Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Volume: 34, Número: 69, Publicado: 2018
  • Sobre a pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Silva, Paulo Vinicius Baptista da; Regis, Kátia; Miranda, Shirley Aparecida de
  • Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Lemos, Amélia Francisco Filipe da C.

    Resumo em Português:

    RESUMO No presente texto pretendo fazer uma revisão bibliográfica à volta das principais questões ligadas à educação e ao ensino-aprendizagem em Moçambique no que concerne o ensino primário e secundário geral. Interessa-me sobretudo analisar três questões que julgo cruciais para a educação escolar em Moçambique, a saber: a) A definição da política linguística, b) as línguas e o sistema educativo e, c) Oensino-aprendizagem num contexto multilingue e plurilingue. Essas três questões que são amplamente abordadas por estudiosos e universitários na área da linguística e da sociolinguística devem, a meu ver, contribuir para uma reflexão à volta do que é preciso mudar ou melhorar no sistema educativo em Moçambique, para que o sucesso escolar não seja uma utopia. Servir-me-ei de conceitos como, multilinguismo, plurilinguismo, pluricultura e intercultura, cruzando deste modo as áreas da linguística, da sociolinguística e da antropologia cultural, para tentar verificar sob que prisma os textos que escolhi para minha análise (Menezes, 2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) abordam a questão da educação em Moçambique.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Dans le présent texte, j'ai l'intention de faire une revue bibliographique sur les principales questions liées à l'éducation et à l'enseignement/apprentissage au Mozambique concernant l'enseignement primaire et secondaire général. Je suis particulièrement intéressée par l'analyse de trois questions qui me semblent cruciales pour l'éducation scolaire au Mozambique: (a) la définition de la politique linguistique, (b) les langues et le système éducatif et (c) l'enseignement/apprentissage dans un contexte multilingue et pluriculturel. Ces trois questions, largement débattues par des chercheurs et des universitaires dans le domaine de la linguistique et de la sociolinguistique, devraient, à mon avis, contribuer à une réflexion sur ce qui doit être changé ou amélioré dans le système éducatif mozambicain pour que le succès scolaire ne soit pas une utopie. Je ferai appel à des concepts que le multilinguisme, le plurilinguisme, la multi-culturalité et interculturel, traversant ainsi les domaines de la linguistique, la sociolinguistique et de l'anthropologie culturelle, Pour essayer de vérifier sur quelle perspective les textes que j’ai arrêtés pour mon analyse (Menezes, 2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) analysent la question de l’éducation au Mozambique.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the present text I intend to make a bibliographical review of the main issues related to education and to the teaching and learning process in Mozambique, in what respects general primary and secondary education. I am particularly interested in analyzing three issues, which I believe are crucial for formal schooling in Mozambique, namely: (a) The definition of a language policy; (b) Languages and the education system; and (c) Teaching and learning in a multilingual and pluricultural context. These three issues, which are widely discussed by scholars and the academia in the field of linguistics and sociolinguistics, must, in my opinion, contribute to a reflection on what needs to be changed or improved in the education system in Mozambique, so that school success is not utopia. I will use concepts such as multilingualism, plurilingualism, pluriculture and interculture, thus crossing the areas of linguistics, sociolinguistics and cultural anthropology, in order to try to ascertain from what perspective the texts I have chosen for my analysis (Menezes, 2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) address the issue of education in Mozambique.
  • Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Regis, Kátia; Basílio, Guilherme

