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REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 29, Número: 3, Publicado: 2023
  • INOVAÇÃO E CULTURA: ENTRELAÇAMENTO DE SABERES E PRÁTICAS NAS PESQUISAS ORGANIZACIONAIS Editorial

    Viegas, Cláudia Viviane
  • INOVATIVIDADE: VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA MULTIDIMENSIONAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL1 Artigo

    D’anjour, Miler Franco; Medeiros, Bruno Campelo; Añez, Miguel Eduardo Moreno

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente pesquisa se debruça sobre a inovatividade organizacional, a partir da identificação de lacunas na compreensão deste conceito no âmbito organizacional, mensurando suas dimensões e seus efeitos. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta como objetivo geral validar uma escala multidimensional para avaliar a inovatividade, a partir dos princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM), em Micro e Pequenas Empresas (MPEs), na Região Metropolitana de Natal/RN. Foi realizada uma pesquisa exploratória conduzida por meio de uma survey, aplicada em 542 MPEs que estão sediadas na Região Metropolitana de Natal/RN. Os dados foram tratados estatisticamente pela aplicação de técnicas de Análise Fatorial Exploratória e de Análise Fatorial Confirmatória, através de um modelo de mensuração elaborado com base em PLS-SEM. A pesquisa elaborou e validou um instrumento para a mensuração das dimensões da inovatividade, alicerçado teoricamente nas dimensões do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), resultando em uma escala de mensuração constituída por 30 variáveis relacionadas a cinco construtos para a inovatividade. Como implicação gerencial, o modelo proposto pode ser um guia para o processo de desenvolvimento da inovação em MPEs, no qual o gestor pode traçar uma base estratégica para gerenciar um processo de inovação capaz de impulsionar a vantagem competitiva.

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación se centra en la innovatividad organizacional, a partir de la identificación de brechas en la comprensión de este concepto en el contexto organizacional, la medición de sus dimensiones y sus efectos. En este contexto, esta investigación presenta como objetivo general validar una escala multidimensional para evaluar la innovatividad, basada en los principios de la Gestión de la Calidad Total (GCT) en Micro y Pequeñas Empresas (MPE's) de la Región Metropolitana de Natal/RN. Se realizó una investigación exploratoria por medio de una encuesta, aplicada a 542 MPEs que se localizan en la región metropolitana de Natal/RN. Los datos fueron tratados estadísticamente mediante la aplicación de técnicas de Análisis Factorial Exploratorio y Análisis Factorial Confirmatorio a través de un modelo de medición basado en PLS-SEM. La investigación desarrolló y validó un instrumento de medición de las dimensiones de la innovación, basado teóricamente en las dimensiones del Modelo de Excelencia en Gestión (MEG), resultando en una escala de medición compuesta por 30 variables relacionadas con 5 constructos de la innovación. Como implicación gerencial, el modelo propuesto puede ser una guía para el proceso de desarrollo de la innovación en las EMES, en el que el gestor puede trazar una base estratégica para la gestión de un proceso de innovación capaz de impulsar la ventaja competitiva.

    Resumo em Inglês:

    The present research focuses on organizational innovativeness, based on the identification of gaps in the understanding of this concept in the organizational context, measuring its dimensions and effects. In this context, this research presents as a general objective to validate a multidimensional scale to assess innovativeness, based on the principles of Total Quality Management (TQM) in Micro and Small Enterprises (MSE's) in the Metropolitan Region of Natal/RN. An exploratory research was conducted by means of a survey, applied to 542 MPE's that are located in the metropolitan region of Natal/RN. The data was statistically treated by applying Exploratory Factor Analysis techniques and Confirmatory Factor Analysis through a measurement model elaborated based on PLS-SEM. The research developed and validated an instrument to measure the dimensions of innovativeness, theoretically based on the dimensions of the Management Excellence Model (MEG), resulting in a measurement scale consisting of 30 variables related to five constructs for innovativeness. As a managerial implication, the proposed model can be a guide to the process for the development of innovation in MSE's, in which the manager can draw a strategic basis for managing an innovation process capable of driving competitive advantage.
  • INOVAÇÃO ABERTA EM COMPANHIAS DE SANEAMENTO BÁSICO BRASILEIRAS1 Artigo

