Acessibilidade / Reportar erro

Agradecimentos

A Revista Pro-Posições agradece a importante contribuição dos pesquisadores abaixo, que no ano de 2023 colaboraram para a manutenção da qualidade editorial do periódico.

  • Ademir Caldeira, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos, SP, Brasil

  • Adilson Luiz da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil

  • Adriana Assumpção, Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Adriana Dantas, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Adriana Fisher, Universidade Regional de Blumenau, Centro de Educação, Blumenau, SC, Brasil

  • Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Uberlândia, MG, Brasil

  • Agustín Escolano Benito; Universidad de Valladolid, Departamento de Filosofía; Centro Internacional de la Cultura Escolar; Valladolid, España

  • Alejo Levoratti, Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, Departamento de Educación Física, La Plata, Argentina

  • Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação, Lavras, MG, Brasil

  • Alexandre Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Departamento de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Alexandre Pereira, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências Sociais, Guarulhos, SP, Brasil

  • Aline Reali, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino, São Carlos, SP, Brasil

  • Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Ana Maria Hoepers Preve, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, SC, Brasilna Torron, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguay

  • André Pires, Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-Graduação em Educação, Sorocaba, SP, Brasil

  • André Vieira, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais, Niterói, RJ, Brasil

  • Andrea Diaz, Universidad de la República, Departamento de Historia y Filosofía de la Educación, Montevideo, Uruguay

  • Andreia Osti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil

  • Andrés Risso, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguay

  • Angela Coutinho, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Curitiba, PR, Brasil

  • Antônio Carlos R. Amorim, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, Campinas, SP, Brasil

  • Bruna Casiraghi, Centro Universitário de Volta Redonda, Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica, Volta Redonda, RJ, Brasil

  • Carlos Miranda, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, Campinas, São Paulo, Brasil

  • Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, PA, Brasil

  • Carmen Lúcia Vidal Perez, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Niterói, RJ, Brasil

  • Cassiana Stephan, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Filosofia, Curitiba, PR, Brasil

  • Cintya Regina Ribeiro, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional, Vitória, ES, Brasil

  • Conrado Federici, Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Departamento de Ciências do Movimento Humano, Santos, SP, Brasil

  • Daniele Silva, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília, DF, Brasilébora Hissa, Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, Ceará, Brasil

  • Débora Messenberg Guimarães, Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Brasília, DF, Brasil

  • Diana Vidal, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Divino José da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil

  • Elenise Cristina Pires de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação, Feira de Santana, Bahia, Brasil

  • Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, RS, Brasil

  • Emiliano Gambarotta, Universidad Nacional de La Plata, Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, La Plata, Argentina

  • Evelise Quitzau, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação Física, Viçosa, MG, Brasil

  • Everardo Andrade, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, Brasil

  • Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

  • Fernanda Spanier Amador, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Fernando Manuel Lourenço Martins, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação, Coimbra, Portugal

  • Flavia Ferreira, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Paysandu, Uruguay

  • Flávia Longo, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP, Brasil

  • Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Natal, RN, Brasil

  • Flavia Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Flavia Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Gisele Toassa, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil

  • Glaucia Kruse Villas Bôas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil

  • Hannah Dora Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus de Patos., Patos, PB, Brasil

  • Hélia Pinto, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Matemática e Ciências Naturais, Leiria, Portugal

  • Ingrid Wiggers, Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação Física, Brasília, DF, Brasil

  • Isabel Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Isabel Pastorino, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguay

  • Jáder Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Psicologia, Natal, RN, Brasil

  • Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Educação, Ponta Grossa, PR, Brasil

  • Joana Casanova, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Instituto de Educação, Braga, Portugal

  • João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, PA, Brasil

  • Jonas Rangel de Almeida, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Escola Estadual Profa. Amélia Lopes Anders, Marília, SP, Brasil

  • José Ângelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • José da Silva Santos Junior, Universidade Federal da Grande Dourados, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Dourados, MS, Brasil

  • José Sérgio de Carvalho, Universidade de São Paulo, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • José Vilani Farias, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Canguaretama, Natal, RN, Brasil

