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Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020) 1 1 Editor responsável: Cesar Donizetti Pereira Leite https://orcid.org/0000-0001-8889-750X 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Camila Pires de Campos Freitas camilacampos.revisora@gmail.com 3 3 Apoio: Programa Institucional de Apoio à Pesquisa PAPq e Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ - Universidade do Estado de Minas Gerais (Grant / Award Number: 'Edital PAPq 05/2020/UEMG; Edital PAPq 01/2022/UEMG'), integrando os estudos dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência (LEDoc) da UEMG e História da Psicologia e Contexto Sociocultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Resumo

A teoria histórico-cultural, criada pelos pesquisadores russos Vigotski, Leontiev e Luria entre 1920 e 1930, alcança os pesquisadores de Psicologia e Educação no Brasil a partir de 1980, apresentando uma nova dimensão para a formação e atuação desses profissionais. Com base nesse pressuposto, realizou-se revisão sistemática da literatura científica brasileira entre 2006-2020 em busca de artigos publicados em áreas de interseção entre a Psicologia da Educação e a Arte Educação, visando a identificar a circulação, recepção e apropriação do conceito de educação estética de Vigotski. Os resultados encontrados coadunam com estudos de teóricos que consideram os conceitos de “vivência” e “meio” como essenciais para a compreensão da teoria histórico-cultural.

Palavras-chave
Educação estética; Ensino de Arte; Vigotski; Vivência; Experiência

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