    Vasconcelos, Etienne Unias de; Cabral, Augusto Cézar de Aquino; Santos, Sandra Maria dos; Oliveira, Lizy Manayra Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo investiga como as companhias de saneamento básico brasileiras realizam os processos de inovação aberta. A pesquisa foi realizada em duas fases: envio de questionários e entrevistas em profundidade com 30 gestores. Os resultados evidenciam que todas as companhias pesquisadas demonstraram que muitas ideias “escapam” para o mercado, principalmente, por meio da atuação dos fornecedores. Além disso, seis companhias investigadas adotam a inovação aberta do tipo de fora para dentro. O estudo ensejou ainda a classificação em um novo tipo de inovação aberta: inovação aberta semiacoplada. Os esforços de cocriação são realizados principalmente com fornecedores e universidades. O gerenciamento da propriedade intelectual é realizado somente em algumas companhias por meio de patentes. A área de pesquisa e desenvolvimento possui os seguintes papeis: facilitadora, intermediadora e motor difusor da inovação. Pelos resultados expostos, é possível perceber que a inovação aberta pode ser adaptável a diversos cenários dentro dos quais as organizações estão inseridas. Além disso, esse tipo de inovação pode ter diferentes tipos de abertura, o que determina uma mudança de mentalidade dentro das empresas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo investiga cómo las empresas brasileñas de saneamiento básico llevan a cabo procesos de innovación abierta. La investigación se realizó en dos fases: envío de cuestionarios y entrevistas en profundidad con 30 (treinta) directivos. Los resultados muestran que todas las empresas encuestadas demostraron que muchas ideas “escapan” al mercado, principalmente a través de las acciones de los proveedores. Además, seis empresas investigadas adoptan la innovación abierta de afuera hacia adentro. El estudio también condujo a la clasificación de un nuevo tipo de innovación abierta: la innovación abierta semi-acoplada. Los esfuerzos de co-creación se realizan principalmente con proveedores y universidades. La gestión de la propiedad intelectual se realiza únicamente en algunas empresas a través de patentes. El área de investigación y desarrollo tiene los siguientes roles: facilitador, intermediario y motor de difusión de la innovación. A partir de los resultados expuestos, es posible percibir que la innovación abierta puede ser adaptable a diferentes escenarios, dentro de los cuales se insertan las organizaciones. Además, este tipo de innovación puede tener diferentes tipos de apertura, lo que determina un cambio de mentalidad dentro de las empresas.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates how Brazilian basic sanitation companies carry out open innovation processes. The research was carried out in two phases: sending questionnaires and in-depth interviews with 30 (thirty) managers. The results show that all the companies surveyed demonstrated that many ideas “escape” to the market, mainly through the actions of suppliers. In addition, six investigated companies adopt outside-in open innovation. The study also led to the classification of a new type of open innovation: semi-coupled open innovation. Co-creation efforts are mainly carried out with suppliers and universities. Intellectual property management is carried out only in some companies through patents. The research and development area has the following roles: facilitator, intermediary and innovation diffusion engine. From the exposed results, it is possible to realize that open innovation can be adaptable to different scenarios, within which organizations are inserted. In addition, this type of innovation can have different types of openness, which determines a change of mindset within companies.
  • EMPREENDEDORISMO DIGITAL EM ORGANIZAÇÕES: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA E PROPOSIÇÃO DE ELEMENTOS DE ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS1;2 Artigo

