Resumo
Neste artigo, pretendo demonstrar como estruturas cognitivas subjacentes aos verbos (in)separáveis do alemão podem ser reveladas pelos gestos produzidos por uma professora bilíngue alemão/português e duas alunas brasileiros durante uma aula de alemão como língua estrangeira. A aula foi filmada e os gestos foram posteriormente anotados de acordo com o Sistema de Anotação Linguística para Gestos (LASG). A análise multimodal das interações forneceu evidências empíricas do pensamento conceptual corporificado, uma vez que os gestos das participantes retrataram esquemas imagéticos e mapeamentos metafóricos subjacentes aosverbos estudados, indicando que essas estruturas estão cognitivamente ativas para as participantes durante a interação. Além disso, a análise dos gestos ajuda a esclarecer alguns aspectos cognitivos inerentes ao processo de aprendizagem de L2, o que corrobora a inclusão de conceitos como competência metafórica e fluência conceitual nas discussões sobre o ensino e aprendizagem de L2.
Palavras-chave:
Alemão como língua estrangeira; verbos (in)separáveis; fluência conceptual; estudos de gestos; multimodalidade