Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 39, Número: 4, Publicado: 2023
  • O discurso acadêmico do professor de inglês em perspectiva dialógica Artigos

    Lima, Samuel de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é discutir a constituição do discurso acadêmico do professor de inglês sobre experiências exitosas no ensino da língua. Para isso, filio-me à Linguística Aplicada e adoto a perspectiva dialógica da linguagem para explorar 12 resumos de comunicações publicados no caderno de resumos do III Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa na Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC) em 2020. Os resumos são tomados como enunciados imbuídos do discurso oficial sobre o ensino de inglês no Brasil e do discurso teórico mobilizado para a realização da investigação no campo da atividade científica. A análise dialógica do corpus elucidou que o discurso acadêmico do professor de inglês se bivocaliza com o discurso teórico por meio da nomenclatura de conceitos e da citação a autores para fundamentar teorias pedagógica, metodológica e de linguagem, ao passo que se bivocaliza com o discurso oficial por meio da inserção de léxico específico ou da menção à política de educação linguística para complementá-la ou transgredi-la.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to discuss the constitution of the academic discourse of the English teacher in successful experiences in language teaching. To that end I adopt the dialogic perspective of language to explore 12 abstracts of oral presentations published in the program of the III International Seminar of the Brazilian Association of English Language Teachers in the Federal Network of Basic, Technical and Technological Education (ABRALITEC) in 2020. The abstracts are seen as utterances imbued with the official discourse on English teaching in Brazil and with the theoretical discourse mobilized to carry out research. Results show that in theoretical discourse double-voicing is realized through the nomenclature of concepts and the citation of authors to support pedagogical, methodological, and language theories. In official discourse double-voicing takes place when a specific lexicon is used, or language education policies are mentioned with the purpose of complementing or transgressing them.
  • Estratégias de transcriação na dublagem de um anúncio humorístico de tipo de texto híbrido para o árabe - Vernacular é a panaceia? Articles

    Yahiaoui, Rashid

    Resumo em Português:

    RESUMO Transcrever anúncios em línguas e culturas distantes é desafiador, dada a carga cultural destes. A complexidade é ampliada quando os anúncios mesclam tipos e gêneros de texto. Este estudo visa explorar estratégias para traduzir anúncios híbridos humorísticos para árabe por dublagem, analisando a eficácia de diferentes variantes árabes. O estudo de caso é um anúncio audiovisual da standup2cancer.org, com o personagem Homer dos Simpsons, criado para conscientização do câncer de cólon. A animação evita críticas devido à sua natureza surreal, ao contrário de representações reais que podem ser desagradáveis. Utilizando a Teoria do Skopos, as traduções foram analisadas, fenocando as decisões para versões funcionalmente adequadas à audiência árabe. O Protocolo Verbal foi usado para coletar dados sobre a agência decisória dos participantes, validando escolhas. A maioria dos tradutores (80%) preferiu o vernáculo árabe, usando domesticação como macroestratégia e substituição cultural como microestratégia. A transferência de humor teve sucesso no vernáculo árabe, reforçando sua adequação para diversos tipos e gêneros de texto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Adapting advertisements across distant languages and cultures poses challenges due to their heavy cultural context. Complicating matters, some ads mix various text types and genres. This study explores strategies for translating a humor-laden, hybrid-text ad into Arabic through dubbing. It investigates the effectiveness of different Arabic variants. The case study is an audiovisual ad by standup2cancer.org, featuring a cartoon Homer from The Simpsons, created to raise colon cancer awareness. Animation often escapes criticism due to its surreal nature, unlike real depictions that might be distasteful. Using Skopos Theory, the translations were analyzed, focusing on the decision-making process in creating functionally suitable versions for Arab audiences. A Think Aloud Protocol gathered data on participants’ decision agency during translation, validating choices. Most translators (80%) preferred Arabic vernacular, employing domestication (adaptation) as a macro-strategy and cultural substitution as a micro-strategy. Humor transfer succeeded best in Arabic vernacular, reinforcing its suitability for various text types and genres.
  • Pedidos de desculpas feitos por políticos brasileiros: uma visão da pragmática linguística Artigos

    Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar 20 pedidos de desculpas de políticos brasileiros, publicados entre 2010 e 2021, para identificar os elementos linguísticos que os caracterizam, ligados à polidez e à expressão de atitude. Nossa hipótese era de que as expressões de postura e as estratégias de polidez contribuíam para a felicidade dos pedidos de desculpas públicos, atuando, potencialmente, para a conciliação moral entre ofensor e a vítima. Os resultados confirmaram que os pedidos de desculpas de políticos apresentam três características principais: (a) elementos explícitos e convencionalizados de desculpas (IFIDS - illocutionary force indicating devices - Searle, 1969); (b) estratégias de polidez e (c) expressão de atitude. Esses elementos atuaram para que os pedidos de desculpas obtivessem o efeito perlocucionário desejado. Foram também identificados aspectos axiológicos mais amplos, que impactaram o potencial reparador dos pedidos de desculpas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to analyze 20 statements of apology from Brazilian politicians, published between 2010 and 2021, to identify the linguistic elements that characterize them. Our hypothesis was that stance taking, as well as the use of politeness strategies contributed to the felicity condition of the apologies, potentially serving as resources that promote the moral reconciliation between the offender and the offended party. The results confirmed that public political apologies display three main characteristics: (a) explicit and conventionalized elements (IFIDS - illocutionary force indicating devices - Searle, 1969); (b) politeness strategies and (c) expression of attitude. These elements operated so that the apologies fulfilled their perlocutionary effect. Broader axiological aspects were also identified in the data, which impacted the restorative potential of the public apologies analyzed.
  • Pedagogias trans/plurilíngues: Uma Multietnografia Articles

    Corcoran, James N.; Morgan, Brian; Ng, Jacqueline; Song, Heejin; Valencia, Marlon

    Resumo em Português:

    RESUMO A teoria e as pedagogias trans/plurilíngues têm gerado uma atenção extensiva dentro do ensino global da língua inglesa e formação de professores. Este artigo responde à crescente área de pedagogias trans/plurilíngues, esboçando diversas práticas e perspectivas pedagógicas de um grupo de educadores de língua inglesa em uma grande e cosmopolita universidade canadense. Tomando como ponto de partida a afirmação recente de que existem diferenças epistemológicas entre multilinguismo, plurilinguismo e translinguismo, este artigo procura demonstrar como (ou mesmo se) essas diferenças se manifestam nas práticas pedagógicas de diversos docentes dentro de um mesmo programa de ensino de línguas e de formação de professores. Este artigo conclui com uma discussão sobre o potencial e as limitações das pedagogias “críticas”, as possibilidades da multietnografia como uma metodologia acessível para uso por pesquisadores e pedagogos, e um apelo para um maior fluxo de conhecimento bidirecional entre pesquisadores de idiomas e instrutores de sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Trans/plurilingual theory and pedagogies have been generating extensive attention within global English language teaching and teacher education. This article responds to the burgeoning area of trans/plurilingual pedagogies, outlining diverse pedagogical practices and perspectives from a group of English language educators at a large, cosmopolitan Canadian university. Considering recent assertions that there are onto-epistemological differences between multilingualism, plurilingualism, and translingualism, this article looks to demonstrate how (or even if) these differences manifest in the pedagogical practices of diverse faculty within the same language teaching and teacher education programs. Drawing on multiethnographic data, this article concludes with a discussion of the potential and limitations of critical pedagogies, the affordances of multiethnography as an accessible methodology for use by researchers and pedagogues, and a call for greater bi-directional knowledge flow between language researchers and classroom instructors.
  • Escrita Acadêmica: Fator de exclusão nos processos de formação de pós-graduação? Artículos

