Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 28, Número: 109, Publicado: 2020
  • As veias abertas do planejamento educacional no Brasil Editorial

    Souza, Donaldo Bello de
  • Escola de qualidade para todos revisitada: desfolhando as camadas da cebola Artigo

    Gomes, Cândido Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho reformula e atualiza artigo anterior, publicado por esta Revista, buscando captar a complexidade dos sistemas educacionais em seus diversos componentes. As pesquisas e ensaios foram identificados em várias bases de dados e em busca manual, com foco na Educação Básica, no período de 2016 em diante. Uma vez selecionados e analisados, fundamentaram este texto. O princípio orientador é o direito humano à Educação, pautado pela sua universalidade e igualdade. Com a metáfora da cebola, os resultados formam um percurso do contexto até aos grupos de colegas nas escolas. A proposta é a de uma visão alternativa à do insumo-produto, capaz, segundo a expectativa, de captar mais a complexidade da Educação. Seguem-se a exposição e análise das investigações, privilegiando-se, sempre que adequado, os seus efeitos no êxito do estudante.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo reformula y actualiza un artículo anterior, publicado por esta Revista, que busca capturar la complejidad de los sistemas educativos en sus diversos componentes. La investigación y los ensayos se identificaron en varias bases de datos y en búsqueda manual, con un enfoque en Educación Básica, a partir de 2016. Una vez seleccionados y analizados, respaldaron este texto. El principio rector es el derecho humano a la Educación, guiado por su universalidad e igualdad. Con la metáfora de la cebolla, los resultados forman un camino desde el contexto hasta los grupos de colegas en las escuelas. La propuesta es la de una visión alternativa al insumo-producto, capaz, de acuerdo con las expectativas, de capturar mejor la complejidad de la educación. A continuación se presentan y analizan las investigaciones, dando preferencia, cuando sea apropiado, a sus efectos sobre el éxito del estudiante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reworks and updates a previous article published by this Journal. It aims to capture the complexity of educational systems and their components. We selected significant research articles and essays from data bases and individual academic periodicals, focusing on Basic Education, published mostly since 2016, for selection and analysis. The guiding principle is the universal and democratic right to Education. Results are organized on the basis of the onion metaphor, starting from the context and reaching the peer groups, in the heart. This proposal is an alternative to the input-output model, aiming to capture complexities in education more accurately. Discussion of research results prioritizes impacts on student success when this focus is adequate.
  • Plano Nacional de Educação (2014–2024) – O uso da inovação como subsídio estratégico para a Educação Superior Artigo

    Echalar, Jhonny David; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Oliveira, João Ferreira de

    Resumo em Português:

    Resumo A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprovou o novo Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2014-2024, e a Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, aprovou a Nova Lei da Inovação. O PNE trata das diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação, contemplando os diversos níveis, etapas e modalidades educacionais. Já a Nova Lei de Inovação passou a permitir que espaços públicos, universidades e instituições de pesquisa, possam ser incubadores de empresas, possibilitando que recursos públicos e privados possam ser compartilhados, ampliando a qualificação de Instituição Científica e Tecnológica a instituições de direito privado sem fins lucrativos. Este estudo bibliográfico e documental tem por objetivo compreender de que modo o PNE (2014–2024) apresenta o conceito de inovação e quais relações podem ser observadas no que tange às metas, diretrizes e estratégias traçadas para o seu desenvolvimento no âmbito da Educação Superior. Conclui-se que o novo PNE delega maior responsabilidade às IES no que se refere ao desenvolvimento da inovação sob um viés mercadológico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La ley N ° 13.005, de 25 de junio de 2014, aprobó el nuevo Plan Nacional de Educación (PNE), década 2014-2024, y la ley N ° 13.243, de 11 de enero de 2016, aprobó la Nueva Ley de Innovación. El PNE trata de las directrices, objetivos, metas y estrategias de implementación, cubriendo los diversos niveles, etapas y modalidades educativas. La Nueva Ley de Innovación, a su vez, pasó a permitir que espacios públicos, universidades e instituciones de investigación puedan ser incubadoras de empresas lo que permite compartir recursos públicos y privados, ampliando la calificación de Institución Científica y Tecnológica a instituciones de derecho privado sin fines de lucro. Este estudio bibliográfico y documental tiene por objetivo comprender de qué modo el PNE (2014-2024) presenta el concepto de innovación y qué relaciones pueden ser observadas en lo que se refiere a las metas, directrices y estrategias trazadas para su desarrollo en el ámbito de la educación superior. Se concluye que el nuevo PNE delega mayor responsabilidad a las IES en lo que se refiere al desarrollo de la innovación bajo un sesgo mercadológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Law No. 13.005 of June 25, 2014, approved the new National Education Plan (PNE), decade 2014–2024, and the Law No. 13.243, of January 11, 2016, approved the “New Law of Innovation”. The PNE deals with the guidelines, objectives, goals, and strategies of implementation, contemplating the various levels, stages, and educational modalities. On the other hand, the New Law of Innovation has allowed public spaces, universities and research institutions to be business incubators, enabling public and private resources to be shared, increasing the qualification of Scientific and Technological Institution to non-profit private law institutions. This bibliographic and documentary study aims to understand how the PNE (2014-2024) presents the concept of innovation and to analyze what relations can be observed regarding the goals, guidelines, and strategies outlined for its development in the field of higher education. It can be concluded that the new PNE delegates greater responsibility to institutions of higher education in the development of innovation from a market point of view.
  • Educação Superior Chinesa: o papel da economia e dos projetos 211/985 para a expansão do sistema Article

