Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 36, Número: 78, Publicado: 2023
  • HISTÓRIA E MEMÓRIA DA MÍDIA NA PESQUISA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA Editorial

    Musse, Christina Ferraz; Henriques, Rosali
  • NÓS, OS NARODNIKS: POPULISMO RUSSO, PROPAGANDA POLÍTICA E IMPRENSA NO SÉCULO XIX Artigo

    Varão, Rafiza

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de uma perspectiva histórica, teórica e não empírica, este estudo busca traçar o surgimento do movimento Narodnik na Rússia durante a segunda metade do séculoXIX e delimitar suas características para entender como esse movimento usou a propaganda e a imprensa. Nossa análise foca na figura de Alexander Herzen, que historiadores consideram o pai do populismo russo. Também investigamos a relação entre esse movimento e a propaganda política que surgiu neste momento através de uma extensa revisão da literatura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Desde una perspectiva histórica, teórica y no empírica, este estudio busca rastrear el surgimiento del movimiento Narodnik en Rusia durante la segunda mitad del sigloXIX y plantear sus características para comprender cómo este movimiento utilizó la propaganda y la prensa. Para ello, este análisis se centra en la figura de Alexander Herzen, que es considerado por los historiadores como el padre del populismo ruso. Además se investiga la relación entre este movimiento y la propaganda política que ha surgido en ese entonces mediante una extensa revisión de la literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From a historical, theoretical, and non-empirical perspective, this study aims to trace the emergence and delimit the characteristics of the Narodnik movement in Russia during the second half of the 19th century to understand how this movement used propaganda and the press, focusing our analysis, especially, on the figure of Alexander Herzen, who historians deem the father of Russian populism. Moreover, we investigate the relation between this movement and the political propaganda which emerged at this time via an extensive literature review.
  • MEMÓRIAS IMPROVÁVEIS OU IMPOSSÍVEIS? RESTOS DE VIDA EM DIÁLOGOS COMUNICACIONAIS Artigo

    Barbosa, Marialva

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da articulação teórica entre memória, comunicação e história, o artigo procura refletir sobre vinculações entre comunicação e memória, mediante exercício da recuperação de vidas de escravizados brasileiros do século XIX. A reinscrição dessas vidas, que figuram como listas nos arquivos penais, mostra o comunicacional como possibilidade de produzir outros sentidos para o passado. Do ponto de vista metodológico, através da análise documental, interpreta-se fichas prisionais da Casa de Detenção do Rio de Janeiro, procurando identificar elementos para compreender um “poderia ter sido” do passado. A partir das informações das listas, mostramos vidas em atos memoráveis, relacionando memória, comunicação e história.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Desde la articulación teórica entre memoria, comunicación e historia, este artículo reflexiona sobre los vínculos entre comunicación y memoria a partir del ejercicio de recuperación de la vida de los esclavizados brasileños en el siglo XIX. La reinscripción de estas vidas, que aparecen listadas en los archivos criminales, se presenta como una posibilidad de producir otros sentidos sobre el pasado. Desde un punto de vista metodológico mediante el análisis documental, se interpretan los registros penitenciarios en la Casa de Detención de Río de Janeiro, con el fin de identificar los elementos que puedan interpretar un “podría haber sido” del pasado. A partir de la información contenida en estos listados, se muestran vidas en hechos memorables, relacionando memoria, comunicación e historia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the theoretical articulations between memory, communication, and history, this article tries to think about the links between communication and memory, by an exercise of recovering Brazilian slaves’ lives from the XIX century. The inscription of these lives, which appear as lists in criminal files, shows communication as a possibility of producing other meanings for the past. From a methodological point of view, with documental analysis, it interprets prison files from the Casa de Detention in Rio de Janeiro, seeking to identify elements to also interpret a “could have been” from the past. Based on the information from the lists, we show lives inscribed in memorable acts, relating memory, communication, and history.
  • Para se ver na vitrine: o uso da história oral e das arqueologias das mídias nas pesquisas sobre o cinema pioneiro Artigo

