Acessibilidade / Reportar erro
Pandaemonium Germanicum, Volume: 26, Número: 49, Publicado: 2023
  • Bilinguismo luso-alemão: introdução ao dossiê temático Dossiê: Bilinguismo Luso-Alemão

    Limberger, Bernardo Kolling; Rinke, Esther; Flores, Cristina Maria Moreira
  • A mente corporificada: como os gestos revelam a fluência conceptual no processo de aprendizagem de alemão como língua estrangeira Dossiê: Bilinguismo Luso-Alemão

    Barbosa, Adriana Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, pretendo demonstrar como estruturas cognitivas subjacentes aos verbos (in)separáveis do alemão podem ser reveladas pelos gestos produzidos por uma professora bilíngue alemão/português e duas alunas brasileiros durante uma aula de alemão como língua estrangeira. A aula foi filmada e os gestos foram posteriormente anotados de acordo com o Sistema de Anotação Linguística para Gestos (LASG). A análise multimodal das interações forneceu evidências empíricas do pensamento conceptual corporificado, uma vez que os gestos das participantes retrataram esquemas imagéticos e mapeamentos metafóricos subjacentes aosverbos estudados, indicando que essas estruturas estão cognitivamente ativas para as participantes durante a interação. Além disso, a análise dos gestos ajuda a esclarecer alguns aspectos cognitivos inerentes ao processo de aprendizagem de L2, o que corrobora a inclusão de conceitos como competência metafórica e fluência conceitual nas discussões sobre o ensino e aprendizagem de L2.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims at demonstrating how cognitive structures such as image schemas as well as conceptual metaphors are displayed in gestures produced by a German/Portuguese bilingual teacher and two Brazilian learners of German while discussing the meanings of particle and prefixed verbs. The lesson was videotaped, and gestures were annotated according to the Linguistic Annotation System for Gestures (LASG). The multimodal analysis of teacher-student interactions provides empirical evidence of embodied conceptual thinking, since the gestures found in these interactions portray image schemas and metaphorical mappings underneath the meanings of verbs, indicating that these structures are cognitively activated for interlocutors during the interaction. Moreover, the analysis of gestures sheds some light on cognitive aspects intrinsic to the L2 learning process, which corroborates the incorporation of concepts such as metaphorical competence and conceptual fluency in the L2 teaching and learning agenda.
  • Evidence of non-selective lexical access to second and third language in unbalanced multilinguals: an N400 study on the processing of interlingual homographs Dossiê: Bilinguismo Luso-Alemão

    Lameira, Marina Fernandes Neves; Bezerra, Felipe Rodrigues; Toassi, Pâmela Freitas Pereira; Cravo, André Mascioli; Carthery-Goulart, Maria Teresa

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bilinguals and multilinguals commonly encounter words in their multiple languages which share some linguistic aspects. Among those are interlingual homographs, or words that have the exact same orthography in two different languages. The current study examined, through a semantic judgment task in English with ERP recording, how multilinguals (speakers of Brazilian Portuguese, English and German) accessed the meanings of interlingual homographs that belonged to their dominant and non-dominant foreign languages compared to a control group of Brazilian Portuguese-English bilinguals. The findings demonstrated that multilinguals were slower to respond to the English-German interlingual homographs as compared to control stimuli (no homographs). The results also demonstrated that, when the interlingual homographs were semantically related to their targets in the non-target language, there were significantly more errors and a higher RT than in unrelated conditions. Additionally, only the bilinguals presented the typical N400 effect for unrelated conditions, suggesting that the co-activation of the non-target language due to interlingual homographs modulated this ERP in the multilingual group. Our results provide support for the Bilingual Interactive Activation plus model and suggest that literature findings on interference between first and second languages also hold for second and third languages.