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta a sistematização e a análise dos 38 artigos, 13 teses e 50 dissertações da Categoria Currículo. Inicialmente, demonstraremos os resultados do exame das teses e das dissertações. Em seguida, refletiremos acerca dos artigos. Para a leitura e análise dos artigos e da produção discente, utilizamos como subsídio os referenciais da análise de conteúdo, por meio da análise categorial (BARDIN, 2008). Ao final, apresentaremos os caminhos abertos para pesquisas futuras e as recomendações da produção investigada para a implementação da Lei nº 10.639/2003.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the systematization and analysis of the 38 papers, 13 theses and 50 dissertations about of curriculum and race relations. Initially, we will demonstrate the results of the examination of the theses and dissertations. Then, we will reflect on the articles. For the reading and analysis of the articles and the student production, we use the content analysis framework through categorical analysis. At the end, we will present the open paths for future research and the recommendations from the investigated studies for race relations education in Brazil (implementation of 10.639 / 2003 Law.
  • As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Araujo, Débora Cristina de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo reúne a síntese dos resultados de pesquisas sobre a produção literária infantil e juvenil na dimensão das relações étnico-raciais. Foram ao todo 13 estudos em nível de mestrado e doutorado, captados no levantamento para o projeto “Educação das Relações Étnico-Raciais: o estado da arte”. Trata-se de pesquisas da pós-graduação em Educação, desenvolvidas entre os anos 2003 a 2014. Por meio da análise predominantemente qualitativa, foi possível estabelecer duas categorias: a “análise literária”, reunindo os estudos que investigaram uma ou mais obras de um mesmo autor e cuja característica em comum é a interface com contextos históricos e sociológicos, em especial do passado; e a “escolarização da literatura”, agrupando as pesquisas que, no contexto escolar, investigaram a presença, leitura e interpretação de obras literárias infantis e juvenis. Desta segunda categoria, novas subdivisões foram definidas a partir de elementos característicos próprios. Os dados quantitativos possibilitaram identificar os locais predominantes de produção acadêmica com tais temáticas, bem como os anos mais produtivos no campo. Via de regra, os estudos indicaram um consenso sobre mudanças, ainda que diminutas, na representação de personagens negras a partir de publicações literárias mais recentes, embora negras e negros ainda sejam minoria como personagens no universo literário infantil e juvenil de modo geral. E entre as lacunas identificadas por este levantamento está o pouco investimento de estudos na recepção da leitura literária, em especial com crianças pequenas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article brings together the synthesis of research results on children's and young people's literary production in the dimension of ethnic-racial relations. A total of 13 master's and doctoral studies were identified, captured in the survey for the project "Education of Ethnic-Racial Relations: The State of Art". These are postgraduate research in education, developed between 2003 and 2014. Through the predominantly qualitative analysis, it was possible to establish two categories: the "literary analysis", which brought together studies that investigated one or more works of the same author and whose characteristic in common is the interface with historical and sociological contexts, especially of the past; and the "schooling of literature", grouping the researches that, in the school context, investigated the presence, reading and interpretation of children's and juvenile literary works. From this second category, new subdivisions were defined by means of their own characteristic elements. The quantitative data allowed to identify the predominant places of academic production with such themes, as well as the most productive years in the field. As a rule, the studies have indicated a consensus about changes, albeit diminutive, in the representation of black characters from more recent literary publications, although blacks are still a minority as characters in the literary universe for children and youth in general. And among the gaps identified by this survey is the little investment of studies in the reception of literary reading, especially with small children.
  • Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Muller, Tania Mara Pedroso

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the results of a systematic literature review of Brazilian’s academic production regarding the textbooks and ethnic-racial relations. The research have analised thesis, dissertations and articles published in educational-wise journals. The intention of this article is to analyze the blanks, endurances and changes. The conclusion describes researches’ common aspects about black people in textbooks. And also discuss it’s relation with Law 10.639 / 2003 (that stablishes the teaching of African-Brazilian history and culture in basic education).
  • Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Coelho, Wilma de Nazaré Baía

