RESUMO
Objetivo:
analisar a qualidade de vida e a metamemória e verificar seus preditores em estudantes durante a pandemia da COVID-19.
Métodos:
trata-se de uma pesquisa transversal realizada por meio de coleta online com a aplicação de um questionário inicial para caracterizar a amostra, do WHOQOL-bref para investigar a qualidade de vida e do Questionário de Metamemória em Adultos (versão reduzida) - MIAr para avaliar a metamemória, em um grupo de estudantes de graduação e outro de pós-graduação. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Realizou-se a regressão linear múltipla para verificar as variáveis preditoras. Foi considerado o nível de significância de 5% (p≤0,05).
Resultados:
participaram do estudo 977 universitários, sendo a maioria (70,73%) do gênero feminino e com faixa de renda menor que três salários-mínimos (63,56%). Para a qualidade de vida, tanto para o grupo de graduandos quanto de pós-graduandos, a faixa de renda, o grupo de risco para COVID-19 e a idade foram preditores, enquanto para uma boa metamemória os preditores foram o gênero masculino e a idade.
Conclusão:
para os estudantes, durante a pandemia da COVID-19, o principal preditor da qualidade de vida foi possuir maior faixa de renda e o da metamemória foi ser do gênero masculino.
Descritores:
Ensino; Pandemias; Estudantes; Qualidade de Vida; Metacognição