Acessibilidade / Reportar erro
Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 63, Número: 1, Publicado: 2019
  • OS JUDEUS SEFARDITAS EM CURAÇAO E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO PAPIAMENTU Artigos Originais

    FREITAS, Shirley; ARAUJO, Gabriel Antunes de; BANDEIRA, Manuele

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a participação dos judeus sefarditas na configuração linguística do papiamentu, considerando que esse papel tem sido negligenciado nos estudos sobre essa língua. No contexto linguístico, preces e epitáfios em português confirmam que esta era a língua usada por vários judeus sefarditas em Curaçao. Por outro lado, a análise de documentos do século XVIII revela que o papiamentu sefardita influenciou a variedade geral. Henriquez (1988, 1991) descreveu o vocabulário característico do papiamentu falado pelos judeus sefarditas. Adicionalmente, Martinus (1996) e Jacobs (2012) apresentam registros que podem apontar uma relação tripartide entre a Senegâmbia/Alta Guiné, Amsterdam e Curaçao através do comércio de escravos conduzido pelos judeus. Desse modo, este estudo pretende mostrar que os judeus tiveram um papel importante na sociedade curaçauense e contribuíram para a configuração do papiamentu. Aqui seguimos uma abordagem similar àquela defendida por Faraclas et al. (2014): uma convergência de elementos deve ser considerada ao estudar a formação dos crioulos atlânticos, sobretudo a atuação de falantes de diferentes línguas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT HENRIQUEZ, 1988 1991 MARTINUS, 1996 JACOBS, 2012 Martinus (1996) Jacobs (2012) Faraclas et al. (2014)
  • COGNICIÓN, ESTEREOTIPO, IMAGINARIO Y FANTASÍA EN EL PROCESO DE APREHENSIÓN DE LA NUEVA REALIDAD A TRAVÉS DEL LÉXICO DEL CASTELLANO: LOS TESTIMONIOS DE LOS CRONISTAS DE INDIAS Artigos Originais

    MIRANDA POZA, José Alberto

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las Crónicas de Indias son un mundo misceláneo con información sobre la colonización de América: cartas, autobiografías, historias naturales, que nos invitan a revisitar la filología, donde caben por igual lengua, literatura, historia, antropología. Los trabajos desarrollados hasta ahora llegaron a conclusiones divergentes. Aquí se propone unir lengua, literatura y, también, historia y antropología. Todos estos textos resultan útiles para referir su contenido a la penetración del léxico indígena en la lengua castellana –y viceversa–, con intercambios identitarios, culturales y comprensión-representación-cognición del mundo. Sistematizaremos –desde su heterogeneidad– los datos provenientes de las Crónicas marcando seis fases en el proceso de adaptación, según la teoría lexicográfica, que culminarán con la incorporación del vocablo indígena al léxico español (campos semasiológico, onomasiológico y cognitivo). Lo que muestran estos testimonios es la esencia misma de la cognición lingüística. Se constata que, primeramente, cada lengua está adaptada para representar la realidad de su entorno. Cuando aparece una nueva realidad, antes ignota, comienzan los problemas: la lengua se muestra insuficiente para aprehenderla. Hasta llegar a la palabra específica autóctona, habrá múltiples intentos de búsqueda para adaptar cognición y lengua, que culminarán con la incorporación de la palabra prestada con la carga cognoscitiva que posee.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Crónicas de Indias is a miscellaneous world with information about America colonization: letters, autobiographies, natural histories, which invite us to revisit the philology, where language, literature, history, anthropology fit equally. The works developed so far reached divergent conclusions. We have proposed to unite language, literature and, also, history and anthropology. All these texts are useful to refer their content to the penetration of the indigenous lexicon into the Castilian language -and vice versa-, with identity, cultural exchanges and understanding-representation-cognition of the world. We will systematize -from its heterogeneity- the data coming from the Chronicles marking six phases in the adaptation process, according to the lexicographical theory, which will culminate with the incorporation of the indigenous word into the Spanish lexicon (semasiological, onomasiological and cognitive fields). These testimonies show the very essence of linguistic cognition. It is noted that, first, each language is adapted to represent its environment reality. When a new reality appears, previously unknown, the problems begin: language is insufficient to apprehend it. Until reaching the specific autochthonous word, there will be multiple search attempts to adapt cognition and language, which will culminate with the incorporation of the borrowed word with the cognitive load that it possesses.
  • RECONHECIMENTO DO VOCABULÁRIO DE JORNAIS POPULARES BRASILEIROS POR UM DICIONÁRIO COMPUTACIONAL DE ACESSO LIVRE Artigos Originais