    Osorio, Martha Lucía Garzón; Marín, Tatiana Salazar; Gómez, Martha Cecilia Arbeláez

    Resumo em Português:

    RESUMO A escrita acadêmica desempenha um papel central na produção e difusão do conhecimento, finalidade fundamental na formação pós-graduada. O artigo trata de um dos casos estudados, como parte de uma investigação mais ampla, cujo objetivo foi compreender as transformações na escrita acadêmica de estudantes de pós-graduação de três regiões colombianas. Este estudo teve como objetivo compreender as transformações na escrita de um contexto intercultural, formado por 18 estudantes, sete deles pertencentes a um povoado indígena colombiano. Foram retiradas as produções escritas elaboradas no início e no final da pós-graduação, as quais foram analisadas a partir das categorias: Locutor/Enunciador, Interlocutor/Enunciador, Tópico/O Enunciado, Superestrutura e Macro/Microestrutura, com base na perspectiva discursiva interativa de Martinez e outros. (2004). Os resultados mostram que apesar das transformações positivas de todas as escritas, ainda persistem dificuldades, especialmente nos estudantes indígenas, questão que pode ser um fator de exclusão dentro das comunidades acadêmicas e que nos convida a refletir sobre novas formas de assumir a alfabetização acadêmica em contextos interculturais. contextos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La escritura académica cumple una función central en la producción y difusión del conocimiento, propósito fundamental en la formación posgraduada. El artículo da cuenta de uno de los casos estudiados, como parte de una investigación más amplia, cuyo objetivo fue comprender las transformaciones en la escritura académica de estudiantes de posgrado de tres regiones colombianas. Este caso tuvo el propósito de comprender las transformaciones en la escritura de un contexto intercultural, conformado por 18 estudiantes, siete de los cuales pertenecen a un pueblo indígena colombiano. Se tomaron las producciones escritas elaboradas al iniciar y finalizar el posgrado, para ser analizadas desde las categorías: Locutor/Enunciador, Interlocutor/Enunciatario, Tema/ Lo Enunciado, Superestructura y Macro/Microestructura, fundamentadas en la perspectiva discursiva interactiva de Martínez et al. (2004). Los resultados ponen en evidencia que, pese a las transformaciones positivas de todos los escritos, aún persisten dificultades, especialmente en los estudiantes indígenas, asunto que puede ser factor de exclusión dentro de las comunidades académicas y que invita a reflexionar sobre nuevas formas de asumir la alfabetización académica en contextos interculturales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Academic writing plays a central role in the production and dissemination of knowledge, which is the fundamental purpose in postgraduate training. The article is about one of the studied cases, as part of a broader investigation, whose objective was to understand the transformations in the academic writing of postgraduate students from three Colombian regions. This study had the purpose of understanding the transformations in the writing of an intercultural context, made up of 18 students, seven of them belonging to a Colombian indigenous town. The written productions elaborated at the beginning and end of the postgraduate course were taken, which were analyzed from the categories: Speaker/Enunciator, Interlocutor/Enunciator, Topic/The Statement, Superstructure and Macro/Microstructure, based on the interactive discursive perspective of Martinez et al. (2004). The results show that despite the positive transformations of all the writings, difficulties still persist, especially in indigenous students, an issue that can be a factor of exclusion within academic communities and that invites us to reflect on new ways of assuming the academic literacy in intercultural contexts.
  • Boa noite, Malévola: o adormecer forçado e o despertar mutilado Artigos

    Paula, Luciane de; Barissa, Ana Beatriz Maia

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar a representação da violência sexual com foco na personagem Malévola, no live action homônimo produzido pela Disney (2014). A filosofia bakhtiniana da linguagem fundamenta a reflexão, com foco nas concepções de diálogo, sujeito, ideologia e enunciado. A partir da constituição material do filme (formada pelo verbal, pelo vocal e pelo visual de maneira integrada), considera-se as ideologias expressas na arquitetônica enunciativa, constituída pelo projeto de dizer do autor-criador, que semiotiza, com dado acabamento, a voz social patriarcal, via construção de uma relação machista, re-velada por um ato de violência sexual contra a mulher. Este artigo se pauta no método dialético-dialógico para a análise da obra fílmica, realizada em cotejo com A bela adormecida (Grimm, 1812), A bela adormecida no bosque (Perrault, 1697) e Sol, Lua e Talia (Basile, 1634). A reflexão sobre como o enunciado estético parte do solo social e se volta a ele, de maneira responsiva e ética, justifica o estudo empreendido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the sexual violence representation focusing on the character Maleficent, in the homonymous live action produced by Disney (2014). Bakhtin’s philosophy of language is the basis for reflection, focusing on the conceptions of dialogue, subject, ideology and utterance. From the material constitution of the film (formed by the verbal, the vocal and the visual in an integrated way), the ideologies expressed in the enunciative architecture are considered, constituted by the author-creator’s project of saying, which semiotizes, with a given finish, the patriarchal social voice, via the construction of a sexist relationship, revealed by an act of sexual violence against women. This article is based on the dialectical-dialogical method for the analysis of the filmic work, performed in comparison with Sleeping Beauty (Grimm, 1812), Sleeping Beauty in the Woods (Perrault, 1697) and Sun, Moon and Talia (Basile, 1634). The reflection on how an aesthetic statement starts from the social ground and turns to it, in a responsive and ethical way, justifies the study undertaken.
  • Anhedonia”: um conto cubano em perspectiva multirrede-discursiva na formação de professores de espanhol Artigos

    Rabasa, Yamilka

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo da compreensão da relação constitutiva entre língua e literatura e do poderoso papel da literatura na formação do sujeito, este trabalho pretende inserir-se nas discussões travadas por linguistas aplicados a respeito da inclusão da literatura em planejamentos curriculares na área de formação de professores de espanhol. Mobilizando a Proposta Multirrede-Discursiva (Serrani, 2010, 2020), este artigo apresenta o conto “Anhedonia”, da cubana Mylene Fernández Pintado (2013), a partir de critérios multirrede-discursivos, e discute uma proposta de práticas de linguagens que permitam enfocar, de forma articulada, o tema sociocultural: a mulher (cubana) e sua representação em sociedade, e a heterogeneidade discursiva como tema de língua-discurso, materializada no discurso relatado, sempre visando à formação intercultural de professores de espanhol. Nas oficinas apresentadas estabeleceu-se uma rede semântica a partir de textos em gêneros discursivos diversos com posições diferentes sobre o tema sociocultural em debate, o que pode possibilitar uma melhor compreensão deste e contribuir com uma formação compromissada com a cidadania.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to add to the discussions held by applied linguists and several pedagogical agents, regarding the inclusion of literature in curriculum planning in Spanish teachers training. The arguments presented here are based on the understanding of the constitutive relationship between language and literature as well as on the powerful role of literature in the formation of the subject. To that end it uses the discursive-multinetwork proposal (Serrani, 2010, 2020) and presents the short story “Anhedonia”, by the Cuban Mylene Fernández Pintado (2013), following the discursive-multinetwork criteria. Then, it introduces a proposal of language practices that focuses mainly on the following sociocultural theme: the (Cuban) woman and their representation in society. A second focus is put on the discursive heterogeneity as a language-discourse theme, which is realized through reported discourse and aims to contribute to the intercultural training of Spanish teachers. In the workshops presented in this study, a semantic network was established from texts in different discursive genres with different positions on the sociocultural theme under debate, which may promote a better understanding of such theme and be conducive to an education committed to citizenship.
  • As construções [que x o que] e [que x que nada] no português brasileiro Artigos

