Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 35, Número: 77, Publicado: 2022
  • EXPERIÊNCIAS INTELECTUAIS NEGRAS: BRASIL E DIÁSPORAS Editorial

  • COMEÇOS: A DIÁSPORA AFRO-CARIBENHA, AUTORES E TEMAS Artigo

    Flor, Caue

    Resumo em Português:

    RESUMO Raízes, sobrevivências, rotas, crioulização, rizoma e memória coletiva, todos esses motes são também metáforas analíticas historicamente mobilizadas para traduzir a identidade negra na(s) diáspora(s) afro-atlântica(s). Dito isso, o objetivo deste artigo é apresentar como diversas tradições de pensamento e intelectuais antilhanos têm abordado o tropo que delimita os estudos da diáspora africana: a identidade. Concluo o texto com o desenvolvimento de mais uma metáfora possível a fim de refletir sobre a presença africana no Caribe, quiçá no mundo afro-atlântico: o prisma e o caleidoscópio.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Raíces, supervivencias, rutas, criollización, rizoma y memoria colectiva; todos estos lemas son también metáforas analíticas movilizadas históricamente para traducir la identidad negra en la(s) diáspora(s) afroatlántica(s). Dicho esto, el objetivo de este artículo es comenzar/presentar cómo diferentes tradiciones de pensamiento e intelectuales antillanos han abordado el tropo que delimita los estudios de la diáspora africana, la identidad. Concluyo el texto con el desarrollo de una metáfora más posible para pensar la presencia africana en el Caribe, quizás, en el mundo afroatlántico: el prisma y el caleidoscopio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Roots, survivals, routes, creolization, rhizome and collective memory; all these words are also analytical metaphors historically mobilized to translate blackeness in the Afro-Atlantic diaspora(s). That said, the objective of this article is to begin/present how different traditions of thought and Antillean intellectuals have approached the troup that delimits the studies of the African diaspora, identity. I conclude the text with the development of one more possible analytical metaphor in order to think about the African presence in the Caribbean, perhaps, in the Afro-Atlantic world: the prism and the kaleidoscope.
  • “AOS PÍNCAROS DA SERRA, INVADINDO O SERTÃO”: THEODORO SAMPAIO E A INVENÇÃO DO LIMITE MERIDIONAL DO BRASIL NA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO POR UM INTELECTUAL NEGRO (1896-1912) Artigo

    Santos, Magno Francisco de Jesus

    Resumo em Português:

    Resumo O emergir do período republicano foi marcado por um intenso debate acerca da construção de narrativas que forjavam as identidades estaduais, por meio de peças históricas, que delineavam o passado e legitimavam os limites do espaço estadual. Um espaço privilegiado nesse debate foram os institutos históricos e geográficos, instituições nas quais os sócios garimpavam documentos e expunham suas narrativas. Neste artigo tenho como escopo a atuação do engenheiro Theodoro Sampaio, no âmbito da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, entre 1896 e 1912. Trata-se de um importante intelectual negro que pensou a história como recurso para construir o limite meridional do Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El emerger del periodo republicano fue marcado por un intenso debate cerca de la construcción de las narrativas que delineaban el pasado y legitimaban los límites del espacio estadual. Un espacio privilegiado en este debate fueron los institutos históricos y geográficos, instituciones en las cuales los socios buscaban documentos y exponían sus narrativas. En este artículo tengo como objetivo la actuación del ingeniero Theodoro Sampaio en el ámbito de la Revista del IHGSP en el periodo de 1896 a 1912. Él es un importante intelectual negro que pensó la historia como recurso para construir el límite meridional de Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The rising of the republican period was marked by an intense debate over the making of narratives that could forge the identity of the states using historical pieces that outlined the past and would legitimize the borders of the state's space. A privileged space in this debate was the historical and geographical institutes, institutions whose members would search for documents and expose their narratives. In this article, my scope is the work of the engineer Theodoro Sampaio in the IHGSP journal between 1896 and 1912. He was an important black intellectual who thought history as a tool to build Brazil's meridional boundaries.
  • ASSOCIATIVISMO E REDES DE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NO CARIBE BRITÂNICO: A EXPERIÊNCIA DO LEFT BOOK CLUB IN JAMAICA Artigo