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, no período de 2003 a 2014, tendo como objeto a ampliação sobre a temática expressa em 52 artigos produzidos em revistas qualificadas entre A1 a B5, bem como em 8 teses e 22 dissertações defendidas no período. Os dados foram trabalhados a partir dos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1999, 2003), representações em Chartier (1991), estado da arte em André (2009) e análise de conteúdo em Bardin (2008). Compreender essa literatura especializada e especificamente verificar as similitudes de temas entre artigos e teses e dissertações estão entre nossos objetivos, tendo a compreensão de que há similaridades entre a mesma, uma vez que parte dos artigos se origina do escopo das teses e dissertações. Entre as conclusões, inferimos que essa literatura especializada transformou questões em aportes, perspectivas, temas e objetos, conformou um campo de pesquisa, entre as diversas recorrências temáticas e de objetos. É necessário caminhar, todavia, no campo das práticas - a questão do racismo e seus desdobramentos reclama reflexões que entendam sua gênese e proliferação. Rever currículos, repensar pesquisas, problematizar aportes, criticar lugares consagrados, desafiar os cânones são algumas das dimensões deste desafio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the trajectory of the specialized literature on the subject of teacher training and ethnic-racial relations, during the years of 2003 to 2014, aiming to expand the topic expressed in 52 articles produced in qualified journals among A1 and B5, as well as in 8 theses and 22 dissertations defended in the period. The data was elaborated from the concepts of field in Bourdieu (1989, 1999, 2003), representations in Chartier (1991), and content analysis in Bardin (2008). Understanding this specialized literature and verifying the similarities of topics between articles and theses and dissertations are among our objectives, taking into consideration the fact that there are similarities between them, since some articles originate from the scope of theses and dissertations. We conclude that this specialized literature has transformed questions into contributions, perspectives, themes and objects, conformed a field of research, among the diverse thematic and object recurrences. However, it is necessary to consider the practical dimension - racism and its consequences calls for reflections that understand its genesis and proliferation. Reviewing curricula, rethinking research, problematizing contributions, criticizing consecrated places, challenging the canons are some of the dimensions of this challenge.
  • Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo realiza revisão de 38 artigos, 7 teses e 51 dissertações da área de educação publicados entre 2003 e 2014 e que tratam do tema educação das relações étnico-raciais em instituições educacionais. Os escritos, em sua maioria, registram resultados, experiências de educação em estabelecimentos de ensino, bem como considerações, avaliações, reflexões, sugestões no que diz respeito à educação étnico-racial. As 58 teses e dissertações apresentaram crescimento no período com ápice em 2010 e 2013, autoria e orientação prevalentemente feminina e nas regiões sudeste, centro-oeste e sul. Os 38 artigos também apresentaram crescimento numérico com ápice em 2014, distribuição de gênero mais equitativa e maior concentração em revistas publicadas na região sudeste. Os artigos foram analisados em relação ao seu tratamento de racismo, etnocentrismo e outras discriminações nas escolas e, em síntese, a análise da produção mostrou que o maior avanço nesse processo foi o de reconhecimento de manifestações e consequências do racismo, do etnocentrismo e de outras discriminações na vida de aluno/as, e de seus professores, não só dos negros, mas também dos não-negros, bem como na organização e funcionamento de instituições educacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article reviews 38 articles, 7 theses and 51 dissertations from the area of ​​education published in Brazil between 2003 and 2014 that deal with the theme of education of ethnic-racial relations in schools. Most writings record results are experiences of education in educational institutions, as well as considerations, assessments, reflections, suggestions regarding ethnic-racial education. The 58 theses and dissertations presented growth in the period with apex in 2010 and 2013, authorship and advisers predominantly female and for am regions southeast, center-west and south. The 38 articles also presented numerical growth with apex in 2014, a more equitable gender distribution and a higher concentration in journals published in the southeast region. The articles were analyzed in relation to their treatment of racism, ethnocentrism and other discrimination in schools and, in summary, the analysis of the production showed that the greatest advance in this process was the recognition of manifestations and consequences of racism, ethnocentrism and other discrimination in the lives of students and their teachers, not only blacks, but also non-blacks, as well as in the organization and functioning of educational institutions.
  • Políticas Afirmativas na Pesquisa Educacional Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Silva, Paulo Vinicius Baptista da; Borba, Carolina dos Anjos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo foi preparado a partir da pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte, trazendo análise sobre a categoria “ações afirmativas”. Na primeira parte são analisados dados das publicações identificadas, 94 artigos e 69 teses e dissertações. Os artigos tiveram aumento gradativo até 2012, com diminuição em 2013 e 2014; maior concentração nos estratos de avaliação qualis mais altos; publicados em revistas das regiões Sudeste e Centro-Oeste e distribuição de gênero de autoria equilibrada. As 54 dissertações e 15 teses tiveram aumento gradativo até 2011, com diminuição principalmente em 2013 e 2014; dispersão de programas e orientadores com concentração na Região Sudeste, seguida das Centro-Oeste e Sul. Na segunda parte apresenta-se uma síntese analítica dos 94 artigos e seus argumentos e resultados. Foram discutidos os temas recorrentes (argumentos sobre políticas afirmativas e estudos sobre experiências específicas os mais frequentes), temas emergentes e lacunas. O tema das políticas afirmativas na educação brasileira apresenta, nos artigos publicados em revistas da área de educação, um campo que foi crescente e com análises relevantes. Existem muitos temas a serem abordados pela pesquisa, em especial apontamos: as políticas afirmativas na pós-graduação e na docência; maior investimento em estudos sobre permanência, sobre mudanças nas universidades e políticas curriculares que acompanham as políticas afirmativas; de políticas de identidade; estudos com abordagem mais geral ou sínteses.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyses the affirmative action category from the Ethnic-Race Education in Brazil Report. In the first part are analyzed data of the identified publications, 95 articles and 69 theses and dissertations. The papers published had gradual increase until 2012, with decrease in 2013 and 2014; higher concentration in higher quality evaluation extracts; published in journals of the Southeast and Midwest regions; gender authorship distribution balanced. The 54 dissertations and 15 theses had a gradual increase until 2011, with a decrease mainly in 2013 and 2014; dispersion of programs and counselors with concentration in the Southeast, followed by the Midwest and South. The second part presents an analytical summary of the 95 articles and their arguments and results. The recurrent themes, emerging themes and gaps were discussed. The topic of affirmative policies in Brazilian education presents, in articles published in journals in the area of education, a field that has been growing and with relevant analyzes. There are many topics to be addressed by the research, in particular: affirmative policies in postgraduate and teaching; greater investment in studies on permanence, changes in universities and curricular policies that accompany affirmative policies; of identity policies; studies with a more general approach or syntheses.
  • Quilombos e Educação: identidades em disputa Dossiê - Educação E Relações Étnico-Raciais: O Estado Da Arte

