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Revista CEFAC, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2024
  • Fonoaudiologia baseada nas melhores evidências: da relevância aos desafios Carta Ao Editor

    Silva, Kelly da; Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso; Dornelas, Rodrigo
  • Qualidade de vida e metamemória em estudantes do nível superior durante a pandemia da COVID-19 Artigos Originais

    Santos, Nathália Monteiro; Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso; Cruz, Pablo Jordão Alcântara; Dória, Grace Anne Azevedo; Dornelas, Rodrigo; César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Santos, Priscila Lima dos; Silva, Kelly da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a qualidade de vida e a metamemória e verificar seus preditores em estudantes durante a pandemia da COVID-19. Métodos: trata-se de uma pesquisa transversal realizada por meio de coleta online com a aplicação de um questionário inicial para caracterizar a amostra, do WHOQOL-bref para investigar a qualidade de vida e do Questionário de Metamemória em Adultos (versão reduzida) - MIAr para avaliar a metamemória, em um grupo de estudantes de graduação e outro de pós-graduação. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Realizou-se a regressão linear múltipla para verificar as variáveis preditoras. Foi considerado o nível de significância de 5% (p≤0,05). Resultados: participaram do estudo 977 universitários, sendo a maioria (70,73%) do gênero feminino e com faixa de renda menor que três salários-mínimos (63,56%). Para a qualidade de vida, tanto para o grupo de graduandos quanto de pós-graduandos, a faixa de renda, o grupo de risco para COVID-19 e a idade foram preditores, enquanto para uma boa metamemória os preditores foram o gênero masculino e a idade. Conclusão: para os estudantes, durante a pandemia da COVID-19, o principal preditor da qualidade de vida foi possuir maior faixa de renda e o da metamemória foi ser do gênero masculino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the quality of life and metamemory and verify their predictors in students during the COVID-19 pandemic. Methods: a cross-sectional survey carried out through online collection with the application of an initial questionnaire to characterize the sample, the WHOQOL-brief to investigate the quality of life, and the Metamemory Questionnaire in Adults (short version) - MIAr to evaluate metamemory in a group of undergraduate and postgraduate students. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. Multiple linear regression was performed to verify the predictor variables. A significance level of 5% (p ≤ 0.05) was considered. Results: 977 university students participated in the study, the majority (70.73%) of whom were females and with an income range below three minimum wages (63.56%). For quality of life, income range, being in the risk group for COVID-19, and age were predictors for both the undergraduate and postgraduate groups. In contrast, on an excellent metamemory, the predictors were male gender and age. Conclusion: for students, during the COVID-19 pandemic, the main predictor of quality of life was having a higher income bracket, and the main predictor of metamemory was being a male.
  • Plano de intervenção em vocabulário, memória de trabalho e consciência sintática para adolescentes e jovens adultos com trissomia do 21: desenvolvimento e validação do conteúdo Artigos Originais

    Santos, Pâmela Pontes dos; Amarante, Eduarda de Lima; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos; Delgado, Isabelle Cahino

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: elaborar e validar o conteúdo de um plano de intervenção para adolescentes e jovens adultos com Trissomia do 21 focado em vocabulário, memória de trabalho e consciência sintática. Métodos: estudo metodológico, com etapas de validação de proposta de intervenção. Foi realizada avaliação com um grupo de dez juízes. Para avaliação do conteúdo de forma quantitativa, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: a maior parte dos juízes apresenta doutorado. Em todas as proposições, o escore mínimo foi atingido. O plano de intervenção em linguagem oral com foco em vocabulário, memória de trabalho e consciência sintática foi elaborado para adolescentes e jovens adultos entre 13 e 25 anos e 11 meses. A proposta contempla 15 sessões de 40 minutos, semanalmente. Conclusão: foi possível apresentar o processo de desenvolvimento e validação do Plano Terapêutico em Linguagem Oral com foco em Vocabulário, Memória de Trabalho e Consciência Sintática para pessoas com Trissomia do 21 com a concordância dos juízes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to develop and validate the content of an intervention plan for adolescents and young adults with Trisomy 21, focusing on vocabulary, working memory, and syntactic awareness. Methods: a methodological study with validation stages for the proposed intervention, which was assessed by ten judges. The content validity index was used to evaluate the content, quantitatively. Results: most judges had a doctoral degree. All propositions reached the minimum score. The oral language intervention plan focusing on vocabulary, working memory, and syntactic awareness was designed for adolescents and young adults aged 13 to 25 years and 11 months. The proposal included fifteen 40-minute weekly sessions. Conclusion: the study presented the process of developing and validating the Oral Language Therapy Plan, focusing on vocabulary, working memory, and syntactic awareness for people presented with trisomy 21, with the judges’ agreement.
  • Avaliação do processo maturacional auditivo em crianças portadoras da síndrome da infecção congênita pelo Zika vírus Artigos Originais

    Lucas, Priscila de A; Santos, Walkiria B; Oliveira, Thalita M de; Galera, Marcial F