    Pinto, Alexandre Rodrigues; Martens, Cristina Dai Prá; Scazziota, Vanessa Vasconcelos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo busca identificar elementos de análise de empreendedorismo digital em organizações sob a ótica das capacidades dinâmicas. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de revisão integrativa de literatura com documentos oriundos das bases Web of Science e Scopus. A amostra de artigos do estudo permitiu identificar 56 elementos de análise do empreendedorismo digital que, com base nas capacidades dinâmicas, foram organizados em 12 categorias, que formam quatro macrocategorias. As capacidades dinâmicas foram observadas em: tecnologia; comportamentos, habilidades e capacidades organizacionais; processos e rotinas que as organizações devem usar para se adaptar; e integração e articulação dos comportamentos e habilidades e das rotinas. Como resultado, é apresentado um framework de análise de empreendedorismo digital que destaca elementos que podem ser priorizados para o desenvolvimento do empreendedorismo digital nas organizações: clientes/usuários em meios digitais, plataformas digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), modelos de negócios digitais, produtos e serviços digitais, tecnologias digitais, inovação em negócios digitais, digitalização de negócios, oportunidades de digitalização, startups digitais e ecossistema digital. O estudo apresenta contribuições teóricas para a conexão dos temas empreendedorismo digital e capacidades dinâmicas, além de contribuições práticas ao propor o framework que pode ser utilizado nas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio busca identificar elementos de análisis de emprendimiento digital en organizaciones bajo la óptica de las capacidades dinámicas. La investigación es de naturaleza cualitativa y se realizó mediante una revisión integrativa de literatura con documentos provenientes de las bases de datos Web of Science y Scopus. La muestra de artículos del estudio permitió identificar 56 elementos de análisis del emprendimiento digital que, con base en las capacidades dinámicas, se organizaron en 12 categorías, que forman cuatro macrocategorías. Se observaron capacidades dinámicas en: tecnología; comportamientos, habilidades y capacidades organizacionales; procesos y rutinas que las organizaciones deben utilizar para adaptarse; integración y articulación de los comportamientos y habilidades, y de las rutinas. Como resultado, se presenta un marco de análisis de emprendimiento digital que destaca elementos que pueden ser priorizados para el desarrollo del emprendimiento digital en las organizaciones: clientes/usuarios en medios digitales, plataformas digitales, Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (TICs), modelos de negocio digitales, productos y servicios digitales, tecnologías digitales, innovación en negocios digitales, digitalización de negocios, oportunidades de digitalización, startups digitales y ecosistema digital. El estudio ofrece contribuciones teóricas al conectar los temas de emprendimiento digital y capacidades dinámicas, y contribuciones prácticas al proponer el marco que puede ser utilizado en las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    This study seeks to identify elements of digital entrepreneurship analysis in organizations from the perspective of dynamic capabilities. The research is qualitative in nature and was conducted through an integrative literature review with documents sourced from the Web of Science and Scopus databases. The article sample from the study allowed for the identification of 56 elements of digital entrepreneurship analysis which, based on dynamic capabilities, were organized into 12 categories, forming four macro-categories. The dynamic capabilities were observed in: technology; behaviors, skills, and organizational capabilities; processes and routines that organizations should use to adapt; integration and articulation of behaviors and skills, and routines. As a result, a digital entrepreneurship analysis framework is presented that highlights elements that can be prioritized for the development of digital entrepreneurship in organizations: clients/users in digital media, digital platforms, Information and Communication Technologies (ICTs), digital business models, digital products and services, digital technologies, innovation in digital businesses, digitalization of businesses, digitalization opportunities, digital startups, and the digital ecosystem. The study offers theoretical contributions by connecting the themes of digital entrepreneurship and dynamic capabilities, and practical contributions by proposing a framework that can be utilized within organizations.
  • A INFLUÊNCIA DA LIBERDADE ECONÔMICA NA CONEXÃO ENTRE INOVAÇÃO, CORRUPÇÃO E PERCEPÇÃO DE FELICIDADE1 Artigo

    Yetika, Daiane Migliolli; Hein, Nelson

    Resumo em Português:

    RESUMO A corrupção tem impacto nas economias, afetando o progresso social e o crescimento econômico. Sua incidência varia entre países, sendo mais comum em nações em desenvolvimento, o que pode afetar os índices de inovação. A relação entre felicidade, inovação e corrupção, influenciada pela liberdade econômica, é um tema de estudo interligado. Neste trabalho foi adotada uma metodologia de pesquisa quantitativa, de natureza descritiva, na qual os dados foram obtidos por meio da coleta de informações contidas em relatórios e em conjuntos de dados relacionados aos índices examinados. O escopo da pesquisa abrange a análise de índices de relevância global, envolvendo uma amostra de 119 países, com o propósito de contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas relacionadas a esses índices. Evidenciou-se que países com alta liberdade econômica e baixo índice de corrupção apresentam alto índice de felicidade e inovação. Além disso, em ambientes reprimidos há baixo índice de felicidade, e países com liberdade econômica apresentam felicidade alta. Também foi evidenciado que a corrupção gera felicidade em ambientes reprimidos e reduz a percepção de felicidade em ambientes livres. De modo similar, a felicidade aumenta conforme aumenta o índice de liberdade econômica. Assim, promover felicidade, inovação e combater a corrupção são objetivos interconectados que requerem uma análise estratégica.

    Resumo em Espanhol:

    La corrupción impacta las economías, afectando el progreso social y el crecimiento económico. Su incidencia varía entre países, siendo más común en los países en desarrollo, lo que puede afectar las tasas de innovación. La relación entre felicidad, innovación y corrupción, influenciada por la libertad económica, es un tema de estudio interconectado. En este trabajo se adoptó una metodología de investigación cuantitativa, de carácter descriptivo, en la que los datos se obtuvieron a través de la recolección de informaciones contenidas en informes y en conjuntos de datos relacionados con los índices examinados. El alcance de la investigación abarca el análisis de índices de relevancia global, involucrando una muestra de 119 países, con el propósito de contribuir al avance del conocimiento en áreas relacionadas con estos índices. Fue evidente que los países con alta libertad económica y bajos niveles de corrupción tienen un alto nivel de felicidad e innovación. Además, en entornos reprimidos hay un bajo nivel de felicidad y los países con libertad económica tienen un alto nivel de felicidad. También se demostró que la corrupción genera felicidad en ambientes reprimidos y reduce la percepción de felicidad en ambientes libres. De manera similar, la felicidad aumenta a medida que aumenta el índice de libertad económica. Por lo tanto, promover la felicidad, la innovación y combatir la corrupción son objetivos interconectados que requieren un análisis estratégico.

    Resumo em Inglês:

    Corruption impacts economies, affecting social progress and economic growth. Its incidence varies between countries, being more common in developing nations, which can affect innovation rates. The relationship between happiness, innovation and corruption, influenced by economic freedom, is an interconnected topic of study. In this study, a quantitative research methodology of a descriptive nature was adopted, in which data were obtained through the collection of information contained in reports and data sets related to the indices examined. The scope of the research covers the analysis of global relevance indices, involving a sample of 119 countries, with the purpose of contributing to the advancement of knowledge in areas related to these indices. It was evident that countries with high economic freedom and low levels of corruption have a high level of happiness and innovation. Furthermore, in repressed environments there is a low level of happiness and countries with economic freedom have high happiness. It was also shown that corruption generates happiness in repressed environments and reduces the perception of happiness in free environments. Similarly, happiness increases as the index of economic freedom increases. Thus, promoting happiness, innovation and combating corruption are interconnected objectives that require strategic analysis.
  • EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO: INTERVENIÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO1 Artigo

    Oliveira, Renata Mendes de; Pazetto, Celliane Ferraz; Beuren, Ilse Maria; Lavarda, Carlos Eduardo Facin

