Acessibilidade / Reportar erro

Pedagogias trans/plurilíngues: Uma Multietnografia

RESUMO

A teoria e as pedagogias trans/plurilíngues têm gerado uma atenção extensiva dentro do ensino global da língua inglesa e formação de professores. Este artigo responde à crescente área de pedagogias trans/plurilíngues, esboçando diversas práticas e perspectivas pedagógicas de um grupo de educadores de língua inglesa em uma grande e cosmopolita universidade canadense. Tomando como ponto de partida a afirmação recente de que existem diferenças epistemológicas entre multilinguismo, plurilinguismo e translinguismo, este artigo procura demonstrar como (ou mesmo se) essas diferenças se manifestam nas práticas pedagógicas de diversos docentes dentro de um mesmo programa de ensino de línguas e de formação de professores. Este artigo conclui com uma discussão sobre o potencial e as limitações das pedagogias “críticas”, as possibilidades da multietnografia como uma metodologia acessível para uso por pesquisadores e pedagogos, e um apelo para um maior fluxo de conhecimento bidirecional entre pesquisadores de idiomas e instrutores de sala de aula.

Palavras-chave:
plurilinguismo; translinguismo; duo/multietnografia; ensino da língua inglesa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br