    Miranda, Shirley Aparecida de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma análise da categoria quilombo em suas interfaces com a educação a partir de dados da pesquisa nacional intitulada “Educação e Relações Étnico-Raciais: estado da arte” considerando as dissertações e teses mapeados no período de 2003 a 2014 sobre a temática. Nesse artigo discutimos, a partir das pesquisas analisadas, os dilemas da constituição das identidades quilombolas em interface com a educação escolar. Identificou-se como tendência predominante nas pesquisas a utilização de uma noção de quilombos derivada do reconhecimento jurídico das comunidades remanescentes de quilombo. Verificou-se a adoção de uma concepção de identidade quilombola construída em meio a lógicas de funcionamento do racismo e aos dilemas do pertencimento a um determinado território material e simbólico inserido em disputas econômicas. Constatou-se que a educação escolar quilombola, a tendência predominante é confrontação entre a educação quilombola e aquela que ocorre na escola que, no formato atual, obstaculiza ou pouco colabora na construção de uma identidade afrodescendente. A educação escolar quilombola diferenciada permanece em disputa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents an analysis of the quilombo category in its interfaces with education based on data from the national research entitled "Education and Ethnic-Racial Relations: state of the art" considering the dissertations and theses mapped in the period from 2003 to 2014 on the subject. In this article, we discuss the dilemmas of the constitution of the quilombola identities in interface with the school education. It was identified as a predominant tendency in the researches the use of a notion of quilombos derived from the juridical recognition of the remaining quilombo communities. It was verified the adoption of a conception of quilombola identity built in the middle of the logics of the functioning of racism and the dilemmas of belonging to a certain material and symbolic territory inserted in economic disputes. It was found that quilombola school education, the predominant tendency is a confrontation between quilombola education and that occurring in the school that, in the current format, hinders or little collaboration in the construction of an Afrodescendant identity. Differentiated quilombola school education remains in dispute.
  • História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014) Demanda Contínua

    Carvalho, Marcelo Pagliosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo traz resultados da Pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte”, mais especificamente da Categoria “História da Educação da População Negra”. Foram selecionados e analisados 31 artigos publicados em periódicos brasileiros da área da educação (2003-2014). Para facilitar o entendimento do conjunto dos artigos, acabamos por dividi-los em subcategorias que agrupassem temáticas em comum. Procurou-se construir um breve relato sobre os trabalhos catalogados e investigados, os dados estatísticos, as temáticas em destaque, os possíveis temas emergentes, as lacunas verificadas, os resultados comuns apontados nas pesquisas, as metodologias e os referenciais teóricos mais utilizados. Verificou-se uma diversidade temática nos artigos, constatada na abrangência das sete subcategorias recortadas. A temática mais trabalhada foi sobre os processos de inserção/exclusão da população negra na escolarização formal ou não-formal. Constatou-se que a contribuição científica estudada no conjunto dos artigos é de extrema importância, sobretudo ao visualizarmos a dificuldade na implementação da Lei nº 10.639/2003 nos currículos escolares brasileiros da educação básica e de ações sobre as Histórias e as Culturas Africanas e Afro-Brasileiras no ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents results from the Research "Education and Ethnic-Racial Relations: The State of Art", more specifically from the "History of Education of the Black Population" category. We selected and analyzed 31 articles published in Brazilian journals in the area of ​​education (2003-2014). To facilitate the understanding of all articles, we ended up dividing them into subcategories that grouped common themes. We attempted to construct a brief report on the cataloged and investigated works, the statistical data, the topics in focus, the possible emergent themes, the gaps verified, the common results pointed out in the researches, the methodologies and the theoretical references most used. There was a thematic diversity in the articles, verified in the scope of the seven subcategories cut. The most worked on was the processes of insertion / exclusion of the black population in formal or non-formal schooling. It was verified that the scientific contribution studied in the articles as a whole is extremely important, especially when we see the difficulty in the implementation of Law 10.639 / 2003 in the Brazilian school curriculums of basic education and actions on the African and Afro-Brazilian Histories and Cultures in higher education.
  • A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral Demanda Contínua