    Resumo em de:

    Zusammenfassung Zweisprachige und mehrsprachige Menschen stoßen in ihren verschiedenen Sprachen häufig auf Wörter, die einige linguistische Aspekte gemeinsam haben. Dazu gehören interlingualen Homographen, d.h. Wörter, die sich in zwei unterschiedlichen Sprachen durch genau dieselbe Orthographie auszeichnen. In der vorliegenden Studie wurde anhand einer semantischen Beurteilungsaufgabe in Englisch mit ERP-Aufzeichnung untersucht, wie mehrsprachige Personen (Sprecher des brasilianischen Portugiesisch, des Englischen und des Deutschen) im Vergleich zu einer Kontrollgruppe von brasilianischen Portugiesisch-Englisch-Zweisprachigen auf die Bedeutung von interlingualen Homographen zugreifen, die zu ihrer dominanten und nicht-dominanten Fremdsprache gehören. Die Ergebnisse zeigten, dass mehrsprachige Personen im Vergleich zu den Kontrollstimuli (keine Homographen) langsamer auf die interlingualen Homographen Englisch-Deutsch reagierten. Die Ergebnisse zeigten auch, dass, wenn die interlingualen Homographen semantisch mit ihren Zielen in der Nicht-Zielsprache verwandt waren, signifikant mehr Fehler und eine höhere RT auftraten als in nicht verwandten Bedingungen. Darüber hinaus zeigten nur die Bilingualen den typischen N400-Effekt für nicht verwandte Bedingungen, was darauf hindeutet, dass die Koaktivierung der Nicht-Zielsprache durch interlinguale Homographen diese ERP in der mehrsprachigen Gruppe modulierte. Unsere Ergebnisse stützen das Bilingual Interactive Activation plus Modell und legen nahe, dass die Literaturergebnisse zur Interferenz zwischen Erst- und Zweitsprache auch für die Zweit- und Drittsprache gelten.
  • Mehrsprachigkeit in Rio Grande do Sul: Zur Negation im Brasilianischen Hunsrückisch Dossiê: Bilinguismo Luso-Alemão

    Rinke, Esther; Flores, Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo Com base num corpus de produção de fala espontânea de falantes bilingues, o presente trabalho investiga as propriedades da negação em hunsruquiano brasileiro. O foco na negação é interessante do ponto de vista linguístico, porque este fenómeno linguístico é realizado de forma muito diferente nas duas variedades de contacto envolvidas (variedade alemã, português brasileiro (PB)). Centramo-nos na posição do marcador de negação em relação ao verbo finito e ao objecto directo e na questão de saber se dois elementos de negação podem ocorrer dentro de uma mesma frase sem a transformar numa afirmação (Concordância Negativa). O objetivo da nossa análise é identificar potenciais áreas de mudança linguística induzida pelo contato linguístico e por transferência linguística. Os resultados mostram que a negação é um fenómeno muito estável em hunsruquiano e segue os padrões de ordem das palavras do alemão. Esta estabilidade é o resultado do uso constante do dialeto. No entanto, encontramos fenómenos de Concordância Negativa que são semelhantes ao PB, mas agramaticais em alemão padrão. Em contraste com o PB, em alemão, a Concordância Negativa com objetos negados não é um fenómeno categórico, mas variável, o qual também existe ou existiu noutros dialetos alemães.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on a corpus of spontaneous speech production of bilingual speakers, the present paper investigates the properties of negation in Brazilian Hunsrückisch. Focussing on negation is interesting from a linguistic perspective because this linguistic phenomenon is very differently realized in the two contact varieties involved (German variety, Brazilian Portuguese (BP)). We focus on the position of the negation marker vis-á-vis the finite verb and direct object and on the question whether two negation words can occur within one and the same sentence without turning it into an affirmative proposition (Negative Concord). The aim of our analysis is to identify potential areas of contact-induced language change and cross-linguistic influence. The results show that negation is a very stable phenomenon in Hunsrückisch and follows German word order patterns. This stability is a result of the constant use of the dialect. Nevertheless, we find phenomena of Negative Concord which are similar to BP but not grammatical in Standard German. In contrast to BP, Negative Concord with negated objects is not a categorical but a variable phenomenon which also exists or existed in other German dialects.