    Costa, Danilo de Melo; Zha, Qiang

    Resumo em Português:

    Resumo A China vivenciou um significativo crescimento econômico nos últimos anos. Aliado a isso, o país também construiu o maior sistema de Educação Superior do mundo. No entanto, foi a economia que estimulou o avanço da Educação Superior? Ou foi a Educação Superior que estimulou o avanço da economia? Para responder estas perguntas, esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel da economia e dos projetos 211 e 985 para a expansão da Educação Superior chinesa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir de entrevistas com gestores do governo chinês, questionários aplicados a professores especialistas em Educação Superior chinesa e a uma liderança estudantil. Os resultados mostraram que os investimentos em educação superior foram preponderantes para o crescimento econômico do país, que foi representativo sob a perspectiva quantitativa. No entanto, visando também o crescimento qualitativo, os projetos 211 e 985 foram criados, destinando uma quantidade significativa de recursos para as instituições selecionadas. Tal posicionamento faz com que a China seja hoje um exemplo de benchmarking para outros países que desejam progredir economicamente e intelectualmente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen China ha experimentado un significativo crecimiento económico en los últimos años. Aliado a ello, el país también construyó el mayor sistema de Educación Superior del mundo. Pero, ¿fue la economía la que estimuló el avance de la Educación Superior? ¿O fue la Educación Superior la que estimuló el avance de la economía? Para responder a estas preguntas, esta investigación tuvo como objetivo comprender el papel de la economía y de los proyectos 211 y 985 para la expansión de la Educación Superior china. Para ello, se desarrolló una investigación exploratoria y cualitativa, a partir de entrevistas con gestores del gobierno chino, cuestionarios aplicados a profesores especialistas en Educación Superior china y al liderazgo estudiantil. Los resultados mostraron que las inversiones en Educación Superior fueron preponderantes para el crecimiento económico del país, que fue representativo bajo la perspectiva cuantitativa. Sin embargo, buscando el crecimiento cualitativo, los proyectos 211 y 985 fueron creados, destinando una cantidad significativa de recursos para las instituciones seleccionadas. Tal posicionamiento hace que China sea hoy un ejemplo de benchmarking para otros países que desean progresar económicamente e intelectualmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract China has experienced a significant economic growth in recent years. In addition, the country has also built the largest system of Higher Education in the world. However, was the economy that stimulated the advancement of Higher Education? Or was Higher Education that stimulated the advancement of the economy? To answer these questions, this research aimed to understand the role of economy and Projects 211 and 985 for the expansion of Chinese Higher Education. For that, an exploratory and qualitative research was developed, based on interviews with Chinese government managers and questionnaires applied to professors/specialists and to a student leadership. The results showed that investments in Higher Education were preponderant for the country’s economic growth, which was representative from a quantitative perspective. However, also aiming at qualitative growth, projects 211 and 985 were created, allocating a significant amount of resources to the selected institutions. Such positioning makes China an example of benchmarking for other countries that wish to progress economically and intellectually.
  • A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação Artigo