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa os efeitos da participação orçamentária no comprometimento organizacional e a interveniência do capital psicológico. Uma survey foi realizada com profissionais de cooperativas de crédito brasileiras cadastrados na rede profissional LinkedIn. Aos 136 questionários respondidos, aplicaram-se técnicas de análise descritiva e modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais. Os resultados indicaram relação direta e positiva da participação orçamentária com o comprometimento organizacional e com as quatro dimensões do capital psicológico: autoeficácia, esperança, resiliência e otimismo. A relação entre capital psicológico e comprometimento organizacional apresentou significância apenas na dimensão otimismo. O efeito mediador do capital psicológico na relação entre participação orçamentária e comprometimento organizacional foi confirmado somente na dimensão otimismo. Conclui-se que uma prática de gestão mais colaborativa, como o incentivo à participação orçamentária, pode proporcionar um ambiente favorável para os indivíduos apresentarem maior otimismo em suas tarefas e aumentar seu comprometimento organizacional. Ademais, o efeito mediador de dimensões do capital psicológico entre participação orçamentária e comprometimento organizacional sugere que o capital psicológico pode ser o meio pelo qual a participação orçamentária influencia o comprometimento. Os resultados mistos do modelo sinalizam novos caminhos, principalmente a busca de evidências empíricas da multidimensionalidade do capital psicológico e de sua complementariedade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza los efectos de la participación presupuestaria sobre el compromiso organizacional y la intervención del capital psicológico. Se realizó una encuesta con profesionales de cooperativas de crédito brasileñas registrados en la red profesional LinkedIn. Se aplicaron técnicas de análisis descriptivo y modelado de ecuaciones estructurales por mínimos cuadrados parciales a los 136 cuestionarios respondidos. Los resultados indicaron una relación directa y positiva entre la participación presupuestaria y el compromiso organizacional y con las cuatro dimensiones del capital psicológico (autoeficacia, esperanza, resiliencia y optimismo). La relación entre capital psicológico y el compromiso organizacional fue significativa solo para la dimensión de optimismo. El efecto mediador de capital psicológico entre la participación presupuestaria y el compromiso organizacional se confirmó solo en la dimensión de optimismo. Se concluye que una práctica de gestión más colaborativa, como el incentivo de la participación presupuestaria, puede propiciar un ambiente favorable para que los individuos presenten mayor optimismo en sus tareas y aumente su compromiso organizacional. Además el efecto mediador de las dimensiones de capital psicológico entre la participación presupuestaria y el compromiso organizacional sugiere que el capital psicológico puede ser un medio por el cual la participación presupuestaria influye en el compromiso organizacional. Los resultados mixtos del modelo señalan nuevos caminos, principalmente la búsqueda de evidencia empírica de la multidimensionalidad del capital psicológico y su complementariedad.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the effects of budgetary participation on organizational commitment and the intervention of psychological capital. A survey was carried out with Brazilian credit unions professionals registered in the LinkedIn professional network. Descriptive analysis techniques and partial least squares structural equation modeling were applied to the 136 questionnaires answered. The results indicated a direct and positive relationship between budgetary participation and organizational commitment and the four dimensions of the psychological capital (self-efficacy, hope, resilience and optimism). The relationship between psychological capital and organizational commitment was significant only for the optimism dimension. The mediating effect of psychological capital on the relationship between budgetary participation and organizational commitment was confirmed only in the optimism dimension. It is concluded that a more collaborative management practice, such as encouraging budgetary participation, can provide a favorable environment for individuals to be more optimistic in their tasks and increase their organizational commitment. Furthermore, the mediating effect of psychological capital dimensions between budgetary participation and organizational commitment suggests that psychological capital may be a means by which budgetary participation influences commitment. The mixed results of the model signal new paths, mainly the search for empirical evidence of the psychological capital multidimensionality and its complementarity.
  • TRAÇOS DA PERSONALIDADE E CULTURA ORGANIZACIONAL COMO FATORES COMPORTAMENTAIS PARA A COLABORAÇÃO COM FORNECEDORES NA REDE DE SUPRIMENTOS1 Artigo