    Zen, Elieser Toretta; Oliveira, Edna Castro de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho resulta de pesquisa concluída que teve como objetivo analisar a práxis filosófica de estudantes e docentes de uma turma do Curso de Segurança do Trabalho (CST) a partir do exercício crítico sobre as relações sociais capitalistas, como atitude filosófica que integra as dimensões técnica e humanística da formação humana. O problema investiga a constituição de uma práxis filosófica em algumas disciplinas de uma turma do CST e as possibilidades desta se configurar como espaço de desenvolvimento da formação humana integral de estudantes e professores. O aporte teórico teve no materialismo histórico-dialético suas bases por meio de diálogos entre Marx, Gramsci e Freire. A opção metodológica assumida foi pela pesquisa participante que envolveu o pertencimento à comunidade e o diálogo entre os sujeitos. Participaram 12 alunos e sete docentes de uma turma do CST nos períodos de 2014/2 e 2015/1; duas alunas do último período, totalizando assim 14 alunos e sete docentes. Os resultados revelaram que, por meio da práxis filosófica, os sujeitos exercitaram o diálogo crítico acerca das desigualdades sociais. Revelou que a práxis filosófica, só conseguiu realizar a dimensão integradora entre as áreas de conhecimento, porque a filosofia é fundamento e guia da ciência, ao mesmo tempo, em que é guiada por ela. Explicitou a relação dialética entre filosofia e ciência, entre o pensamento e ação, contribuindo para um processo de formação humana integral no Proeja.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aimed to analyze the philosophical praxis of students and teachers of a class of the Work Safety Course (CST) from the critical exercise on the social capitalism relations, as a philosophical attitude that integrates the humanistic and technical dimensions of the human formation. It investigated the possibilities to consider philosophy as a praxis in the integral human formation of students and teachers. The theoretical background was based on the historical dialectical materialism established by the dialogues among Marx, Gramsci and Freire. This participatory research involved being part of a certain community and the dialogue among the subjects. Twelve students and seven teachers from a CST group participated in the 2014/2 and 2015/1 periods; Two students from the last period, totaling 14 students and seven teachers. The results revealed that students and educators had a critical attitude towards social inequalities. They also revealed that philosophy has only been able to consolidate the integrative dimension between the areas of knowledge, for it is the foundation and guide of science, while it is guided by it. Thus, the dialectic relationship between philosophy and science, between thought and action, was explained, contributing to a process of integral human formation in Proeja.
  • Trabalhadores em Educação no Governo de Pernambuco: por um diálogo ativo Demanda Contínua

    Cavalcanti, Ana Claudia Dantas

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o aporte teórico em Habermas (2012) e através da perspectiva qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 1997), nosso objetivo foi analisar como as diretrizes, que estavam presentes na concepção das políticas educacionais do governo de Pernambuco, foram construídas com o início da participação do Sindicato dos trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) na elaboração dessas políticas. As análises teóricas são articuladas com entrevistas semiestruturadas de representantes do SINTEPE. Este estudo revelou que a racionalidade sistêmica preponderava na correlação de forças com o SINTEPE para construir a política de educação no estado. Nesse sentido, a construção de políticas educacionais foi conduzida pela gestão gerencial em Pernambuco durante o período investigado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the theoretical contribution in Habermas (2012) and through the qualitative perspective and content analysis (BARDIN, 1997), our objective was to analyze as the guidelines, which were present in the educational policies of the Government of Pernambuco, were constructed with the beginning of the Education Workers Union of Pernambuco (SINTEPE) participation in the elaboration of these policies. The theoretical analyzes are articulated with semi-structured interviews of SINTEPE representatives. This study revealed that systemic rationality prevailed in the correlation of forces with SINTEPE to construct the education policy in the state. In this sense, the construction of educational policies was conducted by managerial government in Pernambuco during the period investigated.
  • Um estudo sobre práticas e crenças parentais e o desempenho em escrita de crianças Demanda Contínua