    FINATTO, Maria José Bocorny; VALE, Oto Araújo; LAPORTE, Éric

    Resumo em Português:

    RESUMO Relata-se um experimento de verificação da identificação de um universo de palavras do português popular escrito por duas versões de um dicionário computacional do português brasileiro (PB), DELAF PB 2004 e DELAF PB 2015. Esse dicionário computacional é gratuitamente acessível para ser utilizado em análises linguísticas do Português do Brasil e em outras pesquisas, o que justifica um estudo crítico. O universo vocabular provém do corpus PorPopular, composto por jornais populares, o Diário Gaúcho (DG) e o jornal baiano Massa ! (MA). Do DG, partiu-se de um conjunto de textos com 984.465 palavras ( tokens) , publicados em 2008, com ortografia desatualizada frente ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa adotado em 2009. Do MA, examinou-se um universo com 215.776 palavras ( tokens) , em publicações de 2012, 2014 e 2015, com todo o material na nova ortografia. A verificação envolveu: a) gerar listas de palavras diferentes empregadas em DG e MA; b) comparar essas listas com as listas de entradas das duas versões do DELAF PB; c) avaliar a cobertura desse vocabulário; d) propor modos de inclusão de itens não cobertos. Os resultados do trabalho mostraram, no DG, uma média de 19% de palavras diferentes ( types) desconhecidas pelos DELAF PB 2004 e 2015. No MA, essa média ficou em 13%. A versão do dicionário repercutiu ligeiramente sobre o desempenho do reconhecimento de itens.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We report an experiment to check the identification of a set of words in popular written Portuguese with two versions of a computational dictionary of Brazilian Portuguese, DELAF PB 2004 and DELAF PB 2015. This dictionary is freely available for use in linguistic analyses of Brazilian Portuguese and other researches, which justifies critical study. The vocabulary comes from the PorPopular corpus, made of popular newspapers Diário Gaúcho (DG) and Massa ! (MA). From DG, we retained a set of texts with 984.465 words (tokens), published in 2008, with the spelling used before the Portuguese Language Orthographic Agreement adopted in 2009. From MA, we examined papers of 2012, 2014 e 2015, with 215.776 words (tokens), all with the new spelling. The checking involved: a) generating lists of words (types) occurring in DG and MA; b) comparing them with the entry lists of both versions of DELAF PB; c) assessing the coverage of this vocabulary; d) proposing ways of incorporating the items not covered. The results of the work show that an average of 19% of the types in DG were not found in DELAF PB 2004 or 2015. In MA, this average is 13%. Switching versions of the dictionary affected slightly the performance in recognizing the words.
  • A MÍDIA COMO ATOR POLÍTICO: UMA ANÁLISE DE TEXTOS DA REVISTA VEJA SOBRE CASOS DE CORRUPÇÃO POLÍTICA Artigos Originais

    GOMES, Emanoel Pedro Martins; ALENCAR, Claudiana Nogueira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisa as relações entre mídia e política em textos de uma representante da grande mídia impressa brasileira, a revista Veja, referentes a casos de corrupção política nos governos Lula e Dilma. O objetivo é identificar recursos linguístico-discursivos mobilizados na produção de seus textos que reforcem a defesa de que seu uso da linguagem é informativo e imparcial ou de que representam a voz da população. Ao discutir a relação entre o campo midiático e campo político sob uma perspectiva antagônica do político, vimos que o caráter informativo de Veja só se realiza na medida em que seus jornalistas se posicionam e a constroem enquanto tal. Além disso, o fato de as representações discursivas que Veja faz em seus textos convergirem para a identidade dos atores políticos revela marcas de antagonismo que incidem diretamente na construção de novas identidades. O artigo também leva à ideia de que a mídia tem participação no embate político, seja como um adversário, ou não, mas sempre como um ator político. Para essa análise, adotaram-se como referenciais teórico-metodológicos o Sistema da AVALIATIVIDADE, de Jim Martin e Peter White, e a teoria social de Chantal Mouffe sobre o político e democracia agonística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the relations between media and politics in texts from Veja magazine, a representative of the Brazilian mainstream media, referring to cases of political corruption in the Lula and Dilma’s governments. The objective of this article is to identify linguistic-discursive resources mobilized in the production of Veja texts reinforcing the belief that its use of language is informative and impartial or it represents the voice of the Brazilian population. In discussing the relationship between the media and the political fields from an antagonistic political perspective, we have seen that the informative nature of Veja only takes place insofar as its journalists stance it and construct it as such. Moreover, the fact the discursive representations that Veja makes in its texts converge to the identity of the political actors reveals traces of antagonism that directly affect the construction of new identities. The article also leads to the idea that the media has a stake in the political struggle, whether as an adversary or not, but always as a political actor. For this analysis, we have adopted as theoretical-methodological frameworks Jim Martin and Peter White’s System of Appraisal, and Chantal Mouffe’s social theory of the political and agonistic democracy.
  • PERSONAGENS DE TIRAS CÔMICAS: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM NO HUMOR E NA FICÇÃO Artigos Originais