    Daronco, Marilice; Tomaim, Cássio

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo combina metodologias multidisciplinares, como a história oral e os estudos relacionados às arqueologias das mídias, para investigar o “Cinema de Vitrine”, exibições feitas nos anos de 1930, no interior do Rio Grande do Sul, pelo fotógrafo ucraniano Sioma Breitman (1903-1980) na vitrine de seu estúdio fotográfico, a Casa Aurora. Ao construir uma narrativa sobre uma mídia até então desconhecida, propomos uma discussão sobre memória, esquecimento e a importância de novos olhares para a história das mídias, em especial do cinema.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo combina las metodologías multidisciplinarias de la historia oral con los estudios relacionados con las arqueologías de los medios para investigar el “Cine de Escaparates”, exposiciones que fueron realizadas por el fotógrafo ucraniano Sioma Breitman (1903-1980) en la vitrina de su estudio fotográfico, Casa Aurora, en la década de 1930 en el interior de Rio Grande do Sul (Brasil). Al construir una narrativa sobre un medio hasta ahora desconocido, proponemos una discusión sobre la memoria, el olvido y la importancia de nuevas perspectivas para la historia de los medios, especialmente del cine.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article combines multidisciplinary methodologies, such as oral history and studies related to media archaeologies, to investigate the “Showcase Movie,” exhibitions made in the 1930s, in the interior of Rio Grande do Sul, by the Ukrainian photographer Sioma Breitman (1903-1980) at the showcase of his photographic studio, Casa Aurora. By building a narrative about a media hitherto unknown, we propose a discussion about memory, forgetting, and the importance of new perspectives for the history of media, especially cinema.
  • JORNALISMO E LITERATURA REMODELADOS: ESTUDO DE UM GRUPO DE INTELECTUAIS DAS CAMADAS MÉDIAS (1940-1960) Artigo

    Queler, Jefferson José

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analiso as trajetórias dos jornalistas-escritores Nelson Rodrigues, Carlos Heitor Cony, Antonio Callado, Clarice Lispector, Fernando Sabino e Otto Lara Resende. Oriundos dos setores médios, esses intelectuais se lançaram na profissão de escritor em contexto de maior autonomização dos campos teatral e literário em relação à imprensa, entre as décadas de 1940 e 1960. Nesse quadro, é possível que a produção ficcional deles esteja relacionada às estratégias de seu grupo social, compostas por relações tanto modernas quanto tradicionais, para evitar rebaixamentos sociais e impulsionar sua ascensão no âmbito do jornalismo e das letras em geral.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo analizo las trayectorias de los periodistas escritores Nelson Rodrigues, Carlos Heitor Cony, Antonio Callado, Clarice Lispector, Fernando Sabino y Otto Lara Resende. Provenientes de los sectores medios, estos intelectuales se lanzaron al oficio de escritor en un contexto de mayor autonomía de los campos teatral y literario en relación con la prensa, entre las décadas de 1940 y 1960. En ese contexto, es posible que su producción ficcional sea relacionada con las estrategias de su grupo social, compuestas por relaciones tanto modernas como tradicionales, para evitar el descenso social y potenciar su ascenso en el campo del periodismo y en las letras en general.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article I analyze the trajectories of the journalist-writers Nelson Rodrigues, Carlos Heitor Cony, Antonio Callado, Clarice Lispector, Fernando Sabino, and Otto Lara Resende. Coming from the middle sectors, they launched themselves in the profession of writer in a context of greater autonomy of the theatrical and literary fields compared with the press, between the 1940s and 1960s. In such conditions, their fictional production is possibly related to strategies of their social group, comprising both traditional and modern relationships, to avoid social decline and boost their ascent in the fields of journalism and arts in general.
  • “SÓ A CIRURGIA PLÁSTICA PODE ‘CONSERTAR’ O SEU NARIZ”: RACISMO E EUGENIA NA COLUNA ELEGÂNCIA E BELEZA DE O CRUZEIRO NA DÉCADA DE 1940 Artigo