    Silva, Matheus Cardoso da

    Resumo em Português:

    Resumo Com base na história do Left Book Club in Jamaica (LBCJ), fundado em Kingston, em 1938, pelo historiador e sindicalista Richard Hart, este artigo pretendeu analisar processos de circulação, leitura e apropriação de ideias anticoloniais em circuito transnacional. Além de atuar como clube do livro, fazendo circular material impresso produzido na metrópole, por sua matriz britânica, o Left Book Club de Londres, o LBCJ atuou como centro de congregação intelectual e formação educacional local, desempenhando papel fundamental no associativismo jamaicano em um período de convulsão política e social no Caribe, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en la historia del Left Book Club in Jamaica (LBCJ), fundado en Kingston, en 1938, por el historiador y sindicalista Richard Hart, este artículo pretende reflexionar sobre los procesos de circulación, lectura y apropiación de ideas anticoloniales en un circuito transnacional. Además de servir como un club de lectura, la circulación de material impreso producido en la metrópoli por su sede británica, el Left Book Club de Londres, el LBCJ sirvió como un centro para la congregación intelectual y la formación educativa local, desempeñando un papel clave en lo asociativismo en Jamaica en un período de gran agitación política y social en el Caribe en vísperas de la Segunda Guerra Mundial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the history of the Left Book Club in Jamaica (LBCJ), founded in Kingston, in 1938, by the historian and unionist Richard Hart, this article intends to think about processes of circulation, reading and appropriation of anti-colonial ideas in a transnational circuit. In addition to serving as a book club, circulating printed material produced in the metropolis by its British head office, the Left Book Club of London, the LBCJ was a center for intellectual congregation and local educational formation, playing a key role in Jamaican associativism in a period of great political and social upheaval in the Caribbean on the eve of World War II.
  • A OBRA DE ANAJÁ CAETANO: UMA ESCRITORA BRASILEIRA NEGRA NA LITERATURA DE FICÇÃO Artigo

    Rodrigues, Cintya

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a obra Negra Efigênia, paixão do senhor branco, da escritora Anajá Caetano. O livro trata das relações entre escravos negros e senhores brancos na localidade de São Sebastião do Paraíso (MG). O romance contextualiza o espaço onde transcorre a história. O enredo da obra permite considerá-la um romance de costumes com trânsitos em histórias de fundações de lugares, colocando em questão gêneros literários predominantemente masculinos da época. A origem africana da autora desafia os acontecimentos e a legalidade quando relata, um século após a abolição da escravatura do Brasil, as relações étnicas e raciais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza la obra Negra Efigênia, paixão do senhor branco de Anajá Caetano. El libro trata de las relaciones entre esclavos negros y amos blancos en Sao Sebastiao do Paraíso-MG. La novela contextualiza el espacio donde se desarrolla la historia. La trama de la obra permite considerarla como una novela costumbrista con tránsitos en historias de fundación de lugares, poniendo en cuestionamiento géneros literarios predominantemente masculinos de la época. El origen africano de la autora desafía los acontecimientos y la legalidad cuando relata, un siglo después de la abolición de la esclavitud en Brasil, las relaciones étnicas y raciales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the novel Negra Efigênia, paixão do senhor branco of Anajá Caetano. The book deals with the relations between black slaves and white masters in São Sebastião do Paraíso-State of Minas Gerais (MG). The narrative contextualizes the space where the story takes place. The plot of the work allows us to consider it as a novel of manners crossing city foundation stories, calling into question predominantly male literary genres of the time. The author's African origin defies events and legality when, a century after the abolition of slavery in Brazil, she goes through ethnic and racial relations.
  • UM TOLSTOI AFRICANO: ANDRÉ REBOUÇAS E UM OUTRO OCIDENTE (1889–1898) Artigo