    Martinelli, Selma de Cássia; Matsuoka, Elaine Cristiane Aguena

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente estudo foi avaliar as possíveis relações entre as práticas e crenças parentais e o desempenho em escrita de alunos do ensino fundamental. Também se buscou verificar as relações entre práticas e crenças parentais. Participaram deste estudo 446 alunos, que cursavam do 2º ao 5º ano, de ambos os gêneros e seus respectivos pais. A faixa etária dos alunos variou de 7 a 11 anos e dos pais, de 19 a 69 anos. Foram utilizados dois instrumentos nesta pesquisa, um Teste de Avaliação da Escrita (TAE) e um Inventário de Práticas e Crenças Parentais (IPCp). Os resultados revelaram uma correlação significante e positiva (r=0,223, p<0,01), embora de intensidade fraca, entre o desempenho em escrita e as crenças declaradas pelos pais. Ressalta-se a necessidade de continuar investigando estas variáveis, e suas relações, a fim de permitir um aprofundamento dessa discussão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of the present study was to evaluate the possible relationships between parenting practices and beliefs and writing performance of elementary school students. We also sought to verify the relationships between practices and parental beliefs. A total of 446 students from the second to the fifth year of both genders and their respective parents participated in this study. The age range of the students ranged from 7 to 11 years and from the parents, from 19 to 69 years. Two instruments were used in this research, a Writing Assessment Test (APR) and an Inventory of Practices and Parental Beliefs (IPCp). The results showed a significant and positive correlation (r=0,223, p<0,01) between the writing performance and the beliefs declared by the parents. It is necessary to continue investigating these variables and their relations in order to allow a deepening of this discussion.
  • O papel do conhecimento acerca da estrutura do texto na escrita de histórias por crianças Demanda Contínua

    Spinillo, Alina Galvão; Melo, Kátia Leal Reis de

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo investigou se ao tomar consciência do esquema prototípico de histórias as crianças seriam capazes de aplicá-lo a suas produções, passando a escrever histórias elaboradas. Estudantes do 2º ano do ensino fundamental realizaram um pré-teste e um pós-teste que consistiam na escrita de uma história original. Após o pré-teste foram divididos em um Grupo Experimental e um Grupo Controle. As crianças do Grupo Experimental participaram de uma intervenção em que as propriedades constitutivas de histórias eram explicitadas. As histórias escritas nas duas ocasiões de testagem foram analisadas em função da estrutura narrativa apresentada e dos recursos coesivos empregados. Observou-se um impacto positivo da intervenção sobre a escrita de histórias coesas e elaboradas. Os dados indicam haver relações entre consciência metatextual e desenvolvimento da produção textual, sendo discutidas implicações educacionais para o ensino da escrita de textos no início da escolarização básica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study investigated whether once children have become aware of the prototypical schema for stories, they are able to apply it to their productions, and then produce elaborate stories. Children attending the 2nd year of elementary school did a pre-test and a post-test, both involving writing an original story. After the pre-test, they were divided into an Experimental Group and a Control Group. Children in the Experimental Group received an intervention in which they were explicitly taught about the characteristics of stories. The stories written in both testing occasions were analysed according to their narrative structure and the use of cohesive devices. The intervention had a positive impact and resulted in the production of cohesive and elaborate stories. The data indicate relationships between metatextual awareness and the development of textual production. Educational implications for the teaching of writing texts at the beginning of elementary school are discussed.
  • Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa Demanda Contínua