    Sanches, Julio Cesar; Sacramento, Igor

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto produz uma arqueologia do fenômeno das cirurgias plásticas a partir das recomendações de beleza na coluna Elegância e Beleza, da revista O Cruzeiro, na década de 1940. Levando em consideração os vestígios deixados no periódico, identificamos a existência do discurso de aprimoramento racial defendido pelo movimento eugenista brasileiro. Apontamos as formas de propagação da ideologia de dominação racial branca nos enunciados de beleza, destacando o caráter sutil das propostas de ocultamento das fisionomias negras e indígenas no início do século XX. Acreditamos que Elegância e Beleza incentivou a adoção de ideais estéticos compatíveis com a biopolítica do racismo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este texto realiza una arqueología del fenómeno de la cirugía plástica a partir de las recomendaciones de belleza en la columna Elegância e Beleza, de la revista O Cruzeiro, publicada en la década de 1940. Teniendo en cuenta las huellas presentes en la publicación en análisis, identificamos un discurso de mejora racial propugnado por el movimiento eugenésico brasileño. Señalamos las formas de propagación de la ideología de la dominación racial blanca en los enunciados de belleza, sobre todo el carácter sutil de las propuestas para ocultar las fisonomías negra e indígena a principios del siglo XX. Elegância e Beleza puede haber promovido la adopción de ideales estéticos compatibles con la biopolítica del racismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The text produces an archaeology of the phenomenon of plastic surgery based on the recommendations of beauty in the column Elegância e Beleza, from the magazine O Cruzeiro, in the 1940s. Considering the traces left in the periodical, we identify the existence of the discourse of racial improvement advocated by the Brazilian eugenics movement. We point out the ways in which the ideology of white racial domination was propagated in the enunciations of beauty, highlighting the subtle character of the proposals to conceal black and indigenous physiognomies in the early 20th century. We believe that Elegância e Beleza encouraged the adoption of aesthetic ideals compatible with the biopolitics of racism.
  • O PROCESSO DA COR NO CINEMA BRASILEIRO MODERNO: ASPECTOS TÉCNICOS E ESTÉTICOS Artigo

    Esteves, Leonardo

    Resumo em Português:

    RESUMO A captação e processamento de imagens em movimento a partir de negativos coloridos no Brasil se desenvolve de forma expressiva no final dos anos 1960. Na ocasião, o cinema brasileiro moderno assiste a um embate entre cinemanovistas e diretores associados ao experimental. O confronto ganha um contorno peculiar no que diz respeito ao emprego da cor. Este trabalho pretende discutir algumas dimensões deste debate, tomando como base um corpo de filmes e cineastas aptos a externalizar uma proposta alinhada à arte tropicalista. Conclui-se que a cor poderá representar uma pauta complexa atrelada à ideia de industrialização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La captura y el procesamiento de imágenes en movimiento a partir de negativos en color en Brasil se desarrollaron significativamente a fines de la década de 1960. En ese momento, el cine brasileño moderno fue testigo de un choque entre cinenovistas y directores vinculados a la experimentación. El enfrentamiento adquiere un carácter peculiar con el uso del color. Este trabajo pretende discutir las dimensiones de este debate a partir de un cuerpo de películas y directores capaces de exteriorizar una propuesta alineada con el arte tropicalista. Se concluye que el color puede representar una agenda compleja ligada a la idea de industrialización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The capture and processing of moving images from color negatives in Brazil is significantly developed in the late 1960s. At the time, modern Brazilian cinema witnessed a clash between cinemanovistas and experimental filmmakers. The confrontation takes on a peculiar contour regarding the use of color. This work intends to discuss some dimensions of this debate, based on a body of films and directors able to externalize a proposal aligned with tropicalist art. It is concluded that color may represent a complex agenda linked to the idea of industrialization.
  • TRILOGIA DE TERROR (1968): FOLK HORROR NA TRANSIÇÃO DO RURAL AO URBANO NO CINEMA BRASILEIRO Artigo