    Macedo, Roberta de Cássia; Martins, Ricardo Silveira; Rodrigues, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar se fatores da cultura organizacional e dos traços da personalidade dos gestores de compras contribuem para a colaboração com fornecedores na rede de suprimentos. Utilizou-se o framework do Behavioral Operations Management em conjunto com elementos das áreas de comportamento organizacional e de rede de suprimentos. As unidades de análise foram os relacionamentos na rede de suprimentos, e as unidades de observação foram os gestores de compras localizados no estado de Minas Gerais. Foi aplicado questionário eletrônico autoadministrado, com base em instrumentos difundidos na literatura. Para a análise dos dados foi utilizada Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados denotam que o indivíduo provoca um impacto comportamental favorável à colaboração na rede de suprimentos conforme seus traços da personalidade e se apresenta como um elemento replicador da cultura organizacional em seus relacionamentos com os fornecedores, que implicam colaboração na rede de suprimentos. Além disso, indica-se que a seleção do gestor de compras seja norteada pelos traços da personalidade, avaliando e considerando a presença da dimensão abertura e a ausência do neuroticismo como fatores para escolha do candidato.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue investigar si los factores de cultura organizacional y rasgos de personalidad de los gerentes de compras contribuyen a la colaboración con los proveedores en la cadena de suministro. Se utilizó el framework Behavioral Operations Management con elementos de las áreas de comportamiento organizacional y red de suministro. Las unidades de análisis fueron las relaciones en la cadena de suministro y las unidades de observación fueron los gerentes de compras ubicados en el estado de Minas Gerais. Se aplicó un cuestionario electrónico autoadministrado basado en instrumentos publicados en la literatura. Para el análisis de los datos se utilizó el Modelado de Ecuaciones Estructurales. Los resultados denotan que el individuo provoca un impacto conductual favorable para la colaboración en la red de abastecimiento según sus rasgos de personalidad y se presenta como un elemento replicador de la cultura organizacional en sus relaciones con los proveedores que implican para la colaboración en la red de abastecimiento. Además, se indica que la selección del gerente de compras se guía por los rasgos de personalidad, evaluando y considerando la presencia de la dimensión apertura y la ausencia de neuroticismo como factores en la elección del candidato.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to investigate the factors of organizational culture and personality traits of purchasing managers for collaboration with suppliers in the supply chain. The Behavioral Operations Management framework was used together with elements from the organizational behavior and supply network areas. The analysis units were the relationships within the supply network, and the observation units were the purchasing managers located in the state of Minas Gerais. An electronic questionnaire was conducted, self-administered, and based on instruments disseminated in the literature. For data analysis, Structural Equation Modeling was used. The results denote that the individual causes a favorable behavioral impact for collaboration in the Supply Chain according to his personality traits and presents himself as a replicator element of the organizational culture in his relationships with suppliers that imply for collaboration in the supply chain. In addition, it is indicated that the selection of the purchasing manager should be guided by personality traits, evaluating and considering the presence of the openness dimension and the absence of neuroticism as factors to choose the candidate.
  • EFEITOS DO DOMÍNIO DE APRENDIZAGEM, COM BASE NA TAXONOMIA DE BLOOM, SOBRE A CAPACIDADE DE ABSORÇÃO INDIVIDUAL1 Artigo