    Daibert Júnior, Robert; Mattos, Hebe

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo problematizar a escrita de si de André Rebouças durante seu período de exílio na Europa e na África, entre 1889 e 1898. Por meio da análise de sua correspondência ativa no período, pretende-se interpretar sua autocompreensão como um “Tolstoi Africano”, vista como expressão de uma dupla consciência enquanto intelectual ocidental e negro no final do século XIX, como proposto por Paul Gilroy (2001: 33-39) no primeiro ensaio do livro The Black Atlantic (1993). O artigo propõe-se a compreender em que aspectos a mobilização do pensamento de Tolstoi a partir do final dos anos 1880 se relaciona com a redefinição de seu pensamento racial e lhe permite transitar, em base universalista e cristã, para um pensamento crítico da modernidade liberal.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza la autoescritura de André Rebouças durante el período de su exilio en Europa y África, entre 1889 y 1898. A través de su activa correspondencia durante este periodo, pretendemos interpretar su autocomprensión como un “Tolstoi africano”, leído como expresión de una doble conciencia como intelectual occidental y negro a finales del siglo XIX, tal y como propone Paul Gilroy (2001: 33-39) en el libro The Black Atlantic (1993). El artículo pretende destacar el modo en que su movilización del pensamiento de Tolstoi desde finales de la década de 1880 se relaciona con la redefinición de su pensamiento racial en este periodo. Pretende también comprender cómo esta movilización le permite pasar, sobre una base universalista y cristiana, a un pensamiento crítico de la modernidad liberal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses André Rebouças’ self-writing during the period of his exile in Europe and Africa, between 1889 and 1898. Through his active correspondence during this period, we intend to interpret his self-understanding as an “African Tolstoy”, read as an expression of a double consciousness as a Western and b lack intellectual at the end of the 19th century, as proposed by Paul Gilroy (2001: 33-39) in the book The Black Atlantic (1993). The article aims to highlight the way his mobilization of Tolstoy’s thought since the end of the 1880s is related with the redefinition of his racial thought in this period. It aims also to understand how this mobilization allows him to move, on a universalist and Christian basis, to a critical thinking of liberal modernity.
  • A INTELECTUALIDADE NEGRA E A EXPERIÊNCIA SOVIÉTICA Artigo

    Mattos, Pablo de Oliveira de

    Resumo em Português:

    Resumo No período entreguerras a intelectualidade negra da diáspora experimentou uma intensificação dos debates sobre a experiência soviética o anticolonialismo e os limites teóricos do marxismo. Claude McKay e W. E. B. Du Bois são dois representantes de um pensamento negro radical que se deslocou intensamente por meio dos continentes em prol da luta anticolonial e antirracista. Neste artigo são considerados alguns temas desse debate a fim de mapear o contexto do período entreguerras bem como analisar as experiências da diáspora negra na União Soviética pós-Revolução de 1917 na busca por ampliação das estratégias anticoloniais e antirracistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el período de entreguerras la intelectualidad negra de la diáspora experimentó una intensificación de los debates sobre la experiencia soviética el anticolonialismo y los límites teóricos del marxismo. Claude McKay y W.E.B. Du Bois son dos representantes de un pensamiento negro radical que se movió intensamente por continentes en busca de la lucha anticolonial y antirracista. En este artículo se considerarán algunos temas de este debate con el fin de mapear el contexto lingüístico del período de entreguerras así como analizar las experiencias de la diáspora negra en la Unión Soviética posrevolucionaria en la expansión de los discursos anticoloniales y estrategias antirracistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the interwar period the black intelligentsia of the diaspora experienced an intensification of debates on the Soviet experience anti-colonialism and the theoretical limits of Marxism. Claude McKay and W.E.B. Du Bois are two representatives of a radical black thought that moved intensely across continents in search of the anti-colonial and anti-racist struggle. In this article some themes of this debate will be considered in order to map the linguistic context of the interwar period as well as analyze the experiences of the black diaspora in the post-Revolutionary Soviet Union in the expansion of anti-colonial and anti-racist strategies.
  • INTELECTUAIS NEGRAS E NEGROS PARTÍCIPES DE NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS: PRÁTICAS E PRODUÇÕES TEÓRICAS Artigo

