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Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo 1 1 Editor responsável: Wivian Weller https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Piero Younan Kanaan (Tikinet) revisao@tikinet.com.br 3 3 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, (Grant/Award Number: '2013/07923-7')

Resumo

Este artigo investigou a violência escolar a partir de um survey longitudinal realizado com adolescentes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisou a relação entre a experiência e a prática de violências pelos adolescentes e suas percepções sobre o clima escolar e sobre a autoridade dos(as) professores(as) por meio de um modelo de equação estrutural. Os resultados demonstraram que a vitimização escolar e a agressão relacional estão relacionadas entre si e influenciam negativamente a avaliação do clima escolar e da legitimidade dos(as) professores(as). Por sua vez, quando os(as) professores(as) exercem seu poder pautados em valores como respeito e imparcialidade, há um efeito positivo sobre a percepção dos alunos, o que pode ser uma chave para evitar os conflitos.

Palavras-chave
violência escolar; autoridade docente; vitimização; adolescente; socialização

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