Acessibilidade / Reportar erro

Dizeres da revista Veja: memória e intervocalidade na composição da estética da voz de sucesso

Sayings from Veja magazine: Memory and intervocality in the composition of the aesthetics of the successful voice

RESUMO

Esse artigo visa analisar como é posto em manutenção a estética da recepção do sucesso. Em específico, analisa-se a matéria da revista Veja, Quem é Aurora, a cantora norueguesa citada pela Fuvest, publicada em 2019. Em razão da veiculação das materialidades sobre a voz cujos efeitos produzem sujeitos e sentidos do sucesso, busca-se compreender o funcionamento das memórias da voz de sucesso no entrelaçamento dessas com a tessitura discursiva sobre a voz/sujeito em ascensão. Para tal observação, sustentada pela noção de interdiscurso, utiliza-se o aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Mobiliza-se a interdiscursividade na perspectiva da “intervocalidade”, embasando essa abordagem pela noção do pré-construído de sucesso (Soares, 2018aSoares, T. B. (2018a). Sucesso: discursos contemporâneos de capitalização dos sujeitos. In T. B. Soares (Eds.). Múltiplas perspectivas em análise do discurso: objetos variados (pp. 169-203). Pedro & João Editores., 2018bSoares, T. B. (2018b). Vozes do sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea. [Tese de doutorado]. Universidade Federal de São Carlos. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10489/TESE%20Thiago%20Final%202.p%09df?sequence=1&isAllowed=y (Acessado 21 de outubro, 2023).
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/...
, 2018cSoares, T. B. (2018c). Percurso linguísticos: conceitos, críticas e apontamentos. Pontes Editores.). Dessa forma, pretende-se compreender a movência dos pré-construídos de sucesso como parte dinâmica da plataforma de alcance da fama, ressignificando seu funcionamento a partir do sucesso como memória constitutiva da estética vocal. Como resultado, espera-se compreender os funcionamentos discursivos midiáticos buscando responder como a manutenção da estética da recepção, em boa medida, provém dos pré-construídos de sucesso, engendrados nas redes de dizeres sobre a fama.

Palavras-chave:
discursos de sucesso; estética da voz de sucesso; intervocalidade; sujeitos de sucesso

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br