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Pro-Posições, Volume: 35, Publicado: 2024
  • Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história Artigos

    Perinelli Neto, Humberto; Paziani, Rodrigo Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições oportunizadas pelos filmes de conversação de Eduardo Coutinho para delineamento de reflexões associadas ao conceito de sujeito histórico, a ser mobilizado no ensino de história. Tal pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e explicação, mediante emprego de análise bibliográfico, análise documental e observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. Os filmes de Coutinho apresentam mulheres, velhos, negros, pobres, periféricos e nordestinos, de modo a tratar com significância suas experiências de vida. A apropriação pedagógica desses filmes é pertinente para construção de processo formativo que se pauta pela abordagem de sujeito histórico a partir de concepções como as dos excluídos/subalternos/de baixo e que é voltado para professores que lecionam História na Educação Básica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents reflections on the contributions made by Eduardo Coutinho’s conversation films to outline reflections associated with the concept of historical subject, to be addressed in the teaching of history. This research presents a qualitative approach, applied nature and explanation, using bibliographic analysis, document analysis and systematic observations, from an ex-post-facto perspective. Coutinho’s films feature women, the elderly, blacks, poor, peripheral and northeastern people, in order to treat their life experiences with significance. The pedagogical appropriation of these films is relevant for the construction of a training process that is guided by the approach of the historical subject from conceptions such as those of the excluded/subaltern/from below and which is aimed at teachers who teach History in Basic Education.
  • Considerações sobre o ensino médio, a evasão escolar e a juventude no contexto da pandemia na Argentina Articles

    Corica, Agustina María; Vicente, María Eugenia; Otero, Analía Elizabeth

    Resumo em Português:

    Resumo Historicamente, a região latino-americana apresenta evidentes desigualdades sociais e educacionais que estão representadas nas trajetórias educacionais de suas populações juvenis; condições que parecem ser exacerbadas em uma pandemia. O objetivo deste texto é analisar a situação da educação secundária na América Latina e na Argentina, em particular. Para melhor, separe os dados regionais e a extensão do entorno educativo familiar, a região geográfica, a datada e as características da matriz da instituição educativa que faz referência e constitui os processos de educação. Finalmente, este artigo avanza em uma série de aportes em torno dos jovens e sentimentos en pandemia que dotan as conclusões encaminadas para explorar linhas novas de aproximação ao estúdio da educação e da juventude.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Históricamente, la región latinoamericana presenta evidentes desigualdades sociales y educativas que se encuentran representadas en las trayectorias educativas de sus poblaciones jóvenes; condiciones que parecen exacerbarse en una pandemia. El objetivo de este texto es analizar la situación de la educación secundaria en América Latina y en Argentina, en particular. Para ello, se aportan datos referidos al entorno educativo familiar, la región geográfica, la edad y las características de la matriz de la institución educativa que constituyen procesos de abandono. Finalmente, este artículo avanza en una serie de aportes en torno a los jóvenes y sentimientos en pandemia que orientan las conclusiones a explorar líneas renovadas de acercamiento al estudio de la educación y la juventud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Historically, the Latin American region presents evident social and educational inequalities that are represented in the educational trajectories of its youth populations; conditions that seem to be exacerbated in a pandemic. The objective of this text is to analyze the situation of secondary education in Latin America and in Argentina, in particular. To that end, regional data is provided referring to the family educational environment, geographical region, age and the characteristics of the educational institution matrix that refer to and constitute abandonment processes. Finally, this article advances on a series of contributions as to young people and feelings in pandemic context that endow the conclusions aimed at exploring renewed lines of approach to the study of education and youth.
  • A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar a partir da biopolítica Artigos