    Batista, Hadinei Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como meta investigar o uso e emergência das construções [que x o que] e [que x que nada] com base no aparato teórico da abordagem construcionista (Goldberg, 1995; Croft & Cruise, 2004; Traugott & Trousdale, 2013). Tais construções, recorrentes na modalidade oral do português brasileiro em situações de diálogo, funcionam como mecanismo de discordância, incorporando a informação linguística a ser refutada (explícita ou não no evento comunicativo), operando no mesmo nível de expressões cristalizadas como as idiomáticas. Os dados analisados foram extraídos do corpus C-Oral Brasil, pesquisa na plataforma Google e Corpus do Português. Neste estudo, o foco reside em compreender as motivações de natureza formal e funcional do emprego dessas construções nas situações reais de uso da língua. Os resultados apontam complexidade na interpretação dessas expressões quanto ao pareamento forma-função, haja vista que a gradiência desse pareamento é relativamente abruta e resulta de processos polissêmicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The goal of this paper is to investigate the use and emergence of the constructions [que x o que] (what x the what) and [que x que nada] (what x that nothing) in Brazilian Portuguese, using the theoretical framework of the constructionist approach (Goldberg, 1995; Croft & Cruise, 2004; Traugott & Trousdale, 2013). Such constructions, recurrent in the oral modality of the language in situations of dialogue, function as a mechanism of discordance, as they incorporate the linguistic information to be refuted (explicit or not in the communicative event) and operate at the same level of crystallized expressions, e.g., the idiomatic ones. The analyzed data were extracted from the corpora C-oral Brasil and Corpus do Português as well as from Google. In this study, the focus is to understand the formal and functional motivations of the use of these constructions in real situations of language use. The results show complexity in the interpretation of these expressions regarding the form-function pairing, given that the gradient of this pairing is relatively opaque and results from polysemic processes.
  • Caracterização ultrassonográfica das líquidas alveolares de crianças falantes do Português Brasileiro: produções alvo e substituídas Artigos

    Esperandino, Cássio Eduardo; Berti, Larissa Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Apesar de as consoantes líquidas virem sendo descritas como segmentos complexos por envolverem a produção concomitante de duplos gestos articulatórios, ponta e dorso, e estarem comumente envolvidas nos processos fonológicos de simplificação, há argumentos contrários a esse respeito, não havendo um consenso na literatura. Deste modo, este estudo objetivou descrever as produções corretas das líquidas alveolares e os processos de simplificação (semivocalização e substituição) de /ɾ/ do português brasileiro em 30 crianças de 4 a 9 anos a partir de uma análise ultrassonográfica de língua. As produções corretas foram descritas como tendo duplos gestos (ponta e dorso) para ambos os fonemas, com ponta mais elevada e dorso mais anteriorizado para [ɾ] comparativamente ao [l]. Nas produções com substituição de /ɾ/→[l], verificou-se um padrão muito próximo das produções corretas de /ɾ/, porém, com diferenças sutis de magnitude na elevação da ponta. Para a substituição de /ɾ/ →[j], observou-se apenas uma elevação medial da língua (corpo da língua), sem elevação de ponta (fusão gestual). As consoantes líquidas alveolares do PB são segmentos complexos. O gesto posterior de língua sempre esteve presente nas produções.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Although liquid consonants have been described as complex segments because they involve the simultaneous production of double articulatory gestures, tip and dorse, and are commonly involved in phonological simplification processes, there are contrary arguments in this regard, and there is no consensus in the literature. Therefore, this study aimed to describe the correct productions of alveolar liquids and the simplification processes (semivocalization and substitution) of /ɾ/ of Brazilian Portuguese in 30 children aged 4 to 9 years from an ultrasound analysis of the tongue. The correct productions were described as having double gestures (tip and dorse) for both phonemes, with higher tip and more anterior dorse for [ɾ] compared to [l]. In productions with substitution (/ɾ/à [l]), there was a pattern very close to correct productions of /ɾ/, however, with subtle differences in magnitude in tip elevation. For the substitution of /ɾ/à [j], only an elevation of the medial portion of the tongue (body of the tongue) was observed, with no elevation of the tip (gestural fusion). Brazilian Portuguese alveolar liquid consonants are complex segments. The posterior tongue gesture has always been present.
  • Traços da história do gênero discursivo infográfico no jornalismo impresso do Sul e Sudeste brasileiro: entre conservação e evolução Artigos

    Alves, Rafael Vitória; Pereira, Hélcius Batista; Franco, Neil

    Resumo em Português:

    RESUMO O infográfico é um gênero do discurso que, gradualmente, ganha espaço e capilaridade no jornalismo impresso brasileiro, embora a sua história seja pouco explorada. Em razão disso, o objetivo deste artigo é analisar os traços de permanência e mudança na história do infográfico em jornais diários das regiões Sul e Sudeste do país a partir de um corpus de 30 textos divididos igualmente entre os períodos de 1990-1995 e 2015-2020. Trata-se de um estudo diacrônico e de uma pesquisa de natureza qualitativa, que emprega métodos quantitativos para fins específicos. Ancoramo-nos, teoricamente, na perspectiva de Tradições Discursivas (TD), mobilizando também a teoria de gênero do discurso. Como resultados, concluímos que, a título de conservação, as TD de conteúdo jornalístico, linguagem objetiva, título, corpo do infográfico, elementos de detalhamento, fonte, autoria e fotomontagem permaneceram sem expressivas alterações entre os períodos, enquanto as TD de valoração proeminente, lead, acabamento complementar e independente, ainda que mantidas, sofreram bastante alterações entre os recortes temporais. Em caráter de evolução, apareceram as TD de desenho digital, conteúdo complementar e linguagem informal. Por fim, as TD de desenho à mão e protoinfográfico desaparecem do recorte sócio-histórico analisado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The infographic is a discursive genre that gradually gains space and capillarity in Brazilian print journalism, although its history is little explored. For this reason, the aim of this article is to analyze the permanence and change traits in the history of infographics in daily newspapers in the South and Southeast regions of the country, based on a corpus of 30 texts divided equally between the periods 1990-1995 and 2015-2020. It is a diachronic study and a qualitative research, which uses quantitative methods for specific purposes. We are theoretically anchored in the perspective of Discursive Traditions (DT), also mobilizing the discourse genre theory. As a result, we concluded that, by way of conservation, the DT of journalistic content, of objective language, of title, of infographic body, of detailing elements, of source, of authorship and of photomontage remained without significant changes between periods, while the DT of prominent appraisal, of lead and of finishing complementary and independent, even if maintained, they suffered a lot of changes between the time frames. In an evolutionary character, DT of digital design, complementary content and informal language appeared. Finally, DT of hand-drawn and of protoinfographic disappear from the socio-historical frame analyzed.
  • Aumento das exigências de raciocínio de uma tarefa e sequenciação na produção oral de aprendizes chineses de português como língua estrangeira Artigos

