  • DEZ ANOS DE EXPERIÊNCIA COM UM CURSO DE IMUNOLOGIA CLÍNICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA Artigos Originais

    Voltarelli, Júlio César; Sarti, Willy; Carvalho, Ivan Fiore de

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores relatam sua experiência como docentes da disciplina de Imunologia Clínica ministrada durante 10 anos no ciclo profissional do Curso Médico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Fazem análise crítica da posição da Imunologia Clínica como especialidade médica, da sua interrelação com as demais disciplinas do currículo, das atividades didáticas e métodos de avaliação dos alunos e, finalmente, do resultado da avaliação do desempenho do curso feita pelos alunos nos últimos 4 anos. Concluem que a formação de um grupo de imunologistas clínicos no hospital universitário traz numerosas vantagens para a 'pesquisa, o ensino e a assistência, ressaltando, entre elas, a possibilidade de oferecer ao aluno o estudo sistemático das doenças imunológicas, num curso baseado nos princípios de diagnóstico e tratamento, de caráter eminentemente prático e continuamente avaliado.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors describe their experience in teaching Clinical Immunology for medical students in the School of Medicine of Ribeirão Preto during the past ten years. They critically analyse the place of Clinical Immunology as a medical speciality, its relationship to other courses of the medical curriculum, the activities and evaluation criteria of the course and, finally, the opinions of the students about the course, collected during the past four years. They conclude that the organization of a group of clinical immunologists in an University Hospital has several advantages for research, teaching and medical care of patients with immunological diseases. One of the most important consequences is the introduction of the systematic study of these diseases for the medical students during a course of Clinical Immunology. The course should be focused on the principles of diagnosis and treatment of immunological diseases, based mainly on practical activities and reavaluated continuosly by students and teachers, and modified when appropriate.
  • UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO CENTRADA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO DO ESTUDANTE Artigos Originais

    Falcão, Eliane Brígida de Morais

    Resumo em Português:

    Resumo: O curso de Bioquímica I, desenvolvido por um grupo de professores do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como um dos seus objetivos principais a formação científica do aluno. O método pedagógico seguido da “redescoberta” é entendido como uma forma de levar os alunos à adquirirem conhecimentos ao mesmo tempo que “redescobrem” o caminho científico produtor deste mesmo conhecimento. Este artigo trata dos resultados do estudo acerca da receptividade do curso pelos alunos e da relação desta receptividade com a possiblidade de pensar, de raciocinar, sem prejuízo da aquisição de conhecimentos. Mostra, também, a modificação que o aluno tende a sofrer durante o Curso Médico: de uma atitude de maior interesse em participar da construção do conhecimento científico, para outra de apenas atuar como consumidor desse conhecimento. Ao final da graduação, a tendência do aluno é ver a prática médica dissociada da prática científica.

    Resumo em Inglês:

    Summary: One of the main objectives of teaching the Biochemistry I discipline at the Biochemistry Department of the Universidade Federal do Rio de Janeiro is to foster the student scientific attitude. The pedagogical method followed by “the discovery” is understood as one way to lead the students to acquire knowledge as well as to discovery the scientific pattern which produced the knowledge. This papper discuss results from a study related to the discipline receptivity by the students and the relation between that receptivity and the possibility of “thinking, reasoning and using their own minds” without loss of the subject being taught. It is also shown the change the student suffers along the undergraduate course that is, from a greater interest in participating in the building of the scientific knowledge to a situation of simple consummer. At the end of the medical course the student tendency is to see the medical practice unrelated to the scientific practice.
  • HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DO MÉDICO GERAL Artigo Original

    Magaldi, Cecília; Montelli, Augusto César

    Resumo em Português:

    Resumo: Em 1978, os docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu expressaram, em questionário, as habilidades indispensáveis à formação do médico geral. As respostas do bloco clínico e cirúrgico foram classificadas em habilidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e de senso crítico. Num total de 335 itens (não repetidos), 61% relacionavam-se à área cognitiva, 31,6% à psicomotora, 4,2% à efetiva e 3,2% a de senso crítico. No bloco clínico, as habilidades cognitivas foram mencionadas quase seis vezes mais que as psicomotoras. Quanto às respostas de internos e residentes a 40 itens relativos a habilidades adquiridas ao final da graduação, verificou-se maior porcentual médio de SIM para capacitação cognitiva do que para psicomotora, com porcentual médio de afirmativas pouco maior para os residentes. A aquisição de habilidades cognitivas importantes, como diagnóstico e tratamento do choque, de distúrbios funcionais de origem psíquica e de transtornos menstruais foi poucas vezes mencionada. Habilidades técnicas, como realizar pequenas cirurgias, punção torácica, manobras de reanimação, imobilização de membros fraturados, exame ginecológico, tiveram pequena porcentagem de respostas afirmativas. Comparando-se respostas de internos e residentes, quanto ao desempenho psicomotor indispensável, segundo os docentes, conclui-se que o treinamento prático não assegurou a capacitação necessária à formação do médico geral. São discutidas hipóteses explicativas para o descompasso no treinamento nessas duas áreas.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In this study efforts have been made to determine the most important competencies required from the student to become a general practitioner at the end of the undergraduate course. Each of the teachers from the clinical and surgical area pointed out five competencies considered most important, resulting in 335. These competencies were classified in four categories: cognitive (61%); psychomotor (3,16%); affective (4,2%) and critical sense (3,2%). At the same time, students and residents of the medical school answered a 40 itens questionnaire about abilities acquired at the end of the undergraduate course. The findings indicated that residents and senior students have achieved more competencies in the cognitive domain (65%) than in psychomotor domain (58%), this percentage being slightly higher among the residents. Important cognitive abilities, such as diagnosis and treatment of shock, psychofunctional disturbances and menstrual alterations, were seldomly mentioned. Psychomotor skills, such as being able to perform small operations, thoracic drainage, resuscitation, imobilization of broken limbs, gynecologic examination, scored a small percentage of positive answers. There was a discrepancy between the ideal psychomotor performance expected by the teachers from the students and residents with their actual skills, as revealed by themselves. Some hypothesis are raised to explain the failure for such unsatisfactory practical training, regarding a medical course for graduating general practitioners.
  • TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE Atualização

    Lobo, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo: Tendo definido tecnologia educacional como o emprego do conhecimento científico e da experiência acumulada na solução de problemas, o autor procura caracterizar os aspectos fundamentais da formação de recursos humanos básicos para a saúde. Discute a importância da mudança do marco conceituai da organização do setor saúde de assistência para cobertura, para que se atinja a meta “Saúde para todos no ano 2000”. Ressalta a necessidade de se realizar, concomitantemente, a mudança do marco conceitual da estruturação do setor educação de ensino para aprendizagem, como etapa fundamental para assegurar preparação, de recursos humanos aptos a enfrentar a realidade sanitária e garantir a continuidade do processo educacional. Enfatiza o papel hegemônico do Serviço de Saúde na definição do tipo de recurso humano a ser formado e salienta, em conseqüência, a importância dos programas de integração docente-assistencial. Indica, finalmente, o papal da tecnologia educacional na viabilidade de tal estratégia docente.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Accepting Educational Technology as the aplication of scientific knowledge and experience to the solution of problems concerning the education and training of human resources, the author discusses the basic problems related to health manpower development. He emphasizes the importance of the shift from the concept of health assistance towards the concept of health coverage in the organization of the Health System as a basic condition to achieve the goal of Health for all in the year 2000. The author stresses also the need to reorganize the Educational System changing its structural axis from Teaching to Learning and indicates this step as a fundamental one to assure the formation of human resources able to cope with the sanitary problems of the population and to garantee the continuity of the educational process. Accepting the hegemonic role of the Health Service in the modelling of health manpower, he points-out consequently the importance of the Teaching-Service Integration Programs and emphasizes the value of the educational technology in the development of these programs.
  • PATOLOGIA CLÍNICA: UMA CRISE DE IDENTIDADE NO ENSINO MÉDICO Comunicações

    Suassuna, Ítalo
  • EVASÃO DE CONHECIMENTOS NOS PRIMEIROS ANOS DO CURSO MÉDICO Comunicações

    Jansen, José Manoel; Bevilacqua, Fernando; Bensoussan, Eddy
  • SISTEMA DE ARQUIVO NOSOLÓGICO EM MICROCOMPUTADORES: UMA NOVA EXPERIÊNCIA EM HOSPITAL DE ENSINO Comunicações

    Gamarski, Ricardo
  • ESCOLA MÉDICA E EDUCAÇÃO CONTINUADA Comunicações

    Roitman, Riva
  • PROBLEMAS DA RESIDÊNCIA MÉDICA Comunicações

    Furtado, Tancredo
  • O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Comunicações

    Pereira, Geraldo
  • RESENHA BIBLIOGRAFICA Resenha Bibliográfica

    Sobral, Dejano Tavares
  • É PROIBIDO SABER Carta Ao Leitor

    Bevilacqua, Fernando; Bensoussan, Eddy; Jansen, José Manoel
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com