  • Juliano Camillo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil

  • Justino Pereira de Magalhães, Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, Lisboa, Portugal

  • Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

  • Katia Santorum, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Leonardo Abib, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO, Brasil

  • Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, São Paulo, SP, Brasil

  • Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP, Brasil

  • Leonardo Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Sociais, Uberlândia, MG, Brasil

  • Luana Wedekin, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Artes Plásticas, Florianópolis, SC, Brasil

  • Lúcia de Fátima Estevinho, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Biologia, Uberlândia, MG, Brasil

  • Ludmila Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Didática, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Fortaleza, CE, Brasil

  • Manuel Goizueta, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Instituto de Matemáticas, Valparaiso, Chile

  • Mara Salgado, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis, Departamento de Psicologia, Divinópolis, MG, Brasil

  • Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Centro de Educação, Florianópolis, SC, Brasil

  • Márcia Jacomini, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Guarulhos, SP, Brasil

  • Marcilio Souza Junior, Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil

  • Márcio Danelon, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Monica, Faculdade de Educação, Uberlândia, MG, Brasil

  • Margareth Rotondo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Núcleo de Educação em Ciência Matemática e Tecnologia, Juiz de Fora, MG, Brasil

  • Maria Cecília Camargo, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil

  • Maria do Carmo Sousa, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos, SP, Brasil

  • Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • María Ruegger, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguay

  • Mariane Koslinski, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Marilda de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, Santa Maria, RS, Brasil

  • Marilia Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Marina Guzzo, Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, SP, Brasil

  • Mario Fernando Bolognesi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, SP, Brasil

  • Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

  • Marlon Miguel, Bauhaus - Universität Weimar, Weimar, Deutschland

  • Natália Moraes Góes, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Departamento de Educação, Londrina, PR, Brasil

  • Neide Cunha, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, São Paulo, SP, Brasil

  • Odilon Roble, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

  • Oscar Espinel-Bernal, Facultad de Educación de la Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, D.C., Colombia

  • Paola Dogliotti, Universidad de la Repúplica, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Instituto de Educación, Montevideo, Uruguay

  • Patricia Pederiva, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, Brasília, DF, Brasil

  • Paula Baracat De Grande, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, Londrina, PR, Brasil

  • Paula Barros, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Departamento de Matemática, Bragança, Portugal

  • Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Pedagogia, Núcleo de Educação Física, Ijuí, RS, Brasil

  • Paulo Henrique Fernandes Silveira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, São Paulo, SP, Brasil

  • Rafael Christofoletti, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Ciências da Educação, Porto Velho, RO, Brasil

  • Raphael Guazzelli Valério, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação, Recife, PE, Brasil

  • Raquel Barreto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará, Escola de Aplicação, Belém, PA, Brasil

  • Renata Carvalho, Universidade Lisboa, Instituto de Educação, Unidade de Investigação, Torres Vedras, Portugal

  • Renato Faria, Colégio Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, Brasilicardo de Sá, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curitiba, PR, Brasil

  • Ricardo Severo, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, RS, Brasil

  • Rinaldo Correr, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil

  • Robson Borges, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Humanidades e Educação, Curso de Educação Física, Ijuí, RS, Brasil

  • Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Rosimar Esquinsani, Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Educação, Passo Fundo, RS, Brasil

  • Sabrina Cervetto, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguay

  • Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Vitória, ES, Brasil

  • Sandra Lucia Selles, Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá, Faculdade de Educação, Niterói, RJ, Brasil

  • Sandra Maria Sousa, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Sandra Menezes de Carvalho Abreu, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil

  • Sílvia Orrú, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teorias e Fundamentos, Brasília, DF, Brasil

  • Simone de Lucena Ferreira, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação, São Cristóvão, SE, Brasil

  • Sônia Regina da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Caxias do Sul, RS, Brasil

  • Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação, São Cristóvão, SE, Brasiliago Perencini, Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns, Garanhuns, PE, Brasil

  • Vanderlete Pereira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas, Escola Normal Superior, Manaus, AM, Brasil

  • Viviane Teixeira Silveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Educação Física, Cáceres, MT, Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2024
  • Data do Fascículo
    2024
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br