    Bedin, Everton; Pino, José Claudio Del

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia de Situação de Estudo como um mecanismo de organização curricular no ensino de ciências à luz da qualificação inicial de professores no viés das Rodas de Conversa, ponderando a fala destes sujeitos como intensificadora desta ação. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da técnica da observação durante as discussões nas Rodas de Conversa e transcritos em um diário de bordo; analisados, interpretados e debatidos por meio de referencial teórico. No término, averiguou-se que os sujeitos da pesquisa valorizam a aprendizagem científica do aluno por meio do trabalho docente via Situação de Estudo, compreendendo suas necessidades diante do contexto atual e sua abrangência sobre a importância de práticas pedagógicas que melhor norteiam os processos de ensino e aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article intends to present the methodology of Situation of Study as a mechanism of curricular organization in the teaching of science in the light of the initial qualification of teachers in the bias of the Circles of Conversation, pondering the speech like intensifier of this action. The data of the research were obtained by means of the observation technique during the discussions in the Circles of Conversation and transcribed in a logbook; analyzed, interpreted and debated by means of theoretical reference. In conclusion, it was noticed that teachers value the scientific learning of the student through the teaching work via Study Situation, understanding the general aspects of the process and your importance of the pedagogical practices that best guide the teaching and learning processes.
  • Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais Demanda Contínua

    Ramos, Thays Anyelle Macêdo da Silva; Medeiros, Rosie

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to investigate the dance as an educational source, based on an experience developed in the UFRN's social project called Nova Descoberta (PND). In order to do so, the investigation started from the question what is dance for you, comparing the initial and final answers, after the contextualized experience of the same, by students of the age group between 7 and 17 years. As a methodological reference, we used Merleau-Ponty's phenomenology, which evidences the lived experience as a source of knowledge, considering as a research technique the description, reduction and interpretation / understanding of the phenomenon, which were released to the PND, which allowed us to reveal Educational horizons in the act of knowing and experiencing dance.
  • A integração das TIC nos processos educacionais e organizativos Demanda Contínua

    Castel, Ana Felicitas Gargallo

    Resumo em Português:

    RESUMO O campo da educação tem incorporado gradualmente as oportunidades oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Ainda que este dado seja positivo, do ponto de vista organizacional, é necessário complementar a implantação das TIC como uma estratégia global e integradora que traga coerência entre os aspectos puramente tecnológicos e os modelos educacionais, para alcançar melhores resultados. O presente trabalho oferece uma revisão da importância das TIC no âmbito educativo, centrando a atenção na necessidade de ajuste estratégico no contexto universitário, como elemento de melhora na adaptação às necessidades competitivas das universidades. Para alcançar este objetivo, leva-se a cabo uma revisão da literatura sobre as TIC e seu impacto, as principais recomendações são analisadas com vistas à melhor utilização no processo de ensino-aprendizagem e se oferece uma reflexão sobre o papel estratégico dessas ferramentas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El ámbito educativo ha incorporado gradualmente las oportunidades ofrecidas por las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC). Si bien este dato resulta positivo, desde el punto de vista organizativo, es necesario complementar la implantación de las TIC con una estrategia global e integradora que aporte coherencia entre los aspectos puramente tecnológicos y los modelos educativos, para alcanzar resultados superiores. El presente trabajo ofrece una revisión de la importancia de las TIC en el ámbito educativo, centrando la atención en la necesidad de ajuste estratégico en el contexto universitario, como elemento de mejora en la adaptación a las necesidades competitivas de las universidades. Para alcanzar este objetivo, se lleva a cabo una revisión de la literatura sobre las TIC y su impacto, se resumen las principales recomendaciones para su óptima utilización en el proceso de enseñanza aprendizaje y se ofrece una reflexión sobre el papel estratégico de estas herramientas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In recent years, the education sector has gradually incorporated the opportunities offered by the Information Technology and Communication (ICT). While this finding is positive, from an organizational perspective, it is needed to be complemented with a comprehensive and integrated strategy that brings coherence between purely technological aspects and educational models to achieve superior results. In this paper we provide a review of the importance of ICT in education, focusing on the need of strategic alignment on the university context, as an element of improvement to adapt to the competitive needs of universities. To achieve this goal, we conducted a literature review on ICT and its impact; we summarize the main recommendations for optimal use in the teaching-learning process and offer a reflection on the strategic role of these tools.
  • A atualidade dos conceitos de “africanidades brasileiras”, “valores de refúgio” e “enegrecer” da autora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva para a pesquisa em educação Resenhas

    Silva, Wilker Solidade da
  • Pensamento abissal, educação e movimento negro Resenhas

    Silva, Maysa Ferreira da
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br