    Santos, Sara

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve dois objetivos: (1) investigar o impacto do aumento das exigências de raciocínio de uma tarefa narrativa monológica no desempenho oral de aprendizes chineses de português como língua estrangeira e (2) testar o modelo pedagógico Simplificação Estabilização Automatização Reestruturação e Complexificação da Hipótese da Cognição (Robinson, 2010, 2011, 2015). Neste trabalho, participaram 52 aprendizes universitários de Português como Língua Estrangeira (PLE). Foram feitas duas comparações: (1) uma intrassujeitos, que implicou o desempenho de duas tarefas (simples e complexa) em duas condições (sequenciação simples-complexa/sequenciação complexa-simples) e (2) intersujeitos, que pressupôs a realização das duas tarefas na sequenciação simples-complexa vs. o desempenho individual de uma das tarefas (tarefa simples ou tarefa complexa). Foram usadas medidas de complexidade linguística, correção e fluência para quantificar a produção oral. A Hipótese da Cognição foi parcialmente confirmada, uma vez que os resultados demonstraram que o aumento da complexidade cognitiva da tarefa afetou positivamente a correção, a diversidade lexical e a produção de orações coordenadas, mas com efeito negativo no tamanho das orações. O desempenho de tarefas na sequenciação simples-complexa teve um impacto positivo na correção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study had two aims: (1) investigating the impact of increasing the reasoning demands of a monologic narrative task on the oral performance of Chinese learners of Portuguese as a foreign language (PFL) and (2) testing the Simplify Stabilize Automatize Restructure Complexify (SSARC) Model of the Cognition Hypothesis (Robinson, 2010, 2011, 2015). 52 university learners of PFL participated in this research. Two comparisons were made: (1) the first one within subjects where two tasks (simple vs. complex) were performed on two conditions (simple-complex sequence/complex-simple sequence) and (2) the second one among subjects where two tasks were performed vs. the individual performance of a task (simple or complex task). Measures of linguistic complexity, accuracy, and fluency were used to quantify learners’ oral production. Robinson’s Cognition Hypothesis has been partially confirmed, as results showed that task complexity positively affected accuracy, lexical diversity, and the amount of coordinate clauses, but with a negative effect on clause length. Task sequencing had a positive impact on accuracy.
  • (Re)discutindo a emergência de gêneros na web Artigos

    Lima-Neto, Vicente de

    Resumo em Português:

    RESUMO O ser humano, desde o Paleolítico, busca todos os recursos semióticos possíveis para ser compreendido. Em todas as tentativas de comunicação, utilizamos gêneros. Em tempos de intensas interações na internet é comum que os usuários se utilizem criativamente de recursos disponíveis em plataformas digitais para uma comunicação eficaz, atendendo a diferentes propósitos comunicativos. Essas ações podem ser a gênese de alguns gêneros, que passam por diferentes estágios de formação, em busca de estabilização. Este trabalho objetiva sugerir critérios que balizam o estágio de emergência de gêneros na web. Metodologicamente selecionamentos um exemplário de três memes que circularam no Facebook e uma postagem nos stories do Instagram, todos de perfis públicos, cujos critérios foram o de terem mais de cem compartilhamentos, curtições, comentários ou visualizações. A análise se pauta à luz da abordagem sociorretórica de gêneros (Miller, 2009; Bazerman, 2021), atrelada à análise dialógica do discurso (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2018). Os resultados apontam que é possível caracterizar a emergência como um estágio de um gênero em direção à sua estandardização, cujos traços são acabamento, falta de consenso identitário e remix.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Since the Paleolithic, genres have always been used in communication and human beings have exploited all semiotic resources to be understood. On the internet, it is common for users to use creative resources available on digital platforms, which serve different purposes, for creative communication. These actions may be the genesis of some genres, which go through distinct stages of formation until they stabilize. This paper aims to suggest criteria that guide the emergence of genres on the web. To that end three memes that circulated on Facebook and a post in Instagram stories were selected. The selection criterion used was the number of shares, likes, or comments, which had to be superior to 100. The analysis is based on the socio-rhetorical approach of genres (Miller, 2009; Bazerman, 2021) and dialogic discourse analysis (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2018). The results show that it is possible to characterize emergence as the first stage of a genre that has yet to be standardized. The features present at this stage are unity of meaning, lack of identity consensus, and remix.
  • Tecnologias da Informação e Comunicação na análise contextual da situação-alvo: aprimorando o desenho de cursos de CEAP online em países em desenvolvimento Articles

    Vieira, Bruna Gabriela Augusto Marçal

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho discute os benefícios de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na análise contextual a distância da situação-alvo durante a elaboração de um curso online de inglês para fins acadêmicos em sua perspectiva crítica. Essa análise, com foco no processo de publicação acadêmica em periódicos de alto impacto na área de ciência da computação, buscou identificar fatores que possam influenciar o aceite de artigos produzidos por pesquisadores brasileiros. Crenças e a experiência de autores brasileiros foram analisadas no referido processo via questionários eletrônicos e entrevistas remotas. Ademais, pareceres de artigos de pesquisa foram estudados, e os critérios avaliativos dessa comunidade, identificados. Por meio das TICs, uma ampla análise contextual foi possível, contemplando pesquisadores localizados em diversas partes do globo. Os resultados revelam práticas de pesquisa e publicação na área que podem fundamentar o desenho de tarefas voltadas à promoção do letramento acadêmico dos alunos. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, economizar tempo e recursos, por meio das TICs, durante o desenho de cursos significa a possibilidade de investimento em um ensino relevante, que melhor atenda às necessidades discentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses the benefits of information and communications technology (ICT) in the contextual target situation analysis at a distance to design online critical English for academic purposes (CEAP) courses. A contextual investigation of the publishing process of high-impact journals in computer science is presented, which is aimed at identifying issues that might influence the publication of Brazilian researchers’ papers. The beliefs and experiences of Brazilian authors in the aforementioned process were analyzed through electronic questionnaires and remote interviews. Moreover, research articles’ reviews were studied to identify the community´s criteria for accepting or rejecting papers. Via ICT, a wider contextual analysis was possible with participants located in different parts of the world. Results provided relevant information about researching and publishing in the field, which may substantiate the design of tasks aimed at improving students’ critical academic literacy. For developing continental countries such as Brazil, saving time and resources through ICT in CEAP courses’ design means the possibility of investing in a more relevant instruction, which better attends to students’ contextual needs and wants.
  • Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais Artigos

    Caels, Fausto; Quaresma, Ângela; Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta Filipe

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo incide sobre a construção linguística do conhecimento científico, no contexto de ensino-aprendizagem. Tem como objetivos traçar a estrutura organizacional dos textos inseridos em manuais escolares e identificar os recursos lexicais envolvidos na verbalização dos sistemas de classificação. O estudo é enquadrado pela Linguística Sistémico--Funcional (Halliday, 2014) e pelos Estudos de Género da Escola de Sydney (Martin & Rose, 2008). Metodologicamente, constituiu-se um corpus de 100 textos apresentados em manuais de Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), usados em Portugal. Procedeu-se à identificação das etapas estruturais dos textos, segundo as etapas definidoras do género Relatório Classificativo, e caracterizou-se a etapa Sistema de Classificação, focando os elementos semânticos e sua realização lexicogramatical. Como resultado, verificam-se uma ausência significativa de etapas definidoras, a par da presença da etapa opcional Orientação, e o uso irregular dos elementos semânticos do Sistema de Classificação, cujas realizações lexicogramaticais nem sempre se inscrevem no domínio classificativo. Defende-se a necessidade da tarefa de explicitação aos estudantes das coordenadas contextuais e textuais dos géneros classificativos, para otimizar a compreensão e a produção de textos científicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper focusses on the linguistic construal of scientific knowledge in teaching-learning contexts. It aims to map the organisational structure of classificatory texts included in science textbooks and to identify the lexical resources associated with the verbalisation of classification systems. The study draws upon systemic functional linguistics (Halliday, 2014) and the Sydney School’s genre studies (Martin & Rose, 2008). The main methodological steps comprised the creation of a corpus of 100 classificatory texts, extracted from natural sciences textbooks (2nd and 3rd cycles of elementary education) used in Portugal, and the identification of their stages, based on the schematic structure of the taxonomic report genre. The results show a significant lack of obligatory stages, as well as the extended use of an optional stage: Orientation. The classification system stage was further analysed, focusing on its semantic and lexicogrammatical patterns. An irregular presence of different semantic elements was identified, as well as the use of lexicogrammatical resources that do not construe classification knowledge per se. It is argued that instructing students on the classificatory genre’s contextual and textual properties is essential to enhance their ability to comprehend and produce texts.
  • O Processamento do sujeito nulo na doença de Alzheimer Artigos

    Martinho, Maria José J. P.; Capucho, Filomena; Hall, Andreia; Jesus, Luis M. T.