    Magalhães, Nara Maria Emanuelli; Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe-se a realizar uma análise da trajetória da avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de entrevistas com os gestores que estiveram à frente da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde o seu surgimento nos anos 2000 até 2016 (ou seja, quatro gestores). Destacam-se do contexto mais geral de avaliação nacional as iniciativas locais que foram sendo adaptadas para atender às demandas por uma avaliação mais global, passando pelas diferentes gestões e o respectivo foco de sua atuação durante o processo. Procura-se compreender o modo como a UFRGS, ao longo do tempo, vai constituindo uma cultura de avaliação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se propone llevar a cabo una evaluación de la trayectoria de la UFRGS, a partir de entrevistas con los gerentes que estuvieran a frente de la Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde su creación en los años 2000 hasta 2016 (o sea, cuatro gestores). Se destaca del contexto más general de evaluacion nacional las iniciativas locales que han sido adaptadas para satisfacer las demandas por una evaluacion más global, a través de las administraciones, buscando conocer el foco de trabajo en los diferentes periodos. Busca-se compreender la manera como la UFRGS va construyendo una cultura de evaluación al decorrer del proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes to carry out an assessment of the trajectory analysis UFRGS, from interviews with managers who were ahead of the Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) since its inception in 2000 to 2016 (ie four managers). It highlights the more general context of national evaluation local initiatives that have been adapted to meet the demands for a more comprehensive evaluation through different administrations and their focus of its operations during the process. Wanted understand how UFRGS, over time, will constituting an evaluation culture.
  • Desenho e validação de um instrumento para avaliação da competência digital no Ensino Superior Artículo

    Restrepo-Palacio, Sonia; Cifuentes, Yasbley de María Segovia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo é apresentar os resultados do desenho e validação do instrumento “Campus Digital”, que avalia o nível de desenvolvimento da competência digital em estudantes do Ensino Superior. Baseia-se na estrutura conceitual da competência digital e na revisão de instrumentos para diagnosticar o nível de desenvolvimento nessa população. Um questionário de 25 perguntas foi elaborado e aplicado a 1.022 estudantes de graduação em 2017. Com o método dos Mínimos Quadrados, a validade do instrumento foi demonstrada e, com o coeficiente de correlação de Pearson, mostra-se que as dimensões da competência digital são independentes. Na análise dos itens, evidenciou-se desempenho adequado do instrumento, uma vez que 66,7% dos itens atingiram uma média superior à metade do peso atribuído a cada item, com melhor desempenho na dimensão Cidadania Digital (88,9%) e o de menor desempenho na dimensão tecnológica. Neste último, pode-se atribuir que a análise das questões mostrou limitações no índice de dificuldade e discriminação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo es presentar los resultados del diseño y validación del instrumento “Campus Digital”, que evalúa el nivel de desarrollo de la competencia digital en estudiantes de Educación Superior. Se parte del marco conceptual de la competencia digital y de la revisión de instrumentos para diagnosticar el nivel de desarrollo en esta población. Se diseñó y aplicó un cuestionario de 25 preguntas a 1.022 estudiantes de pregrado en el 2017. Con el método de Mínimos Cuadrados se demostró la validez del instrumento y con el coeficiente de correlación de Pearson se muestra que las dimensiones de la competencia digital son independientes. En el análisis de los ítems se evidenció un adecuado desempeño del instrumento, dado que 66,7% de los ítems alcanzó un promedio superior a la mitad del peso asignado para cada ítem, con mejor desempeño en la dimensión de la Ciudadanía Digital (88,9%) y menor desempeño en la dimensión Tecnológica. En esta última, se puede atribuir que en el análisis de las preguntas se evidenciaron limitaciones en el índice de dificultad y de discriminación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective is to present the results of the design and validation of the “Digital Campus” instrument, which assesses the level of development of digital competence in higher education students. It is based on the conceptual framework of digital competence and the revision of instruments to diagnose the level of development in this population. A questionnaire of 25 questions was designed and applied to 1,022 undergraduate students in 2017. With the method of Minimum Squares the validity of the instrument was demonstrated and with Pearson’s correlation coefficient it is shown that the dimensions of digital competence are independent. In the analysis of the items, an adequate performance of the instrument was evidenced, given that 66.7% of the items reached an average greater than half of the weight assigned for each item, with the highest performance in the Digital Citizenship dimension (88.9%) and the lowest performance in the Technological dimension. In the latter, it can be attributed that the analysis of the questions showed limitations in the index of difficulty and discrimination.
  • Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí Artigo