    Popadiuk, Silvio; Lacerda, Aline Cristiane Rocha; Andrade, Helmar Silva de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve por objetivo mensurar os efeitos do domínio de aprendizagem, com base na taxonomia de Bloom, sobre a capacidade de absorção individual. Optou-se por pesquisar a capacidade de absorção no nível individual pois, conforme identificado nas bases teóricas, grande parte das abordagens concentra-se no âmbito organizacional. Além disso, observou-se que esses estudos envolvem apenas o domínio cognitivo do conhecimento. A metodologia foi quantitativa, em que o questionário foi aplicado em uma amostra de 128 empregados da empresa selecionada, no ramo de materiais de construção, em nove filiais localizadas em municípios do oeste do estado do Paraná. A hipótese teve por finalidade testar se o domínio de aprendizagem provocava efeitos na capacidade de absorção individual. Os resultados demonstraram que os três domínios - cognitivo, afetivo e psicomotor - de forma conjunta, resultando na variável de terceira ordem denominada “domínio de aprendizagem”, explicaram 38,8% da capacidade de absorção individual, confirmando-se a hipótese estatística deste estudo. Considera-se que esta pesquisa poderá trazer novas perspectivas, ao se incluir o domínio de aprendizagem com as dimensões afetiva e psicomotora, em estudos da capacidade de absorção aplicados na área de Administração, nos âmbitos individual, grupal e organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue medir los efectos del dominio de aprendizaje, basado en la taxonomía de Bloom, sobre la capacidad de absorción individual. Se decidió investigar la capacidad de absorción a nivel individual porque, como se identificó en las bases teóricas, la mayoría de los abordajes se centran en el ámbito organizacional. Además, se observó que estos estudios involucran solamente el dominio cognitivo del conocimiento. La metodología fue cuantitativa, en la que el cuestionario se aplicó a una muestra de 128 empleados de la empresa seleccionada, en el área de materiales de construcción, en nueve sucursales ubicadas en municipios del oeste del estado de Paraná. El propósito de la hipótesis era probar si el dominio de aprendizaje tenía un efecto sobre la capacidad de absorción individual. Los resultados mostraron que los tres dominios - cognitivo, afectivo y psicomotor - juntos, dando como resultado la variable de tercer orden denominada "dominio de aprendizaje", explicaron el 38,8% de la capacidad de absorción individual, confirmando la hipótesis estadística de este estudio. Se considera que esta investigación puede aportar nuevas perspectivas, al incluir el dominio aprendizaje con las dimensiones afectiva y psicomotriz, en los estudios de capacidad de absorción aplicados en el área de la Administración, en los ámbitos individual, grupal y organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to measure the effects of the learning domain, based on Bloom's taxonomy, on individual absorptive capacity. It was decided to investigate the absorptive capacity at the individual level because, as identified in the theoretical bases, most of the approaches focus on the organizational scope. In addition, it was observed that these studies involve only the cognitive domain of knowledge. The methodology was quantitative, in which the questionnaire was applied to a sample of 128 employees of the selected company, in the field of construction materials, in nine branches located in municipalities in the west of the state of Paraná. The purpose of the hypothesis was to test whether the learning domain influenced individual absorptive capacity. The results showed that the three domains - cognitive, affective, and psychomotor - together, resulting in the third-order variable called "learning domain", explained 38.8% of the individual absorptive capacity, confirming the statistical hypothesis of this study. It is considered that this research may bring new perspectives, by including the learning domain with the affective and psychomotor dimensions, in studies of absorptive capacity applied in Administration, in the individual, group and organizational spheres.
  • A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL E A QUALIDADE ASSISTENCIAL1 Artigo

    Oliveira Júnior, Wilson; Wiedenhöft, Guilherme Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo investigar a influência da cultura organizacional sobre a relação entre o comportamento de cidadania organizacional e a qualidade assistencial junto a colaboradores das áreas médica, de enfermagem e de apoio assistencial de diferentes unidades hospitalares. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, concretizada por meio de uma survey, junto a colaboradores das áreas citadas de hospitais da rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Os dados foram analisados por meio do método de Partial Least Squares (PLS), através do software SmartPLS®. Como resultado, percebeu-se a predominância da cultura organizacional do tipo hierárquica em todos os hospitais pesquisados e a sua influência na relação entre os comportamentos de cidadania organizacional e qualidade assistencial, ao confirmar a presença das dimensões conscienciosidade e espírito de iniciativa. Espera-se que os resultados encontrados orientem os gestores da área da saúde na formulação de estratégias para mobilização das equipes quanto as dimensões que apresentaram resultado negativo e que motivem novas pesquisas sobre a temática estudada.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo investigar la influencia de la cultura organizacional en la relación entre el comportamiento de ciudadanía organizacional y la calidad de la atención, junto con los empleados de las áreas médica, de enfermería y de apoyo a la atención de diferentes unidades hospitalarias. Para ello, se realizó una investigación descriptiva, cuantitativa, realizada a través de una encuesta, con los empleados de las mencionadas áreas de los hospitales de la Red Empresa Brasileña de Servicios Hospitalarios (EBSERH). Los datos fueron analizados utilizando el método de Mínimos Cuadrados Parciales (PLS), utilizando el software SmartPLS®. Como resultado, se percibió el predominio de una cultura organizacional jerarquizada en todos los hospitales investigados y su influencia en la relación entre los comportamientos de ciudadanía organizacional y la calidad de la atención al confirmarse la presencia de las dimensiones Conciencia y Espíritu de Iniciativa. Se espera que los resultados encontrados orienten a los gestores de áreas de salud en la formulación de estrategias para movilizar los equipos frente a las dimensiones que presentaron resultados negativos y que motiven más investigaciones sobre el tema estudiado.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to investigate the influence of organizational culture on the relationship between organizational citizenship behavior and quality of care, along with employees in the medical, nursing and care support areas of different hospital units. To this end, a descriptive, quantitative research was carried out, carried out through a survey, with employees from the aforementioned areas of hospitals in the Brazilian Hospital Services Company (EBSERH) Network. Data were analyzed using the Partial Least Squares (PLS) method, using the SmartPLS® software. As a result, the predominance of a hierarchical organizational culture was noticed in all the hospitals surveyed and its influence on the relationship between organizational citizenship behaviors and quality of care by confirming the presence of the dimensions Conscientiousness and Spirit of Initiative. It is hoped that the results found will guide health area managers in the formulation of strategies to mobilize the teams regarding the dimensions that presented negative results and that they will motivate further research on the subject studied.
  • ESTÉTICA ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO VIRTUAL: UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA1;2 Artigo