    Resumo em Português:

    RESUMO Com este estudo pretendemos conhecer melhor o impacto da Doença de Alzheimer (DA) na linguagem, mais concretamente o impacto no contexto da utilização do sujeito nulo. Analisamos as produções de doze pessoas com DA e de um grupo de controlo com a mesma dimensão, em tarefas de leitura de três tipos de frases: Simples com verbo em tempo simples; simples com verbo conjugado num tempo composto; complexas formadas por duas orações. As frases, traduzidas de um estudo prévio em italiano e inglês, foram repetidas ao longo de três dias por cada um dos participantes e gravadas para posterior tratamento de dados. As pessoas com DA apresentaram um desempenho inferior em relação ao grupo de controlo, sendo, no entanto, algumas diferenças entre os dois grupos, não significativas. Os dados recolhidos em Portugal quando comparados com os do estudo efetuado em Inglaterra, permitiram concluir que as pessoas com DA têm uma maior tendência para a produção de sujeitos nulos, tendência que se verifica com maior predominância nas frases mais longas e mais complexas. Os participantes portugueses apresentaram também uma menor tendência para a produção de sujeitos nulos do que os italianos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study focuses on the impact of Alzheimer’s Disease on language, namely the impact in the context of the use of the null subject. We analysed the productions of a group of twelve Alzheimer’s patients and a control group with the same dimension, when reading three types of sentences: One clause with simple tense; one clause with complex tense; two-clause sentences. The sentences, translated from a previous study of Italian and English, were repeated over three days by each of the participants and audio recorded for later data processing. Alzheimer’s patients underperformed when compared to the control group, but some results showed non-significant differences. When the data obtained in the study in Portugal was compared to that from the study conducted in England, it was concluded that the Alzheimer patients tended to produce more null subjects and that these were more prevalent in longer and complex sentences. The Portuguese participants also presented a tendency for the production of less null subjects than the Italians.
  • As fronteiras do enunciado concreto: Limite Desaparecendo/Limite Desaparecido? Artigos

    Queijo, Maria Elizabeth da Silva; Rosa, Carlos Gontijo

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de uma perspectiva dialógica, este artigo se volta a um enunciado ligado à atividade estética visando investigar a relevância do projeto discursivo do autor no estabelecimento de fronteiras enunciativas. Analisamos Elemento Desaparecendo/Elemento Desaparecido (passado iminente) (2002), obra elaborada por Cildo Meireles para a mostra de arte Documenta 11, como enunciado concreto responsivo ao contexto seu contemporâneo. Para o público geral, a intervenção consistia na venda de picolés de água por Kassel, local da mostra; mas, considerando outros enunciados dessa cadeia discursiva, pode-se constatar que as fronteiras enunciativas absolutas da obra vão além da ação de compra-venda dos picolés. Através de reflexões engendradas por Bakhtin e o Círculo, implicando alternância de sujeitos e conclusibilidade específica do enunciado, pode-se considerar que o projeto discursivo do autor é fundamental para o estabelecimento de fronteiras enunciativas, sendo necessário compreender esse “querer dizer” para identificá-las apropriadamente. Assim, delimita-se as fronteiras inicial e final absolutas do enunciado concreto da obra e conclui-se que, neste caso, tais fronteiras se revelam mais dilatadas do que suporia um público geral da mostra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From a dialogic perspective, this paper addresses an utterance related to aesthetic activity to investigate the relevance of the author’s speech plan in establishing the utterance’s boundaries. We analyse an artwork by Cildo Meireles for the exhibition Documenta 11, Disappearing Element/Disappeared Element (imminent past) (2002), as a concrete utterance which answers (responsibly) to its present context. For a general audience, the intervention consists of selling ice lollies made of pure water around Kassel, the city of the exhibition. However, taking into consideration other utterances of this discursive chain, the absolute enunciative boundaries of the artwork turned out to be more than buying-and-selling ice lollies. Through Bakhtin and the Circle’s ideas, such as subjects’ alternance and the specific conclusibility of an utterance, it is possible to consider that the author’s speech plan is fundamental to establish its enunciative boundaries. It demonstrates that it is necessary to understand the “speaker will” in order to identify those boundaries properly. Based on that, we delimited the initial and final boundaries of the concrete utterance. In conclusion, such boundaries are more dilated than what can be supposed to its general audience.
  • Do campo ao texto em pesquisas com tradutores e intérpretes de Libras-português: desafios na transcrição de corpora bilíngue intermodal simultâneo Artigos

    Nascimento, Vinícius

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão sobre transcrição de corpora envolvendo uma língua gesto-visual e uma língua vocal-auditiva em atividades enunciativo-discursivas de autoconfrontação com tradutores e intérpretes intermodais. A discussão aqui engendrada parte da concepção de texto do Círculo de Bakhtin em diálogo com os estudos linguísticos, tradutórios e interpretativos das línguas de sinais. Discutimos como o dispositivo da autoconfrontação adotado em pesquisas com intérpretes e tradutores de línguas de sinais permite a ocorrência de fenômenos de linguagem como a sobreposição de línguas (Quadros et al., 2011) e a citação bilíngue intermodal (Nascimento & Brait, 2021), impactando o processo de escrita do texto científico, em especial a transcrição e a apresentação dos enunciados produzidos durante a construção do corpus. Apresentamos a proposta de transcrição dos enunciados bilíngues bimodais construído em nossa tese de doutoramento (Nascimento, 2016) e seu aperfeiçoamento em pesquisas posteriores (Melo & Nascimento, 2021; Nascimento & Nascimento, 2021) para estudar a tradução e a interpretação intermodal em contextos audiovisuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss corpus transcription involving a visual-gesture language and a vocal-auditory language in enunciative-discursive activities of self-confrontation with intermodal translators and interpreters. The discussion starts at the Bakhtin Circle’s conception of text in tandem with linguistic, translational, and interpretive studies of sign languages. We discuss how the self-confrontation device adopted in studies involving sign language interpreters and translators allows for the appearance of language phenomena such as code-blending (Quadros et al., 2011) and intermodal bilingual citation (Nascimento & Brait, 2021). We also explore how such phenomena impacts the process of writing scientific texts, especially those related to the transcription and presentation of statements produced during the construction of the corpus. We present how the proposal for the transcription of bimodal bilingual utterances constructed in our doctoral thesis (Nascimento, 2016) was improved in later research (Nascimento & Nascimento, 2021; Nascimento & Nascimento, 2021), to study translation and intermodal interpretation in audiovisual contexts.
  • Recursos de expressão de género em guias didácticos para a Licenciatura em Educação Básica da Rede Universitária Espanhola: uma análise através de áreas didácticas, comunidades autónomas e titularidade Artículos