    GATTI, Márcio Antônio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa, em consonância com os estudos interacionistas da área de Aquisição da Linguagem, a fala de personagens infantis de tiras cômicas. Entre outros aspectos analisa a verossimilhança dessas falas e argumenta sobre a necessidade de relacionar os dados oriundos da ficção com dados já colhidos por pesquisadores da área, se a esses dados fictícios quiser se recorrer como material de trabalho. Por outro lado, aborda os dados (as tiras) como um relevante material para se observar como se representam, na ficção, a própria fala da criança e os efeitos que ela produz nos seus interlocutores, dado o fato que as tiras são textos produzidos por autores adultos que de alguma forma devem tornar verossímil a fala infantil. Observando que as tiras são textos produzidos para obter algum efeito de humor, o artigo argumenta, ainda, que o efeito de humor produzido pelas tiras não se relaciona ou relaciona-se muito sutilmente com o efeito cômico produzido por algumas falas reais de crianças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes, according to interactionist researches of Language Acquisition, the speech of children characters on comic strips. Among other things, it analyzes the verisimilitude of these speeches and argues about the need of relating the data from the fiction to the data already collected by researchers, if someone wishes to work with those fictitious data. By contrast, this paper observes the data (the strips) as an important material in order to analyze, in fiction, the representation of the children’s own speech and the effects that children speech produces in their receptors, considering the fact that the comic strips are texts written by adult authors who must make children speech somehow plausible. Noting that the comic strips are texts aiming to produce some effect of humor, this paper further argues that this effect is not related to (or it is very subtly related to) the comic effect produced by some children speeches.
  • ESCRITA COLABORATIVA E INDIVIDUAL EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Artigos Originais

    FELIPETO, Sonia Cristina Simões

    Resumo em Português:

    RESUMO A escrita colaborativa por díades em sala de aula é uma situação didática que coloca alunos dialogando para construir um único texto, ao contrário da escrita individual, em que normalmente se escreve sozinho e em silêncio. Filiado à Genética Textual, a partir de uma abordagem enunciativa, este trabalho desenvolveu um estudo comparativo com o objetivo de evidenciar as vantagens e/ou desvantagens da escrita em colaboração. Três categorias serviram de parâmetro analítico: a) a extensão textual, medida através do número de palavras; b) a incidência de erros ortográficos; c) o número de rasuras. A amostra do estudo foi definida por conveniência e compreende 8 manuscritos, sendo 4 produzidos individualmente e 4 produzidos em duplas. Os alunos são do 2o ano do ensino fundamental, com idades entre 7 e 8 anos. Os dados foram coletados durante o desenvolvimento de um projeto didático intitulado “Contos do como e do porquê” no ano de 2012 em uma escola privada, respeitando as condições ecológicas do contexto escolar. As análises mostraram que, colaborativamente, os alunos escreveram, em média, textos 34% mais longos do que individualmente, produziram 170% a mais de rasuras e 10% a mais de erros que no formato individual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Collaborative writing for classroom dyads is a didactic situation that places students dialoguing to build a single text through negotiation, unlike individual writing, where one usually writes alone and in silence. Affiliated to the studies proposed by Textual Genetics based on an enunciative approach, the objective of this work was to develop a comparative study with the purpose of highlighting the advantages and / or disadvantages of writing collaboratively. Three categories served as analytical parameters: A - textual extension, measured by the number of words; B - the incidence of orthographic errors; C) the number of erasures. The study sample was defined by convenience and comprises 8 manuscripts, 4 of which are individually produced and 4 which are produced in pairs. The students are in the 2nd year of elementary school in Brazil, with ages between 7 and 8 years. Data were collected respecting the ecological conditions of the school context. Analyses have shown that, collaboratively, students write, on average, texts 34% longer than individually, producing 170% more erasures and 10% more errors than in the individual format.
  • SELEÇÃO LEXICAL E RELAÇÕES SEMÂNTICAS DAS CO-OCORRÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Artigos Originais

