Acessibilidade / Reportar erro

Para se ver na vitrine: o uso da história oral e das arqueologias das mídias nas pesquisas sobre o cinema pioneiro

To be seen in the showcase: the use of oral history and the media archaeology in research on pioneering cinema

Para verse en los escaparates: el uso de la historia oral y de las arqueologías de los medios en los estudios sobre el cine pionero

RESUMO

O presente artigo combina metodologias multidisciplinares, como a história oral e os estudos relacionados às arqueologias das mídias, para investigar o “Cinema de Vitrine”, exibições feitas nos anos de 1930, no interior do Rio Grande do Sul, pelo fotógrafo ucraniano Sioma Breitman (1903-1980) na vitrine de seu estúdio fotográfico, a Casa Aurora. Ao construir uma narrativa sobre uma mídia até então desconhecida, propomos uma discussão sobre memória, esquecimento e a importância de novos olhares para a história das mídias, em especial do cinema.

PALAVRAS-CHAVE:
Cinema de Vitrine; História Oral; Arqueologias das Mídias; Sioma Breitman

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br