    Meza, Paulina; Hurtado, Jone; Velasco, Erlantz

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de uma abordagem linguístico-discursiva, este estudo procura busca determinar a variação no uso de recursos de expressão de género em uias de ensino das disciplinas didáticas específicas no ensino primário da Rede Universitária Espanhola. No ámbito de um projeto de pesquina qualitativa, são analisados um total de 794 guias de 65 universidades. Para isso foram consideradas as variáveis área didática, comunidade autónoma e titularidade. Os resultados mostram uma implantação de cinco recursos inclusivos e um recurso não inclusivo. Embora este último predomine em todas as variáveis analisadas, identificam-se espaços com maior implantação de expressão inclusiva, como as Ciências Sociais e as comunidades autónomas do País Vasco ou da Galicia. Pelo contrário, são reconhecidas áreas menos permeáveis como a áreas da Matemática, as Ciências Naturais ou Língua e Literatura, e nas comunidades da Cantábria, Navarra ou Múrcia. As instituições públicas também manifestam um maior número de características de inclusão do que as privados. Em conclusão Concluindo, a universidade española deve materializar uma mudança progressiva no sentido do avanço de uma linguagem inclusiva no desenvolvimento do género de guia de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Desde un enfoque lingüístico-discursivo, este estudio persigue determinar la variación en el uso de recursos de expresión de género en las guías docentes de las asignaturas de didácticas específicas en el Grado de Educación Primaria de la Red Universitaria Española. En el marco de una investigación cualitativa, se analiza un total de 794 guías de 65 universidades. Para ello, se consideraron las variables área didáctica, comunidad autónoma y titularidad. Los resultados muestran un despliegue de cinco recursos inclusivos y uno no inclusivo. Si bien este último predomina en todas las variables analizadas, se identifican espacios con mayor despliegue de expresión inclusiva como las Ciencias Sociales y las comunidades de País Vasco o Galicia. Por el contrario, se reconocen ámbitos menos permeables las áreas de Matemáticas, Ciencias Naturales o Lengua y Literatura, y las comunidades de Cantabria, Navarra o Murcia. Las instituciones públicas también manifiestan un mayor número de rasgos de inclusividad que las privadas. En conclusión, la universidad española debe materializar un cambio progresivo hacia el avance en materia de lenguaje inclusivo en el desarrollo del género Guía Docente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From a linguistic-discursive approach, this study aims to determine the variation in the use of gender expression resources in the teaching guides of specific didactic subjects in the Primary Education Degree of the Spanish University Network. Within a qualitative research framework, a total of 794 guides from 65 universities were analyzed based on the variables didactic area, autonomous community, and tenure. The results show a deployment of five inclusive resources and one non-inclusive resource, which is predominant in all the variables analyzed. However, there are areas and communities with greater deployment of inclusive expressions such as Social Sciences and the communities of the Basque Country or Galicia and less permeable areas such as Mathematics, Natural Sciences or Language and Literature, and the communities of Cantabria, Navarre or Murcia. Public institutions also manifest a greater number of inclusiveness traits than private. In conclusion, Spanish universities must materialize a progressive change towards progress in inclusive language in the development of the teaching guide gender.
  • A aquisição de classificadores semânticos por ouvintes aprendizes de Libras como L2M2 Artigos

    Silva, Lídia da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo visa investigar a aquisição de classificadores semânticos por ouvintes aprendizes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2M2 submetidos à aprendizagem desse idioma e distribuídos em dois níveis de ensino (intermediário e avançado). Para tanto, adota Paiva (2005) e Larsen-Freeman (2006) como pressupostos teóricos e argumenta que a modalidade linguística da Libras é um atrator do sistema complexo e pode atuar como um atrator fixo ou estranho. A metodologia transversal trabalha com dados de dois grupos que, após assistirem a um filme sem linguagem verbal, contaram a história em Libras. Os resultados reúnem variados comportamentos linguísticos para descrições de quantidade, forma e volume do objeto “cesta”, bem como para sua localização no espaço. A análise demonstra que a atuação da modalidade visuo-manual como atrator fixo gera produções distantes da L2M2, enquanto a sua atuação como atrator estranho favorece produções semelhantes às formas ditas alvos. Os achados também apontam que os aprendizes atravessam limiares críticos com apresentação de adaptações criativas no sistema complexo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to investigate the acquisition of semantic classifiers by L2M2 listeners learning Brazilian Sign Language (Libras) in two different levels: intermediate and advanced. Based on Paiva (2005) and Larsen-Freeman (2006), it argues that the linguistic modality of Libras is an attractor of the complex system and can act as a fixed attractor or as a strange attractor. Through a transversal methodology, it relies on data from two groups of learners who told a narrative after having watched a non-verbal film about a pear. Results show that the learners’ choices were diverse when describing quantity, shape, and volume of a basket as well as when demonstrating its location in the space. Analysis demonstrated that the performance of the visual-manual modality as a fixed attractor generated productions which were distant from L2M2, while its performance as a strange attractor favored productions that were similar to the so-called targets. Findings also pointed out that in this movement of attraction learners cross critical thresholds with the presentation of creative adaptations in the complex system.
  • O funcionamento semântico-enunciativo de sumir/desaparecer e cortar no pb Artigos

    Trauzzola, Vanessa Santana Lima; Alvarenga, Camili Daiani Maranho; Garcia, Soraia Assis

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho apresenta a análise semântico-enunciativa dos lexemas verbais cortar, sumir e desaparecer no português brasileiro (PB), por meio do referencial teórico-metodológico da Teoria das Operações Enunciativas (note-se TOE4) de Antoine Culioli, inscrito na área da Linguística da Enunciação e cujo fundamento analítico e metodológico é a elaboração de glosas. Como resultado, após a coleta e a análise de inúmeros enunciados provenientes de fontes lexicográficas e da internet, pudemos descrever a identidade semântica de cada lexema verbal, identidade esta capaz de explicar, de um lado, a singularidade própria de dois verbos vistos em muitos contextos linguísticos como sinônimos (sumir e desaparecer) e de outro, esta mesma identidade semântica como capaz de explicitar como os sentidos ditos “conotativos” são igualmente construções semânticas permitidas pela lógica da interação entre um lexema verbal, como cortar, e as outras unidades do enunciado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the semantic-enunciative analysis of the verbal lexemes cortar [cut], sumir [vanish], and desaparecer [disappear] in Brazilian Portuguese (BP). To that end, it applies the framework of the Theory of Enunciative Operations by Antoine Culioli, in the field of Enunciation Linguistics, whose analytical and methodological foundation is the elaboration of glosses. The collection and analysis of countless examples, both from dictionaries and the internet, allowed for the description of the semantic identity of each verbal lexeme. Such description explains the constitutive singularity of two verbs that are seen in many linguistic contexts as synonyms (sumir [vanish], and desaparecer [disappear]) and reveals how the senses known as “connotative” are also semantic constructions derived from the logic of the interaction between a verbal lexeme, such as cortar [cut], and the other units of the sentence.
  • Verbos de transferência do tipo locatum: propriedades e aspecto lexical Artigos