    Uchoa, Fabio Raddi; Cánepa, Laura Loguercio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir o filme de horror brasileiro Trilogia de terror (1968), que reuniu três dos mais destacados diretores paulistas na época: José Mojica Marins, Ozualdo Candeias e Luís Sérgio Person. Para realizarmos nossa análise, articularemos os conceitos de folk horror (Scovel, 2017) a discussões específicas do cinema brasileiro, particularmente às tensões entre o rural e o urbano (Bernardet, 1980; Tolentino, 2001), para compreendermos aquilo que consideramos como um tensionamento entre tais instâncias em Trilogia de terror – observando-se a liminaridade dos espaços/gêneros cinematográficos, a mescla de referências religiosas, a alegoria política do Brasil e a passagem da ambientação rural para a urbana nos filmes brasileiros do gênero horror.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación pretende analizar y debatir la película de horror brasileña Trilogia de terror (1968), que reunió a tres de los más destacados directores paulistas de la época: José Mojica Marins, Ozualdo Candeias y Luis Sérgio Person. Para realizar el análisis, articularemos los conceptos de folk horror (Scovel, 2018) a debates específicos del cine brasileño, especialmente las tensiones entre lo rural y lo urbano (Bernardet, 1980; Tolentino, 2001), para entender las tensiones entre estas instancias en Trilogia de Terror –observando los límites de los espacios/géneros cinematográficos, la mezcla de referencias religiosas y la alegoría política de Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analize the Brazilian horror film Trilogy of Terror (1968), which brought together three of the most distinguished São Paulo directors at the time: José Mojica Marins, Ozualdo Candeias, and Luís Sérgio Person. To carry out our analysis, we will articulate the concepts of folk horror (Scovel, 2017) with discussions specific to Brazilian cinema, particularly to the tensions between rural and urban areas (Bernardet, 1980; Tolentino, 2001), to understand what we consider to be a tension between such instances in Trilogy of Terror – observing the liminality of cinematographic spaces/genres, the mix of religious references, the political allegory of Brazil and the passage from rural to urban setting in Brazilian horror films.
  • “SE NÃO NOS UNIRMOS, A TELEVISÃO ESTARÁ ESTATIZADA”: EMPRESÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES E DITADURA MILITAR NO BRASIL Artigo

    Barros Filho, Eduardo Amando de

    Resumo em Português:

    RESUMO A possibilidade de estatização da televisão brasileira ganhou destaque durante a ditadura militar, notadamente no final da década de 1960 e início da seguinte. Este artigo tem como intento trazer à lume a reação dos empresários televisivos diante das pressões para que a televisão se adequasse aos objetivos do regime militar. Valemo-nos de material dos periódicos de grande circulação no período, confrontados com a historiografia sobre o tema. Este estudo visa contribuir para o entendimento das intenções do regime no setor televisivo e as relações dos empresários das comunicações com a ditadura militar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La posibilidad de nacionalizar la televisión brasileña ganó protagonismo durante la dictadura brasileña, particularmente entre finales de los años 1960 y principios de los 1970. Este artículo pretende sacar a la luz el comportamiento de los empresarios de la televisión frente a los requerimientos de cumplimiento que imponía la dictadura militar. Se utilizó diarios de circulación masiva de la época confrontados con los estudios históricos sobre el tema. Este estudio pretende identificar la intención de la dictadura en el sector televisivo, así como la relación entre los empresarios del ramo televisivo y la dictadura militar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The possibility of nationalization of the Brazilian television was highlighted during the period of dictatorship, particularly, between the end of 1960’ies and the beginning of 1970’ies. This article intends to bring to light the behavior of the television’s businessmen when facing the requirements for compliance done by the military dictatorship. Widely read newspapers of the period were confronted with the historiography about the theme. This study aims to contribute to the comprehension of the dictatorship's intending to the television sector, as well as the relationship between the businessmen of the television branch and the military dictatorship.
  • PENSAR A MEMÓRIA E A FUNÇÃO DO ARQUIVO TELEVISIVO NA ERA DO STREAMING: UM OLHAR PARA A PLATAFORMA GLOBOPLAY Artigos