    Roza, Isis Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo objetiva compreender as práticas e a produção de conhecimento de intelectuais negras e negros partícipes de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros. Foram realizadas entrevistas com oito intelectuais negras(os) vinculadas(os) a instituições federais de ensino superior na região Sudeste e análise de duas produções teóricas de cada um dos sujeitos partícipes. Os resultados da pesquisa apontam para práticas de lutas antirracistas e produções teóricas protagonistas em rememorar sujeitos e coletividades negras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene como objetivo comprender las prácticas y la producción de conocimiento de intelectuales negras y negros que participan en Núcleos de Estudios Afro-Brasileños. Fueron realizadas entrevistas con ocho intelectuales negras(os) vinculadas(os) a instituciones federales de educación superior en la región sudeste y análisis de dos producciones teóricas de cada uno de los sujetos participantes. Los resultados de la investigación apuntan hacia prácticas de luchas antirracistas y producciones teóricas protagonistas en la rememoración de sujetos y colectividades negras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present paper aims to understand the practices and the production of knowledge by black women and men intellectuals who are in the Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros. Interviews were carried out with eight black men and women intellectuals linked to federal institutions of higher education in the southeast region of Brazil. The analysis of two productions from each participant was also performed. The results of the research point to practices of antiracism struggle and theoretical productions protagonist in remembering both black people and black collectivities.
  • NIZE ISABEL DE MORAES: MEMÓRIAS DE UMA HISTORIADORA DA SENEGÂMBIA Artigo

    Farias, Juliana Barreto; Lopes, Maria Aparecida de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Entre os anos de 1960 e 2015, Nize Izabel de Moraes, historiadora paulista, viveu em Dacar (Senegal) e trabalhou como pesquisadora do Institut Fondamental d’Afrique Noire (IFAN), na atual Université Cheikh Anta Diop. Explorando seu arquivo privado e outros registros entre Brasil e Senegal, com destaque para seus diários, correspondências e anotações sobre suas pesquisas e viagens entre África e Europa, o objetivo deste artigo é a análise de sua trajetória acadêmica, bem como o impacto de sua produção para a historiografia da Senegâmbia, área em que se destacou como pesquisadora pioneira. Nesse percurso, pontuamos os silêncios em torno de sua vida e obra, bem como questionamos sua experiência como “intelectual negra” em redes nacionais e internacionais de diálogos, marcadas pelas intercessões de gênero, raça e nacionalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Entre los años 1960 y 2015, Nize Izabel de Moraes, historiadora paulista, vivió en Dakar (Senegal) y trabajó como investigadora en el Institut Fondamental d’Afrique Noire (IFAN), en la actual Universidad Cheikh Anta Diop. Explorando su archivo privado y otros registros entre Brasil y Senegal, con énfasis en sus diarios, correspondencia y notas sobre sus investigaciones y sus viajes entre África y Europa, el objetivo de este artículo es el análisis de su trayectoria académica, así como el impacto de su producción para la historiografía de Senegambia, área en la que se destacó como investigadora pionera. En este recorrido, puntuamos los silencios en torno a su vida y obra, además de cuestionar su experiencia como “intelectual negra”, en redes de diálogos nacionales e internacionales, marcadas por las intercesiones de género, raza y nacionalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Between 1960 and 2015, Nize Izabel de Moraes, a historian from São Paulo, lived in Dakar (Senegal) and worked as a researcher at the Institut Fondamental d’Afrique Noir (IFAN), at the current Université Cheikh Anta Diop. Exploring her private archive and other records in Brazil and Senegal, with emphasis on her diaries, correspondence and notes on her research and travels between Africa and Europe, the purpose of this article is to analyze her academic trajectory, as well as the impact of her production for the historiography of Senegambia, an area in which she stood out as a pioneering researcher. In this journey, we will point out the silences surrounding her life and work, as well as question her experience as a “black intellectual” in national and international networks of dialogues, marked by the intercessions of gender, race and nationality.
  • ENTRE O BRAÇO ATIVO E A MURALHA BABILÔNICA: O LUGAR DA ESCRAVIDÃO NAS OBRAS DE MANUEL QUERINO E LINO DOU Y AYLLON EM 1916 Artigo