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar as latências absolutas das ondas I. III e V e os intervalos interpicos I-III. III-V e I-V do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico obtidos em diversos grupos etários de crianças portadoras de infecção congênita por zika vírus e nos seus pares sem indicadores de risco para deficiência auditiva. Métodos: foram recrutados 84 recém-nascidos e lactentes (N=51 grupo de estudo e N=33 grupo controle) separados por grupos com diferentes idades pós-conceptuais. sendo os resultados dos seus exames auditivos analisados por faixa etária e comparados com seus pares sem outros indicadores de risco para deficiência auditiva. A avaliação da via auditiva foi realizada por meio da timpanometria. emissões otoacústicas transientes e potencial evocado de tronco encefálico. Resultados: somente a latência da onda I e o intervalo interpico III-V não apresentaram diferença significante entre grupo de estudo e controle. Os valores de latências absolutas e interpicos encontrados no grupo de estudo foram menores do que os obtidos no grupo controle de forma significativa. Conclusão: a maturação do tronco encefálico nas crianças portadoras de infecção por Zika Vírus ocorreu dentro da normalidade. não apresentando alterações retrococleares até a idade de 5 anos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the absolute latencies of waves I. III and V and the interpeak intervals I-III. III-V and I-V of the ABR recorded from different age groups of children with congenital zika virus infection and their peers without risk indicators for hearing impairment. Methods: 84 newborns and infants (N=51 study group and N=33 control group) divided into groups with different post-conceptual ages. with the results of their hearing exams analyzed by age group and compared with their peers without other risk indicators for hearing impairment. The assessment of the auditory pathway was conducted through tympanometry. otoacoustic emissions and auditory brain stem responses. Results: only the latency of wave I and the interpeak III-V showed no significant difference between the study and control groups. The absolute latency and interpeak values found in the study group were significantly lower than those found in the control group. Conclusion: the maturation of the brain stem in children with ZIKV infection occurred within normal limits. with no retrocochlear disorders until the age of 5 years.
  • Audição e funcionalidade: Análise do contexto de um serviço de reabilitação auditiva com base na Classificação Internacional de Funcionalidade Artigos Originais

    Diniz, Maria Luiza; Jardim, Débora Soares Piotto; Pereira, Isabela Nandiely Barbosa; Braga, Tereza Carvalho; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a associação do tipo e grau de perda auditiva com os fatores demográficos e as categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde relativas a “Estruturas e Funções do Corpo” e “Atividades e Participação”. Métodos: trata-se de estudo observacional, analítico e transversal, com amostra não probabilística, desenvolvido com dados secundários, embasados na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, obtidos no prontuário de usuários submetidos à avaliação para reabilitação auditiva, em um Centro Especializado em Reabilitação. Foram realizadas análises descritiva e bivariada. Para as análises de associação, foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson com o nível de significância de 5%. Resultados: foram analisados 122 prontuários, que revelaram predominância de mulheres, perda auditiva do tipo neurossensorial de grau moderadamente severo e história progressiva. O tipo de perda auditiva apresentou associação com três categorias de Estruturas e Funções do corpo e três categorias de Atividades e Participação. Em relação ao grau da perda auditiva, dez categorias foram associadas com as Estruturas e Funções do corpo e seis categorias com as Atividades e Participação. Conclusão: o tipo e grau da perda auditiva associam-se com as Estruturas e Funções do corpo e com as Atividades e Participação, com maior prejuízo na comunicação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the association between types and degrees of hearing loss and demographic factors and categories of the International Classification of Functioning, Disability, and Health, related to “Body Structures and Functions” and “Activities and Participation.” Methods: a cross-sectional, analytical, observational study with a nonprobabilistic sample, developed with secondary data, according to the International Classification of Functioning, Disability, and Health, obtained from the medical records of patients assessed for hearing rehabilitation at a specialized rehabilitation center. Descriptive and bivariate analyses were performed. Association analyses used Pearson’s chi-square test, with the significance level set at 5%. Results: the study analyzed 122 medical records, which revealed a predominance of women, a sensorineural hearing loss of a moderately severe degree and progressive history. The type of hearing loss was associated with three categories of Body Structures and Functions and three categories of Activities and Participation. The degrees of hearing loss were associated with 10 categories of Body Structures and Functions and six categories of Activities and Participation. Conclusion: types and degrees of hearing loss are associated with Body Structures and Functions and Activities and Participation, further impairing communication.
  • Influência da motivação para aprender na qualidade de vida e no desempenho escolar de adolescentes: um protocolo de revisão sistemática com metanálise Artigos De Revisão

    Fernandes, Graziela Nunes Alfenas; Silva, Clarice Soares França; Porto, Renata Sol Magalhães; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a relação da motivação para aprender com a qualidade de vida e com o desempenho escolar de adolescentes do ensino fundamental. Métodos: a revisão será embasada em diretrizes internacionais. A estratégia PEO (População, Exposição, Desfecho) foi utilizada para elaborar a pergunta norteadora e foram estabelecidos critérios de elegibilidade. As bases de dados Medline, via PubMed, Scopus e Web of Science serão consultadas por meio das respectivas equações de busca. Para seleção dos estudos, algumas etapas serão cumpridas por avaliadoras de forma independente. A extração dos dados será realizada por meio de instrumento próprio. Para a avaliação da qualidade metodológica ou risco de viés dos estudos serão utilizados protocolos segundo o tipo de estudo. A análise e a apresentação dos resultados serão feitas de forma qualitativa e quantitativa. Considerações Finais: o desenvolvimento deste trabalho possibilitará uma análise das pesquisas realizadas sobre as temáticas envolvidas, identificando lacunas existentes, além de possibilitar a observação mais detida das evidências disponíveis para nortear a prática educativa e o planejamento de ações que visem à promoção da saúde para estudantes adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the relationship between motivation to learn and the quality of life and academic performance of middle-school adolescents. Methods: the review will be based on international guidelines. The PEO (Population, Exposure, Outcome) strategy was used to develop the research question, and eligibility criteria were established. The MEDLINE (via PubMed), Scopus, and Web of Science databases will be consulted with the respective search equations. Evaluators will independently follow some steps to select the studies. Data will be extracted with a specific instrument. Protocols according to the study type will be used to assess the methodological quality or risk of bias of the studies. The results will be analyzed and presented both qualitatively and quantitatively. Final Considerations: this study will analyze the pieces of research on the topics in question, identifying existing gaps and enabling closer observation of the available evidence to guide educational practices and action planning aimed at promoting health for adolescent students.
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