    Resumo em de:

    Zusammenfassung Im vorliegenden Artikel wird anhand eines spontansprachlichen Korpus bilingualer Sprecher ein sprachliches Phänomen im brasilianischen Hunsrückischen genauer betrachtet: die Negation. Die Negation ist insofern linguistisch interessant, als sie in den beiden involvierten Kontaktvarietäten (deutsche Minderheitensprache, brasilianisches Portugiesisch (BP)) unterschiedlich ausgeprägt ist. Von Interesse ist insbesondere die Stellung des Negationswortes in Hinblick auf das finite Verb und das direkte Objekt sowie die Frage, ob zwei Negationselemente in einem Satz vorkommen können, ohne dass die negative Interpretation des Satzes sich in eine Affirmation wandelt (Negative Concord). Ziel der Analyse ist es, mögliche Sprachkontaktphänomene und sprachkontaktbedingten Wandel zu identifizieren. Es wird geschlussfolgert, dass die Negation im Hunsrückischen sehr stabil ist und deutschen Wortstellungsmustern folgt. Diese grammatische Stabilität beruht auf dem regelmäßigen Gebrauch des Dialekts. Dennoch finden sich wie im BP Phänomene von Negative Concord, das im Standarddeutschen nicht in gleicher Weise möglich ist. Im Gegensatz zum brasilianischen Portugiesischen handelt es sich allerdings nicht um ein kategorisches, sondern um ein variables Phänomen, das in ähnlicher Weise in anderen deutschen Dialekten existiert bzw. existierte.
  • Es ist am regnen - Es tut regnen: investigação do processo de replicação funcional no Hunsrückisch como fenômeno linguístico-contatual Dossiê: Bilinguismo Luso-Alemão

    Pavan, Claudia Fernanda Wolff

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados iniciais da possível influência da perífrase estar+gerúndio, do português, sobre a realização da progressividade no Hunsrückisch. Embora os processos de mudança e variação linguística não se limitem àqueles causados por situações de contato linguístico, este estudo enfoca processos motivados, pelo menos em parte, pelo contato linguístico, em particular, o processo de realização da progressividade. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar um panorama das construções mais utilizadas pelos falantes de Hunsrückisch contemporâneo no Brasil para a realização da progressividade nessa variedade linguística: o tun-progressivo e o am-progressivo, argumentando a favor da hipótese de que o uso mais frequente dessas construções tem, entre suas motivações, o contato linguístico com o português local bem como a situação de bilinguismo decorrente desse contato e a possível influência da perífrase estar+gerúndio - que teria suas funções replicadas pelos falantes dessa variedade dialetal da língua alemã. Essa replicação de funções sintáticas pode ser explicada através do processo de replicação funcional, baseado no conceito de construções-réplica (Replika-Konstruktionen) proposto por Heine & Kuteva (2005) e no processo de pattern replication, proposto por Matras (2020). Para verificar essa hipótese, parte-se da análise do uso atual do tun-progressivo e do am-progressivo por falantes de Hunsrückisch bem como da análise do uso dessas construções em cartas pessoais escritas por imigrantes alemães e seus descendentes nos séculos XIX e XX, a partir de dados orais e escritos do projeto ALMA-H e do subprojeto ALMA-Histórico. Este artigo representa, assim, uma contribuição para os estudos do plurilinguismo e dos contatos linguísticos no âmbito do projeto ALMA-H.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to present the initial results on the possible influence of the Portuguese periphrasis estar+gerúndio on the realization of progressivity in Hunsrückisch. Although the processes of linguistic change and variation are not limited to those caused by language contact situations, this study focuses on processes motivated, at least in part, by language contact, in particular, the process of realizing progressivity. At the same time, we intend to provide an overview of the constructions most frequently used by speakers of Hunsrückisch currently spoken in Brazil for the realization of progressivity in this linguistic variety: the tun- and the am-progressive. We argue in favor of the hypothesis that the more frequent use of these constructions is motivated, among other things, by linguistic contact with local Portuguese, as well as by the bilingual situation resulting from this contact and the possible influence of the periphrasis estar+gerúndio - which would have its functions replicated by speakers of Hunsrückisch. We then proceed to explain the replication of syntactic functions through the process of functional replication, based on the theoretical reflections on replication-constructions (Replika-Konstruktionen) proposed by Heine & Kuteva (2005) and the process of pattern replication, proposed by Matras (2020). To verify this hypothesis, we analyze the current use of tun- and am-progressive by speakers of Hunsrückisch as well as the use of these constructions in personal letters written by German immigrants and their descendants in the 19th and 20th centuries, based on oral and written data from the ALMA-H project and the ALMA-Historical subproject. This article thus represents a contribution to the studies of plurilingualism and language contact within the framework of the ALMA-H project.
  • Construindo entendimentos de língua para o exame de proficiência em alemão em um contexto de migração suábia no Brasil Dossiê: Bilinguismo Luso-Alemão