    Santos Neto, Valdemir Soares dos; Lessa, Leonardo Alexsander; Bressan Júnior, Mario Abel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma reflexão acerca do projeto de retorno das telenovelas antigas do Grupo Globo na plataforma de streaming Globoplay, discutindo sobre seu impacto na constituição e manutenção da(s) memória(s). Para isso, foram empregados o método bibliográfico exploratório, utilizando-se da abordagem qualitativa, e o método de análise indutivo. Os dados obtidos com a pesquisa permitem enxergar o arquivo televisivo além da força mercadológica contida no projeto de retorno das telenovelas antigas. Verifica-se que o resgate dessas obras atua como meios de evocação, potencialização e, sobretudo, manutenção das memórias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo propone reflexionar sobre el proyecto de retorno de las antiguas telenovelas del Grupo Globo en la plataforma de streaming Globoplay para discutir su impacto en la constitución y mantenimiento de la(s) memoria(s). En este esfuerzo investigativo, se movilizan el método bibliográfico exploratorio, utilizando el enfoque cualitativo, y el método de análisis inductivo. Los hallazgos de la investigación permiten ver el archivo televisivo más allá de la fuerza de mercadotecnia contenida en el proyecto de devolución de telenovelas antiguas. Parece que el rescate de estas obras actúa como un medio para evocar, potenciar y, sobre todo, mantener los recuerdos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to propose a reflection on the return project of Grupo Globo’s old soap operas, on the Globoplay streaming platform, discussing its impact on the constitution and maintenance of memory(s). To that end, the exploratory bibliographic method, using the qualitative approach, and the inductive analysis method were used. The date found by the research allow us to see the television archive beyond the marketing force contained in the project to return the old soap operas. It appears that the rescue of these productions acts as a means of evoking, enhancing, and, above all, maintaining memories.
  • MEMÓRIAS SENSÍVEIS DA GUERRA E A PERCEPÇÃO DA HISTÓRIA EM NARRATIVAS DE JOGOS DE VIDEOGAMES Artigo

    Santos, Christiano Britto Monteiro dos; Coelho, George Leonardo Seabra; Bezerra, Rafael Zamorano

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo analisa a apropriação de fatos históricos do game The Valiant Hearts, sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Esse game rompe com o padrão mainstream e aborda o tema da guerra pelo viés monumental e laudatório, e conta com narrativas da sobrevivência de civis em tempo de guerra. A valorização de narrativas críticas às guerras e foco na vivência civil compõem a tônica em projetos de pesquisa na área das humanidades digitais, como base conceitual em projetos no campo do patrimônio e museus.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Cet article analyse l’appropriation des faits historiques dans le jeu Soldats inconnus: Mémoires de la Grande Guerre, sur la Première Guerre mondiale (1914-1918). Ce jeu s’éloigne du courant dominant en abordant la guerre sous un angle monumental et élogieux, avec des récits de survie des civils en temps de guerre. La valorisation des récits critiques et l’accent mis sur l’expérience des civils constituent la clés des projets de recherche en humanités numériques, en tant que base conceptuelle des projets dans le domaine du patrimoine et des musées.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the appropriation of historical facts from the game The Valiant Hearts, about the First World War (1914-1918). This game breaks with the mainstream pattern and addresses the theme of war by a monumental and laudatory bias, and has narratives of the survival of civilians in wartime. The appreciation of narratives critical to wars and a focus on civil life make up the tonic in research projects in the area of digital humanities, as a conceptual basis for projects in the field of heritage and museums.
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br