    Trevisan, Amarildo Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo procura efetuar o debate sobre o tema da política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto epistemológico da biopolítica. Agrega autores e obras do cenário mundial que contribuem para elucidar elementos presentes neste contexto, como os conceitos de “vida” e “morte”, “cidadania” e “vida nua”. Apresenta as críticas de alguns educadores brasileiros ao tema, concentrando-se especialmente no diagnóstico de Dermeval Saviani, um dos referenciais importantes da área da política educacional brasileira. Conclui que tais conceitos podem lançar uma nova luz compreensiva sobre o assunto tratado, demonstrando assim a fragilidade de tal política educacional que, ao se pautar por critérios exclusivamente biopolíticos, exclui uma formação ampliada e cidadã.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo busca efectuar el debate sobre el tema de la política educativa de la nueva Base Común Curricular Nacional (BCCN) en el contexto epistemológico de la biopolítica. Reúne autores y obras del escenario mundial que contribuyen a dilucidar elementos presentes en este contexto, como los conceptos de “vida” y “muerte”, “ciudadanía” y “vida desnuda”. Presenta las críticas de algunos educadores brasileños sobre el tema, centrándose especialmente en el diagnóstico de Dermeval Saviani, una de las referencias importantes en el campo de la política educativa brasileña. Concluye que tales conceptos pueden arrojar una nueva luz integral sobre el tema abordado, demostrando así la fragilidad de tal política educativa. Al guiarse por criterios exclusivamente biopolíticos, esta excluye una educación ampliada y ciudadana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the educational policy of the new Brazilian National Curricular Common Base (NCCB-BNCC) in the epistemological context of biopolitics. It brings together international authors and works that contribute to elucidate elements of this context, such as the concepts of "life" and "death," "citizenship," and "bare life." The text presents the criticisms of some Brazilian educators on the subject, focusing primarily on Dermeval Saviani's diagnosis, one of the important references in the field of Brazilian educational policy. It concludes that such concepts can shed new light on the subject, demonstrating the fragility of this educational policy that, by being exclusively guided by biopolitical criteria, excludes a broader and civic education.
  • Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020) Artigos

    Almeida, Marilene Oliveira; Barros, Gelka Arruda de; Campos, Regina Helena de Freitas; Araújo, Christiane Campos de; Cañete, Lilian Sipoli Carneiro

    Resumo em Português:

    Resumo A teoria histórico-cultural, criada pelos pesquisadores russos Vigotski, Leontiev e Luria entre 1920 e 1930, alcança os pesquisadores de Psicologia e Educação no Brasil a partir de 1980, apresentando uma nova dimensão para a formação e atuação desses profissionais. Com base nesse pressuposto, realizou-se revisão sistemática da literatura científica brasileira entre 2006-2020 em busca de artigos publicados em áreas de interseção entre a Psicologia da Educação e a Arte Educação, visando a identificar a circulação, recepção e apropriação do conceito de educação estética de Vigotski. Os resultados encontrados coadunam com estudos de teóricos que consideram os conceitos de “vivência” e “meio” como essenciais para a compreensão da teoria histórico-cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The cultural-historical theory on human cognition, elaborated by the Russian researchers Vygotsky, Leontiev, and Luria between 1920 and 1930, reached psychology and education in Brazil from 1980 onwards, presenting a new dimension for the formation and performance of these professionals. Based on these assumptions, a systematic review of the Brazilian scientific literature between 2006 and 2020 was conducted, in search of articles published in areas of intersection between the psychology of education and art education, aiming to identify the circulation, reception, and appropriation of Vygotsky’s concept of aesthetic education. The results found are in line with studies that consider the concepts of “experience” and “environment” as essential for the understanding of cultural-historical theory.
  • Os efeitos de Maio de 68 na trajetória de Jacques Rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque Artigos

    Araújo, Taís

    Resumo em Português:

    Resumo Após Maio de 68, a dicotomia entre um conhecimento científico e a ideologia, tal como sustentavam os althusserianos, é colocada em xeque em favor de uma valorização dos movimentos políticos irruptivos dos anos 1960, por Jacques Rancière. No presente artigo, analisaremos esse momento de sua trajetória, em que o autor reformula sua compreensão a respeito do significado das revoltas políticas e de sua concepção sobre o saber. Esse debate não é algo circunstancial na obra de Rancière, antes aparece como uma questão que atravessa seu pensamento e contempla ainda seus escritos atuais: a recusa à divisão do saber, suas hierarquias intelectuais e a desconfiança em relação à concepção de que a política necessitaria da teoria como pré-requisito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Tras Mayo del 68, la dicotomía entre un tipo de conocimiento científico y la ideología, como sostenían los althusserianos, es puesta en jaque a favor del reconocimiento de movimientos políticos irruptores de los años 60, por Jacques Rancière. En el presente artículo, investigaremos ese momento de tu trayectoria en la cual el autor reformula su comprensión a respecto del significado de las revueltas políticas y su concepción del conocimiento. Esta discusión no es algo circunstancial en la obra de Rancière, sino que se manifiesta como un punto que recurre su pensamiento y se observa aún en sus escritos actuales: el rechazo a la división del saber y sus jerarquías intelectuales y la desconfianza ante la concepción de que la política necesitaría de la teoría como requisito previo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract After the eruption of May 68, the dichotomy between scientific knowledge and ideology, as Althusserians supported, is jeopardized in favor of Jacques Rancière’s valuing of the 1960s boiling political movements. In this essay, we analyze this moment of his path, in which the author rephrases his understanding of the meaning of political revolt and the conception of knowledge. This debate is not circumstantial in Rancière’s work. It first appears as a question crossing his thought and is still present in his current writings: the refusal to divide knowledge and its intellectual hierarchies and the suspicion towards a conception that politics would require theory as a prerequisite.
  • As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis Artigos