    Vecchia, Adriana Dalla; Jung, Neiva Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Nosso foco são práticas em que professores e estudantes se engajam em um trabalho de elaboração de entendimentos para a prova de proficiência em alemão. O objetivo é discutir como o conceito de língua alemã padrão é elaborado por estudantes e professores que participam das aulas de Língua Alemã no 1.º e 3.º anos. Os dados foram gerados em uma turma de 3.º ano e de 1.º ano por Dalla Vecchia em 2015, por meio de uma etnografia da linguagem (Garcez; Schulz 2015) situada teórica e metodologicamente no escopo da Linguística Aplicada em articulação com construtos epistemológicos da Sociolinguística e da Análise da Conversa Etnometodológica. Como resultados, apresentamos que, para além de a translinguagem estar a serviço da participação e está resultar em elaboração de entendimentos e avanço nas tarefas e compreensão do que constitui a prova de proficiência em alemão, os interagentes lançam mão de seu repertório linguístico e semiótico, para compreenderem o que é aceitável ou não na prova de proficiência. São práticas em que tensões emergem, para as quais eles trazem capital cultural em suábio e capital econômico que os posiciona em termos de reconhecer o alemão padrão como uma habilidade interessante para acrescentar ao seu currículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Our focus are practices in which teachers and students engage in a preparatory work of developing understandings for international German language proficiency tests. We aim to discuss how the concept of standard German language is developed by students and teachers who participate in these German Language classes in the 1st and 3rd years on this Basic Education. Data were noted by Dalla Vecchia in the 1st and 3rd year classes, in 2015, through an ethnography of language (Garcez; Schulz 2015), and are theoretically and methodologically situated within the scope of Applied Linguistics in articulation with epistemological constructs of Sociolinguistics and Ethnomethodological Conversation Analysis. Our results show that not only is translanguage at the service of participation and thus results as elaboration of understandings and progress in tasks for understanding what constitutes an international German proficiency exam, but also that this way, the interactors make use of their linguistic and semiotic repertoire in order to better understand what is or not acceptable in such a proficiency test. They are practices in which tensions emerge, to which they bring to the classes their Swabian culture and also their economic capital that positions them in terms of recognizing the standard German language as an interesting skill to be added to their curriculum.
  • Tomar o aparato: as experiências de Brecht no cinema Artigos

    Gutierrez, Maria Alzuguir

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda as diversas experiências de Brecht no cinema, na elaboração de inúmeros argumentos e roteiros não filmados e em sua participação na realização de filmes como Kuhle Wampe e Os carrascos também morrem. A apresentação e a análise de tais experiências propicia-nos um conhecimento mais aprofundado das ideias e da obra de Brecht, além de uma reflexão sobre o meio cinematográfico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses Brecht's various experiences with cinema, which included the elaboration of numerous non-filmed screenplays and scripts and his participation in the making of films such as Kuhle Wampe and Hangmen also die. The presentation and analysis of such experiences provides us with a deeper understanding of Brecht's work and ideas, as well as with reflections on the cinematographic medium.
  • Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching Modal Particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format Artigos

    Aquino, Marceli Cherchiglia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de Partículas Modais Alemãs (PMs) por meio de um formato linguístico descritivo com exemplos contextualizados de interações autênticas retirados da série Queer Eye Germany da Netflix. Para a descrição das características formais e comunicativas das PMs ja e denn, utilizamos o Formato Descritivo (Diewald et al. 2017), uma tabela esquemática que fornece definições para os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos das PMs. O Formato fornecerá um arcabouço linguístico para o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino das partículas em contextos de alemão como língua adicional. A sequência será dividida em três etapas (ENDE et al. 2013): introdução, elaboração e produção. As atividades do modelo didático serão realizadas em duas fases: (i) a descrição das características formais e comunicativas das PMs ja e denn por meio do Formato Descritivo; (ii) a elaboração de uma sequência didática com tarefas de recepção e produção com ocorrências das PMs em contextos autênticos. Esta proposta visa preencher lacunas no ensino de PMs levando em conta uma reflexão metalinguística (Aquino 2020), em que as estudantes possam refletir criticamente sobre as normas linguísticas e a realidade sociocultural da língua alvo, bem como de sua própria língua.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a linguistically based framework that can be used for the teaching of Modal Particles (MPs) using contextualized examples of authentic interactions from the Netflix's series Queer Eye Germany. For the description of MPs ja and denn we employ the Descriptive Format (Diewald et al. 2017), an interlinguistic schematic table which provides a definition of the morphological, syntactic, semantic and pragmatic characteristics of MPs. The format provides a linguistic framework for the development of a didactic material for teaching MPs, that is divided into three stages (Ende et al. 2013): introduction, elaboration and production. Therefore, the activities of the didactic model will be carried out in two phases: (i) the description of the formal and pragmatic characteristics of MPs ja and denn through the Descriptive Format; (ii) the elaboration of a didactic sequence with reception and production tasks using occurrences of MPs in authentic communicative contexts. This proposal aims to fill gaps in the teaching of MPs that takes into account a metalinguistic reflection (Aquino 2020), by which students can critically reflect on linguistic norms and the sociocultural reality of the target as well as of their own language.
  • Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula Artigos