    Lopes, Suzana Gomes; Xavier, Isabel Matilde de Carvalho; Silva, Alexandre Leite dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo principal deste estudo foi comparar o rendimento escolar entre alunos do 6º ano que residem nas áreas rural e urbana de uma escola pública do Piauí. Além disso, investigaram-se as causas socioeconômicas e escolares que influenciam tal rendimento, segundo os professores e os alunos. Os dados de rendimento foram obtidos mediante registros escolares, e os fatores influenciadores de rendimento foram investigados por meio de questionários e de entrevistas. Os registros escolares apontaram que os alunos que residem em área rural possuem um menor rendimento em comparação àqueles que moram na área urbana. Esta variação estaria ligada a aspectos sociais e escolares em diferentes níveis: de aluno, de turma e de escola.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo principal de este estudio fue comparar el rendimiento escolar entre los estudiantes de sexto grado que viven en el área urbana y en el área rural de una escuela pública en Piauí. Además, se investigaron las causas socioeconómicas y escolares que influyen en dicho desempeño, de acuerdo con maestros y estudiantes. Los datos de rendimiento se obtuvieron a través de los registros escolares, y los factores que influyen en el rendimiento se investigaron a través de cuestionarios y entrevistas. Los registros escolares mostraron que los estudiantes que viven en áreas rurales tienen ingresos más bajos en comparación con aquellos que viven en áreas urbanas. Esta variación estaría relacionada con aspectos sociales y escolares en diferentes niveles: estudiante, clase y escuela.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to compare the school performance between rural and urban students of 6th-grade in a public school of Piauí. Furthermore, the socioeconomic and school factors that influence performance were investigated, according to teachers and students. Performance data were obtained from school records, and the performance-influencing factors were investigated through questionnaires and interviews. School records showed that students living in the rural area had lower performance compared to those living in the urban area. This variation would be related to social and school aspects in different levels: student, class and school.
  • Uma janela para as práticas de TIC dos professores: discernimento entre o ensino e a complexa ciência da pedagogia Article

    Vandeyar, Thirusellvan

    Resumo em Português:

    Resumo Usando a noção de Loughran sobre a complexidade do ensino, este estudo se propôs a explorar como os professores usavam a tecnologia da informação e comunicação (TIC) em suas práticas em sala de aula. O estudo é baseado em métodos de pesquisa qualitativa. A captura de dados incluiu uma mistura de entrevistas semiestruturadas, observações e análise de documentos. Os dados foram analisados usando métodos de análise de conteúdo. Os resultados foram quádruplos. Primeiro, pequenos grupos de professores inovadores mudaram sua pedagogia. Segundo, as crenças dos professores sugerem uma compreensão (errônea) de seu ensino induzido pelas TIC, que eles perceberam como pedagogia modificada, mas, na realidade, apenas mudaram seu modo de repassar o currículo. Terceiro, a maioria dos professores parecia reposicionar sua prática, usando a tecnologia para facilitar as demandas de um currículo com roteiro, simplesmente mudando sua forma de ensinar. Quarto, a aprendizagem da observação de professores é perpetuada ainda mais por meio de treinamento em serviço que não promove mudanças pedagógicas experienciais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Utilizando la noción de Loughran de la complejidad de la enseñanza, este estudio se propuso explorar cómo los maestros usaban la tecnología de la información y la comunicación (TIC) en sus prácticas en el aula. El estudio se basa en métodos de investigación cualitativa. La captura de datos incluyó una mezcla de entrevistas semiestructuradas, observaciones y análisis de documentos. Los datos se analizaron utilizando métodos de análisis de contenido. Los resultados fueron cuádruples. Primero, pequeños grupos de maestros innovadores cambiaron su pedagogía. En segundo lugar, las creencias de los docentes sugieren una comprensión (errónea) sobre su enseñanza inducida por las TIC, que percibieron como pedagogía modificada, pero en realidad solo cambió su modo de entrega del plan de estudios. En tercer lugar, la mayoría de los maestros parecían reposicionar su práctica utilizando tecnología para facilitar las demandas de un currículum con guión, simplemente cambiando su práctica docente. Cuarto, el aprendizaje de observación de los docentes se perpetúa aún más a través de la capacitación en el servicio que no promueve el cambio pedagógico experiencial.