    Riolfi, Claudia; Costa, Renata de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Como alunos de escolas públicas representam as manifestações de racismo em textos? Por meio da análise da polifonia, foram escrutinadas as nuances do preconceito racial presentes em relatos pessoais de alunos do sexto ano de uma escola pública. Considerar a divisão do locutor permitiu ver como o racismo comparece nas palavras das crianças de 10 a 12 anos. O insulto racial foi a principal marca de racismo reportado. Entretanto, ele nunca aparece na voz do narrador do texto, mas sim, na de outros enunciadores. Percebe-se que as crianças julgam erradas as manifestações racistas, censurando sua ocorrência. Elas são incluídas, entretanto, nas vozes alheias incorporadas nos textos. Conclui-se que a Teoria Polifônica da Enunciação é uma ferramenta útil para aprofundar a compreensão do discurso racista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How do public school students represent manifestations of racism in texts? Through the analysis of polyphony, we scrutinized the nuances of racial prejudice in personal accounts of sixth-year students from a public school. Considering the speaker's division allowed us to see how racism appears in the words of children aged 10 to 12 years. Racial insults were the main marks of the racism reported. However, it appears never in the voice of the narrator of the text, but always in the voice of other enunciators. We noticed that children judge racist manifestations wrong, censoring their occurrence. However, such manifestations are included in the voices of others incorporated in the texts. We conclude that the Polyphonic Theory of Enunciation is a useful tool to deepen the understanding of racist discourse.
  • Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo Artigos

    Gomes, Aline Morais Mizutani; Piccirillo, Debora; Theodoro, Renan; Komatsu, André Vilela

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investigou a violência escolar a partir de um survey longitudinal realizado com adolescentes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisou a relação entre a experiência e a prática de violências pelos adolescentes e suas percepções sobre o clima escolar e sobre a autoridade dos(as) professores(as) por meio de um modelo de equação estrutural. Os resultados demonstraram que a vitimização escolar e a agressão relacional estão relacionadas entre si e influenciam negativamente a avaliação do clima escolar e da legitimidade dos(as) professores(as). Por sua vez, quando os(as) professores(as) exercem seu poder pautados em valores como respeito e imparcialidade, há um efeito positivo sobre a percepção dos alunos, o que pode ser uma chave para evitar os conflitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigated school violence based on a longitudinal survey conducted with adolescents in São Paulo. This is a quantitative research that analyzed the relation between the experience and the practice of violence among adolescents and their perceptions of the school climate and teachers’ authority with a structural equation model. Results showed that school victimization and relational aggression are related and negatively influence the evaluation of the school climate and the legitimacy of teachers. In turn, when teachers exercise their power based on values such as respect and impartiality, there is a positive effect on students’ perceptions, which might be a key to avoiding conflicts.
  • Constelações freirianas: lutas, afetos e memórias Leituras E Resenhas

    Dias Júnior, Antonio Carlos; Pereira, Aline de Souza
  • Memórias de professoras e o uso de cartas como ferramenta pedagógica Leituras E Resenhas

    Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Bisconsini, Camila Rinaldi; Pires, Ademir Faria; Vinholes, Lara; Pizani, Juliana

    Resumo em Português:

    Resumo Esta resenha visa discutir e apresentar a obra intitulada Memórias da educação física na escola: cartas de professoras, de Eliana Ayoub. O objetivo apresentado é promover reflexões a respeito da educação física (EF), do corpo e da gestualidade na escola, a partir das narrativas de alunas-professoras participantes do Programa Especial de Formação de Professores em Exercício na Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas. Fruto da tese de livre docência da autora, as cartas que compõem o livro relacionam processos formativos em que Ayoub vivenciou ao longo de suas experiências como professora, pesquisadora e como aluna no universo da EF, entretecidos com suas experiências de vida e dos sujeitos presentes nessa trajetória.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This review aims to discuss and present the writing entitled Memories of physical education at school: letters from teachers, by Eliana Ayoub. The presented objective is to promote reflections about physical education (PE), the body, and gestures at school, based on the narratives of student-teachers participating in the Special Training Program for Teachers in Exercise in the Municipal Organization of Municipalities in the Metropolitan Region of Campinas. As a result of the author's professor habilitation thesis, the letters that compose the book relate education processes which Ayoub experienced throughout her experiences as a teacher, researcher, and student in the PE universe, intertwined with her life experiences and the subjects present in this trajectory.
  • Narrativas míticas como patrimônio da cultura imaterial do Ibitipoca Leituras E Resenhas

    Targino, Arcenira Resende Lopes
  • Agradecimentos Nominata

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