    Oliveira, Amanda Noronha; Cançado, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa objetivou investigar verbos de transferência do português brasileiro do tipo premiar/patrocinar. Partindo de uma abordagem teórico-metodológica de Interface Sintaxe-Semântica Lexical, analisamos 29 verbos e verificamos que estes compartilham propriedades sintático-semânticas gramaticalmente relevantes, a saber: semanticamente, denotam eventos de transferência, o objeto transferido/tema é lexicalizado na raiz e acarretam um meio; sintaticamente, selecionam dois argumentos, apresentam a possibilidade de inserção de um SP especificador do tema e licenciam o meio da transferência na posição de sujeito e em adjunção. Com base nessas propriedades, propomos a existência de uma classe de verbos de transferência do tipo locatum e indicamos a representação de sua estrutura argumental em papéis temáticos e em decomposição de predicados. Além disso, apontamos um fenômeno interessante que ocorre com esses verbos em relação à sua telicidade e que parece dividi-los em duas classes aspectuais distintas. Entretanto, mostramos que todos os verbos da classe podem ser classificados como accomplishments, já que acarretam lexicalmente uma mudança e denotam eventos formados por dois subeventos distintos e incrementalmente relacionados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to investigate transfer verbs of Brazilian Portuguese such as premiar (‘reward’) and patrocinar (‘sponsor’). Twenty-nine verbs were analyzed from a Syntax-Lexical Semantics Interface approach. The analysis showed that they share some grammatically relevant properties. Semantically, they denote events of transfer, in which the transferred object/the theme is lexicalized in the root, entailing a means. Syntactically, they select two arguments and they accept the insertion of a PP (which specify the theme). Also, the means of the transfer can occur either in the subject position or as an adjunct. Based on these properties, the existence of a transfer verb class of locatum type was proposed, and an argument structure representation in terms of thematic roles and predicate decomposition was indicated. Interestingly, regarding their telicity, they seem to split into two different aspectual classes. However, it was shown that all verbs of this class are classified as accomplishments, as they lexically entail a change and denote events composed of two distinct subevents incrementally related.
  • Um novo olhar sobre a improdutividade de construções resultativas no PB Articles

    Moreira, Bruna Elisa da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Construções resultativas típicas como as do inglês não são possíveis no português brasileiro (PB) e nas línguas românicas. Esse fato tem sido analisado como consequência de diferentes emoldurações do evento, seguindo a visão de Talmy. O inglês seria emoldurado por satélites, enquanto as línguas românicas seriam emolduradas pelo verbo. A literatura no PB tem se dedicado a descrever propriedades de diferentes sentenças similares às resultativas típicas. E grande parte do debate é voltado a responder se elas podem ser assim classificadas. Menos atenção é dada a uma descrição acurada dos padrões de emolduração nessa língua. Este artigo preenche essa lacuna e, ao fazê-lo, mostra que o PB admite ambos os padrões. O de emolduração pelo verbo é altamente produtivo, exemplificado por inúmeros verbos complexos parassintéticos que acarretam um resultado. O de emolduração por satélite é marginal, ilustrado por uma amostra reduzida de resultativas modificadas e de construções do tipo verbo-partícula. Este artigo dá suporte a uma análise Talmiana, mas a reformula à luz de novas conexões entre as (aparentes) resultativas do PB.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Typical resultative constructions in English are unavailable in Brazilian Portuguese (BP) and in Romance. This fact has been attributed by previous studies to different event-framings, following the Talmian view. English would illustrate the satellite-framing pattern, whereas Romance would illustrate the verb-framing pattern. Literature in BP has mainly focused on describing properties of different sentences similar to resultatives of the English type. A large part of the debate has been devoted to answering whether these can be classified as true resultatives. Much less attention has been dedicated to a proper description of the framing patterns in BP. This paper fills in this gap and, by doing so, argues that BP admits both framing patterns. The v-framing pattern is highly productive, exemplified by numerous complex parasynthetic verbs that entail a result. The s-framing pattern is marginal, illustrated by a small sample of modified resultatives and verb-particle constructions. This paper supports the framing analysis, but recasts its merits in light of new connections established among (apparent) resultatives in BP.
  • Fraseopragmática e tradução: tendências atuais na TAV de fraseologismos em séries espanholas legendadas em russo Artículos

    Rodríguez, Pablo Ramírez

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma das dificuldades que os tradutores enfrentam quando traduzem diálogos de filmes é como transmitir a linguagem coloquial e garantir a oralidade e a compreensão do metatexto. De acordo com Hatim e Mason (2005), os fatores pragmáticos, que dependem do contexto comunicativo, e os fatores culturais, que se caracterizam pela forma peculiar de cada pessoa perceber o mundo através dos parâmetros da sua comunidade cultural, se combinam na atividade de tradução. A presente investigação se centra no papel da fraseologia na tradução audiovisual no âmbito da combinação linguística russo/espanhol. A metodologia utilizada se baseia na análise de exemplos concretos de frases idiomáticas legendadas em russo por fans (fansubs). A abordagem metodológica utilizada na legendagem de fraseologismos em fansubs envolve uma seleção meticulosa de unidades idiomáticas relevantes no diálogo do filme, seguida da identificação de equivalentes adequados na língua de chegada. Esta abordagem sistemática permitiu revelar a relevância da fraseologia na tradução audiovisual russo-espanhola, contribuindo para a compreensão deste processo e das escolhas que os tradutores deveriam fazer neste contexto específico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Una de las dificultades a las que se enfrentan los traductores a la hora de traducir diálogos cinematográficos es la transmisión del lenguaje coloquial y la garantía de la oralidad y comprensión del metatexto. Según Hatim y Mason (2005), en la actividad traductora confluyen factores pragmáticos, que dependen de un contexto comunicativo y factores culturales, caracterizados por la forma peculiar de cada persona de percibir el mundo a través de los parámetros de su comunidad cultural. La presente investigación se centra en el papel que desempeña la fraseología en la traducción audiovisual dentro de la combinación lingüística ruso/español. El enfoque metodológico en la subtitulación fansubs de fraseologismos implica una meticulosa selección de unidades idiomáticas relevantes en el diálogo cinematográfico, seguida de la identificación de equivalentes adecuados en el idioma meta. Este enfoque sistemático permitió arrojar luz sobre la relevancia de la fraseología en la traducción audiovisual ruso/español, contribuyendo al entendimiento de este proceso y de las decisiones que los traductores deben tomar en este contexto específico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the difficulties translators faces when translating film dialogue is how to convey colloquial language and ensure the orality and comprehension of the metatext. According to Hatim and Mason (2005), pragmatic factors, which depend on the communicative context, and cultural factors, which are characterised by each person’s peculiar way of perceiving the world through the parameters of his or her cultural community, come together in the translation activity. The present research focuses on the role of phraseology in audiovisual translation within the Russian/Spanish language combination. The methodology used is based on the analysis of concrete examples of idiomatic phrases subtitled into Russian by fansubs. The methodological approach in fansub subtitling of phraseologisms involves a meticulous selection of relevant idiomatic units in the film dialogue, followed by the identification of suitable equivalents in the target language. This systematic approach shed light on the relevance of phraseology in Russian-Spanish audiovisual translation, contributing to the understanding of this process and the choices translators must make in this specific context.
  • Elaboração do luto e escritas autobiográficas na Clínica de Linguagem com afásicos Artigos

