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Recursos de expressão de género em guias didácticos para a Licenciatura em Educação Básica da Rede Universitária Espanhola: uma análise através de áreas didácticas, comunidades autónomas e titularidade

RESUMO

A partir de uma abordagem linguístico-discursiva, este estudo procura busca determinar a variação no uso de recursos de expressão de género em uias de ensino das disciplinas didáticas específicas no ensino primário da Rede Universitária Espanhola. No ámbito de um projeto de pesquina qualitativa, são analisados um total de 794 guias de 65 universidades. Para isso foram consideradas as variáveis área didática, comunidade autónoma e titularidade. Os resultados mostram uma implantação de cinco recursos inclusivos e um recurso não inclusivo. Embora este último predomine em todas as variáveis analisadas, identificam-se espaços com maior implantação de expressão inclusiva, como as Ciências Sociais e as comunidades autónomas do País Vasco ou da Galicia. Pelo contrário, são reconhecidas áreas menos permeáveis como a áreas da Matemática, as Ciências Naturais ou Língua e Literatura, e nas comunidades da Cantábria, Navarra ou Múrcia. As instituições públicas também manifestam um maior número de características de inclusão do que as privados. Em conclusão Concluindo, a universidade española deve materializar uma mudança progressiva no sentido do avanço de uma linguagem inclusiva no desenvolvimento do género de guia de ensino.

Palavras-chave:
linguagem inclusiva; guias de ensino; Formação de professores treinamento de professor; recursos inclusivos

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