    Santos, Ynaê Lopes dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O brasileiro Manuel Querino e o cubano Lino Dou y Ayllon foram intelectuais negros que compuseram a primeira geração a analisar as relações raciais nos seus países de origem nas primeiras décadas do pós-Abolição, um período marcado pela disseminação do racismo científico em todo o Ocidente. Ante a extensa produção intelectual de ambos, o artigo examinará como Querino e Lino Dou analisaram o passado escravista no Brasil e em Cuba nos escritos que eles produziram no ano de 1916.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El brasileño Manuel Querino y el cubano Lino Dou y Ayllón fueron intelectuales negros pertenecientes a la primera generación que analizó las relaciones raciales en sus países de origen en las primeras décadas de la Post Abolición, un período marcado por la expansión del racismo científico por todo Occidente. En vista de la extensa producción intelectual de ambos, el artículo examinará cómo Querino y Lino Dou analizaron el pasado esclavista en Brasil y Cuba en los escritos que produjeron en 1916.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Brazilian Manuel Querino and the Cuban Lino Dou y Ayllon were black intellectuals who belonged to the first generation that analyzed race relations in their countries of origin in the first decades of Post Abolition, a period marked by the spread of scientific racism throughout the West. In view of the extensive intellectual production of both, the article will examine how Querino and Lino Dou analyzed the slaveholding past in Brazil and Cuba in the writings they produced in 1916.
  • EPISTEMOLOGIAS TRANSFEMINISTAS NEGRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA MULHERIDADES MÚLTIPLAS Artigo

    Nascimento, Silvana de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretendeu debater epistemologias trans negras com base numa produção brasileira elaborada por intelectuais transfeministas. A proposta é refletir sobre um campo de conhecimento emergente e apontar seus aspectos transversais: a desnaturalização da categoria mulheres e feminilidades, a autodefinição, a perspectiva interseccional, a despatologização, a luta contra o cissexismo e o racismo, e a multiplicidade identitária. Com destaque para ativistas, pesquisadoras e docentes, o texto apresenta convergências e tensões entre esta produção de conhecimento e certas correntes da teoria feminista e do pensamento feminista negro.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo se propone hablar de las epistemologías trans negras a partir de la producción brasileña hecha por intelectuales transfeministas. La intención es reflexionar sobre este campo de conocimiento emergente y señalar sus aspectos transversales: la desnaturalización de la categoría mujer y feminidad; la autodefinición; la perspectiva interseccional; la despatologización; la lucha contra el cissexismo y el racismo y la multiplicidad identitaria. Centrándose en las activistas, investigadoras y profesoras, el texto presenta las confluencias y tensiones entre esta producción de conocimiento y ciertas líneas de la teoría feminista y del pensamiento negro feminista.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss black trans epistemologies based on a Brazilian production developed by transfeminist intelectuals. The proposal is to reflect about an emergent field of knowledge and point out the transversal aspects: the denaturalization of the category women and femininity; the self-definition; the intersectional perspective; depathologization; the struggle against cissexism and racism and identity multiplicity. Focused on activists, researchers and professors, the text presents similarities and tensions between such knowledge production and some schools of feminist theory and black feminist thought.
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br