    Silveira, Ana Clara Neves; Uphoff, Dörthe

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to discuss the awareness-raising processes on didactic categories of lesson planning that took place within the scope of the discipline “Traineeship in Academic Activities in German” at the University of São Paulo, throughout the second semester of 2019. We begin with some theoretical notions about models and functions of field experiences in pre-service teacher education, in Brazil and Germany, as well as an overview of the main changes that have taken place, in the last twenty years, in the resolutions of the National Council of Education concerning those pre-service field activities in Brazilian undergraduate courses. Hereafter, the analysis of the empirical data will focus on the awareness-raising processes that took place in the investigated group of undergraduates, with regard to their perception of the variety of possible objectives in German teaching, as well as the didactic functions of different phases of a lesson, with special attention to the initial phase. Some reflections on the importance of mentoring in initial teacher education will conclude this study.
  • As Práticas Pedagógicas no Ensino da Língua Alemã: Afetos Positivos Artigos

    Campos, Vanja Ramos Vieira de; Leite, Sérgio Antônio da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas por professores de língua alemã, de diversos estados do país, a partir das bases teóricas de Vigotski (2009 [1934]; 2018 [1926])e Wallon (1978 [1942]; 2010 [1941]), correlacionando-as às propostas de interações entre os sujeitos (aluno) e os diversos objetos de conhecimento (áreas e conteúdos escolares), no contexto da globalização. Dessa forma, abordamos a mediação do professor de alemão, levando em conta os elementos capazes de afetar positivamente o aluno e de promover sua aproximação e interesse pela língua alemã ou, ao contrário, o seu afastamento e aversão. A partir da aplicação de questionário elaborado com 11 questões fechadas, estabelecemos inferências a partir da correlação entre os registros e as possibilidades de afetar positivamente os alunos, no sentido de promover um movimento de aproximação dos alunos à língua alemã. Concluímos que o grupo de 85 docentes respondentes desenvolve práticas pedagógicas no ensino de alemão capazes de afetar positivamente seus alunos e, desse modo, alcançar resultados de sucesso. Destaca-se a abordagem de temas socioculturais associados às expectativas de desempenho linguístico e às implicações para a vida social do aluno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study is to analyze the pedagogical practices used by German-speaking educators, from different states of Brazil, in the light of Vigotski's (2009 [1934]; 2018 [1926]) and Wallon’s (1978 [1942]; 2010 [1941]) insights. The practices were analyzed taking into account the interactions between the subjects (students) and different sociocultural objects of knowledge (school areas and contents) within the context of globalization. The German educators’ practices were evaluated considering both elements that positively affect the student interest in the German language, and elements that could adversely affect the learning process. A questionnaire with 11 closed questions was elaborated to assess the correlation between the pedagogic practices and the possibilities of positively affecting the students and motivate them to learn German language. We concluded that the group of 85 educators who answered the questionnaire developed pedagogical practices that positively affect their students and were thus more likely to achieve successful results. The study highlights the importance of using sociocultural themes in the pedagogical practice as a crucial factor of second language learning.
  • Wezel, Johann Karl. Robinson Krusoe: La robinsonada transformada en un estudio antropológico Resenhas

    Lenga, Jesica
Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900 São Paulo/SP/ Brasil, Tel.: (55 11)3091-5028 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pandaemonium@usp.br