    Resumo em Inglês:

    Resumo Utilising Loughran’s notion of the complexity of teaching, this study set out to explore how teachers used information and communication technology (ICT) in their classroom practices. The study is grounded in qualitative research methods. Data capture included a mix of semi-structured interviews, observations and document analysis. Data was analysed using content analysis methods. Findings were fourfold. First, small pockets of innovative teachers changed their pedagogy. Second, teachers’ beliefs suggest (mis)understandings about their ICT induced teaching, which they perceived as changed pedagogy, but actually only their mode of curriculum delivery changed. Third, most teachers seemed to reposition their practice using technology to facilitate the demands of a scripted curriculum, thus merely changing their teaching practice. Fourth, teachers’ apprenticeship of observation is further perpetuated through pre-service training that does not promote pedagogical experiential change.
  • Os princípios da complexidade e sua contribuição ao processo de ensino Artículo

    García, Alex Estrada

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este ensayo es plantear una ecología de saberes entre los principios de la complejidad y los paradigmas considerados como tradicionales. En primera instancia se ofrece una perspectiva de lo que se entiende por complejidad, seguida de un breve abordaje sobre el proceso de enseñanza, y por último se realiza una sistematización de conceptos entre los principios de la complejidad y el proceso de enseñanza. Como método de investigación se utilizó la hermenéutica. En conclusión, el documento integra un diálogo epistemológico que guía a repensar la Educación, específicamente el proceso de enseñanza, desde una perspectiva compleja y transdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this essay is to propose an ecology of knowledge between the principles of complexity and the paradigms considered as traditional. In the first instance, a perspective of what is understood by complexity is offered, followed by a brief approach to the teaching process; finally, a systematization of concepts between the principles of complexity and the teaching process is carried out. Hermeneutics was used as a research method. In conclusion, the document integrates an epistemological dialogue that guides rethinking Education, specifically the teaching process, from a complex and transdisciplinary perspective.
  • Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios Artigo

    Najjar, Jorge; Mocarzel, Marcelo; Morgan, Karine

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo decorre de uma pesquisa realizada com os Planos Municipais de Educação de 89 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A partir da abordagem do ciclo de políticas e da análise de conteúdo dos textos legais, foram selecionadas as categorias analíticas Gênero, Educação em Tempo Integral e Qualidade, buscando-se entender como as mesmas eram retratadas nos planos e que filiações ideológicas as amparavam. Ao se analisar o contexto da produção de textos e seus desdobramentos, buscou-se uma perspectiva crítica acerca da função do planejamento de políticas educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es el resultado de una investigación realizada con los Planes Municipales de Educación de 89 municipios del Estado de Río de Janeiro. Desde el enfoque del ciclo de políticas y del análisis de contenido de los textos legales, se seleccionaron las categorías analíticas Género, Educación a Tiempo Completo y Calidad, buscando comprender cómo fueron representadas en los planes y qué afiliaciones ideológicas las respaldaron. Al analizar el contexto de la producción de texto y su desarrollo, se buscó una perspectiva crítica sobre el papel de la planificación de políticas educativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article stems from a research carried out with the Municipal Plans of Education of 89 municipalities of the State of Rio de Janeiro. The analytical categories of gender, full-time education and quality were selected based on the policy cycle and content analysis of legal texts, seeking to understand how they were portrayed in the plans and ideological affiliations. When analyzing the context of the production of texts and their unfolding, a critical perspective was sought on the function of the planning of educational policies.
  • O programa Reuni e o desempenho das Ifes brasileiras Artigo