    Cordeiro, Michelly Daiane de Souza Gaspar; Lier-DeVitto, Maria Francisca

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma reflexão subsidiada pela Clínica de Linguagem (Lier-DeVitto, 2002, 2006), proposta teórico-clínica que articula noções e conceitos do Estruturalismo Europeu, com Saussure e Jakobson, e da Psicanálise, com Freud e Lacan. Desde os trabalhos de Fonseca (1995, 2002, 2011) a afasia é entendida como uma alteração linguística que envolve cérebro ferido, fala em sofrimento e drama subjetivo. O objetivo deste artigo é desenvolver o tema de que o drama subjetivo envolve luto - questão incontornável num atendimento a afásicos que priorize o sujeito e sua condição singular. Destaca-se que a afasia deixa o falante frente às ruínas de uma condição linguística abrupta e inesperada, que remete a um forte abalo no enodamento dos registros do real, simbólico e imaginário (Lacan, 1985/1972-3). Freud (1917) abre a discussão sobre o luto na Psicanálise. Seu texto e de outros psicanalistas são abordados neste artigo. A escrita autobiográfica é apresentada como um dos caminhos possíveis no percurso de elaboração do luto numa Clínica de Linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a reflection based on a theoretical framework built within a clinical area named as Language Clinic (Lier-DeVitto, 2002, 2006), an approach which articulates notions and concepts from both the European Structuralism, Saussure, and Jakobson, and from Psychoanalysis, Freud, and Lacan. Since Fonseca’s studies publications (1995, 2002, 2011), aphasia can be understood as a complex phenomenon involving injured brain, disturbed speech, and a dramatic subjective situation. Taking into account the aphasic’s singular subjective condition, this article sustains the importance of deepening the discussion concerning the subjective drama, introducing mourning as a theoretical and clinical problem. We stress the fact that the aphasic sees her/himself imprisoned in a speech disorder which leads us to consider that he/she is under the effect of a strong shock in the entenglament of the real world, the symbolic and the imaginary registers (Lacan, 1985/1972-3). Freud (1917) opens the discussion about mourning in psychoanalysis. His text and those of other psychoanalysts are addressed in this article. We argue that autobiographical texts are efficient linguistic tools for the therapist to deal with the aphasic patients’ clinical elaboration of mourning.
  • Desafios de adaptação para aprender a ensinar EFL em um mundo VUCA: O que aprendemos com a experiência do COVID-19? Articles

    Agudo, Juan de Dios Martínez

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia de COVID-19 impactou a educação em geral e a formação de professores em particular de várias maneiras em todo o mundo. Como os professores desempenharam um papel de liderança durante a crise é essencial que suas vozes sejam ouvidas. Baseando-se na teoria sociocultural vygotskiana como uma estrutura para o desenvolvimento profissional do professor, este estudo exploratório busca dar sentido aos principais desafios de adaptação enfrentados por 18 candidatos a professores espanhóis de inglês como língua estrangeira em seu processo de aprender a ensinar em um ambiente de estágio durante a pandemia. Com base em um projeto de pesquisa qualitativa narrativa, uma análise de conteúdo temática foi usada para os dados qualitativos coletados por meio de perguntas abertas. Os resultados revelaram que a crise resultou em desafios de adaptação do ensino em termos de modelos tradicionais de ensino expositivo, dificuldade de entender e ser compreendido, bem como falta de interação e relacionamento com os alunos. A adaptabilidade e a prática reflexiva provaram ser as principais características estratégicas da competência profissional em um mundo volátil, incerto, complexo, ambíguo (VUCA).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The COVID-19 pandemic has impacted education in general and teacher education in particular in various ways around the world. As teachers have played a leading role during the crisis, it is key that their voices be heard. Drawing on Vygotskian sociocultural theory as a framework for teacher professional development, this exploratory study seeks to make sense of the main adaptation challenges faced by 18 Spanish EFL teacher candidates in their learning-to-teach process in a practicum setting during the pandemic. Based on a narrative qualitative research design, a thematic content analysis was used for the qualitative data gathered through open-ended questions. Findings revealed that the crisis has resulted in teaching adaptation challenges in terms of traditional expository teaching models, difficulty in understanding and being understood as well as a lack of interaction and relationship with learners. Adaptability and reflective practice have proven to be key strategic features of professional competence in a volatile, uncertain, complex, ambiguous (VUCA) world.
  • Dizeres da revista Veja: memória e intervocalidade na composição da estética da voz de sucesso Artigos

    Boucher, Damião Francisco; Soares, Thiago Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse artigo visa analisar como é posto em manutenção a estética da recepção do sucesso. Em específico, analisa-se a matéria da revista Veja, Quem é Aurora, a cantora norueguesa citada pela Fuvest, publicada em 2019. Em razão da veiculação das materialidades sobre a voz cujos efeitos produzem sujeitos e sentidos do sucesso, busca-se compreender o funcionamento das memórias da voz de sucesso no entrelaçamento dessas com a tessitura discursiva sobre a voz/sujeito em ascensão. Para tal observação, sustentada pela noção de interdiscurso, utiliza-se o aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Mobiliza-se a interdiscursividade na perspectiva da “intervocalidade”, embasando essa abordagem pela noção do pré-construído de sucesso (Soares, 2018a, 2018b, 2018c). Dessa forma, pretende-se compreender a movência dos pré-construídos de sucesso como parte dinâmica da plataforma de alcance da fama, ressignificando seu funcionamento a partir do sucesso como memória constitutiva da estética vocal. Como resultado, espera-se compreender os funcionamentos discursivos midiáticos buscando responder como a manutenção da estética da recepção, em boa medida, provém dos pré-construídos de sucesso, engendrados nas redes de dizeres sobre a fama.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze how the aesthetics of successful reception are maintained. Specifically, we analyze the article from Veja magazine, Quem é Aurora, a cantora norueguesa citada pela Fuvest, published in 2019. As the dissemination of materialities on the voice produce subjects and meanings of success, we seek understand the functioning of the memories of the successful voice in tandem with the discursive fabric on the rising voice/subject. To this end, the notion of inter-discourse and the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis are used. Interdiscursivity is seen from the perspective of “intervocality” and uses the notion of pre-constructed success (Soares, 2018a, 2018b, 2018c). As such, we intend to understand pre-constructed successes as a dynamic part of the process of achieving fame, while at the same time, giving new meaning to its functioning based on success as a constitutive memory of vocal aesthetics. As a result, we hope to understand the functioning of discursive media to answer how the maintenance of the aesthetics of reception largely comes from pre-constructed success, engendered in the networks of sayings about fame.
  • Butler, J. (2021). Discurso de ódio: uma política do performativo. Editora Unesp. Resenha

    Piovezani, Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto é uma resenha crítica da obra Discurso de ódio: uma política do performativo, de Judith Butler. Cada um dos capítulos da obra são comentados pelo resenhista, que identifica seus principais postulados e noções, que lhe reconhece os méritos e que ainda indica pontos nos quais a reflexão de Butler poderia estar mais bem desenvolvida. As mais fundamentais contribuições do livro resenhado consistem em mostrar elementos essenciais do funcionamento do discurso de ódio, em apontar para seu poder deletério, mas também e principalmente para suas falhas e para as possibilidades de lhe resistir e ainda em indicar os riscos de abordá-lo como puro ato individual de fala.
  • Alves, U.K., & Finger, I. (2023). Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. Editora Vozes. (Coleção de Linguística). Resenha

    Vian Jr., Orlando; Marcelino, Marcello

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresentamos, neste texto, uma resenha de Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue, de Ubiratã Kickhöfel Alves e de Ingrid Finger. A obra é apresentada e seus capítulos são descritos e comentados pelos resenhistas, discutindo os conteúdos e estabelecendo, sempre que possível, relações entre estes e teorias de aquisição que dialogam com o tema. São apontados aspectos significativos da publicação para o campo de estudos em que se insere, que representa uma contribuição potente e substancial para a compreensão da literacia em ambientes monolíngues e bilíngues, além de oferecer uma exploração cientificamente rigorosa e interconectada deste assunto e sua importância na sociedade globalizada atualmente.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br