Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIATIVISMO E REDES DE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NO CARIBE BRITÂNICO: A EXPERIÊNCIA DO LEFT BOOK CLUB IN JAMAICA1 1 Este artigo é resultado parcial da pesquisa intitulada “O Left Book Club e seus associados: circulação transnacional das ideias socialistas em rede atlântica (1935–1948)”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Agradeço à professora Tania Regina de Luca, do Departamento do História da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis, e à professora Leslie James, da Queen Mary, e à University of London pela orientação e pelo apoio durante a pesquisa.

Associativism and networks in the British Caribbean: the experience of the Left Book Club in Jamaica

Asociativismo y redes para la circulación de ideas en el Caribe Británico: la experiencia del Left Book Club en Jamaica

Resumo

Com base na história do Left Book Club in Jamaica (LBCJ), fundado em Kingston, em 1938, pelo historiador e sindicalista Richard Hart, este artigo pretendeu analisar processos de circulação, leitura e apropriação de ideias anticoloniais em circuito transnacional. Além de atuar como clube do livro, fazendo circular material impresso produzido na metrópole, por sua matriz britânica, o Left Book Club de Londres, o LBCJ atuou como centro de congregação intelectual e formação educacional local, desempenhando papel fundamental no associativismo jamaicano em um período de convulsão política e social no Caribe, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Palavras-chave:
Circulação de Ideias; Atlântico Negro; Império Britânico; Colonialismo e Anticolonialismo; Caribe Britânico

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br