    Paula, Camila Henriques de; Almeida, Fernanda Maria de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis diferenças e influências do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) sobre a evolução dos indicadores de desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) brasileiras. Assim, pretende-se contribuir com a análise dos efeitos do Reuni sobre o comportamento intertemporal dos indicadores de desempenho, a fim de potencializar as ações de monitoramento e controle social da política pública implementada. Para isso, realizou-se o teste de hipóteses de diferenças entre médias para verificar se, estatisticamente, o programa influenciou os indicadores de desempenho nas Ifes. Os resultados demonstraram a elevação dos gastos para manter as novas e reformadas estruturas universitárias, melhorias no nível de envolvimento na Pós-graduação e na qualificação do corpo docente, que refletiram no aumento do conceito médio dos cursos avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las posibles diferencias e influencias del Programa de Apoyo a los Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (Reuni) sobre la evolución de los indicadores de desempeño de las Instituciones Federales de Educación Superior (Ifes). Por lo tanto, pretendemos contribuir al análisis de los efectos de Reuni sobre el comportamiento intertemporal de los indicadores de desempeño para mejorar las acciones de monitoreo y control social de la política pública implementada. Para ello, se realizó la prueba de hipótesis de diferencias entre medias para verificar si, estadísticamente, el programa influyó en los indicadores de desempeño en las Ifes. Los resultados mostraron un aumento en el gasto para mantener estructuras universitarias nuevas y reformadas, mejoras en el nivel de participación de posgrado y calificaciones de los docentes, lo que se reflejó en el aumento del concepto promedio de los cursos evaluados por la Coordinación de Mejora del Personal de Nivel Superior (Capes).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the possible differences and influences of the Program of Support for the Restructuration and Expansion of Federal Universities (Reuni) on the evolution of the performance indicators of the Brazilian Federal Higher Education Institutions (Ifes). This study aims to contribute to the analysis of the effects of Reuni on the intertemporal behavior of performance indicators in order to enhance the monitoring and social control actions of the implemented public policy. For this, the hypothesis test of differences between means was performed to verify if, statistically, the program influenced the performance indicators in the Ifes. The results showed increased spending to maintain new and reformed university structures, improvements in the level of postgraduate involvement and faculty qualifications, which reflected in the increase in the average concept of the courses evaluated by the Coordination of Improvement of Level Personnel Superior (Capes).
  • A eficiência dos gastos públicos no Ensino Superior: um estudo com Universidades Federais brasileiras Article