    VIEIRA, Viviane Cristina; GONZALEZ, Carolina Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Serão apresentadas reflexões iniciais da pesquisa de doutorado Identidade de gênero no espaço escolar: possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade, de Gonzalez (2017), desenvolvida no âmbito projeto “Corpos e identidades como práticas sociodiscursivas: estudos em Análise de Discurso Crítica”. Cumprindo nosso compromisso científico e político com a explanação crítica, em práticas sociais situadas, dos modos de agir e se relacionar (as inter-ações); construir sistemas de conhecimento (as representações) e, ainda, dos modos de ser e de identificar (as identificações) parcialmente (con)formadores de poderes-saberes-subjetividades em relações de gênero, discutimos aqui um aspecto do complexo processo social em curso que é a construção dos conceitos de “gênero social” e de “sexualidade” nos documentos político-pedagógicos nacionais, especificamente, aqui, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Concluímos que há atores como a família e a escola que são avaliados negativamente assim como a sexualidade e o gênero são tomados como um conceito único e indistinto, possuindo distintas relações com campos semânticos conceituais e co-ocorrências com termos que constroem suas redes semânticas de significados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Fulfilling our scientific and political commitment with a critical explanation, in situated social practices, of ways of acting and relating (as inter-actions); systems of knowledge (as representations), as well as ways of identifying and identifying identity (as identifications) in terms of power-knowledge-subjectivities in gender relations, we discuss here an aspect of the complex ongoing social process of construction of the concepts of “social gender” and “sexuality” in national political-pedagogical policies, specifically, here, in the “Parâmetros Curriculares Nacionais”. We conclude that there are social actors such as family and a school who are negatively assessed and sexuality and gender are taken as a unique and indistinct concepts.
  • O LUGAR DA FONÉTICA/FONOLOGIA DO PORTUGUÊS EM DOCUMENTOS OFICIAIS PORTUGUESES DO ENSINO BÁSICO Artigos Originais

    RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti; Cristina Manuela, SÁ

    Resumo em Português:

    RESUMO A Nomenclatura Gramatical em vigor em Portugal até 2003 datava de 1967. Em 2007, instituiu-se uma nova terminologia linguística, por meio da publicação do Dicionário Terminológico (DT). Tal dicionário resultou da revisão da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, analisada neste estudo. Em 2015, outro importante documento entrou em vigor: o Programa e Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico e Secundário (PMCPEB). Considerando a importância da Fonética e da Fonologia para a reflexão sobre a língua e para a ampliação dos saberes linguísticos dos alunos, e levando em conta o fato de, tradicionalmente, essas áreas fazerem-se pouco presentes no currículo escolar português (VELOSO, 2006), os objetivos desta pesquisa foram: analisar o espaço ocupado pela Fonética e pela Fonologia no PMCPEB, no 3º ciclo do Ensino Básico1 e analisar se os verbetes da revisão da TLEBS contemplam os conteúdos desses campos previstos pelo PMCPEB. O estudo fundamentou-se em Cagliari (2009), Veloso (2006), Veloso e Rodrigues (2002) e evidenciou que essas disciplinas têm escasso lugar no PMCPEB; que os verbetes constantes da revisão da TLEBS não abrangem todos os conteúdos previstos pelo PMCPEB para essas áreas e que há erros terminológicos e imprecisão teórica na composição dos verbetes investigados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT VELOSO, 2006 2 Cagliari (2009) Veloso (2006) Veloso and Rodrigues (2002)
  • UM PASSO A PASSO PARA ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM TEORIAS FONOLÓGICAS Resenha

    CANGEMI, Ana Carolina
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br