    Sastre, Raquel; Bernardo, Sílvia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho de pesquisa se propõe a indagar sobre a estética nas organizações, a partir de uma perspectiva semiótica, e a identificar quais são as percepções que as pessoas têm sobre nove dimensões das organizações em que atuam. Para isso, foi selecionada uma amostra de 60 pessoas, entre as quais 75% trabalham como docentes na modalidade virtual na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Os resultados permitem concluir que as valorações, tais como: os aspectos culturais, os efeitos pragmáticos das ações e os propósitos das organizações se percebem como mais importantes que os processos - planos, ações e avaliações; e os fundamentos - princípios, táticas e estratégias. A principal conclusão que se infere desta pesquisa é que os docentes valoram um clima organizacional sem estresse, a fim de favorecer a criatividade e a inovação. Entendem que uma cultura em que prevaleça a ética e a transparência contribui para que a organização tenha reconhecimento público, ou seja, tenha uma boa imagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo de investigación tiene como objetivo investigar la estética en las organizaciones, desde una perspectiva semiótica, e identificar qué percepciones tienen las personas sobre nueve dimensiones de las organizaciones en las que trabajan. Para ello, se seleccionó una muestra de 60 personas, de las cuales el 75% trabaja como profesores en la modalidad virtual en la Fundación Getúlio Vargas de Río de Janeiro. Los resultados permiten concluir que valoraciones como aspectos culturales, efectos pragmáticos de las acciones y propósitos organizacionales se perciben como más importantes que los procesos - planes, acciones y evaluaciones; y los fundamentos - principios, tácticas y estrategias. La principal conclusión que se puede inferir de esta investigación es que los profesores valoran un clima organizacional libre de estrés, para favorecer la creatividad y la innovación. Entienden que una cultura en la que prima la ética y la transparencia ayuda a que la organización tenga reconocimiento público, es decir, una buena imagen.

    Resumo em Inglês:

    This research work aims to investigate aesthetics in organizations, from a semiotic perspective, and identify what are the perceptions that people have, about nine dimensions of the organizations in which they work. A sample of 60 people was selected, 75% of whom works as professors in virtual education at Getúlio Vargas Foundation in Rio de Janeiro. The results allow us to conclude that valuations such as cultural aspects, pragmatic effects of actions and organizational purposes are perceived as more important than processes - plans, actions and evaluations; and fundamentals - principles, tactics and strategies. The main conclusion that can be inferred from this research is that the professors value a stress-free organizational climate, to favor creativity and innovation. They understand that a culture in which ethics and transparency predominate helps the organization to have public recognition that is, a good image.
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