    Hammes Junior, David Daniel; Flach, Leonardo; Mattos, Luísa Karam de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo descrever os fatores determinantes na eficiência dos gastos públicos em Universidades Federais Brasileiras. Foi aplicado um método de pesquisa em duas etapas para uma amostra de 59 Universidades Federais Brasileiras, de 2013 a 2017. A Análise Envoltória de Dados (DEA) foi aplicada na primeira etapa para medir a eficiência dos gastos públicos. Para a segunda etapa, foi aplicado um modelo de regressão truncado, juntamente com um procedimento de bootstrap duplo para correção do viés e teste de significância estatística das variáveis. Os resultados mostram que algumas Universidades Federais foram ineficientes nesse período. Considerando o modelo de regressão truncado de Simar e Wilson (2007), variáveis significativas que influenciam a eficiência dos gastos públicos nas Universidades Federais foram gastos públicos no Ensino Superior, quantidade de professores, quantidade de matrículas, quantidade de graduados, despesas totais com funcionários e quantidade total de funcionários. Diante disso, o estudo contribuiu para a literatura científica, pois demonstra que essas variáveis são fundamentais para a eficiência pública nas Universidades Federais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo describir los factores determinantes en la eficiencia del gasto público en las universidades brasileñas. Se aplicó un método de encuesta en dos etapas para una muestra de 59 instituciones de educación superior, de 2013 a 2017. El Análisis de Envolvimiento de Datos (DEA) se aplicó en la primera etapa para medir la eficiencia del gasto público. Para la segunda etapa, se aplicó un modelo de regresión truncado, junto con un procedimiento de arranque doble para la corrección del sesgo y la prueba de significación estadística de las variables. Los resultados muestran que algunas universidades brasileñas fueron ineficientes durante este perodo. Considerando el modelo de regresión truncado de Simar y Wilson (2007), las variables significativas que influyen en la eficiencia del gasto público en las Universidades Federales fueron los gastos públicos en Educación Superior, la cantidad de docentes, la cantidad de matrículas, la cantidad de graduados, los gastos totales con empleados y el total cantidad de empleados. A la luz de esto, el estudio ha contribuido a la literatura científica, ya que demuestra que tales variables son clave para la eficiencia pública en las Universidades Federales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to describe the determining factors in efficiency of public expenditures in Brazilian Federal Universities. A two-stage survey method was applied for a sample of fifty-nine Brazilian Federal Universities, from 2013 to 2017. The Data Envelopment Analysis (DEA) was applied for the first stage in order to measure the efficiency of public expenditures. For the second stage, a truncated regression model was applied, with a double bootstrap procedure for bias correction and statistical significance test of the variables. Results show that some Brazilian Federal Universities were inefficient during this period. Considering the truncated regression model of Simar and Wilson (2007), significant variables that influence the efficiency of public expenditures in federal universities were: public expenditures in Higher Education, number of professors, amount of enrolments, amount of graduates, total expenditures with employees and total amount of employees. Therefore, this study has contributed to scientific literature showing that these variables play a key role to public efficiency in federal universities.
  • Direitos da infância em contextos de necessidades humanitárias: fatores de risco e demandas educativas Página Aberta

    Eyng, Ana Maria; Cardoso, João Casqueira

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo problematiza a configuração da pobreza infantil nos contextos contemporâneos, colocando a infância em situação humanitária, dos quais advêm múltiplas demandas educativas. A análise se inscreve na abordagem qualitativa, integrando elementos bibliográficos e documentais ao estudo empírico realizado em quatro países da América Latina, nos quais os sujeitos foram ouvidos em entrevistas individuais. Na discussão, a argumentação situa a configuração da pobreza infantil nos âmbitos econômico e político, considerando as faces da desigualdade e da exclusão social em cotidianos infantis eivados pelos riscos e violências característicos das novíssimas guerras. Tal contexto insere as crianças em situação de necessidades humanitárias. Assim, esforços educativos intersetoriais são demandados para superação da pobreza infantil que se produz e reproduz em discursos e práticas que se valem da distorção de argumentos culturais para justificar interesses políticos e econômicos excludentes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio problematiza la configuración de la pobreza infantil en los contextos contemporáneos, situando a la infancia en situación humanitaria, de la cual vienen múltiples demandas educativas. El análisis es parte del enfoque cualitativo, integrando elementos bibliográficos y documentales al estudio empírico realizado en cuatro países de América Latina, en el cual los sujetos fueron escuchados en entrevistas individuales. En la discusión, el argumento coloca la configuración de la pobreza infantil en los dominios económico y político, considerando los rostros de la desigual y de la exclusión social, en la vida cotidiana de los niños rodeados por los riesgos y las violencias característicos de las nuevísimas guerras. Este contexto coloca a los niños en situaciones de necesidades humanitarias. Por lo tanto, se requieren esfuerzos educativos intersectoriales para superar la pobreza infantil que se produce y reproduce en discursos y prácticas que utilizan la distorsión de los argumentos culturales para justificar la exclusión de intereses políticos y económicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study problematizes the configuration of child poverty in contemporary contexts, placing childhood in a humanitarian situation, implying multiple educational demands. The analysis, based on the qualitative approach, integrates bibliographical and documental sources to empirical data from four Latin American countries, where subjects were heard in individual interviews. In the discussion, the argument places the configuration of child poverty in the economic and political spheres, in the face of inequality and social exclusion, in children’s daily lives, permeated by the risks and violence characteristic of the newest wars. This context put children in situations of humanitarian needs. Thus, intersectoral educational efforts are demanded to overcome child poverty, which is produced and reproduced in distorted discourses on the basis of cultural arguments to justify political and economic interests.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br